Anda di halaman 1dari 8

N 17 | Setembro de 2011

U rdimento

A favela como palco e personagem e o desafio da narrativa alternativa1


Marina Henriques Coutinho2

Resumo
O artigo apresenta o contexto da nova ordem global e os efeitos da globalizao na realidade especfica das favelas do Rio de Janeiro. Aponta indcios de que o modelo socioeconmico atual no caminha em direo ao bemestar das populaes mais pobres do planeta, mas opta por uma perspectiva otimista que enxerga a possibilidade da emerso de narrativas alternativas capazes de oferecer s comunidades o direito de voz; tece relaes entre teatro/ comunidade e reflete sobre a possibilidade do palco comunitrio representar um espao de expresso capaz de resistir ao pensamento nico. Palavras-chave: globalizao, teatro e comunidade, favela.

Abstract
This article discusses the present reality of the favelas of Rio de Janeiro within the context of a new world order and the effects of globalisation and argues that the current socio-economic model does not ensure the welfare of the worlds poorest populations. The article, however, presents an optimistic view which envisages the emergence of alternative-narratives capable of offering communities the right to a voice, the creation of ties between community and theatre, and considers the possibility that the community stage can represent a place for expression capable of resisting the dominant thought. Keywords: globalization, theatre and community, favela.

A favela como palco e personagem e o desafio da narrativa alternativa

123

U rdimento

N 17 | Setembro de 2011

Por uma outra globalizao


ma grande cidade de algum pas em desenvolvimento o palco para um cenrio no qual as deformaes e contradies do mundo capitalista globalizado ficam ainda mais evidentes. O processo de crescimento e empobrecimento das grandes cidades assunto do estudo de Mike Davis em Planeta Favela.3 Nele, o autor faz um diagnstico mundial sobre o fenmeno da favelizao, acentuada pela globalizao neoliberal. Em muitas partes do mundo em desenvolvimento, as foras globais empurraram a populao do campo para a cidade; a urbanizao acelerada e da ausncia do crescimento do emprego produziram como receita inevitvel a produo em massa das favelas. Atualmente mais de um bilho de pessoas vivem em favelas espalhadas pelas cidades do sul do mundo.4 Mas, ainda que o cenrio no seja promissor, h quem acredite que existem possibilidades de transformao. O gegrafo brasileiro Milton Santos um deles. Em Por uma outra globalizao: do pensamento nico a conscincia universal5, ele prope uma tripla leitura do mundo, segundo a qual precisaramos observ-lo por meio de trs diferentes
1 Os assuntos abordados neste artigo esto aprofundados em minha tese de doutorado intitulada: A favela como palco e personagem e o desafio da comunidade-sujeito, defendida em maio deste ano no Programa de Ps-graduao em Artes Cnicas da UNIRIO. Orientao: Profa. Dra. Beatriz Resende (UNIRIO); Coorientao: Profa. Dra. Mrcia Pompeo Nogueira (UDESC). 2 Doutora em Artes Cnicas. Professora do Departamento de Ensino do Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. 3 DAVIS, Mike. Planeta Favela. Traduo de Beatriz Medina. So Paulo: Boitempo, 2006. 4 O autor observa que no relatrio da UN-Habitat prevalece a definio clssica da favela, adotada oficialmente numa reunio da ONU em Nairobi, em outubro de 2002. Segundo ela, a favela caracterizada por: excesso de populao, habitaes pobres ou informais, acesso inadequado gua potvel e condies sanitrias e insegurana de posse na moradia. p. 33. 5 SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico a conscincia universal. Rio de Janeiro: Record, 2007.

perspectivas: a da globalizao como fbula, como perversidade e por uma outra globalizao. As perspectivas que Santos nomeia de trs diferentes mundos a rigor compreendem trs maneiras de se enxergar o mundo contemporneo. A primeira, mais fantasiosa, apresentaria o mundo tal como nos fazem v-lo; a segunda, mais realista, o mundo como ele ; e a terceira mais esperanosa por uma outra globalizao. Na perspectiva da globalizao como fbula, percepes enganosas estariam nos fazendo crer, por exemplo, em ideias como: aldeia global e uniformidade, como se o mundo se houvesse tornado, para todos, ao alcance da mo; ou nos fazendo crer que o mercado global homogeneizou, realizou o sonho de um mundo s, uniu o planeta, quando sabemos que na verdade ele est mais dividido do que nunca. Na perspectiva que v o mundo como ele , a globalizao perversa, Santos afirma que:
Seja qual for o ngulo pelo qual se examinem as situaes caractersticas do perodo atual, a realidade pode ser vista como uma fbrica de perversidade. (...) Vivemos num mundo de excluses, agravadas pela desproteo social, apangio do modelo neoliberal, que , tambm, criador de insegurana (SANTOS, 2007, p. 59).

De acordo com Milton Santos entre os fatores constitutivos da globalizao perversa encontra-se uma dupla tirania, a do dinheiro e a da informao. Segundo ele, elas representam duas violncias centrais, alicerces do sistema ideolgico (...) base dos novos totalitarismos isto dos globaritalismos, a que estamos assistindo (SANTOS, 2007, p. 38). Para o gegrafo, a combinao nefasta entre a tirania da informao, condicionada pelos interesses apenas de certo grupo de atores globais, alguns Estados e empresas, somada ao fetichismo do dinheiro representam as bases do pensamento que ele chamou de nico e, uma ameaa a nossa existncia cotidiana.
Marina Henriques Coutinho

124

N 17 | Setembro de 2011

U rdimento No artigo, Contra-narrativa, ser ou no ser: esta no a questo,6 as reflexes do professor Tim Prentki caminham na mesma direo que as de Milton Santos. Nele, Prentki discorda da perspectiva psmoderna de que as grandes narrativas foram dissolvidas nos conflitos globais do sculo XX, para argumentar que, ao contrrio, esses conflitos deram lugar: A dominncia de uma nica e totalizante supernarrativa do capitalismo em sua forma corrente: o modelo neoliberal de globalizao (PRENTKI, 2009, p. 1). Este controle no est evidente apenas nos mercados financeiros, se manifesta tambm nas operaes das mdias globais, por meio das quais um pequeno nmero de atores diz maioria o que acontece no mundo, decide o que devemos saber e pensar, como nos comportar, o que devemos consumir ou at mesmo, sentir. Prentki recorre ao educador Paulo Freire para afirmar que o que est em jogo a nossa impossibilidade de dar nome ao mundo, uma vez que outros esto fazendo isto por ns. De acordo com o professor, a retomada da capacidade de nomear o mundo7 no estaria condicionada criao de contra-narrativas, mas sim produo de narrativas alternativas, essas sim capazes de perturbar a supernarrativa em vigncia. Segundo Prentki, nas narrativas alternativas, as relaes so construdas na base da dignidade e no do dinheiro. Por meio de aes sociais criativas e da autodeterminao de agrupamentos formados por relaes horizontais e no verticais (PRENTKI, 2009, p. 16) elas colaboram com a emerso de novos poderes que se expressam nas vozes dos vetores de baixo, diria Milton Santos.
6 PRENTKI, Tim. Contra-narrativa, ser ou no ser: esta no a questo. In: NOGUEIRA, Mrcia Pompeo (org.) Teatro na Comunidade: Interaes, Dilemas e Possibilidades. Florianpolis: UDESC, 2009. Anais do 1 Seminrio Teatro e Comunidade: interaes, dilemas e possibilidades, organizado pela Profa. Mrcia Pompeo Nogueira. CEART/UDESC de 12 a 14/11 de 2008. 7 Ao se remeter ao pensamento de Paulo Freire, Prentki retoma a noo maior da educao como prtica da liberdade que devolver ao homem a sua responsabilidade histrica - o homem como sujeito que elabora o mundo, que emerge do lugar de mero objeto para assumir o papel de autor crtico e consciente da histria.
125

Mesmo assim, a terceira leitura do mundo proposta por Santos por uma outra globalizao - bastante otimista. Segundo ele, algumas pistas estariam apontando para os limites da evoluo da globalizao tal como ela , perversa, e anunciando um novo perodo, de uma outra globalizao. Santos afirma: A pobreza uma situao de carncia, mas tambm de luta, um estado vivo, de vida ativa, em que a tomada de conscincia possvel (SANTOS, 2007, p. 132). Embora as grandes cidades sejam os espaos nos quais o capitalismo globalizado propicia o contgio da pobreza, nelas tambm onde podem surgir alternativas. A sociabilidade urbana cria um ambiente que favorece o estado de luta, a criao de uma poltica que pertence aos pobres, que o resultado da convivncia com a necessidade e com outro. Esta nova poltica, que Milton Santos chama de poltica dos de baixo est baseada no cotidiano vivido por todos, pobres e no pobres, e alimentada pela simples necessidade de continuar existindo (SANTOS, 2007, p .133). Se hoje a histria se realiza a partir da dominao, como diria Santos, dos vetores de cima, a perspectiva esperanosa do gegrafo enxerga a possibilidade da produo de outra histria, na qual a vez ser dos vetores de baixo. A aglomerao de pessoas nos espaos das favelas pode estar produzindo uma dinmica na qual nem sempre a busca pelo consumo, viso limitada e unidirecionada prevalecer, mas que poder ser substituda pela busca da cidadania, elaborao de vises abrangentes e sistmicas (SANTOS, 2007, p. 166); que a falta de emprego e os baixos salrios podero inspirar solues inventivas no mundo do trabalho; anunciando tambm um tempo em que a cultura popular ganhar mais fora e que a mdia deixar de representar apenas o senso comum imposto pelo pensamento nico. neste momento, que verificamos a possibilidade da produo de um novo discurso, de um novo grande relato. (SANTOS, 2007, p. 21)
A favela como palco e personagem e o desafio da narrativa alternativa

U rdimento Assim, a despeito do mundo tal como ele perverso - outras narrativas estariam revelando, ainda que em doses discretas, o potencial para provocar mudanas.

N 17 | Setembro de 2011

Cultura, arte e revanche no Rio de Janeiro


Uma das evidncias da eminncia de um novo perodo , na opinio de Milton Santos, a maneira como se v revigorada a cultura popular. A vida cultural no escapa da influncia que exerce a globalizao sobre a nossa existncia. Se por um lado observa-se a ao da cultura de massas, buscando imporse sobre a cultura popular, de outro notrio tambm a reao da cultura popular. Essa reao, que o gegrafo chama de revanche evidente, por exemplo, nas manifestaes expressivas prprias das comunidades populares do Rio de Janeiro que reinventam a msica, o corpo, a fala. Essas manifestaes exercem a sua qualidade de narrativas locais, e tm colocado em relevo, como observa Santos: O cotidiano dos pobres, das minorias, dos excludos, por meio da exaltao da vida de todos os dias (SANTOS, 2007, p. 144). As deformaes do mundo atual favorecem, nos lugares onde elas so mais visveis, a possibilidade da produo de uma outra histria, cujos narradores no sero os mesmos da super-ideologia. So desses locais, como as favelas, de onde podem surgir as narrativas alternativas; a cultura e a arte tm se revelado cada vez mais um caminho pelo qual elas emergem; por meio delas cidados artistas cultivam um estado de luta capaz de contrariar a fora das estruturas dominantes, e do pensamento nico. No Rio de Janeiro, a histria do samba revelou compositores que cantaram a favela com a voz de quem enxerga a sua realidade de dentro dela. Atualmente, na mesma perspectiva, o vigor das letras e atitudes dos rapistas, a atuao das
126

rdios comunitrias, a literatura marginal e outras manifestaes de dentro da favela, inclusive de grupos de teatro so exemplos de estratgias de revanche desenvolvidas pelas comunidades para enfrentar as suas dificuldades. As manifestaes artsticas que emergem do territrio da favela expressam um movimento de luta diria, provam que a existncia no espao da pobreza permite o desenvolvimento de um estado de ao/reflexo sobre o seu prprio lugar e o mundo. evidente que na contramo do discurso hegemnico, que historicamente estabeleceu uma representao negativa da favela, existe tambm a possibilidade da produo de um novo discurso, baseado na verso daqueles que esto de dentro. Inmeras aes oriundas dos espaos populares hoje no Rio de Janeiro trazem tona narrativas locais, colocam em relevo o cotidiano das comunidades. Ao contrrio de estar sujeita a uma escrita e a uma leitura de fora para dentro, ela mesma, a favela, quem vem abrindo brechas para apresentar o seu prprio relato - de dentro para fora. O novo discurso, que insurge do espao da favela, reforado pela atuao de organizaes que surgiram a partir da mobilizao comunitria como o Grupo Teatral Ns do Morro , o Grupo Cultural AfroReggae , a Central nica das Favelas CUFA e o Observatrio das Favelas . Essas organizaes encabeam um movimento que explodiu na dcada de noventa. Hoje, uma complexa rede social constituda por iniciativas prprias das comunidades e por outras, implementadas por organismos externos a elas, porm dentro delas, tm ampliado o espao para diversas formas de expresso artstica, como o teatro, a msica, a dana ou o audiovisual. A partir dos anos noventa, quando ocorre um verdadeiro boom do terceiro setor, fortalecendo a atuao das organizaes no governamentais (ONGs) dentro das comunidades do Rio, o palco ganha um sentido quase milagroso.
Marina Henriques Coutinho

N 17 | Setembro de 2011

U rdimento

Na rea teatral, o pioneiro grupo Ns do Morro8 tornou-se uma inspirao para diversos projetos sociais que tm descoberto o teatro como uma atividade sedutora e emocionante para a vida de crianas e adolescentes. Em quase toda comunidade carioca, difcil no encontrar pelo menos um projeto de teatro. fato: longe dos refletores das salas de espetculo mais sofisticadas da cidade, em quase toda favela do Rio, um grupo de teatro est em plena atividade. Um surto de projetos implementados nas comunidades populares da cidade aposta no teatro, e tambm nas outras artes, como uma alternativa para a melhoria da qualidade de vida de crianas e jovens. O fenmeno responsvel pela disseminao de palcos em muitas favelas da cidade. Os resultados alcanados por alguns desses projetos, bem como a sua crescente divulgao nos veculos de comunicao, afirmou a ideia de que as linguagens artsticas exercem uma influncia poderosa sobre crianas e adolescentes, representando um contraponto, ou um elemento estratgico para enfrentar e combater violncia, muito presente no cotidiano das comunidades. Esses projetos surgem com a preocupao de oferecer as atividades como uma alternativa s situaes de perigo ou risco social. Mesmo que algumas dessas instituies, como o Ns do Morro, tenham nascido antes da dcada de noventa, quando as favelas ainda no estavam tomadas pelas faces do trfico de drogas como esto hoje, o surgimento da maioria desses projetos consequncia do agravo da negligncia do Estado em relao s necessidades bsicas dessas populaes.
8 Fundado em 1986, na favela do Vidigal, o grupo Ns do Morro uma referncia entre as prticas teatrais desenvolvidas com moradores das comunidades no Brasil. O pioneirismo, a longevidade da iniciativa, bem como a repercusso de suas realizaes dentro da favela do Vidigal, e tambm fora dela o meu interesse em investig-lo durante o meu curso de Mestrado (Dissertao: Ns do Morro: percurso, impacto e transformao. O grupo de teatro da favela do Vidigal. PPGT/ UNIRIO, 2005. Orientador: prof. Zeca Ligiro) e tambm ao longo do Doutorado.

O teatro pela comunidade e a chance da narrativa alternativa


Organizaes como o grupo de teatro do Vidigal, alm de terem incentivado o palco comunitrio, tambm promoveram outra tendncia que se verifica nas manifestaes artsticas provenientes das comunidades. Elas elegem a prpria favela como personagem principal de suas obras. Seja como tema central de peas de teatro ou nos curtas produzidos pelo cinema de periferia, o que observamos a nsia de falar sobre a favela, uma exploso de vozes que querem, por meio de mltiplas possibilidades e expresses, contar a sua histria, desta vez, com verso prpria. No teatro, a favela como palco e personagem reflete a dinmica de uma cena que surge a partir da comunidade, que elege a comunidade como protagonista o teatro pela comunidade. As prticas teatrais comunitrias vm sendo objeto de estudo de pesquisadores brasileiros e tambm estrangeiros.9 Mrcia Pompeo Nogueira e Tim Prentki, embora assumam o uso de terminologias diferentes, definem com preciso o territrio dessas prticas que levam o teatro a determinados grupos, envolvendo a participao de pessoas comuns, suas histrias, lugares, desejos, prioridades e que so motivadas pelo desejo poltico de transformar, por meio do teatro, realidades individuais e coletivas. De acordo com Prentki, que opta pelo termo teatro aplicado10, essas aes esto inseridas em:
Um amplo leque de prticas teatrais e processos criativos que levam os participantes e as audincias alm do
9 Nos ltimos anos, as publicaes da professora Mrcia Pompeo Nogueira (UDESC) vm contribuindo para a compreenso do teatro realizado com comunidades aqui no Brasil e tambm no exterior. 10 O termo teatro aplicado ainda pouco conhecido no Brasil, embora j esteja sendo bastante utilizado no contexto internacional. No caberia neste artigo aprofundar uma discusso sobre esta terminologia. O assunto est desenvolvido em minha tese de doutorado.

A favela como palco e personagem e o desafio da narrativa alternativa

127

U rdimento
teatro convencional e mainstream para o mundo de um teatro que responde a pessoas comuns, suas histrias, suas localidades e prioridades. O trabalho que acontece, quase sempre, em espaos informais, em lugares no teatrais, numa variedade de ambientes geogrficos e sociais: escolas, rua, prises, centros comunitrios, conjuntos habitacionais, ou qualquer outro lugar que possa ser especfico ou relevante aos interesses da comunidade (PRENTKI, 2009, p. 9, trad. nossa).11

N 17 | Setembro de 2011

Para o autor, o teatro aplicado funciona normalmente em contextos onde a obra criada, e apresentada, tem uma comunicao e impactos especficos para os seus participantes e plateias. Os ativistas do teatro aplicado so motivados pela crena que esta arte, vivenciada pelos participantes e assistida pelas platias, pode fazer alguma diferena na maneira como as pessoas interagem umas com as outras e com o mundo a sua volta (PRENTKI, 2009, p. 9). Prentki afirma que: Existe um desejo poltico declarado de usar os processos de teatro a servio de uma mudana social e comunitria (PRENTKI, 2009. p. 9) Para definir o mesmo tipo de ao teatral, Mrcia Pompeo Nogueira opta pelo uso do termo teatro em comunidades:
Trata-se de um teatro criado coletivamente, atravs da colaborao entre artistas e comunidades especficas. Os processos criativos tm sua origem e seu destino voltados para realidades vividas em comunidades de local ou de interesse. De um modo geral, mesmo usando terminologias diferentes, esboase um mtodo baseado em histrias pessoais e locais, desenvolvidas a partir de improvisao. Cada terminologia, a seu modo, guarda relaes com um processo educativo entendido ou no como transformador. Do meu ponto de vista podemos, no Brasil, chamar essas prticas de Teatro em Comunidades (NOGUEIRA, 2008, p. 4).
11 As tradues do ingls presentes neste artigo foram feitas livremente por mim, com reviso de David Herman.

Nos exemplos de iniciativas de teatro pela comunidade, o processo artstico promove a emerso de uma cena que pertence e diz respeito especialmente quelas pessoas e locais, caracterizando um movimento de baixo para cima. Experincias como essas envolvem as pessoas em todo o processo de criao, buscando, por meio do teatro, criar um espao no qual a sua cultura, voz e expresso possam se manifestar. A favela o lugar onde a tenso entre os vetores de cima e de baixo trava uma batalha diria. Um territrio atacado pela globalizao neoliberal, perversa, cujos disparos privam as populaes mais pobres do direito aos bens pblicos como educao, sade, segurana, lazer; mas um espao de onde emergem aes criativas, movimentos capazes de reagir situao de privao. H mais de um sculo a favela faz parte do Rio de Janeiro, e durante a maior parte deste tempo ela tem sido vista como um territrio parte. A ampla rede social que se formou nos ltimos anos, incluindo movimentos comunitrios e a participao de organismos da sociedade como um todo, tem tentado construir outra perspectiva, que enfrenta a cultura histrica de excluso e que procura ver a cidade como menos partida e mais unificada. Este novo projeto de cidade permite o encontro entre diferentes grupos sociais e territoriais, autoriza o trnsito da produo artstica e cultural da favela por todos os circuitos, cria sociabilidades inditas. De repente as celebridades que se tornam parceiras da juventude da periferia, os rostos da favela nas capas de revista, os empresrios responsveis sociais, a favela na telenovela. Mas, diante desta complexa trama de transaes sociais, polticas e tambm econmicas cabe desconfiar: em que situaes a comunidade/favela de fato sujeito, de fato favela pela favela, ou mero objeto do interesse de grupos, representantes dos vetores de cima? que a narrativa dominante cria a doena da excluso, mas ao mesmo tempo prepara adocicados remdios paliativos. Algumas vezes seus interesses ocultos, objetivos ilusrios, criam um simulacro de transformao social; assim, as comoventes
Marina Henriques Coutinho

128

N 17 | Setembro de 2011

U rdimento espectadores e mais autores de seus destinos. A favela como palco e personagem pode significar a expresso legtima de uma comunidade em busca de seu desenvolvimento. Bertolt Brecht confiou ao teatro a tarefa de modificar o mundo. com a mesma confiana, que o palco da favela pode assumir-se como um agente ativo, com o potencial de contribuir com alguma transformao; necessrio, entretanto, avaliar em que circunstncias ele poder verdadeiramente exercer este papel.

campanhas de doao na TV ou o reconhecimento pela mdia dos rostos da favela, ameaam isentar a sociedade, deformada e desigual, da responsabilidade maior que so as verdadeiras mudanas estruturais, a democratizao real das oportunidades. Isto no significa no reconhecer a necessidade de haver dilogo entre os mais variados atores sociais como rgos governamentais, agncias de cooperao internacional, universidades e escolas, empresas, polticos, artistas, intelectuais, organizaes comunitrias, associaes de moradores; mas, que se deva avaliar em que medida a favela/comunidade tem sido tratada como sujeito de seus desejos ou como objeto de interesses alheios. O dilogo ampliado entre diversos setores da sociedade obriga uma constante negociao entre personagens que guardam entre si diferentes posies de poder. Esta uma negociao inevitvel, faz parte do convvio com a tenso entre os vetores de cima e de baixo. Mas o que est em jogo nessa tenso a seguinte pergunta: a quem interessa mais o projeto? At que ponto nele est assegurado a participao e autonomia da favela/comunidade? O que se faz necessrio refletir sobre quais circunstncias favorecem favela/ comunidade o seu verdadeiro direito de, nas palavras de Paulo Freire - nomear o mundo. Sem dvida, o encontro, entre variados atores sociais, tem contribudo com a criao de novas redes de sociabilidade e estimulado, nesses espaos populares e tambm fora deles, o surgimento de aes inovadoras. So exemplos de iniciativas com o potencial de promover a emerso de genunas narrativas alternativas, baseadas em relaes de troca, solidariedade e criatividade. A arte tem nesta proposta grande significado. Em tempos de insegurana e desengajamento, a arte, especialmente o teatro, que nesta reflexo mais nos interessa, tem o poder para criar espaos nos quais ganharo voz e representao narrativas alternativas; nele se restitui o esprito comunitrio, o sentido do coletivo, o sentimento de pertencimento. O palco da favela pode ser uma arena na qual cidados se redescobrem mais crticos, menos
A favela como palco e personagem e o desafio da narrativa alternativa

Referncias bibliogrficas
COUTINHO, Marina Henriques. A favela como palco e personagem e o desafio da comunidadesujeito. Tese de Doutorado. Programa de PsGraduao em Artes Cnicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (UNIRIO). Defendida em maio de 2010. Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Resende; Coorientadora: Profa. Dra. Mrcia Pompeo Nogueira. DAVIS, Mike. Planeta Favela. Traduo de Beatriz Medina. So Paulo: Boitempo, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. NOGUEIRA, Mrcia Pompeo. Teatro em comunidades, questes de terminologia. ANAIS do V Congresso da ABRACE, 2008. Disponvel em: http://www.portalabrace. org/vcongresso/progpedagogia.html (arquivo pdf) PRENTKI, Tim. Contra-narrativa, ser ou no ser: esta no a questo. In: NOGUEIRA, Mrcia Pompeo (org.) Teatro na Comunidade: Interaes, Dilemas e Possibilidades. Anais do 1. Seminrio Teatro e Comunidade: interaes, dilemas e possibilidades. Florianpolis: UDESC, 2009, p. 16-19. PRENTKI, Tim; PRESTON, Sheila. The Applied Theatre reader. London and New York: Routledge, 2009. SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico a conscincia universal. Rio de Janeiro: Record, 2007.

129

Anda mungkin juga menyukai