Anda di halaman 1dari 6

DOMINGO DA GENTE ANA LDIA QUEIROZ

R. Nicargua, 160, Espinheiro .facebook.com/NovoNicaraguaVestibulares F: 3221.8099

DOMINGO DA GENTE

R. Nicargua, 160, Espinheiro .facebook.com/NovoNicaraguaVestibulares F: 3221.8099

DOMINGO DA GENTE ISAAC MELO


1(IM). A linguagem da arte literria se ancora nos recursos que a lngua permite, como nas figuras de linguagem, a fim de elevar um simples conjunto de palavras categoria de arte. A metfora uma dessas figuras de maior importncia na elaborao literria. Isso porque caracterstica da metfora criar uma realidade particular, ou seja, aquela que no existe (Queneau). Pensando dessa forma, analise o texto abaixo que explica qual a natureza da comparao: O comparativo como indica apenas que dois seres ou dois objetos se justapem no todo ou em parte, mas no se incorporam, no se fundem e, por isso, no criam uma nova realidade, um novo significado, sobretudo, um novo conhecimento.
(Lima, Aldo de. Metfora e Cognio. Apresentao vera Teixeira de Aguiar. Recife: Ed. Universitria da UFPE, 2009.)

(Lus Augusto Fischer, Folha de S. Paulo) 2 (IM). Relacionando a histria contada pelo escritor uruguaio com "o que se passa quando qualquer um de ns para diante de uma grande obra de arte", o autor do texto defende a ideia de que: a) o belo natural e o belo artstico provocam distintas reaes de nossa percepo. b) a educao do olhar leva a uma percepo compreensiva das coisas belas. c) o belo artstico tanto mais intenso quanto mais espelhe o belo natural. d) a lgica da criao artstica a mesma que rege o funcionamento da natureza. e) a educao do olhar devolve ao adulto a espontaneidade da percepo das crianas. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO A influncia da mdia na formao do carter. As influncias que a mdia tm sobre a formao do carter e da maturidade emocional de nossas crianas muito grande. O Brasil o pas em que as crianas mais assistem TV. A mdia de 4h50min. Como a crianas fica, em geral, 5 horas na escola, pode-se perceber a gravidade da situao: o tempo de influncia da escola e da TV praticamente o mesmo. Pesquisando sobre a influncia que a mdia tem sobre a autoestima das crianas, perguntei a uma menina de 6 anos de idade se ela gostava de si mesma e se as outras pessoas gostavam dela. Sua resposta foi surpreendente, ela disse que sim, pois gostava dela mesma por ser bonita, e que as outras pessoas gostavam dela por ser bonita e magrinha. Num primeiro momento pode-se achar que a autoestima dessa menina est legal, pois ela gosta de si e percebe os outros gostando dela. No entanto, as razes que justificaram suas respostas so assustadoras. Com seis anos de idade ela j est preocupada com a beleza e com o fato de ser magra. Para ela, pessoas de valor so pessoas bonitas e magras. (...)
Fonte: http://www.marcosmeier.com.br/colunas.php?id=22

Levando em conta o conceito de metfora por Queneau e o de comparao por Aldo de Lima, qual das alternativas abaixo coerente com a concepo de metfora que esteja em harmonia com a teoria dos autores: a) A metfora uma comparao implcita, isto , destituda de partculas conectivas comparativas. b) Metfora , pois, a alterao do sentido de uma palavra, pelo acrscimo de um significado segundo, quando entre o sentido de base e o acrescentado h uma relao de semelhana. c) A metfora cria novos conhecimentos e significados, reorganizando sentidos. d) Metfora consiste no emprego de uma palavra com sentido que no lhe comum ou prprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relao de semelhana, de interseco entre dois termos. e) [...] Como ele no colocou o elemento comparativo (como), a comparao ficou implcita. A esse tipo de comparao damos o nome de metfora. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: O OLHAR TAMBM PRECISA APRENDER A ENXERGAR H uma historinha adorvel, contada por Eduardo Galeano, escritor uruguaio, que diz que um pai, morador l do interior do pas, levou seu filho at a beira do mar. O menino nunca tinha visto aquela massa de gua infinita. Os dois pararam sobre um morro. O menino, segurando a mo do pai, disse a ele: "Pai, me ajuda a olhar". Pode parecer uma espcie de fantasia, mas deve ser a exata verdade, representando a sensao de faltarem no s palavras mas tambm capacidade para entender o que que estava se passando ali. Agora imagine o que se passa quando qualquer um de ns para diante de uma grande obra de arte visual: como olhar para aquilo e construir seu sentido na nossa percepo? S com auxlio mesmo. No quer dizer que a gente no se emocione apenas por ser exposto a um clssico absoluto, um Picasso ou um Niemeyer ou um Caravaggio. Quer dizer apenas que a gente pode ver melhor se entender a lgica da criao.

R. Nicargua, 160, Espinheiro .facebook.com/NovoNicaraguaVestibulares F: 3221.8099

DOMINGO DA GENTE
[Diz-me, rapazinho, qual a tua opinio sobre a relao da tv com a obesidade?] 3. O bombardeio miditico tem lapidado o comportamento do homem contemporneo. Isso, em muitos casos, fomenta o preconceito e transforma a sociedade em uma marionete articulada por emissoras de TV que, em busca de lucro e apoio social, alienam o cidado pouco instrudo. Pode-se perceber que a pedagogia do apoio no Brasil, via alienao, no um fruto da contemporaneidade, mas tambm: a) Dos procedimentos de aculturao e deculturao no Brasil colonial. b) Da influncia que as literaturas de viagem exerceram sobre os ndios no sculo XVI. c) Do teatro do Pe. Jos de Anchieta que, assim como as mdias atuais, no obteve sucesso na converso de ndios e colonos. d) Do poder religioso na Idade Mdia que atingiu na poca ndios e cavaleiros medievais. e) Da relao entre mdia e sermes no sculo XVII, sendo estes de pouca elaborao no discurso. .TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO A feio deles serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso tm tanta inocncia como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beios de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros, de comprimento duma mo travessa, da grossura dum fuso de algodo, agudos na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beio; e a parte que lhes fica entre o beio e os dentes feita como roque de xadrez, ali encaixado de tal sorte que no os molesta, nem os estorva no falar, no comer ou no beber.
(Fragmento da Carta de Pero Vaz de Caminha)

d) "Fazer grandes shows isolados um negcio arriscado", diz Leo Ganem, presidente da GEO Eventos, responsvel pelo Lollapalooza. Segundo ele, alm da diminuio dos grandes shows isolados, os festivais, que atraem mais patrocinadores, ainda tm fora suficiente para se manter. " o que acontece l fora", afirma Ganem. e) Hoje 1 de abril, dia da mentira, e sabe qual a melhor forma de comemorar a data? Rindo com o bom humor do Google. Contrariedades humanas (...) O mundo uma rotao estranha, porque os crebros pensantes no pensam nada e os chamados loucos no final esto sempre com a razo. Esses ltimos so alvos de crticas e zombaria e o mais intrigante que quando se consegue perceber a sua racionalidade, j muito tarde porque no esto mais entre ns. Talvez por essas e outras coisas que o mundo nunca vai caminhar em unidade. So aproximadamente 6 bilhes de cabeas diferentes, cada uma com seus caprichos e orgulhos, com suas falhas e fraquezas, mas tambm com suas qualidades mltiplas. Falar de amor ser careta, falar do dio oportuno e ser diferentemente repudivel sinal de promoo e crescimento. Nesse sentido, a mdia tem alimentado intensamente a cachola humana no sentido de fazer as pessoas pensarem que a qualquer modo podem passar da gua ao vinho e se tornarem estrelas. (...)
Fonte: http://centraldasletras.blogspot.com.br/2009/11/vida-nos-ensina-sempre-aprender-as.html

4 (IM) . A carta de Pero Vaz de Caminha tida como a certido de nascimento do Brasil. A crtica literria passou a enquadr-la como uma literatura de informao. Qual dos textos abaixo tem o carter de uma leitura voltada ao conhecimento e descrio de algo. a) A casa era grande, branca e antiga. Em sua frente havia um ptio quadrado. direita havia um laranjal onde noite e dia corria uma fonte. esquerda era o jardim de buxo, mido e sombrio, com suas camlias e seus bancos de azulejo. b) No fim de semana da segunda edio do Lollapalooza, fs de msica ao vivo se perguntam: o Brasil continuar a receber festivais de grande porte, com importantes estrelas internacionais? c) Nos ltimos dois anos, diversos festivais surgiram e poucos conseguiram se manter. Dos maiores, apenas o Rock in Rio e o Lollapalooza (desta sexta a domingo, no Jockey Club paulistano), esto confirmados. O tradicional Planeta Terra ainda no tem endereo nem data confirmados.

5 (IM). A natureza humana apresenta contradies que so resultado de fatores psquicos, histricos e, consequentemente, sociais. Atualmente, guerras, ideologias, religiosidade, poltica tm dividido a sociedade em blocos e cada um desses compreende seus prprios desejos como os mais corretos. Isso cria uma crise entre grupos e, mais do que isso, entre cada indivduo consigo mesmo. Acerca do texto acima e do enunciado da questo possvel relacion-los: a) ao pensamento de altrusmo que a sociedade manifesta na sua totalidade. b) ao paradoxal ideal de arte que instaurado no Brasil do sculo XVII. c) viso quinhentista do mundo moderno, sendo este um representante da benevolncia do homem. d) viso horaciana de mundo no que diz respeito ao carpe diem. e) ao comportamento dos ndios antes da chegada dos europeus no Brasil. 6 (IM). Grande parte a arte ocidental seiscentista esteve relacionada aos ideais catlicos contrarreformistas. Nas artes plsticas, o pintor italiano Michelangelo Caravaggio uma das maiores expresses artsticas e que revelou as dualidades caractersticas da arte barroca.

R. Nicargua, 160, Espinheiro .facebook.com/NovoNicaraguaVestibulares F: 3221.8099

DOMINGO DA GENTE
e) Isto , vendo melhor: um cavaleiro rente, frente minha porta, equiparado, exato;.

8. (IM) Guernica representa um repertrio de temas formais sobre os quais grande parte dos artistas do ps-guerra havia meditado. Uma concentrao de ideias visuais, um modelo formal, para um obra quase monocromtica, construda sobre o branco e o preto. Escreve o crtico Arhneim a esse propsito: Picasso conseguiu contar, sem o uso de cores, o calor infernal das casas incendiadas, a falha na luz eltrica em um ambiente sufocante, o medo, o desejo de fugir, a permanncia da tristeza. Em contraste com o mundo colorido da nossa experincia cotidiana, a monocromia confere a uma pintura um carter de deficincia. (...) Confrontada com uma obra multicolorida, uma outra que seja monocromtica parecer sempre fortemente abstrata e materialmente menos slida (...) a representao visual de uma ideia.
(Picasso / Abril Colees: tradues de Jos Ry Gandra. So Paulo: Abril, 2011.)

A captura de Cristo, 1602. Caravaggio.

Atravs da tela A Captura de Cristo do pintor italiano, no possvel entender que: H na tela acima uma forte carga dramtica dando movimento a imagem artstica. b) A iluminao da tela revela um trao forte na arte barroca, a dualidade. c) A temtica religiosa dramatizada pela pintura de Caravaggio d indcios da relao arte e igreja no sculo XVI. d) A tela revela uma relao harmnica entre as partes e as pessoas simbolizadas pela tela. Caravaggio retrata uma passagem bblica sob seu ponto de vista acerca do caso. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO a)

A tela abaixo, Guernica, pertence ao pintor espanhol Pablo

e)

(...)
S tinha de desentalar-me. O homem queria estrito o caroo: o verivrbio. -Famigerado inxio, clebre, notrio, notvel... - Vosmec mal no veja em minha grossaria no no entender. Mais me diga: desaforado? caovel? de arrenegar? Farsncia? Nome de ofena? -Vilta nenhuma, nenhum doesto. So expresses neutras, de outros usos... - Pois... e o que que , em fala de pobre, linguagem de em dia-de-semana? - Famigerado? Bem. : importante, que merece louvor, repeito...
Fonte: ROSA, Joo Guimares. Primeiras Estrias. Rio de Janeiro: editora Nova Fronteira, 1. Ed. especial, 2005.

Picasso. possvel compreender dela que: a) A organizao da tela pode guiar o apreciador a perceber um conjunto de partes perfeitamente conectadas, o que remete ideia de harmonia e equbrio. b) Por ser uma arte construda no sculo XX, no se pode associar o conjunto da obra com a dramaticidade tpica de telas barrocas. c) Pelas linhas retas que forma quase a totalidade das figuras, h um clareza e linearidade rcades. d) A justaposio de peas fragmentadas permite que a tela esteja carregada de expressividade e dramaticidade. e) O deslocamento da lmpada acesa na tela revela a inteno do pintor de dar luz multicolor tela.

7(IM). O fragmento acima o dilogo entre um jaguno e um mdico no conto Famigerado de Joo Guimares Rosa. Indique a alternativa abaixo que apresente um exemplo de linguagem de em dia-de-semana. a) Perguntei: respondeu-me que no estava doente, nem vindo receita ou consulta. b) Mas o gesto, que se seguiu, imperava-se de toda rudez primitiva, da sua presena dilatada. c) Saiba vosmec que sa indhoje da Serra (...) direto pra mor de lhe perguntar a pergunta.... d) Damzio, quem dele no ouvira? O feroz de estrias de lguas, com dezenas de carregadas mortes....

R. Nicargua, 160, Espinheiro .facebook.com/NovoNicaraguaVestibulares F: 3221.8099

DOMINGO DA GENTE
9. (IM) Ainda sobre a tela Guernica de Picasso, observe as imagens abaixo a assinale aquela em que aparece algum elemento que seja uma possvel quebra com o universo dramtico que a tela sugere: a)

b) 10.O argumento presente na charge consiste em uma metfora relativa teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnolgico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnolgico pode ocasionar: a) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnolgico. c) b) a mudana do homem em razo dos novos inventos que destroem sua realidade. c) a problemtica social de grande excluso digital a partir da interferncia da mquina. d) a inveno de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social. e) o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criao de ferramentas como lana, mquina e computador.

d)

e)

ANOTAES ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________

R. Nicargua, 160, Espinheiro .facebook.com/NovoNicaraguaVestibulares F: 3221.8099

Anda mungkin juga menyukai