Anda di halaman 1dari 12

Tiatira Tiatira era um centro comercial na sia Menor (moderna Turquia).

Estava localizada num frtil vale no qual passavam rotas de comrcio. Embora destruda por um terremoto durante o reino de Augusto (27 a.C.-d.C. 14), Tiatira foi reconstruda com a ajud a romana. Produtos txteis eram os mais importantes em Tiatira . Uma das comercian tes de roupas da cidade era uma mulher chamada Ldia, que conduzia negcios em lugar es distantes como Filipos. Sardes Sardes foi uma das cidades legendrias da sia Menor, onde hoje a Turquia. No stimo sc ulo a.C., Sardes foi a capital da Ldia. Ouro foi encontrado no rio prximo de Sarde s e reis que moravam l foram renomados por sua riqueza. Os sassnidas capturaram Sa rdes no sexto sculo e fizeram dela um centro administrativo para a parte oeste do seu imprio. A famosa "estrada real" conectava Sardes com outras cidades do leste . Nos tempos do Novo Testamento, Sardes foi parte da provncia Romana da sia. SARDES, A IGREJA MORTA Lies Bblicas do 2 Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos As Sete Cartas do Apocalipse A mensagem Final de CRISTO Igreja . Comentrios da revista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade Consultor Doutrinrio e Teolgico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, ilustraes, questionrios e vdeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva QUESTIONRIO

TEXTO UREO "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e CRISTO te esclarecer" (Ef 5.14).

VERDADE PRTICA Somente o ESPRITO SANTO pode reavivar a Igreja e lev-la a posicionar-se como a agnc ia por excelncia do Reino de DEUS.

LEITURA DIRIA Segunda - Rm 6.3 Em CRISTO, somos todos batizados Tera - Jo 17.2; At 3.15 CRISTO: o Autor da vida Quarta - Gn 1.3; Lc 1.35; Jo 3.5 O ESPRITO SANTO nos d vida Quinta - Ef 5.23; 1 Pe 1.17-19 CRISTO resgatou a Igreja com seu precioso sangue Sexta - Ap 3.3 Devemos nos lembrar do que temos recebido Sbado - Jr 48.10 No podemos ser relapsos com o Senhor LEITURA BBLICA EM CLASSE - Apocalipse 3.1-6 1 E ao anjo da igreja que est em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Esprit os de DEUS e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e ests morto. 2 S vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque no achei as tuas obras perfeitas diante de DEUS. 3 Lembra-te, pois, do que tens re cebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se no vigiares, virei sobre ti co mo um ladro, e no sabers a que hora sobre ti virei. 4 Mas tambm tens em Sardes algum as pessoas que no contaminaram suas vestes e comigo andaro de branco, porquanto so dignas disso. 5 O que vencer ser vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 6 Quem tem ouvidos oua o que o ESPRITO diz s igrejas.

3.1 ESTS MORTO. A igreja de Sardes estava espiritualmente morta, e somente uns po ucos membros permaneciam fiis ao evangelho. Exteriormente, parecia viva e ativa, tinha uma reputao de sucesso e espiritualidade. possvel que tivesse uma forma impre ssionante de adorao, mas no o verdadeiro poder e retido no ESPRITO SANTO. JESUS, no e ntanto, via os seus coraes. 3.4 TENS EM SARDES ALGUMAS PESSOAS. No decurso da histria da igreja, sempre houve alguns (i.e., um remanescente) que "no contaminaram suas vestes" e que procurara m manter a simplicidade e pureza de devoo a CRISTO, que os apstolos e muitos outros conheciam nos dias do NT (2 Co 11.3). 3.5 RISCAREI O SEU NOME. Fica claro que qualquer pessoa que experimenta o novo n ascimento, mas que posteriormente deixa de perseverar na f e de viver vitoriosame nte, ter seu nome tirado do livro da vida (ver 2.7). Ter o nome apagado do livro da vida perder a prpria vida eterna (2.7,10,11) e ser finalmente lanado no lago de fogo (20.15). isso que o ESPRITO diz s igrejas (v. 6; 13.8; 17.8; 20.12; 21.17; c f. x 32.32).

QUINTA CARTA: IGREJA DE SARDES (Apocalipse - Versculo por Versculo Autor: Severino Pedro da Silva Editora: CPAD Ano: 2002) 1. E AO ANJO da igreja que est em Sardes escreve: isto diz o que tem os sete Esprit os de DEUS, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives , e ests morto .

I. ...Ao anjo da igreja . Nada se sabe acerca desse anjo (pastor) da igreja de Sard es, exceto aquilo que poderia ser depreendido do presente texto. Pelo uso da exp resso: tens nome de que vives d a entender sua grande popularidade. A Histria Eclesist ica menciona um anjo muito famoso dessa igreja, mas sua estada ali se seu no sculo II, e no no primeiro; seu nome era Melito. Melito, o Bispo de Sardes, do sculo II d.C., mencionado trs vezes na Histria Eclesistica de Eusbio. Melito escreveu uma apol gia, dirigida ao imperador romano, em defesa da f crist. Ele foi um crente intenso , dotado de grande poder e autoridade na sua gerao. 1. SARDES. O nome significa em grego prncipe de gozo . Situao Geogrfica: encrava-se no pequeno Continente da sia Menor. Era essa a capital do antigo reino da Ldia. Origi nalmente Sardes fora uma fortaleza poderosa, mas Ciro, rei da Prsia, derrotou est a cidade e outras das redondezas, no ano de (549 a. C.). Essa cidade passou s mos de Antoco, o Grande, Ali, por ocasio em que essa carta estava sendo escrita, achava -se essa Igreja em uma situao espiritual extremamente melindrosa. O processo de de clnio de seu pastor fora to sutil que, na realidade, nem fora observado . Dois gneros de mortes estavam rondando este anjo : (a) a morte moral (b) a morte espiritual. ( Cf. Gn 20.3 e Ef 2.1). Ele se encontrava duplamente morto (cf. Jd v. 12). A igre ja representada pelo seu pastor, mas tambm repreendida por CRISTO atravs do mesmo. Ela repreendida por viver em situao contraditria: a vitalidade exterior disfara mor te espiritual interior. uma situao de limite, da qual ela se recuperar mediante uma lembrana do que tem recebido e ouvido da parte do Senhor, que diz: Lembra-te pois d o que tens recebido e ouvido, e guarda-o! . 2. S vigilante, e confirma os restantes, que estava para morrer; porque no achei as tuas obras perfeitas diante de DEUS .

I. ...confirma os restante . Embora o pastor de Sardes estivesse sendo classificado como mortos a vista de DEUS, esta dupla ordem de JESUS CRISTO nos deixa entrever que ainda, na sua vontade, Ele tenta um derradeiro esforo para salvar o restante. Porm, a parte da pregao, deveria faz-la o pastor. bvio, diz M. S. Novah que alguns h avia na igreja que ainda tinham um pouco de vida espiritual. Da JESUS haver dito: ...confirma os restantes, que estavam para morrer . A recomendao de CRISTO urgente, e ordena livrar os que esto destinados morte . A expresso confirma depreendida do text em foco, no significa: confirma sua morte, mas, confirma sua f (cf. At 14.22). O

Dr. R. Norman observa que aquela igreja j no estava inteiramente da vida e da esperana. O que era bom precisava ser melhorado. Ela o grito: Torna-te desperto, e pe-te a vigiar (Vincent, in loc). al do que diz o grego (Ef 5.14). O sono deles era um sono letal, a despertassem.

destituda do bem, tinha que ouvi Essa uma traduo liter menos que se

3. Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, s e no vigiares, virei sobre ti como um ladro, e no sabers a que hora sobre ti virei .

I. ...Virei sobre ti como um ladro . O leitor deve observar com ateno a frase, como ant cipando as palavras um ladro . 1. O Dr. Russell Norman Champrin, Ph, D. Grande expoente do Apocalipse, diz que essa frase tem as seguintes significaes: (a) De maneira inesperada; (b) Como um lao tristonho para os que no estiverem preparados; (c) Sem nenhuma oportunidade de a viso prvio. As Escrituras que falam da Vinda (Parousia) de CRISTO, como um ladro, so: *Mt 24.53; Lc 12.38; 1Ts 5.2, 4; Ap 3.3; 16.15). A expresso: como um ladro de no ite em (2Pd 3.10), no se aplica segunda Vinda de CRISTO, mas ao dia do Juzo Final , e expurgao de cus e terra. A palavra ladro , com esse sentido, no grego hodierno Klepts ndica algum que normalmente no rouba com violncia, mas que obtm sucesso com suas hab ilidades imprevisveis, em contraste com outro vocbulo, Lestes , que significa assaltan te , aquele que se apossa do alheio por meio da violncia. (As prprias autoridades ju diciais distinguem, entre o furto e o roubo). Segundo um exegeta, a frase empreg ada neste versculo, Hlepts , e indica uma forma invisvel , inesperada , de algum, em lgo precioso, como por exemplo: um tesouro (Israel). Sl 135.4: uma prola (a Igreja). Mt 13.44-46 e ss). Esse deva ser o significado do pensamento aqui e nos textos q ue se seguem. 4. Mas tambm tens em Sardes algumas pessoas que no contaminaram seus vestidos, e co migo andaro de branco; porquanto so dignos disso .

I. ...e comigo andaro de branco . O branco a cor da retido, da pureza e inocncia. Os s acerdotes acusados, mas justificados diante do Sindrio {O Sindrio. o vocbulo grego synedrion (do qual o termo hebraico sanhedrin uma palavra emprestada). No NT o t ermo se refere suprema corte judaica composta de 70 membros e um presidente: O S umo Sacerdote} eram vestidos com um manto branco como sinal de sua inocncia. (Ver o que diz Judas V.23: ...aborrecendo at a roupa manchada da carne ). Esse andar refer ido no presente texto, presente e escatolgico, isto , em companhia de CRISTO em to dos os tempos (cf. Ec 9.8). Durante toda Histria de Israel, DEUS preservou para S l um remanescente , e durante toda Histria da Igreja aqui na terra, o mesmo acontece r. O remanescente de Israel no cometer iniqidade, nem proferir mentira, e na sua boa n se achar lngua enganosa; Porque sero apascentados, deitar-se-o, e no haver quem os es pante (Sf 3.13). Verdade que nem todos em Israel e na Igreja, andariam de branco com JESUS, mas alguns . esta reserva moral que durante todos os perodos de apostasia louvado pelo Senhor (cf. 1Rs 19.18; Is 1.9; Ez captulo 9; Rm captulo 11). queles q ue no contaminaram seus vestidos , JESUS os chamou de dignos . Este elogio parece nico n as sete Igrejas da sia Menor; e s foi dito s pessoas fiis da igreja de Sardes, pois todo o restante dela estava morto. 5. O que vencer ser vestido de vestes brancas, e de maneira nenhum riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos s eus anjos .

I. ...Livro da Vida . Referncias bblicas ao Livro da Vida se acham em (x 32.33; Sl 69.2 ; Dn 12.1; Fl 4.3. Tambm se pode comparar isso com trechos como Lucas 10.20 e Heb reus 12.23). Passagens similares sobre o mesmo assunto podem ser vistas em (Dn 7 .10; Ap 13.8 e 20.12, 15). H referncias nos escritos pagos s idias contidas neste ver sculo. Dentro da astrologia babilnica, poderamos considerar o prprio Zodaco como o li vro ou tabletes sobre os quais eram escritos a vontade divina e o destino humano . 1. E confessarei o seu nome. A presente passagem lembra o que disse JESUS a seus discpulos: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens eu o confessarei

diante de meu Pai, que est nos cus (Mt 10.32). Isto , testificar que pertence a Mim . No final das contas, o discipulado secreto impossvel, pois depois da Morte de CRI STO, no mais aceito essa maneira de proceder (Jo 19.38). No contexto de Mateus 10 .34 e 39, esta confisso pblica de f em CRISTO acarreta divises e conflitos, primeira mente na vida da famlia, depois do mundo. 6. Quem tem ouvidos, oua o que o ESPRITO diz s igrejas . I. ...Quem tem ouvidos . A presente recomendao da parte de CRISTO feita tambm nos Evan gelhos (Mateus e Marcos), sobre a forma: Quem tem ouvidos para ouvir, oua (Mt 13.9, 43 e Mc 4.23, etc). No texto em foco, a recomendao feita a todas as igrejas, e se repete nos captulos 2 e 3 por sete vezes (2.7, 11, 17, 29; 3.6, 13, 22). Os ouvid os de um homem so a sua sensibilidade espiritual, e o seu ouvir o uso dos meios espi rituais que produzem mudanas em seu ntimo, conforme se v exigido nas advertncias e p romessas anteriores. A expresso, no dizer de Vincent: ... usada sempre acerca de ve rdades radicais, grandes princpios bsicos e grandes promessas . As sete cartas dever iam ser lidas nas igrejas (Ap 1.3). Poucas pessoas poderiam l-las pessoalmente, mas t odos poderiam ouvir a leitura dessas instrues. O ouvido que ouve! Um dos mais solenes estudos da Bblia inteira aquele concernente ao ouvido que ouve (Alford, in loc). APOCALIPSE 3:1-6 - TEMA: REAVIVAMENTO OU SEPULTAMENTO - (Estudos no Livro de APO CALIPSE - Hernandes Dias Lopes) INTRODUO 1. A histria da igreja de Sardes tem muito a ver com a histria da cidade de Sardes . A glria de Sardes estava no seu passado. Sardes foi a capital da Ldia no sculo VI I a.C, viveu seu tempo ureo nos dias do rei Creso. Era uma das cidades mais magnfi cas do mundo nesse tempo. 2. Situada no alto de uma colina, amuralhada e fortificada, sentia-se imbatvel e inexpugnvel. Seus soldados e habitantes pensavam que jamais cairiam nas mos dos in imigos. De fato a cidade jamais fora derrotada por um confronto direto. Seus hab itantes eram orgulhosos, arrogantes, e autoconfiantes. 3. Mas a cidade orgulhosa caiu nas mos do rei Ciro da Prsia em 529 a.C, quando est e cercou a cidade por 14 dias, e quando seus soldados estavam dormindo, ele pene trou com seus soldados por um buraco na muralha, o nico lugar vulnervel, e dominou a cidade. Mais tarde, em 218 a.c, Antoco Epifnio dominou a cidade da mesma forma. E isso por causa da autoconfiana e falta de vigilncia dos seus habitantes. Os memb ros dessa igreja entenderam claramente o que JESUS estava dizendo, quando afirmo u: "Sede vigilantes! ... seno virei como ladro de noite". 4. A cidade foi reconstruda no perodo de Alexandre Magno e dedicada deusa Cibele. Essa divindade padroeira era creditada com o poder especial de restaurar vida ao s mortos. Mas a igreja estava morrendo e s JESUS poderia dar vida aos crentes. 5. No ano 17 d.C. Sardes foi parcialmente destruda por um terremoto e reconstruda pelo imperador Tibrio. A cidade tornou-se famosa pela alto grau de imoralidade qu e a invadiu e a decadncia que a dominou. 6. Quando Joo escreveu esta carta, Sardes era uma cidade rica, mas totalmente deg enerada. Sua glria estava no passado e seus habitantes entregavam-se agora aos en cantos de uma vida de luxria e prazer. A igreja tornou-se como a cidade. Em vez d e influenciar, foi influenciada. Era como sal sem sabor ou uma candeia escondida . A igreja no era nem perigosa nem desejvel para a cidade de Sardes. 7. nesse contexto que vemos JESUS enviando esta carta igreja. Sardes era uma pod erosa igreja, dona de um grande nome. Uma igreja que tinha nome e fama, mas no vi da. Tinha performance, mas no integridade. Tinha obras, mas no dignidade.

8. A esta igreja JESUS envia uma mensagem revelando a necessidade imperativa de um poderoso reavivamento.Uma atmosfera espiritual sinttica substitua o ESPRITO SANT O naquela igreja. Ela substitua a genuna experincia espiritual por algo simulado. A igreja estava caindo num torpor espiritual e precisava de reavivamento. O prime iro passo para o reavivamento ter conscincia de que h crentes mortos e outros dorm indo que precisam ser despertados. 9. da de mo No diferente o estado da igreja hoje. Ao sermos confrontados por aquele que an no meio dos candeeiros, precisamos tambm tomar conhecimento da nossa necessida de reavivamento hoje. Devemos olhar para esta carta no como uma relquia, mas co um espelho, em que nos vemos a ns mesmos.

I. A NECESSIDADE DO REAVIVAMENTO 1. Quando h crentes que s tm o nome no rol da igreja, mas ainda esto mortos espiritu almente, ou seja, ainda no so convertidos - v. 1 A igreja vivia de aparncias - As palavras de JESUS igreja foram mais bombsticas do que o terremoto que destruiu a cidade no ano 17 d.C. A igreja tinha adquirido u m nome. A fama da igreja era notvel. A igreja gozava de grande reputao na cidade. N enhuma falsa doutrina estava prosperando na comunidade. No se ouve de balaamitas, nem dos nicolatas, nem mesmo dos falsos ensinos de Jezabel. Aos olhos dos observ adores parecia ser uma igreja viva e dinmica. Tudo na igreja sugeria vida e vigor , mas a igreja estava morta. Era uma igreja apenas de rtulo, de aparncia. A maiori a dos seus membros ainda no eram convertidos. O diabo no precisou perseguir essa i greja de fora para dentro, ela j estava sendo derrotada pelos seus prprios pecados . A igreja parecia mais um cemitrio espiritual, do que um jardim cheio de vida - No nos enganemos acerca de Sardes. Ela no o que o mundo chamaria de igreja morta. Ta lvez ela seja considerada viva mesmo pelas igrejas irms. Nem ela prpria tinha cons cincia do seu estado espiritual. Todos a reputavam como igreja viva, florescente; todos, com exceo de CRISTO. Parecia estar viva, mas na verdade estava morta. Tinh a um nome respeitvel, mas era s fachada. Quando JESUS examinou a igreja mais profu ndamente, disse: "No achei as suas obras ntegra diante do meu DEUS" (v. 2). J. I. Packer diz que h igrejas cujos cultos so solenes, mas so como um caixo florido, l den tro tem um defunto. A reputao da igreja era entre as pessoas e no diante de DEUS -A igreja tinha fama, mas no vida. Tinha pompa, mas no Pentecoste. Tinha exuberncia de vida diante dos ho mens, mas estava morta diante de DEUS. DEUS no v como v o homem. A fama diante dos homens nem sempre glria diante de DEUS. Aquela igreja estava se transformando ape nas em um clube. A f exercida pela igreja era apenas nominal - O Cristianismo da igreja era apenas nominal. Seus membros pertenciam a CRISTO apenas de nome, porm no de corao. Tinham fama de vivos; mas na realidade estavam mortos. Fisicamente vivos, espiritualmen te mortos. Ilustrao: O pastor que anunciou o funeral da igreja. E colocou espelho no fundo do caixo. 2. Quando h crentes que esto no CTI espiritual em adiantado estado de enfermidade espiritual - v. 2 Na igreja havia crentes espiritualmente em estado terminal A maioria dos crentes apenas tinha seus nomes no rol da igreja, mas no no Livro da Vida. Mas havia tam bm crentes doentes, fracos, em fase terminal. O mundanismo adoece a igreja. O pec ado mata a vontade de buscar as coisas de DEUS. O pecado mata os sentimentos mai s elevados e petrifica o corao. No comeo vem dvidas, medo, tristeza, depois a conscin cia cauteriza, perde a vergonha. Ilustrao: A bebida a mistura do sangue do pavo, leo , macaco e porco. 3. Quando h crentes que embora estejam em atividade na igreja, levam uma vida sem integridade - v. 2 Esses crentes tm vida dupla - Suas obras no so ntegras. Eles trabalham, mas apenas s

ob as luzes da ribalta. Eles promovem seus prprios nomes e no o de CRISTO. Buscam a sua prpria glria e no a de CRISTO. Honram a DEUS com os lbios, mas o corao est longe do Senhor (Is 29:13). Os cultos so solenes, mas sem vida, vazios de sentido. A vi da dos seus membros estava manchada pelo pecado. Esses crentes so como os hipcritas - do esmolas, oram, jejuam, entregam o dzimo, com o fim da ganhar a reputao de serem religiosos. Eles so como sepulcros caiados. Ost entam aparncia de piedade, mas negam seu poder (2 Tm 3:5). E formalidade sem pode r, reputao sem realidade, aparncia externa sem integridade interna, demonstrao sem vi da. Esses crentes vivem um simulacro da f, um faz-de-conta da religio - Cantam hinos d e adorao, mas a mente est longe de DEUS. Pregam com ardor, mas apenas para exibir s ua cultura. DEUS quer obedincia, a verdade no ntimo. Caim ofertou a DEUS, mas sua vida e seu culto foram rejeitados. O povo na poca de Isaas comparecia ao templo, m as DEUS estava cansado de suas cerimnias pomposas sem o acompanhamento da vida sa nta. Ananias e Safira ofertam, mas para a promoo de seus prprios nomes. Em Sardes o s crentes esto falsamente satisfeitos e confiantes; so falsamente ativos, falsamen te devotos e falsamente fiis. 4. Quando h crentes se contaminando abertamente com o mundanismo - v. 4 A causa da morte da igreja de Sardes era no a perseguio, nem a heresia, mas o munda nismo - Onde reina a morte pelo pecado, no h morte pelo martrio. A maioria dos cren tes estava contaminando as suas vestiduras. Isso um smbolo da corrupo. O pecado tin ha se infiltrado na igreja. Por baixo da aparncia piedosa daquela respeitvel congr egao havia impureza escondida na vida de seus membros. Viviam uma vida moralmente frouxa - O mundo estava entrando dentro da igreja. A igreja estava se tornando amiga do mundo, amando o mundo e se conformando com el e. O fermento do mundanismo estava se espalhando na massa e contaminando a maior ia dos crentes. Os crentes no tinham coragem de ser diferentes. Eram como Sanso (Jz 14:10) e no com o Daniel (Dn 1:8), que resolveu firmemente em seu corao no se contaminar. II. OS IMPERATIVOS PARA O REAVIVAMENTO Aqui esto cinco imperativos de JESUS para a igreja: 1) S vigilante; 2) Fortalea ou consolida o que resta; 3) Lembre-se; 4) Obedea; 5) Arrependa-se. Podemos sintetizar esses imperativos de JESUS, em trs aspectos bsicos: 1. Uma volta urgente Palavra de DEUS - v. 3 O que que eles ouviram e deviam lembrar, guardar e voltar? A Palavra de DEUS - A igreja tinha se apartado da pureza da Palavra. O reavivamento resultado dessa l embrana dos tempos do primeiro amor e dessa volta Palavra. Uma igreja pode ser re avivada quando ela volta ao passado e lembra os tempos antigos, do seu fervor, d o seu entusiasmo, da sua devoo a JESUS. Deixemos que a histria passada nos desafie no presente a voltarmos para a Palavra de DEUS. Lembra-te - "presente imperativo" = segue recordando, nunca esquea de recordar. A rrepende-te - "aoristo imperativo" = ao completada. Um momento de fazer opo e deixar o mundo para trs, um corte radical com o estilo de vida mundano. Guarda-o - "pre sente imperativo" = No deixe de guardar o evangelho. Observa-o. Obedea-o. Deixe de ser um crente claudicante, que est firme hoje e capenga amanh. Quando uma igreja experimenta um reavivamento ela passa a ter fome da Palavra O primeiro sinal do reavivamento a volta do povo de DEUS Palavra. Os crentes pas sam a ter fome de DEUS e da sua Palavra. Comeam a se dedicar ao estudo das Escrit uras. Abandonam o descaso e a negligncia com a Palavra. A Palavra torna-se doce como o mel. As antigas veredas se fazem novas e atraente s. A Palavra torna-se viva, deleitosa, transformadora. O verdadeiro avivamento fundamentado na Palavra, orientado e limitado por ela Ele tem na Bblia a sua base, sua fonte, sua motivao, seu limite e seus propsitos. Avivamento no pode ser confundido com liturgia animada, com culto festivo, inovaes litrgicas, obras abundantes, dons carismticos, milagres extraordinrios. O reavivame nto bblico ou no vem de DEUS.

2. Uma volta vigilncia espiritual - v. 2 Sardes caiu porque no vigiou - A cidade de Sardes fora invadida e dominada duas v ezes porque se sentia muito segura e no vigiou. JESUS alerta a igreja que se ela no vigiar, se ela no acordar, ele vir a ela como o ladro de noite, inesperadamente. Para aqueles que pensam que esto salvos, mas ainda no se converteram, aquele dia s er dia de trevas e no de luz (Mt 7:21-23). A igreja precisa estar vigilante contra as ciladas de Satans, contra a tentao do pe cado - Fuja de lugares, situaes, pessoas. Cuidado com a vaidade do mundo. Alguns membros da igreja em Sardes estavam sonolentos e no mortos - E JESUS os ex orta a se levantarem desse sono letrgico (Ef 5:14). H crentes que esto dormindo esp iritualmente. So acomodados, indiferentes s coisas de DEUS. No tm apetite espiritual . No vibram com as coisas celestiais. Os crentes fiis (v. 4) precisam fortalecer os que estavam com um p na cova e arran car aqueles que estavam se contaminando com o mundo - Precisamos vigiar no apenas a ns mesmos, mas os outros tambm. Uma minoria ativa pode chamar de volta a maiori a da morte espiritual. Um remanescente robusto pode fortalecer o que resta e que estava para morrer (v. 4). Precisamos vigiar e orar - Os tempos so maus. As presses so muitas. Os perigos so su tis. O diabo no atacou a igreja de Sardes com perseguio nem com heresia, mas minou a igreja com o mundanismo. Os crentes no esto sendo mortos pela espada do mundo, m as pela amizade com o mundo. A igreja de Sardes no era uma igreja hertica e apstata - No havia heresias nem falso s mestres na igreja. A igreja no sofria perseguio, no era perturbada por heresias, no era importunada por oposio dos judeus. Ela era ortodoxa, mas estava morta. O rema nescente fiel devia estar vigilante para no cair em pecado e tambm para preservar uma igreja decadente da extino, restabelecendo sua chama e seu ardor pelo Senhor. 3. Uma volta santidade - v. 4 O torpor espiritual em Sardes no tinha atingido a todos - Ainda havia algumas pes soas que permaneciam fiis a CRISTO. Embora a igreja estivesse cheia, havia apenas uns poucos que eram crentes verdadeiros e que no haviam se contaminado com o mun do. A maioria dos crentes estava vivendo com vestes manchadas, e no tendas obras n tegras diante de DEUS. As vestes sujas falam de pecado, de impureza, de mundanismo -Obras sem integrida de falam de carter distorcido, de motivaes erradas, de ausncia de santidade. III. O AGENTE DO REAVIVAMENTO 1. JESUS conhece o estado da igreja - v. 1 JESUS conhece as obras da igreja - Ele conhece a nossa vida, nosso passado, noss os atos, nossas motivaes. Seus olhos so como chama de fogo. Ele v tudo e a tudo sond a. A v que a igreja de Esmirna pobre, mas aos olhos de DEUS rica. Ele v que na igreja apstata de Tiatira, havia um remanescente fiel. Ele v que a igreja que tem uma gr ande reputao de ser viva e avivada como Sardes, est morta. Ele v que uma igreja que tem pouca fora como Filadlfia tem uma porta aberta. Ele v que uma igreja que se con sidera rica e abastada como Laodicia no passa de uma igreja pobre e miservel. JESUS conhece tambm esta igreja. Sabe quem somos, como estamos e do que precisamo s. 2. JESUS o dono da igreja - v. 1 Ele tem as sete estrelas - As estrelas so os anjos das sete igrejas. As estrelas esto nas mos de JESUS. A igreja pertence a JESUS. Ele controla a igreja. Ele tem a utoridade e poder para restaurar a sua igreja. Ele disse que as portas do infern o no prevaleceriam contra a sua igreja. Ele pode levantar a igreja das cinzas. El e tem tudo em suas mos. CRISTO o dono da igreja. Ele tem cuidado da igreja. Ele a exorta, consola, cura e restaura. 3. JESUS quem pode reavivar a igreja por meio do seu ESPRITO - v. 1 JESUS tem e oferece a plenitude do ESPRITO SANTO igreja - O

problema da igreja de Sardes era morte espiritual; CRISTO o que tem o ESPRITO SAN TO, o nico que pode dar vida. A igreja precisa passar por um avivamento ou enfren tar um sepultamento. Somente o sopro do ESPRITO pode trazer vida para um vale de o ssos secos. O profeta Ezequiel fala sobre o vale de ossos secos. "Filho do homem , podero reviver esses ossos? Senhor DEUS, tu o sabes". Uma igreja morta, enferma e sonolenta precisa ser reavivada pelo ESPRITO SANTO S o ESPRITO SANTO pode dar vida, e restaurar a vida. S o sopro de DEUS pode fazer c om que o vale de ossos secos transforme-se num exrcito. JESUS aquele que tem o ES PRITO e o derrama sobre a sua igreja. pelo poder do ESPRITO que a igreja se levanta da morte, do sono e do mundanismo p ara servir a DEUS com entusiasmo. JESUS quem envia o ESPRITO igreja para reaviv-la - O ESPRITO SANTO o ESPRITO de v para uma igreja morta. Quando ele sopra, a igreja morta e moribunda levanta-se. Quando ele sopra nossa adorao formal passa a ter vida exuberante. Quando ele sopr a os crentes tm deleite na orao. Quando ele sopra os crentes so tomados por uma aleg ria indizvel. Quando ele sopra os crentes testemunham de CRISTO com poder. A Palavra diz que devemos orar no ESPRITO, pregar no ESPRITO, adorar no ESPRITO, vi ver no ESPRITO e andar no ESPRITO. Uma igreja inerte s pode ser reavivada por ele. Uma igreja sonolenta s pode ser despertada por ele. Uma igreja fraca, fortalecida . Uma igreja morta, receber vida. Oh! que sejamos crentes cheios do ESPRITO de CRISTO. Uma coisa possuir o ESPRITO, outra ser possudo por ele. Uma coisa ser habitado pelo ESPRITO, outra ser cheio do ESPRITO. Uma coisa ter o ESPRITO residente, outra ter o ESPRITO presidente.

IV. AS BNOS DO REAVIVAMENTO 1. Santidade agora, garantia de glria no futuro - v. 5 A maioria dos crentes de Sardes tinha contaminado suas vestiduras, isto , tornara m-se impuros pelo pecado. O vencedor receberia vestes brancas, smbolo de festa, p ureza, felicidade e vitria. Sem santidade no h salvao. Sem santificao ningum ver a D Sem vida com DEUS aqui, no haver vida com DEUS no cu. Sem santidade na terra no h glri a no cu. 2. Quem no se envergonha de CRISTO agora, ter seu nome proclamado no cu por CRISTO - v. 5 Quando uma pessoa morre, tiramos o atestado de bito. Tira o nome do livro dos viv os. Os nomes dos mortos no constam no registro dos vivos. O salvo jamais ser tirad o do rol do cu. Aqueles que esto mortos espiritualmente e negam a CRISTO nesta vida no tm seus nome s escritos no livro da Vida. Mas aqueles que confessam a CRISTO, e no se envergon ham do seu nome, tero seus nomes confirmados no livro da vida e seus nomes confes sados por CRISTO diante do Pai. Os crentes fiis confessam e so confessados. Nosso nome pode constar do registro de uma igreja sem estar no registro de DEUS. Ter apenas a reputao de estar vivo insuficiente. Importa que o nosso nome esteja no livro da vida a fim de que seja proclamado por CRISTO no cu (Mt 10:32). CONCLUSO Quem tem ouvidos, oua o que ESPRITO diz s igrejas! Que DEUS envie sobre ns, nestes d ias, um poderoso reavivamento! INTERAO Prezado professor, estudaremos nesta lio acerca da igreja de Sardes. A igreja se e ncontrava morta espiritualmente. Aparentemente estava bem, o seu exterior fsico e ra excelente. No entanto, podemos definir essa igreja da mesma maneira que CRIST O definiu os escribas e os fariseus: "Pois que sois semelhantes aos sepulcros ca iados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente esto cheios de ossos de mortos e de toda imundcia" (Mt 23.27). OBJETIVOS - Aps esta aula, o aluno dever estar apto a: Identificar os problemas pertinentes a igreja de Sardes. Compreender que no podemos viver de aparncia.

Reconhecer que somente o ESPRITO SANTO pode vivificar uma igreja espiritualmente morta. ORIENTAO PEDAGGICA Professor, para concluir a lio deste domingo, explique aos alunos que mesmo sendo uma igreja morta espiritualmente, Sardes abarcava remanescentes fiis ao Senhor. D iga a eles que atualmente h igrejas que se encontram como a de Sardes: mortas na vida espiritual. Mas, graas ao Senhor, h dentro dessas igrejas homens e mulheres q ue permanecem fiis a DEUS. A carta Igreja de Sardes um aviso de CRISTO para que no nos descuidemos da comunho com Ele. RESUMO DA LIO 7, SARDES, A IGREJA MORTA I. A IGREJA EM SARDES 1. A cidade de Sardes. 2. A igreja em Sardes. II. A IDENTIFICAO DO MISSIVISTA 1. O que tem os sete Espritos de DEUS (Ap 3.1). 2. Os sete Espritos de DEUS. 3. As sete estrelas. III. A DOENA E A MORTE DE UMA IGREJA 1. Perda de memria. 2. Desleixo. 3. Descaso para com o remanescente fiel. SINOPSE DO TPICO (1) Situada em uma regio prspera, a igreja de Sardes, outrora avivada, agora vive de a parncia. SINOPSE DO TPICO (2) O ESPRITO de SANTO aquele que pode vivificar uma igreja espiritualmente morta. SINOPSE DO TPICO (3) Apesar de morta espiritualmente, havia na igreja de Sardes alguns remanescentes fiis e fervorosos. AUXLIO BIBLIOGRFICO - Subsdio Teolgico "O que Tem os Sete Espritos JESUS declara ser o que possui os sete Espritos de DEUS. Sete o nmero da perfeio e d a plenitude. Isto no significa que haja sete Espritos Santos. H apenas um ESPRITO de DEUS. Mas quando o ESPRITO chega, vem pleno e com perfeio de poder. Apenas um espri to cheio de energia pode inflamar os coraes, dar energia ao louvor, convencer do p ecado, quebrantar, tirar o fardo e habilitar ministros. A chave para o reavivamento nesta - e em todas as igrejas mortas - est com CRISTO . Apenas JESUS pode derramar o ESPRITO sobre uma congregao. E apenas o ESPRITO SANTO pode reavivar a igreja. O reavivamento acontece apenas atravs da prerrogativa di vina, jamais pela vontade humana. O profeta Zacarias disse: 'No por fora nem por v iolncia, mas pelo meu ESPRITO, diz o Senhor dos Exrcitos (Zc 4.6)'" (LAWSON, Steven J. As Setes Igrejas do Apocalipse: O Alerta Final para o seu povo. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.143,44). VOCABULRIO Inexpugnvel: Inconquistvel. Irmanados: Unidos como irmos; emparelhados. Necrosar-se: Gangrenar-se; destruir-se. Caiadura: Disfarce, dissimulao, falsa aparncia. Stupla: Nmero que vale sete vezes outros. Causa Mortis: Lat. Causa da morte. Relapsa: Que ou aquele que negligente no cumprimento de suas obrigaes; relaxado. Necrotrio: Local onde ficam os cadveres. A Carta Igreja em Tiatira

Satans estava presente e ativo na sia quando Jesus enviou estas cartas s igrejas. E le tinha sinagogas em Esmirna (2:9) e Filadlfia (3:9), e um trono em Prgamo (2:13) . Em Tiatira, ele tinha uma profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as coisas profundas de Satans . Para servir a Deus num ambiente cheio da influncia do d iabo, o discpulo de Cristo teria que lutar e confiar em Deus, confiante da recomp ensa para os vencedores. Ao Anjo da Igreja em Tiatira (2:18-29) A igreja em Tiatira (18): A cidade de Tiatira estava situada no caminho entre Prg amo e Sardes. Atualmente, chama-se Akhisar (significa castelo branco ), na Turquia. Ldia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de Tiatira (Atos 16: 14), mas no temos mais nenhuma informao sobre esta igreja. O que sabemos da igreja vem das referncias no Apocalipse. A cidade de Tiatira era conhecida pela produo de prpura, uma tinta usada em tecidos (veja Atos 16:14), alm de roupas, artigos de cermica, bronze, etc. Havia em Tiati ra grupos organizados de artesos e profissionais, semelhantes s associaes profission ais de hoje, mas com elementos religiosos de influncia pag. Como as outras cidades da poca, Tiatira teve seus templos e santurios religiosos, inclundo templos aos fa lsos deuses Apolo, Tirimnios e Artemis (uma deusa chamada Diana pelos romanos vej a Atos 19:34) e um santurio a sibila (orcula) Sambate. A importncia de figuras femi ninas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discpulos e incentivava a idolatria e a prostituio. O Filho de Deus (18): Esta expresso aparece somente aqui no Apocalipse. comum no Novo Testamento, especial-mente nos livros de Joo, como descrio de Jesus Cristo. Os servos fiis so descritos, tambm, como filhos de Deus (veja 21:7; 1 Joo 3:1,2,10; 5: 2; Joo 1:12; etc.) Aqui, a expresso obviamente se refere a Cristo. Olhos como chama de fogo (18): Jesus tem olhos poderosos e penetrantes (veja 1:1 4; Daniel 10:6). Ps semelhantes ao bronze polido (18): Ele tem fora para castigar e at esmagar os se us inimigos (veja 1:15; Daniel 10:6). Jesus conhecia e elogiava as qualidades boas da igreja em Tiatira (19): ? Obras/servio/ltimas obras mais numerosas do que as primeiras A igreja em Tiatira era uma congregao ativa. Ao invs de esfriar, ela se tornou cada vez mais ativa no servio a Deus. A f que agrada a Deus a f ativa que se mostra pelas suas obras (Tiag o 2:14-17). Os servos de Deus devem ser sempre abundantes na obra do Senhor (1 Corn tios 15:58), pois Deus nos criou para boas obras (Efsios 2:10). ? Amor O princpio fundamental na vida do cristo (Mateus 22:37-40). Faltava amor em feso (2:4), mas Jesus viu esta qualidade boa em Tiatira. ? F Junto com as suas obras, os discpulos em Tiatira mostraram a sua f. As pessoas podem ser identificadas conforme a sua f. H crentes e h incrdulos, e no pode existir comunho entre os dois (2 Corntios 6:14-15). ? Perseverana O bom solo produz fruto com perseverana (Lucas 8:15), uma qualidade freqentemente includa nas caractersticas que definem os servos de Deus (Colossenses 1:11; 2 Timteo 3:10; 2 Pedro 1:6). A tribulao produz perseverana (Romanos 5:3-4; Ti ago 1:3-4,12). Jesus viu, tambm, problemas na igreja em Tiatira. Ele fez uma crtica severa: Tenho, porm, contra ti... (20): O problema principal da igreja em Tiatira foi uma

atitude tolerante em relao a uma falsa profetisa. possvel que a mulher realmente c hamava-se Jezabel, mas mais provvel que Jesus tenha escolhido este nome por repre sentar toda a maldade da mulher do rei Acabe no 9 sculo a.C. Ela teve uma influncia terrvel em Israel, conduzindo o povo idolatria. A Jezabel de Tiatira agiu de man eira semelhante, seduzindo os cristos s prticas de idolatria e prostituio (ou imorali dade sexual literal, ou impureza espiritual). Ela incentivou os servos de Deus a comerem coisas sacrificadas a dolos, uma prtica condenada que representa comunho c om os demnios (veja Atos 15:20,29; 1 Corntios 10:20-22). O problema da igreja foi a sua tolerncia dessa falsa profetisa. O povo de Deus de ve repreender e rejeitar falsos mestres (Efsios 5:11; Romanos 16:17-18; Glatas 1:6 -9; Tito 3:10-11). A igreja em Tiatira, possivelmente enfatizando o amor ao pont o de esquecer da pureza de doutrina, tolerava esta falsa mestra. Devemos sempre lembrar que a sabedoria de Deus mais importante do que a paz com homens (Tiago 3 :17; Mateus 10:34-38). Dei-lhe tempo para que se arrependesse... (21): Jesus longnimo e paciente (Romano s 2:4). Ele deu tempo suficiente para Jezabel se arrepender, mas ela no quis. Eis que a prostro de cama...(22): Esta no a cama da prostituio (ela j se deitava naq uela cama de livre vontade), mas a cama de doena e sofrimento. Jesus foraria esta mulher e seus cmplices a se deitarem na cama de tribulao (veja Mateus 8:14; 9:2). Matarei os seus filhos (23): Pode ser que ele se refere literalmente aos filhos da profetisa, mas a palavra filho , freqentemente, se refere s pessoas que seguem o e nsinamento ou o exemplo de algum. Assim, os descendentes de Abrao so aqueles que pr aticam as mesmas obras (Joo 8:39) e os filhos do diabo so aqueles que imitam as ob ras dele (Joo 8:44). Da mesma maneira, provvel que os filhos de Jezabel sejam aque les que seguem os ensinamentos e praticam as obras dela. Se no se arrependerem, J esus mataria os malfeitores. Todas as igrejas conhecero... (23): O castigo divino tem vrios propsitos. Um destes , obviamente, o castigo dos culpados. Neste caso, Jesus prometeu matar as pessoa s que praticaram a idolatria e a prostituio, caso no se arrependessem. Mas h um segu ndo motivo atrs deste castigo. A morte de alguns serviria de alerta para outros. As igrejas entenderiam que Jesus realmente sabe de tudo que acontece, e que ele julga retamente segundo as obras de cada um. Observamos a importncia da disciplin a divina para deter o pecado dos outros. Veja alguns exemplos: Ac (Josu 7; 22:20); Ananias e Safira (Atos 5:11); A correo pblica de pecadores (1 Timteo 5:20). Ns devem os aprender as lies dos pecados do passado, e considerar as conseqncias da desobedinc ia. Na ltima parte desta carta, Jesus oferece encorajamento aos cristos em Tiatira. O encorajamento aos demais de Tiatira (24): Ele j falou sobre os filhos de Jezabe l. Agora ele encoraja os outros, os discpulos fiis que no aceitam a doutrina dela e no participam do conhecimento das coisas profundas de Satans . Algumas pessoas no bus cavam as profundezas de Deus (1 Corntios 2:10) pois queriam conhecer as profundezas do diabo. Pode ser uma referncia busca de conhecimento profundo (mas no da revelao da palavra de Deus) tpica dos gnsticos. Outra carga no jogarei... (24-25): Manter a pureza no meio da influncia negativa e m Tiatira e sob presso de falsos ensinamentos como o de Jezabel j seria difcil. Jes us no exigiria mais do que isso. Ele no permite que seus servos sejam tentados alm de suas foras (1 Corntios 10:13). Ao vencedor (26): O vencedor aquele que guarda as obras de Cristo at ao fim. Nova mente, ele destaca a necessidade da perseverana, mesmo quando enfrentamos tribulaes .

Autoridade sobre as naes (26-27): Os cristos perseguidos foram vtimas da maldade dos homens poderosos deste mundo, at do poder do governo. Mas os vencedores dominari am sobre as naes com o poder do Ungido de Deus (compare a linguagem deste texto co m Salmo 2:8-9). Jesus daria aos fiis o privilgio de participarem deste vitorioso r eino messinico (veja 5:9-10; Romanos 5:17; Efsios 2:6). A estrela da manh (28): Jesus a estrela da manh (22:16; veja 2 Pedro 1:19). Qual m aior recompensa para o vencedor do que chegar ao eterno dia iluminado para sempr e pela luz de Jesus? Quem tem ouvidos, oua (29): Como nas outras cartas, Jesus encerra esta com um ape lo aos ouvintes. Prestem ateno! Concluso Jesus v tudo e faz uma distino absoluta entre os servos de Satans e os servos fiis do Senhor. Para os que insistem em servir ao diabo, ele promete tribulao e morte. Pa ra os discpulos dele, ele promete o dia de sua presena e o privilgio de reinar com ele sobre os inimigos.

Anda mungkin juga menyukai