Anda di halaman 1dari 5

Brainstorming

Introduo

Desenvolvimento de novos produtos - obter idias para novos produtos e efetuar melhoramentos ao produtos existentes. Publicidade - desenvolver idias para campanhas de publicidade. Resoluo de problemas - consequncias, solues alternativas, anlise de impacto, avaliao. Gesto de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produo. Gesto de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades. Formao de equipes - gerao de partilha e discusso de idias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar.

H 3 principais partes no brainstorming: Encontrar os fatos, Gerao da idia, Encontrar a soluo. Da busca dos fatos na resoluo de um problema existem duas sub partes: Definio do problema, Preparao. Inicialmente, define-se o problema. Poder ser necessrio subdividir o problema em vrias partes. A tcnica de Brainstorming funciona para problemas que tm muitas solues possveis tal como a gerao de idias para o seu desenho. Depois necessrio colher toda a informao que pode relacionar-se com o problema. Gerao de idias por brainstorming. Busca da soluo. Avaliar e seleccionar as melhores idias.

Princpios e Regras Princpios


Os dois princpios so: Atraso do julgamento Criatividade em quantidade e qualidade A maioria das ms idias so inicialmente boas idias. Atrasando ou adiando o julgamento, dada a hiptese de se gerarem muitas idias antes de se decidir por uma. De acordo com Osborn, o humano capaz tanto do julgamento como da criatividade. Embora, a maioria da educao nos ensine apenas a usar o julgamento. Ns apressamos o julgamento. Quando praticamos o atraso do julgamento, permitimo-nos a ns prprios usar a nossa mente criativa para gerar idias sem as julgar. No fcil. Primeiro, no parece natural, mas depois tem as suas recompensas. Quando geramos idias, necessrio ignorar as consideraes importncia da idia, sua usabilidade, sua praticabilidade. Neste patamar, todas as idias so iguais. necessrio

atrasar o julgamento enquanto ainda no se terminou a gerao das idias. O segundo princpio relativo quantidade e qualidade da criatividade. Quantas mais idias forem geradas, ser mais provvel encontrar uma boa idia. A tcnica de brainstorming tira vantagem de associaes que se desenvolvem quando se consideram muitas idias. Uma idia pode levar a uma outra. Idias ms podem levar a boas idias. Por vezes, no conseguimos pensar num problema enquanto no houver algumas respostas. Brainstorming d-nos a hiptese de pr as idias que passam pela cabea no papel, de maneira a conseguir obter as melhores delas. Usualmente, as linhas de guia que se seguem so chamadas de "regras". Devem ser seguidas como regras, embora sejam apenas linhas de guia ou de direco.

Regras
As quatro principais regras do brainstorming so:

Crticas so rejeitadas: Esta provavelmente a regra mais importante. A no ser que a avaliao seja evitada, o princpio do julgamento no pode operar. A falha do grupo ao cumprir esta regra a razo mais crtica para que o sesso de brainstorming no resulte. Esta regra aquela que primariamente diferencia um brainstorming clssico dos mtodos de conferncia tradicionais. Criatividade bem-vinda: Esta regra utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer idia que lhe venha mente, sem preconceitos e sem medo que isso o v avaliar imediatamente. As idias mais desejveis so aquelas que inicialmente parecem ser sem domnio e muito longe do que poder ser uma soluo. necessrio deixar as inibies para trs enquanto se geram idias. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta tambm o nmero de idias geradas. Quantidade necessria: Quanto mais idias forem geradas, mais hipteses h de encontrar uma boa idia. Quantidade gera qualidade. Combinao e aperfeioamento so necessrios: O objetivo desta regra encorajar a gerao de idias adicionais para a construo e reconstruo sobre as idias dos outros.

Linha de Direo
... Embora, universalmente no haja linhas de direo aceitas universalmente para passos especficos a implementar numa sesso de brainstorming, as seguintes atividades principais so bastante tpicas: Desenvolver um enunciado para o problema. Selecionar um grupo de 6 a 12 participantes. Enviar uma nota aos participantes falando-lhes acerca do problema. Dever ser includo o enunciado do problema, o contexto, bem como algumas solues e outras coisas que se revelem teis para o caso. Comear por escrever o problema num quadro visvel a todos os elementos pertencentes ao grupo. Falar, novamente, sobre as 4 regras principais do brainstorming. Requisitar novas idias aos participantes pela ordem pela qual estes levantam a sua mo. Apenas uma idia deve ser sugerida em cada momento. Ter um gravador, ou uma secretria de maneira a que se possa escrever e tomar nota das idias.

A sesso deve durar cerca de 30 minutos. No se deve durar quatro horas! Seleccionar um grupo para avaliao de trs a cinco pessoas. Fornecer ao grupo a lista de idias e dizer-lhes que sugiram e selecionem as melhores idias. Fornecer ao grupo original um relatrio com as idias selecionadas pelo grupo de avaliao e requisitar a submisso de quaisquer idias adicionais estimulada pela lista. Dar a lista final de idias pessoa ou grupo de trabalho do projeto.

Composio do Grupo
A maioria dos grupos de brainstorming so constitudos por trs elementos: O lder. Os membros. Um(a) secretria. Devem ser escolhidas pessoas que tenham alguma experincia com o problema em causa. necessrio no misturar os chefes com os trabalhadores. Devem escolher-se pessoas que estejam no mesmo patamar da hierarquia na organizao. A maioria das pessoas no se consegue libertar nem ser suficientemente criativo diante do seu chefe. O lder de grupo deve ser familiar com o processo de brainstorming e ter facilidade em manter-se relaxado, e numa atmosfera descontrada. A(O) secretria deve ter facilidade na escrita rpida. Esta(e), vai ter que tomar nota de uma numerosa lista de idias que vo ser geradas. As idias no tm, necessariamente, de ser escritas exatamente da mesma forma que so ditas. O nome da pessoa que sugere as idias no deve ser anotado, j que o anonimato encoraja a liberdade de expresso. Brainstorming uma boa forma de pensar e um bom caminho a seguir para a criao de um novo slogan para um produto, ou para um novo tema para uma campanha. Esta uma boa forma de pensar e de encontrar idias para uma histria de um jornal ou para uma coluna de uma revista. Deve utilizar-se esta tcnica para problemas que tenham um final em aberto. Como em todas as tcnicas criativas, o problema deve ser descrito em termos especficos para que idias especficas possam ser geradas. Generalidades, mesmo as mais brilhantes, so raramente as solues mais criativas. Um problema de brainstorming dever ter um grande nmero de possveis solues. A resposta nunca demasiado restrita.

Avaliao do Grupo
Enquanto um grupo tpico de brainstorming dever conter desde seis a doze pessoas, o grupo de avaliao deve conter, exatamente trs, cinco ou sete pessoas. Usando um nmero mpar eliminam-se as possibilidades de empate quando efetuada a votao das possveis solues. Esta situao ajuda quando, procurado um consenso ao invs da votao. A composio dos membros deste grupo pode variar. Poder consistir em pessoas que faziam parte do grupo de gerao de idias, ou na combinao de pessoas deste grupo com pessoas externas, ou de um grupo completamente novo de individuais. Utilizar as mesmas pessoas poder ter a vantagem de assegurar a familiaridade com o problema, enquanto o uso de um grupo de pessoas externas ao grupo original pode ter o benefcio da maior objetividade. A tarefa do grupo de avaliao a de avaliar todas as idias e selecionar as melhores para uma possvel implementao ou estudo adicional. Depois do lder do grupo receber a lista de

idias da(o) secretria, as idias devem ser editadas, certificar e verificar que elas esto descritas claramente e esto concisas. As idias devem ser organizadas segundo categorias lgicas (usualmente, estas categorias vo de cinco a dez) e apresentadas ao grupo de avaliao para reviso. possvel tornar este processo mais fcil e prtico utilizando uma checklist organizada segundo determinados critrios como a simplicidade das idias, menos custosas em termos de tempo e capital, e outros termos similares. O grupo de avaliao deve verificar as melhores idias de forma a sujeit-las a testes prticos.

Brainstorming Individual
A tcnica de brainstorming a clssica tcnica criativa de um grupo. De qualquer forma, muitas pessoas adaptaram o brainstorming e usam-no como uma tcnica criativa individual. Isto significa que sempre possvel realizar uma sesso de brainstorming a qualquer altura e quantas vezes for necessrio - sem dinheiro, tempo dispendido a organizar um grupo de pessoas. De fato, muitos indivduos podem encontrar mais criatividade sozinhos do que fazendo parte de um tradicional grupo de brainstorming. Alis, a liberdade de estar sempre disponvel para um brainstorming individual incrivelmente fcil de atingir. Condies em que pode ser necessria a realizao de um brainstorming individual: Trabalha-se sem cooperao, sozinho. Trabalha-se sem cooperao, e emprego por conta prpria. No h disponibilidade para uma sesso em grupo. As pessoas que o rodeiam no gostam de sesses de brainstorming. As pessoas que o rodeiam no seguem as regras do brainstorming. demasiado dispendioso e caro para si a realizao de uma sesso. O problema demasiado pequeno para justificar a reunio de um grande conjunto de pessoas. Quando se utiliza o brainstorming individual, pode ser de grande ajuda o uso de mapas mentais ou semanticmaps para organizar e desenvolver as idias.

Brainstorming na Educao
A tcnica de brainstorming no uma atividade exclusiva de um ambiente empresarial: pelo contrrio, na escola pode ser uma tcnica muito importante na educao dos estudantes. Este grande ou pequeno grupo de atividade encoraja as crianas a manterem-se focados num tpico e contribuir para uma fluidez de idias em liberdade. O professor pode comear por propr uma questo ou problema, ou introduzindo um tpico. Os estudantes, depois expressam e divulgam as possveis respostas e solues, palavras, expresses ou idias relevantes. A contribuio aceita sem crticas ou julgamento. Inicialmente, alguns estudantes podem mostrar-se relutantes em falar e revelar as suas idias no grupo formado, mas o brainstorming uma atividade de partilha que encoraja os alunos a participar. Expressando idias e ouvindo o que dito pelos outros, os estudantes podem ajustar o seu conhecimento e compreenso anterior, acomodando a nova informao aumentando os seus nveis de ateno. Os professores ou educadores devem enfatizar a importncia de ouvir ativamente os outros participantes durante esta sesso. Os estudantes devem ser encorajados a ouvir com ateno, e educadamente a contribuio dos seus colegas de classe, dizendo aos professores que no o conseguem ouvir perfeitamente e pensando em diferentes sugestes e respostas a compartilhar.

Formatado e adaptado por: Eduardo Pegoretti Borges

Anda mungkin juga menyukai