Anda di halaman 1dari 19

SISTEMA DE CADASTRO AMBINETAL RURAL - SICAR MDULO DE CADASTRO AMBIENTAL RURAL INTERFACE DE INSCRIO NO CAR Tutorial 1.

0 Verso do CAR 1.0 10/06/2013

Introduo O Sistema de Cadastro Ambiental Rural SICAR disponibilizado na rede mundial de computadores no endereo eletrnico www.car.gov.br.

Passo 1 - O primeiro passo cadastrar o proprietrio ou possuidor do imvel rural para gerar sua senha de acesso. Caso o cadastro seja de uma Pessoa Fsica, preencha os dados bsicos, endereo residencial e telefone/email, conforme solicitado. Para facilitar o preenchimento do endereo pode-se utilizar o link que localiza seu CEP clicando em .

Passo 2 Em seguida, deve-se preencher os dados do nascimento e Identidade e ento selecionar o cone para enviar sua solicitao de cadastro pessoal. Ressalta-se que os campos marcados com so de .

Passo 3 No caso de Pessoas Jurdicas, alm dos dados bsicos da empresa/instituio (n CNPJ, data de abertura, Nome, e Nome Fantasia), devero ser cadastrados seu Dirigente e Responsvel Tcnico adotando-se os Passos 2 e 3.

Passo 4 Deve-se preencher ento os dados referentes ao endereo e telefone/email da empresa como no Passo 2, e as coordenadas geogrficas em latitude e longitude da referencia geoespacializada sede da empresa. Selecione o cone para enviar a solicitao de cadastro da empresa.

Passo 5 - Aps se cadastrar e gerar sua senha (ou caso j possua cadastro), deve-se Acessar o SICAR informando CPF/CNPJ e senha, preenchendo o cdigo , e depois selecionando Autenticar.

Passo 6 - Na pgina inicial do SICAR so apresentadas as seguintes opes: 1) Inscrever uma nova propriedade ou posse, selecionando o link ;

2) Selecionar em Lista de imveis rurais cadastrados, os imveis vinculados ao CPF/CNPJ previamente registrados (i) em bases dos OEMAs integradas base do SICAR, ou (ii) em bases do prprio IBAMA, como no caso do ADA, por exemplo; 3) Selecionar em Lista de imveis rurais cadastrados no CAR, os imveis previamente cadastrados na base do SICAR, para: (i) verificar o histrico/andamento da solicitao; (ii) retificar um cadastro em andamento; (iii) gerar o Recibo de inscrio no CAR; (iv) excluir propriedade; ou (v) para enviar uma proposta de regularizao acompanhada de Projeto de Recomposio de rea Alterada ou Degradada.

Passo 7 Ao selecionar

voc ser enviado pgina Identificao do imvel, na

qual devero ser preenchidos dados e informaes solicitados inicialmente para efetivao da inscrio do imvel no CAR: 1) 2) 3) 4) 5) Nome do imvel. Localizado em zona rural ou urbana Selecione o adequado Endereo, Municpio/UF. Descrio de acesso Apresente, se possvel, um croqui se iniciando a partir de um ponto de referncia conhecido at a entrada ou a sede do imvel, ressaltando entroncamentos e locais de fcil identificao durante o percurso, se possvel com coordenadas geogrficas. nmero do cdigo do imvel no INCRA, e nmero do cdigo do imvel na Receita Federal (NIRF).

6) 7)

Deve-se informar neste momento se a propriedade/posse possui um nico dono, ou se o caso de condomnio ou imvel compartilhado. Caso afirmativo, deve-se informar o Nome e CPF/CNPJ dos proprietrios/possuidores que detm direitos sobre a terra e apresentar documentao comprobatria de identificao. Para incluir um novo registro, aps preencher os campos, selecione Adicionar.

Passo 8 Aps selecionar o link , ser aberta uma nova configurao da pgina do sistema CAR. Conforme se observa, so habilitadas 05 abas por meio das quais dar continuidade inscrio do

imvel no CAR: Inicialmente a aba selecionada a de Imvel que, conforme j explicado, utilizada para realizar a indetificao bsica do imvel. Aps gravar os dados com sucesso habilitada a aba Detalhamento do imvel, que ser utilizada para prestar as informaes referentes documentao comprobatria de propriedade ou posso do imvel objeto do cadastro, bem como sobre a situao da Reserva legal em cada propriedade.

Ressalta-se que o conceito de imvel rural adotado no mbito do CAR define que se trata de uma ou mais propriedades ou posses, contnuas, pertencente a mesma pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, em regime individual ou comum, que se destine ao uso econmico, preservao, e conservao dos recursos naturais renovveis. Os proprietrios ou possuidores de imveis rurais que dispem de mais de uma propriedade ou posse em rea contnua, independente do tamanho da rea e caracterizao dominial, devero efetuar uma nica inscrio para esses imveis. O imvel rural ser formado, portanto, por no mnimo uma matrcula de propriedade ou por uma gleba detida sob regime de posse. Deve-se informar ao menos um tipo de documento de comprovao, sendo as opes baseadas nos seguintes tipos de titularidade: (i) Propriedade; (ii) Posse justo ttulo; e (iii) Posse por simples ocupao. Ao se cadastrar uma propriedade, deve-se informar sua denominao, o nmero da matrcula, a data de registro, a rea da propriedade, a UF/municpio/Comarca do cartrio de registro de imveis; bem como o nmero do livro e folha em que consta o registro. No caso de posse, alm do tipo de documento, deve-se informar quando esta foi instituda e qual a rea detida sob esse regime.

Passo 9 A situao da Reserva Legal deve ser informada para cada documento cadastrado, selecionando-se sim ou no caso j tenha sido averbada margem da matrcula do imvel e/ou aprovada pelo rgo competente. Nos casos em que a Reserva Legal j tenha sido averbada ou aprovada pelo rgo competente, deve-se selecionar a situao pertinente, considerando se a averbao/aprovao foi realizada no imvel, ou se o caso de compensao da Reserva Legal em outra propriedade.

Passo 10 No caso de propriedade, o mecanismo de detalhamento da situao da Reserva Legal permite que mais de uma situao seja informada. Para tanto, selecione a opo adequada, preencha os campos requisitados, e depois selecione Gravar Reserva Legal para registrar a situao, repetindo o procedimento conforme a realidade do imvel sob cadastro.

Passo 11 Aps finalizar o preenchimento dos dados referentes ao documento comprobatrio e sobre a situao da Reserva Legal, deve-se selecionar Gravar documento para que o registro seja efetivado.

Caso o imvel rural sob cadastro seja formado por outras reas sob regime de propriedade ou posse, estas devero ser registradas adotando-se o mesmo procedimento: informar o tipo de titularidade e do documento de comprovao; informar a quem pertence a rea; informar sobre dados especficos do documento; sobre a situao da Reserva Legal; e ento selecionar Gravar Documento. Ao final do processo, deve-se selecionar Gravar Dados, para concluir o preenchimento desta aba e ser direcionado prxima para continuidade do cadastro. Passo 12 - Ao selecionar a aba Informaes complementares habilitada a pgina para que sejam fornecidas informaes adicionais sobre o imvel rural, bem como para que seja apresentada a documentao digitalizada pertinente inscrio do imvel no CAR via upload de arquivos digitais:

O detalhamento do imvel deve ser feito conforme as seguintes perguntas e orientaes: 1) Possui rea de servido administrativa/pblica? Caso afirmativo, a localizao das reas sob tal regime dever ser informada na planta/croqui do imvel rural; 2) Ocorreu alterao no tamanho da rea detida pelo imvel aps 22/07/2008? Caso afirmativo deve -se informar qual era a rea detida pelo mesmo nesta data e apresentar a documentao comprobatria pertinente; 3) Possui rea reconhecida como Reserva Particular do Patrimnio Natural RPPN? Caso afirmativo, deve-se informar o tamanho da rea de RPPN e o nmero do termo/decreto de reconhecimento, e apresentar a documentao comprobatria pertinente; 4) Possui georreferenciamento certificado ou em processo de certificao pelo INCRA? Caso afirmativo, deve-se informar o nmero do processo e apresentar a planta do imvel elaborada com base no permetro certificado ou em processo de certificao;

5) Possui rea de Reserva Legal em recomposio ou em regenerao? Possui Cota de Reserva Ambiental sobre vegetao nativa existente no imvel ou em processo de recuperao? Possui TAC e PRAD aprovado no Estado referente APP e/ou Reserva Legal? Caso afirmativo, o detalhamento das situaes ser realizado por meio da proposta de regularizao do imvel; 6) Possui rea rural consolidada? Caso afirmativo ser habilitada aba adicional ao cadastro, que dever ser preenchida conforme orientaes a seguir; 7) Possui interesse em aderir a algum Programa de Regularizao Ambiental - PRA? Caso afirmativo ser habilitada aba adicional ao cadastro, que dever ser preenchida conforme orientaes a seguir. O upload de arquivos referentes documentao pertinente e necessria ao cadastro no CAR, deve ser realizada por meio do cursor do mouse ( ) sobre a tela, clicando-o para selecionar o tipo de documento pertinente ( , por exemplo). Aps selecionar o tipo de documento, pressione para busc-lo em suas pastas de arquivo. Clicando em voc poder visualizar o arquivo selecionado. Aps selecionar o arquivo clique em Gravar Registro para proceder sua declarao no CAR por meio de upload. Selecione ento o cone para seguir para o prximo passo. Passo 13 - O detalhamento das reas consolidadas no imvel envolve a prestao de informaes sobre o tipo de uso e ocupao desses locais, bem como sobre a infra-estrutura existente. Situaes especiais, em que se verifica a existncia de reas consolidadas em rea de Preservao Permanente - APP, tambm devero informadas. Nesses casos, deve-se informar se as reas consolidadas situam-se em APP associada a cursos dgua, lagos/lagoas, nascentes e /ou veredas, e/ou em APP associada a encostas com declividade superior a 45, bordas de tabuleiros ou chapadas, topo de morros, ou em reas em altitude superior a 1.800 metros.

Passo 14 Aps finalizar a apresentao de documentos com sucesso habilitada a aba GEO, na qual so apresentadas as do imvel, com base nos planos de informao que compem o detalhamento da planta ou croqui do imvel rural. A apresentao da planta/ croqui deve ser realizada por meio do link GEO, que direciona ao Aplicativo - Geo do sistema eletrnico. Nesse aplicativo podero ser prestados os dados referentes ao CAR do imvel caso j os possua, ou podero ser gerados os dados necessrios utilizando a ferramenta de edio disponvel, conforme passos descritos a seguir. A aba tambm conta com campos que devero ser preenchidos para identificao do responsvel pela elaborao da planta ou croqui. A critrio do rgo competente, sero solicitados dados referentes Anotao de Responsabilidade Tcnica ART e ao profissional habilitado responsvel pelo levantamento.

Passo 15 Na tela inicial do Aplicativo-Geo, a navegao sobre as imagens de satlite disponibilizadas pelo sistema direcionada ao municpio informado no Passo 7. O Aplicativo GEO foi customizado de modo a apresentar 05 abas e um resumo geral, por meio dos quais se efetiva a identificao do imvel rural e a localizao das demais reas de interesse. As abas do aplicativo so descritas a seguir, incluindo detalhamento acerca dos tipos de dados que devero ser fornecidos/gerados em cada passo: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Imvel APP rea de uso restrito Reserva Legal reas de Vegetao Natural Resumo

Para efetuar a identificao do permetro do imvel, o sistema disponibiliza 02 opes: (1) Apresentar dados referentes planta e memorial descritivo do imvel que tenham sido gerados previamente ao cadastro no CAR, ou (2) Utilizar a ferramenta de edio disponibilizada por meio do Mdulo - Geo para produzir os dados necessrios ao cadastro. Caso opte por apresentar dados gerados previamente (1), sero disponibilizadas no MENU as seguintes opes de entrada: (i) Digitao das coordenadas geogrficas dos vrtices do polgono/permetro; (ii) Memorial descritivo do permetro, com ponto de amarrao, azimutes e distncias; (iii) Planilha padronizada em extenso CSV, com as coordenadas geogrficas dos vrtices; ou (iv) Upload de arquivos tipo shapefile. Caso no disponha de uma planta e memorial descritivo do imvel, voc pode selecionar no MENU a opo Mapa para habilitar a ferramenta de edio do aplicativo(2), e ento produzir o ponto, linha ou polgono que representa o permetro do imvel ou a localizao das demais reas de interesse, com base na identificao visual dos alvos em imagens de satlite de alta resoluo espacial que sero disponibilizadas. Para vetorizar o ponto, linha ou polgono, aps selecionar Mapa no MENU, selecione a opo Desenhar, e ento selecione o tipo de dado, conforme opes disponveis na aba. Para iniciar a vetorizao mova o cursor do mouse at o local de interesse e ento clique e solte o boto esquerdo apenas uma vez. Em seguida mova o cursor do mouse at o prximo ponto de interesse e ento clique e solte o boto esquerdo novamente, como na primeira vez. Repita o procedimento at finalizar a linha ou polgono e ento conclua a vetorizao clicando e soltando rapidamente boto esquerdo por duas vezes.

Caso deseje editar um ponto, linha ou polgono vetorizado, selecione em Mapa a opo Editar, mova e posicione o cursor do mouse sobre o ponto ou vrtice da linha ou polgono de interesse, e ento clique o boto esquerdo, mantenha-o apertado, mova o ponto/vrtice ao local desejado, e ento solte o boto do mouse para obter a nova localizao do ponto/vrtice. No caso de linhas e polgonos, existem pontos/vrtices no inclusos, que podem ser selecionados para que sejam includos, criando-se assim novos pontos/vrtices. Caso deseje apagar um ponto, linha ou polgono vetorizado, selecione em Mapa a opo Remover, mova e posicione o cursor do mouse sobre o ponto, linha ou polgono de interesse, e ento clique e solte rapidamente o boto esquerdo do mouse por duas vezes.

Passo 16 Na aba Imvel so requisitados os seguintes dados: Permetro do imvel, rea rural consolidada, servido administrativa/pblica e rea em pousio. Utilize o resumo disponvel do lado direito tela para verificar os detalhes das reas vetorizadas (clique na seta para maximizar ou minimizar o resumo). Aps finalizar a vetorizao de polgonos, grave os dados selecionado o boto Gravar no canto superior direito da tela. Ao terminar de registrar as informaes da aba, pode-se clicar diretamente na aba APP para dar prosseguimento ao cadastro, ou clicar na seta vermelha tambm localizada no canto superior direito da tela.

Passo 17 Na aba APP deve-se vetorizar a hidrografia existente no imvel, conforme classes definidas no art.4 da Lei 12.651/12. Cursos dgua com largura inferior devero ser vetorizados como linha. Nos demais casos deve-se vetorizar o espelho dgua como polgono. Pode-se utilizar a ferramenta de rgua disponvel na lateral esquerda da tela para auxlio para clculo da largura dos cursos dgua. No caso de cursos dgua e de lagos/lagoas o sistema efetuar clculo automtico do tamanho da APP, conforme faixas de largura mnima definida em Lei . O mesmo procedimento vale para as APP associadas a nascentes, bordas de tabuleiros ou chapadas, e veredas. Nos demais casos, devero ser vetorizadas por meio de polgonos as reas de APP efetivamente, no havendo clculo automtico das reas de preservao.

Passo 18 Na aba Reserva Legal, deve-se delimitar a rea localizada no interior do imvel, nos termos do art. 12 da lei 12.651/12. A rea delimitada poder contemplar locais com vegetao nativa, bem como locais em que a vegetao nativa se encontra alterada ou degradada. Nesse ltimo caso, deve-se proceder regenerao ou recomposio da Reserva Legal conforme alternativas disponveis e restries previstas em legislao . Caso a rea destinada a compor a Reserva legal do imvel seja inferior ao tamanho mnimo definido com base nos ndices percentuais previstos no art. 12 da Lei 12.651/12, ser possvel solicitar a regularizao da rea pendente mediante compensao, desde que os requisitos previstos sejam atendidos.

Passo 19 A etapa final envolve a delimitao dos remanescentes de vegetao nativa existentes no imvel. Deve-se atentar a este passo, pois as reas no delimitadas sero utilizadas para fins de definio dos locais situados em APP, Reserva Legal e reas de uso restrito em que a vegetao nativa se encontra alterada ou suprimida para uso alternativo do solo.

Passo 20 Aps prestar os dados que compem a planta/croqui do imvel rural, pode-se visualizar o resumo e obter acesso aos arquivos digitas em extenso shapefile (.shp) do mapa elaborado com base nos dados registrados /vetorizados.

Passo 21 Deve-se ento fechar o Aplicativo Geo para retornar pgina disponibilizada na aba GEO, onde ser apresentado o resumo das reas calculadas, incluindo a estimativa (i) da rea de APP degradada/alterada; (ii) da rea de Reserva Legal inferior ao mnimo exigido por Lei; (iii) da rea de Reserva Legal degradada/alterada; e (iv) da rea de Reserva Legal excedente ao mnimo exigido por lei, caso exista.

Passo 22 Aps a concluso dos passos relativos ao CAR, caso existam reas de APP ou Reserva Legal alteradas/degradadas no imvel, e caso tenha-se manifestado interesse de aderir Programa de Regularizao Ambiental PRA, sero disponibilizados campos em uma nova aba P.R.A. para que a proposta de regularizao do imvel e projeto tcnico sejam apresentados. Nesse momento tambm devero ser declarados os autos de infrao previstos no 4 do art. 59 da Lei 12.651/12, para que as sanes decorrentes das infraes possam ser suspensas.

Passo 23 Aps cumpridos todos os passos, ser disponibilizada a aba Recibo para que seja concluda a solicitao de inscrio no CAR e de adeso ao Programa de Regularizao Ambiental PRA, se for o caso.

Anda mungkin juga menyukai