Anda di halaman 1dari 8

Viso Geral

Dimensionamento geomtrico e as tolerncias (GD e T) usado para definir a geometria nominal (teoricamente perfeito) de peas e conjuntos, para definir a variao admissvel na forma e tamanho possvel de caractersticas individuais, e para definir a variao permissvel entre caractersticas. Dimensionamento e tolerncia geomtrica e dimensionamento e especificaes tolerancing so usados como segue:

Especificaes de dimensionamento definir a geometria, como nominalmodelado ou como intencionada. Um exemplo uma dimenso de base. Especificaes tolerancing definir a variao admissvel para a forma e, possivelmente, o tamanho de caractersticas individuais, ea variao admissvel na orientao e localizao entre caractersticas. Dois exemplos so as dimenses lineares e quadros de controle de recurso usando uma referncia de datum (ambos acima).

H diversos padres disponveis no mundo inteiro que descrevem os smbolos e definir as regras utilizadas em GD & T. Um desses padres da Sociedade Americana de Engenheiros Mecnicos (ASME) Y14.5-2009. Este artigo baseado em que o padro, mas outros padres, tais como os da Organizao Internacional de Normalizao (ISO), pode variar ligeiramente. O padro Y14.5 tem a vantagem de proporcionar um conjunto bastante completo de normas de GD & T em um documento. As normas ISO, em comparao, tipicamente apenas um endereo nico tpico de cada vez. Existem normas especficas que proporcionam os detalhes de cada um dos principais smbolos e temas abaixo (por exemplo posio, planicidade, perfil, etc.)

dimensionamento e tolerncia filosofia


De acordo com o ASME Y14.5-2009 [1] padro, o objetivo do dimensionamento geomtrico e tolerncias (GD & T) descrever a inteno de engenharia de peas e montagens. Esta no uma explicao completamente correta do propsito de GD & T ou dimensionamento e tolerncia em geral. O objetivo do GD & T mais precisamente definido como descrever os requisitos geomtricos para a parte de geometria e montagem. A aplicao apropriada de GD e T ir assegurar que a parte permitida e geometria de montagem definido no desenho leva a partes que tm a forma desejada e ajuste (dentro de limites) e funcionar como pretendido. Existem algumas regras fundamentais que precisam ser aplicadas (estes podem ser encontrados na pgina 6 da edio de 2009 da norma):

Todas as dimenses devem ter uma tolerncia. Cada caracterstica em cada pea fabricada est sujeito a variao, portanto, os limites da variao permissvel deve ser especificado. Tolerncias mais e de menos pode ser aplicado directamente s dimenses ou aplicado a partir de um bloco de tolerncia geral ou nota geral. Para dimenses bsicas, tolerncias geomtricas so indiretamente aplicados em um quadro relacionado com recurso de controle. As nicas

excees so para as dimenses marcadas como mnimo, mximo estoque, ou de referncia. Dimensionamento e tolerncia deve definir completamente a geometria nominal e variao permitida. Medio e escala do desenho no permitida excepto em certos casos. Desenhos de engenharia definem os requisitos de acabados (completo) partes. Cada dimenso e da tolerncia necessrios para definir a parte acabado deve ser mostrado no desenho. Se as dimenses adicionais seriam teis, mas no so necessrios, podem ser marcados como referncia. Dimenses devem ser aplicados s caractersticas e dispostos de tal forma a representar a funo das caractersticas. As descries de mtodos de fabrico deve ser evitada. A geometria deve ser descrito sem explicitamente definindo o mtodo de fabrico. Se determinados tamanhos so necessrios durante a fabricao, mas no so necessrios na geometria final (devido ao encolhimento ou outras causas) que deve ser marcado como no-obrigatrio. Todo o dimensionamento e tolerncias devem ser organizadas para facilitar a leitura mxima e deve ser aplicado a linhas visveis nos perfis verdadeiros. Quando a geometria normalmente controlada por tamanhos de medidores ou por cdigo (por exemplo, materiais de estoque), a dimenso (s) sero includos com o nmero ou cdigo de bitola entre parnteses aps ou abaixo da dimenso. ngulos de 90 so assumidos quando as linhas (incluindo linhas centrais) so mostrados em ngulos retos, mas nenhuma dimenso angular explicitamente mostrado. (Isto tambm se aplica a outros ngulos ortogonais de 0 , 180 , 270 , etc) As dimenses e tolerncias so vlidas a 20 C kPa / 101,3 salvo indicao em contrrio. A menos que especificado, todas as dimenses e tolerncias so vlidas somente quando o item est em um estado livre. As dimenses e tolerncias se aplicam a todo o comprimento, largura e profundidade de um recurso, incluindo variao formulrio. As dimenses e tolerncias s aplicvel a nvel do desenho, onde eles so especificados. No obrigatrio que elas se aplicam em nveis desenho outros, a menos que as especificaes so repetidos no desenho nvel mais elevado (s).

(Nota: As regras acima no so as regras exatas indicados na norma ASME Y14.52009).

Smbolos
Tolerncias: Tipo de Tolerncia: 1) tipo 2) Bi-Lateral Unilateral Quadro de referncia geomtrica toleranciamento
ASME Y14.5 M-1982

Pode ser Tipo Caractersti aplic de Smb cas ado a tolern olo geomtricas um cia recur so?

Pode ser aplicado a uma caracter stica de tamanh o?

Forma Forma Forma Forma

Retido Achatament o Circularida de Cilindricida de Perfil de uma linha

Sim Sim Sim Sim

Sim No No No

Pode Pode ser m Datu Pode afetad afeta m de usar a por r a refer uma condi ncia toler o usado modific ncia ador? virtu ? de al? bnus ? Sim No Sim (Nota No (Nota
1) (Nota 1) 5)

Pode ser afetad a por uma toler ncia de muda na? Sim
(Nota 4)

N o N o N o N o Si m
(N ota 3)

No No No No No No No No No No
(Nota 5)

No No No

No
(Nota 5)

No
(Nota 5)

Perfil

Sim

No

No

Sim
(Nota 2)

No No
(Nota 5)

No

Perfil

Perfil de uma superfcie

Sim

No

No

Sim
(Nota 2)

No No
(Nota 5)

No

Si m
(N ota 3)

Orienta Perpendicul o aridade

Sim Sim Sim


(Nota 1)

Sim

Sim
(Nota 1)

No
(Nota 5)

Sim

Si m

(Nota 4) (N ota 3)

Orienta Angularidad o e

Sim Sim Sim


(Nota 1)

Sim

Sim
(Nota 1)

No
(Nota 5)

Sim

Si m

(Nota 4) (N ota 3)

Orienta Paralelismo o

Sim Sim Sim


(Nota 1)

Sim

Sim
(Nota 1)

No
(Nota 5)

Sim

Si m

(Nota 4) (N ota 3)

Localiz ao

? Simetria

(Nota (Nota 6) 6)

(Nota (Nota 6) (Nota 6) 6)

?
(Nota 6)

? ?
(N (Nota 6) ota 6)

Localiz Tolerncia

No

Sim

Sim

Sim

Sim

Sim

Sim

Si

Quadro de referncia geomtrica toleranciamento


ASME Y14.5 M-1982

Pode ser Tipo Caractersti aplic de Smb cas ado a tolern olo geomtricas um cia recur so? ao Posicional

Pode ser aplicado a uma caracter stica de tamanh o?

Pode m afeta ra condi o virtu al?

Pode ser Datu Pode afetad m de usar a por refer uma ncia toler usado modific ncia ador? ? de bnus ?

Pode ser afetad a por uma toler ncia de muda na?


(Nota 4)

m
(N ota 3)

Localiz Concentrici ao dade Runout Runout Circular runout Excentricida de total

No No Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim


(Nota 1)

Sim Sim Sim

No No No

(Nota 5)

No No No

N o N o N o

No
(Nota 5)

Sim
(Nota 1)

No
(Nota 5)

Notas: 1. Quando aplicado a uma caracterstica de tamanho. 2. Pode tambm ser usado como um controlo forma sem uma referncia dado. 3. Quando um dado caracterstica de tamanho referenciado com o modificador de MMC. 4. Quando um modificador de MMC usado. 5. Automtica por regra # 3. 6. As caractersticas do smbolo de simetria no foram includos na verso do grfico que este grfico derivado. O smbolo de simetria foi retirado do padro Y14.5M por volta de 1988 e re-adicionado em torno de 1994. Smbolo Estado livre Condio, pelo menos material (LMC) Condio de mximo material (MMC) Zona de tolerncia projetada Independentemente do tamanho do recurso (RFS) (nota 1) Plano tangente Unilateral (nota 2) Notas: Modifier

1. O smbolo no faz parte da verso de 1994. Veja par. A5, bala 3. Tambm par. D3. Alm disso, a Figura 3-8. 2. O smbolo aparece na verso 2009 da norma, e refere-se a distribuio de perfil desigual. 3. Todos os smbolos acima so utilizados em um quadro de controle de funo para especificar uma caracterstica da descrio, a tolerncia, modificador e referncias datum .

Pontos de referncia e referncias de datum


Um datum um plano terico ideal, linha, ponto, ou cilindro. Uma caracterstica dado uma caracterstica fsica da parte identificado por um smbolo de recurso de referncia e tringulo caracterstica correspondente dado, por exemplo,

Estes so ento referidas por um ou mais de referncia caracterstica dado que indicam as medies devem ser feitas com respeito ao recurso de referncia correspondente e pode ser encontrada em um referencial dado.

GD & T troca de dados


Troca de dimensionamento geomtrico e as tolerncias (GD & T) de informaes entre CAD sistemas est disponvel em diferentes nveis de fidelidade para diferentes propsitos:

Nos primeiros dias de CAD troca apenas linhas, textos e smbolos foram gravados no arquivo de troca. Um sistema de recepo poderia exibi-las na tela ou imprimi-los, mas apenas um ser humano poderia interpret-los. GD & T apresentao: Em um nvel mais elevado seguinte as informaes de apresentao reforada, agrupando-os em chamadas para uma finalidade especfica, por exemplo, um recurso de referncia primria de texto explicativo e um quadro de referncia dado. E existe tambm a informao das curvas no ficheiro de troca so projeco lder, ou curvas de dimenso e que so utilizados para formar a forma de um produto. GD & T representao: Ao contrrio de apresentao GD & T, a representao GD & T no lidar com a forma como a informao apresentada ao usurio, mas apenas lidar com o qual elementos de uma forma de um produto que tem caracterstica de GD & T. Um sistema de apoio representao GD & T pode exibir as informaes GD & T em alguma rvore e outros dilogos e permitir que o usurio para selecionar diretamente e destacar a funo correspondente na forma do produto, 2D e 3D. Idealmente tanto a apresentao GD e T e representao esto disponveis no ficheiro de troca e esto associados com o outro. Ento, um sistema de recepo pode permitir que um usurio para selecionar um texto explicativo GD & T e obter o correspondente recurso destacado na forma do produto. Um acessrio de representao GD & T a definio de uma linguagem formal para GD & T (similar como uma linguagem de programao), que tambm foi construdo com regras e restries para o GD & T adequada utilizao. Esta

ainda uma rea de pesquisa (veja abaixo uma referncia McCaleb e ISO 10303-1666). GD & T validao: Baseado em GD & representao de dados T (mas no a apresentao GD & T) ea forma de um produto em algum formato til (por exemplo, uma representao de fronteira ), possvel validar a integridade e consistncia das informaes GD & T. O FBTol ferramenta de software da Usina de Kansas City provavelmente o primeiro nesta rea. GD e T informao representao pode tambm ser utilizado para o planeamento de produo de software assistida e clculo de custo de peas. Ver ISO 10303-224 e 238 abaixo.

GD & T
ISO TC 10 documentao tcnica do produto

ISO 128 desenhos tcnicos - Indicao de dimenses e tolerncias ISO 7083 smbolos de tolerncias geomtricas - as propores e dimenses ISO 13715 desenhos tcnicos - Arestas de forma indefinida - Vocabulrio e indicaes ISO 15786 representao simplificada e dimensionamento de buracos ISO 16792:2006 tcnica do produto-documentao de produtos digitais de definio de prticas de dados (Nota: ISO 16792:2006 foi derivado do ASME Y14.41-2003 com a permisso da ASME) ISO 2010 ISO

ISO / TC 213 dimensionais e geomtricas especificaes do produto e de verificao


Em ISO / TR 14638 GPS - Masterplan a distino entre fundamentais, padres globais, gerais e complementares de GPS feita.

Normas fundamentais do GPS o ISO 8015 Conceitos, princpios e regras Global GPS padres o ISO 14660-1 caractersticas geomtricas o ISO / TS 17, orientao e localizao o ISO 1101 tolerncias geomtricas - Tolerncias de forma, orientao, localizao e run-out Representao Alterao 1 de especificaes, sob a forma de um modelo 3D o ISO Srie 1119 de velas cnicas e ngulos cnicos o ISO 2692 tolerncias geomtricas - exigncia de mximo material (MMR), requisito, pelo material (LMR) e exigncia de reciprocidade (RPR) o Dimensionamento ISO 3040 e tolerncia - Cones o ISO 5458 tolerncias geomtricas - toleranciamento posicional

o o o o o

ISO 5459 tolerncias geomtricas - Pontos de referncia e sistemas de datum ISO 10578 Tolerncia de orientao e localizao - zona de tolerncia projetada ISO 10579 Dimensionamento e tolerncias - no-rgidas peas ISO 14406 Extrao ISO 22432 Recursos utilizados na especificao e verificao

Geral GPS padres: textura da superfcie Areal e perfil o ISO 1302 Indicao da textura de superfcie na documentao tcnica do produto o ISO 3274 A textura superficial: mtodo do Perfil - caractersticas nominais de contacto (stylus) instrumentos o ISO 4287 A textura superficial: mtodo do perfil - Termos, definies e parmetros de textura de superfcie o ISO 4288 A textura superficial: mtodo do Perfil - Regras e procedimentos para a avaliao da textura da superfcie o ISO 8785 imperfeies superficiais - Termos, definies e parmetros o Forma de uma superfcie independente de um sistema dado ou ponto de referncia. Cada um deles tem uma parte 1 para o Vocabulrio e os parmetros e um 2 parte para os operadores de especificaes: ISO 12180 Cilindricidade ISO 12181 Arredondamento ISO 12780 Linearidade ISO 12781 Planicidade o ISO 25178 textura de superfcie: Areal Geral GPS padres: tcnicas de extrao e filtrao o ISO / TS Filtrao 1661 o ISO 11562 A textura superficial: mtodo do Perfil - caractersticas metrolgicas de fase filtros corretos o ISO 12085 A textura superficial: mtodo do perfil - Motivo parmetros o ISO 13565 mtodo do Perfil; superfcies com propriedades funcionais estratificados

ASME normas da American Society of Mechanical Engineers


ASME Y14.41-2003 Digital Produto Definio Prticas de ASME Y14.5 - 2009 Dimensionamento e Tolerncia ASME Y14.5M-1994 Dimensionamento e Tolerncia ASME Y14.5.1M-1994 definio matemtica de Dimensionamento e Tolerncia Princpios

ASME Y14.5.1M-2

GD & T padres para intercmbio de dados e integrao

ISO 10303 sistemas de automao industrial e integrao - a representao do produto e troca de dados

o o o o o o o o o o o

ISO 10303-47 integrada dos recursos genrica: Forma tolerncias de variao ISO / TS 10303-1130 mdulo Aplicao: elemento de forma derivada ISO / TS 10303-1050 mdulo Aplicao: tolerncia Dimenso ISO / TS 10303-1051 mdulo Aplicao: tolerncia geomtrica ISO / TS 10303-1052 Mdulo de aplicao: a tolerncia padro ISO / TS 10303-1666 mdulo Aplicao: tolerncia geomtrica prolongado ISO protocolo de aplicao 10303-203: design de configurao controlada 3D de peas mecnicas e montagens ISO protocolo de aplicao 10303-210: Conjunto electrnico, interconexo, e design de embalagens ISO protocolo de aplicao 10303-214: Dados Bsicos para automveis processos de design mecnico ISO protocolo de aplicao 10303-224: definio do produto mecnico para planejamento do processo de uso de recursos de usinagem ISO protocolo de aplicao 10303-238: modelo de aplicativo interpretado por controladores numricos computadorizados (STEPNC)

Anda mungkin juga menyukai