Anda di halaman 1dari 9

A violncia, o que dizem os nmeros e a grande falcia. Ou: O que o IPEA e a Viva Rio querem provar?

No post abaixo, vocs veem que o IPEA fez um estudo sobre o impacto do Estatuto do Desarmamento na queda da venda de armas. E, tudo indica, forou a mo para encontrar o que procurava. Caiu 35% entre 2003 e 2009. No conheo a base de dados. No sei se o estudo trata da venda legal de armas, com os devidos registros. Digamos que seja assim e que o Ipea trabalhe com as informaes as mais rigorosas. A queda da venda de armas, em si mesma, no coisa boa nem coisa m, certo? O que nos interessa o seu efeito, o seu desdobramento. O Brasil tem um estudo srio sobre a violncia no Brasil. Trata-se do Mapa da Violncia. Vamos ver o que aconteceu com os homicdios por 100 mil habitantes no pas entre 2000 e 2010. Notem que vocs podem comparar os dados de referncia usados pelo IPEA: 2003-2009:

Viram? A queda no nmero de homicdios no pas foi ridcula: de 28,9 por 100 mil entre 2003 para 27 por 100 mil em 2009. E essa queda foi garantida por estados como So Paulo e Rio. Como o estatuto vigora no pas inteiro, no apenas nessas estados, polticas locais de segurana devem ter feito a diferena, ou o desarmamento teria tido um efeito positivo generalizado. Ocorre que os dados apontam na direo inversa. O Mapa da Violncia, diga-se, tem um estudo especfico sobre morte por armas de fogo. Vejam o quadro.

Como se nota, cresceu entre 2003 e 2009 a taxa de mortes por armas de fogo por 100 mil habitantes em 17 das 27 unidades da federao. Quedas significativas nessa modalidade s, de novo, em So Paulo e no Rio. Mas no s. Aumentou a participao de mortes por armas de fogo no total de homicdios. Em 2003, com efeito, tem-se um pico, h uma queda e, depois, a curva volta a subir. Vejam:

Que importncia tem isso? Que importncia tem isso, Reinaldo? A importncia dos fatos. O Brasil continua a ser um dos campees mundiais da violncia e um dos pases em que mais se mata no mundo. A poltica oficial se apega falcia de que basta desarmar a sociedade para diminuir drasticamente essas ocorrncias. Os fatos demonstram, ento, que no. A nica concluso razovel desse estudo do IPEA e da ONG Viva Rio (e eles no chegam l, claro!) que a queda acentuada na venda de armas no concorreu para a diminuio dos homicdios e, particularmente, dos homicdios praticados com armas de fogo. Ao contrrio: a sua participao no total de ocorrncias cresceu. Isso sugere que o desarmamento, da forma como se tenta promover no pas, irrelevante. A razo simples: raramente os no bandidos matam acontece, sim, mas exceo. O desarmamento, por bvio, no desarma o crime. Se queremos diminuir a violncia e a taxa de homicdios, no ser com essa conversa mole de ongueiro paz e amor. preciso poltica eficiente na investigao e na represso. E tambm preciso pr um fim impunidade. O resto conversa de gente que aplaude o pr do sol. No que ele no merea aplauso por cumprir a sua belssima rotina. Mas no resolve o problema da violncia. H nmeros e estudos provando que no. O Ipea e a Viva Rio, quando confrontados com os fatos, encontraram o contrrio do que procuravam. Mas vendem gato por lebre. TABELA 11 Violncia Armada Brasil e Unidades da Federao 2009-2010

Fonte:Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE; Ministrio da Sade/DATASUS; Frum Brasileiro de Segurana Pblica. (1) Os dados de mortes por agresso correspondem ao nmero de vtimas. (2) Por 100 mil habitantes. (3) Inclui as categorias CID-10: X85-Y09 Agresses e Y35-Y36 Intervenes legais e operaes de guerra. (4) Inclui as categorias CID-10: X93 Agresso disparo de arma de fogo de mo, X94 Agresso disparo arma fogo de maior calibre, X95 Agresso disparo outra arma de fogo ou No Especificado.

Nota: Estimativas populacionais elaboradas no mbito do Projeto UNFPA/IBGE (BRA/4/P31A) - Populao e Desenvolvimento. Coordenao de Populao e Indicadores Sociais.

Anda mungkin juga menyukai