Anda di halaman 1dari 34

MELHORAMENTO GENTICO DE AVES

MELHORAMENTO GENTICO DE AVES


AVICULTURA MANEJO NUTRIO MELHORAMENTO GENTICO SANIDADE REPRODUO

EVOLUO DO FRANGO DE CORTE

Evoluo da produo de frango de corte no Brasil (mil ton)

EVOLUO DO DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE 1976 A 2007*

EVOLUO DA POEDEIRA COMERCIAL

EVOLUO DA POEDEIRA COMERCIAL

EVOLUO DO FRANGO E DA POEDEIRA COMERCIAIS

O melhoramento gentico em aves pode ser obtido com maior rapidez que o da maioria das espcies domsticas, considerando a rapidez com que se reproduzem. reproduzem.

O objetivo do melhoramento em aves, de produzir carcaas bem desenvolvidas com menor percentagem de gordura e maior percentual de carnes nobres como peito,coxa e sobre coxa, nas raas ou linhagens de corte. corte. Nas raas ou linhagens destinadas a postura so preconizados animais com alta capacidade de postura e que produzam ovos com alto valor nutritivo. nutritivo.

A avicultura comercial tem obtido excelente progresso nas ltimas quatro dcadas dcadas. .

Entre as espcies de maior interesse econmico, cujo progresso tem sido notvel, esto as galinhas de postura, os frangos de corte, os perus, as codornas, os marrecos e as galinhas dangola dangola. .

Parte do referido progresso devido eliminao de linhagens menos produtivas e ao melhoramento no manejo das aves, porm uma parte substancial devido seleo artificial artificial. .

Neste momento, porm, a sociedade comea a se questionar por quanto tempo ainda ser possvel realizar progresso gentico da magnitude daquele j realizado?

desenvolvimento

de

novas

metodologias

tecnologias de biologia celular contribuir para acelerar tal progresso? As novas ferramentas contribuiro para acelerar a chegada de limites, ou fatores limitantes, no progresso gentico causado pela seleo artificial?

Caractersticas a serem selecionadas em aves de corte: corte:


Velocidade de crescimento Peso corporal Plumagem branca Conformao da carcaa Baixo teor de gordura abdominal Viabilidade Empenamento rpido Produo de ovos e eclodibilidade (l (l. . fmeas) Fertilidade dos machos (l. (l. fmeas)

Caractersticas a serem selecionadas em aves de postura: postura:


Peso da ave aos 150 e 290 dias de idade Maturidade sexual Produo de ovos (galinha/dia ou alojada) Viabilidade em dois perodos (1-150 e 150150-290 dias de idade) % de aves mortas (Marek e Leucose Linfide) Qualidade do ovo (peso, espessura da casca, presena de corpos estranhos) Converso alimentar

Caractersticas a serem selecionadas nas reprodutoras: reprodutoras:


Eclodibilidade Fertilidade dos machos Resultado da incubao - % de pintos mortos - % de pintos mortos na casca - % de pintos molhados - % de pintos com umbigo mal cicatrizado - % de pintos com defeitos anatmicos (bico torto, torto,.... ....) ).

Coeficientes de Herdabilidade
Caractersticas Produo galinha/dia Idade a maturidade sexual Tamanho do ovo Forma da casca Cor da casca (ovos vermelhos) Espessura da casca Albmen denso Manchas de sangue/cogulos Fertilidade Taxa de ecloso Taxa de sobrevivncia Peso do ovo Coeficiente de herdabilidade (h2) 0,25 0,35 0,15 0,30 0,40 0,50 0,25 0,50 0,30 0,30 0,25 0,60 0,10 0,17 0,10 0,50 0,00 0,15 0,10 0,15 0,10 0,15 0,50 0,60

Processos de melhoramento gentico em aves Seleo Seleo Recorrente Recproca


Pop. A ( M e F)
AB

Pop. A1 (M e F)
A1B1

Pop. A2 (M e F)
A2B2

Pop. B (M e F)

Pop. B1 (M e F)

Pop. B2 (M e F)

Processos de melhoramento gentico em aves Endogamia


Linhagem (L) Endogmica (E) LE A - Fmeas B - Machos LE C - Machos LE D - Fmeas

Machos AB

Fmeas CD Aves Comerciais

Processos de melhoramento gentico em aves Raas ou Linhagens puras


Populao A (controle de desempenho) Populao A1 Controle de desempenho

Grupo escolhido por seleo Familiar ou individual

Populao A2

Grupo escolhido por seleo Familiar ou individual

Desafios do Melhoramento Gentico de aves

No futuro os criadores devero ter viso do mercado especfico para cada produto, para s ento definir as metas de seleo e determinar as prioridades.

Por exemplo, sabendo-se que existe uma reduo aparente na taxa de de progresso de gentico, tero os de

selecionadores

galinhas

postura

intensificar os programas de teste para melhorar as estimativas da acurcia do valor gentico e da seleo. Este desafio j vem sendo enfrentado, ao testar galinhas cruzadas com controle de pedigree em vrios sistemas de alojamento e numa amplitude grande de ambientes.

Os plantis de elite so mantidos sob condies de mxima biossegurana e testados quanto a

caractersticas de herdabilidade alta.

As metas da seleo devero ser redefinidas, e a seleo dever ser concentrada em caractersticas componentes da produtividade total que ainda estejam respondendo seleo.

Melhora da sobrevivncia e da adaptabilidade geral so as metas principais, num mercado globalizado, para os selecionadores aumentarem o nmero de ovos

comercializveis por galinha alojada.

Todos os esforos de seleo devero ser acompanhados por formulao de rao apropriada, programas de

vacinao e de manejo para otimizar sobrevivncia e produo de ovos. Ser requerida ateno especial em programas especficos de cruzamento para desenvolver uma ave para sistemas alternativos de alojamento.

Os

objetivos

principais

incluiro

baixa

prevalncia de canibalismo e ingesto de penas em aves sem debicagem.

A seleo contra comportamento aberrante vem se tornando mais importante para alcanar as exigncias de mercado e melhorar a

produtividade global.

No caso das aves de corte, as demandas dos clientes tendero a variar. Sero necessrias raas/linhas diferentes para suprir necessidades diferentes. Os objetivos do melhoramento de frangos de corte e de galinhas de postura estaro centradas na melhora gentica contnua das caractersticas, tanto do frango como do ovo, alm de melhora das linhagens para maximizar a produo de carne e ovos de alta qualidade com o mnimo de custos, considerando a sade humana e o bem-estar animal. Os critrios de seleo sero definidos com base em consultas Aos clientes sobre as exigncias do mercado, entendimento do negcio avcola, desempenho do produto e as novas oportunidades de mercado.

Matrizes, controlar o ambiente, o peso maturidade, Matrizes, os perfis de crescimento e o nvel de restrio alimentar. alimentar . Nutrio, desenvolver a maturidade precoce e reduzir as exigncias para postura postura. . Sanidade, otimizar a imunidade materna materna. . Frangos de corte corte, , as implicaes do manejo levam a buscar controle do ambiente por meio de ventilao e densidade. densidade . Nutrio, controlar a composio dos alimentos. alimentos. Sade dos frangos, melhorar a imunidade, a adaptao cardiovascular e a integridade do esqueleto.

Em plantis plantis-ncleos ncleos, , alta taxa reprodutiva das fmeas, a consanginidade dever ser evitada ao mximo. mximo. As estratgias que maximizam a resposta gentica e minimizam a consanginidade devero ser utilizadas. utilizadas. Uma estratgia acasalar uma fmea com vrios galos, isto inseminar cada galinha com smen de vrios galos um por vez por incubao incubao. . Parmetros de bem bem-estar animal devero ser includos nos objetivos de seleo dos programas programas. . Os limites biolgicos sero menos pronunciados nos programas industrias do que nos experimentos de seleo. seleo . Considerar o fato de que as correlaes genticas mudam conforme o nvel de produo de cada caracterstica. caracterstica .

Obrigado pela ateno!

Anda mungkin juga menyukai