Anda di halaman 1dari 2

35 OLIMPADA BRASILEIRA DE MATEMTICA Segunda Fase Nvel 1 (6 ou 7 ano) PARTE A (Cada problema vale 5 pontos)

01. Raquel estava completando um quebra-cabeas que consistia em escrever seis nmeros em

sequncia, um por quadradinho, de modo que a soma de trs nmeros consecutivos fosse sempre a mesma. Depois que ela completou a sequncia, escrevendo os seis nmeros, derrubou tinta sobre a revista, borrando quatro nmeros, conforme mostra a figura. Ela se lembra de que um dos nmeros borrados era o sete. Qual o produto dos seis nmeros que ela escreveu?

02. Um nmero natural chamado quadrado perfeito quando ele o quadrado de outro nmero

natural. Por exemplo, 1 e 25 so quadrados perfeitos pois 1 = 12 e 25 = 52. Qual o menor valor de a + b, com a e b nmeros naturais no nulos, para que os nmeros 28 a3 b e 7 a b5 sejam ambos quadrados perfeitos?

03. Jurema tem 12 peas retangulares de plstico de 3 cm por 4 cm. Ela junta essas peas

fazendo coincidir seus lados iguais e monta retngulos maiores, um de cada vez. Um desses retngulos tem o maior permetro possvel. Qual esse permetro, em centmetros?

04. Paulo quer usar uma nica vez os algarismos 0, 1, 2, 3, 5, 6 e 7, um

para cada um dos quadradinhos ao lado, de modo que a conta esteja correta. Qual o maior resultado que ele pode obter nessa conta?

05. Em uma prova de mltipla escolha, Jlia acertou 100 das 128 questes possveis. Ela

verificou que a maior quantidade de questes consecutivas que ela acertou N. Qual o valor mnimo para N?

06. A professora Maria escreveu no quadro-negro todos os nmeros inteiros de 1 a 1000.

Chamou um aluno e pediu que ele apagasse os nmeros, a partir do segundo, de dois em dois. Assim, o primeiro aluno apagou o 2, depois o 4, o 6 etc. Em seguida, ela pediu que o prximo aluno fizesse o mesmo, e depois chamou outro para fazer o mesmo, at sobrar um nmero no quadro-negro. Quantos alunos foram at o quadro negro?

35 Olimpada Brasileira de Matemtica Segunda Fase Nvel 1 www.obm.org.br

35 OLIMPADA BRASILEIRA DE MATEMTICA Segunda Fase Nvel 1 (6 ou 7 ano) PARTE B (Cada problema vale 10 pontos)
PROBLEMA 1

Na tabela ao lado, a partir da segunda linha, o nmero escrito na coluna X igual ao produto dos nmeros da linha anterior e o nmero escrito na coluna Y igual ao quociente do nmero escrito na coluna X da linha anterior pelo nmero da coluna Y da linha anterior.

1 2 3 4

X 2 2 4 4 ...

Y 1 2 1 4 ...

a) Quais so os dois nmeros que aparecem na dcima linha? Voc pode apresentar a sua resposta usando potncias. b) Qual a soma dos nmeros que aparecem na linha 2013? Voc pode apresentar a sua resposta usando potncias.
PROBLEMA 2

O ourives Carlos tem um cubo de madeira de arestas de 10 centmetros. Ele retira cubos de 2 centmetros de aresta de cada vrtice do cubo e cola sobre toda a superfcie do slido resultante uma folha fina de ouro ao preo de 8 reais por centmetro quadrado. Sem desperdcios, qual o custo em reais dessa cobertura?

PROBLEMA 3

a) Temos abaixo um trapzio e suas diagonais. Mostre que a rea do tringulo ABC igual rea do tringulo ADE.

B A

b) Na figura a seguir, BCFE um retngulo, o tringulo ABC tem rea 5cm2 e o tringulo DEF tem rea 4cm2. Calcule a rea do quadriltero AGDH.

B A

E D

35 Olimpada Brasileira de Matemtica Segunda Fase Nvel 1 www.obm.org.br

Anda mungkin juga menyukai