Anda di halaman 1dari 30

apresenta

AULAS - NOVO ENEM teoria e resoluo de exerccios

COMPETNCIA

O que Estamos Geopoltica Fazendo com a Terra?

Produo e Consumo
A sociedade do Consumo, a Produo de lixo, o Consumo Consciente, Alternativas e Desenvolvimento Sustentvel. Consumo em Massa; Degradao do Meio Ambiente; Escassez dos Recursos; Utilizao de Recursos no Renovveis; Reciclagem;

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Produo e Consumo
Produo de lixo e reciclagem

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Produo e Consumo
Vrias Formas de Poluio: Poluio Atmosfrica; Poluio das guas; Poluio dos Solos.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Produo e Consumo
Poluio Atmosfrica: Atravs de lanamento de gases na atmosfera; Gerao de Energia; Transporte; Desmatamento. Causadores: Carros; Indstrias; Queimadas. O que se fazer? Utilizar fontes de energia renovveis; Combater as queimadas

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Produo e Consumo
Poluio das guas: Atravs do lanamento de esgoto nos canais dgua Causadores: Indstrias e Urbanizao; Agricultura O que se fazer? Saneamento Bsico de gua e Esgoto; Fiscalizao por parte da sociedade e rgos pblicos

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Produo e Consumo
Poluio dos Solo: Atravs de Lixes Clandestinos; Desmatamento; Agricultura; Explorao Mineral; Indstrias. Causadores: Excesso de lixo produzido O que se fazer? Lixes bem administrados; Coletas seletivas; Reciclagem; Reutilizao

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 67 - exerccio 06)

Cerca de 40% da populao do planeta j no dispe de gua suficiente para o dia a dia. Mais de 3 milhes de mortes a cada ano devem-se a problemas respiratrios decorrentes da poluio do ar. A contaminao das guas e do solo, o desmatamento, o agravamento do efeito estufa e a destruio da camada de oznio so problemas que atravessam as fronteiras dos pases. Em consequncia disso, cabe afirmar ser necessrio que: I - sejam criados organismos internacionais unindo naes ricas e pobres para combater as agresses causadas ao meio ambiente; II - os pases mais pobres se unam para combater as agresses ao meio ambiente j solucionadas pelos pases mais ricos, como o caso do efeito estufa; III - utilizem-se formas mais racionais de explorao da natureza, baseadas em tecnologias no predatrias que preservem o equilbrio ecolgico. (so) correta(s), a(s) afirmao(es): a) I e II, somente. b) III, somente. c) I e III, somente. d) I, II e III. e) III e II.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa C
Mais do que nunca, os problemas ambientais passaram a ser importante pauta de discusso, no s de pases desenvolvidos, grandes responsveis pela poluio do solo, gua e ar, como tambm de pases menos desenvolvidos, que tm sua parcela de culpa no desastre ambiental por que passamos. Dessa forma, necessrio que o combate degradao do meio ambiente, como um todo, seja realizada e discutida em nvel internacional, tanto por naes ricas como pobres, alm, claro, de amplos investimentos em tecnologia, para modificar o uso de fontes energticas e de processos de produo poluentes, substituindo-os por energia e produtos limpos, usados de forma racional.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 67 - exerccio 07)

Analise a noo de tempo contida nos versos abaixo: Tempo dos pardais Era uma vez um tempo de pardais de verdes nos quintais faz muito tempo atrs quando ainda havia fadas (...) Havia frutos num pomar qualquer de se tirar do p no tempo em que os casais podiam mais se namorar nos lampies de gs sem os ladres atrs tempo em que o medo se chamou jamais Sivuca/Paulinho Tapajs (1989) Podemos dizer que os poetas representaram a vivncia do tempo destacando: a) a percepo do tempo como mercadoria. b) a utilizao do tempo como controle social. c) a qualidade de vida da sociedade de antigamente. d) o uso dos elementos da natureza e dos processos subjetivos. e) a utilizao do tempo como recurso potico.
Cincias HUMANAS

GUIA
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa C
O versos da msica de Paulinho e Sivuca destacam a qualidade de vida da sociedade de antigamente e que pouco se encontra nos dias de hoje, nas grandes cidades. So exaltados na msica os grandes quintais repletos de plantas, a grande quantidade de pssaros, a calma e a paz. O cenrio da sociedade atual bem diverso. Vive-se o constante medo da violncia, os ndices de poluio so alarmantes etc. Os danos causados populao podem ser indiretos, ou diretos, como os problemas de sade.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 68 - exerccio 08)

Ningum acredita que os alimentos que comamos (antes da descoberta da transgnese) eram todos encontrados em estado de graa natural. Batata, milho, feijo e outros cereais foram sofrendo processos de melhoramento ou aperfeioamento gentico que permitiram torn-los no s mais agradveis ao paladar, como tambm mais nutritivos. Mas com os transgnicos o assunto um pouco mais complicado porque a tendncia para uma uniformizao das variedades e, dentro dela, em alguns casos, do controle do prprio princpio de fertilidade das sementes, uniformizando, pelo monoplio da tecnologia, o controle econmico das lavouras.
O Alarde dos Transgnicos. In: Carlos Vogt. Com Cincia Revista Eletrnica de Jornalismo Cientfico. Internet: <www.comciencia.br> 15/4/2006 (com adaptaes)

Os transgnicos despertam, ao mesmo tempo, muito entusiasmo pelos ganhos produtivos e muito temor pelo risco dos seus impactos. Sobre eles, correto dizer que, no Brasil, a) os transgnicos beneficiaro os pequenos agricultores na competio com os grandes produtores. b) com os transgnicos, a produo se elevar, o acesso tecnologia aumentar e os alimentos ficaro mais baratos. c) eles no so utilizados devido alta produtividade da terra que rica em recurso minerais. d) j est claro que o uso dos transgnicos no implica qualquer impacto negativo para o meio ambiente. e) um dos riscos dos transgnicos que os agricultores venham a depender excessivamente das empresas donas da tecnologia. ICO

GUIA

PRT

Cincias HUMANAS

ENEM

novo

Resoluo
Alternativa E
Um dos atos de manipulao gentica transgnica, utilizados pelos grandes laboratrios o de esterilizar a planta para que a mesma no possa reproduzir-se novamente. Isso gera dependncia dos fazendeiros, que precisaro sempre realizar novas compras de sementes dos laboratrios, a elevado preo, gerado pelo uso de altas tecnologias. Com essa dinmica, apenas os grandes tero condies para compr-las, o que gerar competitividade desleal com os pequenos agricultores e monoplio das empresas que realizam essas modificaes genticas na venda das sementes.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

www.cursoenem.org.br

Meio Ambiente
Problemas relacionados ao meio ambiente: Desmatamento; Desmatamento das matas ciliares; Eroso e assoreamento dos rios; Pesca predatria

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Meio Ambiente
Problemas Urbanos: Emisso de co2 na atmosfera; Enchentes; Construes desordenadas

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 65 - exerccio 03)

Hoje, de acordo com a ONU, mais de 2 bilhes de pessoas sofrem com a escassez de gua e, em 2025, esse nmero deve saltar para 4 bilhes, o equivalente metade da populao mundial.O Brasil, se solucionar os seus problemas, tem potencial para abastecer toda a sua populao com o terceiro maior volume de gua doce do mundo (atrs de Canad e EUA). Se nada for feito, j teremos sria escassez de gua na cidade de So Paulo em 2010.
Aldo Rebouas, especialista em recursos hdricos, Folha de S. Paulo, 24 de agosto de 2002

O especialista refere-se aos problemas decorrentes: a) da distribuio regular de gua. b) da existncia de poucos mananciais de gua doce. c) do preo excessivo do metro cbico de gua. d) do desperdcio de gua. e) da falta de saneamento bsico nas cidades.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa D
O Brasil agraciado com uma grande quantidade de recursos hdricos, por exemplo, em nosso pas fica um dos maiores rios do mundo, o Rio Amazonas. Contudo, grande parte desse potencial ainda desperdiado, por causa da estrutura de distribuio falha e antiga, da poluio dos rios, da no-preservao das nascentes, do uso indiscriminado e irracional dos recursos hdricos, entre outros, o que poder nos levar, em breve, a um cenrio de escassez de gua.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 65 - exerccio 04)

Leia o texto abaixo. Quando acontece uma seca no Nordeste, toda a estrutura sofre, mas o peso maior suportado pelos que esto embaixo. A seca, na verdade, o colapso da produo agrcola e esse colapso se traduz em fome [...] quando ocorre, se lana mo de uma ajuda de emergncia [...] mas preciso estar preparado [...]. preciso que esses projetos no fiquem sendo manipulados pelos grupos locais.
Celso Furtado. In: OLIVA, Jaime; GIANSANTI, Roberto. Temas da geografia do Brasil. So Paulo: Atual, 1999, p. 196

Levando em considerao o texto, sobre o problema da seca no Nordeste brasileiro, correto afirmar que: a) os projetos para evitar as secas tm sido implantados corretamente pelos polticos locais. b) o pequeno agricultor foi beneficiado pela ajuda dos vrios nveis de governo e das elites locais. c) a manipulao do dinheiro pblico pela elite local provoca a chamada indstria da seca. d) a dinmica climtica leva as secas ao Nordeste, mas permite o desenvolvimento agrcola. e) a seca um problema provisrio que no deve despertar a preocupao do governo.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa C
Infelizmente, o problema da seca no Brasil no se refere somente escassez de chuva, mas tambm est ligado a problemas polticos. de interesse de muitas autoridades locais, os coronis, na maioria dos casos, que esse problema no seja resolvido, pois assim se cria um esquema de dependncia da populao em relao a eles, o que garante sua eleio e vantagens econmicas na regio. Tambm h inmeros casos de corrupo do dinheiro pblico que deveria ser empregado na resoluo deste triste problema.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 66 - exerccio 05)

Observe o mapa. Nesta representao cartogrfica do Brasil, podemos considerar que: a) o Brasil era visto como uma terra na qual a agricultura era a base da economia. b) a presena de embarcaes e de espcies animais sugere contrabando. c) os indgenas e africanos trabalham como escravos a servio dos europeus. d) o Brasil possua uma fauna diversificada e um clima ameno que deveriam ser preservados. e) os europeus realizavam o escambo do paubrasil com trabalho indgena.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa E
Apesar da representao dos indgenas e da fauna brasileira, a representao cartogrfica do Brasil, apresentada na figura, d maior destaque para as rvores conhecidas como Pau-Brasil, que foram fonte de inspirao para o nome de nosso pas. A explorao do Pau-Brasil foi a primeira atividade econmica realizada pelos portugueses na terra recmdescoberta. A madeira e seiva serviam para produo de colorantes vermelhos, por isso seu importante valor comercial.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

www.cursoenem.org.br

Sustentabilidade
Relao Sociedade/Ambiente ao longo da histria: O homem nunca se preocupou com o mundo em que vive. Explorao de recursos no renovveis; Poluio exagerada; Crescimento industrial; Crescimento populacional; Demanda por recursos cada vez maiores.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Sustentabilidade
Relao Sociedade/Ambiente ao longo da histria: O homem nunca se preocupou com o mundo em que vive. Conceito de Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 64 - exerccio 02)

Projetos desenvolvidos no Amap mostram novas possibilidades de aproveitamento econmico dos recursos naturais: cultivos agroflorestais de frutas tropicais, produo de leos vegetais (copaba, andiroba) e inseticidas naturais, coleta e processamento da castanhado-par em cooperativas de agricultores, pesca, ecoturismo e outros. So apoiados por programas sociais e educacionais, com parcerias entre governos, comunidades e entidades.
In: http://www.amapa.gov.br

De acordo com o texto, os melhores projetos para a regio so os que conseguem: a) manter sistemas naturais como a Floresta Amaznica e valorizar o trabalho de pequenos agricultores. b) acelerar a derrubada de matas para plantio, extrativismo mineral e explorao madeireira. c) implementar os mecanismos da agricultura moderna, como o uso de mquinas agrcolas e adubos qumicos. d) intensificar o uso de recursos como solos frteis e gua e reduzir a biodiversidade local. e) acelerar a derrubada de matas para o plantio atravs de mecanismos de agricultura moderna.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa A
Uma das grandes discusses dos dias atuais a da sustentabilidade, que se caracteriza por realizar a explorao econmica e social de determinada regio, como a de uma floresta, sem que seja necessrio destru-la ou degrad-la. Utilizam-se apenas seus derivados, como os leos provindos das sementes, a coleta de frutas etc., atividades praticadas, principalmente, por pequenos produtores. Dessa forma, mantm-se o sistema natural e valoriza-se o trabalho do pequeno agricultor.

GUIA
Cincias HUMANAS
novo

PRTICO

ENEM

www.cursoenem.org.br

Anda mungkin juga menyukai