Anda di halaman 1dari 4

OSMOSE. Algum ai j ouviu falar nesse processo chamado de Osmose?

Possvel resposta 1: Sim, a passagem de lquido atravs de uma membrana. Possvel resposta 2: Sim, a passagem se solvente por uma membrana semipermevel. Possvel resposta 3: Sim, a passagem de soluto por um membrana semipermevel. Pois bem uns acham que osmose um processo em que ocorre a passagem de soluto por uma membrana e outros acham ainda que osmose a passagem de um solvente por uma membrana semipermevel. Mas todas as respostas tem algo em comum certo? A passagem de uma substncia atravs de uma membrana , ento como vocs descreveriam esta membrana, ou seja, quais so as caractersticas que vocs acham que essa membrana semipermevel deve ter? Possvel resposta 1: Ela deve ter furinhos para permitir a passagem de solvente. Possvel resposta 2: Ela deve ser permevel ao solvente. Possvel resposta 3: Ela deve ter furinhos para permitir a passagem de soluto. Possvel resposta 4: Ela deve ser permevel ao soluto. Ta, pois bem, essa membrana semipermevel permite somente a passagem da gua, Essa passagem se da de que maneira? Do meio mais concentrado pro meio menos concentrado ou vice versa? Possvel resposta1: D o meio mais concentrado para o meio menos concentrado. Possvel resposta2: Do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Bom pessoal, vamos fazer o experimento para ver como isso acontece e consequentemente responder a essas perguntas, certo? S vou adiantar que o meio mais concentrado tambm chamado de meio hipertnico e o meio menos concentrado chamado meio hipotnico. Comear a prtica: Ovo Bom os grupos que iro fazer a prtica do ovo comearo primeiro devido ao tempo, pois o experimento do ovo mais demorado. Primeiramente vocs devero lavar o ovo com cuidado claro! Ele no pode quebrar. Em um bquer vocs devero colocar a soluo de cido actico, ou seja, o vinagre at encobrir o ovo.( Esperar at que eles terminem) E agora observem o que acontece por 5 minutos e anote as suas observaes no espao indicado e desenhem como esta pedindo ai. Enquanto isso vamos comear o experimento da batata. Bom pessoal, vocs devem descascar a batata, e dividi-la ao meio, correto? Agora no meio da batata vocs iro fazer um orifcio como este aqui. ( mostro um exemplo). Feito isso vocs devem secar o orifcio da batata e colocar uma colher de acar em uma das metades e na outra uma colher de sal. Aguardem e observar anotando as suas observaes e desenhando como esta sendo pedido. Bom agora, o grupo que esta fazendo a prtica do ovo j observou o que aconteceu com o ovo. Pessoal o que vocs puderam observar? Possvel resposta 1: O ovo se encheu de bolhas de gs. Possvel resposta 2: O ovo subiu , flutuou.

O que vocs podem concluir com isso? Por que ele flutuou? Possvel resposta 1: Por causa das bolhas de gs que aderiram a superfcie da casca do ovo. Possvel resposta 2: Essas bolhas diminuem a densidade do ovo. Isso, a densidade do conjunto ovo/camada de bolhas menor do que a densidade s do ovo. A esse fenmeno da-se o nome de? Possvel resposta 1: No sei! Empuxo o nome desse fenmeno. Muito bem agora que gs esse que esta aderido a superfcie? Possvel Resposta 1: Gs carbnico. Possvel resposta 2: Oxignio. Para responder a essa pergunta vamos considerar a reao que esta acontecendo entre a soluo de cido actico (vinagre) e a casca do ovo. Vocs saberiam me dizer qual a composio da casca do ovo? Possvel resposta 1: Clcio. Possvel resposta 2: Carbonato de clcio. Correto! Ento esta acontecendo esta reao entre o cido actico e o carbonato de clcio, agora vocs podem me dizer quem seria essa camada de gs aderida a superfcie da casca do ovo? Possvel resposta 1: Gs carbnico. Isso mesmo, esta sendo liberado gs carbnico desta reao. No temos esse tempo, mas decorrido aproximadamente 24 horas, ou seja, um dia toda essa casca ter sido consumida com o cido actico. (Pegarei os ovos sem casca para que eles observem). Sendo assim ela estar com o seguinte aspecto, (Mostro um ovo em soluo sem retirar os restos de casca). Lavando ento este ovo, com muito cuidado e retirando esse resto de casca. Eu vou perceber que o ovo fica envolvido apenas por uma membrana. Mergulhando esses ovos em diferentes solues, como destacado nessa tabelinha, e aguardando mais um tempo vocs iro perceber algumas alteraes. ( Entrego os ovos em solues para que eles analisem). Anotem as alteraes na folha do roteiro e tentem responder as perguntas. Voltando para o experimento da batata. Bom pessoal o que vocs conseguiram percebem? Possvel resposta 1: O sal e o acar esto molhados. De onde veio essa gua? Possvel resposta 1: Da batata. Isso essa gua veio das clulas da batata. A batata mudou de consistncia de cor ? Possvel resposta 1: Sim ela ficou mais escura e mais mole. Por que vocs acham que isso acontece? Possvel resposta 1: ela esta perdendo gua para o sal e o acar e por isso ela esta mais mole. Esta escurecida porque sua superfcie esta reagindo com o ar. Bom agora vou dar uns minutinhos para vocs responderem as questes.

Todo mundo j respondeu, agora vamos discutir os resultados. E ai pessoal o que vocs me dizem agora? O fenmeno da osmose se da do meio menos concentrado para o mais concentrado ou do mais concentrado para o menos concentrado? Possvel resposta 1: Do meio mais concentrado para o meio menos concentrado. Isso mesmo podemos tambm falar que essa passagem de gua vai do meio hipertnico para o meio hipotnico, onde o meio hipotnico o de menor concentrao e o hipertnico o de maior concentrao. E ai pessoal do ponto de vista biolgico, vocs saberiam me dizer qual a importncia, ou melhor, qual a necessidade do ovo ter essa membrana semipermevel? Possvel resposta 1: necessrio para que o feto possa respirar. Isso mesmo, essa membrana permite que ocorra a troca de gases (O 2/CO2), que necessria para a respirao do feto. Pessoal esses fenmenos observados podem ser relacionados com a desidratao dos alimentos? Possvel resposta 1: Sim E qual o objetivo dessa desidratao? Possvel resposta 1: Essa desidratao feita para conservar os alimentos. Possvel resposta 2: No sei. Ento eles desidratam os alimentos para que eles se conservem em ambiente sem refrigerao, e possuam maior durabilidade. Um bom exemplo o das frutas em compotas muito aucarada, a fruta faz osmose, perde umidade e ganha muito acar, logo nenhum micro-organismo consegue viver no alimento, pois a gua lquida necessria para os micooganismos que iro se alimentar dessas frutas. Pois bem, quando ficamos com diarreia ou com virose, todo mundo j deve ter tido uma experincia dessas. Certo? Nesses casos aps algum tempo nessa situao ficamos desidratados e consequentemente precisamos nos reidratar, para isso o que devemos fazer? Possvel resposta 1: Tomar soro. Possvel resposta 2: Tomar gua. Ento gente a gua no a melhor maneira de nos hidratarmos nesse caso, o eficiente seria mesmo o soro, baseado em tudo que falamos ate agora vocs saberiam me dizer porque isso acontece? Possvel resposta 1: Por que a gua no consegue passar para dentro de nossas clulas. Isso mesmo, nesses casos a simples ingesto de gua no suficiente pois o rpido movimento da gua nos tubos digestivos impede que ela seja absorvida pelos nossos tecidos das clulas. A maneira corretar de se reidratar ento seria a ingesto de uma soluo contendo quantidades adequadas de glicose e alguns sais propicia uma absoro adequada pelas clulas das paredes intestinais. Dessa maneira algum sofrendo de diarreia pode repor lquidos e sais ingerindo essa soluo. Isso contorna a necessidade de hidratao intravenosa, um processo invasivo que pode causar transtornos s crianas, alem de ser de fcil administrao.

Anda mungkin juga menyukai