Anda di halaman 1dari 18

MODELO PR-PROJETO TCC 2010

NOME (S) DO ACADMICO (S) (Tamanho Arial ou Times 14 sem negrito)

TEMA (Tamanho Arial ou Times 14 em negrito somente o ttulo/ subttulo sem negrito)

UNILINS LINS - SP 2010

(Tamanho Arial ou Times 12 sem negrito)

NOME (S) DO ACADMICO (S) (Tamanho Arial ou Times 14 sem negrito)

TEMA (Tamanho Arial ou Times 14 em negrito somente o ttulo/ subttulo sem negrito)

Pr-projeto apresentado na Disciplina de Metodologia do Trabalho Cientfico como requisito bsico para a apresentao do Trabalho de Concluso de Curso do Curso de Administrao.

Orientador (a):

(Tamanho arial ou times 10/ Recuo 4 cm)

UNILINS LINS - SP 2010

(Tamanho Arial ou Times 12 sem negrito)

SUMRIO

1. INTRODUO TEMA E PROBLEMATIZAO........................................... 2. JUSTIFICATIVA..................................................................................................... 3. OBJETIVOS............................................................................................................... 3.1 GERAL.................................................................................................................... 3.2 ESPECFICOS.....................................................................................................

4. METODOLOGIA DA PESQUISA.........................................................................

5. CRONOGRAMA..........................................................................................................

REFERNCIAS.................................................................................................................

(Tamanho 12 arial ou times em negrito os ttulos subttulo sem negrito)

1. INTRODUO TEMA E PROBLEMATIZAO (Tamanho 14 em negrito Arial ou Times) Todos os Ttulos


Introduo a apresentao rpida do assunto abordado e seu mrito. uma seo na qual se agua a curiosidade do leitor, na qual se tenta vender-lhe o projeto. adequado terminar com a formulao do problema, sob a forma de pergunta. Problematizao a transformao de uma necessidade humana em problema. Segundo Popper (1975), toda discusso cientfica deve surgir com base em um problema ao qual se deve oferecer uma soluo provisria a que se deve criticar, de modo a eliminar o erro. uma questo no resolvida, algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa.

Todos os tpicos devem ser elaborados dentro das Normas da ABNT, verificar o manual de TCC da faculdade para ter maiores

informaes.

2. JUSTIFICATIVA
Justificar oferecer razo suficiente para a construo daquele trabalho. Responde a pergunta por que fazer o trabalho, procurando os antecedentes do problema e a relevncia do assunto/tema, argumentando sobre a importncia prtico terica, colocando as possveis contribuies esperadas.

3. OBJETIVOS
Refere-se a indicao do que pretendido com a realizao do estudo ou pesquisa e quais os resultados que se pretende alcanar. Define o que se quer fazer na pesquisa. Os objetivos devem ser redigidos com verbos no infinitivo, exemplo: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar.

3.1 GERAL (sem negrito tamanho 12)

Procura dar uma viso global e abrangente do tema, definindo de modo amplo, o que se pretende alcanar. Quando alcanado d a resposta ao problema.

3.2 ESPECFICOS (sem negrito tamanho 12)

Tem funo intermediria e instrumental, ou seja, tratam dos aspectos concretos que sero abordados na pesquisa e que iro contribuir para se atingir o objetivo geral. com base nos objetivos especficos que o pesquisador ir orientar o levantamento de dados e informaes.

4. METODOLOGIA DA PESQUISA

Metodologia significa estudo do mtodo. Mtodo um procedimento, ou melhor, um conjunto de processos necessrios para alcanar os fins de uma investigao. o procedimento geral. o caminho percorrido em uma investigao. Mostra como se ir responder aos objetivos estabelecidos. Deve se ajustar aos objetivos especficos. Envolve a definio de como ser realizado o trabalho.

A metodologia deve apresentar:

O tipo de pesquisa

Universo e Amostra

Instrumentos de coletas de dados

Mtodo de anlise

Sugestes de livros de Metodologia que podem ser utilizados:


SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2002. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2003.

5. CRONOGRAMA
Atividades Elaborao do projeto Entrega do projeto Pesquisa bibliogrfica Coleta de Dados Apresentao e discusso dos dados Concluso Entrega TCC Defesa banca do da Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov

REFERNCIAS
Nessa parte so exibidos os livros, sites, revistas, enfim, todo o material que foi consultado para elaborao do trabalho. Deve ser elaborado de acordo com as normas da ABNT, verificar manual de TCC 2009.

Exemplos: ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 14724: Informao e documentao. Trabalhos Acadmicos - Apresentao . Rio de Janeiro: ABNT, 2002. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. rev. e ampl. So Paulo: Cortez, 2002.

ASPECTOS NORMATIVOS DO PR-PROJETO

O QU? OBJETO DE ESTUDO TEMA - aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral. OBJETO DE ESTUDO - o enfoque especial (vis, perspectiva, abordagem, ponto de vista,...), em face das diversas cincias que possuem o mesmo objeto material. DELIMITAO DO OBJETO DE ESTUDO. HIPTESE (S) corresponde a uma idia prvia de soluo do problema indicado pelo aluno/a pesquisador/a em relao ao trabalho que pretende desenvolver. POR QU? JUSTIFICATIVA RELEVNCIA (pertinncia), VIABILIDADE (recursos pessoais, materiais e tcnicos) ORIGINALIDADE (busca da origem) Apresentao do quadro terico sobre o assunto, revelando preocupao em distinguir a caracterstica comum ou as leis gerais que regem determinados fenmenos. COMO? PROCEDIMENTOS MTODO - aspecto lgico - (meta - atravs de todos caminhos) procedimentos, operaes intelectuais: estudar, analisar, interpretar, verificar; conjunto de meios ou processos empregados pelo esprito humano para a investigao, a descoberta ou comprovao da verdade cientfica. METODOLOGIA - aspecto tcnico - processos de manipulao de fatos ou fenmenos, a maneira mais adequada de se operar em cada caso especfico. PARA QU? OBJETIVO, FINALIDADE, APLICABILIDADE, RESULTADOS ESPERADOS. Uma pesquisa busca resolver problemas especficos; gerar teorias; avaliar teorias existentes.

CRONOGRAMA o guia, o roteiro que dever estar sempre junto do pesquisador, pois como o prprio nome j diz, contm a ordem lgica que ser desenvolvido o plano de atividades.

MODELO PROJETO DE PESQUISA

1. DEFINIO DO ASSUNTO TEMA: O QU SER ESTUDADO?

2. JUSTIFICATIVA: POR QUE FAZER?

Fundamentao Terica: O QUE J FOI ESCRITO SOBRE O TEMA?

3. DELIMITAO DO TEMA: QUAL A ESPECIFICIDADE DO MEU TEMA? Do que realmente quero tratar?

4. OBJETIVOS: VOU BUSCAR O QU? GERAIS:

ESPECFICOS:

6.

FORMULAO DO PROBLEMA O QUE FAZER? POR QU? PARA QU? E PARA QUEM FAZER? ONDE FAZER? COMO? COM QU? QUANTO? QUANDO? ONDE? COMO? COM QU? QUANTO? QUANDO?

7. CONSTRUO DA HIPTESE: Eu acho que ..."

8. METODOLOGIA DE PESQUISA: COMO FAZER?

9. CRONOGRAMA: EM QUANTO TEMPO FAZER?


MES/ETAPAS Escolha do tema Levantamento bibliogrfico Elaborao do anteprojeto Apresentao do projeto Coleta de dados Anlise dos dados Organizao do roteiro/partes Redao do trabalho Reviso e redao final Entrega do TCC Defesa do TCC MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ .....

10 BIBLIOGRAFIA: QUAL O MATERIAL BIBLIOGRFICO UTILIZADO?

"Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos. " Benjamin Franklin.

Anda mungkin juga menyukai