Anda di halaman 1dari 5

Aula 01

Sistemas Materiais
A Qumica (do egpcio kme (chem), significando "terra") uma cincia que visa compreender melhor alguns acontecimentos e fenmenos que ocorrem com os materiais na natureza ou em laboratrios. Matria, ou material, tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espao, ou seja, est ao nosso redor na formao do universo.

Processo Exotrmico: Ocorre com liberao de calor, h, portanto uma diminuio da temperatura (resfriamento).

Mudanas

Estado de Agregao
Um material qualquer da natureza pode ser observado em trs fases de agregao: slido lquido gasoso.

Fases da Matria

Observaes: Um lquido em aquecimento tem suas partculas aumentando o grau de desorganizao e passando a gs. Caso seja atingida a temperatura crtica passa em definitivo a fase gasosa. Evaporao: Processo Lento e superficial (vaporizao) Ebulio: Processo rpido e em toda extenso do lquido.

Mudanas de Fases
A naftalina, um slido esbranquiado, por aquecimento, passa da fase slida para a fase gasosa. Um material pode passar por uma mudana de fase devido a uma alterao de temperatura e/ou presso. PROCESSO ENDOTRMICO: Ocorre por absoro de calor, nesse caso ocorre um aumento da temperatura (aquecimento).

Materiais da Natureza
Os materiais da natureza, a partir de suas propriedades e caractersticas so subdivididos em:

Substncia Pura
Uma substncia um tipo de material da natureza que apresenta propriedades definidas e determinadas. Uma substncia pura: - Tem composio qumica definida e constante. - Tem constantes fsicas prprias. - Resiste aos processos fsicos comuns de fracionamento. - representada por frmula. So formadas atravs de fenmenos qumicos e caracterizam-se por possurem o conjunto de molculas totalmente iguais. Podem ser simples (H2, O2, Cl2) quando formadas por um tipo s de tomos, ou compostas (H2O, NaCl) quando formadas por dois ou mais tipos de tomos diferentes.

Substncias e Misturas
Na sequncia de nosso estudo encontraremos com frequncia a expresso sistema. O termo sistema significa uma poro limitada de matria que estudada ou analisada. So formadas atravs de fenmenos Fsicos e so a reunio de duas ou mais substncias puras que no reagem entre si. Podem ser homogneas (monofsicas) ou heterogneas (difsicas, trifsicas, polifsicas).

Exemplo: Rochas.

Areia,

Granito,

Sangue,

Leite,

Frmula Molecular
Dispositivo que nos permite graficamente uma substncia. representar

Mistura Euttica
a mistura de slidos que possui o mesmo ponto de fuso. Ex.: Pb + Sn ( solda em eletrnica)

Analisando a frmula molecular de uma substncia podemos classific-la em: simples ou composta.

Misturas
um material que no possui propriedades definidas ou constantes por ser constitudo por duas ou mais substncias diferentes.

Fases
toda poro limitada, distinguida pela viso, na formao de um sistema. Todo sistema, seja uma substncia ou uma mistura, em funo do nmero de fases, pode ser classificada em: Homogneo ou Heterogneo.

Mistura Azeotrpica
Mistura de lquidos que possui o mesmo ponto de ebulio. Ex.: H2O + C2H5OH (lcool hidroflico)

Sistema Homogneo: Constitudo por uma


nica fase (monofsico). Apresenta propriedades iguais em toda sua extenso.

Exemplo: Qualquer substncia pura em uma nica fase de agregao.

Misturas Homogneas: Misturas que so


constitudas de uma nica fase. Exemplo: gua da Rede Pblica, Petrleo, lcool Hidratado, Vinho, Vinagre, Ao, Ouro 18 Quilates....

Sistema Heterogneo: Constitudo por duas


um mais fases (polifsico). Apresenta propriedades diferentes em fases distintas.

Exemplo: Uma substncia pura em duas fases de agregao; um copo com gelo e gua.

Misturas

Heterogneas:

Mistura

que

apresenta duas ou mais fases.

Exerccios
01. (ITA) - O fato de um slido, nas condies ambientes, apresentar um nico valor de massa especfica em toda sua extenso suficiente para afirmar que este slido: I. homogneo. II. monofsico. III. uma soluo slida. IV. uma substncia simples. V. Funde a uma temperatura constante. Das afirmaes feitas, esto CORRETAS a) apenas I e II. b) apenas I, II e III. c) apenas II, III e V. d) apenas IV e V. e) todas.

Este grfico apresenta uma mudana de estado fsico. Inicialmente, o sistema s tem uma fase, e esta slida. Aps a mudana, o sistema lquido. Sobre esse sistema e sua transformao, todas as afirmativas esto corretas, exceto: a) A mudana de estado uma fuso. b) A mudana de estado ocorre a partir de 50C. c) A mudana de estado termina no instante t3. d) O sistema constitudo por uma substncia pura e cristalina. e) O sistema tem mais de uma fase no instante t2.

4. (FUVEST) - Ar, gs carbnico, naftaleno, iodo, lato, ouro 18 quilates. Se esses materiais forem classificados em substncias puras e misturas, pertencero ao grupo das substncias puras: a) ar, gs carbnico e lato; b) iodo, ouro 18 quilates e naftaleno; c) gs carbnico, lato e iodo; d) ar, ouro 18 quilates e naftaleno. e) gs carbnico, iodo e naftaleno.

2. (UFSM) - A alternativa que apresenta um fenmeno fsico : a) laminao do ao b) queima de fogos de artifcio. c) amadurecimento de frutas. d) revelao de fotografia e) combusto da gasolina.

3. (UFMG) - Observe o grfico:

5. (UFRGS) - Analise os sistemas materiais abaixo, estando ambos na temperatura ambiente. I Mistura de 10 g de sal de cozinha, 30 g de areia fina, 20 mL de leo e 100 mL de gua. II Mistura de 2,0 L de CO2, 3,0 L de N2 e 1,5 L de O2. Sobre esses sistemas correto afirmar que: a) ambos so heterogneos, pois apresentam mais de uma fase.

b) em I, o sistema bifsico, aps forte agitao, e, em II, o sistema monofsico. c) em I, o sistema trifsico, aps forte agitao, e em II, o sistema monofsico. d) ambos apresentam uma nica formando sistemas homogneos. fase,

e) em I, o sistema trifsico, independentemente da ordem de adio dos componentes, e, em II, o sistema bifsico.

Gabarito
1- A 2- A 3- D 4- E 5- E

Anda mungkin juga menyukai