Anda di halaman 1dari 5

Desvendando Logun Ede

Muita coisa estranha ou inconclusiva dita sobre Logun Ede, e ainda assim h pouca informao, seja sria ou no, sobre essa divindade. Esse texto tem o intuito de reunir algumas informaes diferentes das que comummente circulam sobre esse Orix. Esta foto tirada por Verger mostra uma sacerdotisa de Logun que porta na mo direita uma espada cerimonial de bronze utilizada no sculo 19 por mulheres em suas danas. Na mo esquerda est o of/arco e flecha. Enquanto a relao entre Logun e Oxum bastante clara (como ser exposto adiante), a ligao com Erinle, ou Ibualamo, no parece to justificvel assim. Embora seja comum a afirmativa que seu pai seja Erinle, um Oriki Oxum afirma outra coisa: Orunto olufe li o bi Logun Ede. (Orunto Olufe gerou Logun Ede; traduo de Verger em Notas sobre o culto aos orixs e voduns, pg. 414) A ligao literal com Erinle que eu consegui encontrar foi num oriki Logun colhido por Verger na cidade de Ilex, no qual consta um epteto em comum com o de Erinle, colhido em Ilobu pelo mesmo: Para Logun: Ala opa fari (Ele mexe os braos fantasiosamente) Para Erinle: Apa fari (Ele movimenta os braos com imaginao) Quem /foi Orunto Olufe que figura nessa cantiga de Oxum exposta por Verger?

Orunto Olufe, provavelmente o mesmo que OBALUFE ORUNTO.

Segundo Bascom "Orunto tambm conhecido como rei da cidade de Ife, Obalufe,
Oba Ilu Ife" Neste sentido Orunto considerado um gvernante de Ife pr-Odudua. (trecho de African notes: Volume 8, University of Ibadan. Institute of African Studies - 1979). Ainda de acordo com Bascom, (Orunto...) tambm conhecido como "Oni do exterior, de fora" (Oni ode) porque ele governa fora do palcio. Em Ife havia chefes externos que eram responsveis por cada distrito da cidade, Orunto em especfico era primariamente responsvel pelo distrito de Iremo, mas como nos tempos antigos o Oni s saa em pblico duas vezes ao ano durante festividades de Orisanla e Ogun, cabia a Orunto a responsabilidade pela cidade inteira no lugar do Oni (por isso era chamado de Obalufe, isto Rei de Ife). O porque do chefe desse distrito em particular (Iremo) ser escolhido para essa funo justifica o porque Logun ser considerado um prncipe. A afirmao de que essa escolha aponta para uma linhagem anterior a Odudua que teria sido mantida dessa forma parece bem plausvel j que o nico contato pessoal entre o Oni e o Obalufe, que s ocorre uma vez por ano durante o festival de Edi, acontece na forma de uma batalha simulada. Em Ijebu-Ife (local tido como a origem do Orunto, conhecido localmente como Balufo Ijaogun) ocorre uma cerimnia na qual os sacerdotes-chefe de Obalufe Orunto so identificados como pessoas que teriam possuido a terra anteriormente ordem vigente e so eles, no o Oni ou algum sacerdote da linhagem de Odudua, que fazem as oferendas para apaziguar os deuses do solo. John Wyndham afirma em seu 'Myths of Ife', que o Obalufe clama ser descendente de Oxum.

A ligao entre Logun e Oxum reforada desde que possvel observar sua presena em mais Oriki de Oxum. Trechos de Oriki a Oxum (Verger, Notas sobre o culto aos orixs e voduns, pag. 415):

Yeye Ologun ede obinrin Pepe bi eni se osu (Me de Logun ede, mulher trivial como alguem que prepara o legume osu) Ologunede o gb(e) ru k s(e) ayo (Ologunede, aquele que tem medo no pode tornar-se uma pessoa importante)

Na pgina 418 h uma cantiga (cuja traduo que consta bem rudimentar) proveniente de Ouidah listada entre as de Oxum, mas entre parnteses est escrito para Logun Ede, seguem os trechos que considerei interessantes: Nigbo ti ko yeye mi (Onde que torna mostrar minha me)

Mo ko nigbo Ogun ode (Eu volto a mostrar onde Ogun ode)


... Kabo ti ko yeye mi (Onde que encontrar me minha) Akuko nl a bi(i) di rodo (Galo grande ele com cauda desdobrada)

Se considerada uma correspondencia entre as frases (as duas ultimas so referidas como refro), ento a frase 'Akuko nl a bii di rodo' refere-se ao supracitado 'Ogun ode'. Algumas pessoas afirmam que Logun possui ligao com Ogun, de fato so Orixs caadores, mas alm disso h um Orix que possui forte ligao com Oxum cultuado na cidade de Oxogbo chamado Owari, ele tido como o arteso que fabrica as jias de cobre que Oxum usa, e a tradio afirma que os filhos so as verdadeiras jias de Oxum. Se as jias so os filhos, e o fabricante dos filhos-jias Owari, ento ele pode ser considerado o pai de Logun Ede, no Brasil existe uma divindade adorada sob o nome de Ogun Wari. Como Ogun, tanto Owari quanto Erinle so considerados artfices metalurgicos. A relao entre Erinle e Oxum se d tambem quando o curso do rio Erinle atravessa o de Oxum em Ilobu. Deste modo a paternidade de Logun pode variar de acordo com a regio em que Oxum seja cultuada, afinal: Loogun-ede? Osun ni! (Loogun-ede? Ele Oxum!). Tamanha a ligao entre os dois, com essa frase que um antigo sacerdote de Oxum em Oxogbo respondeu quando indagado sobre Logun! E quanto caracterstica infantil de Logun, cito duas passagens de Oriki: Abikehin yeye tii yo gbogbo omo omi lenu (Filho mais novo da mezinha (Oxum) que se diverte com os outros filhos das aguas) Tima l(i) ehin yeye (r)e (Encarapitado nas costas de sua me)

A fama de ser muito belo tambm consta em Oriki: Okansoso gudugu (Ele muito s e muito belo) Oda d(i) ohun (Ele belo at na voz) Ajangolo okunrin (Homem esbelto) Ati bitibi ilebe (Ele usa roupas finas) O dara d(e) eyin oju (Ele belo at nos olhos) Okunrin sembeluju (Homem muito belo) Com Oxossi tambm compartilha alguns eptetos: Logun: Oda bi odundun (Ele fresco como a folha de odundun) Oxossi: A bi awo lolo (Que possui a pele fresca) Seus animais parecem ser o leopardo e o falco/gavio: Ekun o b(i) awo fini (Leopardo que tem o plo muito belo) Rere gbe adie ti on ti iye (O gavio pega o frango com suas penas) Panpa bi asa asode bi ologbo (Rapido como um falco, aquele que caa como um gato)

Por fim duas frases de seu /oriki que citam nomes de outras divindades (Orumil e Xapan): Okansoso Orunmila a(wa) kan ma dahun (Somente em Orunmila ns tocamos, mas ele no responde) O je oruko bi Soponna sos pe on Soponna e nia hun (Ele tem um nome como Soponna, difcil algum mau chamar-se Soponna) Concluo este texto com um trecho de uma tese de doutorado da PUC-SP de autoria de Maria das Graas de Santana Rodrigu, entitulada 'Or, na tradio dos Orixs - Um estudo nos rituais do Ile Ase Opo Afonja', que contm uma informao que s tomei conhecimento muito recentemente: O templo de If encontra-se, na cidade de Il If na Nigria e no pice do Monte Ijet est cravado o sacrrio de If, e ao lado na mesma colina est o assentamento do Orix Logun Ed. Colina encalorada devido a sua constituio rochosa a base de mica, mineral do grupo filosicato e o clima da regio ser equatoriano. L o orix Logun Ed reverenciado e conhecido como o escrivo de If. Durante a visita que fizemos esse templo, perguntamos ao Sacerdote de Oxal que nos acompanhava: __ quem mesmo o orix escrivo de If? Ele respondeu Logun Ed. Esse fato ocorreu em agosto de 1989. Assim espero que esse texto sirva pra pessoas que, como eu, no se contentaram com os textos comumente veiculados na internet e at mesmo em livros sobre o Orix Logun Ede.

Anda mungkin juga menyukai