Anda di halaman 1dari 10

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

JMP N 70050744952 2012/CVEL APELAO CVEL. NEGCIOS JURDICOS BANCRIOS. EXPURGOS INFLACIONRIOS. CUMPRIMENTO DE SENTENA. EXCEO DE PR-EXECUTIVIDADE. EXTINO DA EXECUO. PRESCRIO INTERCORRENTE. A extino do feito por prescrio intercorrente pressupe inrcia do titular do direito. O seu reconhecimento tem por pressuposto o decurso de prazo contado da intimao pessoal da parte credora. RECURSO PROVIDO.

APELAO CVEL N 70050744952 ABILIO KLEEMANN ILSE KLEEMANN UNIBANCO UNIAO BRASILEIROS S/A DE BANCOS

VIGSIMA TERCEIRA CMARA CVEL COMARCA DE PORTO ALEGRE APELANTE APELANTE APELADO

ACRDO

Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Vigsima Terceira Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em dar provimento ao recurso. Custas na forma da lei. Participaram do julgamento, alm do signatrio (Presidente), os eminentes Senhores DES. BRENO BEUTLER JUNIOR E DES. JOO BARCELOS DE SOUZA JNIOR. Porto Alegre, 27 de novembro de 2012. 1

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

JMP N 70050744952 2012/CVEL

DES. JOO MORENO POMAR, Relator.

RELATRIO
DES. JOO MORENO POMAR (RELATOR) ABILIO KLEEMANN e ILSE KLEEMANN apelam da sentena das fls. 189-190 que acolheu a exceo de pr-executividade e reconheceu a prescrio promovida por UNIBANCO UNIO DE BANCOS BRASILEIROS S/A. Constou da deciso:
(...) 1) UNIBANCO UNIO DE BANCOS BRASILEIROS S/A ops Exceo de Pr-Executividade Execuo de Ttulo Executivo Judicial que lhe move ABILIO KLEEMANN e ILSE KLEEMANN, alegando que os rendimentos de poupana decorrentes de expurgos inflacionrios, os quais o exequente estaria postulando o pagamento, seriam inexigveis, sob o argumento da ocorrncia da prescrio intercorrente. Referiu que o trnsito em julgado da ao ocorreu em 02/12/1996 (fl. 85) e o pedido de cumprimento de sentena foi postulado em 30/09/2009 (fls. 91/97), superando 13 anos de abandono da causa pelo excepto. Requereu a declarao de nulidade da execuo pretendida, em face da prescrio intercorrente. Intimado, o excepto impugnou os termos da exceo, sustentando que o ttulo exequendo lquido, certo e exigvel. Referiu que a presente execuo de sentena abrangida pela prescrio vintenria. Requereu o julgamento de improcedncia do presente incidente. o sucinto relatrio. Passo a fundamentar a deciso. 2) A Exceo de Pr-Executividade somente tem cabimento excepcionalmente, ficando sua discusso restrita ausncia das condies genricas da ao, ou dos requisitos formais do ttulo executivo, sendo que, em ambos os casos, esses vcios deveriam ser verificveis prima facie, sem necessidade de maior estudo e aprofundamento. Essa medida o instrumento adequado para que o juzo examine mcula que no se fez perceber quando da anlise da inicial executiva, no se prestando, portanto, anlise da ausncia de condies ou requisitos que somente ficariam evidenciados quando do contraditrio, nem servindo para discusso de outras questes como prtica de usura, anatocismo, forma de celebrao e assinatura do ttulo, etc. No caso em tela, com relao inexigibilidade do ttulo executivo judicial, em face da alegada prescrio intercorrente, assiste razo o excipiente, seno vejamos. Analisando os autos, verifiquei que as partes tiveram cincia do retorno dos autos do Tribunal de Justia em 10/12/1996, conforme despacho de fl. 86. Porm, o excepto somente requereu o desarquivamento do processo, a fim de promover a execuo de sentena, em 07/02/2008, na manifestao de fl. 87, aps passados quase 12 anos do trnsito em julgado. O prazo

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

JMP N 70050744952 2012/CVEL


prescricional para executar um ttulo executivo judicial o mesmo previsto para a propositura da ao que originou a sentena exequenda, inteligncia da Smula 150 do STF. No caso em comento, o ttulo executivo foi constitudo por uma sentena de procedncia, proferida em uma ao de cobrana, cujo prazo prescricional de 05 anos, conforme previso do art. 206, 5 do Cdido Civil. Em consequncia, o prazo que o credor detinha para postular o cumprimento da sentena (ou, poca, para ajuizar a ao de execuo), tambm era de 05 anos, contados do trnsito em julgado, o que no ocorreu no caso em tela, operando-se, portanto, a prescrio do direito de executar a sentena. Desta forma, no estando os autos aparelhados com ttulo executivo exigvel, nulo o pedido de cumprimento de sentena, e, portanto, deve assim ser declarado a qualquer momento. 3) Isso posto, acolho a Exceo de Pr-Executividade oposta por UNIBANCO UNIO DE BANCOS BRASILEIROS S/A, nos autos da Fase de Cumprimento de Sentena que lhe move ABILIO KLEEMANN E ILSE KLEEMANN, a fim reconhecer a inexigibilidade do ttulo executivo, em face da ocorrncia da prescrio intercorrente. Condeno os excipiente exceptos ao pagamento das custas processuais e honorrios advocatcios devidos ao procurador do excipiente excepto, que fixo em R$500,00, ante a singeleza da questo e o trabalho exigido. Com o trnsito em julgado, arquive-se, com baixa. Intimem-se. (...)

Nas razes apresentadas sustenta que deve ser afastado o reconhecimento da prescrio intercorrente, porquanto entre o trnsito em julgado e o pedido de cumprimento de sentena no decorreu o prazo prescricional de vinte anos previsto no art. 177 do Cdigo Civil de 1916; que a deciso merece ser reformada. Postula o recebimento do recurso e seu provimento. Contrarrazes s fls. 200-204. Subiram os autos a esta Corte. Vieram-me conclusos para julgamento. o relatrio.

VOTOS
DES. JOO MORENO POMAR (RELATOR) Eminentes Colegas!

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

JMP N 70050744952 2012/CVEL

O recurso atende aos pressupostos de admissibilidade. Assim, conheo do recurso e analiso-o, articuladamente. PRESCRIOINTERCORRENTE. O Cdigo Civil, disciplinando a mora, estabelece regra de interesse na anlise da prescrio:
Art. 397. O inadimplemento da obrigao, positiva e lquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor. Pargrafo nico. No havendo termo, a mora se constitui mediante interpelao judicial ou extrajudicial. Art. 398. Nas obrigaes provenientes de ato ilcito, considera-se o devedor em mora, desde que o praticou.

O Cdigo de Processo Civil, por seu turno, dispondo sobre a mora e a prescrio, dispe:
Art. 219. A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio.

Assim, a rigor, a citao vlida faz litigiosa a coisa e afasta a hiptese de prescrio, porquanto manifesta de forma categrica que o credor no abre mo de seu direito passando a aguardar que o Estado faa a justia que ele no pode fazer por suas mos. E, assim tambm ocorrer, mesmo que a citao seja ordenada por juiz incompetente. No caso da execuo, o Cdigo distingue a execuo pecuniria contra devedor solvente daquela prpria ao devedor insolvente. Elas so vias de escolha do credor porquanto a primeira no se transforma na segunda, de pleno jure ou ex officio, quando o produto da alienao dos bens penhorados no suficiente para atender credores que concorram na fase de pagamento (art. 711) ou quando no so encontrados bens passveis de penhora. E na execuo contra devedor insolvente a prescrio somente ir se operar depois de cinco anos da data do encerramento do 4

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

JMP N 70050744952 2012/CVEL

processo (art. 777 e art. 778 do CPC) e assim mesmo depois das partes serem ouvidas. No entanto, consagrou-se a denominada prescrio

intercorrente que consiste na perda do direito postulado em juzo por inrcia em relao a atos que caiba parte autora e que fujam ao dever de impulso oficial do processo. O c. STF sumulou a matria em face da execuo que bem se aproveita matria:
Smula n 150. Prescreve a execuo no mesmo prazo de prescrio da ao.

No caso de execuo fiscal j proposta, na qual o Estado no encontre bens, a matria encontra soluo em enunciado do e. STJ:
Smula n 314. Em execuo fiscal, no localizados bens penhorveis, suspende-se o processo por um ano, findo o qual se inicia o prazo da prescrio qinqenal intercorrente.

Em

situaes

diversas

da

execuo

fiscal,

entretanto,

precedentes do e. STJ orientam restritivamente medida ao exigir prvia intimao pessoal da parte e no admitir na contagem do prazo o tempo de suspenso regular do processo, como segue:
AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO PROCESSUAL CIVIL - EXECUO - SUSPENSO DO FEITO ANTE A FALTA DE BENS PENHORVEIS - PARALISAO DO PRAZO PRESCRICIONAL PRESCRIO INTERCORRENTE RECONHECIMENTO - IMPOSSIBILIDADE - PRECEDENTES - AGRAVO IMPROVIDO. (AgRg no Ag 1292608/PR, Rel. Ministro MASSAMI UYEDA, TERCEIRA TURMA, julgado em 22/03/2011, DJe 04/04/2011) PROCESSUAL CIVIL. EXECUO. SUSPENSO DO FEITO. PRESCRIO INTERCORRENTE APLICADA PELAS INSTNCIAS ORDINRIAS. INCABIMENTO. CPC, ARTS. 791, III E 793. EXEGESE. I. A suspenso da execuo a pedido do exeqente e autorizada judicialmente, constitui fator impeditivo fluio da prescrio intercorrente,

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

JMP N 70050744952 2012/CVEL


que pressupe inrcia da parte, o que no ocorre se o andamento do feito no est tendo curso sob respaldo judicial. II. Precedentes do STJ. III. Recurso especial conhecido e provido. Prescrio afastada. (REsp 63.474/PR, Rel. Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, QUARTA TURMA, julgado em 16/06/2005, DJ 15/08/2005, p. 316) EXECUO. PRESCRIO INTERCORRENTE. PENHORA BENS DO DEVEDOR NO LOCALIZADOS. SUSPENSO DO PROCESSO. - No encontrados bens do devedor, suspende-se a execuo (art. 791, III, do CPC). - A prescrio pressupe diligncia que o credor, pessoalmente intimado, deixa de cumprir no prazo prescricional. Recurso especial conhecido e provido. (REsp 327.293/DF, Rel. Ministro BARROS MONTEIRO, QUARTA TURMA, julgado em 28/08/2001, DJ 19/11/2001, p. 285)

No mesmo sentido, a jurisprudncia desta Corte, inclusive com precedentes deste rgo fracionrio:
APELAO CVEL. NEGCIOS JURDICOS BANCRIOS. EXECUO DE TTULO EXTRAJUDICIAL. PRESCRIO INTERCORRENTE. A prescrio intercorrente pressupe inrcia do titular do direito, e o seu reconhecimento tem por pressuposto o decurso de prazo contado da intimao pessoal da parte. Durante o tempo legal da suspenso do processo requerida pelo credor no flui prazo prescricional. APELO PROVIDO. (Apelao Cvel N 70036913358, Primeira Cmara Especial Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Joo Moreno Pomar, Julgado em 12/07/2011) AO DE COBRANA. CONTRATOS BANCRIOS. CARTO DE CRDITO. PRESCRIO INTERCORRENTE. SENTENA DE EXTINO DA AO. AUSNCIA DE CULPA/DESDIA DO AUTOR. de se acolher o apelo, no caso concreto, a fim de desconstituir a sentena, para prosseguimento da ao, em face da ausncia de culpa ou omisso do apelante para perquirir da citao do apelado/ru. Ausente desdia do apelante no sentido de obter o correto endereo do apelado para implementar a citao vlida, o que impede o reconhecimento da prescrio intercorrente. Orientao do STJ e TJRGS. APELO PROVIDO PARA DESCONSTITUIR A DECISO. (Apelao Cvel N 70037112554, Primeira Cmara Especial Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Eduardo Joo Lima Costa, Julgado em 15/03/2011) APELAO CVEL. NEGCIOS JURDICOS BANCRIOS. AO DE EXECUO. PRESCRIO INTERCORRENTE. INOCORRNCIA.

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

JMP N 70050744952 2012/CVEL


Verificando-se que o Estado do Rio Grande do Sul, na qualidade de sucessor da Caixa Econmica Estadual, manteve o impulsionamento do feito, na tentativa de localizar bens penhorveis em nome dos executados, no h falar em ocorrncia de prescrio intercorrente, impondo-se a desconstituio da sentena que julgou extinta a ao de execuo. APELAO PROVIDA. (Apelao Cvel N 70043011220, Dcima Segunda Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Mrio Crespo Brum, Julgado em 16/06/2011) APELAO CVEL. NEGCIOS JURDICOS BANCRIO. EXECUO DE TTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL. CONTRATO DE ABERTURA DE CRDITO EM CONTA CORRENTE. PRESCRIO INTERCORRENTE. INOCORRNCIA. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMO SUCESSOR DA CAIXA ECONMICA ESTADUAL. CRDITO NO FISCAL. PRAZO PRESCRICIONAL VINTENRIO. INRCIA DO CREDOR NO VERIFICADA. No caso, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, na qualidade de sucessor da Caixa Econmica Estadual, busca a execuo do crdito derivado de contrato de abertura de crdito em conta-corrente, crdito pessoal, no tributrio, hiptese em que o prazo prescricional o do artigo 177 do Cdigo Civil de 1916, aplicvel por fora do princpio intertemporal tempus regit actum, de 20 anos. Ademais, o reconhecimento da prescrio intercorrente exige a comprovao de inrcia do credor, a qual, no caso, no se verifica. Entendimento prevalente tanto nesta Corte como no Superior Tribunal de Justia. Sentena desconstituda. RECURSO PROVIDO. UNNIME. (Apelao Cvel N 70041521683, Dcima Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Pedro Celso Dal Pra, Julgado em 26/05/2011)

Destarte, opera-se a prescrio intercorrente pela inrcia do devedor, quando devidamente intimado para proceder ao regular andamento do feito, deixa de propor, em tempo hbil, o cumprimento de sentena da deciso j transitada em julgado que reconheceu o direito pretenso. Orienta precedente desta Corte:
AGRAVO INTERNO. ENSINO PARTICULAR. AO COLETIVA. LIQUIDAO DE SENTENA. PRESCRIO INTERCORRENTE RECONHECIDA. NEGLIGNCIA DO CREDOR. (...) 3.O prazo prescricional para esta espcie de relao jurdica de direito pessoal o qinqenal, pois aplicvel ao caso em tela o art. 27 do Cdigo de Defesa do Consumidor, ante a abusividade dos encargos repassados ao consumidor. Da mesma forma, em se tratando de liquidao de ao coletiva de consumo, que seguiu o rito da ao civil pblica, perfeitamente aplicvel, por analogia, a regra do art. 21 da Lei 4.717/65, a qual prev o mesmo lapso temporal. 4.Transitada em julgado a ao coletiva em 19.12.2005 e somente proposta a liquidao de sentena em 05.10.2011, prescrita est a pretenso ao ressarcimento dos encargos moratrios

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

JMP N 70050744952 2012/CVEL


indevidamente adimplidos. 5.Invivel o argumento de que sem a formao do ttulo executivo no corre o curso do prazo prescricional, pois dessa forma se promoveria a eternizao das demandas em detrimento da segurana jurdica, logo, o termo inicial para contagem da prescrio a data do trnsito em julgado da ao coletiva. 6.O ajuizamento de ao coletiva em face da Universidade diante da cobrana de encargos abusivos fato notrio e de conhecimento dos consumidores, em especial dos alunos da Universidade demandada, como a agravada. 7.Assim, comprovado o desinteresse ou desdia por parte do credor em efetivar o cumprimento do julgado, com a realizao de atos processuais inequvocos neste sentido, e tendo decorrido o prazo precitado, possvel o reconhecimento da prescrio intercorrente. Precedentes do STJ. (...) (Agravo N 70048454219, Quinta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Jorge Luiz Lopes do Canto, Julgado em 30/05/2012). AGRAVO DE INSTRUMENTO. PRESCRIO INTERCORRENTE. AO REVISIONAL PROVIDA EM PARTE E AO DE BUSCA E APREENSO JULGADA IMPROCEDENTE. ACRDO TRANSITADO EM JULGADO H MAIS DE 05 ANOS. INRCIA DO CREDOR EM PROMOVER A LIQUIDAO/CUMPRIMENTO DA SENTENA. PRESCRIO INTERCORRENTE RECONHECIDA. LIBERAO DO GRAVAME. CABIMENTO. MULTA. cabvel a cominao da multa por descumprimento de deciso judicial, tanto por ser de aplicao apenas condicional como por haver previso legal para a sua imposio, conforme o art. 461, 4 e 5 do CPC. AGRAVO DE INSTRUMENTO PROVIDO. (Agravo de Instrumento N 70039031802, Dcima Quarta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Sejalmo Sebastio de Paula Nery, Julgado em 07/04/2011).

A ao individual de cobrana da diferena de ndices de correo monetria aplicveis em saldo de cadernetas de poupana pessoal, motivo pelo qual no se enquadra no caso concreto a prescrio qinqenal, mas sim a prescrio vintenria, a teor do art. 177, do CCB/1916, aplicvel espcie considerando a poca da contratao. Nota-se, ainda, que se deve observar a regra de transio prevista no art. 2.028, do atual Cdigo Civil. E, a questo encontra-se pacificada na jurisprudncia do STJ. Vejamos:
AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. AO DE COBRANA. EXPURGOS INFLACIONRIOS. MINASCAIXA. SUCESSO PELO ESTADO DE MINAS GERIAS. 1. O agravo de instrumento rebateu de forma adequada os fundamentos da deciso agravada, motivo pelo qual restou autorizado o exame do recurso

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

JMP N 70050744952 2012/CVEL


especial interposto. A questo prescricional foi ventilada no acrdo, motivo pelo qual tem-se por implicitamente prequestionados os dispositivos apontados como malferidos. 2. Descabida a suspenso do feito com base em recursos representativos da controvrsia encaminhados ao STJ pelo Vice-Presidente do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, uma vez que a suspenso a que diz respeito o artigo 1 da Resoluo n 8/2008/STJ e o artigo 543-c do CPC so aquelas determinadas aos recursos especiais a serem processados pelo Tribunal de origem, e no aqueles j encaminhados a esta Corte Superior para julgamento. 3. A autarquia estadual que desenvolve atividade econmica est sujeita ao mesmo regime de prescrio das pessoas jurdicas de direito privado. 4. de vinte anos o prazo prescricional para se discutir os critrios de remunerao da caderneta de poupana. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO. (AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 1.157.514 - MG (2009/0029479-9), Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMO, QUARTA TURMA, julgado em 09/03/2010, DJe 19/03/2010) grifei. CIVIL. PROCESSUAL CIVIL. EMPRESA PBLICA. EXERCCIO DE ATIVIDADE ECONMICA. COMPETNCIA DA SEGUNDA SEO. CADERNETA DE POUPANA. CORREO MONETRIA. PRESCRIO VINTENRIA. PRECEDENTES. 1. Uma vez estando a causa de pedir relacionada incidncia de juros e correo monetria a depsitos de caderneta de poupana, inexiste caracterizao de responsabilidade civil do Estado, razo por que escorreito o julgamento do feito por uma das Turmas da Segunda Seo. 2. A jurisprudncia desta Corte Superior possui entendimento no sentido de que se a empresa pblica exerce atividade econmica no pode ser beneficiada com a prescrio quinquenal de que trata o Decreto-Lei n. 20.910/32. 3. vintenria a prescrio dos juros devidos em virtude de aplicaes em caderneta de poupana. Precedentes. 4. Agravo regimental improvido. (AgRg no REsp N. 1.090.987 - MG (2008/0205745-9), Rel. Ministro HONILDO AMARAL DE MELLO CASTRO, QUARTA TURMA, julgado em 02/02/2010, DJe 18/02/2010) grifei.

Contudo, na hiptese, conjugando-se o entendimento do art. 2.028 do CC com a smula 150 do STJ, tem-se que aplicvel a disposio contida no art. 205 do CC, a qual prev o prazo prescricional de 10 anos, pois entre a data da cincia do retorno dos autos origem e a entrada em vigor do Novo Cdigo Civil, no havia transcorrido mais da metade do prazo prescricional antes aplicvel espcie, que era de vinte anos. 9

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

JMP N 70050744952 2012/CVEL

No caso dos autos a parte foi intimada do retorno dos autos origem em 16/12/1996, por meio da nota de expediente da fl. 86. Transcorrido o prazo sem manifestao, os autos foram arquivados em 28/01/1997 (fl. 86 v.), sem que tenha havido a intimao pessoal da parte demandante para dar prosseguimento ao feito. Assim, no se operou a prescrio intercorrente devendo o feito ter seu regular prosseguimento. Portanto, o recurso merece provimento. Diante do exposto, DOU PROVIMENTO ao apelo para desconstituir a deciso que extinguiu a execuo. o voto.

DES. BRENO BEUTLER JUNIOR (REVISOR) - De acordo com o(a) Relator(a). DES. JOO BARCELOS DE SOUZA JNIOR - De acordo com o(a) Relator(a).

DES. JOO MORENO POMAR - Presidente - Apelao Cvel n 70050744952, UNNIME." Comarca de Porto Alegre: "DERAM PROVIMENTO.

Julgador(a) de 1 Grau: MAURO CAUM GONCALVES

10

Anda mungkin juga menyukai