Anda di halaman 1dari 2

LEI N 1.533, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1951 Altera disposies do Cdigo de Processo Civil, relativas ao mandado de segurana.

c Publicada no DOU de 31-12-1951. c Lei n 4.348, de 26-6-1964, estabelece normas relativas ao mandado de segurana. c Smulas nos 622 a 632 do STF.

Art. 1 Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus, sempre que, ilegalmente ou com abuso do poder, algum sofrer violao ou houver justo receio de sofr-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera.
c Smulas nos 213 e 333 do STJ.

1 Consideram-se autoridades, para os efeitos desta Lei, os representantes ou administradores das entidades autrquicas e das pessoas naturais ou jurdicas com funes delegadas do Poder Pblico, somente no que entender com essas funes.
c 1 com a redao dada pela Lei n 9.259, de 9-1-1996.

2 Quando o direito ameaado ou violado couber a vrias pessoas, qualquer delas poder requerer o mandado de segurana. Art. 2 Considerar-se- federal a autoridade coatora se as conseqncias de ordem patrimonial do ato contra o qual se requer o mandado houverem de ser suportadas pela Unio Federal ou pelas entidades autrquicas federais. Art. 3 O titular de direito lquido e certo decorrente de direito, em condies idnticas, de terceiro, poder impetrar mandado de segurana a favor do direito originrio, se o seu titular no o fizer, em prazo razovel, apesar de para isso notificado judicialmente. Art. 4 Em caso de urgncia, permitido, observados os requisitos desta Lei, impetrar o mandado de segurana por telegrama ou radiograma ao juiz competente, que poder determinar seja feita pela mesma forma a notificao autoridade coatora. Art. 5 No se dar mandado de segurana quando se tratar: I de ato de que caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independente de cauo; II de despacho ou deciso judicial, quando haja recurso previsto nas leis processuais ou possa ser modificado por via de correio;
c Sm. n 267 do STF. c Sm. n 202 do STJ.

III de ato disciplinar, salvo quando praticado por autoridade incompetente ou com inobservncia de formalidade essencial. Art. 6 A petio inicial, que dever preencher os requisitos dos artigos 158 e 159 do Cdigo de Processo Civil, ser apresentada em duas vias e os documentos, que instrurem a primeira, devero ser reproduzidos, por cpia, na segunda.
c O artigo refere-se ao CPC/1939. Tratam da matria os arts. 282 e 283 do CPC vigente.

Pargrafo nico. No caso em que o documento necessrio prova do alegado se ache em repartio ou estabelecimento pblico, ou em poder de autoridade que recuse fornec-lo por certido, o juiz ordenar, preliminarmente, por ofcio, a exibio desse documento em original ou em cpia autntica e marcar para o cumprimento da ordem o prazo de dez dias. Se a autoridade que tiver procedido dessa maneira for a prpria coatora, a ordem farse- no prprio instrumento da notificao. O escrivo extrair cpias do documento para junt-las segunda via da petio. Art. 7 Ao despachar a inicial, o juiz ordenar: I que se notifique o coator do contedo da petio, entregando-lhe a segunda via apresentada pelo requerente, com as cpias dos documentos, a fim de que, no prazo de dez dias, preste as informaes que achar necessrias;
c Art. 1, a, da Lei n 4.348, de 26-6-1964, que estabelece normas processuais relativas a mandado de segurana e alterou o prazo para a prestao de informaes pela autoridade coatora de 15 (quinze) para 10 (dez) dias.

II que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando for relevante o fundamento e do ato impugnado puder resultar a ineficcia da medida, caso seja deferida.
c Sm. n 405 do STF.

Art. 8 A inicial ser desde logo indeferida quando no for caso de mandado de segurana ou lhe faltar algum dos requisitos desta Lei. Pargrafo nico. De despacho de indeferimento caber o recurso previsto no artigo 12. Art. 9 Feita a notificao, o serventurio em cujo cartrio corra o feito juntar aos autos cpia autntica do ofcio endereado ao coator, bem como a prova da entrega a este ou da sua recusa em aceit-lo ou dar recibo. Art. 10. Findo o prazo a que se refere o item I do artigo 7 e ouvido o representante do Ministrio Pblico dentro em cinco dias, os autos sero conclusos ao juiz, independente de solicitao da parte, para a deciso, a qual dever ser proferida em cinco dias, tenham sido ou no prestadas as informaes pela autoridade coatora.
c Sm. n 105 do STJ.

Art. 11. Julgado procedente o pedido, o juiz transmitir em ofcio, por mo do oficial do juzo ou pelo correio, mediante registro com recibo de volta, ou por telegrama, radiograma ou telefonema, conforme o requerer o peticionrio, o inteiro teor da sentena autoridade coatora. Pargrafo nico. Os originais, no caso de transmisso telegrfica, radiofnica ou telefnica, devero ser apresentados agncia expedidora com a firma do juiz devidamente reconhecida. Art. 12. Da sentena, negando ou concedendo o mandado, cabe apelao.
c Caput com a redao dada pela Lei n 6.014, de 3-7-1974. c Sm. n 405 do STF. c Smulas nos 169 e 177 do STJ.

Pargrafo nico. A sentena, que conceder o mandado, fica sujeita ao duplo grau de jurisdio, podendo, entretanto, ser executada provisoriamente. Art. 13. Quando o mandado for concedido e o Presidente do Tribunal, ao qual competir o conhecimento do recurso, ordenar ao juiz a suspenso da execuo da sentena, desse seu ato caber agravo para o Tribunal a que presida. Art. 14. Nos casos de competncia do Supremo Tribunal Federal e dos demais tribunais caber ao relator a instruo do processo. Art. 15. A deciso do mandado de segurana no impedir que o requerente, por ao prpria, pleiteie os seus direitos e os respectivos efeitos patrimoniais. Art. 16. O pedido de mandado de segurana poder ser renovado se a deciso denegatria no lhe houver apreciado o mrito. Art. 17. Os processos de mandado de segurana tero prioridade sobre todos os atos judiciais, salvo habeas corpus. Na instncia superior devero ser levados a julgamento na primeira sesso que se seguir data em que, feita a distribuio, forem conclusos ao relator. Pargrafo nico. O prazo para a concluso no poder exceder de vinte e quatro horas, a contar da distribuio. Art. 18. O direito de requerer mandado de segurana extinguir-se- decorridos cento e vinte dias contados da cincia, pelo interessado, do ato impugnado.
c Sm. n 632 do STF.

Art. 19. Aplicam-se ao processo do mandado de segurana os artigos do Cdigo de Processo Civil que regulam o litisconsrcio.
c Arts. 46 a 49 do CPC. c Sm. n 631 do STF.

Art. 20. Revogam-se os dispositivos do Cdigo de Processo Civil sobre o assunto e mais disposies em contrrio. Art. 21. Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao. Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 1951; 130 da Independncia e 63 da Repblica. Getlio Vargas

Anda mungkin juga menyukai