Anda di halaman 1dari 56

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTO

SUPERINTENDNCIA CENTRAL DE PERCIA MDICA E SADE OCUPACIONAL - SCPMSO

Prezado (a) servidor (a),

Esta cartilha tem o objetivo de fornecer informaes essenciais sobre a atividade mdico-pericial da Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional da Secretaria de Estado do Planejamento e Gesto. Elaboramos o presente trabalho com o intuito de fornecer subsdios que facilitem o seu entendimento quanto aos procedimentos necessrios obteno dos benefcios da competncia desta Superintendncia. Entendemos que cada um de ns tem seu papel e sua importncia, portanto, desejamos que todos tenham a oportunidade de desenvolver seu trabalho de maneira eficiente.

Cludia Valria Coutinho Machado Diretora Central de Suporte Tcnico Administrativo

SUMRIO
3 - Documento original de identidade, com foto e assinatura....................................12

Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional SCPMSO


A Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional a unidade administrativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto - SEPLAG - que tem por finalidade gerir as atividades de percias mdicas e a poltica de sade ocupacional no mbito do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, conforme disposto na Lei 16.192, publicada em 24 de junho de 2006, e regulamentada pelo Decreto 44.817, publicado em 21 de maio de 2008.

Competncia da SCPMSO
Normatizar, orientar, implementar e executar as atividades de Percia Mdica e Sade Ocupacional dos servidores da Administrao Pblica Direta, Autrquica e Fundacional do Poder Executivo, com exceo dos servidores da Fundao Hospitalar do Estado de Minas Gerais FHEMIG, do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Minas Gerais DER, da Polcia Civil, da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Misso da SCPMSO
Propiciar a preveno de doenas ocupacionais e acidentes de trabalho, a melhoria contnua das condies ambientais de trabalho e garantir ao servidor e ao Estado a avaliao criteriosa da capacidade

laborativa atravs de um atendimento eficiente e respeitoso, no mbito do poder executivo estadual.

Viso:
Ser referncia nacional em servios de percia mdica estadual at 2010; Conceber, implantar e consolidar de forma participativa o sistema de sade ocupacional at 2010.

ATIVIDADES DA SUPERINTENDNCIA CENTRAL DE PERCIA MDICA E SADE OCUPACIONAL SCPMSO


1. Sade Ocupacional 1.1 Exame Pr-admissional (nomeao, designao e contrato administrativo) 1.2 Caracterizao de Acidente de Trabalho 1.3 Caracterizao de Doena Profissional 1.4 Caracterizao de situaes de insalubridade, periculosidade e penosidade. 2. Percia Mdica 2.1 Licena para Tratamento de Sade - LTS (Avaliao de Incapacidade Temporria) 2.2 Auxlio-Doena (Avaliao de Incapacidade Temporria de acordo com o Art.9 da Lei Complementar 100/07) 2.3 Adaptao de Horrio 2.4 Avaliao de Especialidade 2.5 Caracterizao de Deficincia - CADE 2.6 Ajustamento Funcional 2.7 Avaliao de Incapacidade Total e Definitiva para o Servio Pblico (Aposentadoria) 2.8 Iseno de Imposto de Renda 2.9 Reverso 2.10 Reintegrao 2.11 Licena ex-offcio 2.12 Processo Administrativo

3. Laudo Indireto 3.1 Reduo de Jornada de Trabalho 3.2 Licena por motivo de doena em pessoa da famlia

4. Reviso 4.1 Licena para Tratamento de Sade - LTS (Avaliao de Incapacidade Temporria) 4.3 Pr-Admissional (nomeao, designao e contrato administrativo)

ATIVIDADES DA SUPERINTENDNCIA CENTRAL DE PERCIA MDICA E SADE OCUPACIONAL SCPMSO NAS REGIONAIS DE PERCIA 1. Sade Ocupacional 1.1 Exame Pr-admissional (nomeao, designao e contrato administrativo) 1.2 Caracterizao de Acidente de trabalho 2. Percia Mdica 2.1 Licena para Tratamento de Sade - LTS (Avaliao de Incapacidade Temporria) 2.2 Auxlio-Doena (Avaliao de Incapacidade Temporria de acordo com o Art.9 da Lei Complementar 100/07) 2.3 Adaptao de Horrio 3. Laudo Indireto 3.1 Reduo de Jornada de Trabalho 3.2 Licena por motivo de doena em pessoa da famlia 4. Reviso 4.1 Licena para Tratamento de Sade - LTS (Avaliao de Incapacidade Temporria)

4.2 Pr-Admissional (nomeao, designao e contrato administrativo)

CONCEITOS BSICOS PARA A PERCIA

CANDIDATO = Nomeado, Designado e Contrato Administrativo.

SERVIDOR EFETIVO

= Ocupante de cargo de provimento

efetivo (concursado, funo pblica e designado efetivados, membro da magistratura e do Ministrio Publico, Conselheiro do Tribunal de Contas, aposentado, servidor em disponibilidade e notrios que ingressaram at 1994 e optaram pelo Regime Prprio).
SEGURADO = servidor no efetivo, regido pelo Regime Geral

de Previdncia Social - RGPS. SEGURADO (atendido pela percia) = Servidor no efetivo que no mantm vnculo empregatcio com o Estado e estava em gozo de auxilio doena nos 60 (sessenta) dias anteriores data da publicao da Lei Complementar n 100/2007 e permanece em gozo do benefcio.

EXAME MDICO PR ADMISSIONAL


Lei n. 869 de 05 de julho de 1952 Decreto n. 44.638 de 10 de outubro de 2007 Instruo Normativa SCPMSO n. 001 de 20 de janeiro de 2007 Instruo Normativa SCAP n. 012 de 18 de dezembro de 2007 Resoluo SEPLAG n. 18 de 25 de abril de 2007 Decreto n 45.062 de 13 de maro de 2009 (designados funo pblica nas Escolas Estaduais) Resoluo SEPLAG n. 17 de 16 de maro de 2009 (designados funo pblica nas Escolas Estaduais)

Conforme o disposto no item VI do artigo 13 da Lei n. 869/52, s poder ser provido em cargo pblico quem gozar de boa sade, comprovada em inspeo mdica. De acordo com o Art. 2 da Instruo Normativa SCAP 12/07, obrigatria a realizao de exame mdico para o exerccio de cargos e funes no Governo do Estado de Minas Gerais. Todo ingresso no servio pblico dever ser precedido de exame mdico pr-admissional. (Decreto n. 44.638/2007). De acordo com o Art.1 da Resoluo SEPLAG n 17 de 16.03.09, ficam os designados ao exerccio de funo pblica nas escolas estaduais, nos termos do art. 10 da Lei n. 10.254/1990, autorizados a apresentar exame admissional atestado por profissional mdico competente no pertencente ao corpo pericial da Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional - SCPMSO - desta Secretaria, observadas as regras desta Resoluo. Locais de realizao: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG para candidatos residentes ou nomeados/ designados/contratados para capital e regio metropolitana; Regionais de Percia para candidatos residentes ou nomeados/ designados/contratados para a cidade sede da regional ou da sua rea de abrangncia; Outros locais indicados pela SCPMSO, Posto de Sade da cidade de residncia ou do local de trabalho. Exames necessrios de acordo com a Resoluo SEPLAG N. 18 de 25/04/2007 I - hemograma; II - contagem de plaquetas; III - urina rotina; IV - glicemia de jejum; V - laringoscopia indireta com laudo descritivo ou videolaringoscopia, somente para os candidatos funo de Professor; e VI - outros especificados no edital do concurso. Na inspeo mdica podero ser exigidos exames complementares julgados necessrios para a sua concluso. e testes

Documentos Necessrios: I - Boletim de Inspeo Mdica BIM devidamente preenchido (frente); II - fotocpia da publicao de nomeao, da ata de designao ou documento de apresentao do candidato pelo rgo de origem; III - documento original de identidade, com foto e assinatura; IV - comprovante de inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica - CPF; V - certificado de comparecimento palestra de sade vocal, somente para os candidatos nomeados para o cargo de Professor, lotados nas localidades onde o Programa de Sade Vocal esteja implantado.

A palestra ser oferecida peridica e gratuitamente pela Secretaria Estado de Planejamento e Gesto, por meio da Diretoria Central Sade Ocupacional da SCPMSO, com emisso do Certificado Concluso vlido por 2 (dois) anos. A SCPMSO normatizar, para cada localidade em que o Programa Sade Vocal for implantado, os procedimentos para participao palestra.

de de de de na

Nas percias mdicas no sero aceitos resultados de exames emitidos da internet, por fax ou fotocopiados. Validade dos Exames Complementares: - 30 dias anteriores data de marcao da percia para os exames de: hemograma, contagem de plaquetas, glicemia de jejum, urina rotina. - 90 dias anteriores data de marcao da percia para o exame de laringoscopia indireta descritiva ou videolaringoscopia. Estar dispensado de realizar novo Exame Mdico Pr-Admissional: Servidor ocupante de cargo efetivo investido em cargo de provimento em comisso ou funo pblica da mesma natureza; Servidor ocupante exclusivamente de cargo de provimento em comisso de recrutamento amplo, investido em outro cargo de mesma natureza, sem interrupo; ou Candidato a contrato temporrio considerado apto em exame mdico pr-admissional realizado ou homologado por perito oficial, em funo da mesma natureza, desde que o candidato no tenha permanecido afastado para tratamento de sade por perodo superior a trinta dias consecutivos ou no, nos trezentos e sessenta e cinco dias anteriores assinatura do novo contrato e no tenha ocorrido interrupo do contrato. No ser considerada a interrupo do contrato ocorrida no perodo de trezentos e sessenta e cinco dias, a contar da realizao do exame mdico pr-admissional. Consideram-se da mesma natureza os cargos ou funes que se assemelham quanto qualificao exigida para o desempenho de suas atribuies especficas ou que exponham o servidor a riscos ocupacionais semelhantes em natureza, grau e intensidade. Cabe Diretoria Central de Sade Ocupacional da SCPMSO decidir, em caso de dvida, se os cargos ou as funes so da mesma natureza ouvida, se necessrio, a Superintendncia Central de Gesto de Recursos Humanos da SEPLAG, pela sua unidade prpria. Estar obrigado a realizar novo Exame Mdico Pr-Admissional, ainda que obedecidas as condies anteriores: - Servidor designado que tiver se afastado do trabalho por motivo de sade ou recebido auxlio-doena por perodo superior a 30 (trinta) dias, consecutivos ou no, nos trezentos e sessenta e cinco dias anteriores assinatura do novo contrato. - Servidor que tenha interrompido o contrato aps um ano da realizao do exame pr-admissional.

RECURSO: Caber recurso, ao Diretor da Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional da SEPLAG - SCPMSO, da concluso que considerar o candidato inapto a ingresso no servio pblico: Dever ser interposto pelo candidato, por meio de requerimento fundamentado, no prazo mximo de 10 (dez) dias a contar da data de publicao; a juntada de documentos ao requerimento facultativa; o diretor da SCPMSO poder convocar o recorrente para novo exame por junta mdica ou multidisciplinar; o recurso ser decidido no prazo mximo de 30(trinta) dias teis; a deciso do recurso ser publicada no rgo Oficial dos Poderes do Estado Minas Gerais; A interposio do recurso suspende o prazo legal para a posse do servidor, at seu trnsito em julgado na esfera administrativa.

EXAME MDICO PR ADMISSIONAL (designados funo pblica nas Escolas Estaduais)


Decreto n 45.062 de 13 de maro de 2009 Resoluo SEPLAG n. 17 de 16 de maro de 2009 Os designados ao exerccio de funo pblica nas escolas estaduais podero apresentar, mediante autorizao da SEPLAG, em substituio ao exame pr-admissional realizado pela SCPMSO, atestado de profissional mdico competente. Se o candidato optar por realizar o exame com profissional de sua preferncia, dever entregar o resultado da aptido autoridade responsvel pela designao. O resultado dever ser arquivado no Processo Funcional do servidor, para fins de direito e atendimento a diligncias oficiais. Nesse caso, ser dispensado da homologao realizada pela Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional ou pelas Unidades Periciais. O exame admissional disciplinado na Resoluo consistir na realizao de avaliao clnica, abrangendo anamnese ocupacional e exame fsico e mental. Havendo dvidas quanto exatido ou autenticidade do exame mdico apresentado, dever a chefia imediata encaminhar o candidato para realizao de novos exames junto a Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional - SCPMSO.

CARACTERIZAO DE DEFICINCIA-CADE
Lei n. 11.867 28 de julho de 1995 Lei n. 13.465 12 de janeiro de 2000

Decreto n. 42.257 15 de janeiro de 2002 Decreto Federal n. 3.298 20 de dezembro de 1999 Decreto Federal n. 5.296 de 02 de dezembro de 2004 Fica a administrao pblica direta e indireta do Estado obrigada a reservar 10% (dez por cento) dos cargos ou empregos pblicos, em todos os nveis para pessoas portadoras de deficincia. Pessoa portadora de deficincia aquela que apresenta, em carter permanente, disfuno de natureza fsica, sensorial ou mental que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro de um padro considerado normal para o ser humano. A caracterizao de deficincia ser feita sem nus, por meio de laudo, emitido aps percia realizada por junta mdica oficial na Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional SCPMSO, com base na legislao vigente.

AVALIAO TEMPORRIA

DE

INCAPACIDADE

LABORATIVA

INCAPACIDADE LABORATIVA Conceito: A impossibilidade do desempenho das funes especficas de uma atividade (ou ocupao), em conseqncia de alteraes morfopsicofisiolgicas provocadas por doena ou acidente. Licena Para Tratamento de Sade - Servidores Efetivos Lei n. 869, de 05 de julho de 1952 Decreto 43.661, de 21 de novembro de 2003 Adaptao de Horrio de Trabalho Decreto 43.661, de 21 de novembro de 2003 Art.19

LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE (LTS)


Para concesso de LTS ser indispensvel a realizao de inspeo mdica para emisso de laudo mdico e a presena de pelo menos, uma das ocorrncias: I - impossibilidade do desempenho das funes inerentes ao cargo ou aproveitamento em outras, por razes de sade; II - possibilidade de o trabalho acarretar o agravamento da doena; III - risco para terceiros.

A inspeo poder ser realizada mediante solicitao feita pelo servidor ou pela chefia imediata ou ainda pelo rgo competente para realizla. Durante a Inspeo Mdica o perito poder, a critrio clnico, solicitar a realizao de exames e testes complementares que possam subsidiar o diagnstico da ocorrncia alegada. O prazo para o servidor requerer inspeo mdica junto SCPMSO ou a outro servio por ela indicado de 03 (trs) dias teis a contar do primeiro dia de afastamento do trabalho. O requerimento fora do prazo poder acarretar perda total ou parcial do direito licena para tratamento de sade (incapacidade temporria para o trabalho). - O servidor efetivo detentor de dois cargos poder afastar em apenas um cargo, de acordo com o Parecer n 694/08 da ASSESSORIA JURDICO-ADMINISTRATIVA da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto. Documentos necessrios: 1 - Boletim de Inspeo Mdica BIM devidamente preenchido (frente). Se o servidor for detentor de dois cargos ser necessrio 01 BIM para cada cargo. 2 - Atestado Mdico ou comprovante que gerou a marcao da inspeo mdica. 3 - Documento original de identidade, com foto e assinatura. Licena Inicial: aquela que for concedida aps um intervalo mnimo de 60 dias do trmino do perodo da licena concedido anteriormente, independentemente da situao que tiver gerado a incapacidade. Locais de realizao da Inspeo Mdica: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG Regionais de Percia Outros locais indicados pela SCPMSO (Posto de Sade) Prorrogao de LTS: aquela concedida dentro de 60 dias, contados do trmino da anterior, independentemente da situao que tiver gerado a incapacidade.

Locais de realizao da Inspeo Mdica: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG Regionais de Percia.

Prazos Mximos de LTS: -Outros locais indicados pela SCPMSO (Posto de Sade) - 10 dias (Inicial) -SCPMSO ou Regionais de Percia - 60 dias (Inicial ou prorrogao) Salvo as motivadas por doenas graves, contagiosas ou incurveis definidas em lei: tuberculose ativa, cardiopatia descompensada, alienao mental, neoplasia maligna, leucemia, cegueira, lepra, pnfigo foliceo ou paralisia que impea a locomoo - Art. 172 - Lei 869/52, c/c Pargrafo 2 da Lei Complementar 64/02. Mdico Assistente do Servidor - 60 dias (Inicial ou prorrogao) Nos casos em que no existam mdicos indicados pela SCPMSO, no municpio de lotao ou no qual o servidor esteja em efetivo tratamento, em razo do estgio da doena de que seja portador, ou por exigncia do tratamento institudo, ou ainda quando o servidor se encontrar hospitalizado ou restrito ao leito, o laudo mdico pericial poder ser emitido, excepcionalmente, pelo mdico assistente do servidor, no formulrio oficial. PRAZO PARA MARCAO ENQUADRAMENTO LEGAL: Lei 869/52 Doena Profissional / Acidente de Trabalho Doenas graves, contagiosas ou incurveis Art. 158 II Art. 172 03 dias teis

Obs.: Outras situaes diferentes das anteriores Art. 158 I No caso de concesso de benefcio no resultado de inspeo mdica - RIM dever ser registrado o perodo. Ex.: Incapacidade temporria para o trabalho no perodo de __/__/____ a __/__/___ .

Desistncia de LTS concedida O servidor poder desistir de LTS concedida desde que seja considerado apto para o exerccio de suas funes, em inspeo mdica realizada na SCPMSO ou nas Regionais de Percia. RECURSO: Da denegao de LTS caber recurso ao chefe da SCPMSO, observados: Requerimento fundamentado; A juntada de documentos ao requerimento facultativa; Prazo mximo de 10 (dez) dias a contar da data de publicao ou da cincia da deciso..

O Diretor da SCPMSO poder convocar o recorrente para novo exame por junta mdica ou multidisciplinar.

ADAPTAO DE HORRIO DE TRABALHO


Artigo 19 do Decreto 43.661 de 21 de novembro de 2003 A chefia imediata do servidor poder adaptar-lhe o horrio de trabalho s prescries especiais de tratamento estabelecidas pelo seu mdico assistente, mediante orientao dos mdicos peritos da SCPMSO e das Regionais de Percia. A adaptao de horrio independe de compensao e ser precedida obrigatoriamente de inspeo mdica especfica a ser realizada na SCPMSO ou Regionais de Percia. Para ter direito adaptao de horrio, fica o servidor obrigado a entregar chefia imediata, para arquivo em sua pasta funcional, comprovante dirio de freqncia ao tratamento que deu origem ao benefcio com data, horrio e durao do atendimento. Locais de realizao da Inspeo Mdica: - Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional SCPMSO - Regionais de Percia Documentos necessrios: 1- Boletim de Inspeo Mdica BIM devidamente preenchido (frente); 2- Comprovante da situao geradora do requerimento (Comprovante de tratamento); e 3- Documento de identidade original com foto e assinatura. Se concedido, ser expedido pela SCPMSO um COMUNICADO, chefia imediata do servidor. A concesso do benefcio a partir da data da inspeo mdica. No ser emitido Resultado de Inspeo Mdica RIM. Este benefcio no publicado. - Caso o tratamento no seja iniciado no prazo de 30 (trinta) dias a partir do Comunicado, o servidor dever ser reavaliado pelo servio pericial. Prorrogao: Quando necessrio, dever fazer todo o procedimento inicial.

REVISO DE LAUDOS MDICOS


Exame mdico pr-admissional e licena para tratamento de sade concedidos nos Postos de Sade dos municpios. O laudo mdico pericial (BIM e RIM) de concesso de licena para tratamento de sade LTS, de at 10 dias que for emitido por profissional que no pertena SCPMSO ou Regional de Percia dever ser encaminhado pelo interessado, juntamente com resultados de exames complementares e outros documentos necessrios para comprovao da capacidade (pr-admissional) ou incapacidade laborativa temporria (LTS), SCPMSO ou a Regional de Percia, de acordo com a jurisdio, no prazo de at 02 (dois) dias teis. Nos termos do Decreto n.44.638/07, o prazo para envio do laudo mdico de pr-admissional de at 02 (dois) dias teis incluindo o dia da percia. Os documentos sero analisados no prazo de at 5 (cinco) dias teis, aps o recebimento na SCPMSO ou pela respectiva Regional de Percia que poder: I - homolog-los; II - solicitar esclarecimentos ao mdico emitente, ou exames complementares; ou III - convocar o servidor para ser submetido inspeo mdica pericial no referido rgo. Outras situaes: O laudo mdico pericial poder ser emitido, excepcionalmente, pelo mdico assistente do servidor, no formulrio oficial (Boletim de Inspeo Mdica BIM), por at 60 dias: - nas localidades em que no existam mdicos indicados para realizao de inspeo mdica com fins de concesso de licena para tratamento de sade; ou na localidade em que o servidor estiver em efetivo tratamento, em razo do estgio da doena de que seja portador, ou por exigncia do tratamento institudo, - quando o servidor se encontrar hospitalizado ou restrito ao leito. O laudo dever ser encaminhado SCPMSO ou a Regional de Percia, de acordo com a jurisdio, no prazo de at 02 (dois) dias teis.

CARACTERIZAO DE ACIDENTE DO TRABALHO


Lei n 869 de 05 de julho de 1952 (Artigo 108, 3). Comunicado SCSS n. 002 de 26 de julho de 1996 Conceitos: Acidente o efeito danoso que tiver como causa mediata ou imediata o exerccio das atribuies inerentes ao cargo (Lei 869, Artigo 108, 1).

Equipara-se ao acidente a agresso sofrida e no provocada pelo funcionrio no exerccio de suas atribuies (Lei 869, Artigo 108, 2). A prova do acidente ser feita em processo especial no prazo de oito dias, prorrogvel quando as circunstncias assim o exigirem, sob pena de suspenso. Documentos necessrios: 1. Declarao da Chefia, contendo os dados do servidor (nome, masp, endereo completo, cargo ou funo, repartio, horrio de trabalho e descrio detalhada do acidente especificando local, data, hora e aps quantas horas de trabalho, como ocorreu o acidente, leses provocadas, partes do corpo atingidas, objeto causador, servio mdico para o qual foi encaminhado; se houve registro policial). A descrio dever ser assinada pela chefia imediata e por duas testemunhas do acidente, devidamente identificadas. 2. Laudo de Exame Mdico referente ao primeiro atendimento , em que conste: local de apresentao do acidentado, data e hora, descrio das leses, diagnstico provvel, se existe compatibilidade entre o estgio evolutivo da(s) leso (es) e a data do acidente declarado, se h correlao entre a natureza, grau e localizao da(s) leso (es) e o histrico do acidente que a (as) teria provocado; regime de tratamento a que deve ser submetido o acidentado, durao provvel do tratamento, data e local da internao hospitalar caso tenha ocorrido, necessidade ou no de afastamento do trabalho durante o tratamento, condies patolgicas pr-existentes ao acidente, data, local, assinatura e carimbo do mdico responsvel pelo atendimento. 3. Em caso de acidente de percurso (trajeto) alm dos itens acima ser necessria a apresentao xerocpia legvel e autenticada da ocorrncia policial e incluso na declarao da chefia se o local onde ocorreu o acidente faz parte do percurso habitual do servidor. A caracterizao do Acidente do Trabalho na SCPMSO ser realizada mediante Laudo Indireto, por mdico com atribuio especfica. Nas Regionais de Percia a caracterizao do acidente de trabalho realizada no ato da inspeo mdica. Poder ser solicitado pelo perito, sempre que necessrio novos documentos ou esclarecimentos ao interessado para a concluso do caso. Locais de realizao: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG. Regionais de Percia.

CARACTERIZAO DE DOENA PROFISSIONAL


Lei n 869 de 05 de julho de 1952 - Artigo 108, 4. Conceito: Entende-se por doena profissional a que decorrer das condies do servio ou de fatos nele ocorridos, devendo o laudo mdico estabelecerlhe a rigorosa caracterizao. A referida caracterizao dever ser solicitada pelo mdico perito da SCPMSO ou da Regional de Percia ao Diretor Central de Percia Mdica da SCPMSO, que aps anlise, indicar junta multidisciplinar Documentos necessrios: 1- Boletim de Inspeo Mdica BIM devidamente preenchido (frente); 2- Documento de identidade original com foto e assinatura. 3- Relatrio mdico original (recente) 4- Cpia do contracheque (recente) 5- Resultado de exames complementares (recentes) Locais de realizao: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG.

AVALIAO DE ESPECIALIDADE
Avaliao de carter especializado por solicitao de mdico perito de regional ou da prpria SCPMSO para esclarecimento de uma situao especfica. Documentos necessrios: 1 - Boletim de Inspeo Mdica- BIM - preenchido pelo servidor sem assinatura da chefia. 2 - Documento oficial de identidade com foto e assinatura. Quando encaminhado pela Regional de Percia o Coordenador Mdico da SCPMSO quem designa o perito e o servidor convocado. Se for solicitada por perito da SCPMSO realizada nova marcao e entregue ao servidor. Local de realizao: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG.

AJUSTAMENTO FUNCIONAL
Resoluo SERHA n 2.367 de 15 de fevereiro de 1993 Instruo Normativa SCPMSO n. 002 de 01 de outubro de 2008

O servidor pblico da Administrao Direta, das Autarquias e das Fundaes Pblicas que, em virtude de acidente ou doena, tornar-se inapto para exercer as funes que lhe so especficas, ser, pelo Chefe de sua Repartio, ajustado a outras atividades compatveis com sua capacidade fsica e grau de escolaridade, assegurado os seus direitos e vantagens inerentes ao cargo ou funo de que seja detentor, at seu definitivo aproveitamento, na forma de regulamento ou legislao determinada pela norma constitucional do Estado. A condio de inapto para exercer as funes do cargo ser comprovada por laudo expedido por Junta Multidisciplinar da Superintendncia Central de Percia Mdica e sade Ocupacional - SCPMSO. O encaminhamento do servidor junta multidisciplinar se dar pelos peritos da SCPMSO e suas Unidades Periciais Regionais aps a permanncia em LTS, por um perodo mnimo de 90 (noventa) dias. Este perodo poder ser reduzido por determinao do Diretor Central de Percia Mdica. A junta multidisciplinar concluir por: I - concesso de ajustamento funcional inicial; II - permanncia em licena para tratamento de sade; III- capacidade para exercer as atribuies inerentes a seu cargo; ou IV - incapacidade total e definitiva para o Servio Pblico O servidor detentor de mais de um cargo de provimento efetivo ou estvel poder ter ajustada as atividades de apenas um deles, caso assim decida a junta multidisciplinar. Durante o perodo de ajustamento funcional o servidor poder ter adaptado seu horrio de trabalho s prescries especiais de tratamento estabelecidas pelo mdico assistente, nos termos da legislao vigente. A reavaliao do ajustamento funcional ser realizada por junta multidisciplinar, a requerimento do servidor, ao trmino do perodo de Ajustamento Funcional inicial ou prorrogao. O requerimento dever ser instrudo com os seguintes documentos: Boletim de Inspeo Mdica (BIM) preenchido administrativamente; relatrio mdico detalhado, especificando o tratamento realizado, se houve melhora do quadro clnico durante o perodo de ajustamento funcional, compatvel com o retorno do servidor s atividades inerentes ao cargo ou funo, ou se deve permanecer nas atividades em que foi ajustado; relatrio da chefia imediata com descrio detalhada das atividades desenvolvidas pelo servidor no ajustamento funcional, constantes e ocasionais, caractersticas do ambiente de trabalho e aproveitamento do servidor nas atividades. Durante o perodo de vigncia, o ajustamento funcional poder ser reavaliado por requerimento do servidor, da chefia imediata ou por deciso da SCPMSO.

A reavaliao do Ajustamento Funcional concluir por: I - continuidade do processo de ajustamento funcional; II - trmino do ajustamento funcional e retorno s atribuies inerentes ao cargo; III - trmino do ajustamento funcional e concesso de licena para tratamento de sade; IV - incapacidade total e definitiva para o servio pblico, caso o servidor esteja em licena para tratamento de sade. A concesso de Licena para Tratamento de Sade (LTS) concomitante ao Ajustamento Funcional depender de: - Agravamento da patologia que ensejou o AF - Molstia diversa daquela que ocasionou o AF. O servidor permanecer desempenhando as atividades ajustadas at que ocorra nova avaliao da junta multidisciplinar O servidor que ingressar em cargo reservado para portadores de deficincia no poder ser ajustado a outras funes, salvo caso de agravamento imprevisvel da deficincia durante o exerccio do cargo ou se adquirir outra doena incapacitante para a funo. Ocorrendo aposentadoria, demisso, exonerao, ou falecimento de servidor em ajustamento funcional, a vigncia desse benefcio terminar automaticamente. A SCPMSO poder regularizar, por meio de laudo mdico indireto, a prorrogao de ajustamento funcional do servidor que se manteve na funo ajustada at a data de publicao do afastamento preliminar para aposentadoria, mediante requerimento do interessado. A publicao do Ajustamento Funcional ser realizada Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional. pela

Local de realizao: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG. AVALIAO DE INCAPACIDADE TOTAL E DEFINITIVA PARA O SERVIO PBLICO (APOSENTADORIA POR INVALIDEZ) Constituio Federal de 1988 Lei n. 869 de 05 de julho de 1952 Lei Complementar 64 de 25 de maro de 2002 Lei Complementar 110 de 29 de dezembro de 2009. Ser concedida quando for verificado no estar o servidor em condies de reassumir o exerccio do cargo, ou ser readaptado em outro, depois de haver gozado licena para tratamento de sade, por perodo no excedente a 24 meses. O mdico perito da SCPMSO ou das Regionais de Percia dever

solicitar a realizao de junta mdica para avaliar a possibilidade de aposentadoria por invalidez (incapacidade total e definitiva) do servidor que se encontrar na situao descrita anteriormente, aps haver gozado licena para tratamento de sade. O perodo Total de LTS (Incapacidade temporria para o trabalho) no poder exceder a 24 meses, exceto ao portador de tuberculose, lepra ou pnfigo foliceo.(Art. 164 da Lei 869/52), que poder ter mais 03 prorrogaes de 12 meses de afastamento.

Doena Comum proventos proporcionais Acidente integrais Molstia integrais de Trabalho

ENQUADRAMENTO LEGAL: Art. 40, 1, inciso I da Constituio Federal de 1988 c/c Art. 8, inciso III, alnea b da Lei Complementar n 64/02. proventos Art. 40, 1, inciso I da Constituio Federal de 1988 c/c Art. 8, inciso III, alnea a, 2, inciso I da Lei Complementar n 64/02. proventos Art. 40, 1, inciso I da Constituio Federal de 1988 c/c Art. 8, inciso III, alnea a, 2, inciso II da Lei Complementar 64/02. ou Art. 40, 1, inciso I da Constituio Federal de 1988 c/c Art. 8, inciso III, alnea a, 2, inciso III

profissional

Doenas graves, contagiosas incurveis - proventos integrais.

da Lei Complementar 64/02. Se concedido o benefcio a concluso do RIM ser: Caracterizada incapacidade total e definitiva para o servio pblico. * Doenas graves, contagiosas ou incurveis especificadas em lei: Tuberculose Ativa, Alienao Mental, Esclerose Mltipla, Neoplasia Maligna, Cegueira Posterior Ao Ingresso No Servio Pblico, Hansenase, Paralisia Irreversvel E Incapacitante, Cardiopatia Grave, Doena De Parkinson, Espondiloartrose Anquilosante, Nefropatia Grave, Hepatopatia Grave, Estados Avanados Da Doena De Paget (Ostete Deformante), Contaminao Por Radiao, Sndrome Da Imunodeficincia Adquirida, Artrite Reumatide, Fibrose Cstica (Mucoviscidose), Lpus Eritematoso Disseminado (Sistmico), Pnfigo Foliceo e outras que a lei Indicar. O servidor aposentado por invalidez poder solicitar reviso de alnea de sua aposentadoria na Diretoria Central de Contagem de Tempo e Aposentadoria da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto. Se a publicao da aposentadoria for de competncia de seu rgo de lotao, o servidor dever protocolar a solicitao no referido rgo.

Documentos necessrios: 1- Boletim de Inspeo Mdica BIM devidamente preenchido (frente); 2- Documento de identidade original com foto e assinatura. 3- Relatrio mdico original (recente) 4- Cpia do contracheque (recente) 5- Resultado de exames complementares (recentes) Locais de realizao: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG. ISENO DE IMPOSTO DE RENDA Benefcio concedido a servidor aposentado ou pensionista por motivo de sade. Lei Federal n. 7.713 de 22 de dezembro de 1988 Lei Federal n. 8.541 de 23 de dezembro de 1992 Lei Federal n. 9.250 de 26 de dezembro de 1995 Lei Federal n. 11.052 de 29 de dezembro de 2004 Portaria Normativa n 1174 de 06 de setembro de 2006 Resoluo SEPLAG n 015 de 10 de abril de 2007 Ficam isentos do imposto de renda os seguintes rendimentos percebidos por pessoas fsicas: Os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em servio e os percebidos pelos portadores de molstia profissional, tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao, sndrome da imunodeficincia adquirida, fibrose cstica (mucoviscidose), com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada depois da aposentadoria ou reforma. Os valores recebidos a ttulo de penso quando o beneficirio desse rendimento for portador das doenas relacionadas acima, exceto as decorrentes de molstia profissional, com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada aps a concesso da penso. ../../Documents and Settings/assessoria3/Configura%C3%A7%C3%B5es locais/Temporary Internet Files/Content.IE5/IFYHCD2F/L8541.htm../../Documents and Settings/assessoria3/Configura%C3%A7%C3%B5es locais/Temporary Internet Files/Content.IE5/IFYHCD2F/L8541.htmA partir de 1 de janeiro de 1996, para efeito do reconhecimento de novas isenes (...), a molstia dever ser comprovada mediante laudo pericial emitido por servio mdico oficial, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (Lei

n. 9.250/1995) O servio mdico oficial fixar o prazo de validade do laudo pericial, no caso de molstias passveis de controle. No basta a indicao da molstia com o uso da CID, sendo necessria sua identificao nominal e no sendo esta coincidente com a terminologia utilizada pelo legislador, o laudo dever conter a afirmao de que a doena citada se enquadra no conceito de uma daquelas. Documentos necessrios para protocolo da solicitao requerente: 1- Relatrio mdico original (recente) ou cpia autenticada. 2- Cpia do documento de identidade. 3- Cpia do contracheque (recente). do

No dia da percia, o servidor (ou pensionista) dever apresentar os exames originais que comprovem a patologia alegada. Se for concedida a iseno, o servidor (ou pensionista) receber o Extrato de Laudo Mdico por correspondncia ou pessoalmente e dever encaminhar cpia do Laudo, autenticada em cartrio, para o setor de Pagamento de seu rgo ou entidade de lotao. Local de realizao: - Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG.

REDUO DE JORNADA DE TRABALHO


Lei n 9.401 de 18 de dezembro de 1986 Decreto n. 27.471 de 22 de outubro de 1987 Comunicado SCSS n. 001 de 26 de fevereiro de 1998 Fica o Poder Executivo autorizado a reduzir para vinte (20) horas semanais a jornada de trabalho do servidor pblico estadual legalmente responsvel por excepcional em tratamento especializado. A reduo depender de requerimento do interessado ao titular ou dirigente do rgo ou entidade em que estiver lotado, e ser instrudo com certido de nascimento, termo de curatela ou tutela e atestado mdico de que o dependente excepcional. A autoridade referida encaminhar o expediente SCPMSO ou Regional de Percia, que emitir laudo conclusivo sobre o requerimento. Ser de 6 (seis) meses o prazo de validade da concesso, podendo, no entanto, ser renovado, sucessivamente, por iguais perodos, mediante requerimento do interessado e observados os procedimentos estabelecidos no artigo 2 do Decreto 27.471. Realizada a anlise por laudo indireto do expediente, a SCPMSO ou a

Regional de Percia emitir laudo conclusivo a respeito, o qual ficar arquivado em pronturio prprio naquele rgo, sendo expedido um extrato desse laudo, onde dever ser esclarecido se a sua concluso foi favorvel ou desfavorvel ao atendimento da solicitao. Caso a concluso do laudo mdico tenha sido favorvel, o extrato, a que se refere o artigo, dever informar, tambm, se a doena identificada no atestado mdico de carter irreversvel ou provisrio. O expediente do servidor dever ser devolvido Diretoria de Recursos Humanos do rgo ou entidade de lotao do servidor.

Cessada a situao que gerou a concesso do benefcio, o servidor fica obrigado a comunicar esse fato ao setor de pessoal do seu rgo de lotao, para que seja feito o devido cancelamento da mesma, sob pena de devoluo aos cofres pblicos da importncia que recebeu indevidamente pelas horas no trabalhadas. O Servio Mdico Pericial encaminhar comunicado do laudo conclusivo, pelo deferimento ou no, ao rgo ou entidade de lotao do servidor, que publicar o ato.

Documentos necessrios: 1- Expediente encaminhado

pela Diretoria de Recursos Humanos ou responsvel pelo rgo;

2- Boletim de Inspeo Mdica (BIM), adequadamente preenchido; 3- Relatrio original do mdico assistente, constando: diagnstico(s) e CID(s) da(s) patologia(s) que gera(m) incapacidade; exame fsico geral detalhado; exame fsico especfico detalhado; limitaes ou seqelas que geram a dependncia, especificando seu carter reversvel ou irreversvel; se necessita de acompanhamento para satisfao de suas necessidades bsicas. 4- Relatrio de tratamento especial detalhado (Psiclogo, Fonoaudilogo, Fisioterapeuta, etc.) especificando freqncia, horrio e participao do responsvel na atividade; 5- Comprovante de freqncia em escola especializada constando horrio e grau de participao do responsvel na atividade da escola; 6- Xerox legvel da certido de nascimento ou termo de tutela ou curatela. Locais de realizao do laudo indireto: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG ou nas Regionais de Percia.

LICENA POR MOTIVO DE DOENA EM PESSOA DA FAMLIA

Artigo 176 da Lei n 869, de 5 de julho de 1952 Resoluo SEPLAG n. 059, publicada em 30 de novembro de 2005 Regulamenta a concesso de licena por motivo de doena em pessoa da famlia para servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo e funo pblica no mbito da Administrao Pblica Direta, Autrquica e Fundacional do Poder Executivo do estado de Minas Gerais. Considera-se pessoa da famlia: Pai e me; filhos; cnjuge ou companheiro de que no esteja legalmente separado; irmos menores mediante comprovada dependncia; menor que esteja sob tutela judicial ou curatelada, mediante apresentao do respectivo termo. Documentao necessria: Relatrio original do mdico assistente constando diagnstico e CID da patologia do familiar indicao do perodo em que o familiar necessitar de acompanhamento; Fotocpia legvel de certido de nascimento, certido de casamento ou outro documento que comprove o grau de parentesco; Declarao do requerente de que sua assistncia direta indispensvel e no pode ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo. Procedimentos: O servidor dever requerer a licena na Unidade de Recursos Humanos de seu rgo ou entidade de lotao. A Unidade de Recursos Humanos ter at 02 (dois) dias teis aps a data da solicitao do servidor para encaminhar a documentao a SCPMSO ou Regionais de Percia. O Servio Mdico Pericial encaminhar, no prazo de at 05 (cinco) dias teis, comunicado do laudo conclusivo, pelo deferimento ou no, ao rgo ou Entidade de lotao do servidor, que publicar o ato. Perodo da licena: O perodo mnimo de licena ser de 30 (trinta) dias; O perodo total de licena para acompanhamento da mesma pessoa no poder exceder a 180 (cento e oitenta) dias, consecutivos ou no, dentro do perodo de 365(trezentos e sessenta e cinco) dias. Consideraes finais: A licena por motivo de doena em pessoa da famlia no remunerada. O servidor em gozo dessa licena dever recolher as contribuies previdencirias mensais previstas nos artigos 29 e 30 da Lei Complementar n. 64, de 25 de maro de 2002. - O afastamento do trabalho se dar aps a publicao. Locais de realizao do laudo indireto:

Na Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG ou nas Regionais de Percia.

CARACTERIZAO DE SITUAES DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE E PENOSIDADE


Lei n.10.745 de 25 de maio de 1992 Decreto n 39.032 de 08 de setembro de 1997 Artigo 21 da Lei Delegada n.38 de 26 de setembro de 1997 O servidor que habitualmente trabalhe em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas, radioativas ou com risco de contgio, ou ainda, que exera atividade penosa far jus, em cada caso, a adicional de insalubridade, periculosidade ou adicional por atividade penosa, nos termos, condies e limites fixados na legislao vigente. O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade, periculosidade ou atividade penosa dever optar por um deles. O direito aos adicionais previstos acima cessa com a eliminao das condies ou riscos que motivaram a sua concesso. Os adicionais de penosidade sero regulamentados. O Secretrio de Estado e dirigentes de Entidades e de rgos Autnomos podero solicitar laudos tcnicos ao titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto, ou o prprio servidor por meio do sindicato da categoria. Compete a SCPMSO a identificao e classificao da insalubridade e a caracterizao da atividade perigosa ou penosa a que esteja sujeito o servidor. O Diretor Central de Sade Ocupacional designar peritos que faro o exame do servidor, seu local de trabalho e sua atividade. O extrato do parecer ser publicado no rgo oficial do Estado pela SCPMSO. A chefia que tem sob seu comando reas consideradas insalubres, perigosas ou penosas fica responsvel por comunicar as alteraes ocorridas no ambiente ou condio de trabalho ou remanejamento do servidor dessas reas, sob pena de responsabilidade .

REINTEGRAO
Art. 50 da Lei 869 de 05 de julho de 1952. o ato pelo qual o servidor pblico demitido reingressa no servio pblico, com ressarcimento dos prejuzos decorrentes do seu afastamento. Poder ser por deciso administrativa ou sentena judiciria passada em julgado. Aps a reintegrao o servidor ser submetido inspeo mdica na SCPMSO que poder concluir por:

- aptido ao exerccio da funo; - apta em ajustamento funcional; - incapacidade total e definitiva para o servio pblico. Se verificada a incapacidade total e definitiva para o servio pblico, ser aposentado no cargo em foi reintegrado. Locais de realizao: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG.

REVERSO
Art. 54, 55 e 56 da Lei 869 de 05 de julho de 1952. o ato pelo qual o servidor aposentado por invalidez reingressa no servio pblico, aps verificao de que no subsistem os motivos que geraram a aposentadoria. Poder ser solicitada pelo servidor ou ex-officio. Se o servidor tiver mais de cinqenta e cinco anos de idade no poder reverter atividade. A solicitao de reverso ao cargo dever ser requerida Diretoria Central de Contagem de Tempo e Aposentadoria - DCCTA da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto. Se a publicao da aposentadoria for de competncia de seu rgo de lotao, o servidor dever protocolar a solicitao no referido rgo. Para que fique comprovada a capacidade para o exerccio da funo o servidor dever ser submetido inspeo mdica. Se for concedida a reverso ao cargo, o extrato de laudo mdico ser encaminhado DCCTA. A reverso dar direito, para nova aposentadoria, contagem do tempo em que o servidor esteve aposentado. Locais de realizao: - Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG.

AUXLIO-DOENA SERVIDOR NO EFETIVO


(servidor no efetivo na MANUTENAO DA QUALIDADE DE SEGURADO, de acordo com o artigo 9 da Lei Complementar 100/07) Auxlio-Doena - Servidores No Efetivos - Segurados

Emenda Constitucional n.20 de 16 de dezembro de 1998, 13 art. 40 Lei Complementar n. 100, de 05 de novembro de 2007 Decreto n 44.674, de 13 de dezembro de 2007 Resoluo SEPLAG n. 42, de 09 de julho de 2003 garantido ao segurado a prorrogao do auxilio- doena desde que no o interrompa por mais de 60 (sessenta) dias, at que ele seja considerado apto para o trabalho ou tenha o benefcio convertido em aposentadoria por invalidez, conforme disposto no artigo 9. da Lei Complementar n 100/2007. Dever ficar claro no laudo mdico que o benefcio inicial foi concedido antes da publicao da Lei Complementar 100/2007. Inspeo Mdica: O prazo para o servidor requerer a prorrogao do auxlio-doena junto SCPMSO ou nas Regionais de Percia de 5 (cinco) dias teis a

contar do primeiro dia do trmino do afastamento anterior..


O requerimento fora do prazo poder acarretar perda total ou parcial do direito ao auxlio doena. Documentos necessrios: 1 - Boletim de Inspeo Mdica BIM devidamente preenchido (frente); 2 - Atestado Mdico ou comprovante que gerou a marcao da inspeo mdica. 3 - Documento original de identidade, com foto e assinatura. Prorrogao de Auxlio-doena: aquela concedida dentro de 60 dias, contados do trmino da anterior, independentemente da situao que tiver gerado a incapacidade. Recurso: Caber recurso, ao diretor da SCPMSO, da denegao de AuxlioDoena, que dever ser interposto pelo servidor no prazo mximo PRAZO PARA 05 dias teis de 10 diasMARCAO teis a contar da data de publicao da concluso. ENQUADRAMENTO LEGAL: Resoluo SEPLAG 42/03 Doena Profissional / Acidente de Trabalho Art. 26 III Art. 26 II

Acidentes de qualquer natureza

* Doenas graves, contagiosas ou Art. 26 I incurveis. Obs.: Outras situaes diferentes das No caso de concesso de benefcio no resultado de inspeo mdica - RIM Art. 26 IV anteriores dever ser registrado o perodo. Ex.: Incapacidade temporria para o trabalho no perodo de __/__/____ a __/__/___ .

* Doenas graves, contagiosas ou incurveis especificadas em lei: tuberculose, hansenase, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avanado da Doena de Paget (ostete deformante), AIDS, contaminao por radiao e hepatopatia grave. (Portaria Interministerial n. 2.998 de 23/08/2001) Locais de realizao da Inspeo Mdica: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG Regionais de Percia

AVALIAO DE INCAPACIDADE TOTAL E DEFINITIVA PARA O SERVIO PBLICO (APOSENTADORIA POR INVALIDEZ) SERVIDOR NO EFETIVO
(servidor no efetivo na MANUTENAO DA QUALIDADE DE SEGURADO, de acordo com o artigo 9 da Lei Complementar 100/07) Lei Complementar 100 de 05 de novembro de 2007 Decreto 42.758/02 Resoluo SEPLAG 42/03. A aposentadoria por invalidez ser concedida ao servidor quando verificada a incapacidade total e definitiva para o servio pblico em geral, uma vez cumprida a carncia exigida, se for o caso, nos termos do artigo 9 da Lei Complementar 100. A doena ou leso de que o servidor era portador ao ingressar no servio pblico no lhe conferir direito aposentadoria por invalidez, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progresso ou agravamento dessa doena ou leso. A concluso pela incapacidade total e definitiva para o servio pblico em geral fica condicionada ao afastamento de todas as atividades exercidas pelo servidor. O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa (observada a relao constante do anexo I) ser acrescido de 25% ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite mximo legal e ser recalculado quando o benefcio que

lhe deu origem for reajustado. (Decreto Federal 3.048/99 - art. 45) Anexo I do Decreto Federal 3.048/99 1 - Cegueira total. 2 - Perda de nove dedos das mos ou superior a esta. 3 - Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores. 4 - Perda dos membros inferiores, acima dos ps, quando a prtese for impossvel. 5 - Perda de uma das mos e de dois ps, ainda que a prtese seja possvel. 6 - Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prtese for impossvel. 7 - Alterao das faculdades mentais com grave perturbao da vida orgnica e social. 8 - Doena que exija permanncia contnua no leito. 9 - Incapacidade permanente para as atividades da vida diria. Nos casos em ficar constatado a necessidade do incapacitado assistncia permanente de outra pessoa, dever ser anotado no BIM e registrado no extrato de laudo mdico, o Art. 34 da Resoluo SEPLAG 42, conforme estabelecido no art. 45, do Decreto Federal n 3.048, de 06 de maio de 1999.

ENQUADRAMENTO LEGAL: Art. 9 da Lei Complementar 100/07, combinado com Art. 50 I, Doena Profissional alnea a do Decreto 42.758/02 e com Art. 33 III da Resoluo SEPLAG 42/03. Acidente de trabalho;Art. 9 da Lei Complementar 100/07, combinado com Art. 50 I, *Doenas graves,alnea a do Decreto 42.758/02 e com Art. 33 I da Resoluo contagiosas ou incurveis SEPLAG 42/03 Art. 9 da Lei Complementar 100/07, combinado com Art. 50 I, Acidentes de qualquer alnea a do Decreto 42.758/02 e com Art. 33 II da Resoluo natureza SEPLAG 42/03. Art. 9 da Lei Complementar 100/07, combinado com Art. 50 I, Outras situaes diferentes alnea a do Decreto 42.758/02 e com Art. 33 IV da resoluo das anteriores SEPLAG 42/03. Se concedido o benefcio a concluso do RIM ser: Caracterizada incapacidade total e definitiva para o servio pblico. *Doenas graves, contagiosas ou incurveis especificadas em lei: Quando acometido de tuberculose, hansenase, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avanado da Doena de Paget (ostete deformante), AIDS, contaminao por radiao e hepatopatia grave (Portaria Interministerial n. 2.998 de 23/08/2001)

Documentos necessrios: 1- Boletim de Inspeo Mdica BIM devidamente preenchido (frente); 2- Documento de identidade original com foto e assinatura. 3- Relatrio mdico original (recente) 4- Cpia do contracheque (recente) 5- Resultado de exames complementares (recentes) Locais de realizao: Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional (SCPMSO) da SEPLAG.

LEGISLAO - SITES DE REFERNCIA


Legislao Federal: http://www.planalto.gov.br/ Legislao Estadual: http://almg.gov.br/ www.planejamento.mg.gov.br Previdncia Social: http://www.mpas.gov.br/ Legislao Trabalhista: http://www.mte.gov.br/ Ministrio da Sade: http://www.saude.gov.br/ e

ANEXOS
DECRETO 44.638 de 10/10/2007
Dispe sobre o exame mdico pr-admissional no servio pblico. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuio que lhe confere o inciso VII do art. 90, da Constituio do Estado, e considerando a exigncia de realizao de exame mdico como pr-requisito para admisso no servio pblico estadual, nos termos do disposto no inciso VI do art. 13 da Lei n. 869, de 5 de julho de 1952, DECRETA: Art.1 Compete Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional - SCPMSO, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto SEPLAG, a realizao do exame mdico prvio para admisso na administrao pblica direta, autrquica e fundacional do Poder Executivo do Estado, observado o disposto neste Decreto. Art. 2 A posse em cargo pblico, o desempenho de funo pblica decorrente de contrato temporrio ou qualquer outra forma de admisso sero precedidos de exame mdico. Pargrafo nico. S poder ser empossado ou iniciar o desempenho de funo pblica aquele que for julgado apto para o exerccio das atribuies do cargo ou da funo. Art. 3 O exame mdico, de que trata este Decreto, ser registrado em laudo e constar de minuciosa avaliao clnica, abrangendo anamnese clnica e anlise dos resultados de exames ocupacional, exame fsico e mental e da

complementares definidos pela SCPMSO em normas editadas suplementarmente. 1 Por ocasio da publicao de editais de concursos pblicos, as unidades setoriais de recursos humanos dos rgos ou das entidades do Poder Executivo encaminharo SCPMSO a descrio das atribuies dos cargos e funes, para definio dos tipos de exames complementares e testes que sero obrigatoriamente neles consignados.

2 Na fase da avaliao clnica, podero ser exigidos novos exames e testes julgados necessrios para a sua concluso. Art. 4 O exame mdico pr-admissional ser realizado para cada cargo, exceto na hiptese de: I - o servidor ocupante de cargo de provimento efetivo ser investido em cargo de provimento em comisso ou funo pblica da mesma natureza; ou II - o servidor ocupante exclusivamente de cargo investido de provimento em comisso, de recrutamento amplo, ser natureza, sem interrupo. Art. 5 O candidato a contrato temporrio considerado apto em exame mdico pr-admissional, realizado ou homologado por perito oficial, ficar dispensado de realizar exame para novo contrato em funo da mesma natureza, desde que: I o candidato no tenha permanecido afastado para tratamento de sade, por perodo superior a trinta dias consecutivos ou no, nos trezentos e sessenta e cinco dias anteriores assinatura do novo contrato; e II - no tenha ocorrido interrupo do contrato. Pargrafo nico. Na hiptese do inciso II, da realizao do exame mdico pr-admissional. Art. 6 Considera-se interrupo, para os fins do disposto neste Decreto, o perodo superior a sessenta dias contados: I - da exonerao do cargo de provimento em comisso de recrutamento amplo; ou II - da data do trmino do contrato imediatamente anterior. Art. 7 Para os fins do disposto neste Decreto, consideram-se da mesma natureza os cargos ou funes que se assemelham quanto qualificao exigida para o desempenho de suas Pargrafo nico. natureza ouvida, se atribuies especficas ou que exponham o de Sade Ocupacional da servidor a riscos ocupacionais semelhantes em natureza, grau e intensidade. Cabe Diretoria Central necessrio, SCPMSO decidir, em caso de dvida, se os cargos ou as funes so da mesma a Superintendncia Central de Gesto de Recursos Humanos da SEPLAG, pela sua unidade prpria. Art. 8 O exame mdico pr-admissional, a que se refere o art. 2, poder ser no ser considerada a interrupo do contrato ocorrida no perodo de trezentos e sessenta dias, a contar em outro cargo de mesma

realizado no municpio de residncia do candidato a admisso no servio pblico ou naquele em que vier a ser lotado, exceto quando o local for definido pela SCPMSO. Art. 9 Nos municpios em que no exista percia mdica oficial, o exame pradmissional poder ser realizado por mdico indicado pela SCPMSO. 1 Na situao prevista no caput, o laudo mdico referente ao exame pradmissional e os exames complementares devero ser encaminhados pelo interessado no prazo de dois dias teis, a contar da data da percia: I - SCPMSO, o que vier a ser lotado na Capital ou nos municpios de sua rea de abrangncia, ou II - Unidade Pericial Regional, o que vier a ser lotado nos municpios de sua rea de abrangncia. 2 Os documentos mencionados no 1 sero analisados pelo perito, em prazo no superior a cinco dias teis contados do recebimento, que poder homolog-los, solicitar exames, assim como esclarecimentos do mdico emitente ou convocar o candidato para submeter-se a percia. 3 Na contagem do prazo previsto no 1 computar-se- o dia da realizao do exame mdico pr-admissional. 4 A responsabilizaro SCPMSO e suas Unidades Periciais Regionais no se no por laudos mdicos e exames complementares

comprovadamente recebidos, cabendo ao interresado a prova do envio. 5 A documentao incompleta ou preenchida incorretamente ser devolvida ao remetente. Art. 10. Sero publicados no rgo Oficial dos Poderes do Estado os resultados dos exames mdicos pr-admissionais que concluiram pela inaptido do candidato. 1 Da concluso a que se refere o caput caber recurso ao Diretor da SCPMSO, no prazo de dez dias, contados da cincia da deciso pelo interessado ou de sua publicao. 2 O recurso de que trata o 1 poder ser recebido com efeito suspensivo. 3 O recurso ser interposto por meio de requerimento fundamentado, facultado ao recorrente a juntada dos documentos que julgar conveniente. 4 O recurso ser decidido no prazo de trinta dias teis, podendo este prazo

ser prorrogado por igual perodo, desde que devidamente motivado. 5 O recurso suspende o prazo legal para a posse, at a sua deciso, observado o disposto no 4. 6 Para sua deciso, o Diretor da SCPMSO poder convocar o candidato para novo exame. 7 Ser publicada no rgo Oficial dos Poderes do Estado a deciso do recurso que considerar o recorrente apto. Art. 11. O exame mdico pr-admissional dever ser anulado pelo Diretor da SCPMSO quando eivado de vcio de legalidade. 1 O dever da administrao de anular exame mdico pr-admissional de que decorram efeitos favorveis para o destinatrio decai em cinco anos contados da data em que foi praticado, salvo comprovada m-f, na forma do art. 65 da Lei n 14.184, de 2002. 2 Ocorre interrupo do prazo decadencial referido no 1 sempre que a administrao adotar medida que importe discordncia do ato, a partir da data em que o servidor vier a ser notificado dessa deciso. Art. 12. Compete autoridade, no ato da posse do nomeado para cargo pblico ou ao responsvel pela assinatura do resultado de aptido em responsabilizao. Art. 13. A inobservncia do disposto neste Decreto implicar em responsabilidade administrativa, civil e penal para o infrator e para quem, direta ou indiretamente, tenha dado origem ao ato. Art. 14. A Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional poder publicar instrues necessrias ao cumprimento deste Decreto. Art. 15. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Art. 16. Ficam revogados: I - o Decreto n 43.657, de 21 de novembro de 2003; e II - o art. 1 do Decreto n 43.692, de 11 de dezembro de 2003. Palcio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 10 de outubro de 2007; 219 da Inconfidncia Mineira e 186 da Independncia do Brasil. ACIO NEVES - Governador do Estado exame mdico contrato temporrio, exigir o pr-admissional sob pena de

INSTRUO NORMATIVA SCPMSO N. 001/2007


(Publicada no Minas Gerais em 20/01/2007 pgina 23, coluna 1) Dispe sobre a necessidade de participao na palestra Sade e Comportamento Vocal para o ingresso no cargo/funo de professor na administrao pblica estadual, para exerccio nas escolas estaduais sob a jurisdio das Superintendncias Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, no Colgio Tiradentes, na Fundao Helena Antipoff, na UEMG e na UTRAMIG. O DIRETOR DA SUPERINTENDNCIA CENTRAL DE PERCIA MDICA E SADE OCUPACIONAL SCPMSO, usando das atribuies que lhe conferem os decretos 43.244, de 1 de abril de 2003, e 43.393, de 16 de outubro de 2006; tendo em vista o disposto no artigo 3 do decreto 43.657, de 21 de novembro de 2003, e considerando a importncia da manuteno da sade vocal e que a disseminao do conhecimento instrumento eficaz para se manter um comportamento vocal saudvel, RESOLVE: Art. 1 Ser necessria a apresentao de certificado de participao na palestra Sade e Comportamento Vocal para realizao ou homologao dos exames mdicos pr-admissionais para ingresso no cargo/funo de professor, para exerccio nas escolas estaduais sob a jurisdio das Superintendncias Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, no Colgio Tiradentes, na Fundao Helena Antipoff, na UEMG e na UTRAMIG alm dos exames previstos na Resoluo SEPLAG n. 82/2003, a partir da data de publicao desta Instruo. 1 A palestra Sade e Comportamento Vocal ser oferecida peridica e gratuitamente pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto, por meio de sua Superintendncia Central de

Percia Mdica e Sade Ocupacional SCPMSO, com emisso do Certificado de Concluso vlido por 02 (dois) anos. 2 A palestra ser exigida, a princpio, dos professores da rea de abrangncia da Regio Metropolitana de Belo Horizonte. 3 A inscrio para a palestra ser realizada na Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional pessoalmente ou por meio do telefone 31-3224-3171. 4 A liberao ou homologao do Resultado de Exame Mdico REM s ser feita mediante comprovao da participao na palestra especificada. Art. 2 O diretor de cada escola estadual situada na Regio Metropolitana de Belo Horizonte dever exigir a apresentao do Resultado de Exame Mdico REM emitido ou homologado pela Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional. Art. 3 No ser necessria a participao na palestra Sade e Comportamento Vocal dos servidores que possuem pradmissional vlido, nos termos dos artigos 7 e 8 do Decreto n. 43.657/2003. Art. 4 publicao. Belo Horizonte, 19 de janeiro de 2007. ALVIMAR JOS TITO Diretor da Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional Esta Instruo entra em vigor na data de sua

RESOLUO SEPLAG N 018, DE 25 DE ABRIL DE 2007.


(PUBLICADA NO MINAS GERAIS DE 26/04/2007, PG. 49, COLUNA 3) Estabelece os exames complementares e os documentos necessrios para realizao de exame mdico pr-admissional, para fim de ingresso no Servio Pblico e d outras providncias.

A SECRETRIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTO, no uso da atribuio prevista no artigo 93, 1 da Constituio do Estado de Minas Gerais, RESOLVE: Art. 1 Esta Resoluo estabelece os exames complementares e os documentos necessrios para realizao de exame mdico pr-admissional pela Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional - SCPMSO, desta Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto. Art. 2 O candidato a ingresso no Servio Pblico dever apresentar no exame mdico pr-admissional os seguintes resultados originais de exames complementares: I - hemograma; II - contagem de plaquetas; III - urina rotina; IV - glicemia de jejum; e V - laringoscopia indireta com laudo descritivo ou videolaringoscopia, somente para os candidatos funo de Professor; VI - outros especificados no edital do concurso. 1 Os exames descritos nos incisos I a IV deste artigo somente sero aceitos se realizados nos 30 (trinta) dias anteriores data de marcao da percia e o exame descrito no inciso V, nos 90 (noventa) dias anteriores data de marcao da percia. 2 Na inspeo mdica podero ser exigidos exames e testes complementares julgados necessrios para a sua concluso. Art. 3 Devero ser apresentados no exame mdico pradmissional os seguintes documentos: I - Boletim de Inspeo Mdica preenchido; II - fotocpia da publicao de nomeao, da ata de designao ou documento de apresentao do candidato pelo rgo de origem; III - documento original de identidade, com foto e assinatura;

IV - comprovante de inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica - CPF; V - certificado de comparecimento palestra de sade vocal, somente para os candidatos funo de Professor, lotados nas localidades onde o Programa de Sade Vocal esteja implantado. Pargrafo nico. Para os fins do disposto no inciso IV deste artigo, a SCPMSO normatizar, para cada localidade em que o Programa de Sade Vocal for implantado, os procedimentos para participao na palestra. Art. 4 Nas percias mdicas no sero aceitos resultados de exames emitidos da internet, por fax ou fotocopiados. Art. 5 publicao. Art. 6 Revoga-se a Resoluo SEPLAG n 82, de 15 de dezembro de 2003. Belo Horizonte, aos 25 de abril de 2007. RENATA MARIA PAES DE VILHENA Secretria de Estado de Planejamento e Gesto DECRETO N 45.062, DE 13 DE MARO DE 2009 . Altera o Decreto n 44.638, de 10 de outubro de 2007, que dispe sobre o exame mdico pr-admissional no servio pblico estadual. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso da atribuio que lhe confere o inciso VII do art. 90, da Constituio do Estado, DECRETA: Art. 1 O art. 5 do Decreto n 44.638, de 10 de outubro de 2007, que dispe sobre o exame mdico pr-admissional no servio pblico estadual, fica acrescido do seguinte SS 2, passando seu pargrafo nico a vigorar como SS 1: "Art. 5 ................................................................................................................. ............ SS 2 Os designados ao exerccio de funo pblica nas escolas estaduais podero apresentar, mediante autorizao da SEPLAG, em substituio ao exame pr-admissional realizado pela SCPMSO, atestado de profissional mdico competente dispensado da homologao de que trata o caput em funo da natureza precria do vnculo."(nr) Esta Resoluo entra em vigor na data de sua

Art. 2 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Palcio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 13 de maro de 2009; 221 da Inconfidncia Mineira e 188 da Independncia do Brasil. ACIO NEVES Danilo de Castro Renata Maria Paes de Vilhena RESOLUO N 017 DE 16 DE MARO DE 2009 (Publicada no Minas Gerais de 18/03/2009) Autoriza, nos termos do SS 2 do art. 5 do Decreto n. 44.638/2007, que os exames mdicos admissionais dos candidatos designao para funo pblica nas escolas estaduais, nos termos do art. 10 da Lei n. 10.254/1990, seja realizado por profissionais no pertencentes Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional desta Secretaria. A SECRETRIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTO, no uso das atribuies conferidas pelo SS1 do art. 93 da Constituio do Estado de Minas Gerais, e considerando o disposto no SS 2 do art. 5 do Decreto n. 44.638/2007, RESOLVE: Art.1 Ficam os designados ao exerccio de funo pblica nas escolas estaduais, nos termos do art. 10 da Lei n. 10.254/1990, autorizados a apresentar exame admissional atestado por profissional mdico competente no pertencente ao corpo pericial da Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional - SCPMSO - desta Secretaria, observadas as regras desta Resoluo. Pargrafo nico. O exame admissional constante no caput ser realizado em substituio ao exame realizado pela Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional. Art. 2 O exame admissional disciplinado nesta Resoluo consistir na realizao de avaliao clnica, abrangendo anamnese ocupacional e exame fsico e mental. SS 1 O resultado da aptido emitido pelo mdico, apresentado autoridade responsvel pela designao, dever ser arquivado no Processo Funcional do servidor, para fins de direito e atendimento a diligncias oficiais. SS 2 Havendo dvidas quanto exatido ou autenticidade do exame mdico apresentado dever a chefia imediata encaminhar o candidato para realizao de novos exames junto a Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional - SCPMSO.

Art. 3 O candidato considerado apto em exame admissional ficar dispensado de realizar novo exame para contrato em funo da mesma natureza, desde que: I - no tenha permanecido afastado para tratamento de sade, por perodo superior a trinta dias, consecutivos ou no, nos trezentos e sessenta e cinco dias anteriores assinatura do novo contrato; e II - no tenha ocorrido interrupo do contrato aps o primeiro ano de realizao do exame admissional. Pargrafo nico. Considera-se interrupo o perodo superior a sessenta dias contados da data do trmino do contrato imediatamente anterior. Art. 4 Aplicam-se ao exame mdico admissional previsto nesta Resoluo, no que couber, o disposto no Decreto n. 44.368/07, especialmente o art. 2; o inciso I do art. 4, o art. 5, o art. 6, o art. 7, o art. 12 e o art. 13. Art.5 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Belo Horizonte, aos 16 de maro de 2009; 220 da Inconfidncia Mineira e 187 da Independncia do Brasil Renata Maria Paes de Vilhena Secretria de Estado de Planejamento e Gesto

DECRETO 43.661 21/11/2003


Dispe sobre a concesso de licena para tratamento de sade para servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo no mbito da Administrao Pblica Direta, Autrquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e d outras providncias. O Governador do Estado de Minas Gerais, no uso das atribuies que lhe conferem o inciso VII do art. 90 da Constituio do Estado e considerando o disposto no art. 16 da Lei Complementar n 64, de 25 de maro de 2002, Decreta: Art. 1 - Compete unidade pericial central do Instituto de Previdncia dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG a concesso de licena para tratamento de sade, bem como a realizao dos procedimentos necessrios para sua efetivao, obedecido o disposto neste Decreto e outras normas emitidas pela

unidade de sade ocupacional da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto - SEPLAG. Pargrafo nico. Para a operacionalizao das atividades referidas neste Decreto, poder a unidade pericial central do IPSEMG estabelecer unidades periciais auxiliares para realizao de percias mdicas em municpios considerados estratgicos, com abrangncia especfica, que funcionaro como sede do servio pericial Art. 2 - A licena para tratamento de sade ser concedida por solicitao do servidor ou de ofcio. Pargrafo nico. Licena de ofcio aquela proveniente de inspeo mdica realizada por solicitao da chefia imediata ou por iniciativa do rgo competente para conced-la. Art. 3 - Para a concesso da licena de que trata o art. 2, ser indispensvel a realizao de inspeo mdica e emisso de laudo mdico, em formulrio oficial, a ser definido pela unidade pericial central o IPSEMG, de acordo com o disposto neste Decreto. Pargrafo nico. Caber unidade pericial central e s unidades periciais auxiliares do IPSEMG a distribuio do formulrio oficial bem como a orientao para o seu correto preenchimento. Art. 4 - Para a concesso de licena para tratamento de sade de que trata este Decreto ser necessria a presena, de pelo menos, uma das ocorrncias: I desempenho das impossibilidade, por razes de sade, do inerentes ao cargo do servidor ou funes

aproveitamento em outras, na forma prevista em lei ou regulamento; II - possibilidade de o trabalho acarretar o agravamento da doena; ou III - risco para terceiros. Pargrafo nico. O mdico responsvel pela inspeo a que se refere o art. 3 poder solicitar, fundado em critrio clnico, a realizao de exames complementares que comprovem a ocorrncia de uma das situaes previstas nos incisos I, II e III deste artigo.

Art. 5 - Ocorrendo uma das situaes previstas no art. 4, fica o servidor obrigado a comunicar, imediatamente, o fato chefia imediata e requerer inspeo mdica junto unidade pericial central, s unidades periciais auxiliares do IPSEMG ou a outro servio por ela indicado, num prazo mximo de 3 (trs) dias teis a contar do primeiro dia de afastamento do trabalho. 1 A unidade pericial central, as unidades periciais auxiliares do IPSEMG ou outra unidade na qual for feito o requerimento, agendar a inspeo mdica pericial para emisso do necessrio laudo. 2 Para realizao da inspeo mdica pericial ser obrigatria a apresentao de comprovante da situao geradora do requerimento. 3 O requerimento da inspeo mdica fora do prazo estipulado no caput poder acarretar perda total ou parcial do direito licena para tratamento de sade. Art. 6 - Para a concesso de licena para tratamento de sade inicial a inspeo mdica ser realizada: I - na unidade pericial central ou nas unidades periciais auxiliares do IPSEMG, na Capital, para os servidores lotados no municpio de Belo Horizonte, respeitadas as respectivas abrangncias; II - nas unidades periciais auxiliares do IPSEMG, nos municpios considerados estratgicos, para os servidores lotados nestes municpios e naqueles de sua rea de abrangncia; ou III - pelos mdicos indicados pela unidade pericial central do IPSEMG, para os servidores lotados em municpios diferentes dos mencionados nos incisos anteriores. 1 Nas situaes previstas nos incisos I e II, as licenas para tratamento de sade no podero ser concedidas por perodo superior a 60 (sessenta) dias, salvo as motivadas por doenas graves, contagiosas ou incurveis definidas em lei. 2 Nas situaes previstas no inciso III, as licenas para tratamento de sade no podero ser concedidas por perodo superior a 10 (dez) dias.

Art. I -

7 na

Para prorrogao de licena para

tratamento de sade a inspeo mdica ser realizada: unidade pericial central ou nas unidades periciais auxiliares do IPSEMG, na Capital, para os servidores lotados no municpio de Belo Horizonte, respeitadas as respectivas abrangncias; ou II - nas unidades periciais auxiliares do IPSEMG dos municpios considerados estratgicos, para os servidores lotados nestes municpios e naqueles de sua rea de abrangncia. 1 As prorrogaes de licenas para tratamento de sade a que se referem este artigo no podero ser concedidas por perodo superior a 60 (sessenta) dias, salvo as motivadas por doenas graves, contagiosas ou incurveis definidas em lei. 2 Considera-se prorrogao de licena para tratamento de sade aquela concedida dentro de 60 (sessenta) dias, contados do trmino da anterior, independentemente da situao que tiver gerado a incapacidade. 3 A licena para tratamento de sade que no se enquadrar no disposto no SS 2 ser considerada como inicial. Art. 8 - Quando o servidor estiver em tratamento em municpio diferente do qual esteja lotado e o estgio da doena ou do tratamento institudo exigir a sua permanncia naquele local, a inspeo mdica necessria para obteno de licena para tratamento de sade inicial, ou em prorrogao, poder ser realizada por mdicos ou servios indicados pela unidade pericial central do IPSEMG para aquele municpio. Art. 9 - Nos casos em que no existam mdicos indicados pela unidade pericial central do IPSEMG para realizao de inspeo mdica com fins de concesso de licena para tratamento de sade no municpio de lotao ou no qual o servidor esteja em efetivo tratamento, em razo do estgio da doena de que seja portador, ou por exigncia do tratamento institudo, ou ainda quando o servidor

se encontrar hospitalizado ou restrito ao leito, o laudo mdico pericial poder ser emitido, excepcionalmente, pelo mdico assistente do servidor, no formulrio oficial mencionado no art. 3. Art. 10 - As licenas para tratamento de sade, nas situaes previstas nos artigos 8 e 9, podero ser concedidas por um perodo mximo de 60 (sessenta) dias. Art. 11 - Os laudos mdicos periciais que forem emitidos por profissionais que no pertenam unidade pericial central ou s unidades periciais auxiliares do IPSEMG devero ser pelo interessado, juntamente com resultados encaminhados de exames

complementares e outros documentos necessrios para comprovao da incapacidade, unidade pericial do IPSEMG, obedecida a rea de abrangncia mencionada no art. 1, em um prazo de at 2 (dois) dias teis. 1 Os documentos a que se referem o caput sero analisados no prazo de at 5 (cinco) dias teis, aps o recebimento pela respectiva unidade pericial do IPSEMG que poder: I - homolog-los; II - solicitar esclarecimentos ao mdico emitente, ou exames complementares; ou III - convocar o servidor para ser submetido a inspeo mdica pericial no referido rgo. 2 A unidade pericial central e as unidades periciais auxiliares do IPSEMG no se responsabilizaro por laudos mdicos periciais que no forem efetivamente recebidos, cabendo ao interessado a comprovao Art. Estado. Art. 13 - Ocorrendo denegao de licena para tratamento de sade, caber recurso ao chefe da unidade pericial central do IPSEMG, no prazo de 10 (dez) dias, contados da data em que for publicada a deciso. Pargrafo nico. O recurso dever ser interposto por meio de requerimento fundamentado, sendo facultativa a juntada de 12 do envio dos documentos. As concesses e as denegaes de licena para

tratamento de sade sero publicadas no rgo oficial dos Poderes do

documentos comprobatrios de tratamento documentos evidencia dores da

mdico, ou

outros

incapacidade

alegada.

Art. 14 - Recebido o recurso, este dever ser decidido dentro do prazo de 30 (trinta) dias, prorrogvel uma vez, por igual perodo, mediante justificativa por escrito. Pargrafo nico. Para sua deciso, o chefe da unidade pericial central do IPSEMG poder convocar o recorrente para nova inspeo pericial que ser realizada por junta multidisciplinar por ele designada. Art. 15 - O servidor poder desistir da licena para tratamento de sade concedida desde que, em inspeo mdica realizada na unidade pericial central ou nas unidades periciais auxiliares do IPSEMG, seja considerado apto para o exerccio de suas funes. Art. 16 - O servidor em gozo de licena para tratamento de sade ficar obrigado a seguir rigorosamente o tratamento prescrito sob pena de suspenso do pagamento de vencimento ou remunerao. Art. 17 - O servidor em gozo de licena para tratamento de sade no poder dedicar-se a qualquer atividade remunerada. Art. 18 - A chefia imediata do servidor poder conceder-lhe abono administrativo para afastamento do trabalho, por razes de sade, por perodo de at uma jornada diria de trabalho, por ms, mediante a apresentao de documentos comprobatrios. 1 Para ter direito ao abono referido no caput, fica o servidor obrigado a pronta comunicao, chefia imediata, das razes que motivarem o afastamento. 2 Os documentos necessrios para a concesso desse abono devero ser obrigatoriamente arquivados na pasta funcional do servidor. 3 A chefia imediata poder requerer, mediante solicitao fundamentada, unidade pericial central ou s unidades periciais auxiliares do IPSEMG, a realizao de inspeo mdica de ofcio, para anlise de casos que julgar convenientes. Art. 19 - A chefia imediata do servidor poder adaptar-lhe o horrio de trabalho s prescries especiais de tratamento estabelecidas pelo seu

mdico assistente, mediante orientao dos mdicos peritos da unidade pericial central ou das unidades periciais auxiliares do IPSEMG. 1 A adaptao de horrio mencionada no caput ser independente de compensao e ser precedida obrigatoriamente de inspeo mdica especfica a ser realizada na unidade pericial central ou nas unidades periciais auxiliares do IPSEMG. 2 Para ter direito adaptao de horrio, fica o servidor obrigado a entregar chefia imediata, para arquivo em sua pasta funcional, comprovante dirio de freqncia ao tratamento que deu origem ao benefcio com data, horrio e durao do atendimento. Art. 20 - O disposto neste Decreto no se aplica ao servidor regido pela Lei n 5.406, de 16 de dezembro de 1969. Art. 21 - Em carter excepcional, quando houver defasagem entre a marcao de percia mdica e sua execuo, por prazo superior a 10 (dez) dias corridos, na unidade pericial central ou nas unidade periciais auxiliares do IPSEMG, poder ser ampliado o quantitativo de mdicos para exercerem temporariamente a funo pericial. 1 Se o prazo de defasagem de que trata o caput exceder 20 (vinte) dias, na unidade pericial central ou nas unidades periciais auxiliares do IPSEMG, o quantitativo de mdicos com funo pericial, obrigatoriamente, ser ampliado por meio de convnios ou outra forma que a lei facultar. 2 O Presidente do IPSEMG poder autorizar os rgos e entidades da Administrao Pblica Direta, Autrquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado a celebrao de convnios ou outra forma que a lei facultar, para os fins mencionados no caput e no SS 1. Art. 22 - Compete SEPLAG propor e coordenar treinamento especfico dos tcnicos envolvidos nas atividades executadas pela unidade pericial do IPSEMG. 1 O IPSEMG poder, sempre que necessrio, demandar 2 A o treinamento a que se refere o caput. SEPLAG, por meio de Resoluo, estabelecer normas

complementares relativas capacitao dos profissionais de que trata

este fiscalizao Art. do 24 cumprimento -

Decreto. Art. 23 - Compete unidade de sade ocupacional da SEPLAG a das disposies deste Decreto. A inobservncia destas orientaes implicar

responsabilidade administrativa, civil e penal para o infrator e para quem, direta ou indiretamente, tenha dado origem ao ato. Art. 25 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Art. 26 - Ficam revogados: I - os arts. 1 a 13 e 19 a 29 do Decreto n 23.617, de 11 de junho de 1984; II - o arts. 1, 2 e 4 do Decreto n 28.080, de 12 de maio de 1988; III - o Decreto n 28.506, de 11 de agosto de 1988; e IV- o Decreto n 41.286, de 27 de setembro de 2000 . Palcio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 21 de novembro de 2003; 215 da Inconfidncia Mineira. Acio Neves - Governador do Estado

LEI COMPLEMENTAR 100/2007


(PUBLICADA em 06/11/2007) Institui a Unidade de Gesto Previdenciria Integrada Ugeprevi - do Regime Prprio de Minas outras Previdncia dos Servidores Pblicos do Estado de Minas Gerais e do Regime Prprio de Previdncia dos Militares do Estado de Complementar n 64, providncias. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, o Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei: Art. 1 Fica instituda a Unidade de Gesto Previdenciria Integrada - Ugeprevi - do Regime Prprio de Previdncia dos Servidores de 25 de maro de 2002, e d Gerais e o Conselho Estadual de Previdncia - Ceprev -, altera a Lei

Pblicos do Estado de Minas Gerais e do Regime Previdncia recursos do programtica para escriturao, a partir de janeiro de Fundo de Previdncia do Estado de

Prprio de unidade dos Gerais 2008,

dos Militares do Estado de Minas Gerais, Minas

-Funpemg - e do Fundo Financeiro de Previdncia - Funfip -, bem como dos recursos do oramento fiscal destinados ao pagamento dos benefcios previdencirios concedidos aos servidores e agentes pblicos de que trata o art. 3 da Lei Complementar n 64, de 25 de maro de 2002, com a redao dada por esta Lei, e aos militares do Estado. 1 A concesso, o pagamento e a manuteno dos benefcios previdencirios dos segurados a que se refere o caput deste artigo, nos termos e nos prazos estabelecidos no regulamento, sero que disciplinam a escriturados na Ugeprevi, observado o disposto no 2 deste artigo, no art. 76, VI, da Constituio do Estado e nas leis matria. 2 O ato de concesso dos benefcios para os segurados a que se refere o caput, no mbito dos Poderes do Estado, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministrio Pblico, da Defensoria Pblica, Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, assinado da pela

autoridade competente, ser remetido Ugeprevi, conforme previsto em regulamento. Art. 2 Fica institudo o Conselho Estadual de Previdncia - Ceprev -, com carter consultivo, deliberativo e de superviso dos Regimes Prprios de Previdncia dos Servidores Pblicos e dos Militares do Estado de Minas Gerais. Pargrafo nico. Compete ao Ceprev gerir a Ugeprevi, por meio da criao de unidade programtica nica a ele subordinada. Art. 3 Compem o Ceprev: I o Secretrio de Estado de Planejamento e Gesto, que o presidir; II o Secretrio de Estado de Fazenda; III o Advogado-Geral do Estado;

IV - o Comandante-Geral da Polcia Militar do Estado de Minas Gerais - PMMG - e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais - CBMMG -, alternadamente, na forma regulamento; V o Presidente do Instituto de Previdncia dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG -; VI - o Diretor-Geral do Instituto de Previdncia dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais - IPSM -; VII um representante do Poder Legislativo; VIII um representante do Poder Judicirio; IX - um representante do Ministrio Pblico; X um representante dos servidores do Poder Executivo; XI - um representante dos servidores inativos; XII um representante dos militares ativos; XIII - um representante dos militares inativos; XIV um representante dos pensionistas dos servidores; XV um representante dos pensionistas dos militares; XVI um representante dos servidores da Assemblia Legislativa do Estado de Minas Gerais; XVII - um representante dos servidores do Poder Judicirio. 1 Os membros a que se referem os incisos VII a IX do caput deste artigo sero designados pelo Governador do Estado, aps indicao dos titulares daqueles Poderes e rgo, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. 2 Os membros a que se referem os incisos X a XVII do caput sero escolhidos pelo Governador do Estado, a partir de lista trplice elaborada pelas entidades representativas legalmente constitudas, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. 3 Os membros referidos no 2 devero ter nvel superior de escolaridade e reputao ilibada. 4 O regimento interno do Ceprev ser aprovado por decreto, mediante proposta dos seus membros. 5 O Presidente do Ceprev indicar o Secretrio Executivo do Conselho, entre servidores, militares ou um dos seus membros. do

Os membros do Ceprev no sero remunerados por sua

atuao no Conselho, que ser considerada prestao de relevante servio pblico. Art. 4 Compete ao Ceprev, alm do disposto no pargrafo nico do art. 2 : I estabelecer as diretrizes gerais relativas ao Regime Prprio de Previdncia dos Servidores do Estado de Minas Gerais, a que se refere a Lei Complementar n 64, de 2002; II expedir instruo, de mbito geral, contendo as normas e os procedimentos a serem adotados para a concesso dos benefcios, de forma a garantir a unicidade e a padronizao desses atos; III estabelecer diretrizes para a elaborao, a consolidao e o acompanhamento do oramento anual da Ugeprevi, segmentado por fundos, IV programas, fontes de recursos e caracterizao das despesas; - dirimir dvidas quanto aplicao das normas relativas previdncia social no Estado; V acompanhar a gesto dos recursos destinados ao Funfip; VI - aprovar, por maioria absoluta, proposta do regulamento referido no 2 do art. 1 desta Lei Complementar. Art. 5 O inciso I do art. 3 , o inciso IV do art. 56 e o caput do art. 85 da Lei Complementar n 64, de 2002, passam a vigorar com a seguinte redao: "Art. 3............................................ I - o titular de cargo efetivo da administrao direta, autrquica e fundacional dos Poderes do atribuies, deveres e Estado, do Ministrio Pblico e do Tribunal de Contas do Estado, assim considerado o servidor cujas

responsabilidades especficas estejam

definidas em estatuto ou normas estatutrias e que tenha sido aprovado por meio de concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ou de prova de seleo equivalente, bem como aquele efetivado nos termos dos arts. 105 e 106 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio do Estado; .............................................................

Art. 56............................................ IV - saldo positivo oriundo da compensao financeira prevista no 9 do art. 201 da Constituio da Repblica; ............................................................. ... Art. segurados 85. O IPSEMG prestar assistncia mdica, hospitalar referidos no art. 3 desta Lei Complementar, e odontolgica, bem como social, farmacutica e complementar aos aos servidores detentores exclusivamente de cargo de provimento em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao, aos agentes polticos e aos servidores admitidos nos termos do art. 10 da Lei n 10.254, de 20 de julho de 1990, extensiva aos seus dependentes, observadas as coberturas e os fatores moderadores definidos em regulamento.". Art. 6 Fica acrescentado ao art. 39 da Lei Complementar n 64, de 2002, o seguinte inciso III: "Art. 39.......................................... III - o pagamento do saldo negativo oriundo da compensao financeira Repblica.". Art. 7 Em razo da natureza permanente da funo para a qual foram admitidos, so titulares de cargo efetivo, nos termos do inciso I do art. 3 da Lei Complementar n 64, de 2002, os servidores em exerccio na data da publicao desta lei, nas seguintes situaes: I - a que se refere o art. 4 da Lei n 10.254, de 1990, e no alcanados pelos arts. 105 e 106 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio do Estado; II - estabilizados nos termos do art. 19 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio da Repblica; III - a que se refere o caput do art. 107 da Lei n 11.050, de 19 de janeiro de 1993; IV - de que trata a alnea "a" do 1 do art. 10 da Lei n 10.254, de 1990, admitidos at 16 de dezembro de 1998, ingresso; desde a data do prevista no 9 do art. 201 da Constituio da

V - de que trata a alnea "a" do 1 do art. 10 da Lei n 10.254, de 1990, admitidos aps 16 de dezembro de 1998 e at 31 de dezembro de 2006, desde a data do ingresso. 1 O posicionamento dos servidores de que trata este artigo dar-se- no nvel e no grau correspondentes ao padro de vencimento utilizado para pagamento de sua remunerao na data da publicao desta Lei. 2 No ser computado, para a percepo de vantagem ou benefcio, o perodo em que os servidores no estiveram em efetivo exerccio, conforme definido em lei. 3 Os servidores de que trata este artigo ficam vinculados ao Funfip, institudo na Lei Complementar n 64, de 2002. Art. 8 So segurados do Regime Geral de Previdncia Social, conforme o Repblica: disposto no 13 do art. 40 da Constituio da I - o detentor exclusivamente de cargo de provimento

em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao; II - o agente poltico, ressalvado o exercente de mandato eletivo vinculado ao respectivo regime prprio de previdncia social; III - os servidores a que se refere a alnea "a" do 1 do art. 10 da Lei n 10.254, de 1990, no alcanados pelo art. 7 desta Lei; IV - os servidores a que se refere a alnea "b" do 1 do art. 10 da Lei n 10.254, de 1990; V - o contratado nos termos do art. 11 da Lei n 10.254, de 1990. Art. 9 garantida aos segurados e seus dependentes a continuidade da percepo dos benefcios previdencirios concedidos com base no art. 79 da Lei Complementar n 64, de 2002, at a data de publicao desta Lei Complementar, observados as regras e os critrios estabelecidos pelo Regime Geral de Previdncia Social. Art. 10. Fica vedada a possibilidade de dispensa imotivada dos servidores de que trata a alnea "a" do 1 do art. 10 da Lei n 10.254, de 1990, admitidos at 31 de dezembro de 2006 e em exerccio na

data de publicao desta Lei Complementar, salvo previstas na Lei n 10.254, de 1990.

nas hipteses

Art. 11. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto, mediante requerimento do interessado, emitir, para os agentes pblicos do Poder Executivo mencionados nos incisos I a IV do art. 8 , certido de contribuio relativa ao perodo em que estiveram vinculados ao regime prprio, com vistas contagem recproca a que se refere o 9 do art. 201 da Constituio da Repblica. Pargrafo nico. Para os agentes pblicos dos Poderes Judicirio e Legislativo, do Ministrio Pblico, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pblica, a certido a que se refere o caput ser emitida pelo rgo de recursos humanos competente. Art. 12. Com a publicao desta Lei Complementar, ficam mantidas as autarquias Instituto de Previdncia dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG -, a que se refere a Lei n 9.380, de 18 de dezembro de 1986, e Instituto de Previdncia do Legislativo do Estado de Minas Gerais - IPLEMG -, a que se refere a Lei n 13.163, de 20 de janeiro de 1999, sendo assegurada a autonomia administrativa, financeira e oramentria dessas entidades. Art. 13. Observado o disposto no 20 do art. 40 e no 1 do art. 42 da Constituio da Repblica, a escriturao de que trata o art. 1 desta Lei Complementar no prejudicar a autonomia administrativa, financeira e oramentria do IPSM, em especial, a relativa: I - gesto dos recursos oriundos da contribuio patronal e do segurado; II - aos atos de concesso de benefcios previdencirios conforme previsto no 2 do art. 1 desta lei complementar; III - s aes de assistncia sade; IV - concesso dos demais benefcios assegurados pelo IPSM, nos termos da legislao vigente. Art. 14. Fica revogado o art. 79 da Lei Complementar n 64, de 2002. Art. 15. Esta Lei Complementar entra em vigor na data de publicao. sua

Palcio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 5 de novembro de 2007; 219 da Inconfidncia Mineira e 186 da Independncia do Brasil. ACIO NEVES - Governador do Estado

SUPERINTENDNCIA CENTRAL DE PERCIA MDICA E SADE OCUPACIONAL Rua da Bahia n. 1148, 4 andar. Cep 30160-906 - Belo Horizonte - MG Telefone: (31) 3239-6300 Fax: (31) 3273-2223 E-mail: pericia.medica@planejamento.mg.gov.br Site: www.planejamento.mg.gov.br/servidor/pericia_medica.asp www.planejamento.mg.gov.br/servidor/saude_ocupacional/saude_vocal.a sp Marcao de Percia Mdica: (31) 3224-3171 Alvimar Jos Tito Diretor da Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional Silvana de Mello Vasconcelos Neves Diretora Central de Percia Mdica Jayme Dumont Jnior Diretor Central de Sade Ocupacional Cludia Valria Coutinho Machado Diretora Central de Suporte Tcnico Administrativo EQUIPE DE TRABALHO Carlos Tadeu Villani Marques Dirlene Teixeira Madureira Candido Giani Vanessa Gouvia Lima Maria Aparecida Silva Mirelle Queiroz Gonalves Mnica Pereira de Mello Vieira Selma Nardoni Gonalves Braga Silvana Aparecida Santana Teixeira COLABORAO Fabiana J. Santos PROJETO GRFICO

Walkiria Guimares Mnica Maria Melilo Lima Diretoria de Planejamento e Modernizao Institucional

Anda mungkin juga menyukai