Anda di halaman 1dari 16

TRANSFORMAES QUMICAS Autor(a): Penha Souza Silva

Tpico n4 do CBC de Cincias Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: . Identificar os conhecimentos qumicos presentes em atividades do cotidiano, como por exemplo, o enferrujamento da palha de ao, a ingesto de medicamentos para reduzir a acidez do estmago, a queima do gs de cozinha, a preparao de alimentos, o uso de sabo para remoo de gordura, o azedamento do leite etc. Tpico n5 do CBC de Cincias Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: . Reconhecer a ocorrncia de uma reao qumica por meio de evidncias e da comparao entre sistemas inicial e final. Tema complementar do CBC de Cincias II. O ar - propriedades e composio Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: . Reconhecer a presena de componentes do ar atmosfrico em reaes qumicas como a combusto, fermentao, fotossntese e respirao celular; 13. Obteno de energia pelos seres vivos: fotossntese, respirao celular e fermentao Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: . Identificar o sol como fonte bsica de energia na Terra, a presena de vegetais no incio das teias alimentares. Relacionar produo de alimento (glicose) pela fotossntese com transformao de energia luminosa. Organizao do texto: Informao Histria Atividades I. Introduo Plvora - O primeiro explosivo A plvora, ou plvora negra, a primeira mistura explosiva inventada, foi usada na Antiguidade na China, na Arbia e na ndia. Textos chineses antigos referem-se " substncia qumica do fogo" ou "droga do fogo". Seus ingredientes s foram registrados no incio do ano 1000 d.C., e mesmo ento as propores realmente necessrias dos componentes, sal de nitrato, enxofre e carbono, no foram especificadas. O sal de nitrato (chamado salitre ou "neve chinesa") nitrato de potssio cuja frmula qumica KNO3. O carbono era usado na fabricao de plvora na forma de carvo vegetal, que lhe dava a cor preta. A plvora foi utilizada inicialmente em bombinhas e fogos de artifcios, mas em meados do sculo XI j era empregada para lanar objetos em chamas usados como armas, conhecidos como flechas de fogo. (Texto extrado do livro "Os botes de Napoleo")

Uma lenda explica a origem da plvora negra: um monge alemo, Bertold Schwarz, alquimista, tentava conseguir uma tintura de ouro. Acabou levando ao fogo, num grande caldeiro, salitre, carvo e enxofre. Como essas trs substncias juntas do plvora, o resultado da sopa do alquimista foi uma bela exploso. O que se sabe de mais certo que na primeira metade do sculo XIV a plvora chegou Europa, trazida da China por Marco Polo. Atividade 1 - Testando seus conhecimentos 1. 2. 3. 4. 5. O que voc entende por mistura? E mistura explosiva? Explique o que significa a palavra "proporo". De que constitudo o carvo vegetal? Em que outros contextos voc ouviu a palavra "explosivo"? O que significava?

Atividade 2 - Notcias sobre explosivos Veja as duas notcias abaixo 1. PF encontrou Ivan Richard "explosivos de fabricao caseira" em fazenda de Quartiero, diz delegado

Na ltima segunda-feira (5), a fazenda foi palco de um confronto entre ndios e trabalhadores de Quartiero. Na ocasio, dez ndios foram baleados. Segundo o delegado, foram encontrados explosivos "rsticos de fabricao caseira", o que caracteriza crime e desrespeito ao Estatuto do Desarmamento. "Apenas o Exrcito pode autorizar o manuseio e a venda de artefatos explosivos. Alm disso, eles teriam que ser fabricados por uma empresa credenciada", explicou Segvia, acrescentando que no foram encontradas armas de fogo na fazenda. "Elas devem estar escondidas em outro lugar. Vamos continuar as buscas", garantiu o delegado. Segvia acredita que a chegada hoje de mais 60 homens da Fora Nacional de Segurana Pblica e a retirada dos ndios da Fazenda Depsito devem garantir que no ocorram novos conflitos na regio. "No tem ningum na terra de ningum. Com isso, minimizamos o risco de conflitos", afirmou. 7 de Maio de 2008 - 11h27 http://www.agenciabrasil.gov.br/ acesso em 28 de junho de 2008

Cinco pessoas morrem em onda de atentados explosivos no Iraque Pelo menos cinco pessoas morreram hoje e outras 20 pessoas ficaram feridas em uma onda de atentados registrados em Bagd, informaram fontes policiais. Segundo as fontes, trs pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas devido exploso de um carro-bomba perto do Ministrio da Indstria iraquiano, na rea Bab al-Sharqui, no centro da capital iraquiana. O atentado teve como alvo o comboio do diretor do Departamento de Protocolo do Ministrio do Interior iraquiano, Nazar Majid, que ficou gravemente ferido, junto com dois de seus seguranas, disseram as fontes. A exploso tambm causou destruio considervel em lojas comerciais e veculos particulares, acrescentaram as fontes. O segundo automvel com explosivos explodiu perto de uma patrulha policial na Praa Al-Nusur, localizada no oeste de Bagd, causando a morte de um civil e ferindo outros quatro, entre eles um policial. Sbado, 7 de junho de 2008, 12h27 http://www.agenciabrasil.gov.br/ Acesso em 28/o6/2008

Baseado na leitura dos textos responda: 1. Porque voc acha que existe restrio ao uso de explosivos? O que produzido numa exploso que a torna to destruidora? 2. Comente a frase "Apenas o Exrcito pode autorizar o manuseio e a venda de artefatos explosivos. Alm disso, eles teriam que ser fabricados por uma empresa credenciada". 3. Voc conhece algum caso de ferimento provocado pelo uso de explosivos?

Como vimos, devemos tomar muito cuidado com plvora e outros explosivos.

http://tijoladasdomosquito.com.br/ O que so os explosivos?

http://thiagoldamaceno.files.wordpress.com/

Explosivos so substncias ou misturas de substncias que por meio de reaes qumicas rapidamente se transformam em gases, produzindo calor intenso e presses elevadas. As exploses so acompanhadas normalmente de forte rudo e de aes destruidoras nos arredores. Para compreender a ao dos explosivos precisamos entender o que so as reaes qumicas (transformaes qumicas). II - O que uma transformao qumica Na natureza ocorrem vrias transformaes qumicas: apodrecimento de frutos, deteriorizao de alimentos, enferrujamento, fermentao alcolica, formao de coalhada, respirao dos seres vivos, fotossntese, oxidao da prata, produo de po (farinha, fermento, gua, sal e acar, durante a fermentao ocorre liberao de gs carbnico, por isso o po "cresce"), produo do vidro a partir da areia, extrao de corantes, produo do vinho a partir da fermentao da uva, produo de sabo. Algumas dessas transformaes so percebidas pelas evidncias. Por exemplo, a mudana de cor no enferrujamento, a liberao de gs na fermentao, o escurecimento da prata na oxidao, etc. Atividade 3 Realizando experincias Ttulo: Observando fenmenos Objetivo: Identificar fenmenos fsicos e qumicos.

Experincia 1 - Evaporao e condensao Materiais gua, um fogo, uma panela, uma placa de vidro Como fazer 1. Coloque a gua na panela, leve ao fogo e deixe ferver. 2. Coloca a placa de vidro, a alguma distncia, sobre a panela. 3. Anote o que observou. Experincia 2 - Queimando vela Materiais 1 vidro de relgio ou um pires, 1 vela pequena, fsforo Como fazer 1. 2. 3. Pegue uma vela pequena. Com muito cuidado acenda a vela e coloque no vidro de relgio. Aguarde cerca de 5 minutos e anote o que observou.

Responda: 1. 2. 3. Como voc explica a diferena observada nos dois experimentos? Qual a evidncia de formao de novas substncias nas experincias 1 e 2? Quais as substncias produzidas em cada experimento?

Explicando os dois fenmenos Experincia 1 Todos os lquidos, suficientemente aquecidos, mudam para o estado gasoso. A gua passa para vapor de gua, ao que se chama evaporao. A evaporao tambm ocorre sem calor, quando algumas molculas da superfcie do lquido se libertam para o ar. Quando o vapor d'gua se resfria, muda para gua no estado lquido. A esta mudana chama-se condensao. Podemos observar que tanto o estado lquido da gua quanto o estado gasoso so constitudos da substncia gua. Quimicamente as substncias so representadas por frmulas. Cada frmula representa uma substncia qumica. A frmula que representa a gua H2O. Ento a gua nos estados slido, lquido ou gasoso constituda de molculas de H2O. Vamos observar o ciclo da gua

A gua indispensvel a todas as formas de vida que esto na crosta terrestre. As guas existentes no planeta constituem a hidrosfera. A Hidrosfera toda parte lquida contida no planeta; compreende os oceanos, rios, lagos, calotas de gelo, gua no subsolo e atmosfera etc. Os oceanos compem a maior parte da hidrosfera, representando cerca de 97% dela.

Wikipdia, a enciclopdia livre. Esquema do Ciclo Hidrolgico (ou ciclo da gua). A gua a nica substncia que existe na natureza nos trs estados da matria: slido, lquido e gasoso. Em alguns lugares muito frios do planeta a gua pode ser encontrada no estado slido (ex.: geleiras na Antrtida). Pode, ainda, se solidificar depois de cair na forma de chuva ou neve (pequenos flocos de gua solidificada). Ento durante as mudanas de estado fsico no h alterao na frmula da gua. Ou seja, mudanas de estado no levam formao de uma nova substncia. Logo um Fenmeno fsico. Qualquer substncia pode mudar de estado fsico e isso depende principalmente das condies de temperatura e presso. Cada mudana de estado tem um nome. Veja:

Experincia 2 Na experincia 2 percebemos duas evidncias que nos leva a crer que ocorreu uma transformao qumica. A primeira a formao de uma chama amarelada e a segunda a produo de calor. Ento ocorreu uma transformao qumica? E onde esto as novas substncias formadas? Para onde elas foram? Quais so as substncias que iniciaram a reao? Todas as vezes que ocorre uma reao qumica h formao de novas substncias a partir das anteriores. No caso da queima da vela, ou qualquer outra queima temos a impresso de no formou nenhuma substncia. Pois o que vemos vela queimar e desaparecer. Assim como a gua representada pela frmula H2O, a vela constituda de parafina, que representada pela frmula C25H52 que um hidrocarboneto. Hidrocarbonetos so compostos cuja frmula qumica contm apenas tomos de carbono e hidrognio. A gasolina tambm constituda de hidrocarbonetos. Ento toda substncia qumica representada por uma frmula. Fenmenos fsicos e qumicos

Quando ocorre uma modificao no material, mas no h formao de novos materiais dizemos que ocorreu uma transformao fsica. Vamos relembrar as mudanas de estados fsicos da gua. A gua muda do estado slido para lquido, lquido para gasoso, mas a frmula qumica continua sendo H2O. E a queima da vela? A queima ou combusto da vela produz novas substncias qumicas. Quando uma transformao produz novas substncias qumicas dizemos que ocorreu uma transformao qumica ou fenmeno qumico. Substncias que queimam e produzem calor so denominadas combustveis. Existem apenas fenmenos fsicos e qumicos? No. Existem fenmenos fsicos, qumicos, fsico-qumicos, bioqumicos etc. Antes de estudarmos sobre os combustveis vamos resolver um exerccio. Atividade 3 Testando seus conhecimentos Indique quais das situaes apresentadas correspondem a transformaes qumicas e justifique sua resposta. a) b) c) d) e) f) Formao da ferrugem. Obteno do gelo. Cozimento de alimentos. Sublimao da naftalina. Azedamento do leite. Dissoluo de um comprimido efervescente na gua.

Atividade 4 Observando alguns fenmenos Materiais 1 vidro de relgio, 1 pina, 1 im, enxofre em p, ferro em p, magnsio, isqueiro, tubo de ensaio, comprimido de sonrisal, vinagre. Como fazer Aps realizar os experimentos voc dever completar o quadro. 1. Segure a fita de magnsio com uma pina e coloque fogo na mesma tomando o cuidado para que o produto obtido seja recolhido num vidro de relgio. 2. Em um vidro de relgio coloque uma ponta da esptula com de ferro em p. Anote. 3. Em seguida coloque uma ponta de esptula de enxofre. Misture os dois. Voc percebeu alguma modificao? 4. Utilize um im sobre a mistura. 5. Agora aquea o recipiente contendo a mistura. Em seguida utilize um im sobre o material obtido. Anote as suas observaes. 6. Coloque 3 mL de vinagre no tubo de ensaio. 7. Adicione um pedao de comprimido efervescente. Anote o que ocorreu. Sistema 1. Magnsio + fogo 2. Enxofre + ferro Incio Fim Observaes

3. Enxofre + ferro + aquecimento 4. Vinagre + sonrisal Em qual dos sistemas voc percebeu modificaes? A que voc atribui as modificaes? Voc deve ter observado que na queima da fita de magnsio houve a formao de uma chama azulada e de um p branco. O p branco aparesenta caractersticas bastante distintas do magnsio inicial. O ferro foi atrado pelo im antes do aquecimento da mistura ferro + enxofre. E depois? Qual a explicao para este fato? Em todos os experimentos realizados podemos perceber que o estado final apresentava algumas diferenas do estado inicial. A que voc atribui estas diferenas? Por exemplo, formao de luz na queima do magnsio, formao de um slido escuro na queima do enxofre com o ferro e liberao de gs na mistura entre o vinagre e o sonrisal. As mudanas que podem ser percebidas pelos sentidos ns denominamos de evidncias. As evidncias nos levam a crer que houve formao de novas substncias durante a ocorrncia da transformao. Todas as vezes em que h formao de novas substncias durante uma transformao dizemos que ocorreu uma transformao ou reao qumica. As transformaes qumicas do origem a novos materiais. Os materiais que compem o estado inicial so denominados de reagentes e os que compem o estado final so os produtos. Reagentes Produtos As reaes qumicas so representadas por equaes qumicas. Por exemplo, a combusto do gs natural (CH4 - metano) pode ser representada pela equao qumica Metano CH4(g) + + oxignio 2O2(g) gs carbnico + CO2(g) + gua 2H2O(v)

Reagentes

Produtos

A equao qumica informa que o gs metano reage com o gs oxignio dando origem aos produtos gs carbnico e vapor d'gua. Uma equao qumica indica a proporo que os reagentes reagem entre si e a quantidade de produtos formada. As evidncias nos ajudam a reconhecer uma reao qumica. Como evidncias podemos citar: odor, produo de gases, formao de precipitados, mudana de cor, liberao ou absoro de energia na forma de calor ou luz. II - Voltando aos combustveis Atividade 5 Testando seus conhecimentos 1. 2. 3. Para que serve um combustvel? Quais os combustveis que voc conhece e onde eles so usados? Quais so as condies necessrias para ocorrer uma combusto (queima)?

Se voc respondeu que combustvel um material cuja queima utilizada para produzir calor, energia ou luz, voc est correto. A queima ou combusto uma reao qumica na qual os constituintes do combustvel combinam com o oxignio do ar. O constituinte do ar utilizado nesta reao qumica o gs oxignio cuja frmula O2. Ento a vela do experimento 2 na atividade 3 sofreu uma queima. Como podemos representar a queima? Como mencionamos toda reao qumica constituda de reagentes e produtos. Os reagentes e os produtos so representados por frmulas qumicas na Equao qumica. Vejamos a equao que representa a queima da parafina, C25H52, existente na vela. Os reagentes so a parafina no estado slido e o gs oxignio presente no ar atmosfrico. C25H52(s) Parafina + + 38 O2(g) oxignio 25 CO2(g) gs carbnico + 26 H2O(v) gua

As letras s, g e v indicam os estados fsicos das substncias que participam da reao. Qual a explicao que voc daria para a questo que foi proposta no experimento 2: por que no vimos os produtos obtidos na queima da vela? A queima da vela produz as substncias gs carbnico (CO2) e gua (H2O) e tambm energia em forma de luz e calor. Toda reao qumica que produz calor denominada reao exotrmica. Ento toda reao de combusto exotrmica, pois o principal objetivo quando se produz uma combusto produzir energia. O calor obtido nos combustveis pode ser transformado em outras formas de energia. Por exemplo, a gasolina quando queimada no motor do carro produz movimento do mesmo. Podemos encontrar combustveis tanto nos estados slido, lquido ou gasoso. Estado Fsico Slido Lquido Gasoso Combustveis Lenha, turfa, coque, carvo, xisto. Petrleo; lcool, gasolina sinttica, biodiesel. Gs natural, Hidrognio, acetileno, propano, butano, gs de iluminao, gs de gasognio, gs de alto - forno.

Ento toda reao qumica produz energia sob forma de luz ou calor? No. Existem reaes qumicas que necessitam de energia para acontecer. Dizemos que elas absorvem calor e so denominadas endotrmicas. A fotossntese um exemplo de reao endotrmica. Para ocorrer fotossntese, o dixido de carbono (CO2) reage com a gua (H2O) na presena da luz do Sol. A energia absorvida do Sol utilizada para que haja formao de glicose (C6H12O6) e de gs oxignio. 6 CO2 (g) + 12 H2O + energia luminosa C6H12O6 + 6 O2 + gua + energia luminosa glicose 6 H2O

Fotossntese http://www.fiocruz.br/biosseguranca/

Gs carbnico + Atividade 6

+ oxignio + gua

Observar uma reao endotrmica Materiais utilizados

1 bquer de 100 mL,1 termmetro, 1 tubo de ensaio, 1 esptula Nitrato de amnio, NH4NO3 (pode ser adquirido em lojas de produtos agropecurios) Como fazer 1. Colocar 50 mL de gua em um bquer de 100 mL. Medir com o auxlio de um termmetro, a temperatura dessa soluo e anotar o valor. 2. Agora adicione, ao mesmo bquer, cerca de uma colher de nitrato de amnio. Anote a temperatura. 3. Explique o que aconteceu. Para que ocorram as mudanas de estado fsico tambm h absoro ou liberao de calor. Atividade 7 Indique quais mudanas de estado fsico so endotrmicas e quais so exotrmicas: Sublimao, vaporizao, fuso, condensao, solidificao. O que j vimos at agora sobre as reaes qumicas? Produzem novas substncias. So representadas por equaes qumicas. Podem absorver (endotrmicas) ou produzir calor (exotrmicas). Toda combusto produz calor. A fotossntese um processo endotrmico.

De onde vem a energia necessria vida? Como um liquidificador funciona? E um automvel? E as clulas? O que existe em comum entre o funcionamento do liquidificador, o automvel e as clulas? Todos os trs necessitam de energia para funcionar. O liquidificador transforma energia eltrica em movimento; a energia liberada na queima do combustvel faz o carro movimentar; e a clula transforma a energia qumica do acar nos vrios tipos de energia necessrios vida. Nos seres vivos, o combustvel mais utilizado o acar conhecido como glicose (C6H12O6). A energia liberada na reao da glicose com o oxignio dentro da clula utilizada na realizao das atividades biolgicas. O que existe em comum entre o funcionamento do carro e da clula? Em qualquer carro a queima do combustvel ocorre somente em um local: o motor. Nos seres vivos, o combustvel utilizado em cada uma das clulas. A glicose a molcula mais utilizada pelos seres vivos tanto na fermentao como na respirao. Os seres vivos utilizam tambm outras fontes de energia como outros aucares, aminocidos, cidos graxos etc. A reao da glicose com o oxignio das clulas nos organismos vivos ocorre por meio da respirao e da fermentao. Vamos estudar a fermentao. Atividade 8 - Testando seus conhecimentos Voc sabe como fabricado o iogurte? Voc j preparou um iogurte (ou coalhada) caseiro? Quais as diferenas entre o leite e o iogurte? O que provoca estas mudanas no leite? O que se usa na preparao do iogurte que

provoca tantas modificaes no leite? Por que o iogurte tem sabor azedo? Para responder a essas questes vamos fazer um iogurte para entender o que acontece nesse processo. Ento mos obra. Ttulo: Fazendo iogurte caseiro Ingredientes 1 litro de leite, 1 copo de iogurte natural Como fazer Ferva o leite. Espere alguns minutos at que ele fique morno. Acrescente o copo de iogurte. Mexa bem. Passe para uma tigela e deixe-o em repouso por, no mnimo, seis horas. O ideal prepar-lo noite e deix-lo em repouso at o dia seguinte. Quando estiver coalhado passe para a geladeira e mantenha sempre resfriado. Na hora de servir, misture acar, mel, melado, frutas frescas ou geleia, conforme sua preferncia. Reserve um copo do iogurte natural (sem misturas) para preparar nova receita. Comentrios O iogurte acrescentado ao leite possui bactrias que so as responsveis pela transformao do leite em iogurte. Ento o segredo da fabricao dos iogurtes so os microrganismos. Microrganismo um termo genrico para indicar os organismos que no podem ser vistos a olho nu, como bactrias, determinados fungos e algas, caros etc. Quando misturamos um pouco de iogurte ao leite estamos acrescentando alguns tipos de bactrias. O leite servir de alimento para esses microrganismos, que iro se reproduzir, aumentando seu nmero. As bactrias vivas produzem substncias que alteram as propriedades do leite, transformando-o em iogurte. Ento o azedamento do se deve ao desenvolvimento de bactrias especiais, algumas delas do gnero Lactobacillus. No final da fermentao produzido o cido lctico. Mesmo que voc enxergue muito bem, no conseguir identificar nenhuma bactria no seu iogurte. Isso porque esses organismos so microscpicos, isto , s podem ser observados atravs de instrumentos adequados, como o microscpio. Da o nome microrganismos. Como todos os seres vivos, esses organismos precisam se alimentar. Eles tambm usam a glicose como fonte de energia para suas atividades. No caso do leite, a glicose obtida a partir da lactose que o acar existente no leite. Dentro de suas clulas, as bactrias utilizam a glicose num processo metablico. O resultado desse processo o fornecimento de energia e a formao de uma substncia cida. A equao qumica responsvel pela fermentao do leite Glicose energia + cido ltico A quantidade de cido ltico que as bactrias produzem aumenta com o tempo e torna a mistura cada vez mais cida. Essa acidez altera as propriedades das protenas que compem o leite, ocasionando a formao de grumos, ou seja, fazendo o leite coalhar. Agora j possvel compreender porque o iogurte tem um sabor azedo. Este fator est relacionado com a produo do cido lctico. Outras substncias cidas tambm tm gosto azedo, como o vinagre, o limo e a laranja.

www.dairyaustralia.com.au/

www.receitando.net/

oglobo.globo.com

Segundo a Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura - FAO, "iogurte um leite coagulado obtido por fermentao lctica, atravs da adio de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus ao leite, pasteurizado ou concentrado, com ou sem aditivos opcionais. Os microorganismos no produto final precisam ser viveis e abundantes". A fermentao do leite deve ser feita procurando equilibrar o crescimento de ambas as bactrias, de modo a se obter um produto suficientemente cido e aromtico. Ento podemos dizer que para as bactrias obterem energia elas utilizam a glicose. Essa substncia sofre uma oxidao incompleta sem utilizar oxignio. Esse processo denominado fermentao. Ento quando o leite azeda dizemos que ele fermentou. A fermentao do leite denominada lctica. A fermentao lctica um fenmeno bioqumico exotrmico, pois a partir da glicose produzida energia e o cido lctico utilizando organismos vivos. Alguns fungos tambm podem realizar este processo para a fabricao de cerveja e de po, e podem ser chamados de anaerbicos facultativos e a fermentao produz lcool, sendo chamada de fermentao alcolica. A fermentao um processo que tem grande importncia econmica, sendo utilizado na fabricao de bebidas alcolicas e po, entre outros alimentos. Um pouco sobre a histria da fermentao A fermentao, reao provocada pela levedura no caso do vinho, no faz a bebida aumentar de volume e, sim, d a ela um teor alcolico. A maneira como isso acontece permaneceu misteriosa at 1860, quando o cientista francs Louis Pasteur demonstrou que no era os deuses e, sim, a levedura que estava por trs da transformao do suco de uva em vinho. Sabe o que ele fez para provar isso? Simplesmente pegou um pouco de suco de uva deixado em contato com o ar por algum tempo e observou-o ao microscpio, percebendo a presena dos fungos, ou melhor, da levedura. A, ele ferveu esse suco e observou que a fermentao cessava, porque a levedura morria com o calor. Pronto: estava provado que esses fungos microscpicos eram os responsveis pela transformao do suco de uva em vinho.

cienciahoje.uol.com.br/materia/view/1965

Mais tarde foi descoberto que, por ao da levedura, era o acar da uva que passava por vrios estgios at se transformar em lcool. Portanto: os deuses no tinham nada a ver com isso! Se o suco de uva passa a vinho, este tambm passa a vinagre. A, a transformao no mais obra da levedura e, sim, de uma bactria trazida aos ambientes pela mosquinha das frutas, a Drosophila. Essa bactria atua no vinho deixado em contato com o ar e transforma o lcool em vinagre. Mais uma vez foi Pasteur o autor da descoberta. Em 1862, ele foi chamado no palcio do imperador Luiz Napoleo para saber por que o vinho que a Frana ia vender a outros pases estava azedando -- passando a vinagre -- dentro

da garrafa. Sua pesquisa comeou com o recolhimento de amostras de vinhos e com a observao delas ao microscpio. O que ele percebeu? Que essas bactrias s sobreviviam e se multiplicavam na presena de oxignio. Provou isso isolando um pouco de vinho dentro de um tubo de ensaio, sem contato com o ar, e mostrando que ele no alterava seu sabor. Pasteur, ento, props que as garrafas fossem aquecidas, antes de receber o vinho, para eliminar qualquer microrganismo, e arrolhadas logo depois de cheias, para evitar que a bebida entrasse em contato com o ar. Os processos de descontaminao e vedao das embalagens foram aplicados para conservar outros produtos, como o leite e, em homenagem a Louis Pasteur, ficou conhecido como pasteurizao. Os estudos realizados por Pasteur permitiram verificar que a fermentao alcolica estava sempre associada ao crescimento de leveduras, mas que se estas fossem expostas ao oxignio produziriam (em vez de lcool e dixido de carbono) gua e dixido de carbono. Destas observaes, Pasteur concluiu que a fermentao o mecanismo utilizado pelos seres vivos para produzir energia na ausncia de oxignio. Ento a fermentao utilizada tambm na elaborao de bebidas fermentadas, como o vinho e a cerveja. No caso do vinho, a fermentao utilizada para a obteno de lcool a partir dos acares do suco de uva. Para isso, so utilizados os microorganismos do tipo leveduras (fermentos semelhantes aos utilizados na fabricao de po) do gnero Saccharomyces, destacando-se as espcies S. ellipsoideus (ou cerevisae ou vini), S. chevalieri e S. oviformis (ou bayanus).

A garapa obtida depositada em dornas contendo fermento natural, obtido da prpria cana-de-acar misturada a farelo de arroz, totalmente isento de aditivos qumicos. O processo controlado por medies no grau de sacarose e temperatura do mosto e possui uma durao que varia de 24 a 26 horas.

www.cachacaguaraciaba.com.br/producao.php

Viso do interior do tanque de fermentao de vinho tinto, mostrando o mosto em fermentao com a espuma resultante da liberao de CO2.

www.amigasdovinho.com.br/.../fermentacao Quais as evidncias em uma reao de fermentao? 1. 2. A produo de bolhas. Isso indica que h formao de um gs. Neste caso, formado o gs carbnico, CO2. H tambm um aumento de temperatura do sistema.

Dependendo do tipo de microrganismo presente, a fermentao pode ser: fermentao alcolica - produz como produtos finais etanol e dixido de carbono, produtos utilizados pelo homem na produo de vinho, cerveja e outras bebidas alcolicas e do po;

fermentao actica - produz como produto final o cido actico, que azeda o vinho ou os sumos de fruta transformando em vinagre; fermentao lctica - produz como produto final o cido lctico, geralmente, a partir da lactose do leite. O aumento da acidez causado pela acumulao do cido lctico causa a coagulao das protenas do leite e a formao do coalho usado no fabrico de iogurtes e queijos. III. E agora vamos voltar ao nosso assunto inicial: os explosivos. A plvora negra consiste em uma mistura de nitrato de potssio, carvo de madeira e enxofre. Quando se aquece a plvora, ocorre a reao que pode ser representada pela equao 4 KNO3 (s) + S (s) + 7 C (s) K2S (s) + 2 N2 (g) + 3 CO2 (g) + 3 CO + K2CO3(s) Voc pode observar pela equao que todos os regentes so slidos, mas que h formao de 3 tipos de gases: nitrognio, N2 , gs carbnico, CO2, e monxido de carbono, CO. A formao repentina de gases quentes em expanso d origem a uma exploso. O carbonato de potssio, K2CO3, e o sulfeto de potssio, K2S, slidos que se formam, so dispersos na forma de partculas minsculas, a fumaa densa caracterstica da exploso da plvora. A produo de gases e sua rpida expanso a partir do calor da reao a fora motora por trs dos explosivos. Os gases ocupam um volume muito maior que quantidades semelhantes de slidos ou lquidos. O poder destrutivo de uma exploso decorre do choque de ondas causado pelo aumento muito rpido em volume quando gases se formam. No caso da plvora, o choque de ondas se desloca a centenas de metros por segundo. Para os "altos explosivos" (TNT ou nitroglicrerina, por exemplo), a velocidade pode chegar a seis mil metros por segundo. Todas as reaes explosivas produzem grande quantidade de calor. Logo elas so altamente exotrmicas. A plvora um explosivo muito perigoso, devido sua sensibilidade extrema a toda causa de ignio. Em suas aplicaes militares mais importantes na atualidade (espoletas e detonadores) aproveita-se sua facilidade de ignio e sua chama quente relativamente prolongada. Alm da produo de calor e de gases, uma terceira propriedade importante das reaes explosivas a rapidez com que se devem efetuar. Se uma reao explosiva se desse lentamente, o calor resultante se dissiparia, e os gases se difundiriam pelas vizinhanas e no haveria a elevao sbita de presso, a onda de choque destruidora e as temperaturas elevadas. Durante o estudo deste mdulo tivemos a oportunidade de perceber que as reaes qumicas esto bastantes presentes nas nossas vidas. Elas so responsveis por inmeras transformaes. Muitas vezes percebemos essas transformaes por meio de evidncias. As reaes qumicas so representadas por equaes qumicas. Para finalizar este mdulo vamos realizar mais uma atividade Atividade 9 Ttulo: Representando uma reao qumica. Objetivo: Observar um fenmeno e representar por meio de uma equao qumica. Materiais 1 mangueira, 1 tubo de ensaio, 1 bquer, 1 bico de gs, 1 suporte com garra de metal, gua de cal, xido de cobre, carvo, papel de filtro, funil de filtrao Como fazer 1. Faa a montagem conforme o esquema

2. 3. 4. 5.

No tubo de ensaio coloque a mistura de xido de cobre e carvo triturados, juntos, at se reduzirem a p. Coloque uma soluo de gua de cal contida no bquer. Aquea a mistura, durante alguns minutos. Anote as suas observaes.

Preparando a gua de cal Encha um copinho de caf (50 mL) com gua e dissolva duas colheres de cal (xido de clcio - CaO). Misture bem. Dobre o papel de filtro (como mostra a figura ). Coloque-o no funil e filtre. O filtrado a gua de cal, que uma soluo aquosa de hidrxido de clcio, Ca(OH)2.

Questes 1. 2. 3. 4. Quais as evidncias voc observou? Quais os reagentes desta reao? Quais as substncias qumicas formadas na reao? Como voc chegou a esta concluso? Escreva a equao qumica que representa a reao que ocorreu neste processo.

Comentrios O xido de cobre, CuO, e o carvo, C, os reagentes, so dois slidos escuros. Durante o aquecimento observa-se a formao de bolhas na ponta da mangueira dentro do bquer. Essas bolhas so de gs carbnico, CO2, obtido na reao. H formao de um resduo avermelhado no tubo de ensaio que permanece depois do resfriamento do tubo de ensaio. Este slido o metal cobre, Cu. Percebemos tambm a turvao da gua de cal. A turvao da gua de cal ocorre porque o gs carbnico obtido na reao reage com a gua de cal, CaOH) 2, dando origem ao carbonato de clcio, CaCO3, que um slido branco pouco solvel na gua. Ento vejamos No tubo de ensaio durante o aquecimento ocorre a reao

CuO(s) Slido escuro Ca(OH)2(aq)

C(s) Slido escuro + CO2(g)

Cu(s)

CO2(g) gs incolor

Slido avermelhado CaCO3(aq) Soluo turva

Soluo incolor Atividade 9

gs incolor

1. Nas pizzarias h cartazes dizendo "Forno lenha". A reao que ocorre deste forno para assar a pizza : a) explosiva. b) exotrmica. c) endotrmica. d) catalisada.

2. So exemplos de transformaes endotrmicas e exotrmicas, respectivamente a) o processo de carregar uma bateria e a queima de uma vela. b) a combusto do etanol e a dissoluo de cal na gua c) a evaporao da gua e a evaporao do etanol. d) a neutralizao de um cido por uma base e a fuso de um pedao de gelo. Bibliografia 1. Le Couter P. e Burreson, J. Os botes de Napoleo: As 17 molculas que mudaram a histria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. 2. GEPEQ. Interaes de transformaes I e II. So Paulo: Edusp, 1995.

3. Lima, M. E. C. De C.; Aguiar, O. G.; Braga, S. A. de M. Aprender cincias: um mundo de materiais. Belo Horizonte: UFMG, 2004. 4. 5. 6. 7. 8. Cezar e Sezar. So Paulo: Saraiva, 1998. Lopes, S. Bio. Volume nico. So Paulo: Saraiva, 1999. Uzunian, A. e Birner, E. Biologia. Volume nico. So Paulo: Harbra, 2004. Arajo. J.M.A. Qumica de alimentos. 2aed.Viosa: UFV, 2001. Reis, M. Qumica orgnica. So Paulo: FTD, 2001.

Sites consultados 1. http://www.agenciabrasil.gov.br/ Acesso em 28 de junho de 2008 2. www.fotosdojogando.blogger.com.br/dinamite.GIF Acesso em 15/06/2008 3. www.fotosdojogando.blogger.com.br/dinamite.GIF Acesso em 15/06/2008 4. www.bramil.com.br Acesso em 15/06/2008 5. www.quitandinha.com Acesso em 15/06/2008 6. www.oglobo.globo.com Acesso em 15/06/2008 7. www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fotossintese.htm Acesso em 15/06/2008

8. cienciahoje.uol.com.br/materia/view/1965

Acesso em 15/06/2008 Acesso em 15/06/2008

9. www.cachacaguaraciaba.com.br/producao. php

10. www.amigasdovinho.com.br/.../fermentacao Acesso em 15/06/2008

Mdulo Didtico: TRANSFORMAES QUMICAS Currculo Bsico Comum - Cincias Ensino Fundamental Autor(a): Penha Souza Silva Centro de Referncia Virtual do Professor - SEE-MG / maro 2009

Anda mungkin juga menyukai