Anda di halaman 1dari 14

O CONTRATO DE MANDATO

Sheila Luft Martins


Tabeli de Notas. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Professora do curso de Direito na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Uniju, Iju, RS) e da Faculdade de Direito do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo ngelo (Iesa, Santo ngelo, RS)

Resumo: O presente artigo tem por objetivo tecer consideraes concernentes ao mandato. O mandato um negcio jurdico pelo qual uma pessoa recebe poderes de outra para, em nome desta, praticar atos ou administrar interesses. Por se tratar de ato que envolve riscos, a utilizao da procurao pblica como instrumento do mandato acaba sendo um meio eficaz no sentido de trazer segurana jurdica aos envolvidos. Palavras-chave: Mandato. Procurao. Representao. Outorgante. Outorgado. Abstract: This article aims to make considerations concerning the mandate. The mandate is a business law whereby a person receives other powers, on behalf of practicing acts or administer interests. As act that involves risks, the use of public authorisation as an instrument of mandate ends up being an effective means to bring legal certainty to those involved. Keywords: Mandate. Authorization. Representation. Licensing. Given. Sumrio: Introduo. 1. Conceito. 2. Caractersticas. 3. Formas. 4. Capacidade das partes. 5. Da procurao pblica. 6. Regras para a segura lavratura de uma procurao pblica. Concluso. Referncias.

Ano XIX n 33, jan.-jun. 2010 / n 34, jul.-dez. 2010 p. 195-208

Sheila Luft Martins

INTRODUO
O mandato uma das modalidades contratuais mais comuns do cotidiano das relaes sociais em razo de sua signicativa utilidade prtica. As pessoas utilizam este instrumento invariavelmente, desde situaes mais simples, como para realizar a inscrio num concurso pblico ou para uma matrcula em escola, at casos de maior complexidade, como a compra e venda de um imvel ou, at, o prprio casamento. Esta modalidade contratual est disciplinada nos artigos 653 a 692 do Cdigo Civil Brasileiro (CC). Em regra todos os atos podem ser praticados por meio de procurador, desde que o negcio diga respeito a algo que no seja ilcito e no ofenda aos bons costumes. Tambm no poder envolver atos personalssimos, em que a lei exija a interveno pessoal do respectivo titular, no permitindo que sejam realizados por representante. Assim, fazer um testamento ou revog-lo, bem como exercer cargo pblico, prestar servio militar, no permitem a utilizao de procurao. H situaes ainda mais raras e excepcionais que dispensam at a apresentao de procurao para a prtica de negcios alheios, por exemplo, para o registro e a averbao no registro imobilirio, conforme prev expressamente a Lei 6.015/73, em seu artigo 217. Nesse contexto, a procurao pblica mesmo sendo necessria em poucas situaes especiais apenas naqueles casos em que a lei exige forma especial para o ato , apresenta-se como um instrumento seguro do mandato por trazer uma garantia maior para a concretizao do negcio.

1 CONCEITO
O artigo 653 do CC dene mandato:
Art. 653. Opera-se o mandato quando algum recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procurao o instrumento do mandato.

196

ano XIX, n 33, jan.-jun. 2010 / ano XIX, n 34, jul.-dez. 2010

O CONTRATO DE MANDATO

Como se depreende, o mandato o contrato em que uma das partes (mandatrio, procurador, outorgado ou representante) recebe poderes de outrem (mandante, outorgante ou representado) para praticar atos ou administrar interesses em seu nome. Nas palavras de Roberto Ruggiero:
Encarregar outrem de praticar um ou mais atos por nossa conta e no nosso nome, de modo que todos os efeitos dos atos praticados se liguem diretamente nossa pessoa como se ns prprios os tivssemos praticado, o que tecnicamente se chama conferir ou dar mandato (apud Gonalves, 2004, p. 384).

Nesse contrato o mandatrio, por ser o representante do mandante, fala e age em seu nome e por conta deste. Logo, o mandante quem contrai as obrigaes e adquire os direitos como se tivesse tomado parte pessoalmente no negcio jurdico (Monteiro, 2003). O mandato tem como pressuposto a conana de uma pessoa em outra para a execuo de determinado ato, e confere um poder que acaba determinando um dever para o responsvel pela realizao do ato. A etimologia da palavra oferece uma noo do contedo do negcio: mandare, no sentido de mandar ou ordenar, ou manum dare, dar as mos, como at hoje so nalizados alguns negcios e acordos, principalmente aqueles que no apresentam cunho jurdico (Venosa, 2009). Outros autores ainda referem que a denominao deriva de manu datum, porque as partes se davam as mos, simbolizando a aceitao do encargo e a promessa de delidade no cumprimento da incumbncia; ao passo que o vocbulo mandato signica ora o poder conferido pelo outorgante, ora o negcio pactuado, ora o ttulo deste contrato, de que sinnimo a procurao (Gonalves, 2004). fundamental ressaltar que procurao e mandato no se confundem, isto por que o mandato congura um contrato que necessita de manifestao de vontade de duas partes (bilateral), ao passo que a procurao depende apenas da manifestao de vontade daquele que tem a inteno de ser mandante
Direito em Debate Revista do Departamento de Cincias Jurdicas e Sociais da Uniju

197

Sheila Luft Martins

(unilateral). Como consequncia, enquanto no houver aceitao a procurao simples possibilidade de negcio, que precisa ser conrmada pela outra parte. Em outras palavras, somente existir mandato se o procurador aceitar os poderes conferidos pelo mandante. Neste sentido, Silvio de Salvo Venosa (2009, p. 260) escreve:

O mandato, propriamente dito, o contrato que se aperfeioa com o encontro de vontades. A procurao outorgada o instrumento que materializa o contrato. A representao a investidura concedida pelo mandante ao mandatrio, em virtude da existncia do contrato e, na maioria das vezes, do instrumento do mandato.

Em termos gerais, o mandato tem por objeto a prtica de atos ou negcios jurdicos em favor do mandante, nos quais o mandatrio atua por conta e ordem do representado (Venosa, 2009). Como ordinariamente o procurador realiza atos em nome do outorgante o que representa a aplicao do prprio artigo 653 do CC e determina a modalidade geral do nosso ordenamento , no mandato existir representao. esta, inclusive, a opinio quase unnime sobre o tema, de que no existe mandato sem representao. Uma modalidade excepcional de mandato aquela em que o mandatrio age em nome prprio, que no ser objeto deste estudo. Assim, no resta dvida de que a representao se encontra presente na grande maioria dos casos, mas no essencial congurao do mandato, havendo hipteses em que este subsiste sem aquela; e outras ainda em que a mesma idia existe, porm em contratos de natureza diversa (Gonalves, 2004, p. 385). Representao signica que algum o representante atua em nome de outrem o representado. Logo, o primeiro participa do negcio jurdico como parte e substitui a vontade do ltimo.

198

ano XIX, n 33, jan.-jun. 2010 / ano XIX, n 34, jul.-dez. 2010

O CONTRATO DE MANDATO

Por esta razo, os atos do mandatrio vinculam o mandante, sempre que praticados dentro dos poderes conferidos (conforme artigo 679 do CC). Os atos praticados alm dos poderes outorgados no mandato s vinculam o outorgante quando por ele forem raticados (artigo 665). Tambm so incapazes de vincular o mandante os atos praticados pelo mandatrio aps a extino do mandato. A representao pode decorrer da lei, determinando um representante legal, como acontece em casos envolvendo menores e incapazes; pode decorrer de uma nomeao pelo juiz congurando uma representao judicial, como vista na situao do inventariante, ou ainda simplesmente surgir da vontade das partes criando um representante convencional, como quando algum recebe uma procurao para agir em nome de terceiro, e apenas ao ltimo caso que se dedica o presente estudo. Convm salientar, ainda, que os poderes conferidos ao mandatrio pelo mandato nunca so ilimitados. Nas palavras de Fbio Ulhoa Coelho (2005, p. 313):
A lei atenta ao fato de que os sujeitos capazes, para estarem livres da possibilidade de fraudes aos seus interesses, devem, entre outras cautelas, administr-los diretamente. Quando a interposio do representante se faz necessria, isso deve ser tratado como situao temporria e excepcional. No existe, para a lei brasileira, nenhum meio de o sujeito capaz outorgar a outrem poderes ilimitados de representao. Limitando o alcance da representao, procura a lei preservar os interesses do mandante contra possveis irregularidades na execuo do mandato.

Nesse sentido, quando o procurador recebe poderes considerados gerais, pode apenas praticar atos de administrao ordinria, ao passo que para representar algum na alienao de bens, por exemplo, precisa ter poderes especiais de acordo com o que estipula o artigo 661, 1 do CC. Assim, a outorga de poderes especiais restringe o mandatrio a praticar aquilo que for especicamente indicado, enquanto que poderes gerais limitam prtica de atos de simples administrao ordinria, sendo ambas as limitaes resultantes da lei.
Direito em Debate Revista do Departamento de Cincias Jurdicas e Sociais da Uniju

199

Sheila Luft Martins

2 CARACTERSTICAS
O mandato apresenta-se como um contrato consensual, no solene, intuito personae, em regra gratuito e unilateral. Trata-se de um contrato por resultar de um acordo de vontades entre o mandante que outorga a procurao, e o mandatrio que a aceita. Esta aceitao pode ocorrer tanto de forma expressa como tambm tacitamente, quando h comeo de execuo do mandato demonstrando a concordncia do procurador em realizar o negcio (artigo 659 do CC). O mandato um contrato consensual, uma vez que se concretiza com a simples declarao de vontade, no dependendo, comumente, da prtica de qualquer outro ato. Assim, o consenso das partes suciente para aperfeioar o negcio, no necessitando a entrega de um objeto, como requerem os contratos reais. no solene por independer, regra geral, de forma prescrita em lei. O mandato poder ser tcito, verbal ou escrito (artigo 656 do CC), por instrumento pblico ou particular (artigo 655 do CC). A nica ressalva de que o mandato dever seguir a mesma forma exigida por lei para o ato praticado. Dessa maneira, se o ato exige escritura pblica, a procurao tambm dever ser pblica, mas se o ato no tem exigncia legal para sua realizao, livre ser a sua forma. Tambm consiste num contrato individual e personalssimo, isto , celebrado intuito personae na medida em que a gura do mandatrio tem inuncia decisiva para a celebrao do contrato, sendo razovel armar, inclusive, que a pessoa do contratante se torna um elemento causal do negcio (Gagliano; Filho, 2008). Por se tratar de um contrato que envolve conana, presuno de lealdade e probidade, o mandante escolhe o mandatrio a partir dos requisitos pessoais deste e como consequncia qualquer das partes pode resilir unilateralmente o contrato quando a dcia cessar.

200

ano XIX, n 33, jan.-jun. 2010 / ano XIX, n 34, jul.-dez. 2010

O CONTRATO DE MANDATO

A regra geral do mandato que seja estipulado de forma gratuita. A autonomia da vontade das partes, no entanto, pode estabelec-lo na modalidade onerosa, de acordo com o que estipula o artigo 658 do CC. A regra da gratuidade, entretanto, no se ajusta aos tempos atuais em que, na grande maioria das vezes, o mandato remunerado. O mandato em primeiro plano um contrato unilateral, isto por que

salvo disposio expressa em contrrio, somente atribui obrigaes ao mandatrio. O mandante assume a posio de credor na relao obrigacional. A vontade das partes ou a natureza prossional do outorgado podem convert-lo, contudo, em bilateral imperfeito (Venosa, 2009, p. 260).

Desse modo, o mandato em regra unilateral por criar obrigaes somente para o mandatrio, podendo ser classicado em bilateral imperfeito quando vier a trazer para o mandante, posteriormente, a obrigao de reparar as perdas e danos sofridos pelo outorgante e de reembolsar as despesas por ele feitas.

3 FORMA
O mandato contrato consensual que no exige forma especial para sua validade ou prova. O artigo 656 do CC estabelece que o mandato pode ser expresso ou tcito, verbal ou escrito, entretanto em algumas hipteses ser necessria a utilizao de instrumento pblico ou particular, exigindo-se, tambm, que sejam observados os casos de poderes especiais expressos, quando poder no ser utilizada a modalidade do mandato verbal. Como bem observa Silvio de Salvo Venosa (2009), no devem ser confundidas as guras do mandato verbal e tcito. Isto porque no mandato verbal no existe nada escrito, mas h manifestao expressa de vontade do declarante constituindo o seu representante, ao passo que o mandato tcito decorre da
Direito em Debate Revista do Departamento de Cincias Jurdicas e Sociais da Uniju

201

Sheila Luft Martins

atividade dos sujeitos, atuando o outorgado como mandatrio e admitindo o outorgante a existncia do mandato. Neste ltimo caso dever haver uma aceitao implcita dos atos do mandatrio. Os requisitos da procurao que instrumentaliza o mandato esto estabelecidos no 1 do artigo 654 do CC: indicao do lugar onde foi passada, qualicao do outorgante e do outorgado, data e o objetivo da outorga com a designao e extenso dos poderes conferidos, com o instrumento pblico devendo respeitar as mesmas condies. Em relao ao reconhecimento de rma, no instrumento particular, conforme dico legal (artigo 654, 2 do CC), trata-se de formalidade que pode ser exigida por terceiros para conrmar a sua eccia. Assim, a procurao tem validade ainda que no haja o reconhecimento de rma do outorgante, se no houver impugnao dos interessados. Isso, inclusive, conrma uma tendncia atual de dispensar o reconhecimento de rma nas procuraes. Embora o mandato apresente natureza personalssima, inexiste impedimento para o mandatrio se utilizar da ajuda de auxiliares na realizao dos atos convencionados. Pode, ainda, transferir a outrem os poderes recebidos por meio do substabelecimento. O substabelecimento consiste na transferncia dos poderes que foram outorgados ao procurador para uma terceira pessoa, de modo a facilitar a realizao da conduta a que o outorgado se comprometeu (Gagliano, 2008). Conforme o artigo 655 do CC, o substabelecimento pode ser feito mediante instrumento particular, ainda que a procurao originria tenha sido outorgada por instrumento pblico. Se o substabelecimento for realizado com reserva de poderes, signica que quem substabeleceu permanece com os poderes recebidos, para poder us-los juntamente com o substabelecido, total ou parcialmente; sendo feito sem reserva, a transferncia dos poderes integral e o mandatrio desvincula-se do contrato, que passa a ser de responsabilidade exclusiva do substabelecido, e que por ser denitiva, equivale renncia ao poder de representao. No

202

ano XIX, n 33, jan.-jun. 2010 / ano XIX, n 34, jul.-dez. 2010

O CONTRATO DE MANDATO

substabelecimento com reserva de poderes, por se tratar de cesso provisria, o procurador pode reassumir os poderes a qualquer tempo (Gomes, 1983). O substabelecimento pode ser, ainda, total quando o substabelecido outorga a outrem todos os poderes recebidos, ou parcial, quando o substabelecido ca impedido de praticar determinados atos. Vale, por m, novamente a ressalva de que a procurao no se confunde com o mandato. Procurao ato unilateral de oferta. O mandato apenas se perfectibiliza com a aceitao dessa oferta.

4 CAPACIDADE DAS PARTES


Todas as pessoas capazes so aptas para dar procurao mediante instrumento particular, que valer desde que tenha a assinatura do mandante (artigo 654 do CC). No podem, portanto, constituir procurador as pessoas absolutamente incapazes, enquanto que as relativamente incapazes podem constituir um mandatrio desde que realizem o ato assistidas por seu representante legal, e desde que seja feito por instrumento pblico (Monteiro, 2003). O outorgante pode constituir procurador s para os atos que pessoalmente pode praticar. Dessa forma, o menor relativamente incapaz, autorizado para casar, tem aptido para constituir mandatrio que o represente na cerimnia nupcial (Gonalves, 2004). Embora o menor de 16 anos nem sempre possa outorgar procurao, a ele permitido ser mandatrio mesmo que no tenha sido emancipado. O detalhe que o mandatrio no ter ao contra ele de conformidade com o que dispe o artigo 666 do CC. Assim, o mandante pode designar como mandatrio pessoa que no seja maior e capaz, desde que nele deposite conana; se posteriormente se convence de que escolheu mal o mandatrio, nada ter para alegar em relao ao terceiro que realizou o ato com o menor, ou seja, o mandante no poder alegar a incapacidade para anular o ato (Monteiro, 2003).
Direito em Debate Revista do Departamento de Cincias Jurdicas e Sociais da Uniju

203

Sheila Luft Martins

Nesse sentido, quando o mandante escolhe um sujeito relativamente incapaz para ser seu representante assume todos os riscos, de forma que as relaes estabelecidas entre o outorgante e o terceiro so mantidas, e o relativamente incapaz no responde por eventuais perdas e danos em razo da m execuo do mandato, nem seus bens so atingidos. Para o terceiro irrelevante que o procurador no seja capaz de realizar o negcio, uma vez que o outorgante que responder ao nal. O cuidado deve ser apenas de vericar se o outorgante capaz para o negcio e se o ato praticado pelo representante no excede o mandato. Conforme adverte Serpa Lopes, a proteo legal do menor encontra limites, pois no permite essa proteo um acobertamento ao enriquecimento ilcito, de forma que tudo quanto se encontrar em poder do mandatrio-menor em consequncia do mandato cabe ao mandante a respectiva ao in rem verso (apud Gonalves, 2004). Por m, cabe referir que o prdigo e o falido no esto impedidos de exercer o mandato, uma vez que a restrio que os atinge se limita disposio de bens de seu patrimnio e no os impede de praticar outras atividades. Anal, eles no comprometem seus bens, mas sim os do mandante.

5 DA PROCURAO PBLICA
O artigo 657 do CC estabelece que a outorga do mandato est sujeita forma exigida por lei para o ato a ser praticado, no se admitindo mandato verbal quando o ato deva ser praticado por escrito. Nesse sentido, caso o negcio a que se destina a representao precise de instrumento particular ou pblico, h necessidade de procurao escrita; escritura pblica, dependendo do caso especco. Consequentemente, quando a lei exigir para o ato almejado instrumento pblico, como ocorre nos casos de

204

ano XIX, n 33, jan.-jun. 2010 / ano XIX, n 34, jul.-dez. 2010

O CONTRATO DE MANDATO

compra e venda de imvel com valor superior a 30 vezes o maior salrio mnimo vigente no pas (artigo 108 do CC), a procurao outorgada para a sua prtica deve observar, necessariamente, a forma pblica. A procurao por instrumento pblico necessria em raras situaes, como nos de interesse de menores relativamente incapazes, assistidos por seu representante legal; nos de pessoas que no possam ou no saibam ler, sendo realizada a rogo; no de interesses de cegos e no j citado caso de compra e venda de imveis de valor superior a 30 vezes o maior salrio mnimo vigente no pas, dentre outros. Apenas ao tabelio de notas permitida a tarefa de lavrar procuraes pblicas, em virtude da delegao que recebe do Estado depois de aprovado em concurso pblico de provas e ttulos. A participao do tabelio na elaborao de uma procurao pblica de extrema importncia, pois a ele dada a tarefa de conrmar a identidade dos interessados, vericar sua capacidade jurdica para realizarem o ato, alm de se certicar se o instrumento contemplar todos os requisitos e poderes necessrios para que a procurao possa produzir o efeito jurdico almejado. importante ressaltar que mesmo no sendo obrigatrio por lei, quase todos os negcios jurdicos podem ser realizados mediante procurao pblica, a partir das orientaes do tabelio, que d s partes aconselhamentos de forma gratuita. Para se lavrar uma procurao pblica basta comparecer a um Tabelionato de Notas munido de alguns documentos bsicos (como carteira de identidade, CPF, etc.). O documento pode ser confeccionado imediatamente.

6 REGRAS PARA A SEGURA LAVRATURA DE UMA PROCURAO PBLICA


A procurao por instrumento pblico por ser uma modalidade de escritura pblica d segurana aos envolvidos, porque a partir da formalizao do documento no Tabelionato o negcio ca sacramentado como legtimo. Quando procurado para lavrar a procurao, o tabelio ouve as partes, aconselha-as na
Direito em Debate Revista do Departamento de Cincias Jurdicas e Sociais da Uniju

205

Sheila Luft Martins

busca da melhor soluo jurdica para o que pretendem, verica se o solicitado legal, identica as pessoas por meio de seus documentos, avalia a capacidade jurdica de cada pessoa envolvida e propicia que a escritura traduza a vontade de todas as partes implicadas. Superadas todas estas etapas, a procurao pblica lavrada no livro de notas do Tabelionato e lida para as partes na presena de todos os interessados. Aps a aprovao por unanimidade, a escritura assinada por todos os envolvidos e autenticada pelo tabelio. A procurao pblica pode permitir que o mandatrio pratique atos especcos quando se outorga poderes especiais, ou para que responda amplamente pelos interesses do mandante no caso de procurao com poderes gerais. Para que as partes principalmente o mandatrio possam ter uma segurana maior quanto ao instrumento escolhido, todavia alguns cuidados so fundamentais. Assim, preciso estar atento a detalhes importantes antes de iniciar qualquer processo de constituio de um procurador. Nesse sentido, o prprio tabelio orienta e aconselha juridicamente as partes na hora da elaborao do documento. O ideal que a procurao sempre tenha um prazo de durao, e que especique claramente a sua nalidade. O mandante deve denir de maneira objetiva os limites da procurao, apenas outorgando amplos poderes quando houver real necessidade. mais seguro que o mandato tenha um prazo certo de durao e que possa, a partir do interesse das partes, ser periodicamente renovado. Isto garante ao mandante a certeza de que a procurao no ter validade ilimitada. H casos especcos, no entanto, em que a procurao de amplos poderes apresenta-se como modelo ideal, principalmente em situaes que envolvem empresas, mas a procurao com poderes especcos e denio objetiva de sua utilidade a que maior segurana oferece. H necessidade de poderes especiais para situaes como, entre outros, aceitar ou renunciar a herana, reconhecer lho, conceder ana, pois referidos casos exorbitam atos de administrao ordinria.

206

ano XIX, n 33, jan.-jun. 2010 / ano XIX, n 34, jul.-dez. 2010

O CONTRATO DE MANDATO

De acordo com a disposio legal constante no artigo 661, 1, para os atos que exigem poderes especiais e expressos fundamental que a procurao especique exatamente o objeto da outorga, devendo-se analisar o alcance e a repercusso da procurao em cada negcio jurdico.

No basta que simplesmente sejam outorgados poderes para efetuar doaes ou gravar com hipotecas. Devem ser especicados o objeto e o donatrio, por exemplo. A escolha do donatrio, em princpio, no pode car ao alvedrio do mandatrio (Venosa, 2009, p. 268).

Embora a forma mais utilizada em procuraes seja por instrumento particular, existem atos jurdicos que geram um impacto maior na vida das pessoas, e a procurao pblica, alm de trazer maior garantia e rmeza para as partes envolvidas, tambm evita muitas situaes de fraudes e enganos.

CONCLUSO
O mandato uma espcie de contrato por meio do qual algum nomeia outrem para represent-lo na prtica de atos jurdicos ou na administrao de interesses, delegando-lhe poderes para a execuo de determinados negcios. uma alternativa de solucionar situaes que impossibilitam a presena de algum em determinado ato ou para a efetivao de algum negcio jurdico. Dessa forma, nomeia-se uma pessoa de conana mediante uma procurao para que esta realize atos em nome do representado. Embora na maioria dos casos de mandato no seja necessria a confeco de uma procurao pblica lavrada em Tabelionato , com certeza a sua utilizao torna o negcio mais seguro juridicamente. E at mesmo a procurao pblica, para gerar uma garantia aos envolvidos, requer alguns cuidados, como o estabelecimento de prazo de durao e poderes especcos.
Direito em Debate Revista do Departamento de Cincias Jurdicas e Sociais da Uniju

207

Sheila Luft Martins

REFERNCIAS
COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Civil. So Paulo: Saraiva, 2005. Vol. 3. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 23. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. Vol. 3. GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo Curso de Direito Civil. So Paulo: Saraiva, 2008. Vol. IV. GOMES, Orlando. Contratos. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1983. GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2004. Vol. III. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil. 34. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. Vol. 5. RODRIGUES, Silvio. Direito Civil. 28. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. Vol. 3. VENOSA, Slvio de Salvo. Contratos em espcie. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2009. Vol. 3. WALD, Arnoldo. Obrigaes e contratos. So Paulo: Saraiva, 2003.

Recebido em: 20/4/2010 Aprovado em: 15/5/2010

208

ano XIX, n 33, jan.-jun. 2010 / ano XIX, n 34, jul.-dez. 2010

Anda mungkin juga menyukai