Anda di halaman 1dari 3

- Curso de Violao MPB/Guitarra Jazz -

Trades: Inverses e Abertura I


1) A Trade pode ser invertida (inverter passar a primeira nota uma oitava acima)

&c w w w

C/E

posio fundamental

1a inverso (3a no baixo)

w w w

C/G

w w w

w w w
repete a P.F.

2a inverso (5a no baixo)

2) A Trade pode ser aberta (abrir passar a segunda nota uma oitava acima)

&

C/E

C/E

C/G

C/G

posio fundamental fechada --- --------aberta

1a inverso (3a no baixo) fechada ------aberta

2a inverso (5a no baixo) fechada ----------aberta

3) Na prtica, dependendo das possibilidades de distribuio, a trade pode ter repetida qualquer uma das suas notas:

&

C/G

w w w w w w

C/G

w w w w w w

#w w w w
D

w w w w w w
G

TAREFAS: 1) Achar as 12 trades de C e as 12 de F no instrumento 2) Pratic-las: A) por grupos de cordas, asc. e desc. (Ex.: somente as 3 trades que aparecem na (6) corda, depois as da (5) corda, etc.)

& ..
6

..

..

..

idem com as trades da (4) e (3) corda

www.conradopaulino.com.br

Trades: Inverses e Abertura I - continuao

3 . .. &4 . 3 4 4 5 5 6 6 . . . . . . . . . & . 4 5 4 3 4 5 5 3 4 4 6 5 6 5
C) no sentido "vertical" (observe a indicao das cordas) 6

B) no sentido "horizontal" (na ordem em que aparecem, asc. e desc.) (observe a indicao das cordas)

.. 3 4
5

D) por inverses Exemplo: 1: tocar somente as 4 alternativas da 1a inverso de F, desde a (6) corda at a (1) e voltando 2: tocar as 4 alternativas da posio fundamental de F, desde a (6) corda at a (1) e voltando (observe a indicao das cordas) Ex. 1 Ex. 2

& ..

F/A

F/A

F/A

F/A

F/A

F/A

.. ..

F F 3
4

..

3) Achar os 12 "desenhos" (ou "shapes") de Cm e Fm. Pratic-los seguindo as orientaes anteriores.

Aplicao prtica: Acompanhamento de Apoio: Quando acompanhamos uma msica apenas no violo ou piano, comum tocar, junto com cada acorde, o seu baixo, o que significa que os acordes so distribudos deixando a fundamental como nota mais grave. Tambm comum tocar os acordes sempre no tempo forte do compasso e ainda fazer uma diviso rtmica que no deixe espaos livres. Porm, quando tocamos junto com outro instrumento harmnico ou com um baixo, conveniente evitar o uso dos chamados acordes bsicos ou qualquer outro tipo de acorde com a fundamental no baixo, j que esse acordes costumam ser tocados em regies graves e com muitas notas repetidas, reforando excessivamente a harmonia e chocando com o trabalho do baixista. Esse o momento de usar a harmonia "de apoio", que representa todo o contrrio do que colocamos no incio da lio: quando tocamos harmonia de apoio no precisamos dar o baixo do acorde (o contrabaixo ou outro instrumento harmnico podem fazer isso), nem tocar o acorde no incio do compasso. Tambm no necessrio preencher o acompanhamento o tempo todo, podendo deixar tempos e at compassos vazios. O primeiro passo para aprender a tocar a harmonia de apoio aprender os 12 "shapes" bsicos das inverses das trades. A seguir, utiliz-los em qualquer inverso, de preferncia evitando a posio fundamental e aqueles cujo baixo mais grave do que o D da 4a corda. Tambm muito importante procurar fazer uma diviso rtimca suingada, usando bastante sncopa e contratempo, ou seja, evitando tocar o acorde sobre o tempo, principalmente o tempo forte.

www.conradopaulino.com.br

Trades: Inverses e Abertura I -pg.3


Acompanhamento de Apoio (continuao)

Tarefa: Fazer "Apoio" utilizando somente com trades fechadas (em qualquer inverso) sobre a seguinte progresso. Estude inicialmente considerando 4 tempos por compasso, depois toque com 2 tempos por compasso e finalmente somente um tempo.

& ..

..

(utilize o playback do CD -Apostila III)

dem com as trades menores. Pode utilizar qualquer uma das 12 trades fechadas de Cm e Fm. As trades cujo baixo mais grave do que o "re" da (4) corda (e seus unssonos, ou seja, o "r" da (5) e (6) cordas) no funcionam to bem quanto as outras, mas aconselhvel us-las, para fins de estudo.

& ..

Cm

Fm

..

www.conradopaulino.com.br

Anda mungkin juga menyukai