Anda di halaman 1dari 2

MINHA PROPOSTA DE BEM VIVER Por Mathias Gonzalez

Eu tinha 11 anos quando li pela primeira vez este texto que estava no livro O Poder do Pensamento Positivo de Norman Vicent Peale.
S por Hoje
S por hoje, vou procurar viver unicamente o dia presente, sem tentar resolver de uma vez s todos os problemas da minha vida. Durante doze horas, posso fazer qualquer coisa que me assustaria se eu pensasse que tinha de faz-la por uma vida inteira. S por hoje vou estar feliz. A maior parte das pessoas to feliz quanto se dispe a slo. S por hoje, vou tentar ajustar-me realidade e no tentar adaptar tudo aos meus desejos. Vou aceitar a minha "sorte" como ela vier e vou moldar-me a ela. S por hoje, vou tentar fortalecer o meu esprito. Estudarei e vou aprender alguma coisa til. No vou manter o meu esprito ocioso. Vou ler alguma coisa que exija esforo, pensamento e concentrao. S por hoje, vou exercitar a minha alma de trs maneiras: vou fazer um favor a algum sem que se note e, se algum se aperceber disso, esse fato no conta. Vou fazer pelo menos duas coisas que no me apetece - s por exerccio. No vou mostrar a ningum os meus sentimentos de dor. Poderei estar magoado, mas, no revelarei a minha dor. S por hoje, vou ser agradvel. Vou apresentar-me aos outros da melhor maneira possvel: vou vestir-me bem, falar baixo, agir delicadamente, no farei crticas, no vou ter nada de negativo que dizer aos outros, no vou tentar melhorar nem controlar ningum, exceto a mim prprio. S por hoje vou ter um programa. Pode ser que eu o no siga a rigor, mas vou tentar. Vou evitar duas pragas: a pressa e a indeciso. S por hoje, vou ter uma meia hora tranquila s para mim e descansar. Durante esta meia hora, num determinado momento, vou procurar ter uma melhor perspectiva da minha vida. S por hoje, no vou ter medo. Muito em especial no vou ter medo de apreciar a beleza e de acreditar que aquilo que eu der ao mundo, o mundo me devolver.

Essas palavras tiveram um grande impacto em minha mente adolescente e foram elas quem nortearam grande parte da minha existncia at os dias de HOJE. Procurei viver um dia de cada vez e tentei colocar em prtica tudo aquilo que me foi sugerido no texto. Algumas vezes fui bem sucedido e em outras fracassei. Mas no me importava. Sabia que cada dia era uma nova oportunidade que eu tinha da Vida para ser, fazer, sentir, dizer, aprender, doar, receber e praticar todos os atos humanos que me eram possveis. Decidi que no ficaria adiando a FELICIDADE proporcionada por momentos agradveis. Decidi que beberia

um gole dgua de cada vez e no precisaria jamais de um piscina ou lago inteiro para mitigar a minha sede.

Com a minha sede por conhecimento, li vrias vezes a Bblia Sagrada (por influncia de meus pais), frequentei centenas de cultos nas mais diferentes denominaes, vasculhei os demais livros sagrados como : o Baghavad Gita e Vedas, dos hinds; o Livro do Mortos, dos Egpcios e tantos outros tratados de filosofia Grega e Romana. Li grandes mestres do passado e do presente como: Helena Petrovna Blavatsky, Alan Kardeck, Jiddu Krishnamurti, Einstein, Gurdjieff , Karl Marx, Peter Ouspensky, Alice Baile, Krishnamurt, Dion Fortune, Lobsang Rampa, Osho, Sai Baba, Anthony Robbins e centenas de outros. Frquentei dezenas de seitas e filosofias religiosas ou no religiosas como Seicho-no-i, Ordem Rosacruz, Ordem do Graal na Terra, Escola Logosfica, Budismo, Zenbudismo, Xintoismo e todas as demais do ramo cristo. Aprendi muito e encontrei o ponto comum de todas as religies, seitas e filosofias: a felicidade est em voc e na sua relao com o mundo a sua volta. Aprendi com eles, que o que nos d a verdadeira felicidade no o TER, mas o SER e o SENTIR. Podemos ter todas as coisas do mundo e nos sentirmos infelizes. Ou podemos ter pouco, mas sermos pessoas autenticamente felizes por usufruirmos plenamente das coisas que no custam nada. Deste modo, tomei como determinao, viver a minha vida da melhor maneira possvel cultivando o amor vida, a alegria autntica proporcionada por coisas naturais e simples como: o cu azul ou nublado; os dias de sol ou de chuva; as plantas com suas flores multicoloridas e aromas; a beleza dos rios, lagos e do mar; as montanhas cobertas por florestas ou de neve; o aconchego de uma manta sob os no dia de inverno; o sabor do ch ou caf com po e de tantos outros alimentos; um bom livro com suas histrias fascinantes; um filme interessante que inspira e diverte; os orgasmos produzidos pelo sexo pleno de amor e entrega (mesmo o solitrio); a conversa agradvel sobre tudo e sobre nada; o sabor do vinho ou a deliciosa insipidez da gua refrescante; as obras de arte (pinturas, esculturas, construes, dana, msica, teatro) e tudo que produz algum tipo de encantamento aos sentidos; o convvio com entes queridos (familiares ou no); os momentos de reflexo afastado de tudo e todos e apenas comigo mesmo... decidi que at a solido voluntria me faria bem quando eu quisesse. Foi assim, tem sido assim que eu me tornei mais feliz, sem a necessidade de nada mais, a no ser viver da melhor maneira que puder ESSE DIA DE HOJE como se fosse o ltimo, pois um dia sei que ele o ser. Obrigado por fazer parte do meu mundo particular de pessoas queridas. Obrigado por ter respondido a minha mensagem. Tudo quanto voc falou, faz sentido. Voc um ser especial e por isso mesmo, merece a felicidade que tem.

Mathias Gonzalez

Anda mungkin juga menyukai