Anda di halaman 1dari 10

1

PEQUENOS DEVOCIONAIS PARA OS AVENTUREIROS


1. O que fazer no Vero?
Marta estava suando. Fazia um calor imenso. Ela no gostava do vero. - Eu estou cheia deste tempo queixou-se ela para a me. No tem outra coisa para se fazer a no ser sentir calor. - Oh, Marta disse a me. hora de fazer uma brincadeira. Vamos pensar em todas as coisas que podemos fazer apenas no vero. Marta ficou surpresa quando sua me se levantou e comeou a marchar na cozinha. - O que voc est fazendo? - Perguntou Marta. - Eu estou marchando num desfile disse a me. Lembra de como voc se divertiu marchando e carregando uma bandeira na escola? Os desfiles sempre so no vero. Marta gostou da brincadeira e comeou a fingir que estava lambendo. - O que a senhora acha que estou fazendo? - Voc est comendo um sorvete disse a mame. - Acertou falou Marta. - muito engraada esta brincadeira, fazer mmicas de coisas que s podemos fazer no vero disse a mame. - Que mais podemos fazer no vero? - J sei disse Marta e comeou fazer mmica como se estivesse na praia construindo um castelo de areia. - verdade, s vamos a praia no vero falou a me de Marta. - Viu querida, o vero no ruim como voc pensa, podemos brincar de muitas coisas no vero disse a mame. Marta aprendeu que cada estao do ano tem suas vantagens. E que foi Jesus quem fez as estaes. E vocs podem me dizer sobre outras coisas que podemos fazer no vero. Quem sabe dizer fazendo uma mmica? Vamos brincar um pouco!

2. Ajudar muito bom


Rafael sabia que o dia seria muito quente, logo ao despertar o calor j estava forte, muito forte. No tinha nuvens no cu, o sol brilhava. E ele tinha que ajudar seu pai a cuidar do jardim. Rafael e seu pai pegaram as ferramentas, o cortador de grama e o carrinho de mo e l se foram para o jardim. Rafael gostava de ajudar o pai, mas o calor estava to forte. O calor corria pelo rosto de Rafael. Suas mos ficaram sujas de terra. E quando ele limpar o suor do rosto, seu rosto tambm se enchia de terra, mas Rafael no reclamou nenhuma vez, trabalhava feliz ao lado do pai.

Ao terminar o trabalho foram para cozinha, estavam com muita sede e queriam beber uma gua bem fresquinha antes de tomarem um gostoso banho.

- Filho, isto trabalho pesado. Mas voc um grande ajudante. Eu estou muito feliz com sua ajuda, se no estaria na metade do servio ainda, acredito que Jos ficava muito feliz quando seu filho o ajudava na carpintaria. Rafael ficou feliz com o que seu pai lhe disse, quando o pai precisa-se, ele trabalharia mais feliz ainda, no se importando com o cansao, ele conhecia bem a histria de Jos e sabia que Jesus ajudava seu pai com muita alegria, ficava feliz de saber que ajudar ao pai o fazia semelhante a Jesus. E vocs ajudam seu pai? E a me tambm? Jesus fica muito feliz quando vocs querem ser semelhantes a Ele.

3. Frias na cadeira de rodas


Fbio sentia-se mal. Ele tinha uma perna quebrada, e as frias estava apenas na metade. Nada mais de piscina, andar de bicicleta, jogar bola. Duas semanas sentado em uma cadeira de rodas. O que fazer todo este tempo. No comeo, Fbio ficou olhando na janela mas isto no tinha graa. Depois foi assistir televiso, mas isto tambm ficou cansativo. Ele estava muito chateado, o que fazer? A me de Fbio teve uma idia: - Fbio, se voc ficar pensando s em voc suas frias vo ser horrveis, porque voc no ajuda algum? Dona Joana gosta tanto de conversar com crianas e ela to sozinha, v l converse com ela, ajude alegrar o dia de dona Joana. Fbio no estava com muita vontade, mas foi, sua me empurrou a cadeira at l. Ao voltar Fbio estava feliz, contou que dona Joana lhe falou sobre quando era criana e ensinou muitas brincadeiras daquele tempo para ele, agora no via a hora de poder andar e ensinar as brincadeiras a seus amigos. No dia seguinte sua me o convidou para ir com ela ao bazar beneficente da igreja, ele foi e ajudou a por preo nas mercadorias, foi uma tarde muito movimentada, Fbio sentiu-se bem em ajudar aquelas senhoras do bazar. Sua me iria visitar um asilo na outra semana e pediu se Fbio poderia fazer uns desenhos para levar aos idosos, Fbio fez muitos desenhos e os pintou bem coloridos, quando foi ao asilo, ficou muito feliz de ver a alegria dos idosos em ganhar seus desenhos. Assim aqueles dias que Fbio achou que seriam penosos se tornaram em dias felizes, mais felizes do que muitos que j havia passado. Faz muito bem para ns quando ajudamos outras pessoas, no precisamos quebrar a perna para ajudar, precisamos? Claro que no, podemos ajudar nossos amigos e vizinhos todos os dias. Voc tem alguma idia do que fazer para ajudar algum? Conte para ns e quem sabe todos poderemos ajudar.

4. QUANDO VOU SABER LER


Mame, quando que eu vou saber ler?

Voc j fez esta pergunta? Faa de conta que voc est tirando um livro da estante. Agora abra o livro. Agora faa de conta que voc esta lendo. Mesmo que voc no consiga ler as palavras, todas as coisas que voc acaba de representar fazem parte do aprendizado de leitura. Voc sabe como segurar um livro e abri-lo. Sabe que se deve comear pela primeira pgina do livro. Sabe que ele deve ser lido do incio para o fim. Todas estas coisas fazem parte da preparao para a leitura. Da prxima vez que voc estiver na rua, procura um sinal de parada obrigatria. Eu aposto como voc j sabe de que cor ele , e que nele est escrito PARE. Voc est aprendendo a ler. No falta muito para voc poder ler seu prprio nome ou encontrar nos livros palavras conhecidas. Muito em breve, voc vai estar lendo livros de verdade e sozinho/a. Inclusive a Bblia. Mas, por enquanto, pea para que algum leia para voc a sua histria bblica preferida. 5. MOMENTO ESPECIAL A hora de dormir era o momento preferido do dia para Chiquinho. Ele tinha escutado uma histria, escovado os dentes e feito suas oraes com a me. Chiquinho ouviu a me descer a escada. A luz foi apagada, assim como acontecia todas as noites. Agora comeava o seu momento especial. Este era, para Chiquinho o Momento com Jesus. Chiquinho estava deitado na cama e lembrava o maior nmero possvel de coisas que tinham acontecida durante o dia. Ento falou baixinho com Jesus. Era divertido Ter um amigo que ningum podia ver, mas que, mesmo assim, escutava suas palavras. Chiquinho adorava falar a ss com Jesus.

6. VOC UMA PESSOA EXIBIDA? Exibido, exibido, voc um exibido1. Voc alguma vez disse estas palavras? E o que , na verdade, um exibido? Em geral, no bom exibir-se. No bom gabar-se. Mas voc pode se exibir de um jeito diferente: sendo gentil. Voc pode mostrar algo novo a um amigo.

Voc pode mostrar a uma pessoa que voc se importa com ela, fazendo uma boa ao. Voc pode convidar uma pessoa para visitar sua igreja ou o culto infantil. Voc pode mostrar as pessoas que voc as ama. Faa isso agora mesmo com a pessoa que esta lendo este livro. De que outra maneira voc pode mostrar a uma pessoa que voc a ama?

7. FELIZ ANIVERSRIO PARA MIM! Eu ainda vou ser uma criana depois do meu aniversrio, hoje? perguntou Mateus a tia dele. - Sim- - sorriu ela. Voc ainda tem alguns anos para ser criana como voc mesmo costuma dizer. - Eu ainda vou Ter cabelo castanho depois do meu aniversrio? perguntou Mateus. - claro que sim respondeu a tia. Sabe, voc teve cabelo castanho desde o seu primeiro aniversrio. - Eu ainda... Mateus comeou outra pergunta, mas foi interrompido pela tia. - Oh, Mateus, no faa mais perguntas. Eu ainda vou am-lo, tambm depois do seu aniversrio. Agora v brincar. Algum outro tambm vai continuar amando Mateus. Voc imagina quem pode ser? 8. QUAL O SEU LANCHE FAVORITO? Esta uma histria que aconteceu de verdade. Preste ateno e veja se alguma coisa parecida j aconteceu em sua casa. Estou com fome, mame disse Paulinho. Coma um pedao de po disse a me. No, estou com fome de outra coisa disse Paulinho. Tem iogurte na geladeira. V pegar um disse a me.

No disse Paulinho. Que tal uma cenoura? sugeriu a me. Eu at a lavo para voc. No, no, no. Toda esta comida boa para voc. Eu quero outra coisa disse Paulinho. Alguma coisa parecida j aconteceu com voc? Deus nos d todo tipo de comida. Ele quer que nosso corpo fique sadio. Como voc agradece a Deus pelo alimento? Mostre-lhe isso agora.

9. BICHOS DE ESTIMAO

A turma de Laci, no culto infantil , falava sobre bichos. As crianas se revezavam, contando coisas dos seus bichinhos de estimao. - Ns compramos comida para o meu coelho disse Mauri.- Branquinho tambm gosta de cascas de cenoura e folhas de alface. - Meu porquinho-da-ndia tambm come dessas coisas disse Isabel. - Era quase a vez de Laci. Ele no sabia o que dizer. No momento no havia bichos de estimao na casa de Laci. O pai dela era alrgico a ces de gatos. A irm de Laci tinha alguns peixinhos, um dia; mas eles morreram. At mesmo o caracol morreu! O que Laci iria dizer? Agora era a vez de Laci. - Eu no tenho bichinho de estimao. disse ela Eu sou uma ovelhinha de Jesus. Jesus cuida de mim assim como qualquer um cuida de um bichinho de estimao! O que voc acha da resposta de Laci? 10. UM DIA DE CURATIVOS

Vicente teve uma manh difcil. Ele acordou tarde. Ps um p de meia marrom e outro p de meia azul, e teve que fazer tudo de novo. Quando Vicente chegou na mesa do caf, o mingau de aveia estava frio. Era um dia muito frio, e Vicente teve que pr o cachecol de l vermelho que ele detestava. Ento, ao sair. Vicente tropeou num degrau que havia na calada. Caminhando com cuidado, voltou para a porta de entrada para pegar um curativo. O que mais poderia acontecer a Vicente?) Em seguida, Vicente prendeu o dedo no zper da mochila, quando queria pegar um leno de papel para o nariz, pois estava resfriado. Pobre Vicente. Voc j teve um dia assim? Mais tarde, naquele mesmo dia, quando Vicente fazia as oraes, a me dele o lembrou de que deveria agradecer a Deus por alguma coisa. Vicente teve que pensar bastante tempo. Finalmente, ele tinha algo para dizer. A orao dele foi assim: Querido Jesus, obrigado pelos curativos, pelos remdios, pelos lenos limpos e por teres mandado bom tempo. Amm. este dia. 11. AMIGAS

Celita e Diana eram muito amigas. Gostavam de fazer uma poro de coisas (De que voc acha que elas brincavam?)

Elas se divertiam pra valer. Celita podia ver Diana espiando atravs da janela da casa ao lado. Certo dia Celita falou com o pastor sobre Diana. Ela perguntou: - Pastor Milton, eu quero que minha amiga venha para a igreja. O que eu devo fazer? O que voc acha o Pastor sugeriu. Querido Jesus

Ajuda-me a pensar em maneiras de convidar as pessoas para virem minha igreja. Eu sei que posso mandar convites pelo correio. Ns podemos at oferecer carona para levar as pessoas igreja. Ajuda-me a lembrar que ir igreja ainda mais divertido quando vou com um/a amiga/o. Amm. 12. BOA NOITE

Era hora de parar de brincar. Hora de vestir o pijama, escovar os dentes, ler um livro e deitar. Que hora era esta? A hora de dormir um bom momento para voc? s vezes uma sensao gostosa repousar depois de um dia de muitas atividades. s vezes as crianas no gostam de arrumar os brinquedos e parar com a diverso. Voc pode sentir de diferentes maneiras ao ir dormir dependendo do dia. Deus fez a noite para que pudssemos dormir. Nosso corpo fica cansado e precisamos repousar. Quais so os sons que voc escuta na hora de dormir? Voc sente algum lhe dando um beijo de boa-noite? Ou ento a maciez da roupa de cama?

Ainda que nos deitemos para dormir, Jesus continua acordado. Ele at envia anjos para que cuidem de ns. Jesus quer que tenhamos uma boa noite, para que possamos Ter um bom amanh. Durma bem esta noite. Boa noite. 13. qu? O que deixa voc mais feliz a Pscoa ou o seu aniversrio? Por qu? O que deixa voc mais feliz ganhar sapatos novos ou roupas novas? Por qu? Mostre como voc sorri. H muitas ocasies em que podemos estar muito, muito felizes. Esses momentos podem ser maravilhosos. s vezes esperamos ser felizes. s vezes simplesmente sorrimos. Voc consegue sorrir agora? Sorria! Deus ama voc! TEMPO DE SORRIR

O que deixa voc mais feliz dar um presente ou ganhar um presente? Por

7 14. LEMBRAM-SE DO NATAL?

A pequena Lcia no podia acreditar no que estava vendo. Quando ela e a me passarem de carro na frente da igreja. Estava vazia, Maria, Jos, o menino Jesus e todas as outras imagens tinham sido retiradas. - Me, olhe disse Lcia apontando pela janela. Por que no guardaram a estrebaria? - Eu escutei algumas pessoas conversando sobre isto, semana passada disse a me, sorrindo. todas as imagens do prespio foram guardadas depois da Epifania. Os operrios da Prefeitura no conseguiram arramc-las sem mquinas. Assim, a estrebaria ainda vai ficar algum tempo. - Isto bom disse Lcia Isso me ajuda a lembrar o Natal. O que voc lembra do Natal?

15.

TOC TOC

Ring, ring. Outra criana fantasiada estava a porta. Era noite movimentada na casa de Amlia. - Quem voc de verdade? perguntou Amlia para a pessoa fantasiada. - Eu vou dar uma pista disse a voz por trs da mscara. Eu sou da famlia. Oh, Chiquinho, eu conheo a sua voz disse Amlia, feliz quando o primo dela tirou a mscara. Se Jesus estivesse a sua porta e batesse, ele diria mais ou menos a mesma coisa. Voc parte da famlia dele. Jesus ama voc. 16. UMA SURPRESA DE FEVEREIRO

Tape os olhos com as mos nada de ficar espiando. Agora. Tire as mos e diga Surpresa! Surpresa! Isto foi divertido? Surpresa! Surpresa! Isto o que nos diz o ltimo dia de fevereiro. Em alguns anos, fevereiro tem 28 dias; em outros anos, fevereiro tem 29 dias. Olhe para um calendrio em sua casa. Quantos dias tem o ms de fevereiro este ano? Surpresa! Querido Jesus Obrigado/a por sempre nos seupreenderes ao final de fevererio. Eu no estou surpreso/a, porm, em saber que tu me amas. Eu sei que perteno a ti. Se eu

pudesse fazer-te uma surpresa com algo super-especial; eu faria ____________________________. Amm.

17.

APRESENTANDO-ME

Se uma nova criana vem morar na sua rua, como voc se apresenta a ela? Quando uma criana vem para a escola pela primeira vez, o que voc diz a ela sobre voc mesmo/a? Eu sou eu como algumas crianas se apresentam. Voc pode escolher entre dizer o seu nome, onde voc mora , ou dizer o que voc gosta de fazer. Talvez voc goste de falar com algum sobre os seus livros ou brinquedos preferidos. Voc sabe tudo sobre voc mesmo/ mas o que voc sabe sobre Jesus? Como voc apresentaria Jesus a um amigo ou amiga? Querido Jesus s vezes eu tenho medo de falar de ti aos meus amigos. Ajuda-me a lembrar que tu me amas sempre. Amm.

18. -

OLHE PARA FRENTE

Adivinhe o que eu vou ser, ano que vem, no Carnaval disse Jaci. Por que, Jaci, se ns acabamos de Ter o Carnaval deste ano? respondeu a av. - Eu sei; mas adivinhe o que eu vou ser no Carnaval, ano que vem repetiu Jaci. - Voc est pensando no prximo Carnaval? divertido pensar voltado para o futuro. Voc est ansioso pela chegada do Natal? Ns esperamos ansiosos por coisas das quais gostamos. Ns todos esperamos estar no cu com Jesus. L ningum vai ficar com medo ou doente. Ningum vai chorar. E o melhor de tudo que ns vamos viver com Jesus e vamos poder v-lo. 19. FAZENDO DE CONTA

Faa de conta que voc tem um pouco de argila ou massa de modelar na mesa, na sua frente.

Role a massa (apenas faa de conta, claro) para deix-la aquecida e malevel. Agora, molde uma coisa que faz voc sorrir. Diga o que voc fez. Faa uma coisa quadrada. O que voc fez? Faa uma coisa que se mexe. Faa o rosto de algum que ama voc.

20. -

UM PRESENTE DE PSCOA

Jairo, por que voc est to triste hoje? perguntou o av. A pscoa est chegando.! Ah, vov. A Pscoa no tem graa. disse Jairo. A Pscoa s ovos e eu detesto ovos cozidos. Bom, Jairo, voc sabe que no pode Ter Pscoa s com acar e doces disse o av. A Pscoa um feriado sem graa repetiu Jairo.

Ento o av teve uma idia que voc pode experimentar. Ele e Jairo saram para procurar cascalhos lisos. Depois eles os lavaram. Ento, Jairo pintou cruzes nas pedras. Jairo passou a tarde inteira usando lpis de cera e marcadores para preparar pedras de Pscoa. Ele mal podia esperar para coloc-las nos cestinhos de Pscoa. Quem pode ajudar voc a fazer pedras de Pscoa? 21. UM CARTO ATRASADO

Renato adorava pegar a correspondncia. Era sempre emocionante abrir a caixa de correio e pr a mo l dentro. Hoje havia uma carta para ele! Isto era especialmente divertido. Ele abriu o envelope. Algum tinha mandado um carto para ele. - Mame, olha o que eu ganhei! disse Renato. Algum se esqueceu do meu aniversrio? A me de Renato olhou para o carto com a figura de um grande corao vermelho. Era uma mensagem atrasada para o aniversrio de Renato. Ela leu o bilhete junto ao carto. - do tio Artur disse a me de Renato. Ele estava no hospital no ms passado, e no consegui mandar este carto em tempo. Que bom que ele se lembrou de voc! Renato sentou-se para escrever um carto de agradecimento e de boas melhoras para o tio Artur. O que voc acha que Renato escreveu ao tio?

10

Anda mungkin juga menyukai