Anda di halaman 1dari 9

Descrio da Casa A casa Citrohan , dentro de trs prottipos bsicos criados por Le Corbusier para criar habitao que

e pode ser construdo em sries como mquinas, a mais desenvolvida ao longo de sua carreira. Ele um dos tpicos de pesquisa de base LC interesse na industrializao e as novas formas de habitao de uma casa espera de parecer lgico e econmica para todos O ponto de vista de sua experincia visual de um espao que foi percebido no popular bares Paris: duas paredes paralelas dupla altura de p entre um loft e tem uma entrada de luz na sua extremidade livre . Le Corbusier reconhece as virtudes presentes nesta formulao simples, especialmente sua capacidade de permitir rica em seo , o que soma liberdade ganhou terreno em seu trabalho anterior com estrutura Domino de pilares e vigas de concreto armado, com o abrir escada para no perfurar a laje , seguindo uma estrita lgica construtiva .

Conceito Este prottipo, desde a sua designao reflete efeitos claros que nortearam sua concepo. Le Corbusier chamou de casa Citrohan "se no Citroen", usado para esclarecer, e tambm se referiu a ele como "mquina de morar". Estas so maneiras bvias de se referir a suas principais preocupaes em relao a essa clula, que podem ser construdos em srie como carros. Prfabricao foi ainda proposto, o que reduziu a sua "utillage" ou para o equipamento mnimo necessrio para o benefcio dos espaos de vida, isto , em suma, para viver como eles eram carros-conceito, barcos e avies para mover conceito.

A casa teve cinco verses; Primeira verso 1920 A casa Citrohan 1 ( 1920) consistia de trs andares sobrepostos. No piso trreo, foram localizados na parte da frente , as reas de estar e de jantar, e no fundo , a cozinha e servio. No primeiro andar , o fundo era o quarto principal com casa de banho privativa , e comparou-os com o boudoir , uma espcie de ser quarto ntimo ou no vcuo balconeaba o dobro da altura da sala de estar . O segundo andar contido na parte inferior dois nicos quartos banheiros mnimos e na frente foi o terrao com jardim , que oferecia a possibilidade

de recuperar , no telhado, o terreno natural ocupado pelo movimento da clula. Este jardim no terrao mais tarde se tornaria um dos cinco princpios fundamentais deste primeiro perodo de Le Corbusier.

Os trs nveis de esta clula foram ligados por uma escada que subiu ao longo de uma das paredes laterais. A origem desta clula viva prottipo com p direito duplo deve ser procurada nos estdios parisienses de pintores e artistas da poca, eles costumavam ter um estdio com janela dupla altura virado para norte ( luz, mas sem sol ) e quartos como parte do p direito duplo neste atelier . Sobre este tipo de objeto , optou pela utilizao e tradio, Le Corbusier iniciou um processo de sucessivas purgas em busca de seu celular ideal. O modelo 1920 tinha na testa a grande janela de dupla altura resolvido com carpintaria industrial, de painis verticais estreitas , como aquelas que podem ser encontrados em estudos parisienses annimas. Alm disso , a clula de volume pura central apresentou duas adies : o lado linha diagonal da escada e a projeco superior formada pelos dois quartos individuais .

Segunda verso 1920 A escada externa absorvida pelo principal volume de uma sntese formal que tende a reafirmar a primazia do que , tornando-se no interior. Contraditrio que a sntese gesto, Le Corbusier supresso teste de metais prgola terrao tendem a delinear um princpio de reconstituio do volume total , de modo que a parte superior do corpo dos quartos, para fundir com ele , coloca em crise . Isto contribui em certa medida, a adio de beirais , suportados por colunas finas, que tira toda a altura da fachada principal.

Terceira verso 1922 Em 1922 , h uma terceira verso da casa Citrohan apresenta uma inovao fundamental . Toda a clula , como foi descrito acima, aparece elevada em estacas , gerando assim um piso baixo ao nvel do solo para funes de servio da casa : garagem, galpo , etc . Faz a sua apario neste julgamento o segundo dos cinco princpios mencionados acima : a casa do cho apoiado em estacas. A clula assim

arranjado, cercada por uma varanda permetro , o que j no aparecem em verses posteriores . O caso desta varanda pode ver claramente como Le Corbusier , nas sucessivas fases do processo de encontrar uma soluo purificada, ento usado para testar elementos que definitivamente descartados por causa de sua prpria concepo de uma sntese conceitual e formal. A varanda , que forma um acessrio que dificultou sua busca por um volume puro e fechado, sero removidos de seus exemplos da arquitetura domstica.

Quarta verso 1925 Em 1925 , ele apresentou a primeira oportunidade de Le Corbusier para construir seu celular Citrohan . O industrial Fruges srie de testes oferece a sua proposta para a construo de um bairro para os trabalhadores e empregados da indstria na cidade de Pessac . As clulas reunidas resultantes constituem uma quarta verso , este tempo econmica , o prottipo . Nascido para enfrentar a soluo de um programa de habitao a preos acessveis , em termos reais , Le Corbusier , superfcies prottipo reduz , elimina a dupla altura e tem os elementos da clula a um mnimo. O prottipo mais comum as duas clulas unidas pela parede de trs , de costas, por assim dizer. Um corredor aberto passou para uma sala fechada, o que parte das escadas , desta vez cruzado com respeito ao eixo longitudinal da clula, o que leva ao primeiro andar. No topo, a escada separa de estar e jantar , ele menor , cozinha e servio. No segundo andar , a escada , por sua vez separa os dois quartos , que ocupam toda a planta , no deixando espao para a dupla altura dos exemplos anteriores. O nico banho foi reduzida para as dimenses mnimas. Sob o ponto de chegada da escada leva a uma aterragem de fora, a partir do qual uma outra escada , no entanto, externo, leva para o terrao . Isto tem duas partes: uma plataforma para a frente e uma de concreto ao ar livre que forma o teto prprio jardim.

A grande janela correspondente ao dobro da altura no existir : substitudo por duas janelas alongadas horizontalmente , que ocupam toda a largura da parte da frente , uma na sala de estar e um quarto para o mestre. Aparece aqui pela primeira vez na clula Citrohan , um dos seus princpios fundamentais , a janela alongada .

Quinta verso 1927 Em 1927, Le Corbusier , convidado para a famosa exposio Weissenhoff em Stuttgart , utilizado para a sua quinta verso do prottipo, em todos os sentidos o mais refinado da srie. Os elementos constitutivos so os mesmos que teve a terceira verso de 1922, mas refinado e enriquecido por uma maior flexibilidade de design. O acesso no piso trreo e livremente resolve dependncias , por trs da cortina de estacas visualmente por um caminho com projees volumtricas semi- cilndricos. No primeiro andar, os habituais salas de estar e jantar, cozinha e operao so resolvidos com extrema simplicidade , atravs da utilizao de trs parties , duas curvas , e um centro de casa. O segundo andar reservado como de costume para o quarto principal e boudoir balconeante . O uso de paredes curvas resolve acabadamente o design mnimo banheiro subdiviso . Esta quinta edio notvel em mais maneiras do que uma. Estrita conformidade com o programa funcional , a resoluo acabou de todos os elementos de composio com recursos extremamente simples , formam um tempo de concluso da srie. Embora os exemplos que vimos a importncia que atribui resoluo Le Corbusier corrigir problemas funcionais, como um ponto de partida para uma proposta arquitetnica vlida , neste caso, os elementos utilizados para se chegar a essa deciso sntese construtiva e plstica total . Stuttgart totalmente maduro em cinco pontos da poltica de Le Corbusier. Com o uso das pilhas , o jardim do telhado e da janela alongada , j conhecido , agora so adicionados o plano gratuito e fachada livre . O piso plano aberto evidente na plasticidade e funcionalidade global que gerencia suas paredes retas ou curvas , independentemente da funo exercida por manter as pilhas de finos. A fachada livre permite o aparecimento de grande janela de altura dupla , janelas laterais alongadas e um pequeno plpito varanda moldada de acordo com as necessidades do programa funcional. Na verdade, como veremos a seguir , a fachada livre destinado a Le Corbusier a possibilidade de liberar as funes de rolamento parede do recinto , para classificar os slidos e vazios de acordo com critrios de composio geomtricas. Volume total , finalmente , reconstrudo como um paraleleppedo pura , sada atravs de um feixe que percorre os dois lados livres do terrao , a forma primria praticamente reconstrudo . Vemos , atravs da evoluo da Citrohan Mansion como coerncia perfeita conhecer as concepes de Le Corbusier : a partir de um tipo de objeto que tem sua origem nas casas de estdio de Paris, um prottipo formulado , o que atravs de um processo de sucessivas purgas , pode chegar a uma

sntese que constitui a " soluo perfeita " , o modelo ideal para a resoluo do problema universal

Espaos Deve notar-se a influncia do espao, com a abertura total da sala, para a separao do lado de fora e matizada entre quartos , o percurso que o obriga a explorao de toda a construo , a plasticidade livres de paredes internas , os mveis, frequentemente concreto ou incorporado como parte da casa , o contraste entre a caixa-base e outros elementos estruturais do recinto, e tantas outras questes que fazem desta casa um dos marcos da arquitetura moderna .

Estrutura Concrete incio esqueleto no local, o torno. Paredes da membrana 3 centmetros de cimento projetadas em palastro implantado, deixando um vcuo de 20 polegadas.

As lajes do mesmo mdulo , janela linhas cremalheiras de fbrica com janelas teis no mesmo mdulo . O arranjo de acordo com a vida familiar : a luz abundante quanto ao destino dos quartos , as necessidades de higiene favorecidas , os servidores tratados com respeito. No Citrohan , a localizao das janelas particularmente sutil e medir a altura das plantas , graas ao boom de recortes subseqente e imaginar a funo de um dos quartos , graas s janelas anteriores e aberturas de tamanhos diferentes . A estrutura em pilares de 0,25 x0, 25mts folhas incluindo livres leves 2,5 metros longitudinal e transversalmente 5m , permitindo a modulao e industrializao das janelas de 1,1 x2, 5m . Em paralelo com as estadias de habitao do corpo ( de 5x11.75mts ) colocado , sem fragmentar o quadro, a largura da escada de 0,95 metros. A altura dos pilares , entre vigas de 0,25 m na borda, de 2,2 metros.

FOTOS MUSEU EM

Anda mungkin juga menyukai