Anda di halaman 1dari 13

Autores: Bruno Csar, Daniel Bruno, Daniel Dias e Douglas Brando.

1. INTRODUO
As medidas de nveis, embora tenham conceituao simples, requer por vezes artifcios e tcnicas apuradas. O nvel uma varivel importante na indstria no somente na operao do prprio processo, mas tambm para fins de clculo de custo e de inventrio. Os sistemas de medio de nvel variam em complexidade desde simples visores para leituras locais at indicao remota, registro ou controle automtico. Na indstria requer medies tanto de nveis de lquidos como de slidos.
Este artigo lhe proporcionar uma viso geral sobre as prprias tcnicas utilizadas industrialmente na medio de nvel, suas principais caractersticas e aplicaes.

2. REVISO BIBLIOGRFICA
Nvel uma das variveis mais comuns e mais amplamente utilizadas em aplicaes industriais. A medida de nvel definida como a determinao da posio de uma interface de dois meios. Usualmente, um desses meios lquido, mas eles podem ser slidos ou a combinao de ambos. Existe uma grande variedade de sistema de medio de nvel, cada um com suas vantagens e limitaes. A seleo do sistema de medio a ser utilizado dever considerar as caractersticas especficas da aplicao, o tipo de produto cujo o nvel se quer medir, a preciso desejada, custos e demais restries existentes. Os dispositivos de medio medem ou a posio da superfcie do lquido sobre um ponto de referncia ou a altura hidrosttica criada pelo lquido cuja superfcie se deseja conhecer. Baseado nesses dois princpios, os medidores de nvel so classificados como:

Tabela 1 Tecnologia aplicada em medies direta e indireta

O mtodo de medio direta a medio que se faz tendo como referncia a posio do plano superior da substncia medida. E o mtodo de medio indireta o tipo de medio que se faz para determinar o nvel em funo de uma segunda varivel.

3. TECNOLOGIAS DE MEDIES DIRETAS


3.1. Visores de nvel Este medidor usa o princpio dos vasos comunicantes, o nvel observado por um visor de vidro especial, podendo haver uma escala graduada acompanhando o visor. Esta medio feita em tanques abertos ou fechados.

Figura 1 Corte dos visores de vidro plano tipo reflex e transparente

Figura 2 - Visor de nvel de reservatrio

3.2. Rguas de comando Consiste em uma rgua graduada a qual tem um comprimento conveniente para ser introduzido dentro do reservatrio a ser medido. A determinao do nvel se efetuar atravs da leitura direta do comprimento molhado na rgua pelo lquido. So instrumentos simples e de baixo custo permitindo medidas instantneas. A graduao da rgua deve ser feita a uma temperatura de referncia, podendo estar graduada em unidades de comprimento, volume ou massa.

Figura 3 - Rgua de comando

3.3. Bia Consiste em uma bia presa a um cabo que tem sua extremidade ligada a um contrapeso. No contrapeso est fixo um ponteiro que indicar diretamente o nvel em uma escala. Esta medio normalmente encontrada em tanques abertos.

Figura 4 - Esquema de uma bia

Figura 5 - Boia de tanque de leo

3.4. Contato de eletrodos Nos lquidos que conduzem eletricidade, podemos mergulhar eletrodos metlicos de comprimentos diferentes. Quando houver conduo entre os eletrodos

teremos a indicao de que o nvel atingiu a altura do ltimo eletrodo alcanado pelo lquido.

Figura 6 - Esquema de contato de eletrodos

4. TECNOLOGIAS DE MEDIO INDIRETA


4.1. Medio de nvel por capacitncia A capacitncia uma grandeza eltrica que existe em duas superfcies condutoras isoladas entre si. O medidor de nvel capacitivo mede as capacidades do capacitor formado pelo eletrodo submergido no lquido em relao as paredes do tanque. A capacidade do conjunto depende do nvel do lquido. O elemento sensor, uma haste ou cabo flexvel de metal. Em lquidos no condutores se empregam em um eletrodo normal, em fluidos condutores o eletrodo isolado normalmente com teflon. A medida que o nvel do tanque for aumentando o valor da capacitncia aumenta progressivamente a medida que o dieltrico ar submetido pelo dieltrico lquido a medir.

c
Figura 7 - Esquema de um nvel capacitivo

4.2. Medio de nvel por empuxo Baseia-se no princpio do Arquimedes: Todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ao de uma fora vertical dirigida debaixo para cima igual ao peso do volume do fluido deslocado A esta fora exercida pelo fluido do corpo nele submerso ou flutuante chamamos de empuxo.

E = V. Onde: E = empuxo V = volume deslocado = densidade ou peso especfico do lquido Baseado no principio de Arquimedes usa-se um deslocador (displacer) que sofre o empuxo do nvel de um lquido, transmitindo para um indicador este movimento, por meio de um tubo de torque. O medidor deve ter um dispositivo de ajuste para densidade do lquido cujo nvel est medindo, pois o empuxo varia com densidade. Atravs dessa tcnica podemos medir nvel de interface entre dois lquidos no miscveis. Na indstria muitas vezes temos que medir o nvel da interface em um tanque contendo dois lquidos diferentes. Este fato ocorre em torres de destilao, de lavagem, decantadores, etc. Um dos mtodos mais utilizados para medio da interface atravs da variao do empuxo conforme citaremos a seguir. Consideremos um flutuador de forma cilndrica mergulhado em dois lquidos com pesos especficos diferentes 1 e 2. Desta forma podemos considerar que o empuxo aplicado no flutuador, ser a soma dos empuxos E1 e E2 aplicados no cilindro, pelo lquidos de pesos especficos 1 e 2, respectivamente. O empuxo ser dado por: ET = E1 + E2 Onde: E1 = V1. 1 e E2 = V2 . 2 Assim para diferentes valores de altura de interface, teremos diferentes variaes de empuxo.

Figura 8 - Esquema de empuxo

Figura 9 - Esquema de sensor de empuxo

4.3. Medio de nvel por ultra-som O ultra-som uma onda sonora, cuja freqncia de oscilao maior que aquela sensvel pelo ouvido humano, isto , acima de 20 Khz. A gerao ocorre quando uma fora externa excita as molculas de um meio elstico, esta excitao transferida de molcula a molcula do meio, com uma velocidade que depende da elasticidade e inrcia das molculas. A propagao do ultra-som depende, portanto, do meio (slido

lquido ou gasoso). Assim sendo, a velocidade do som a base para a medio atravs da tcnica de eco, usada nos dispositivos ultra-snicos. As ondas de ultra-som so geradas e captadas pela excitao eltrica de materiais piezoeltricos. A caracterstica marcante dos materiais piezoeltricos produo de uma frequncia quando aplicamos uma tenso eltrica. Assim sendo, eles podem ser usados como gerador de ultra-som, compondo, portanto, os transmissores. Inversamente, quando se aplica uma fora em um material piezoeltrico, ou seja, quando ele recebe um sinal de freqncia, resulta o aparecimento de uma tenso eltrica no seu terminal. Nesta modalidade, o material piezoeltrico usado como receptor do ultra-som. Os dispositivos do tipo ultra-snico podem ser usados tanto na deteco contnua de nvel como na descontnua. Os dispositivos destinados a deteco contnua de nvel caracterizam-se, principalmente, pelo tipo de instalao, ou seja, os transdutores podem encontrar-se totalmente submersos no produto, ou instalados no topo do equipamento sem contato com o produto.

Figura 10 - Esquema de medidor de ultra-som

Figura 11 - Foto de sensor ultra-snico

Figura 12 - Desenho funcionamento sensor ultra-som

4.4. Medio de nvel por pesagem A medio de nvel por pesagem consiste basicamente na instalao de clulas de cargas nas bases de sustentao do silo cujo nvel se deseja medir. Clula de carga um sensor constitudo por fitas extensiomtricas fixados adequadamente em um bloco de ao especial com dimenses calculadas para apresentar deformao elstica e linear quando submetido a uma fora. Essa deformao detectada pelas fitas extensiomtricas atravs da variao de sua resistncia eltrica. As clulas de carga podem ser instaladas sob os pontos de apoio da estrutura do silo, de tal forma que o seu peso nelas aplicado.

Figura 13 - Esquema de medidor por pesagem

4.5. Medidor de nvel radioativo Os sistemas radiamticos so utilizados para medio de nvel de lquidos, polpas ou slidos granulados em aplicaes onde nenhuma outra tecnologia disponvel pode ser aplicada

O detector mais utilizado formado por uma cmara contendo gs inerte (argnio, por exemplo) pressurizado, alimentado por uma tenso contnua negativa (-15 VDC) e um coletor de eltrons (que so retirados da ltima camada do tomo pela incidncia do raio gama). A corrente eltrica produzida pela passagem do raio gama diretamente proporcional a intensidade da radiao e inversamente proporcional ao nvel do produto no silo ou tanque. Esse sinal convertido em tenso e/ou freqncia para finalmente, pela unidade eletrnica ser transmitida atravs de sinal de corrente de 4 a 20 mADC.

Figura 14 - Desenho medidor de nvel radioativo

Anda mungkin juga menyukai