Anda di halaman 1dari 155

A CONSTRUO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: Idealizao, estudo piloto para padronizao e validao

Maria Lcia Novaes Menezes

Rio de Janeiro 2003

A CONSTRUO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAO DO


DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM - ADL: Idealizao, estudo piloto para padronizao e validao

Tese apresentada Ps-Graduao em Sade da Criana e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira/Fundao Oswaldo Cruz como requisito parcial obteno do ttulo de Doutora em Cincias, na sub-rea de Sade da Criana.

Doutoranda: Maria Lcia Novaes Menezes Orientador: Prof. Dr. Juan Clinton Llerena Jnior Co-orientadora: Prof. Dra. Braslia Maria Chiari

Rio de Janeiro, dezembro de 2003.

FICHA CATALOGRFICA

Menezes, Maria Lcia Novaes. A Construo de um Instrumento para Avaliao do Desenvolvimento da Linguagem: Idealizao, estudo piloto para padronizao e validao. Rio de Janeiro: [IFF], 2003. pp. 143. Tese de Doutorado - Programa de Ps-Graduao em Sude da Criana e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ

1. Desenvolvimento da Linguagem 2. Avaliao da Linguagem 3. Distrbios da Liguagem

A linguagem a morada do ser Martin Heidger, 1947.

DEDICATRIA

Eu dedico este trabalho a memria do meu filho, Felipe que participou e ainda participa da minha vida e das minhas conquistas.

AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao meu orientador, Professor Dr. Juan Clinton Llerena, por confiar na minha pessoa, no meu trabalho. Uma pessoa brilhante que contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional. Profa. Braslia Maria Chiari, minha co-orientadora, sem a qual, eu no teria conseguido escrever os fundamentos tericos da linguagem de maneira to criteriosa e cuidadosa. Bra, obrigada pelos momentos de orientao que tornaram-se momentos de questionamentos profissionais, que com certeza me fizeram crescer, no s o meu conhecimento, mas tambm nos importantes avanos da Fonoaudiologia no contexto brasileiro. Profa. Dra. Katia Silveira, uma pessoa que exerceu papel de coorientadora, sem a qual eu no teria realizado a metodologia deste estudo de maneira to criteriosa e cuidadosa. Katia, obrigada pelo carinho, incentivo e disponibilidade do seu conhecimento como epidemiologista na orientao deste trabalho. Ao Prof. Dr. Leonardo de Azevedo que me mostrou a dimenso cientfica e tica de lidar com os meus estudos e o meu trabalho clnico. Ao Dr. Adailton Pontes com sua admirvel disponibilidade para compartilhar seu profundo conhecimento cientfico, sempre solcito e constante, apoiando esta jornada. Sua colaborao foi essencial para os fundamentos tericos deste estudo.

Leonardo Boechat, com sua sensibilidade compreendeu as descries dos desenhos para que representassem com clareza a resposta da tarefa testada. Obrigada por suas ilustraes que tanto valorizaram o meu trabalho.

Ana Maria pessoa nica em bondade, capacidade e interesse que me auxiliou com todo zelo e tica na anlise de dados. estatstica Maria de Ftima pelo processamento estatstico deste trabalho. colega e amiga Almira Leite que com a sua amizade, tica e inteligncia me acompanhou e apoiou em todos momentos deste trabalho. todos os colegas do Laboratrio de Neurobiologia e Neurofisiologia Clnica Alice, Wladimir, Aldenys e residentes do Ambulatrio de Neurologia e Fonoaudiologia pela compreenso e apoio nesses anos de doutorado. Alice e ao Flvio, da secretaria da ps graduao do Instituto Fernandes Figueira, pela disponibilidade, carinho e ateno.

s fonoaudiolgas Candida, Luciana e Ana Paula pela colaborao na pesquisa de campo deste trabalho. Ajuda fundamental na coleta de dados deste trabalho. s estudantes de Pedagogia e de Fonoaudiologia Marina e Luciana Lyra. Ajuda fundamental na organizao da coleta de dados deste trabalho.

professora Nelma Pintor, uma pessoa que um modelo de profissionalismo com afetividade e tica. Com sua coordenao e organizao tornou possvel a realizao da pesquisa de campo deste trabalho . s diretoras, das creches Rosalva Paim, Creche Comunitria Nova Infncia e Nossa Senhora Aparecida e dos colgios Alberto de Oliveira, Portugal Pequeno e Anexo da Casa da Criana, suas coordenadoras e professoras. Por me contagiarem com seu entusiasmo, alegria e dedicao. Colaborao fundamental para a colera de dados deste estudo. Aos pais e todas as crianas que participaram da pesquisa, contribuindo de forma fundamental para este estudo. minha filha Priscila que representa a vida, a sua existncia e afetividade fizeram parte desta caminhada. Sem dvida meus filhos foram a minha melhor produo e realizao. Ao Dr. Srgio Machado pela sua sabedoria, compreenso e bondade fundamentais para que eu iniciasse essa caminhada para o doutorado que exige tanto equilbrio e perseverana. amiga Rosana pela ajuda na correo ortogrfica no incio deste trabalho. todas minhas amigas que me apoiaram nesses anos de doutorado.

RESUMO

O diagnstico dos distrbios de linguagem, de modo geral, depende de equipe multidisciplinar. Para o especialista o conhecimento do desenvolvimento da fala e da linguagem e de suas alteraes, referncia fundamental para o diagnstico das referidas patologias. Entretanto, a avaliao dos distrbios de linguagem tarefa complexa e o especialista necessita de instrumentos

tcnicos padronizados e validados para medir a compreenso e expresso da mesma, em seus vrios nveis lingsticos.

O objetivo deste estudo foi construir um instrumento, AVALIAO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM - ADL, desenvolver normas, ainda que parciais, e realizar sua validao para medir o desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva de crianas na faixa etria de um ano a seis anos e onze meses. O modelo terico que fundamentou a construo da ADL foi proposto por Bloom e Lahey ( 1978,1988).

Os resultados da aplicao, anlise estatstica e avaliao da validade da ADL em uma amostra de 326 crianas, demonstraram que as tarefas propostas nas escalas so estatisticamente viveis e sua validao comprovada. Os resultados foram utilizados no desenvolvimento de normas por faixa etria para a escala compreensiva, expressiva e de linguagem global.

10

ABSTRACT

The language disorders diagnosis, in general, depends on a multidisciplinary team. For the language specialist, the knowledge of speech and language development and its disturbances are a fundamental reference for the diverse diagnostic possibilities. Nevertheless, the evaluation of language disturbances is a complex task and the specialist needs standardized and validated technical instruments, in order to measure the comprehension and expression of language, in their many linguistic levels.

The objective of this study was to build an instrument, THE EVALUATION OF LANGUAGE DEVELOPMENT ADL, to develop norms, although partial, and to make its validation, in order to measure comprehension and expression development of language in children between one year old and six years and eleven months old. The theoretic model in which the ADL was based, was proposed by Bloom and Lahey (1978,1988).

The application results, statistics analysis and validation evaluation of the ADL in a sample of 326 children, demonstrated that their tasks are statically viable and have its validation proved. Their results were used to develop norms for different ages in a comprehension, expression and global language scale.

11

NDICE Resumo .................................................................................................... Abstract .................................................................................................... Captulo I - Introduo ........................................................................ Captulo II Fundamentos Tericos .............................................
1 Aquisio e Desenvolvimento da Linguagem: consideraes gerais .... 1.1 A etapa da pr-linguagem e o desenvolvimento da cognio social ........................................................................................... 1.2 A etapa pr-lingstica e o desenvolvimento das habilidade fonticas ...................................................................................... 1.2.1 Domnio perceptivo ......................................................... 1.2.2 Domnio produtivo ........................................................... 2 Construto Terico para Elaborao do Instrumento: a proposta de Bloom e Lahey ..................................................................................... 2.1 Sntese do Modelo Terico da Aquisio e Desenvolvimento da Linguagem (Bloom e Lahey,1978) ...................................... 2.1.1 Linguagem expressa idias .......................................... 2.1.2 Estrutura da linguagem ................................................ 2.1.2.1 Fonologia ....................................................... 2.1.2.2 Morfologia ...................................................... 2.1.2.3 Sintaxe ........................................................... 2.1.3 Uso da Linguagem ....................................................... 2.2 Descrio dos Distrbios da Linguagem .................................... IX X 1 7 8 11 14 15 16 19 22 22 29 30 31 33 34 38

Captulo III
1 Objetivos ........................................................................................... 2. Justificativas ................................................................................... 44 44 49 50 52 54 54 54 55 56 60

Captulo IV Material e Mtodos ....................................................


1 Construo da Escala para Avaliao do Desenvolvimento da Linguagem (ADL) ................................................................................ 1.1 Descrio das Escalas da ADL .................................................. 1.2 Material para aplicao da ADL .................................................. 2 Estudo-Piloto para Padronizao, Validao e Confiabilidade da ADL . 2.1 Populao-base do estudo .......................................................... 2.2 Universo amostral ........................................................................ 2.3 Populao de estudo ................................................................... 2.4 Amostra .......................................................................................

12

2.5 Desenvolvimento de normas ....................................................... 2.6 Validao da ADL ....................................................................... 2.6.1 Validade de face e de contedo ..................................... 2.6.2 Validade de construto ..................................................... 2.7 Confiabilidade .............................................................................. 2.8 Material ........................................................................................ 2.8.1 Termo de consentimento ................................................. 2.8.2 Questionrio para os pais ou responsveis dos sujeitos da populao de estudo .................................................. 2.9 Procedimentos ............................................................................. 2.9.1 Conhecimento do campo de pesquisa ............................ 2.9.2 Pr-testes ........................................................................ 2.9.3 Ambiente e Aplicao do Material ................................... 2.9.4 Correo e computao do escore ................................. 2.9.5 Avaliao quantitativa ...................................................... 2.9.6 Anlise estatstica ............................................................

61 62 63 64 65 66 66 66 68 68 69 69 72 72 73 74 76 86 90 92

Captulo V Resultados e Discusso ..........................................


1. Anlise descritiva das tarefas da ADL .................................................... 2. Discusso ...............................................................................................

Captulo VI Consideraes Finais ............................................. Referncia Bibiogrfica ..................................................................... ANEXO 1

Carta de Consentimento .............................................................................. 101 Questionrio dos Pais .................................................................................. 103

ANEXO 2
ADL Manual do Examinador ..................................................................... 109 ADL Manual de Figuras ............................................................................ 117 ADL Protocolo de Aplicao ..................................................................... 128

ANEXO 3
Frmulas para clculo estatstico ................................................................ Tabela 1 - Transformao do Escore Bruto em Escore Padro das Escalas da LC e LE ............................................................................................. Tabela 2 Escore padro (EP) da Linguagem Global ............................... Tabela 3 - Grupo de Casos: Resultado da Aplicao da ADL, Fatores de Risco e Queixa no Desenvolvimento da Linguagem pelo Responsvel e Escola ......................................................................................................... 139 140 142 143

13

INTRODUO

A linguagem de fundamental importncia para a insero do indivduo no mundo, constituindo-se numa habilidade essencial para a socializao, o aprendizado e a integrao sua cultura. No entanto, alguns fatores podem alterar a aquisio da linguagem e causar distrbios no seu desenvolvimento. Sabe-se que as crianas que apresentam dficits na compreenso e expresso verbal tm, como conseqncia, dificuldade na socializao e aprendizado situao que geralmente causa nas crianas sentimento de menos - valia. Profissionais de diferentes perfis tm se preocupado com essas crianas, e como resultado, observou-se na ltima dcada crescente interesse em pesquisa nessa rea. A finalidade a de aprimorar os conhecimentos tericos, tcnicas de avaliao e diagnstico precoce, na tentativa de contribuir na atuao teraputica e preveno. Refletindo sobre minha atividade clnica no atendimento s crianas com distrbio no desenvolvimento da linguagem, tanto na compreenso como na expresso verbal, e na complexidade do diagnstico, apresentaram-se duas questes fundamentais no processo de avaliao e diagnstico: Identificar se as habilidades lingsticas relativas semntica, estrutura, pragmtica esto alteradas. Estabelecer o fator causal.

Locke (1997) confirma essa complexidade ao escrever que para entenderse o desenvolvimento da linguagem verbal da criana precisamos tratar com um nmero muito grande de elementos. Assim, fundamental compreender-se

14

como as crianas desenvolvem suas capacidades emocionais, sociais, perceptivas, motoras, cognitivas e lingsticas, necessrias ao uso eficiente da linguagem. A constatao dessa complexidade nos induz a redobrar a ateno com os cuidados que o fonoaudilogo precisa ter ao realizar uma avaliao e diagnstico do distrbio de linguagem em determinada criana. Assim, importante compreender-se a distino entre avaliao e diagnstico, Haynes et al. (1992) definem a avaliao como o processo para se chegar ao diagnstico. Para estes autores o mais importante, ao se realizar o diagnstico, ter profunda compreenso do significado do problema da criana. Chamam ateno para a complexidade da avaliao das alteraes na aquisio da linguagem, apontando para a importncia de se buscar as possveis causas dos dficits, de que modo interferem no processamento e expresso verbal e finalmente quais so as conseqncias impostas na comunicao, socializao e aprendizado. De acordo com Chiari & Perissinoto (2003), a ao avaliar para diagnosticar - um movimento contnuo que permeia todo o trabalho clnico. a sucesso de aes, em sua composio, que constitui o mtodo. Mantendo constantes os recursos metodolgicos tem-se, de alguma forma, assegurado o controle do produto apresentado. Portanto, para auxiliar as crianas que apresentam dificuldade na compreenso e expresso da linguagem, necessrio que o profissional que as est avaliando compreenda como a linguagem se desenvolve e como os

15

vrios dficits se relacionam entre si. Alm disso o profissional deve dispor de instrumentos tcnicos, tais como testes padronizados. A aplicao de testes e a anlise qualitativa dos resultados auxiliam, em um perodo relativamente curto, a traar o perfil da linguagem da criana indicando a aquisio das habilidades lingsticas em relao idade cronolgica e as etapas do desenvolvimento. Para que se realize o planejamento teraputico, adequado s necessidades do paciente, fundamental compreender a extenso do distrbio e sua natureza especfica. Segundo Haynes et al. (1992), a avaliao da linguagem em uma criana que apresenta dficit na sua aquisio exige do fonoaudiolgo, habilidades, conhecimentos e instrumentos tcnicos que so determinantes para que os resultados evidenciem as dificuldades lingsticas que esto interferindo em sua compreenso e expresso verbal. Os autores sugerem que o profissional tenha habilidade para se comunicar com a criana, estabelecendo ambiente de segurana e harmonia, cuja principal finalidade a de auxiliar na interao da criana com o contexto da avaliao. de igual importncia que o profissional tenha conhecimento das etapas do desenvolvimento da linguagem e seus distrbios. Isto lhe atribui condies tanto de observar o comportamento da linguagem espontnea da criana em contexto ldico, como o de compreender as normas e procedimentos para aplicao e interpretao de testes. Entretanto, alm da avaliao do fonoaudiolgo, freqentemente, para se concluir o diagnstico, torna-se necessria a cooperao e troca de informaes com equipe multidisciplinar, que dever ser composta por neurologistas, geneticistas, psiquiatras, psiclogos, otorrinolaringologista,

16

pediatras, oftalmologistas, lingistas e pedagogos. A multidisciplinaridade nos diagnsticos dos distrbios da comunicao tem sido de grande importncia no auxlio para a compreenso no s das causas, como tambm do indivduo em si. Essa interao facilita e beneficia um planejamento teraputico mais adequado. Portanto, o diagnstico dos distrbios de linguagem, muitas vezes, depende da correlao da avaliao de diferentes profissionais que, atravs de comprovados conhecimentos, tcnicas e instrumentos possam identificar os sinais patolgicos observados no comportamento da linguagem da criana. Como exemplo, podemos citar as disfasias do desenvolvimento tambm denominadas de dficits especficos de lnguagem, ou afasias da infncia, que dependendo da gravidade, podem ser confundidas com deficincia auditiva. Neste caso, so necessrias as avaliaes de um neuropediatra e de um otorrinolaringologista para se definir o distrbio de linguagem apresentado. Nas ltimas dcadas, do ponto de vista de avaliao dos distrbios da linguagem, podemos constatar a construo e atualizao de instrumentos tcnicos de preciso. medida que foram se aprofundando os estudos sobre o desenvolvimento da linguagem e seus distrbios, baterias de testes foram construdas e atualizadas tendo como fundamento estes estudos. Pode-se citar a bateria de testes do Clinical Evaluation of Language Fundamentals Revised (1987), cujo ttulo original, em sua primeira edio era: Clinical Evaluation of Language Functions (1980), e a escala Preschool Language Scale 3 (PLS-3), em sua primeira edio: Preschool Language Scale (1969). Ao estudar-se o manual desses testes pode-se observar que tanto a bateria de testes do CELF-

17

R, como a escala PLS-3, utilizaram o conceito de Bloom e Lahey como fundamento terico na construo das tarefas propostas para avaliar as habilidades lingsticas. Este conceito encontra-se descrito neste trabalho, mais adiante. Nos Estados Unidos e na Europa vrias baterias de testes so utilizadas tanto como instrumento clnico, quanto em pesquisa. Infelizmente, no Brasil, existem poucos instrumentos tcnicos ou testes construdos respeitando nossa cultura, padronizados e validados para a criana brasileira. A restrio na construo desses instrumentos pode ser decorrente das dificuldades que o pesquisador enfrenta, no que diz respeito aos custos, para pesquisas na rea do desenvolvimento da linguagem. Constata-se a carncia desses instrumentos tcnicos atravs de pesquisa utilizando a base de dados do LILACS no dia 21 de julho de 2004. Para fazer essa pesquisa, foram utilizadas palavras-chave: avaliao and fonoaudiologia e linguagem, resultando vinte e dois trabalhos que demonstram as dificuldades encontradas pelos autores, com relao disponibilidade de instrumentos tcnicos construdos, padronizados e validados no Brasil. Como instrumento tcnico inteiramente direcionado ao portugus falado no Brasil, tem-se acesso ao Teste de Linguagem Infantil nas reas de Fonoaudiologia, Vocabulrio, Fluncia e Pragmtica - ABFW (Andrade, BefiLopes, Fernandes, e Wertzner, 2000), que segundo suas autoras, um teste

genrico para determinao de um perfil global nas reas de fonoaudiologia, vocabulrio, fluncia e pragmtica.

18

A partir dessas consideraes e conscientes da importncia de normas padronizadas no desenvolvimento da linguagem da criana brasileira, para serem utilizadas tanto na prtica clnica como na pesquisa, proposta, como objeto principal deste trabalho, A CONSTRUO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAO
DE LINGUAGEM,

respeitando nossa cultura com validao e estudo-piloto de

padronizao para a populao de crianas na faixa etria de um ano a seis anos e onze meses.

19

CAPTULO II FUNDAMENTOS TERICOS

O captulo ser iniciado citando pesquisas cientficas de autores que se preocuparam em estudar a *linguagem, a interferncia do desenvolvimento scio-cognitivo na etapa pr-lingstica, e as habilidades fonticas no primeiro ano de vida da criana. Em seguida, sero citados trabalhos de estudiosos que se dedicaram a pesquisas do desenvolvimento da linguagem, e fizeram avanar o conhecimento de questes importantes sobre esse comportamento humano. E, na seqncia ser apresentada a sntese do Modelo Terico da Aquisio e Desenvolvimento da Linguagem e seus Distbios (Bloom e Lahey, 1978 -1988), que orientou a construo da Avaliao da Linguagem (ADL), objeto deste estudo.

1. Aquisio e Desenvolvimento da Linguagem: consideraes gerais

Os estudos sobre a Aquisio e Desenvolvimento da Linguagem constituem rea de extremo interesse para os pesquisadores. De fato nessas

___________________________
*Como o ingls s dispe da palavra language para se referir tanto a linguagem quanto lngua, e este trabalho contm no seu texto citaes e sumrios de textos traduzidos desse idioma. Antes de iniciar este captulo definirei cada palavra para no haver dvidas quanto as suas referncias ao longo desta exposio. Segundo Ferreira A B. H. (1999): LNGUA - o conjunto das palavras e expresses usadas por um povo, por uma nao; - o conjunto de regras da sua gramtica. LINGUAGEM - o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expresso e de comunicao entre pessoas. (Eventualmente, ser utilizado o termo linguagem, quando ambas as noes estiverem referidos no discurso deste trabalho).

20

ltimas dcadas, esses estudos tiveram grande avano e envolveram diferentes reas de pesquisa. Fletcher & Whinney (1997), observam que os pesquisadores em aquisio da linguagem, apesar de conservarem os mtodos e insights arduamente desenvolvidos ao longo de 30 anos, continuam a explorar novos modelos, tcnicas e dados lingsticos, o que tem sido de grande importncia na compreenso do desenvolvimento e dos distrbios de linguagem. Dronker et al.(2000) descrevem a linguagem como um sistema extraordinrio que possibilita a comunicao entres pessoas atravs de ilimitada combinao de idias, utilizando seqncia de sons altamente estruturada ou em linguagem de sinais, gestos manuais e faciais. Esses autores relatam que investigaes cientficas realizadas por neurolingstas e psicolingstas nos ltimos 40 anos tm revelado que todas as lnguas so baseadas em princpios de desenho semelhantes. Eles consideram que um sistema neural analisa os sinais comunicativos e de acordo com este modelo a criana aprende pares arbitrrios de sons, o lxico e vrios tipos de regras gramaticais. Eles ainda afirmam que a lngua emerge espontaneamente em todas as crianas normais, em todas as sociedades. Esses autores concluem que a lngua surge da ampla adaptao da espcie e depende de considervel complexidade dos circuitos neurais. Bates, (2001), props a existncia de uma psicolingstica universal, afirmando que lnguas como a inglesa, a italiana e a chinesa, recorrem ao mesmo mecanismo mental/neural, e que no esto ligadas partes diferentes do crebro. Logo o mecanismo exigido para a criana aprender essas

21

diferentes lnguas o mesmo. Dronker et al (2000) consideram a lngua, como a habilidade de codificar idias em signos que permite a comunicao entre indivduos. Portanto, a lngua como um cdigo pelo qual se transmite idias diferente das prprias idias em si. Estes autores ainda afirmam que as pessoas no pensam somente atravs de palavras e frases da sua lngua; o pensamento pode ocorrer na sua ausncia. Como exemplo, eles citam crianas e indivduos afsicos que pensam quando usam imagens visuais. Dronker et al.(2000) consideram a lngua, como outras habilidades cognitivas, dependentes no s de estruturas biolgicas, como tambm, do aprendizado. Para esses autores, o aprender desempenha papel crucial e qualquer criana normal adquirir a lngua a que for exposta. Como exemplo da importncia desse aprendizado citam indivduos que no tendo se

desenvolvido em um contexto lingstico no adquiriram a linguagem: as crianas selvagens, que foram abandonadas pelos pais e sobreviveram em florestas e as crianas filhas de pais mudos, criadas em ambientes silenciosos. Por outro lado, para comprovar que o seu aprendizado depende de mecanismos biolgicos inatos, exclusivos do ser humano, esses autores do como exemplo outras espcies que, expostas ao mesmo ambiente lingstico de uma criana, no conseguem aprender. Fazendo referncia dependncia de capacidades cognitivas inatas para a criana adquirir a lngua, pesquisas cientficas com crianas que apresentam distrbios no desenvolvimento mostraram alteraes especficas no

processamento e na expresso verbal. Um estudo relevante o de Rapin

22

(1996), que demonstrou que crianas sem leso estrutural no crebro, como surdez, inabilidade motora significativa ou severa privao social, adquirem a lngua a que so expostos de forma inadequada. Essa alterao na sua aquisio identificada como dficit especfico da lngua, que considerada, por Rapin (1996), um subtipo clnico dos distrbios da linguagem. Segundo Leonard (1999) essas crianas, que no formam um grupo homogneo, apresentam diferenas entre as dificuldades nas reas lingsticas (fonologia, morfologia e sintaxe), memria e em relao sua capacidade para compreender e se expressar verbalmente. Essas alteraes seletivas sugerem haver domnios de reas cognitivas especficas responsveis pela aquisio e desenvolvimento dessas habilidades lingsticas.

Finalmente, neurocientistas tm chamado a ateno para a complexidade da integrao desses elementos envolvidos no desenvolvimento da criana. Segundo Shore (1997), a maneira pela qual o ser humano se desenvolve e aprende est intimamente relacionada interao contnua entre a herana gentica individual (nature) e a nutrio, estimulao, cultura e ensinamento, que so fornecidos ou apreendidos (nurture). Locke (1997) afirma que os bebs so colocados e mantidos no caminho que leva linguagem pela integrao da fora do genoma humano, com as experincias que caracterizam a nossa espcie. Denomina o primeiro ano de vida das crianas de no caminho at a linguagem falada. Se observarmos nesse perodo a interao das crianas com seu cuidador, em determinado contexto afetivo, social e lingstico, podemos constatar a maturao das capacidades biolgicas atravs da evoluo das trocas sociais. Uma srie de

23

pesquisas realizadas para observar o comportamento dos bebs em seu primeiro ano de vida tem demonstrado a importncia desse perodo para a aquisio da linguagem verbal. Locke (1997) constatou ainda que o desempenho da linguagem depende do desenvolvimento da criana, e se manifesta atravs da sua crescente capacidade de interao com o contexto afetivo, social e lingstico.

1.1. A etapa da pr-linguagem e o desenvolvimento da cognio social

Os elementos significativos do ponto de vista evolutivo, que o beb precisa aprender sobre a linguagem falada, esto escritos nos rostos, vozes e gestos daqueles que falam com ele, (Locke, 1997). Assim sendo, a aquisio da linguagem implica no desenvolvimento da cognio social, que responsvel pela interao do beb com seus cuidadores ( a me ou a pessoa que cuida do beb). Striano & Rochat (1999) consideram a origem da cognio social - o desenvolvimento da interao dos bebs que se d atravs de experincias compartilhadas com os cuidadores. Ao longo deste trabalho citaremos pesquisas que descrevem essa aquisio a partir do conceito de intersubjetividade.

Striano & Rochat (1999) descrevem trs categorias bsicas de experincias subjetivas determinantes das trocas sociais: Sensao - que a percepo de experincias individuais, como a dor, a fome, ou a frustrao;

24

Sentimentos - que a sensibilidade para discriminar e perceber o sentimento e a emoo contida no contexto de interao;

emoo - que a habilidade de observar no outro os sentimentos de dor, prazer, tristeza e raiva, expressos atravs de gestos, mudanas de postura e mmicas faciais.

Para esses autores, do nascimento sexta semana de vida, os bebs apresentam sensibilidade inata para estmulos sociais. Durante esse perodo demonstram harmonia social considerada como uma atitude de ateno (attentional). Apresentam vida subjetiva, com experincias ainda rudimentares de sensaes, sentimentos e emoes e um senso privado de si mesmo, sem nenhum sinal de intersubjetividade de relao com o outro, ou seja, a me ou o cuidador. Em torno do segundo ms de vida os bebs do sinais de mudanas na atitude atencional e, eventualmente, comeam a demonstrar que no percebem s as mudanas externas, como tambm do sinais de reconhecimento de estados internos da sua me ou das pessoas ao seu redor. Segundo Wolff (1987), nesse perodo os bebs demonstram uma sbita mudana e, em particular, um aumento no perodo em que permanecem em estado de alerta e acordados. Observa-se que nessa condio que os bebs demonstram acompanhar e processar mais informaes e aspectos do mundo externo. Para Rochat e Striano (1999), esta manifestao coincide com a emergncia de um novo senso de si mesmo. E representa a primeira transio do incio do desenvolvimento da cognio social, que marcado pelo senso de compartilhar experincias ( intersubjetividade) e reciprocidade com os outros,

25

como parte de um novo comportamento dos bebs. o incio da atitude contemplativa. A atitude atencional (attentional) complementada pelo comportamento contemplativo, num contexto de dade (me-beb). Esse momento marcado pelo aparecimento do sorriso como resposta ao outro e mudanas na modulao do choro, que se torna mais instrumental em relao aos fatores fsicos e sociais. Entre o segundo e o sexto ms de vida, em uma relao de par em um contexto face- a - face, os bebs desenvolvem a sensibilidade em relao a disposio emocional do adulto, quando engajados em brincadeiras individuais. Rochat & Striano (1999) relatam que na interao ntima com a me e cuidadores e nas trocas recprocas, ainda que por perodo curto, que as sensaes, sentimentos e emoes ecoam, contagiam e refletem no outro. a origem da intersubjetividade, o aparecimento do senso de compartilhar experincias de reciprocidade. Assim, com esse comportamento, o beb demonstra estar desenvolvendo as habilidades sociais cognitivas em relao compreenso e o reconhecimento do outro como agente intencional, habilidade fundamental para o seu desenvolvimento. Descrevendo a evoluo da intersubjetividade primria para a secundria, Trevarthen C. (1979) observou que inicialmente o beb no consegue dirigir sua ateno, simultaneamente, aos objetos e pessoas. Entretanto, no decorrer do desenvolvimento, expande essas habilidades e, atravs dos jogos em dade, desenvolve a competncia scio-cognitiva em trade, denominada intersubjetividade secundria. Nesse momento o beb apresenta fluncia completa na interao pessoa-pessoa-objeto, adquire a conscincia de que

26

compartilha o seu mundo com outras pessoas, torna-se agente intencional, demonstrando estar desenvolvendo a subjetividade secundria. Neste momento, o beb passa a monitorar outras pessoas em relao a objetos e com isso adquire novas possibilidades de aprendizado atravs do ensino e da cooperao com os outros sobre coisas externas. Por volta dos nove meses, o beb consegue compartilhar seu mundo com as pessoas e possvel observar fluncia completa na interao pessoapessoa-objeto. Para Rochat & Striano (1999), a competncia em trade corresponde ao aparecimento da habilidade do beb para controlar o outro em relao aos objetos. Ento comea a manifestar o senso de compartilhar a ateno no mundo fsico. nesse perodo que os bebs comeam a dirigir o foco da ateno para objetos, com a perspectiva atencional do outro. Bates et al. (1979), relatam que em torno do nono ms o beb demonstra crescimento na comunicao social atravs do aparecimento de gestos como apontar, chamar a ateno, seguir o outro com o olhar, acompanhar o olhar do outro. Estas aes so indicaes da intersubjetividade secundria que se inicia nesta idade. Este perodo fundamental para o desenvolvimento da linguagem como agente de interao social e do aprendizado.

1.2. A etapa pr-lingstica e o desenvolvimento das habilidades fonticas

Paralelamente, a sensibilidade inata para estmulos sociais, que esto presentes no beb nos primeiros dias de vida, tambm foi observada por pesquisadores da rea da psicolingstica e lingstica, bem como a capacidade inata para discriminar os sons que pertencem ao inventrio fontico

27

universal. Podemos considerar essa capacidade como a origem da aquisio lingstica. De acordo com Kent & Miolo (1997), pode-se presumir que o beb possui determinadas habilidades fonticas que podem ser estudadas com mtodos da cincia fontica e, talvez, at mesmo da fonologia. Esses pesquisadores definem para essas habilidades, domnios perceptivos e produtivos, na fase inicial, qual seja no primeiro ano de vida do beb. Estes dois aspectos podem apresentar cursos ligeiramente diferentes mas, a partir do segundo ano de vida, acabam integrados na competncia da linguagem falada.

1.2.1. Domnio perceptivo

Bates (2001) observou que os bebs nos primeiros meses de vida tm a capacidade de discriminar todos os contrastes dos sons (fontico) que so usados, sistematicamente, em todas as lnguas do mundo. Nesse perodo, esses bebs recm-nascidos, so denominados de cidados do mundo,(Kuhl, 1985). Apesar dessa capacidade universal de discriminao, estudos realizados em relao preferncia de escuta tm demonstrado que os bebs nascem com a preferncia pelos sons da sua lngua materna que foi adquirida ainda no tero. Jusczk et al (1993); Mehler et al (1998); Jusczyk, (1997), observaram que os bebs, em torno dos trs meses de idade, demonstram preferncia pelo seu prprio nome e, segundo Lock (1997), orientam-se pela voz da me. A exposio pr-natal voz materna pode ser a base da preferncia inicial do beb pela voz da me em relao de outra mulher; (Kent & Miolo, 1997).

28

Dos quatro aos seis meses, o beb consegue detectar marcadores prosdicos de unidades oracionais e tm preferncia pelo padro da fala dirigida a ele, em relao aquela dirigida ao adulto, (Fernald,1985 e Fernald & Kuhl, 1987). Dos sete aos dez meses, a capacidade para detectar contrastes estrangeiros comea a diminuir, o que indica, talvez, que o beb desenvolveu alguns aspectos de um reconhecimento fontico especfico da sua lngua (Werker & Pegg, 1992; Werker & Tees,1984). O processo seletivo dos sons da lngua materna parece estar relacionado sistematicamente com a inibio dos contrastes dos sons que no pertencem ao contexto lingstico da criana; Werker & Tees (1984). Segundo Bates (2001), essa xenofobia lingstica se inicia em torno dos oito/dez meses de idade e provavelmente no acidental, j que ocorre ao mesmo tempo em que o beb d evidncias de compreender algumas palavras. o inicio da compreenso verbal e da aquisio do lxico. Essa sintonizao da percepo da fala com os sons especficos da lngua materna precede as primeiras palavras. Isto se d no final do seu primeiro ano de vida.

1.2.2. Domnio produtivo

Independentemente da comunidade lingstica na qual so criados, todos os bebs passam por uma seqncia ordenada de estgios em termos do desenvolvimento vocal; (Menn & Gammon 1997). Neste trabalho no sero includos os sons vegetativos (arrotos, soluos,

29

e outros), choro e risos, o que no significa que esses sons no possuam valor crucial na comunicao inicial do beb. Segundo Eisenson (1972), por volta do terceiro, at o sexto ms de vida, os bebs iniciam a emisso de sons semelhantes s vogais e s consoantes que fazem parte do seu repertrio de vocalizao, e que no so restritos aos sons do ambiente lingstico. Por volta do sexto ms tem incio o perodo denominado balbucio, que aquele em que os bebs comeam a emitir slabas. Eisenson (1971) ainda afirma que, nesse perodo, o beb demonstra um aumento na conscincia da presena de pessoas no seu ambiente e tem a percepo de que os seus jogos vocais so prazerosos no s para si como para as pessoas que povoam seu ambiente. Este um marco importante no desenvolvimento pr-lingstico do beb. Lock (1997) chama ateno para a importncia do aprendizado da linguagem nesse perodo, como sendo o momento em que o beb est ligado me e, assim, seus enunciados so formados sob a influncia de fatores afetivos que tendem a diminuir com o aumento da independncia e autonomia. Nakazima (1980) descreveu os bebs de nove meses de idade como se estivessem desenvolvendo a comunicao pr-lingstica atravs dos sons. Menn & Gamon (1997), denominam de balbucio tardio as emisses vocais do beb em torno dos dez/doze meses. Os mesmos autores afirmam que tais balbucios so semelhantes em diferentes sujeitos e lnguas, e que seu repertrio inclui alta proporo de consoantes anteriores - labiais e dentais/alveolares - de oclusivas e nasais, e de slabas consoantes/ vogais (CV). Oller (1976) mostrou que os sons e estruturas silbicas desse perodo, se

30

assemelhavam muito aos da fala inicial com significado. Menn & Gamon (1997) confirmaram que a estrutura silbica (CV) desse perodo tambm mais freqente nas primeiras produes das palavras. Concluem que o balbucio e a fala inicial compartilham das mesmas propriedades fonticas em termos de tipo de sons e formato silbicos. Kent & Miolo (1997) observaram que antes de emitirem os sons que so prontamente identificados como palavras por seus pais, os bebs utilizam a vocalizao com funes comunicativas. Menn & Gamon (1997) chamam a ateno para a importncia da prtica de vocalizaes semelhantes fala para o feedback, pois alm de melhorar o componente de habilidade motora da produo da fala, esta prtica permite aos bebs ouvirem suas prprias vocalizaes. Fry (1966) descreve o circuito deste feedback como sendo a criao de um elo forte entre as impresses tteis e cinestsicas e as sensaes auditivas que a criana recebe dos seus prprios enunciados que se expande atravs da repetio freqente dos seus movimentos produtores de som. A conscincia dos elos entre seus prprios movimentos orais motores e o sinal acstico resultante pr-requisito do encontro auditivo - vocal subjacente e a produo das palavras (Menn & Gamon 1997). Por volta dos 10/12 meses do primeiro ano de vida os bebs emitem seqncias de sons de modo incoerente, com prosdia semelhante a do contexto lingstico a que so expostos. Essa forma de se expressar denominada jargo (Dronker e al. 2000). Logo aps o jargo os bebs comeam a produzir as primeiras palavras, que so observadas em torno dos doze meses.

31

De fato, como propem Kent e Miolo (1997), o primeiro ano de vida do beb no um mero perodo de maturao fsica que deve ser cumprido antes que o desenvolvimento da linguagem tenha incio. um perodo no qual aparecem excelentes motivos para se buscar mecanismos iniciais do desenvolvimento da linguagem no beb. Assim, a breve descrio desse incio do desenvolvimento cognitivo-social e pr-lingstico do beb, demonstra a complexidade e importncia no desenvolvimento da comunicao verbal da criana.

2. Construto Terico para a Elaborao do Instrumento: a proposta da Bloom e Lahey

A partir do segundo ano de vida a velocidade do aprendizado verbal aumenta repentinamente. A criana comea a juntar as palavras em combinaes, tais como, nenm mimiu. Nesta idade tambm, j utilizam estruturas de frases e comeam a dominar o vocabulrio gramatical de suas lnguas. Em torno dos trs anos, na maioria das vezes, as crianas usam as palavras gramaticais e as construes da lngua materna, quando ento tornam-se fluentes e conversadoras ( Drenker et. al 2000). Segundo Bishoop & Mogford (2002), as primeiras tentativas de descrever o desenvolvimento da linguagem da criana foram realizadas por psiclogos, que utilizaram-se de medidas de senso comum para registrar as modificaes observveis no comportamento lingstico das diferentes faixas etrias. Por muitos anos considerou-se que a aquisio da linguagem se restringia a uma lista de sons, palavras e tipos de sentenas produzidas pela criana nos vrios

32

estgios do desenvolvimento. Como Menyuk (1971) relata, inexistiam estudos que pudessem explicar os porqu e como a criana adquiria a linguagem. Na dcada de 60 surgiu o modelo inatista, de autoria de Chomsky (1966), que partiu do pressuposto de que todo o indivduo nasce com mecanismos lingsticos inatos, ativados atravs da sua exposio ao contexto lingstico, ou seja, a fala de outros indivduos. Neste contexto esto inseridas inmeras regras gramaticais que so comuns a todas as lnguas, surgindo assim o modelo por ele proposto, denominado gramtica gerativa. O adulto desempenha o papel de provedor de um modelo ligstico contnuo a partir do qual a criana abstrai da informao lingstica, fragmentos com significado (Lee 1966). Segundo Chomsky (1972), o indivduo est capacitado a adquirir a gramtica da lngua a que exposto, isto , a lngua paulatinamente desenvolvida como resultado da interao da maturao dos potenciais biolgicos e do contexto lingstico. No incio da dcada de 70, a polmica em relao a hiptese inatista e do desenvolvimento da lngua, independente dos demais aspectos cognitivos, contribuiu para que surgissem novos estudos nessa rea. O interesse na relao entre o desenvolvimento da linguagem e da cognio da criana aprofundou-se, devido constatao da interdependncia desses processos. Novas teorias surgiram, tendo como preocupao a interao entre esses processos. Segundo Brown (1973), as primeiras emisses vocais da criana, expressam relaes semnticas simples, que vo se tornando

progressivamente mais complexas. O desenvolvimento semntico visto como

33

o aspecto da linguagem que o mais diretamente ligado ao desenvolvimento cognitivo. Dale (1976), por exemplo, destaca a importncia dessa interao (semntica e estrutura) questionando a natureza do significado da expresso verbal das crianas. Este autor chama ateno para a dependncia da estrutura com as idias que elas codificam, afirmando que no podero ser dissociadas das idias que esto expressando. O autor ainda afirma que o sistema semntico de uma lngua o conhecimento que um falante deve ter para compreender sentenas e relacion-las ao seu conhecimento do mundo.

A hiptese de Bloom (1986) de que as crianas aprendem a linguagem para expressar seus pensamentos, interpretar a fala de outras pessoas e atribuir significado a essa mensagem, confirma a interdependncia entre a semntica e a estrutura (palavras e frases) da linguagem. O processo de desenvolvimento da linguagem passou a ser objeto de estudo dos psiclogos do desenvolvimento, que comearam a estudar esse processo atravs de pesquisas e descries longitudinais da aquisio da linguagem em crianas que foram acompanhadas ao longo do

desenvolvimento. Como exemplo podemos citar a


AQUISIO DE LINGUAGEM

PESQUISA LONGITUDINAL DE

que Bloom realizou com Allison, Kathryn, Peter, Eric e

Gia. Etapas dessa pesquisa em crianas, servem como exemplos nos textos do livro Language Development and Language Disordes, Bloom & Lahey (1978).

34

Desses estudos surgiram teorias que auxiliaram os pesquisadores a compreender, de forma mais ampla, a aquisio e o desenvolvimento da linguagem, contribuindo de forma incontestvel para o diagnstico diferencial de seus distrbios e para auxlio no planejamento teraputico dessas crianas. Entre os estudiosos que se dedicaram a pesquisar o desenvolvimento da linguagem dentro dessa nova viso destacaram-se Bloom e Lahey (1978), cujo modelo terico possibilita a anlise dos componentes da linguagem ( contedo, estrutura e uso) separadamente, que de grande auxlio na compreenso dos diferentes distrbios de linguagem.

2.1. Sntese do Modelo Terico da Aquisio e Desenvolvimento da Linguagem (Bloom 1988)

Bloom

(1988) define: Linguagem um cdigo pelo qual idias so

expressas atravs de um sistema convencional de signos arbitrrios para comunicar. Na definio temos as palavras chave: idias, cdigo, sistema convencional e comunicar. A melhor compreenso do significado dessas palavras nos permite, ento, observar mais de perto o desenvolvimento da linguagem.

2.1.1. Linguagem expressa idias

De acordo com Bloom (1988), a linguagem expressa o que os indivduos tem em mente suas crenas e seus desejos. O contedo desse estado

35

mental, o pensamento, expressados em uma lngua, resultado, em parte, das percepes que so orientadas pelo que vemos, ouvimos e sentimos naquele momento. Mas, em grande parte, o contedo destes pensamentos procede de conhecimentos que temos de objetos, eventos e relaes com o mundo, e que se encontram armazenados na memria. Ou seja, o que as pessoas falam, depende tanto do conhecimento prvio como da percepo no momento presente. Portanto, as idias so o contedo (semntica) da linguagem, que so as representaes mentais que a criana adquire do mundo que a cerca, e se desenvolvem atravs das capacidades neurobiolgicas em interao com experincias vividas com pessoas, objetos e eventos do seu ambiente afetivo e social. Somente em conexo com essas representaes mentais (idias ou contedo, semntica) que podemos pensar que a criana est aprendendo a compreender e usar uma lngua Bloom (1988). Podemos exemplificar esse processo, dando como exemplo o objeto bola. A expresso de uma idia sobre a bola depende da aquisio do seu conceito, do conhecimento do objeto bola. E para adquirir esse conhecimento so necessrias vrias experincias com o objeto tendo em vista que as bolas apresentam diferenas de uma para outra em tamanho, textura, cor e peso. Entretanto, todas tm semelhanas entre si, que as distinguem de outros objetos. Elas so semelhantes em relao forma (redondas) e funo (rolam em uma superfcie e servem para jogar). A ao da prpria criana e a de outras pessoas sobre o objeto bola vai sendo interiorizada. medida que os encontros da criana com a bola se

36

repetem, ela vai adquirindo a representao mental do objeto bola que guardada na memria. De acordo com essa autora, o contedo da linguagem a categorizao mais ampla e geral dos tpicos que so codificados em palavras e sentenas, em uma mensagem. O tpico uma idia pessoal representada em uma mensagem individual. As pessoas podem falar de diferentes tpicos que variam em relao ao vocabulrio, cultura, idade e ao conhecimento do indivduo, e aparentemente esta capacidade ilimitada. O contedo da linguagem contnuo, se estendendo por todo o perodo da vida. Depois de adquiridas, essas categorias no sofrem influncias culturais, de idade, nem tampouco de conhecimento. Assim, uma criana de dois anos, outra de cinco anos ou um adulto falam do mesmo contedo, sobre objetos, aes, eventos e relaes. O contedo da linguagem limitado a trs categorias bsicas (Figura I.1):

Conhecimento do objeto - Relao entre objetos - Relaes entre

eventos. a primeira categoria seguintes classificaes: (a) Objetos particulares - so os objetos que as crianas distinguem de outros e que tm para elas significado nico, como por exemplo, a figura da prpria me, do pai ou do cuidador, nomes prprios de pessoas e de lugares Exemplos: mame, papai, Joo, Po de Acar); - encontramos as

CONHECIMENTO DO OBJETO

37

Desenvolvimento Normal da Linguagem FIG. I.1 Contedo e Tpicos da Linguagem (Bloom. 1988, traduo e adaptao de Menezes)
Contedo da Linguagem
(semntica)

Conhecimento de objetos

Relao entre objetos

Relao entre eventos

Objetos Classes particulares de objetos

Reflexivo

Intra-classe

Inter-classe

Inter-evento

Intra-evento

Existncia Desaparecimento Repetio

Caracterstica Quantidade

Ao Localizao Posse

Temporal Casualidade

Tempo Humor Epistmico

Correr depois chutar Comeu porque estava com fome

Mame Papai Joo Jardim Botnico

Gato Mesa Biscoito Bolas Sapatos

. Este biscoito . Biscoito acabou

Bola grande Duas bolas

Comer bolo Bote a bola aqui Sapato do Papai

Ontem saiu Est alegre com a festa Caiu e machucou a perna

Tpicos da Linguagem

Fonte: Bloom, 1988. In: Language Development and Language Disorders (LAHEY, M.), pp. 9. (b) Classes de objetos - so os objetos comuns, Exemplos.: cachorro, bola, biscoito, carro, etc...

Na segunda categoria classificaes:

RELAES ENTRE OBJETOS

- encontramos as

(a) Objeto reflexivo - a representao da imagem do objeto na mente da criana. Esta representao pode ser:

38

Existncia do objeto - Quando o objeto est presente no contexto da criana (ex: " a bola"; o carro ). Desaparecimento do objeto Refere-se ao momento em que o objeto sa do campo visual da criana, mas ela continua com a imagem mental, apesar de seu desaparecimento ( ex.: a bola saiu ou "a bola foi embora" ) Repetio do objeto Quando a criana reconhece o mesmo objeto ou um semelhante no momento em que este reaparece no seu campo visual. Por exemplo, aps ter brincado com bolas reconhecer o mesmo objeto ao abrir uma caixa contendo outras bolas. ( ex.: mais bola ou outra bola).

(b) Relaes intra-classe - Relaes entre objetos de uma mesma classe que so diferenciados por suas propriedades e quantidades. Propriedades, por exemplo tamanho : O cachorro grande est ao lado do cachorro pequeno; A bola vermelha bateu na bola azul. Quantidade : duas bolas, muitas bolas, poucas bolas

(c) Relaes inter-classe - So relaes entre objetos de classes diferentes que compreendem: ao, localizao e posse. Ao
O

movimento ou a forma pela qual o objeto pratica ou

afetado por uma ao. (ex: comer sanduche; chutar a bola). Localizao - o ato de localizar, a relao do objeto com o lugar que ocupa no espao, por exemplo: dentro, fora, em cima, embaixo. (ex.: O cachorro est em cima da cadeira).

39

Posse a relao de propriedade, entre o possuidor e o objeto. a associao de fato de que um objeto pertence a determinada pessoa. (ex.: papato mame, a bola do menino, a bola dele).

Por fim, a terceira categoria - RELAO ENTRE EVENTOS - que compreende: (a) Inter-eventos refere-se forma como os eventos se relacionam entre

si, podendo ser: Temporalidade seqcia de tempo em que ocorre o evento, Exemplo: Depois de apontar para o macaco, aponte para o elefante". Causalidade - quando um fato acontece como conseqncia de outro. (ex: Esta menina est feliz porque est usando um vestido novo e bonito).

(b) Intra-evento se refere a um nico evento que acontece por si mesmo, podendo ser em funo do: Tempo - refere-se ao momento em que o evento ocorre (ex.: Joo assistiu o jogo noite). Humor refere-se ao humor do falante em relao ao evento (ex.: Lucas ficou alegre com a sua festa de aniversrio). Epistmico - o conhecimento do falante em relao ao evento. (ex.: conhecimento para ler e compreender uma histria).

Sero descritas a seguir, algumas diferenas fundamentais entre o


CONTEDO

e o

TPICO,

que podem nos auxiliar a compreender o carter

universal e individual da linguagem.

40

Segundo Bloom (1988), o contedo da linguagem no depende de um contexto particular, universal e impessoal, enquanto o tpico depende de um contexto, particular e pessoal. A aquisio do contedo, que depende da experincia comum universal, limitada ao perodo do desenvolvimento da linguagem. Tanto a criana de dois, como a de cinco anos, como o adulto falam sempre do mesmo contedo (ex.: falam sobre objetos, aes e relaes). Entretanto os tpicos so particulares e podem ser idiossincrsicos s sociedades ou culturas distintas. Assim, dependem no s do conhecimento universal como tambm do pessoal, e variam de acordo com a idade do indivduo uma idia individual representada em uma mensagem. Daremos um exemplo da continuidade do contedo e da variabilidade do tpico em relao ao conhecimento individual e idade, descrevendo a fala da criana e do adulto assistindo a um jogo de futebol: - a criana fala: Fluminense vai chutar a bola. - o adulto fala: O Fluminense vai chutar a bola para cobrar a falta". Tanto a criana com o adulto falaram da mesma categoria do contedo (a relao entre os objetos, ao, jogador/bola). No entanto, enquanto a criana falou unicamente da ao chutar a bola, o adulto falou da ao chutar, dentro de uma regra de futebol (a falta). Esta situao demonstrou a variabilidade do tpico em relao ao conhecimento das regras de futebol que foi adquirida pelo adulto. Em seguida daremos um outro exemplo em relao a diferena de contexto influenciando o tpico:

41

- uma criana que mora na cidade fala de seu cachorro, gato, passarinho (tpico), - enquanto uma criana que mora em uma fazenda fala de cavalo, boi, galinha, cobra ( tpico diferente). Tanto a criana urbana como a rural falam da mesma categoria do contedo (classes de objetos), mas de tpicos diferentes que so animais domsticos e da fazenda. De acordo com Bloom (1988), o CONTEDO DA LINGUAGEM sobre o que as pessoas falam: a expresso lingstica do que temos em mente. J, o pensamento, depende do conhecimento que temos sobre pessoas, objetos, eventos e a forma com que eles se relacionam. O contedo da linguagem depende de um cdigo - o sistema convencional de signos arbitrrios que representa sua forma, a estrutura.

2.1.2. Estrutura da linguagem

O cdigo uma maneira de representar uma coisa por outra. A lngua uma forma de representao. ( Bloom, 1988). Assim como o contedo da linguagem, a estrutura representada por trs categorias principais:

. Fonologia . Morfologia . Sintaxe.


42

Juntas, elas so responsveis pelas regras fundamentais do sistema, ou seja, a gramtica de uma lngua (Figura I.2).

2.1.2.1.Fonologia

Segundo Bloom (1988), a fonologia se subdivide em


SEGMENTAL,

SEGMENTAL

SUPRA-

a saber:

SEGMENTAL - Refere-se a categorizao dos sons de uma lngua, ou seja, os fonemas, como por exemplo: /b/, /p/, /o/ e suas combinaes mnimas que formam as slabas como : /bo/, /po/, /pa/, os segmentos de uma lngua SUPRA-SEGMENTAL - Compreende o contorno rtmico dos segmentos que so combinados em palavras e frases, ou seja, a prosdia. A mensagem em uma sentena pode variar pela mudana do contorno de sua entonao e acentuao, que auxilia o ouvinte a discriminar o significado entre as suas diferentes possibilidades em uma mesma sentena. As mudanas de entonao, acentuao, ou tempo de pausa produzem a prosdia de uma emisso vocal, na estrutura da sentena. Por exemplo apenas trocando o contorno da entonao de uma sentena de queda no final que significa afirmativa, para subida, a sentena pode mudar de afirmativa ex.: O menino vai jogar bola, para interrogativa O menino vai jogar bola? Pela mudana do padro de entonao, diferentes informaes podem ser obtidas sobre o contedo de uma sentena.

43

Desenvolvimento Normal da Linguagem

Figura I.2 - Estrutura da Linguagem


(Bloom, 1988, traduo e adaptao de Menezes) Categorias da Estrutura Falada

Fonologia Segmental Supersegmental Classificao das palavras Substantivo Fonemas Slabas

Morfologia

Sintaxe

Inflexo

Ordem das palavras

Relacional Palavras Funcionais Preposio Conjuno Verbo Auxiliar Artigo Pronomes: Sufixos verbais Sufixos nominais Sufixos de adjetivo Linear/hierrquica Sujeito+verbo Modificador Orao coord. Orao subord. Sentenas Passivas Interrogativas

Entonao Prosdia Contedo Pausa das palavras

Verbo Adjetivo Advrbio Substantivo

pessoais possessivos indefinidos demonstrativos interrogativos relativos

/b/ /p/ /o/

Comer bom rapidamente carro bolo

entre e e+verbo o ele ou ela meu, minha isso, esse quem que

- er -s - issimo

mais bolo mame come mame come bolo bolo bom eu como bolo e leite quem comeu o bolo?

Estrutura Individual

Fonte: Bloom, 1988. In: Language Development and Language Disorders (LAHEY, M.), pp. 12. .

44

2.1.2.2. Morfologia

O morfema o menor elemento lingstico com significado. No entanto, quando isolado de uma palavra, no tem significado. Os morfemas s adquirem significado quando so acrescentados aos substantivos, adjetivos e verbos. Segundo Brown (1973), a inflexo morfolgica pode ser caracterizada como modulao do significado, pois indica tempo e nmero. A morfologia da linguagem, ento, consiste de palavras e de inflexes (morfemas) da lngua. Para esse autor, para compreender-se a linguagem em relao ao desenvolvimento, descrever a estrutura lingstica, no o mais importante, mas sim compreender como os sons e signos so associados com o significado. As duas principais classes de palavras do lxico so palavras de contedo e funcionais. As palavras de contedo so os substantivos, verbos adjetivos, e advrbios. So as que transmitem o significado em uma frase. Algumas palavras de contedo tm significado mesmo isoladas. As que se referem a objetos so denominadas de substantivo e as que indicam relaes ( e.g. verbos, adjetivos) so chamadas de palavras relacionais. As palavras funcionais so aquelas que estabelecem a unio para manter a estrutura da sentena junta. As palavras funcionais so preposies, artigos, conjunes e pronomes, e o seu significado depende da relao entre as palavras de contedo que elas esto conectando. A relao entre substantivos, verbos e adjetivos, juntamente com as inflexes morfolgicas, formalizada pela sintaxe .
45

2.1.2.3. Sintaxe

A sintaxe de uma sentena a organizao de palavras conforme a relao de significado entre elas. Os dois tipos de relaes sintticas entre as palavras so :a de estrutura linear e a hierrquica. A relao de estrutura linear se refere ao agrupamento de duas ( ou mais) palavras cujo significado acumulativo, ou seja, se limita ao significado de cada palavra individualmente. Por exemplo, quando uma criana na idade de dois anos termina de comer o biscoito, e quer mais, se dirige ao cuidador e diz: mais biscoito (more cookie). A relao entre as palavras mais e biscoito no mudam o significado da mensagem, se a criana disser somente biscoito estar indicando o sua vontade de comer mais biscoito. Assim, quando o agrupamento de palavras no produz um novo significado, a relao sinttica pode ser descrita como estrutura linear. Por outro lado, quando a combinao entre palavras, por exemplo, um substantivo e um verbo, organizada em uma orao e cria um significado diferente de cada palavra individualmente a relao sinttica pode ser descrita como estrutura hierrquica. O seu significado mais amplo do que o de cada palavra individualmente. Por exemplo, as palavras menino e menina tm significados lexicais, mas podem adquirir significado gramatical quando em relao a verbos, em uma sentena. A estrutura sinttica hierrquica a que codifica a categoria do contedo da linguagem - relao entre objetos (ao) um objeto pratica a ao e o outro sofre a ao. Por exemplo, os verbos bebe

46

e chuta, determinam a relao de significado entre as palavras menina e suco e entre menino e bola respectivamente ( a relao semntica entre as palavras). Os verbos determinam a ordem das palavras nas oraes: a menina bebe o suco gelado e o menino chuta a bola grande. Finalmente, independentemente das formas que so utilizadas para descrever a estrutura lingstica, no conceito de linguagem, a estrutura sinttica o meio pelo qual os sons so ligados ao significado.

2.1.3. Uso da Linguagem

O uso da linguagem no faz parte da escala Avaliao do Desenvolvimento da Linguagem, portanto citarei o conceito sem me estender na sua descrio. O uso da linguagem, neste trabalho, ser descrito segundo o conceito de Bloom (1988). Os trs principais aspectos do uso da linguagem so: (1) funo, ou seja, seu uso para diferentes propsitos, (2) o uso da informao do contexto, para determinar qual a melhor forma de se expressar verbalmente para alcanar os objetivos, e (3) o uso da interao entre pessoas para iniciar, manter, e concluir a conversao (figura I.3). Como Bloom (1988) relata, a descrio mais recente da funo da linguagem tem sido em relao tanto a propsitos pessoais, como a propsitos sociais, que compreendem a interao, o regulamento, e a harmonia entre falantes e ouvintes. A funo pessoal algumas vezes refere-se a funes (intrapessoal ou mathetic),e compreende o uso da linguagem para concluir

47

tarefas que no incluem outras pessoas, como por exemplo, fazer perguntas para obter informaes e solucionar problemas. A fala no ocorre no vcuo a fala ocorre em relao a um contexto, que freqentemente inclui outras pessoas. O segundo aspecto do uso da linguagem se refere ao contexto e s regras que se utilizam para decidir qual estrutura da mensagem ser mais adequada para desempenhar sua funo em diferentes contextos. Alguns contextos da mensagem no so lingsticos, e incluem o ouvinte, assim como objetos, eventos, relaes, e outras circunstncias. Para formular mensagens necessrio que o falante tenha alguma suposio sobre o que o ouvinte sabe ou no sabe sobre o contedo (i.e., ajustar-se ao ouvinte). Quando o indivduo envolvido em trocas sociais com outras pessoas, passa a ser exigido por outro grupo de habilidades. Por exemplo, deve-se saber como iniciar, manter, e terminar a conversao. Em primeiro lugar, para iniciar a conversao deve-se ficar alerta ao ouvinte para observar se ele tem sua ateno. Para manter a conversao necessrio ter-se habilidade para perceber mudanas em relao sua posio, saber como afirmar, responder ou reagir ao que foi dito. A estrutura das emisses verbais deve se adaptar ao status da relao entre o falante e o ouvinte.

48

Desenvolvimento Normal da Linguagem


Figura 1.3 - Uso da Linguagem
(Bloom e Lahey, 1989, adaptao de M enezes) Uso da Linguagem

(pragmtica)

Funo

Contextos

Pessoal Social (intrapessoal) (interpessoal) No lingusticos Observao Jogos vocais Soluo de problemas Suporte Pedir objeto percentual Obter informao Ganhar ateno + Dinmica Si mes mo Adaptao Social necessidades do ouvinte

Lingustico (relaco com a emisso anterior)

no contigncia

contingncia Questionar Adicionar informao

Imitar Tipos de relaes Polida direta Demandas indiretas

Esttica

Esquema de conversao Tomar a conduo iniciar terminar

Outros

Fonte: Bloom, 1988. In: Language Development and Language Disorders (LAHEY, M.), pp. 16. Alguma parte do contexto lingstico. Quando se introduz um tpico novo, ou seja, dizemos algo que no est relacionado com o que foi dito anteriormente, a mensagem considerada independente (noncontingent). Por outro lado, certas mensagens que ocorrem em seqncia, mantendo o mesmo tpico, so consideradas mensagens condicionadas ou dependentes

(contingent). Todos esses fatores descritos anteriormente contribuem, tanto para a estrutura, como para o contedo da mensagem.

49

Figura 1.4 - A integrao do Contedo, Estrutura e Uso

ESTRUTURA

CONTEDO

USO

Fonte: Lahey, 1988. Language Disorders and Language development, pp.18.

Bloom apresentou trs componentes: contedo, estrutura, e uso, como uma forma de definio da linguagem. E conclui sua definio explicando que para os indivduos usarem e aprenderem a linguagem necessria a interao entre os componentes do contedo, estrutura e uso, que indispensvel na compreenso e expresso da mensagem (Figura I. 4). A integrao do contedo, estrutura e uso o conhecimento da linguagem que orienta as aes do falante e interpreta as mensagens (Bloom, 1988).

50

Figura 1.5 - Interaes de Contedo Estrutura e Uso


(Bloom e Lahey, traduo e adaptao de Menezes) Interao Social Estrutura Lingstica
(Representao do objeto ou relao)

No Lingstico
(Esquema mental do objeto ou da relao)

Estrutura A Lingstic

Conte

USO

Contedo Estrutura Uso A B C D

= = = = = = =

Contexto no lingstico Sinal lingstico Interao Comunicativa Conhecimento do cdigo Comunicao de idias Uso da estrutura para comunicao Linguagem

2.2 - Descrio dos Distrbios da Linguagem

Como Lahey (1988) observou, o distrbio de linguagem freqentemente identificado por pessoas que convivem com a criana e interagem com ela em diversas situaes que exigem conversa e compreenso verbal. Os comportamentos que podem indicar essa dificuldade so variados e abrangem pouco ou nenhuma fala e/ou pouco ou nenhuma compreenso de ordens

51

verbais, utilizao incomum de palavras ou frases ou erros gramaticais que interferem na comunicao. Assim ns podemos utilizar o termo distrbio de linguagem para classificar qualquer ruptura no aprendizado ou uso da lngua materna evidenciada por comportamentos de linguagem atpicos ou abaixo daqueles esperados para a idade cronolgica da criana.

As palavras - chave que foram elaboradas por Bloom (1988) para definir linguagem tambm representam os elementos - chave na definio do distrbio de linguagem: idias, cdigo, sistema convencional e comunicao.

Como afirma Lahey (1988), as crianas com distrbio de linguagem podem apresentar problemas para formular idias ou conceituar informaes sobre o mundo. Elas podem aprender um cdigo, que no seja igual ao sistema convencional utilizado na linguagem lingstica. Elas tambm podem ter aprendido alguma coisa sobre o mundo e o cdigo convencional. No entanto, so incapazes de utiliz-lo em determinados contextos ou com certos objetivos. Podem desenvolver idias, a estrutura e o uso da linguagem, porm, mais tarde que as crianas de sua idade.

De acordo com Lahey (1988), os distrbios no desenvolvimento da linguagem podem ocorrer pela ruptura dentro de um nico componente e entre os componentes ( contedo/estrutura/uso). Em seguida sero citadas algumas alteraes na linguagem da criana causadas pela ruptura em um nico componente da linguagem, distoro nos trs ou separao entre os seus componentes.

52

Figura 1.6 - Ruptura do contedo da linguagem

ESTRUTURA

CONTEDO

USO

Fonte: Lahey, 1988. Language Disorders and Language development, pp.24.

Ruptura do contedo da linguagem (Figura 1.6) - caracteriza a linguagem da criana com habilidade cognitiva baixa. Algumas crianas se expressam atravs de estruturas lingsticas, que so verborragia na conversao. O problema que suas emisses verbais so inapropriadas, ou no tm sentido. Esse comportamento usado como evidncia da dissociao entre linguagem e cognio, o que sugere a estreita relao entre o contedo e a cognio. Essas crianas tm sido caracterizadas como cocktail party speech, Schwarz, (1974); Swischer & Pinsker, (1971).

Ruptura da estrutura (Figura I.7) caracteriza a linguagem de crianas que tm habilidade cognitiva na mdia ou acima, o contedo e o uso da linguagem mais ntegro do que o conhecimento do sistema lingstico que codifica o contedo da linguagem (estrutura). Essas crianas podem utilizar gestos ou estruturas primitivas para comunicar suas idias (contedo), mas tm dificuldade para aprender o sistema de signos (estrutura) para codificar o contedo e se

53

comunicar verbalmente com desenvoltura. Figura 1.7 - Ruptura da Estrutura da Linguagem

ESTRUTURA FORMA

CONTED

CONTEDO

USO

Fonte: Lahey, 1988. Language Disorders and Language development, pp.25.

Figura I.8 - Interao distorcida do Contedo, Estrutura, e Uso

ESTRUTURA

CONTEDO

USO

Fonte: Lahey, 1988. Language Disorders and Language development, pp.32.

Interao distorcida do Contedo, Estrutura, e Uso (Figura I.8) - algumas crianas utilizam a estrutura convencional para comunicar idias, mas as

54

estruturas so inapropriadas, tanto para o contexto, como para o significado que elas parecem querer comunicar. A interao entre os componentes est distorcida e, como conseqncia, essas crianas podem produzir sentenas complexas com gramtica sofisticada, mas s algumas emisses verbais so apropriadas para as circunstncias. Ainda que o uso da linguagem seja limitado, as emisses verbais dessas crianas funcionam como meio para obter ateno, fazer solicitao ou responder a outra emisso verbal. Assim, suas emisses verbais so utilizadas para comunicao. Essas crianas parecem ter aprendido emisses verbais completas para responder determinadas situaes ou idias, sem o conhecimento da relao semntico - sinttica, que so representadas em uma sentena. As mensagens so bem formadas e utilizadas em uma situao com determinao especfica. Apesar de alguns elementos do contedo ter relao com a situao em que a mensagem ocorre, subsiste um desacordo ou contradio entre o contedo da mensagem e seu uso, e entre o contedo e sua estrutura. Essas crianas tambm produzem sofisticados exemplos do sistema convencional de signos (estrutura) e podem ter idias complexas do mundo, ainda que no codifiquem essas idias apropriadamente. Na figura I.8, observe-se que onde os crculos se sobrepem, as linhas so pontilhadas, sugerindo que h leve rompimento entre todos os componentes.

Separao do Contedo, Estrutura e Uso (Figura I.9) O comportamento lingstico dessas crianas sugere fragmentao do contedo, estrutura e uso, como se os componentes no tivessem interao entre eles. Por exemplo, essas crianas podem recitar comerciais, programas ou noticirios de rdio e

55

televiso. Essas emisses verbais ocorrem sem qualquer ligao ou estmulo do contexto e sem inteno de estabelecer ou manter contato com pessoas presentes no ambiente. Nessas circunstncias o contedo, a estrutura e o uso parecem separados, como est representado na figura I.8 ( fonte figure 2-6).

Figura I.9 - Separao entre o contedo, estrutura e uso

ESTRUTURA

CONTEDO

USO

Fonte: Lahey, 1988. Language Disorders and Language development, pp.33.

Lahey (1988) conclui que essa descrio no poder ser utilizada como categoria diagnstica, pois considera apenas ampla caracterizao da linguagem, que auxilia a enfatizar seu funcionamento como sistema que pode ser rompido de formas diferentes. Ainda, afirma que a linguagem adquirida pelas crianas implica em mais do que aprender a estrutura palavras e oraes e que seus distrbios no so homogneos. A autora ressalta a importncia de se ter em mente a complexidade que envolve o aprendizado e sua heterogeneidade entre as crianas, principalmente as classificadas como portadoras distrbio de linguagem

56

CAPTULO III

1. OBJETIVOS

Os objetivos deste estudo so: 1. Construir um instrumento de avaliao do desenvolvimento da semntica e estrutura (morfologia e sintaxe) da linguagem, respeitando a nossa cultura, para a criana brasileira na faixa etria de um a seis anos e onze meses. 2. Desenvolver normas para a escala de Avaliao do Desenvolvimento da Linguagem (ADL) e construir parmetros para as diferentes etapas da aquisio e desenvolvimento da linguagem com intervalos de seis meses. 3. Realizar um estudo piloto de padronizao e validao para a escala de Avaliao do Desenvolvimento da Linguagem.

2. JUSTIFICATIVA

Como j foi descrito anteriormente, ao constatar-se a carncia de instrumentos tcnicos construdos, padronizados e validados no Brasil, decidiuse ter como objeto deste estudo a construo de uma escala de Avaliao de Desenvolvimento da Linguagem (ADL) para crianas brasileiras, na faixa etria de um ano a seis anos e onze meses.

57

A deciso de se construir uma escala em lugar de realizar a adaptao ao portugus e a padronizao de uma das escalas j existentes e validadas em outros pases decorreu de alguns fatores. Entre esses fatores considerou-se como o de maior relevncia as diferenas culturais. A inadequao cultural do tpico em algumas frases-estmulo e em figuras que representam a habilidade lingstica testada interfere na sua validade de face. Pode-se citar como

exemplo, em alguns testes, a tarefa que avalia o conceito de tempo: as estaes do ano so representadas por figuras que ilustram a neve para o inverno e queda e mudana de cores das folhas para a estao do outono, representaes significativas para as crianas de pases que sofrem essas mudanas de paisagem nessas estaes do ano, mas sem significado na cultura da criana brasileira. fundamental ressaltar a importncia que desempenha o contexto cultural da criana nessas etapas iniciais da aquisio e desenvolvimento da linguagem, etapas cuja faixa etria corresponde da avaliao da ADL. O respeito ao contexto e tpico da criana brasileira, foi preocupao constante tanto na idealizao dos desenhos como na construo das frases estmulo que constituram as tarefas da ADL. Optou-se pela faixa etria de um ano a seis anos e onze meses por ser considerada a idade ideal para a avaliao das alteraes do desenvolvimento de linguagem: conseqncias na socializao e no aprendizado da criana podem ser evitadas por meio do seu diagnstico precoce e conseqente estimulao das habilidades lingsticas identificadas como apresentando alterao.

58

Segundo Whitehust e Fischel (1993), as causas mais freqentes das alteraes no desenvolvimento da linguagem so secundrias deficincia auditiva e retardo mental. Apesar dessas deficincias serem consideradas as causas mais freqentes dos distrbios de linguagem encontramos na literatura, na prtica clnica e assitencial, crianas com distrbios de linguagem por causas diversas. Rapin e Allen (1990) classificam os distrbios de linguagem considerando trs causas principais: alteraes em todas as habilidades cognitivas (retardo mental), distrbio evasivo do desenvolvimento (autismo), alteraes em reas especficas da linguagem recebendo diferentes terminologias: dficit especfico da linguagem (Rapin e Allen, 1990), disfasias do desenvolvimento

(Rapin,1996), afasia da infncia ou afasia adquirida (Eisenson, 1971). O dficit especfico de linguagem o distrbio de linguagem que passa mais despercebido nas primeiras etapas do seu desenvolvimento, s sendo diagnosticado aps a criana vivenciar experincias de fracasso na socializao e no aprendizado escolar. Segundo Pennington (1991), apesar da dislexia s poder ser

diagnosticada na idade escolar, aps concluso do primeiro ou segundo ano do Ensino Fundamental, estudos tm demonstrado que os precursores da dislexia esto presentes antes da idade escolar. Clinicamente, a histria de alguns dislxicos contm as seguintes informaes: atraso na fala, dificuldades articulatrias, alteraes na seqncia de slabas (aminal por animal), problemas para nomear cores ou letras, para encontrar a palavra adequada para se expressar, para lembrar endereos, nmeros de telefones, e seqncia

59

verbal, inclusive ordens complexas. As crianas que apresentam as caratersticas descritas por Pennington (1991) so classificadas por Rapin (1998), como tendo dficit especfico de linguagem. De fato, pesquisadores tm comprovado essa inter-relao dos dficits especficos de linguagem com os distrbio do aprendizado. Wiig (1980) considera a linguagem oral como a precursora da linguagem escrita, e a alterao no seu desenvolvimento interfere na aquisio da escrita e, conseqentemente, no aprendizado escolar. Dependendo do grau do dficit de linguagem, este poder ter efeitos devastadores na incluso escolar e social do indivduo. O Ambulatrio de Fonoaudiologia do Servio de Neurologia do Instituto Fernandes Figueira (IFF)- FIOCRUZ, desde o seu incio - no ano de 1987 tem desenvolvido trabalho assistencial na rea de linguagem, avaliando crianas encaminhadas pelos diversos ambulatrios do IFF com queixa de alterao na fala e de dificuldade escolar. Estas crianas e adolescentes so avaliadas com bateria de testes de linguagem adaptados para a lngua portuguesa pela autora deste projeto, citados no final deste captulo. A anlise qualitativa dos resultados dessas avaliaes tem demonstrado que o dficit especfico de linguagem uma das maiores causas do fracasso escolar. Os resultados identificam alteraes lingsticas referentes ao contedo e estrutura da linguagem poderiam ter sido identificados precocemente antes do incio do aprendizado acadmico, ou seja, na faixa etria que se destina a faixa etria da ADL.

60

Apesar de se ressaltar a aplicao da ADL para identificar crianas com dficit especfico de linguagem , esta uma escala construda para identificar alteraes de linguagem por causas diversas. Pode-se citar como exemplo as baterias de testes desenvolvidas nos Estados Unidos e utilizadas na avaliao e pesquisas de desenvolvimento de linguagem no IFF: (a) Preschool Language Scale-3 (PLS-3), avalia o contedo e a estrutura da linguagem compreensiva e expressiva na faixa etria de seis meses a seis anos, seus resultados so transformados em escore padro e idade de desenvolvimento da linguagem. (b) Peabody Picture Vocabulary Test Revised (PPVT- R), avalia o vocabulrio receptivo na faixa etria de dois a quarenta anos e seus resultados so transformados em escore padro e idade equivalente. The Gesell Preschool Test (GPST), avalia as condutas: adaptativa, linguagem, pessoal-social e motora na faixa etria de dois a seis anos, seus resultados so calculados em quociente do desenvolvimento e idade equivalente ao desenvolvimento dessas condutas. Clinical Evaluation

Language Fundamentals- Revised (CELF- R ), avalia os fundamentos da linguagem (contedo e estrutura) da linguagem compreensiva e expressiva,.na faixa etria de cinco a dezesseis anos, seus resultados so transformados em escore padro e idade equivalente. Finalmente, a utilizao da adaptao ao portugus desses testes se justifica pela: (a) carncia de instrumento de avaliao de linguagem construda, padronizada e validada para populao brasileira, (b) ter confiabilidade e validade comprovadas no seu pas de origem, (c) fcil aplicao,

61

CAPTULO IV MATERIAL E MTODOS

Este estudo foi realizado em convnio com a FUNDAO OSWALDO CRUZ atravs da sua unidade tcnica, INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA DEPARTAMENTO DE GENTICA e com a FUNDAO MUNICIPAL DE EDUCAO DE NITERI. O presente convnio tem por objetivo instituir a cooperao tcnico cientfica entre as conveniadas, com vistas ao

desenvolvimento de programas, projetos e atividades visando o fortalecimento do ensino, assistncia e pesquisa. Trata-se de estudo descritivo de construo e projeto piloto para padronizao e validao de um instrumento de avaliao do desenvolvimento do contedo (semntica) e da estrutura (morfologia e sintaxe) da linguagem, definido como AVALIAO DO DESENVOVIMENTO DA LINGUAGEM (ADL). A primeira etapa do estudo se constitui na construo da ADL. A Segunda etapa se refere ao estudo piloto para a sua padronizao e validao. A padronizao foi obtida a partir da aplicao numa populao de crianas na faixa etria de um ano a seis anos e onze meses, sem alterao no desenvolvimento da linguagem. A validao foi realizada atravs da aplicao da ADL num grupo de crianas que apresentaram fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem e/ou queixa de distrbio de linguagem, e seus resultados comparados ao escore padro calculado no estudo piloto para padronizao.

62

1. CONSTRUO DA ESCALA PARA AVALIAO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM (ADL)

Nesta primeira etapa descreveremos a escala de Avaliao do Desenvolvimento da Linguagem (ADL). A ADL um instrumento clnico, prtico e eficiente para avaliar a aquisio e o desenvolvimento do contedo e da estrutura da linguagem para crianas na faixa etria de um ano a seis anos e onze meses. A administrao da ADL individual e avalia os domnios receptivos e expressivos da linguagem . A ADL foi construda pela autora deste projeto como resultado de estudos na rea de linguagem, da traduo e adaptao para a lngua portuguesa de escalas estrangeiras, e da experincia clnica com crianas que apresentam queixa de alterao no desenvolvimento da linguagem. A sua construo, estudo piloto para padronizao e validao foi iniciada em maro de 2000 e concluda em junho de 2003. Na sua realizao considerou-se a universalidade das etapas do desenvolvimento da linguagem descritas no segundo captulo. Assim, as tarefas utilizadas na avaliao do seu desenvolvimento foram elaboradas por meio de uma pesquisa prvia em formas de escalas internacionais com validade comprovada no seu pas de origem. Portanto, a disposio das tarefas da ADL foram constitudas de acordo com a seqncia das idades estabelecidas por essas escalas. Neste trabalho, em relao ao contexto social e cultural da criana, neste trabalho houve a preocupao de elaborar as tarefas, respeitando as

63

caractersticas culturais e sociais da criana brasileira. Desta forma, procurouse utilizar figuras representando diferentes grupos tnicos e material de avaliao comum a todas as crianas na idade correspondente a habilidade testada. Como foi exposto no segundo captulo, o modelo de desenvolvimento da linguagem em que se fundamentou a construo da ADL, foi o proposto por Bloom e Lahey (1978), que descreve o desenvolvimento da linguagem da criana atravs da integrao do contedo, estrutura e uso. Esses so respectivamente correlatos semntica, combinao de morfologia, fonologia e sintaxe e pragmtica, o uso interpessoal e intrapessoal da linguagem. As tarefas das escalas da ADL consideram em sua avaliao o contedo e a estrutura da linguagem. O uso no foco da sua anlise, devido a um fator determinante: a limitao do contexto de avaliao, que considerado insuficiente para se obter informao mais abrangente sobre a comunicao da criana em diferentes situaes, isto , o desempenho do uso. No entanto, ainda que a ADL no focalize o uso (pragmtica) da linguagem, possvel se obter informaes sobre o seu desempenho durante o perodo de aplicao desta escala. A observao da comunicao social da criana em interao com os seus cuidadores ( pais , bab, etc....) e a examinadora, deve ser relevante para qualquer considerao sobre a sua habilidade de se comunicar. A adoo desse conceito de desenvolvimento da linguagem no processo de avaliao clnica das escalas da ADL justificada por dois fatores:

64

1. ser um esquema pelo qual os componentes da linguagem so classificados e descritos, o que auxilia na compreenso e tambm na explicao de como esses componentes so aprendidos e desenvolvidos. 2. produzir um modelo dentro do qual se torna possvel observar, analisar e descrever alguns elementos fundamentais do desempenho da linguagem da criana, verificando possveis deficincias para sugerir medidas de interveno. As tarefas das escalas da ADL foram desenvolvidas tendo como preocupao central elementos e domnios da linguagem que podem ser distinguidos em dois grupos: 1. a relao entre os elementos da semntica; da morfologia e da sintaxe; noes estritamente relacionadas ao contedo e a estrutura da linguagem; 2. a correlao de domnios da linguagem compreensiva e expressiva e qualquer variao relacionada as habilidades de: ouvir e falar. Esse esquema terico norteou a concepo dos itens das escalas da ADL.

1.1. Descrio das escalas da ADL

A ADL composta de duas escalas: Linguagem Compreensiva e Linguagem Expressiva, que possibilita a avaliao de cada domnio da linguagem, separadamente. A comparao entre os escores das escalas possibilitar determinar se as deficincias observadas so primariamente de natureza compreensiva, ou expressiva, ou global .

65

Nas escalas da ADL, o conhecimento do contedo da linguagem avaliado com tarefas concentradas nos conceitos de quantidade, qualidade (adjetivos), relao espacial, temporal, e seqncia. A estrutura da linguagem avaliada atravs de tarefas referentes morfologia e sintaxe.

A escala da Linguagem Compreensiva

A escala da linguagem compreensiva utilizada para avaliar habilidades bsicas para o processamento da Linguagem Compreensiva como: aspectos da ateno e memria contedo (semntica): conceitos estrutura: morfologia e sintaxe

A escala de Linguagem Expressiva

Muitas das tarefas da escala da Linguagem Expressiva so semelhantes s da escala da Linguagem Compreensiva ( ex.: nomear figuras versus identificar figuras ). O processamento da linguagem est implcito em muitas tarefas expressivas; por exemplo, uma criana no pode responder corretamente uma pergunta se ela no a compreende. As tarefas da escala da Linguagem Expressiva no consideram alteraes articulatrias e so utilizadas para avaliar as reas de: emisso vocal (slabas) contedo (semntica): conceitos estrutura: morfologia e sintaxe

66

1.2. Material para aplicao da ADL


manual do examinador que contm os procedimentos para aplicao e correo das tarefas da ADL (anexo 2). material concreto : bolsa, sino, carrinho, boneca, cachorrinho, bolas, colher, pratinho e canequinha. (foto, anexo 2). um manual de figuras com setenta e cinco folhas contendo ilustraes coloridas relativas habilidade da linguagem avaliada. Em cada folha uma figura facilmente reconhecida pela criana como a resposta correta frase estmulo dita pelo examinador (anexo 2) . protocolo para aplicao da ADL, contendo as frases estmulo na qual, do lado esquerdo, se encontram os itens referentes s tarefas para avaliar a linguagem compreensiva e do lado direito os itens das tarefas para avaliar a linguagem expressiva. Ao lado de cada item h um espao para a pontuao das respostas: um corresponde a resposta correta e zero a incorreta (anexo 2). Esta pontuao foi estabelecida seguindo modelos de testes psicomtricos.

2. ESTUDO PILOTO PARA PADRONIZAO, VALIDAO E CONFIABILIDADE DA ADL


Esta segunda etapa se refere ao estudo piloto para padronizao e validao da ADL, para uma populao infantil de crianas na faixa etria de um ano a seis anos e onze meses.

2.1. Populao-base do estudo

67

Foi estabelecido o Municpio de Niteri, como campo para a realizao deste estudo, em virtude de se ter detectado que o referido Municpio dispe de um sistema de ensino infantil dos trs meses a seis anos e onze meses, centralizado na Fundao Municipal de Educao de Niteri. A referida Fundao dispe de excelente estrutura, com levantamentos demogrficos atualizados e rotinas de exames auditivos e visuais de todas as crianas, aspecto este de fundamental importncia para o desenvolvimento deste trabalho. A Fundao Municipal de Educao de Niteri atravs do Plano Diretor de Niteri (Lei n 1.157 de 29/12/ 92) , constituiu cinco polos que absorvem creches, educao infantil e ensino fundamental do Municpio.

2.2. Universo amostral

Para dar continuidade s pesquisas realizadas pelo Departamento de Gentica do Instituto Fernandes Figueira Fundao Oswaldo Cruz, foi estabelecido como populao - fonte desta pesquisa unidades de ensino da educao infantil da Fundao Municipal de Niteri que fazem parte do polo 1: U M E I Casa da Criana com 46 crianas, Anexo da Casa da Criana com 120 crianas U.M.E.I Alberto de Oliveira com 247 crianas, U.M.E.I Portugal Pequeno com 184 crianas. Alm disto um berrio e duas creches, que tambm pertencem Fundao Municipal de Niteri e mesma regio das unidades de ensino da educao infantil: Berrio Comunitrio Nova Infncia com 45 crianas; Creche Comunitria Rosalva Paim com 171 crianas e

68

Creche Comunitria N. S. Aparecida com 79 crianas, em um total de 892 crianas. Foi necessrio incluir o berrio e a creche na populao fonte da pesquisa em virtude da faixa etria das crianas da educao infantil ser de trs anos a seis anos e onze meses de idade, no cobrindo a faixa etria da ADL que de um ano a seis anos e onze meses. O berrio, as creches e as unidades de ensino de educao infantil do polo 1 abrangem os bairros da Regio de Planejamento das Praias da Baa: Centro, Ftima, Morro do Estado, Ponta DAreia, Gragoat, Boa Viagem, So Domingos, Viradouro, So Francisco, Cachoeira e Charitas. Essa regio, segundo o censo demogrfico de 2000, tem uma populao absoluta de 229.726 pessoas, o que corresponde a aproximadamente 50% da populao do Municpio de Niteri. Geograficamente possui uma rea de 21,24 km2, o que corresponde a 16,3% da rea do municpio e a mais populosa da cidade, com 9.175,15 habitantes/Km2. A regio tem infra estrutura bsica, com quase todos os domiclios ligados ao sistema geral de abastecimento de gua, e aproximadamente 86% ligados rede geral de esgotos. Em relao ao rendimento mdio mensal dos chefes de famlia , a regio apresenta os seguintes dados: 18% ganham at dois salrios mnimos mensais, 22% recebem de dois a cinco salrios mnimos mensais, 24% recebem de cinco a dez salrios mnimos mensais, 22% recebem de dez a

69

vinte salrios mnimos mensais e 13% recebem mais de vinte salrios mnimos mensais.

2.3. Populao de estudo

A populao de estudo para este trabalho foi obtida a partir de uma amostra aleatria estratificada por unidade de ensino, sexo e faixa etria de um ano a quatro anos e onze meses, com intervalos de seis meses, e de cinco anos a seis anos e onze meses com intervalo de um ano. Para realizao deste estudo foi considerado inicialmente um universo de 892 crianas ingressas em instituies localizadas na regio central de Niteri. A composio deste universo apresentada segundo a instituio (tabela 1), a idade (tabela 2) e o sexo (tabela 3) .
Tabela1: Distribuio da populao do estudo por instituio

Instituio
Alberto de Oliveira Portugal Pequeno C.C. Rosalda Paim Anexo Casa da Criana C.C.N.S.Aparecida Casa da Criana Bercrio Comunitrio Nova Infncia Total

Frequnci a 247 184 171


120 79 46 45 892

%
27,7 20,6 19,2 13,5 8,9 5,2 5,0 100,0

Tabela 2: Distribuio da populao do estudo por idade

Idade em anos
1|--1,5 1,5|--2 2|--2,5

Frequnci a 19 26 32

%
2,1 2,9 3,6
70

2,5|--3 3|--3,5 3,5|--4 4|--4,5 4,5|--5 5|--6 6|--7 Total

60 46 115 103 145 245 101 892

6,7 5,2 12,9 11,5 16,3 27,5 11,3 100,0

Tabela 3: Distribuio da populao do estudo por sexo

Sexo
Masculino Feminino
Total

Frequnci a
450 442 892

%
50,4 49,6 100,0

A partir desse universo, uma amostra final de 266 crianas com idades de 1 ano a 6 anos e 11 meses foi obtida para a construo da ADL. O processo de amostragem obedeceu os seguintes critrios: a) A populao de crianas das sete instituies foi dividida em 10 subpopulaes segundo a faixa etria e sexo (tabela 4).

Tabela 4: Subpopulaes por sexo e faixa etria

Idade em anos
1|--1,5
1,5|--2

Masc.
12 15 13 35 19 59 53 71 121 52 450

Fem.
7 11 19 25 27 56 50 74 124 49 442

Total
19 26 32 60 46 115 103 145 245 101 892

2|--2,5 2,5|--3 3|--3,5 3,5|--4 4|--4,5 4,5|--5 5|--6 6|--7 Total

71

b) Dentro de cada subpopulao obtida , foi selecionada uma amostra aleatria de 15 crianas por sexo, quando possvel. Deste modo, para cada faixa etria foi obtida uma amostra de aproximadamente 30 crianas, 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Este padro s no ocorreu nas faixas de: 1ano a 1 ano e 5 meses, 1 ano e 6 meses a 1 ano e 11 meses e 2 anos a 2 anos e 5 meses, devido ao nmero reduzido de crianas destas idades no universo amostral.

Para participar do estudo piloto para a padronizao da ADL era necessrio que a criana apresentasse os critrios de incluso definidos para o este grupo. Para participar da validao foram definidos dois grupos: um, que obedeceu aos mesmos critrios do grupo de crianas que participaram da padronizao, e o outro, composto por crianas que apresentavam fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem e/ou queixa de distrbio de linguagem. As principais informaes para caracterizar as crianas foram obtidas atravs dos responsveis, com a aplicao de um questionrio, e pela avaliao da Fundao de Educao, que consta na ficha de cada criana (exame auditivo, visual e clnico). Os critrios para incluso nos grupos sero descritos em seguida:

Critrios de incluso para os sujeitos do estudo piloto para padronizao da ADL


Perodo de gestao igual ou superior a trinta e sete semanas. Peso igual ou superior a 2.500 gramas.

72

Ausncia de morbidade perinatal (fatores que podem causar danos neurolgicos).

Ausncia de hospitalizao aps sete dias de vida. Ausncia de alteraes genticas, como por exemplo, Sndrome de Down, ou neurolgica como Paralisia Cerebral ou Autismo.

Ausncia de diagnstico de distrbio neuropsiquitrico. Ausncia de diagnstico de problemas de audio e/ou viso.

Critrios de incluso para o grupo de crianas com fatores de risco e/ou queixa de distrbio no desenvolvimento da linguagem:
Crianas cujo questionrio dos responsveis e/ou a avaliao da Fundao Municipal de Educao, indicaram presena de alguns dos critrios associados a fatores de risco anteriormente descritos para excluso do grupo de sujeitos do estudo piloto para padronizao. Crianas portadoras de deficincia fsica e/ou mental, que faziam parte do programa de incluso das creches e do ensino infantil. Alm da utilizao do questionrio, obtivemos informaes sobre os dados clnicos da criana na sua ficha, na secretaria das instituies.

2.4. Amostra

O processo de amostragem aleatria resultou na seguinte distribuio por faixa etria (tabela 2.5).

73

Tabela 2.5. Distribuio da amostra do estudo piloto para padronizao da ADL por faixa etria

Idade Frequncia Porcentagem 1,0|--1,5 19 7,1 1,5|--2,0 26 9,8 2,0|--2,5 17 6,4 2,5|--3,0 30 11,3 3,0|--3,5 24 9,0 3,5|--4,0 27 10,2 4,0|--4,5 26 9,8 4,5|--5,0 31 11,7 5,0|--6,0 35 13,2 6,0|--7,0 31 11,7 Total 266 100,0
Como podemos observar, algumas faixas etrias saram prejudicadas pela dificuldade de se encontrar crianas na populao de estudo que obedecessem aos critrios para aplicao da escala, o que no interfere neste trabalho por tratar-se de um estudo piloto. A distribuio final de crianas por sexo na amostra est descrita na tabela 2.6.
Tabela 2.6. Distribuio da amostra do estudo piloto para padronizao da ADL por sexo

Idade
Masculin o Feminino Total

Frequncia 140 126 266

Porcentage m 52,6
47,4 100,0

2.5. Desenvolvimento de normas

Os clculos do escore padro da ADL foram realizados por um estatstico. Para cada um dos grupos, dentro das faixas etrias, foi calculada a mdia e o

74

desvio padro para os valores encontrados nas variveis: Linguagem Compreensiva - LC e Linguagem Expressiva - LE (tabela 2.7).

Tabela 2.7. Mdia dos escores padro e desvios padro das escalas (LC e LE) da ADL

Idade

1,0|--1,5 1,5|--2,0 2,0|--2,5 2,5|--3,0 3,0|--3,5 3,5|--4,0 4,0|--4,5 4,5|--5,0 5,0|--6,0 6,0|--7,0

Linguagem Compreensiva Mdia DP 4,2 1,0 8,7 2,1 13,5 2,5 16,2 3,9 20,3 5,5 28,8 6,2 30,7 6,1 34,9 3,2 36,6 2,5 38,6 1,4

Linguagem Expressiva Mdia 3,0 6,5 11,9 15,1 19,4 26,7 30,8 34,9 35,8 37,6 DP 1,2 2,1 3,3 3,9 3,7 7,0 4,9 3,2 2,8 1,4

Os escores padro da Linguagem Compreensiva e da Linguagem Expressiva foram derivados dos escores brutos com intervalo de seis meses na faixa etria de 1 ano a 4 anos e 11 meses de idade, e intervalo de um ano, para a faixa etria de 5 anos e 6 anos e 11 meses de idade. O escore padro global da linguagem foi derivado da soma do escore padro das duas escalas (anexo 3). Para os escores padronizados da escala da linguagem compreensiva e da expressiva e da linguagem global foi estabelecido a mdia 100 e o desvio padro 15 (anexo 3), procedimento amplamente utilizados, por testes psicomtricos atuais. Seguindo o modelo de testes psicomtricos ficou estabelecido que um desvio padro (DP=15) acima ou abaixo da mdia 100 indica que a criana

75

est desenvolvendo a linguagem dentro dos padres da normalidade. Em relao esta mdia e dependendo do nmero de desvios padro estabeleceu se um critrio para seclassificar os resultados da ADL (tabela 2.8).

Tabela 2.8. Critrios de classificao dos resultados da ADL em relao Escore Padro e Desvio Padro
Desenvolvimento da linguagem Faixa da normalidade Distrbio leve Distrbio moderada Distrbio severo Escore Padro (EP) Entre EP 85 e EP 115 Entre EP 84 e EP 77 Entre EP 76 e 70 Igual ou abaixo de EP 69 Desvio Padro (DP) menor ou maior 1 DP Entre <1,03 DP e <1,53 DP entre <1,6 DP e < 2 DP abaixo de <2 DP

2.6.

Validao da ADL

Nessa terceira etapa, foi realizada a validao da ADL. Validar uma escala um processo atravs do qual se determina a confiana que pode ser depositada nas inferncias estabelecidas atravs dos escores obtidos. O processo de validao proposto neste trabalho se dirige para inferncias que podero ser feitas em relao ao nvel do desenvolvimento da linguagem dos indivduos medidos a partir dos escores fornecidos pela escala ADL ( Streiner & Norman, 1998).

2.6.1. Validade de face e contedo

Para avaliar esta nova escala - ADL foi realizada inicialmente a validade de face e a de contedo dos seus itens. Ambos os tipos de validade expe julgamentos subjetivos a respeito da capacidade da ADL de avaliar o que se prope. A validade de face se refere uma aparncia, ou seja, se a ADL

76

parece medir o que se prope a medir. Esta validade foi realizada atravs da anlise de cada item quanto adequao das tarefas e da formulao da frase estmulo faixa etria que est sendo avaliada, a clareza dos desenhos para a criana identificar a resposta correta e o critrio para correo. A validade de contedo julgou a possibilidade da ADL avaliar a aquisio e o

desenvolvimento da linguagem compreensiva e da linguagem expressiva nas faixas etrias que se props. Esta etapa contou com a participao de trs fonoaudilogas e um neuropediatra, profissionais com conhecimento do desenvolvimento da linguagem e experincia na aplicao de escalas. Esse julgamento foi realizado inicialmente de forma individual. Aps cada

profissional ter concludo a sua anlise foram feitas reunies com a autora da ADL para discutir os resultados e, aps um consenso, do grupo algumas modificaes na frase estmulo e desenhos foram realizadas.

2.6.2. Validade de construto

Por no haver nenhuma escala brasileira padronizada e validada para ser utilizada como padro ouro, foi estabelecida para este estudo a avaliao da validade de construto atravs de sua aplicao em grupos extremos. Isto , a ADL foi aplicada em dois grupos: grupo D composto por trinta crianas que obedeceram os critrios de incluso para o estudo piloto para pdronizao da ADL e grupo D composto por trinta crianas que no obedeceram os critrios de incluso, ou seja, o grupo de crianas com fatores de risco e/ou queixa de distrbio de linguagem. A validade de construto mediu o grau de confiana que os seus escores permitiram aferir sobre o desenvolvimento da linguagem global das crianas,

77

tanto do grupo sem distrbio de linguagem, como do grupo de crianas com fatores de risco e/ou queixa de distrbio de linguagem. Para isso, utilizou os critrios de classificao dos resultados da ADL descritas na tabela 2.8. A primeira etapa da validade de construto foi a seleo de dois grupos de crianas pertencentes ao universo amostral da populao deste estudo: - Grupo D: composto por trinta crianas na faixa etria de 5 anos a 5 anos e 11 meses de idade. - Grupo D: composto por trinta crianas nas faixas etrias 1 ano e 5 meses a 6 anos e 11 meses de idade. A partir dos dados obtidos no questionrio e na ficha da Instituio, de cada criana do grupo com fatores de risco e/ou queixa de distrbio de linguagem (D), foram construdas duas tabelas: uma para mostrar a distribuio por sexo (tabela 2.9), e outra para mostrar o nmero de crianas por faixa etria, resultado da aplicao da ADL, os fatores de risco e queixa de alterao no desenvolvimento da linguagem (Anexo 3 tabela 3).

Tabela 2.9 Distribuio do grupo de crianas com fatores de risco e/ou queixa de distrbio de linguagem por sexo

Sexo Masculino
Feminino

N 15
15 30

% 50
50 100

Total

A segunda etapa: aplicar a ADL no grupo D e D.

78

A terceira etapa: transformar o escore bruto global da ADL do grupo D e D em escore padro. A quarta etapa: classificar o escore padro da linguagem global obtido por cada criana do grupo D e D com os critrios de classificao dos resultados da ADL. Esses resultados sero mostrados no captulo que se refere aos resultados e discusso, neste trabalho .

2.7. Confiabilidade
A avaliao de confiabilidade da ADL foi realizada pela sua aplicao repetida, inicialmente pela autora deste estudo em um grupo de vinte crianas. e aps uma semana, por cada pesquisadora em cinco crianas do mesmo grupo. Os resultados da pontuao em ambas aplicaes foram iguais, indicando que os procedimentos estavam sendo realizados com os cuidados previamente estabelecidos.

2.8. Material
2.8.1 - Termo de Consentimento. Este documento que registra a permisso, atravs da assinatura dos responsveis dos sujeitos focais, concordncia em participar da pesquisa (anexo 1). 2.8.2 - Questionrio para os pais ou responsveis dos sujeitos da populao de estudo (anexo 1). Esse instrumento aplicado composto de sete mdulos, e sua

elaborao foi baseada a partir de modelos de questionrios utilizados em

79

entrevistas com o responsvel de pacientes, em servios de fonoaudiologia de hospitais, nos Estados Unidos. Os seus mdulos, na sua maioria, so compostos por questes categricas, isto , as respostas so afirmativas ou negativas (sim ou no). O objetivo do questionrio, neste estudo, foi o de fornecer uma anamnese, contendo a histria pregressa e os dados clnicos da criana, desde sua concepo at o presente momento. Os itens relacionados na incluso da amostra para o grupo de crianas fizeram parte da padronizao e foram assinalados com um asterisco (utilizado neste trabalho como determinao de fatores de risco). Estes itens tiveram tambm o objetivo de auxiliar a selecionar sujeitos para o grupo com fatores de risco e/ou queixa do responsvel ou do colgio, de distrbios no desenvolvimento da linguagem. Os mdulos desse questionrio (anexo 1) se referem: 2.8.2.1. Identificao: espao destinado aos dados de identificao da criana. 2.8.2.2. Gestao: espao destinado a fatores de risco no perodo prnatal. Investigao realizada atravs de questes relativas a sade da me nesse perodo. 2.8.2.3. Nascimento: espao destinado a fatores referentes ao perodo perinatal, que podero prejudicar o desenvolvimento posterior da criana (investigao realizada atravs de questes relativas a intercorrncias sofridas pelo neonato).

80

2.8.2.4. Histrico Mdico: espao destinado aos dados clnicos da criana, obtidos atravs de questes relacionadas sua sade. 2.8.2.5. Desenvolvimento: espao destinado investigao da aquisio de habilidades que caracterizam etapas do desenvolvimento infantil. 2.8.2.6. Dados referentes educao e situao scio econmica: espao destinado aos dados relativos ao nvel de educao e a renda familiar dos responsveis. 2.8.2.7. Dados referentes ao berrio, creches ou colgios. A sua validade de contedo foi feita a partir da avaliao realizada por experts em, neuropediatria, neonatologia, psicologia do desenvolvimento e fonoaudiologia, cujas sugestes foram incorporadas ao questionrio definitivo. Esses profissionais atestaram a capacidade do questionrio de discriminar sujeitos sem distrbios daqueles com distrbios no desenvolvimento da linguagem. 2.8.3 - A escala de Avaliao do Desenvolvimento da Linguagem (ADL) descrita anteriormente.

2.9. Procedimentos

2.9.1 - Conhecimento do campo de pesquisa A professora e fonoaudiloga Nelma Pinto coordenadora representante da Fundao Municipal de Educao de Niteri no convnio 28/2000, deliberou os seguintes procedimentos:

81

2.9.1.1. Reunio com os professores para esclarecer os objetivos trabalho e solicitar a sua cooperao durante a pesquisa de campo; 2.9.1.2. Reunio com os pais ou responsveis pelos sujeitos da populao pertencente ao berrio, s creches e ao polo 1, para esclarecer os objetivos da pesquisa e solicitar a participao voluntria da criana no estudo. 2.9.1.3. Fornecimento de listagem com o nome de todas as crianas das instituies. Esta listagem foi encaminhada ao profissional

responsvel pela estatstica deste estudo, com a finalidade de selecionar uma amostra aleatria. 2.9.1.4. Solicitao aos coordenadores das instituies, onde seria realizada a pesquisa de campo, para que pedissem o comparecimento dos responsveis pelos sujeitos da populao de estudo, para a entrevista com os pesquisadores. Nessa ocasio seria explicado aos

responsveis os objetivos do estudo, solicitao da assinatura no termo de consentimento e, finalmente, aplicado o questionrio.

2.9.2. Pr-testes

Foi realizado uma seqncia de pr-testes do questionrio e da ADL objetivando: verificar se a formulao dos tens do questionrio estavam accessveis para serem aplicados de maneira informal pelas pesquisadoras deste estudo (trs fonoaudilogas e uma estudante de graduao em pedagogia) e compreendidos pelos responsveis. Verificou-se tambm, a

82

adequao dos itens da ADL e se a formulao das frases estmulo estava adequada s diferentes idades das crianas. O pr-teste foi realizado em trs estgios: na primeira etapa, a prpria equipe de pesquisadores respondeu ao questionrio e ADL. Os comentrios e sugestes resultantes dessa aplicao inicial foram utilizadas na correo e melhor elaborao dos itens do material. Na segunda etapa, o pr-teste foi realizado com vinte sujeitos (pais e filhos) do Colgio Alberto de Oliveira, que confirmaram a adequao dos itens.

2.9.3. Ambiente e aplicao do material


O termo de consentimento, o questionrio para os pais, a ADL foram aplicados por uma equipe, formada por trs fonoaudilogas e uma estudante de pedagogia (pesquisadoras) , com experincia em aplicao de testes. Foi estabelecido que a pesquisadora que aplicasse o questionrio no responsvel, no seria a mesma a aplicar a ADL na respectiva criana. Antes da aplicao da ADL nos sujeitos deste estudo, as pesquisadoras realizaram um treinamento intensivo, sob a orientao da autora. Este treinamento consistiu em: (a) familiarizao com os itens do questionrio e da ADL; (b) treinamento de contato de olhar e tom de voz dirigido a criana, objetivando tornar a postura das pesquisadoras a mais semelhante possvel entre si, neutralizando suas diferenas, que poderiam interferir na relao com os sujeitos e seus responsveis, o que ocasionaria conseqncias nas respostas do questionrio e nos resultados da aplicao da ADL.

83

Os responsveis e as crianas foram entrevistados e testadas em sesses individuais, em salas cedidas pela coordenao da instituio onde estava sendo realizada a pesquisa de campo. O encontro com o responsvel tinha incio com a apresentao da pesquisadora, a explicao do critrio de escolha (sorteio) e a importncia da sua contribuio nessa pesquisa do desenvolvimento da linguagem. Em seguida era perguntado se concordavam com participao da criana no estudo. Se a resposta fosse afirmativa, solicitava-se a assinatura no termo de consentimento e, em seguida, aplicavase o questionrio . A partir do questionrio, obteve-se uma anamnese, contendo a histria pregressa e dados clnicos da criana desde a sua concepo at o presente momento. O questionrio foi o instrumento que estabeleceu o primeiro perfil dos sujeitos deste estudo, a anlise das suas respostas, junto com os dados clnicos nas fichas das crianas, foram de fundamental importncia para determinar a sua incluso no grupo controle ou no grupo de crianas com fatores de risco e/ou queixa de distrbio de linguagem. Os coordenadores agendaram os sujeitos para a aplicao individual da ADL e a autora deste projeto encaminhava a criana para a pesquisadora que realizava a sua administrao. A pesquisadora a criana em sua sala, pedia licena a sua professora e perguntava a criana se gostaria de participar da pesquisa, em seguida dirigia-se a sala reservada para o estudo. Antes de iniciar a aplicao da escala, sentavam em uma mesa da escola apropriada para a idade da criana ou mesmo no cho, a pesquisadora procurava uma posio confortvel para ambos e que facilitasse o manuseio do material, objetos, manual de figuras e as anotaes nas folhas do protocolo de aplicao

84

da ADL. Comentrios e perguntas sobre as brincadeiras e programas de televiso preferidos foram utilizadas como facilitador para interao com a criana que geralmente, parecia mais comunicativa aps esta aproximao informal.

Em seguida procedia-se a introduo da ADL, iniciandose sempre pela aplicao da Escala da Linguagem Compreensiva e depois a da Linguagem Expressiva.

O perodo de aplicao da ADL variou entre 20 e 40 minutos, isto dependendo da idade e do grau de comunicao da criana, visto que as menores e as mais tmidas necessitavam de mais tempo. As crianas, em sua maioria, se mostravam muito interessadas nos objetos e/ou nas figuras, assim com o prazer no manuseio.

2.9.4. Correo e computao do escore

A correo e pontuao das tarefas na folha de resposta da escala da Linguagem Compreensiva e da Linguagem Expressiva foi realizada de forma individual pela prpria examinadora - os procedimentos para aplicao da ADL encontram-se no manual do examinador - ( anexo 2). Alm disso, para certificar-se de que a correo das folhas de respostas estava sendo feita com preciso, cada protocolo era verificado por outra pesquisadora que no havia participado da primeira correo. Os resultados se mostraram positivos e no

85

foram encontradas falhas na correo. O trabalho estava sendo realizado conforme as regras previamente estabelecidas.

2.9.5. Avaliao quantitativa

Foi realizada uma avaliao quantitativa das tarefas das escalas da ADL. Aps a sua aplicao nos sujeitos que participaram do estudo piloto para padronizao, a pontuao de cada tarefa por criana e por faixa etria foi digitada em um banco de dados do Excel e submetida a uma avaliao quantitativa. A percentagem de crianas que respondeu corretamente foi calculada por grupo de idades. Com os resultados desses dados foram construidos dez grficos por faixa etria demonstrando percentagem de acertos em cada tarefa da ADL. Os seus grficos sero apresentados e discutidos no captulo referente aos resultados.

2.9.6. Anlise estatstica

A padronizao da ADL foi realizada a partir de procedimentos estatsticos disponveis no pacote SPSS, atravs de recursos computacionais, por profissional da rea da estatstica (anexo 3)

86

V. RESULTADOS E DISCUSSO
Neste captulo sero apresentados os resultados deste trabalho, que teve como objetivo construir uma escala de Avaliao de Desenvolvimento da Linguagem (ADL) para crianas na faixa etria de um a seis anos e onze meses e realizar o estudo-piloto para sua padronizao e validao . importante ressaltar a impossibilidade da generalizao dos resultados deste trabalho, por se tratar de um estudo-piloto no qual o nvel educacional de 42% das mes das crianas que fizeram parte da populao desta pesquisa de primeiro grau incompleto (tabela 5.1).

Tabela 5.1. Nvel de Escolaridade Materna


Nvel de Escolaridade Materna Escolaridade N % 1 grau incompleto 111 41,7% 1 grau completo 28 10,5% 2 grau incompleto 34 12,8% 2 grau completo 53 19,9% 3 grau incompleto 6 2,3% 3 grau completo 10 3,8% Analfabeto 1 0,4% No Respondeu 23 8,6% Total 266 100%

Para a padronizao da ADL ser necessrio o prosseguimento da sua aplicao a um universo maior de sujeitos abrangendo mais famlias que tenham nvel educacional de segundo e terceiro grau. Como foi comprovado em estudos cientficos o nvel de escolaridade dos pais e dos cuidadores exerce um papel fundamental no contexto de desenvolvimento da linguagem da criana. Como exemplo, Anastasiow (1982) descreveu os resultados de um estudo longitudinal demonstrando que os primeiros anos da criana so
87

diretamente influenciados pelo nvel de educao da me, pelo modelo dos pais e pelos cuidados que lhe so proporcionados. Esses parmetros estabelecem as condies ambientais para o desenvolvimento das habilidades intelectuais, da linguagem e da realizao escolar. Foi estabelecido portanto, para esse estudo-piloto, que a tarefa que obtivesse na anlise descritiva do ADL resultado igual ou acima de 50% no seria substituda ou modificada. A tarefa que obtivesse resultado inferior seria analisada em relao: adequao da tarefa e da formulao da fraseestmulo, faixa etria, clareza do desenho para a resposta correta e ao critrio de correo. Os resultados desta anlise identificaram a inadequao de uma proporo muito pequena de tarefas para mensurar o desenvolvimento da linguagem na faixa etria a que se prope (quadro 1). Com base nestes resultados e de acordo com os critrios estabelecidos algumas tarefas foram modificadas: duas tiveram a sua frase-estmulo reformulada; um critrio de correo foi modificado; quatro tarefas foram reorganizadas em funo da faixa etria; duas tiveram o desenho modificado; trs foram excludas, por serem referentes a avaliao da aquisio do pronome, do superlativo e do plural irregular na linguagem espontnea. A anlise das tarefas da ADL discutida e mostrada nos grficos de um a dez que representam a aquisio e o desenvolvimento da linguagem e a idade cronolgica da criana. Esses grficos foram construdos por faixa etria em seu eixo horizontal, encontram-se as tarefas representadas pelo nmero

88

correspondente no protocolo de avaliao e no vertical a sua percentagem de acerto para tarefa.

1. Anlise descritiva das tarefas da ADL

O grfico 1 mostra que a escala da linguagem compreensiva (LC) ) obteve o percentual de acerto exigido. Na escala da linguagem expressiva (LE), a tarefa referente a repetio de palavras obteve 37% de acerto; no foi realizada, entretanto, nenhuma modificao, tendo em vista que pesquisas cientficas comprovam que nessa faixa etria as crianas j adquiriram a capacidade de repetir palavras que fazem parte do seu contexto lingstico. Podemos citar o estudo de Bates et al. (1997) que concluiu ser a criana capaz de produzir uma mdia de 10 palavras aos 12 meses, o que confirma a adequao desta tarefa.

O grfico 2 mostra que todas as tarefas obtiveram o percentual de acerto exigido, com exceo da tarefa nmero sete, que se refere a relao de posse.
Grfico 1 - Resultado da ADL na Faixa Etria de 1 ano 1 ano e 5 meses (n=19)

100%

% 80% d e 60% A c e40% r t o 20% s

0%
% acertos (L.E.) % acertos (L.C.)

1 84% 100%

2 79% 100%

3 95% 100%

4 37% 53%

5 7% 65%

6 0% 0%

7 0% 6%

8 0% 8%

Tarefas

Tarefas pertencentes faixa etria

Ao ser analisado o protocolo dessa tarefa, observou-se uma falha no critrio de correo, que estabelecia que a criana j tivesse adquirido o pronome para receber a pontuao. Nessa faixa etria, entretanto, no esperado que a criana o tenha adquirido. O critrio para a resposta ser considerada correta foi

89

reformulado para a tarefa apenas indicasse que a criana adquiriu o conceito de posse. Isto pode ser expressado por respostas simples da criana como dizer o seu prprio nome - ou atravs de emisses vocais como, papato nenm. Vide protocolo, anexo 2.

Grfico 2 - Resultado da ADL na Faixa Etria de 1 ano e 6 meses 1 ano e 11 meses (n=26)

100%

%
80%

d e A c e r t o s
60%

40%

20%

0% % acertos (L.E.) % acertos (L.C.)

1 100% 100%

2 96% 96%

3 100% 100%

4 92% 88%

5 79% 96%

6 92% 85%

7 33% 77%

8 96% 92%

9 74% 63%

10 12% 42%

11 53% 22%

12 0% 41%

Tarefas

T arefas pertencentes faixa etria

O grfico 3 mostra que todas as tarefas na faixa etria de 2 a 2 anos e 5 meses da escala da LC obteve o percentual de acerto exigido. A LE obteve o

percentual de acertos exigido nas tarefas nove, dez e onze. A tarefa doze, que se refere a aquisio do plural regular, obteve 0% de acerto. Embora essa total ausncia de aquisio do plural no tenha sido elucidado, duas hipteses bsicas so apresentadas. Na primeira, a tarefa inadequada para a criana brasileira nessa faixa etria. Na segunda hiptese, a aquisio do plural cultural e depende do seu contexto lingstico do nvel educacional da criana. Essa tarefa foi reorganizada em relao faixa etria, de acordo com os resultados da anlise.

90

Grfico 3 - Resultado da ADL na Faixa Etria de 2 anos 2 anos e 5 meses (n=17)

100%

% d e A c e r t o s
80%

60%

40%

20%

0% % acertos (L.E.) % acertos (L.C.)

5 88% 100%

6 94% 88%

7 94% 94%

8 94% 94%

9 100%

10 93%

11 93%

12 0%

13 33% 73%

14 57% 87%

15 45% 47%

16 60% 27%

Tarefas

81% 94% 93% 87% Tarefas pertencentes faixa etria

O grfico 4 mostra que todas as tarefas na faixa etria de 2 anos e 6 meses a 2 anos e 11 meses obtiveram percentual de acertos acima de 50%. Portanto, no foi necessrio realizar modificao.

Grfico 4 - Resultado da ADL na Faixa Etria de 2 anos e 6 meses 2 anos e 11 meses (n=30)

100% % d e 60% A c e r t o s

80%

40%

20%

0% % acertos (L.E.) % acertos (L.C.)

Tarefas 9 100% 93% 10 100% 100% 11 100% 97% 12 4% 93% 13 70% 14 83% 15 73% 16 79% 17 32% 18 36% 37% 19 63% 24% 20 14% 11%

83% 83% 63% 57% 32% Tarefas pertencentes faixa etria etria

O grfico 5 mostra que trs tarefas na faixa etria de 3 a 3 anos e 5 meses obtiveram percentual de acerto abaixo de 50%. Na LC, a nmero 18, que se refere a categorizao, teve um dos seus desenhos modificados, pois houve um consenso entre as pesquisadoras de que as crianas falhavam na

91

identificao do mesmo desenho; a tarefa 20, que se refere a identificao de cores, obteve 25% de acerto, tendo sido considerado que houve falha na sua organizao em relao faixa etria.

Grfico 5 - Resultado da ADL na Faixa Etria de 3 anos 3 anos e 5 meses (n=24)


100% % d e A c e r t o s 60%

80%

40%

20%

0% % acertos (L.E.) % acertos (L.C.)

Tarefas 13 96% 100% 14 92% 96% 15 96% 92% 16 88% 54% 17 75% 58% 18 58% 43% 19 63% 50% 20 25% 32% 21 23% 32% 22 20% 31% 23 88% 56% 24 19% 79%

Tarefas pertencentes faixa etria

Segundo Dale, (1975) a aquisio do conceito de cores universal. Esse autor cita no seu artigo os resultados obtidos por Heider (1971): em uma pesquisa, realizada em crianas, sobre a aquisio da habilidade de nomear cores, concluiu que aos trs anos de idade, a criana ainda no as nomeia sistematicamente, mas aos quatro anos, ela precisa em sua identificao e nomeao. Assim, essa tarefa faz parte da faixa etria de quatro anos no protocolo final da escala expressiva da ADL. Na LE, a tarefa 20 foi excluda devido a sua impreciso em relao a sua marcao, que dependia da observao da linguagem espontnea da criana; isto pode ter prejudicado a sua pontuao, pois a proposta da ADL obedecer a uma seqncia de tarefas. Essa tarefa foi substituda por questes que utilizam o pronome interrogativo que em perguntas relativas ao agente de uma ao.

92

O grfico 6 mostra que todas as tarefas na faixa etria de 3 anos e 6 meses a 3 anos e 11 meses obtiveram percentual de acertos acima de 50%. Portanto, no foi necessrio realizar modificao.

Grfico 6 - Resultado da ADL na Faixa de 3 anos e 6 meses 3 anos e 11 meses (n=27)

100% % 80% d e A c e r t o s 60%

40%

20%

0% % acertos (L.E.) % acertos (L.C.)

Tarefas 17 93% 93% 18 93% 85% 19 93% 89% 20 65% 65% 21 62% 93% 22 62% 74% 23 88% 81% 24 65% 89% 25 91% 73% 26 55% 65% 27 55% 54% 28 14% 85%

Tarefas pertencentes faixa etria

O grfico 7 mostra percentual de acertos a partir de 50% nas tarefas referentes a faixa etria de 4 anos a 4 anos e 5 meses Portanto, no foi necessrio realizar modificao.

93

Grfico 7 - Resultado da ADL na Faixa Etria de 4 anos 4 anos e 5 meses (n=26)

100% % d e 60% A c e r t o s

80%

40%

20%

0% % acertos (L.E.) % acertos (L.C.)

21 73% 88%

22 88% 75%

23 100% 83%

24 65% 92%

25 88% 79%

26 62% 58%

27 50% 67%

28 56% 100%

29 79% 87%

30 86% 78%

31 62% 43%

32 71% 43%

Tarefas

Tarefas pertencentes faixa etria

O grfico 8 mostra percentual de acerto da faixa etria de 4 anos e 6 a 4 e 11 meses. Na LC a tarefa 32 apresentou acerto abaixo de 50%, aps anlise observamos que a falha estava na frase estmulo e no desenho que foi corrigido. Todas as tarefas da LE tiveram percentual de acerto a partir de 50%, no sendo necessrio realizar modificao.

Grfico 8 - Resultado da ADL na Faixa Etria de 4 anos e 6 meses 4 anos e 11 meses (n=31)

100% % d e 60% A c e r t o s

80%

40%

20%

0% % acertos (L.E.) % acertos (L.C.)

25 97% 84%

26 87% 90%

27 84% 77%

28 71% 97%

29 94% 87%

30 94% 90%

31 87% 83%

32 87% 47%

33 94% 73%

34 97% 37%

35 77% 100%

36 90% 25%

Tarefas

Tarefas pertencentes f aixa etria

94

O grfico 9 mostra o percentual de acerto da faixa etria de 5 a 5 anos e 11 meses. Na LC a tarefa 34 obteve resultado abaixo de 50%, aps anlise foi verificado a necessidade de refazer o desenho.

Grfico 9 - Resultado da ADL na Faixa Etria de 5 anos 5 anos e 11 meses (n=35)


100%

% d e

80%

60% A c e r t o s

40%

20%

0% % acertos (L.E.) % acertos (L.C.)

29 94% 91%

30 100% 91%

31 83% 94%

32 80% 47%

33 97% 86%

34 91% 46%

35 82% 100%

36 88% 51%

37 9% 34%

38 85% 79%

39 41% 88%

40 23% 97%

Tarefas

Tarefas pertencentes faixa etria

O grfico 10 mostra os resultados da faixa etria de 6 a 6 anos e 11 meses. Na LC todas as tarefas alcanaram percentual de acerto acima de 50%. Na LE a tarefa do item 37 referente a - comparativo de superioridade - e a do item 40 - a plural irregular - obtiveram resultados bem abaixo do exigido e foram excludas devido a sua inadequao faixa etria. Essa deciso foi tomada aps consenso com os professores, que confirmaram que essas aquisies esto acima da idade de crianas que fazem parte da educao do ensino infantil. Assim, elas foram substitudas por tarefas referentes a analogias e memria.

95

Grfico 10 - Resultado da ADL na Faixa Etria de 6 anos 6 anos e 11 meses (n=31)

100% % d e 60% A c e r t o s

80%

40%

20%

0% % acertos (L.E.) % acertos (L.C.)

29 100% 97%

30 100% 100%

31 100% 97%

32 97% 87%

33 100% 97%

34 100% 81%

35 97% 100%

36 97% 71%

37 23% 55%

38 97% 84%

39 52% 100%

40 37% 100%

Tarefas

Tarefas pertencentes faixa etria

Os resultados da anlise das tarefas da ADL sugeriram: (a) a reorganizao de algumas tarefas em relao a faixa etria; (b) a reviso dos critrios de correo, das frases estmulo e dos desenhos; (c) a substituio de duas tarefas (quadro 1). importante ressaltar que - aps essas modificaes - a ADL no foi aplicada em nenhuma populao.

96

Quadro 1. Modificaes Realizadas na Construo Inicial da ADLaps Anlise


dos Resultdos
FAIXA ETRIA N DA TAREFA REFORMULAO DA FRASE ESTMULO MODIFICAO DO DESENHO CRITRIO DE CORREO TAREFA EXCLUDA TAREFA SUBSTITUDA TAREFA TRANSFERIDA (Protocolo anexo 2) TAREFA INCLUIDA (Protocolo anexo 2)

*1 *2 *3 *4 *5 *6 *7 *8 *9

7 (LE) X X 12(LE) 16 (LE) 16(LE) 18(LR) X 20(LR) 28 (LR) 20(LE) 24(LE) 28(LR) 32(LR) X X 34(LR) X X 37(LE) X 40(LE) X Nota: - Faixa etria: *1 = 1 ano e 6 meses 1 ano e 11 meses; *2 = 2 anos 2 anos e 5 meses;9 *3 = 2 anos e 6 meses 2 anos e 11 meses; *4 = 3 anos 3 anos e 5 meses; *5 = 3 anos e 6 meses 3 anos e 11 meses; *6 = 4 anos 4 anos e 5 meses; *7 = 4 anos e 6 meses 4 anos e 11 meses; *8 = 5 anos 5 anos e 11 meses; *9 = 6 anos 6 anos e 11 meses.

24 (LE) 12 (LE) X 16 (LE) 20 (LR) X X

- As tarefas transferidas e excludas esto no protocolo definitivo no anexo 2.

Na comparao realizada entre os escores brutos de cada escala, verificou-se uma curva de crescimento. medida que aumentava a idade cronolgica da criana, aumentava tambm o nmero de pontos do escore bruto, o que revelou que o fator de idade seria fonte de variabilidade. Os resultados do estudo-piloto para padronizao da ADL foram utilizados para compor dez tabelas para a escala da linguagem compreensiva e expressiva, para transformao dos escores brutos em escores padro por faixa etria (tabelas 1, anexo 3). Estes resultados tambm foram usados para compor as tabelas para a transformao do escore padro global da linguagem de todas as faixas etrias (tabela 2, anexo 3). Os resultados da avaliao da validade de face e de contedo sugeriram que as habilidades do desenvolvimento da linguagem propostas nas tarefas da ADL sero mensuradas adequadamente.

97

Como j foi dito no captulo referente metodologia, no existe uma escala considerada padro-ouro que fornea uma medida acurada do desenvolvimento da linguagem - qual a ADL pudesse ser comparada e a partir da qual fosse definida a sua validade. Assim, a validao da ADL foi realizada atravs da sua aplicao em dois grupos de crianas, a fim de avaliar a validade de construto. Partiu-se do pressuposto que, se as escalas da ADL estivessem medindo adequadamente o que se propunha, o grupo de crianas com fatores de risco e/ou queixa de distrbio de linguagem grupo D ao ser avaliado, obteria escores abaixo da mdia, isto , escore padro da linguagem global que indicasse alterao leve, moderada ou grave no desenvolvimento da linguagem. Alm disso, tambm era esperado que o grupo de crianas sem fatores de risco e/ou sem queixa de alterao no desenvolvimento da linguagem grupo D obtivesse escores que correspondessem mdia ou acima desta, considerados adequados. Os resultados em escores padro global da linguagem nas crianas do grupo D indicaram alterao de leve a grave, enquanto as do grupo D obtiveram escores padro que indicaram desenvolvimento da linguagem correspondendo mdia ou acima desta, (tabela 5.3). Esses resultados, portanto, sugeriram que aspectos da aquisio e do desenvolvimento da linguagem da criana brasileira poderiam ser mensurados adequadamente por meio da aplicao da ADL. Os resultados da aplicao da ADL no grupo D encontram-se descritos por faixa etria, fatores de risco e queixa de alterao no desenvolvimento da linguagem ( tabela 3, anexo 3).

98

Tabela 5.3 Resultado em escore padro da Linguagem Global das crianas sem distrbio de linguagem (D) e com fatores de risco e/ou queixa de distrbio de linguagem (D)

Linguagem Global
(Faixa etria: 1a 6a 11m)

D 6

% 20

ACIMA DA MDIA ADEQUADO


LEVE MODERADO GRAVE

24

80

Total 100 30 Nota: a (idade em anos), m (idade em meses).

5 2 23 30

16,5 6,5 77,0 100

Os resultados do estudo da sensibilidade da ADL frente a grupos de contrastes, forneceram, ento, dados essenciais para o estabelecimento do poder de avaliao do mesmo. Neste sentido, obteve-se informao no somente do nvel de desenvolvimento global da linguagem da criana testada, como tambm das possveis discrepncias entre a linguagem compreensiva e expressiva avaliadas.

Os mesmos resultados obtidos pela aplicao da ADL, pela autora deste projeto, em um grupo de vinte crianas e a sua reaplicao por cada

pesquisadora em cinco destas crianas confirmaram a sua confiabilidade.

2 . DISCUSSO

Como foi descrito anteriormente, tendo como fundamento a universalidade da aquisio e desenvolvimento da linguagem, as faixas etrias das tarefas da ADL seguiram a seqncia de idades de modelos de algumas escalas desenvolvidas nos Estados Unidos e na Europa. Entretanto, os resultados da

99

anlise das suas respostas em relao faixa etria demonstraram que a populao deste estudo apresentou respostas abaixo do estabelecido (50% de acertos) em relao a quatro tarefas da ADL. Uma correspondia ao contedo (semntica) e trs estrutura (morfologia e sintaxe) da linguagem: (a) referente ao contedo - identificao de cores - obteve 32% de respostas na faixa etria esperada (figura 5); (b) referente morfologia - a aquisio do plural regular, 0% de respostas (figura 3) e plural irregular, 23% de respostas (figura 10) , e do comparativo de superioridade, 37% de respostas (figura 10).

Procurou-se elucidar o que teria motivado essas quatro tarefas a obteno de pontuao abaixo do mnimo estabelecido para este estudo. Os desenhos, a frase estmulo e o sistema de correo foram revistos, no apresentando nenhuma falha que justificasse estes resultados, com exceo da tarefa referente ao superlativo de superioridade - que foi excluda aps deciso tomada em consenso com os professores.

Procurou-se, ento, na literatura explicao para os resultados das demais tarefas: trabalhos recentes demonstraram a importncia crucial da natureza do input apresentado s crianas que esto aprendendo linguagem. Segundo Fletcher e Whinney (1997), a observao do processo da aquisio da linguagem com medidas mais precisas, mais afinadas com os aspectos individuais do aprendizado em uma ampla gama de habilidades comunicativas, tem fornecido indcios mais fortes de um papel direto do input no aprendizado da linguagem. Um grande nmero de pesquisas descreveram os efeitos que o input parental, em sua maior parte materno, tem sobre o desenvolvimento

100

lingstico da criana (Rice, 1984; Snow, 1986; Snow e Ferguson, 1977); por exemplo: mes que falam mais com seus filhos possuem filhos com vocabulrios maiores (Hoff-Ginsberg, 1991; Huttenlocher, Haight, Seltzer e Lyons, 1991) e uma estrutura frasal mais complexa (Bames, Gutfreund, Satterly e Wells, 1983). Segundo Plinkett (1997), a estrutura do vocabulrio da lngua que est sendo adquirida tem o papel de destacar que categorias devem ser semanticamente representadas. Este autor afirma ainda que, para uma determinada criana, os itens lexicais utilizados com freqncia pelos seus cuidadores constitui um andaime para o seu conhecimento semntico. Portanto, caractersticas especficas do ambiente do lar tm efeitos cruciais em aspectos decisivos do desenvolvimento da linguagem (Ely e Gleason, 1997).

Finalmente, o desempenho das crianas que fizeram parte deste estudo em relao aquisio e ao desenvolvimento das categorias da linguagem pode ter sido decorrente de alguns fatores, tais como:

A amostra foi extrada de uma regio e um estado; As crianas testadas pertenciam, em sua maioria, a famlias de nvel scio econmico baixo e de pouca escolaridade (primeiro grau, muitas vezes incompleto). Este fator poder refletir no seu input de linguagem, influenciando na aquisio de seus padres lingsticos, se comparados ao de outras crianas advindas de um contexto familiar com nvel de escolaridade superior, ficando as primeiras em desvantagem em relao s ltimas.

101

Ainda

que

esta

pesquisa

tenha

sido

realizada

em

instituies

consideradas padro, com uma direo e coordenao altamente interessadas no desenvolvimento das suas crianas, ela foi prejudicada pelos fatores mencionados. Considerando tais aspectos, julgamos necessrio, em uma etapa posterior, um estudo para padronizao em uma populao de crianas de diversas camadas sociais e de nvel educacional materno mais diversificado (com primeiro, segundo e terceiro grau de escolaridade). VI. CONSIDERAES FINAIS

Este estudo seguiu uma trajetria difcil, por se tratar da construo de um instrumento de avaliao, que consistiu de estudo-piloto para padronizao, confiabilidade e validao. Assim exigindo da sua autora uma interao com ilustrador, estatstico e digitador, alm das leituras que embasaram a fundamentao terica do estudo. No entanto, os resultados foram

compensadores, pois a aplicao da ADL em uma amostra de 326 crianas (266 participaram do estudo-piloto para padronizao e 60 da validao) demonstrou discriminao ser um instrumento relativas sensvel, ao capaz de proporcionar da a

necessria

desenvolvimento

linguagem,

concernentes ao que se prope a avaliar. Dois dados nos levaram a pensar desta forma. Primeiro, a assimilao espontnea do contedo da ADL, tanto pelo pesquisador como pelas crianas da amostra, tornando a sua aplicao dinmica e de fcil compreenso, o que provavelmente se repetir na situao clnica entre o examinador e a criana

102

em avaliao. Segundo, a constatao da sua sensibilidade em avaliar o desenvolvimento de habilidades da linguagem de crianas, evidenciada atravs da comparao da mdia dos escores brutos de cada faixa etria. Foi observado um acrscimo de pontos, ou seja maior nmero de respostas adequadas, medida que a faixa etria aumentava, o que significa que a ADL apropriada para avaliar o desenvolvimento da linguagem da criana brasileira. No entanto, no bastam s esses dois dados para que se considere a ADL pronta para a sua aplicao no Brasil.

importante ressaltar que os dados aqui apresentados tm o seu valor, na avaliao de linguagem em populao semelhante a da amostra deste estudo.

Os entraves administrativos encontrados na execuo do presente trabalho foram considerados um desafio. A experincia com a pesquisa mostrou insuficincia de infra-estrutura, o que dificultou o desenvolvimento de determinadas etapas, que tomaram muito tempo do pesquisador. O fato deste trabalho ser limitado por prazos fixados, por vezes, imps restries aos seus objetivos.

de se destacar tambm o investimento financeiro que uma pesquisa desta natureza acarreta, o que restringe a realizao de outras semelhantes, embora a padronizao de instrumentos para avaliao de linguagem da criana brasileira, seja uma necessidade premente em nosso meio.

103

Concluo este trabalho desejando que outros profissionais se interessem em dar prosseguimento a esse estudo, desenvolvendo outros procedimentos, que nos possibilitem compreender e auxiliar a criana brasileira que sofrem com distrbio de linguagem, no s em relao ao desempenho das suas habilidades lingsticas, como nas suas interrelaes sociais e afetivas.

104

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANASTASIOW, N. J., 1982. Model Training Program for Parents of Handicapped Infants and Children. In: Infant Communication: Development, Assessment, and Intervention (MACCLOWRY, D. P.; GUILFORD, A M. & RICHARDSON, S. O - Eds.), pp. 187-200. New York: Grune and Stratton.

ANDRADE C. R. F.; BEFI-LOPES D. M.; FERNANDES D. M. F. & WERTZNER H. F., 2000. ABFW - Teste de Linguagem Infantil nas reas de Fonologia, Vocabulrio, Fluncia e Pragmtica. So Paulo: Pr-Fono Departamento Editorial.

BAMES, S.; GUTFREUND, M.; SATTERLY, D. & WELLS, C., 1983. Characteristics of adult speech wich predict childrens language development. Journal of Child Language, 10: 65-84.

BATES, E.; BENIGNI L.; BRETHERTON, I.; CAMAIONI, L. & VOLTERRA, V., 1979. The Emergence of Symbols: Cognition and Communication in Infancy. New York: Academic Press.

BATES E., DALE P. S. & THAL D., 1997. Diferenas Individuais e suas Implicaes para as Teorias do Desenvolvimento da Linguagem. In: Compndio da Linguagem da Criana (FLETCHER, P. & MACWHINNEY, B.), pp. 87-130. Porto Alegre: Artes Mdicas.

105

BATES, E.; DESVESCOVI, A. & WULFECK, B., 2001. Psycholinguistics. A Cross Language Perspective. Annual Review of Psychology, 52:369-396. 14 January,2002.<http://www.gateway2.ovid.com/ovidweb.cgi>. BISHOP, D. & MOGFORD, K., 2002. Desenvolvimento da Linguagem em Circunstncias Excepcionais. Rio de Janeiro: Revinter Ltda. BLOOM, L. & LAHEY, M., 1978. Language Development and Language Disorders. New York: John Wiley & Sons. BLOOM, L., 1988. What Is Language?. In: Language Disorders and Language Development (LAHEY, M.), pp. 1-19. New York: Macmillan Publishing Company. BROWN, R., 1973. A First Language, The Early Stages. Cambridge: Harvard University Press. CAMPOS, J. J. & STENBERG C., 1981. Perception, Appraisal and Emotions: The Onset of Social Referencing. In: Infants Social Cognition: Empirical and Theoretical Considerations ( LAMB, M. & SHERROD, L. - Eds.), pp. 273-314. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates. CHOMSKY, N., 1972. Language and Mind. (2d ed). New York : Harcourt Brace Jovanovitch. DALE, P. S. ,1976. Language Development Structure and Function. (2d ed.). New York: Holt, Rinehart and Winston. DRONKERS, N. F.; PINKER & S., DAMASIO, A., 2000. Language and the Aphasia. In: Principles of Neural Science (KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J. H. & JESSELL, T.M.), fourth edition, pp. 1169-1173, New York: McGraw-Hill. DUNN, L.& DUNN, L. 1981. Peabody Picture Vocabulary Test Revised, Minnesota: American Guidance Service.

106

EISENSON, J., 1971. Aphasia in Children. New york: Harper & Row Publisher. FERNALD, A. & KUHL, P., 1987. Acoustic Determinants of Infant preference for Motherese Speech. Infant Behavior and Development, 10, 279-93.

FERREIRA, A. B. H., 1999. Novo Dicionrio da Lingua Portuguesa, 4 edio. Rio de Janeiro:Editora Nova Fronteira S.A.

FLETCHEN & WHINNEY, 1997. Compndio da Linguagem da Criana.Porto Alegre. Artes Mdicas Sul Ltda.

FRY, D. B., 1966. The Development of the Phonological System in the Normal and the Deaf Child. In: The Genesis of Language (SMITH, F. & MILLER, G. Eds.), pp. 187-206. Cambridge, Mass.: MIT Press. GERTNER; REICE; HARDLEY; HUTCHINSON, B. B. & HANSON, M. J., 1989. Diagnostic Handbook of Speech Pathology. Baltimore: The Willians & Wilkins Company. HAINES, L. B.; GILLESPIE, C. & LAMBERVILLE, A., 1980. The Gesell Preschool Test. The Gesell Institute of Human Development., Pennsylvani: Modern Learning Press. HAYNES, W. O.; PINDZOLA, R. H. & EMERICK, L. L., 1992. Diagnosis and Evaluation in Speech Pathology,4th Ed. New Jersey: Prentice Hall. HOFF-GINSBERG, E., 1991. Mother-child conversation in different social classes and communicative settings. Child Development, 62:782-96. HUTTENLOCHER, J.; HAIGHT, W.; BRYK, A.; SELTZER, M. & LYONS, T., 1991. Early vocabulary growth: relation to language imput and gender. Developmental Psychology, 27:236:48.
107

JUSCZYCK, P.W.,1997. Finding and Remembering Words: Some Beginnings by English-learning Infants. Current Directions Psychological Science, 6:170-74. JUSCZYCK, P. W.; FRIEDERICI, A. D.; WESSELS, J.M.I.; SVENKERUD., V. & JUSCZCYK, A. N., 1993. Infantssensitivity to the Sound Pattern of NativeLanguage Words. Journal of Memory and Language, 32: 40220. KENT, R. D. & MIOLO, G., 1997. Habilidades Fonticas no Primeiro Ano de Vida. In: Compndio da Linguagem da Criana (FLETCHER, P. & MACWHINNEY, B.), pp.253-276. Porto Alegre: Artes Mdicas. KUHL, P. K., 1985. Categorization of Speech by Infants. In: Neonate Cognition: Beyond the Blooming Buzzing Confusion (Mehler, J. & Fox R.),Hillsdale: N. J. Lawrence Erlbaum Associates. LAHEY, M., 1988. Language Disorders and Language Development. New

York: Macmillan Publishing Company. LEE, 1966. Development Sentece Types: A Method for Comparing Normal And Deviant Syntactic Development. Journal of Speech and Hearing Disorders, 31:311-330. LEONARD, L. B., 1999. Children with Specific Language Impairment. London: The MIT Press, Cambrige Massachusetts. LOCKE, J. L., 1997. Desenvolvimento da Capacidade para a Linguagem Falada. In: Compndio da Linguagem da Criana (FLETCHER, P. & MACWHINNEY, B.), pp. 233-251. Porto Alegre: Artes Mdicas. MENN, L. & STOEL-GAMMOM, C., 1997. Desenvolvimento Fonolgico. In: Compndio da Linguagem da Criana (FLETCHER, P. & MACWHINNEY, B.), pp. 277-295. Porto Alegre: Artes Mdicas.

108

MENEZES, M. L., 1995. A Relao entre Linguagem e Aprendizagem: Um Estudo para a Adaptao do Clinical Evaluation Language Fundamentals Revised (CELF-R). Universidade Catlica. MENYUK, P, 1971.Desenvolvimento da Linguagem, Porto Alegre: Artes Mdicas Dissertao de Mestrado, So Paulo: Pontifcia

NAKAZIMA, 1980. The Reorganisation Process of Babbling. In: Infant Communication: Cry and Early Speech (MURRY, T. & MURRY, J. Eds.), pp. 272-83. Houston: College-Hill.

OLLER, D. K., 1976. Infant Vocalizations: A Linguistic and Speech Scientific Perspective. Miniseminar for the American Speech and Hearing Association. Houston. PERISSINOTO, J. & CHIARI, B. M., 2003. A Avaliao como Ao Precursora do Diagnstico. In: Fonoaudiologia em Pediatria (Coordenadoras: ANDRADE, C. R. F. DE & MARCONDES, E.), pp. 135-140. So Paulo: Editora Aarvier. POLKA, L. & WERKER, J. F., 1994. Developmental Changes in Perception of Nonnative Vowel Contrasts. Journal of Experimental Psychology: Human, Perception and Performance, 20:421-35. PENNINGTON, B. F., 1991. Diagnosing Learning Disorders, A

Neuropsychological Framework. New York: Guilford Publications.

PLINKETT, K., 1997. Abordagens Conexionistas da Aquisio da Linguagem. In: Compndio da Linguagem da Criana (FLETCHER, P. & MACWHINNEY, B.). pp. 41-68. Porto Alegre: Artes Mdicas.

109

RAPIN, I & ALLEN, E., 1990. Assessment of Pediatric Disorders of Cerebral Function. Chicago: llinois, Current Problems in Pediatrics, January. RAPIN, I., 1996. Practitioner Review: Developmental Language Disorders: A Clinical Update. Journal Child Psychological and Psychiatry, 37:643-655. Great Britain. RAPIN, I., 1998. Understanding Childhood Language Disorders. Current Opinion Pediatric, 10:561-566. RICE, M. L., 1984. Cognitive Aspects of Communicative Development. In: The Acquisition of Communicative Competence (Schieffelbusch, R. & Pickar, J. Eds.). Baltimore: Univerrsity Park Press. RICHARD, E. & GLEASON, J. B., 1997. A Socializao em Digerentes Contextos. In: Compndio da Linguagem da Criana (FLETCHER, P. & MACWHINNEY, B.), pp. 209-24. Porto Alegre: Artes Mdicas. ROCHAT, P. & STRIANO, T.,1999. Social-Cognitive Development in the First Year. In: Early Social Cognition Understanding Others in the First Months of Life (ROCHAT, P.), pp. 3-34. Malwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Assossiates Publishers. SCHWARTZ, E., 1974. Characteristics of Speech and Language Development in the Child with Myelomingocele and Hydrocephalus. Journal od Speech and Hearing Disorders, 39:465-68. SEMEL, E.; WIIG, E.; SECORD, W. & SABERS, D., 1987. Clinical Evaluation of Language Fundamentals-Revised. Texas, USA: Psychological Corporation. SHORE, R., 1997. Rethinking the Brain, New Insights into Early Development. New York: Families and Work Institute.

110

SNOW, C. E., 1977. Mothers speech research: from imput to interaction. In: Talking to Children: language imput and aquicsition (SNOW, C. E. & FERGUSON, C. A. Eds.), pp. 31-49. Cambridge: Cambridge University Press. SNOW, C. E., 1986. Conversations with Children. In: Languagem Acquisition (FLETCHER, P. & CARMAN, M. Eds.), 2nd edition, pp. 363-75. New York: Cambridge University Press. SNOW. C. E., 1997. Questes no Estudo do Imput: Sintonia, Universalidade, Diferenas Individuais e Evolutivas e Causas Necessrias. In: Compndio da Linguagem da Criana (FLETCHER, P. & MACWHINNEY, B.), pp. 153-63. Porto Alegre: Artes Mdicas. SWISHER, L. & PINSKER, E. J., 1971. The Language Characteristics of Hyperverbal Hydrocephalic Children. Developmental Medicine and Child Neurology, 13:746-55. TREVARTHEN, C. (1979). Communication and Cooperation in Early Infancy. A Description of Primary Intersubjectivity. In: Before Speech: The Beginning of Interpersonal Communication (Bullowa, M.M. Ed.), pp. 321-47. New York: Cambridge University Press. UNICEF, 1999. Situao Mundial da Infncia Educao. Rio de Janeiro. WERKER, J. F. & TEES, R. C., 1984. Cross-language Speech Perception: Evidence for the Perceptual Reorganization During the First Year of Life. Infant Behavior and Development. 7:49-63. WERKER, J. F. & PEGG, J. E., 1992. Infants Speech Perception and Phonological Acquisition. In: Phonological Development: Models, Research, Implications (FERGUSON, C. A.; MENN, L. & STOEL-GAMMON, C. Eds.), pp. 285-311, Timonium. Md: York Press.

111

WOLFF, P.H., 1987.

The Development of Behavioral States and the

Expression of Emotions in Early Infancy. Chicago: University of Chicago Press.

WHITEURST, G. J. & FISCHEL J. E., 1993. Practtitioner Review: Early Developmetal Language Delay: What, If Anithing, Should the Clinitian Do About It?. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 35:613-648. WIIG, E. H. & SEMEL E., 1980. Language Assessment & Intervention for Learning Disable. Columbus, Ohio: Charles E. Merril Publishing Company, A. WIIG, E. H. ; SEMEL E. & Secord, S, 1989. Clinical Evaluetion of Language Fundamentals Revised. San Antonio, Texas: The Psychological Corporation. ZIMMERMAN, I. L.; STEINER, V. G. & POND, R. E. 1991. Preschool Language Scale 3, San Antonio, Texas: The Psychological Corporation.

112

ANEXO 1
Carta de Consentimento .............................................. 101 Questionrio dos Pais .................................................. 103

113

MINISTRIO DA SADE FUNDAO OSWALDO CRUZ INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA/DEPARTAMENTO DE GENTICA AV. RUI BARBOSA 716 FLAMENGO RIO DE JANEIRO CEP 22250020 PS GRADUAO EM SADE DA CRIANA E DA MULHER NVEL DOUTORADO PROJETO: ESCALA DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: INSTRUMENTO PARA AVALIAO DOS DISTRBIOS DE LINGUAGEM PESQUISADORA RESPONSVEL: MARIA LUCIA NOVAES MENEZES

CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO


Nome:______________________________________Data de nasc.:__/__/___ Escola:_________________________________________Turma:___________ Responsvel :_______________________________ Escolaridade:_________ Pesquisador:______________________________ Data da entrev:___/___/___ Senhor Responsvel, Venho por intermdio desta solicitar autorizao para a participao de seu (sua) filho(a) na pesquisa que faz parte do projeto de doutorado intitulado: Escala do Desenvolvimento de Linguagem: Instrumento para Avaliao dos Distrbios de Linguagem na Infncia. Essa pesquisa tem como objetivo estudar e construir normas do desenvolvimento da linguagem verbal da criana brasileira, em idade infantil, na faixa etria de 1 ano a 6 anos e 11 meses. Essas normas sero utilizadas na construo de uma escala de desenvolvimento da linguagem que ser de grande auxlio na avaliao da linguagem de crianas que apresentam dificuldade na compreenso e expresso verbal, cuja conseqncia de prejuzo no aprendizado e na interao e incluso social. Em uma primeira etapa, o responsvel pela criana que concordar em participar da pesquisa, far uma entrevista individual com o pesquisador para informar sobre a sade e o desenvolvimento da criana. Aps a entrevista, as respostas sero analisadas segundo os critrios de incluso para o grupo controle da pesquisa que ser formado pelas crianas que no apresentam dificuldade no desenvolvimento da linguagem. Todas as crianas participantes da pesquisa sero submetidas a uma avaliao de linguagem que ser realizada individualmente. Cada criana ser avaliada por um pesquisador em ambiente adequado e agradvel. As crianas participantes da pesquisa tero como benefcio a possibilidade de terem o desenvolvimento da sua linguagem avaliado. Caso seja detectada

114

alguma alterao sero encaminhadas para avaliao fonoaudiolgica mais ampla, tendo assim um atendimento precoce antes de iniciar o aprendizado da escrita que depende fundamentalmente da linguagem oral. No observado risco de nenhuma natureza por parte das crianas. A participao na pesquisa espontnea. Sendo assim, cada criana e seu responsvel tm o direito de se retirar da pesquisa a qualquer momento. Fica assegurado o sigilo em relao aos dados coletados, atravs da no revelao da identidade da criana e seu responsvel envolvido na pesquisa. Deste modo, os dois estaro preservados de qualquer tipo de exposio. Asseguramos o bem estar da criana e do responsvel no transcorrer da sua participao na pesquisa. Todas as dvidas em relao a pesquisa podero ser esclarecidas pelo pesquisador responsvel, de acordo com a sua disponibilidade. Por fim, solicitamos a autorizao para a incluso de dados no banco, usos destes na construo da escala, divulgao dos resultados da pesquisa, atravs de publicaes, seminrios, palestras e demais meios de comunicao. Eu,_____________________________________________ carteira de identidade n________________ expedida:___________, responsvel pelo menor ___________________________________________________, aluno da Escola ______________________________________________________, autorizo a incluso dos dados a serem coletados nesta pesquisa no banco de dados do pesquisador responsvel, usos destes na construo da Escala de Avaliao de Desenvolvimento da Linguagem e divulgao dos resultados da pesquisa, atravs de publicaes, seminrios, palestras e demais meios de comunicao. Declaro que li e compreendi todas as informaes referentes pesquisa e que todas as minhas dvidas foram esclarecidas pelo pesquisador responsvel.

Assinatura do representante legal:____________________________________ Data: Assinatura do pesquisador responsvel:_______________________________ Data:

115

116

QUESTIONRIO DOS PAIS

I - Dados de Identificao
1 - Escola:___________________________________________Turma:___________ 2 - Nome: ___________________________________________N.:_______Sala:___ 3 - Nasc.: ___/____/___Idade:______ Sexo: M. (1) F. (2) 4 - Filho(a): natural (1) adotado (2) 5 - Me:______________________________________________________________ 6 - Pai: ______________________________________________________________ 7 - Endereo: _________________________________________________________ 8 - Tel: __________ Cidade: ___________________ UF: ___ CEP:_____________ 9 - Entrevistador:___________________________________Data:_____/____/_____ II - Dados referentes gestao 1 - Idade da me na concepo: entre 18 e 34 anos (1) <18 anos (2) >35 anos (3) 2 - Acompanhamento pr-natal: consultas:___ 3 - Teve problema de sade ? 4 - Fez uso de medicao? 5 - Hospitalizao? 6 - Teve problemas emocionais? 7 - Fez uso de drogas: 8 - Cigarro? 9 - lcool? 10 - Maconha? 11 - Cocana? Sim (1) Sim (1) Sim (1) Sim (1) Sim (1) Sim (1) Sim (1) Sim (1) Sim (1) No (2) No (2) No (2) No (2) No (2) No (2) No (2) No (2) No (2) Sim (1) No (2) Nmero de

III - Dados referentes ao nascimento: 1 - *Tipo de parto: (1) normal (2) cesreo (3) outros No (2) No (2) No (2) Sim (1) Sim (1)

2 - *Idade gestacional com mais de 37 semanas Sim (1) 3 - *Peso acima de 2.500 gramas 4 - *Intercorrncias perinatal?

5 - *Sugou o seio materno dentro dos primeiro trs dias de vida? Sim (1) No (2) 6 - *Aps o nascimento, o beb permaneceu no hospital por mais de uma semana? Sim (1) No (2) Sim (1) No (2)
117

7 - Se a resposta do item seis for positiva, por quanto tempo? _____________ 8 - *Necessitou de UTI

9 - Oxignio

Sim (1) No (2)

10 - Entubao Sim (1) No (2) Sim (1) No (2)

11 - Encubadoura Sim (1) No (2) 12 - *Complicaes clnicas nos primeiros meses de vida? 13 - *Diagnstico de sndrome gentica ou neurolgica? Sim (1) No (2) IV - Dados referentes ao histrico mdico Doenas 1 Pneumonia 2 Otite 3 Alergia 4 Convulso Freqncia: At 2 vezes (1) At 3 vezes (2) >3 vezes (3) Sim (1) No (2) Freqncia

5 Cirurgias : Sim (1) No (2) Tipo Idade Severidade Tempo de Internao

Obs:________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 6 - Faz uso de medicao? Sim (1) No (2)

Qual (is)?__________________________________________________________ V Dados referentes ao desenvolvimento V. 1 - Alimentao: 1 - Por quanto tempo se alimentou de leite materno? _______________________ 2 Apresenta(ou) dificuldade para se alimentar? Sim (1) No (2) Obs: _______________________________________________________________ V.2 - Desenvolvimento motor: 1 - Do que voc se recorda, acha que seu filho (sua filha) teve desenvolvimento motor semelhante ao de outras crianas ? 2 - Engatinhou? 3 - Andou antes de 18 meses? 4 - Corre sem cair? Sim (1) Sim (1) Sim (1) Sim (1) No (2) No (2) No (2) No (2)
118

5 - Pula?

Sim (1)

No (2) No (2)

6 - Sobe e desce escada sem ajuda? (24 meses) Sim (1) 8 - Pedala triciculo (36 meses):

7 - Segura o copo sem derramar ? (36 meses) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) 9 - Ele(a) aprendeu a controlar a urina com mais de 2 anos? Sim (1) No (2) 10 - Ele(a) aprendeu a controlar as fezes com mais de 2 anos?Sim (1) No (2) V.3 Desenvolvimento da linguagem: 1 - * Voc acha que seu filho(a) ouve bem ? 2 - * Ele(a) vira a cabea em direo ao som? 3 - * Ele(a) sempre responde quando falam com ele? 4 - Ele(a) foi um beb barulhento? Emitia sons? 5 - * Ele(a) falou sua primeira palavra com um ano? 6 - * Ele(a) falou palavras juntas com 2 anos ? 8 - *Voce compreende o que ele (ela) fala? 9 - * Ele(a) fala usando frases ? 10 - *Ele(a) fala corretamente? 11 - * Ele(a) obedece pedidos verbais? Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) 13 - *Ele(a) freqentemente hesita ou repete sons e palavras? Sim (1) No (2) 14 - *Ele(a) j fez tratamento fonoaudiolgico? 15 - *Qual a queixa? 16 - *Fala? Sim (1) No (2) 17 - *Compreenso da fala? Sim (1) No (2) Sim (1) No (2)

7 - * Voc acha que seu filho(a) tem dificuldade para falar ?Sim (1) No (2)

12 - * Ele(a) conta estrias ou descreve experincias compreensveis?

VI Dados referentes ao comportamento social e emocional 1 - Seu filho apresenta(ou) um destes comportamentos:

Comportamento
1.1 Timidez? 1.2 Nervosismo? 1.3 Dificuldade em separar-se dos pais? 1.4 Medo/pesadelo?
1.5 Insnia?

S(1) N(2) Perodo

Natureza do Tratamento

119

1.6 Dificuldade em manter-se sentado? 1.7 Dificuldade durante o treinamento do uso do banheiro?
2 - Seu(ua) filho(a) tem oportunidade de brincar com crianas ? Sim (1) No (2) 3 - Ele(a) brinca com crianas da mesma idade? 4 - Ele(a) brinca com crianas menores? 5 - Ele(a) prefere brincar com crianas maiores? Que tipo de atividade ele prefere: 6 - Assistir TV 7 - Jogar futebol? 8 - Brincar com bonecas (os) 9 - Brincar de casinha? 10 - Video Game ? 11 - Empinar pipa? 12 - Brincar com carrinhos? moram na casa? 14 - E com as pessoas fora do mbito familiar? Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) Sim (1) No (2)

13 - A criana apresenta dificuldade de relacionamento com as pessoas que

VII - Dados referentes ao nvel de educao, renda familiar e herana gentica: 1 - Responsvel pela criana: (1) Pais (2) Me (3) Pai (4) Avs (5) Tio(a) (6)Outros 1.1 - *Escolaridade: _________________ 1.2 - Profisso: ________________ 1.3 - Ocupao ___________________ 1.4 - Renda __________________ 2 - Me:______________________________________________________________ 2.1 - *Escolaridade: _________________ 2.2 - Profisso: ________________ 2.3 - Ocupao ___________________ 2.4 - Renda __________________ 3 - Pai:_______________________________________________________________ 3.1 - *Escolaridade: _________________ 3.2 - Profisso: 3.3 - Ocupao ___________________ 4 - Os pais moram juntos? Sim (1) No (2) 5 - Estado civil: (1) casados (2) separados (3) viva(o) (4) solteira(o) 6 - Total de renda da famlia: _________________________ 7 - Possui irmos? Sim (1) No (2) ___________________________________ _____________________________________________________________
120

3.4 - Renda __________________

8 - Quem mora na casa? 8.1 - Pais 8.3 - avs Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) 8.2 - Irmos Sim (1) No (2) 8.4 - Tios 8.6 - Outros Sim (1) No (2) Sim (1) No (2)

8.5 - Primos Sim (1) No (2)

9 - Situao habitacional: ___________________________________________ 10 - **Algum membro da famlia possui ( ou possuiu) uma das dificuldades abaixo?

Dificuldade
10.1 Problema de fala ou de linguagem 10.2 Problema auditivo 10.3 Distrbios de aprendizado 10.4 - Problemas neurolgicos 10.5 - Deficincia mental 10.6 - Problemas emocionais

S (1) N (2)

Relao de parentesco

Idade

Relao de parentesco: Pai (1) Me (2) Irm(o) (3) Av (4) Av (5) Tio(a) (6) Primo(a) (7) Mais de uma pessoa na famlia (8) VIII - Dados referentes a creche e escola 1 - Favor indicar o perodo que a criana fica na escola? Manh (1) Tarde (2) Integral (3) *2 - Apresenta dificuldade em alguma atividade? Sim (1) No (2) *2.1 - Qual (is)? *2.1.a - Motora *2.1.c - Interao social outras crianas). Data:____/___/____________________________________________________ Sim (1) No (2) Sim (1) No (2) (ex.:Brinca ou se comunica com *2.1.b - Comunicao verbal Sim (1) No (2)

Assinatura do Responsvel

121

ANEXO 2
ADL - Manual do Examinador ...................................... 109 ADL - Manual das Figuras ............................................ 117 ADL - Protocolo de Aplicao ...................................... 128

122

ADL
AVALIAO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

MANUAL DO EXAMINADOR

123

DESCRIO DA ADL_____________________________________________ A Avaliao do Desenvolvimento da Linguagem ADL pode ser utilizada por profissionais que lidam com crianas na idade pr-escolar como,

fonoaudilogos, psiclogos do desenvolvimento e educadores especiais. A ADL um instrumento clnico para avaliar a aquisio e o desenvolvimento da linguagem no que diz respeito ao contedo (semntica), a estrutura (morfologia e sintaxe) e aos aspectos da memria auditiva em crianas na faixa etria de um a seis anos e onze meses. A administrao da ADL individual e avalia domnios da linguagem compreensiva e expressiva.

MATERIAL QUE COMPE A ADL Manual do Examinador Material Concreto uma bolsa com os seguintes objetos: um sino, um cachorrinho, uma bonequinha, uma colherzinha, um pratinho, um copinho, um carrinho e trs bolas de tnis. Manual de Figuras: setenta e cinco folhas com ilustraes coloridas, sendo cinquenta e uma pginas referentes a linguagem compreensiva e vinte e quatro referentes a linguagem expressiva. Protocolo para Aplicao e Pontuao: onze folhas, a primeira com espao para anotar os dados relativos a criana e os seus resultados obtidos pela aplicao das escalas da linguagem compreensiva e linguagem expressiva. Cada folha seguinte corresponde a uma faixa etria, contendo as frases estmulo referentes s tarefas que esto sendo avaliadas. Abaixo de cada

124

item, encontra-se correo para a respectiva tarefa. A esquerda desse protocolo, encontram-se os itens referentes as tarefas para avaliar a

linguagem compreensiva, enquanto que a direita os itens referentes a linguagem expressiva. Em cada item h um espao para a pontuao das respostas: 1 para a resposta correta e zero para a incorreta ou ausncia de resposta. Potanto, as respostas corretas das tarefas da Escala da Linguagem Compreensiva e da Escala da Linguagem Expressiva encontramse no prprio protocolo. Antes de iniciar a aplicao da ADL o examinador deve utilizar alguns brinquedos e/ou livrinhos para facilitar a sua interao com a criana. de fundamental importncia que antes de iniciar a aplicao da ADL o examinador se certifique do conforto da criana em relao ao ambiente da sala, ao material e ao prprio examinador.

INSTRUES GERAIS____________________________________________

A ADL foi elaborada para ser aplicada em uma sala silenciosa, agradvel, com mesa e cadeira apropriadas para a criana da faixa etria avaliada pela escala.

Antes de conduzir a criana para a sala de avaliao, o examinador j deve ter preenchido os seus dados, na primeira folha do protocolo de respostas. Para calcular a idade cronolgica da criana, deve se subtrair a data do seu nascimento da data de avaliao. Exemplo:

125

Ano Data do teste Data de nascimento Idade cronolgica 2003 2000 3

Ms 10 5 5

As crianas nas faixas etrias de um a dois anos e seis meses devem entrar para a sala de avaliao com uma pessoa do seu ambiente familiar, pois na maioria das vezes, essa faixa etria, se sente mais segura para interagir com o examinador e todo o contexto. As demais faixas etrias, se houver solicitao da criana, para que o acompanhante permanea na sala de avaliao.

PROCEDIMENTOS PARA A APLICAO DA ADL____________________ Os procedimentos para a administrao e pontuao da ADL devem ser estudados e praticados pelo examinador antes da sua aplicao. Todas as instrues devem ser seguidas cuidadosamente para manter a confiabilidade e ser possvel a transformao dos resultados do escore bruto em o escore padro. Se no for seguido os procedimentos para a sua aplicao os resultados podem no revelar as verdadeiras habilidades lingsticas e de memria auditiva da criana.

Geralmente deve-se iniciar a administrao da ADL com escala da linguagem receptiva. Como a ADL avalia crianas de uma faixa etria que no est familiarizada com situaes formais de testagem, os procedimentos para

126

aplicao devem ser mais flexveis. A criana pode ficar em p ou sentada, ao lado ou em frente a examinadora, as interrupes so permitidas, como por exemplo: para beber gua, ir ao banheiro ou descansar. Entretanto, quando for possvel, a examinadora deve procurar concluir a aplicao da escala que est utilizando, sem interromper o processo.

CONSIDERAES PARA AVALIAO EM SITUAES ESPECIAIS______

Aplicao em crianas com idade acima da faixa etria da ADL:

possvel utilizar a ADL para avaliar crianas com idade de sete anos ou superior. Isso ocorre quando o desenvolvimento da linguagem parece no

estar compatvel com a idade cronolgica da criana. Nestes casos, no possvel utilizar o escore padronizado da ADL. Os seus resultados devem se limitar a uma anlise qualitativa das habilidades lingsticas (semntica ou de estrutura) e de memria avaliadas. Atravs dessa anlise, o examinador poder identificar os dficits na aquisio e no desenvolvimento das habilidades avaliadas, realizar um laudo e posteriormente o planejamento teraputico.

Adaptaes para aplicao da ADL para crianas com cuidados especiais:

Quando se faz necessrio a adaptao dos procedimentos para a administrao da ADL, pode ser feita atravs de pistas gestuais ou repetindo mais de duas vezes as tarefas. Tambm no permitido utilizar o escore padro, os passos dos procedimentos descritos acima devem ser seguidos.

127

PROCEDIMENTOS PARA PONTUAO______________________________

Determinar a idade cronolgica Incio da pontuao no protocolo de aplicao Inicia-se a aplicao da ADL com a folha do protocolo, cuja a faixa etria corresponda a seis meses abaixo da idade cronolgica da criana. Se o examinador observar que a criana apresenta dificuldade com a primeira tarefa, rapidamente ele passa para a folha do protocolo abaixo da idade que iniciou a avaliao. importante que a criana se sinta segura para que a avaliao prossiga em um ambiente harmonioso.

ESCORE DOS ITENS: marque 1 para a resposta correta ; 0 , se a criana responder incorretamente ou no responder nada. O BASAL (O INCIO DA PONTUAO) para cada escala (compreensiva e expressiva) determinado quando a criana responde corretamente a trs itens consecutivos. Se a criana, ao iniciar a avaliao, no responder corretamente aos trs primeiros itens, o examinador, sem que a criana perceba, deve reiniciar a aplicao com tarefas abaixo da faixa etria que est sendo utilizada. Esse procedimento feito at que a criana responda corretamente a trs tarefas consecutivas.

TETO (FIM DA APLICAO): A aplicao de cada escala interrompida aps quatro erros consecutivos ou ausncia de resposta. O ltimo item que receber escore zero considerado o teto do teste.

128

COMPUTAO DO ESCORE BRUTO DA ADL: some o total de respostas corretas, ou seja, os itens que receberam pontuao 1 em cada escala, separadamente.

TRANSFORMAO DO ESCORE BRUTO EM ESCORE PADRO Para transformar os escores bruto das escalas da linguagem compreensiva e expressiva em escore padro (EP) utilize as tabelas para transformao (anexo 3) . O escore padro global da linguagem obtido com a soma do escore padro (EP) das duas escalas ( EP da linguagem compreensiva + EP linguagem expressiva), anexo 3 . Os resultados do escore padro global da linguagem podem ser classificados em relao ao EP obtido e o seu desvio padro (DP) , descritos na tabela abaixo. Critrios de classificao dos resultados da ADL em relao Escore Padro e Desvio Padro.
Desenvolvimento da linguagem Faixa da normalidade Distrbio leve Distrbio moderada Distrbio severo Escore Padro (EP) Entre EP 85 e EP 115 Entre EP 84 e EP 77 Entre EP 76 e 70 Desvio Padro (DP) menor ou maior 1 DP Entre <1,03 DP e <1,53 DP entre <1,6 DP e < 2 DP

igual ou abaixo de EP 69 abaixo de <2 DP

129

PERODO DE APLICAO DA ADL pode variar entre 20 e 40 minutos, isto depende da idade e do grau de comunicao da criana, as menores e as mais tmidas necessitavam de mais tempo.

130

12 a 17 meses
LINGUAGEM COMPREENSIVA
1. Mantm a ateno (por dois minutos). Material: - Auditivo: brinquedos sonoros. - Visual: brinquedos em movimento - carrinho ou bichinho. Inicialmente, interaja com a criana, em seguida: Auditiva: faa um som do lado direito, depois do lado esquerdo e, por ltimo atrs da criana, observando se ela procura a fonte sonora. Visual: movimente o objeto da esquerda para a direita, em sentido contrrio e para cima, observando se a criana acompanha com o olhar o movimento realizado). (1 ponto = 2 acertos) 2. Compreende ordens simples com pistas gestuais. Material: bola e bonequinha. Coloque o material perto da criana e diga : Vamos brincar? a. Pegue a bola. ________ b. D a bola para mim. _______ c. Agora, d a bola para o nenm. _______ (1 ponto = 2 acertos) 3. Identifica objetos familiares. Material: cachorro, carrinho, bola, bonequinha. Coloque o material perto da criana e diga: Onde est? a. a bola _____________ b. o carro _______________ c. a nenm ___________ c. o cachorro_____________ (1 ponto = reconhece pelo menos um objeto, sempre) 4. Identifica figuras. Material: Material de Figuras, pg.1. Voc est vendo essas figuras? Mostre... a. a bola ______ b. o carro ________ (1 ponto = aponta consistentemente para uma figura)

LINGUAGEM EXPRESSIVA
1. Produz sons silbicos variados (faz combinao de sons). Observao realizada em contexto ldico. Escreva os exemplos:
___________________________________________________________________

(1 ponto= produz duas slabas ou mais emisso vocal)

variando os fonemas em uma

2. Possui vocabulrio de pelo menos uma palavra:


___________________________________________________________________

(1 ponto = usa consistentemente a mesma combinao de sons para nomear uma pessoa ou um objeto) 3. Comunica-se de forma no verbal, usando gestos, chamando ateno para si ou apontando para um objeto ou pessoa.
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Descreva o que a criana faz:

( 1 ponto = se apresenta alguns dos comportamentos descritos. Ex.: entrega brinquedo, puxa pela mo, aponta etc.) 4. Imita uma palavra. Material: bola, carro, miniatura de boneco ou palavras do contexto da criana como mame e papai. A examinadora aponta para o objeto e em seguida nomeia para a criana, estimulando-a a repetir: Ex. : Olhe a bola....bola Marque as palavras que a criana repete: bola ____ nenm ____ carro ____ papai ____ mame ____ (1 ponto = repete 1 palavra)

131

1a 6 m at 1a 11 m
LINGUAGEM COMPREENSIVA
5. Compreende ordens simples sem pistas gestuais. Material: bolsa e algumas bolas. Ordem: Vamos ver as bolas que esto dentro da bolsa? a. Tire as bolas de dentro da bolsa _____________ b. Agora me d uma bola ____________________ c. Agora ponha as bolas dentro da bolsa ________ (1 ponto = 2 acertos) 6. Identifica figuras. Material: Manual de Figuras, pg.2. Olhe estas figuras. Mostre... a. a banana ________ b. o p _________ c. o carro _______ d. o sapato _________ e. o gato ________ f. a mo ________ (1 ponto = 4 acertos) 7. Identifica partes do corpo em si prprio. Mostre o(a) seu(ua)... a. cabelo ___ b. olho ___ c. nariz ___ d. p ___ e. orelha ___ f. mo ___ g. boca ___ ( 1 ponto = 4 acertos) 8. Compreende aes dentro de um contexto. Material: um cachorrinho, um pratinho, uma colher e um copo. Ordem: Coloque o material sobre a mesa e fale para a criana: a. O cachorro est com fome. D comida pra ele comer._______ b. O cachorro est com sede. D gua pra ele beber. _______ c. O cachorro est com sono. Bote ele pra dormir. ________ (1 ponto = 2 acertos)

LINGUAGEM EXPRESSIVA
5. Nomeia objetos. Material: carrinho, cachorro, bola, bonequinha. Aponte para cada objeto e pergunte para a cr.: O que isso? a. bola _____ b carro _____ c. nenm ______ d. cachorro ______ (1 ponto = 2 acertos) 6. Produz seqncia de palavras soltas. Observao da linguagem espontnea em atividades ldicas. Crie situaes atravs de brincadeiras para estimular a cr. a falar. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ (1 ponto = fala sobre um objeto, pessoa ou acontecimento atravs da seqncia de duas ou mais palavras em uma mesma emisso vocal) 7. Compreende relao de posse. Ex.: aponte para o seu sapato e diga para a cr.: Este o meu sapato. Em seguida aponte para o sapato da criana e pergunte: Este sapato meu? _________ (1 ponto = se emprega espontaneamente: meu, minha ou dizendo o prprio nome) 8. Adquiriu vocabulrio de pelo menos 10 palavras diferentes. Escreva aqui as palavras que a criana disser durante a avaliao: _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ (1 ponto = disse 10 palavras de forma espontnea no perodo da avaliao)

132

2a at 2a 5 m
LINGUAGEM COM PREENSIVA
9. Compreende conceitos espaciais. M aterial: uma bolsa e trs bolas. Coloque a bolsa com duas bolas dentro e uma do lado e diga: a. Tire as bolas de dentro da bolsa ___________ b. Bote a bola em cima da mesa _____________ c. Bote as bolas dentro da bolsa _____________ (1 ponto = 2 acertos) 10. Compreende alguns pronomes. M aterial: uma cachorrinho e trs bolas. Diga: Vamos brincar com as bolas e o cachorrinho? Eu dou todas as bolas para voc! a. M ostre a sua bola. ______________ b. Agora, voc d uma bola para mim ____________ Pegue uma bola e pergunte criana: c. Onde est a minha bola? ______________ d. Agora d uma bola para ele (cachorrinho) ___________ (1 ponto = 2 acertos) 11. Compreende conceitos de quantidade . M aterial: Uma bolsa e trs bolas. Coloque a bolsa com as bolas em frente a cr. e diga: a. M e d s uma bola. ___________ b. Agora bote o resto das bolas na mesa. ____________ c. Agora d todas as bolas para mim. _______________ (1 ponto = 2 acertos) 12. Reconhece a ao nas figuras. M aterial: M anual de figuras pg. 3. M ostre quem est.... a .chutando __________ b. bebendo ___________c. comendo________ ( 1 ponto = 2 acertos)

LINGUAGEM EXPRESSIVA
9. *Usa entonao adequada para fazer pergunta. Observao da linguagem espontnea em atividades ldicas. Crie situaes atravs de brincadeiras para estimular a cr. a falar. Ex.:_________________________________________________________ ____________________________________________________________ (1 ponto = faz uma pergunta usando a entonao correta; ex.: eleva a voz quando faz uma pergunta). 10.* Combina duas ou mais palavras na fala espontnea. Observao da linguagem espontnea em atividades ldicas. A examinadora. poder criar situaes atravs de brincadeiras para estimular a cr. a falar. Escreva os exemplos :___________________________________________ (1 ponto = se a cr. produz duas ou mais palavras em uma emisso vocal e, com significado semntico ; ex.: posse: papato nenm = o sapato da boneca) 11. Nomeia figuras. M aterial: M anual de Figuras, pg. 51. Aponte para cada figura e pergunte: O que isto? a. tnis ou sapato _______ b. carro _______ c. mo _______ d. banana _______ e. p _______ f. gato _______ (1 ponto = 4 acertos) 12. Reconhece e nomeia ao em figuras. M aterial: M anual de Figuras, pg. 52. A ponte para cada figura e pergunte: a. O que este menino est fazendo? ___________ (chutando ou jogando ) b. O que esta menina est fazendo? __________ (bebendo) c. E esta menina ? __________ (dormindo) ( 1 ponto = 2 acertos)

133

2a 6 m at 2a 11 m
LINGUAGEM COMPREENSIVA
13. Compreende o uso dos objetos. Material: Manual de Figuras, pg. 4. Aponte para cada figura e diga: Mostre...: a. O que voc usa para beber? ___________ b. O que ns usamos para varrer o cho? ___________ c. Com o que voc penteia o cabelo? ___________ d. O que ns usamos para cortar papel. ___________ ___________ e. O que voc usa para comer? (1 ponto = 3 acertos) 14. Compreende os conceitos dos adjetivos. Material: Manual de Figuras, pgs. 5 a 8. Mostre uma pgina de cada vez e diga: Mostre... a. o bicho grande __________ b. a bola pequena _________ c. o que est quente ________ d. quem est molhado _______ e. quem est sujo __________ (1 ponto = 3 acertos) 15. Compreende relaes parte/todo. Material: Manual de Figuras, pg. 9. Mostre... a. a porta do caminho _____ b. a perna do menino _____ c. o rabo do cachorro ______ d. as rodas do carro _____ ( 1 ponto = 3 acertos) 16. Identifica figuras. Material: Manual de Figuras, pgs. 10 e 11. Mostre: a. o barco______ b. o caminho_________ c. o avio ________ d. a mochila _____ e. a bolsa ___________ f. a mala_____________ (1 ponto 4= acertos)

LINGUAGEM EXPRESSIVA
13. Responde a questes sobre si mesmo. Pergunte: a. Qual o seu nome? ___________________ b. Voc menino ou menina?______________ c. Voc tem irmos?_________________ (1 ponto = se responde a duas perguntas corretamente) 14. Emprega palavras que indicam posse. Material: Manual de Figuras, pg. 53 Aponte para cada figura e diga: a. Esta bola dele. De quem esta bola?_________ (dela ou da menina) b. Este sorvete dela. De quem este sorvete? ________ (dele ou do menino) (1 ponto = 1 resposta correta ) 15. Vocabulrio Material: Manual figuras, pg. 54 a 56. A ponte para cada figura e pergunte: O que isto... a. cavalo ______ b. cachorro ______ c. avio ______ d. barco ______ e. cala ______ f. shorte ______ g. camisa ou blusa ______ (1 ponto = 4 acertos) 16. Responde a questes que contenham: o qu, onde e questes que as respostas so sim/no. Material: Manual de Figuras, pg. 57. Aponte para cada figura e pergunte: a. O que ele est segurando? _______________ (a bola) b. Onde est o menino? __________ (no cavalo) c. Este menino est acordado? __________ (no) (1 ponto = 2 corretos)

134

3a at 3a 5 m
LINGUAGEM COMPREENSIVA
17. Compreende conceitos de adjetivos. Material: Manual de Figuras, pgs. 12 a 14. Olhe estas figuras e mostre ... a. o que mais pesado _____ b. o que est vazio _____ c. os dois que so iguais _____ (1 ponto = 2 acertos) 18. Compreende perguntas negativas. Material:: Manual de Figuras, pgs. 15 e 16. a. Qual o lpis que no est dentro da caixa? ______ b. Que passarinho no est voando?______ (1 ponto = 2 acertos) 19. Categoriza. Material: Manual de Figuras, pg. 17. Olhe estas figuras e mostre ... a. todos os bichinhos ____________ b. todos os brinquedos _________ c. todas as coisas que comemos__________________ (1 ponto = 2 acertos)

LINGUAGEM EXPRESSIVA
17. Compreende e responde questes sobre si. a. Quantos anos voc tem? __________ b. Voc tem irmos?_________ c.. Como se Chama(m)? _______________________________________ d. Quais os brinquedos que vocs gostam de brincar? ______________ ___________________________________________________________ (1 ponto = 2 acertos) 18. Fala sobre o uso de um objeto. O que voc faz com ... a. uma colher ___________________________ b. um sabo ___________________________ c. uma cala ___________________________ (1 ponto = 2 acertos, gestos no so considerados) 19. Descreve aes diante de uma figura. ( Figuras, pgs. 58 e 59 ). a. Aqui este homem est andando, aqui ele est tocando a campainha, e aqui o que ele est fazendo? _ ________________________________ b. Este menino est comendo um sanduche . E este o que est fazendo? ___________________________________________________________ c. Este menino est andando de bicicleta. E este o que est fazendo? ___________________________________________________________ (1 ponto = 2 acertos) 20. Compreende e responde a questes com o pronome interrogativo que. a O que voa? ________________ b. O que nada?_______________ c. O que dorme? _____________ d .O que morde?______________ e. O que chora ? _____________ f. O que queima?_____________ (1 ponto = 4 acertos, gestos no so considerados)

20. Mostra partes do corpo. Mostre... a. a cabea ____ b. o brao ____ c. o joelho ____ d. o dedo ____ e. o pescoo ____ f. o queixo ____ g. a bochecha ____ ( 1 ponto= 6 acertos)

135

3a 6m at 3a e 11 m
LINGUAGEM COMPREENSIVA
21. Compara objetos. Material: Manual de Figuras, pg. 18. Qual o mais pesado? a. o banco ou a mesa? _________ b. a televiso ou a bola? _______ c. o carro ou caminho? ________ d. O livro ou a flor? __________ (1 ponto = 3 acertos) 22. Faz dedues. Material: Manual de Figuras, pgs, 19 a 21. Leia a estria e, em seguida pea para a criana. mostrar a figura que responde a pergunta: a. Se Tiago sair de casa ficar todo molhado Como est o tempo l fora? Mostre a figura. ____________ b. A boneca de Vanessa est muito suja. O que voc acha que Vanessa deve fazer com a boneca? Mostre a figura. ____________ c. Lucas teve uma boa surpresa e ficou muito feliz. Mostre a figura____ (1 ponto = 3 acertos) 23. Vocabulrio receptivo. Material: Manual de Figuras, pg.22 a 24 Mostre... a. a cala ______ b. o casaco________ c. o quadrado _________ d. o crculo_____ e. o mdico________ f. o bombeiro_________ (1 ponto = 4 acertos) 24. Compreende pronome pessoal. Material: Manual de Figuras, pgs. 25 a 26 Mostre a figura que:. a. Ela est chorando__________ b. Ele est tomando sorvete._________ c. Eles esto tomando sorvete __________ (1 ponto = 2 acertos )

LINGUAGEM EXPRESSIVA
21. Habilidade para solucionar e responder a questes sobre situaes problemas. O que voc faz quando... a. voc est com sono? _____________________ b. suas mos esto sujas? _____________________ _____________________ c. voc est com fome? (ponto: 2 acertos, sendo que gestos no so considerados) 22. Habilidade para definir objetos. Para que serve... a. uma bola ____________________________________________ b. um carro ____________________________________________ d. uma faca ____________________________________________ (1 ponto = se fala sobre a utilizao adequada de dois objetos) 23. Vocabulrio expressivo. Material: Manual de Figuras, pgs. 60 a 62. Diga o nome das figuras que eu apontar ... a. crculo_____ b.estrela______ c. computador______ d. jornal ____ e. celular_____ f. lago________ g. rvore________ h. flor______ (1 ponto = 4 acertos) 24. Adquiriu plural regular. Material: Manual de Figuras, pg. 63. a. Aqui tem um carro e aqui tem dois________________(carros) b. Aqui tem uma meia e aqui tem duas ______________ (meias) c. Aqui tem uma bola e aqui tem trs________________(bolas) (1 ponto = se a cr. acrescenta o s no final de duas palavras)

136

4a at 4a 5m
LINGUAGEM COMPREENSIVA
25. Compreende conceitos espaciais (conjunes, advrbios). Material: Manual de Figuras, pg. 27. Mostre o cachorro que est.... a. em cima da cadeira ________ b. em baixo do cadeira________ c. atrs da cadeira ________ d. do lado da cadeira __________ (1 ponto = 3 acertos) 26. Compreende conceitos de tempo. Material: Manual de Figuras, pg. 28. a. Quais as figuras que mostram a noite? _____ b. Quais as figuras que mostram o dia? _____ (1 ponto = 2 acertos) 27. Compreende ordens complexas. Material: Manual de Figuras, pg. 29. a. Mostre o cachorro branco que est dormindo ______ b. Mostre o cachorro branco com orelhas pretas . ______ c. Mostre o cachorro malhado com orelha marrom. _____ (1 ponto = 2 acertos) 28. Identifica cores. Material: Manual de Figuras, pg. 30. Olhe estas bolas. Mostre a bola:... a. vermelha _____ b. laranja _____ c. amarela _____ d. preta _____ e. verde _____ f. azul _____ (1 ponto = 4 acertos)

LINGUAGEM EXPRESSIVA
25. Usa palavras que expressam relao espacial. Material: Figuras da pg. 64. Ordem: Aponte para cada figura e diga: Agora voc me diz onde est este cachorro... a. em cima da cadeira _______ b. atrs da cadeira _________ c. em baixo da cadeira ______ d. ao lado da cadeira __________ (1 ponto = 2 acertos) 26. Memria para sentena. Repita o que eu disser.... a. Lucas treinou bem e ganhou o jogo ____ b. Ana caiu e derrubou o seu refrigerante _____ c. Igor ouviu a msica e danou. ____ (1 ponto = 2 acertos; alteraes articulatrias no so consideradas ) 27. Categorizao de nomes. Cachorro, gato, cavalo, porco, cobra so todos bichinhos. Voc sabe o que so: a. trenzinho, boneca, bola, carrinho ______________ b. shorte , saia , vestido, camisa, cala ______________ c. hamburguer, batata-frita, pizza, macarro,feijo, pastel ___________ (1 ponto = 2 acertos) 28. Emprega adjetivos para descrever pessoas e objetos. Material: Manual de Figuras, pg. 65. a. Olhe bem estas meninas, esta menina est feliz com seu vestido novo e bonito. E esta como est?____________________________________ b. Esse menino est alegre porque sua bicicleta bonita e rpida. Esse menino como ele est?______________________________________ (1 ponto = se a cr. emprega dois adjetivos)

137

4a 6m at 4a e 11 m
LINGUAGEM COMPREENSIVA
29. Compreende conceitos de adjetivos. Material: Manual de Figuras, pgs. 31 a 33. a. Voc est vendo estas cobras? Aponte a mais comprida. _____ b. Olhe para estes cabelos. Qual deles o mais curto? _____ c. Voc est vendo estas crianas? Aponte a mais alta. _____ (1 ponto = 2 acertos) 30. Compreende os sufixos nominais. Material: Manual de Figuras, pgs. 34 a 36. a. Mostre o jogador de futebol _____________ b. Mostre o pintor _____________ c. Mostre a cantora _____________ (1 ponto = 2 acertos) 31. Compreende nome + 2 adjetivos. Material: Manual de Figuras, pg. 37. a. Mostre o gato branco e peludo. _____ b. Mostre o gato preto e pequeno _____ (1 ponto = 2 acertos) 32. Compreende conceitos de quantidade. Material: Manual de Figuras, pgs 40 e 41 a. Conte os pirulitos em cada copo. Qual desses copos tem trs pirulitos? _______ b. Conte as bolas de cada conjunto. Qual conjunto tem cinco bolas? ____ (1 ponto = 2 acertos)

LINGUAGEM EXPRESSIVA
29. Nomeia cores. Material: Manual de Figuras, pg. 66. Olhe estas bolas; eu vou apontar e voc diz a cor. a. Vermelho _____ b. laranja _____ c. amarelo _____ _____ e. verde _____ f. azul _____ d. Preta (1 ponto = 4 acertos) (Figuras, pgs. 67 a 69) 30. Construo de sentenas. a. Olhe estes meninos e diga o que eles esto fazendo _______________ ___________________________________________________________ b. E aqui? O que o menino, o cavalo e o cachorro esto fazendo? _____ ____________________________________________________________ c. O nome dessa menina Beatriz. O que ela est fazendo?___________ ___________________________________________________________ (1 ponto = se a cr. faz frases sobre duas figuras) 31. Responde a questes que utilizam o pronome interrogativo quando. a. O que voc faz quando vai escovar os dentes? ___________________ ___________________________________________________________ b. O que voc faz quando vai tomar banho? _______________________ ___________________________________________________________ (1 ponto = 1 correta, sendo que ela deve dizer pelo menos duas etapas consecutivas do procedimento) 32. Responde a questes sobre a sua rotina diria. a. Por que voc escova os dentes? _______________________________ b. Por que voc toma banho? ___________________________________ c. Por que voc usa sapatos ____________________________________ (1 ponto = 2 acertos, se a criana explica o motivo, exemplo(32.a): para no ficar com bichinhos)

138

5a at 5a 11m
LINGUAGEM COMPREENSIVA 33. Compreende sentenas na voz passiva. Material: Manual de Figuras, pgs. 38 e 39 Olhe estas figuras com ateno. Agora mostre...
a. A menina foi beijada pelo menino ________ b. O menino foi empurrado pela menina _____ (1 ponto = 2 acertos)

LINGUAGEM EXPRESSIVA 33. Adquiriu palavras que expressam quantidade. Material: Manual de Figuras, pg. 70. a. O copo dessa menina tem muito suco e o desta menina tem______ __________ ( pouco )
b. O prato deste menino tem pouca pipoca e o prato deste menino tem _________(mais, muita) (1 ponto = 1 acerto)

34. Compreende conceitos de quantidade. Material: Manual de Figuras, pg 42. Joana cortou uma laranja ao meio... a. Mostre a metade da laranja? _____ b. Mostre laranja inteira? _____ (1 ponto = 2 acertos) 35. Identifica diferenas. Material: Manual de Figuras, pg. 43. Qual deles tem:
a. as orelhas grandes____ b. um rabo fino e comprido____ c. um rabo grosso____ d. bico pequeno_______________ (1 ponto = 2 acertos)

34. Habilidade para buscar palavras dentro de uma categoria. Marque um minuto e escreva os nomes que a cr. disser neste perodo. a. Diga o nome de todas as comidas que voc se lembrar , at eu pedir para voc parar _____________________________________________ b. Diga o nome de todos os bichos que voc se lembrar, at eu pedir para parar.____________________________________________________ ____________________________________________________________ (1 ponto = nomeia pelo menos seis animais ou comidas em um minuto) 35. Habilidade para solucionar e responder a questes sobre situaes problemas . a. O que voc faz quando perde o seu brinquedo?___________________ ____________________________________________________________ b. O que voc faz antes de atravessar a rua?________________________ ____________________________________________________________ (1 ponto = 1 acerto, se a criana responde com lgica) 36. Conta uma estria diante de gravuras em quadrinhos. Material: Manual de Figuras, Pgs. 71 e 72. (a examinadora anota o que a criana falar no verso da pg.) Diga: Esta uma estria sobre um menino, que quer ir ao jogo de futebol com o pai. Olhe os quadrinhos e conte uma estorinha para mim.(1ponto = se a cr. Conta uma estria com lgica ou descreve as figuras seguindo a sua seqncia)

36. Compreende conceitos de seqncia de tempo. Material: Manual de Figuras, pg. 44. Preste ateno nestas figuras. Este menino est se arrumando para sair.
a. O que ele botou por ltimo? _____________ b. O que ele botou primeiro? ______________ (1 ponto = 2 corretas)

139

6a at 6a 11m

LINGUAGEM COMPREENSIVA 37. Faz clculo de soma e subtrao at 5. a. Se voc tem trs balas e comeu uma, com quantas voc ficou? ______ b. Se voc tem dois lpis e eu lhe dou mais dois, com quantos lpis voc vai ficar? _______________ c. Se voc tem trs balas e eu lhe dou mais duas, com Quantas voc vai ficar? ______________ (1 ponto = 2 acertos; mostra com os dedos o nmero ou diz a resposta) 38. Compreende conceito de velocidade. Material: Manual de Figuras, pg. 45. Estas figuras mostram animais e transportes que se movem com velocidades diferentes. a. Mostre o transporte que mais rpido__________________ b. Mostre o bicho que mais lento _______________________ ( 1 ponto =1 acerto) 39. Relao espacial. Material: Manual de Figuras, pgs. 46 a 48. Olhe as figuras destes meninos empinando pipas: a. Mostre a pipa que est mais longe do menino _____________ Olhe as figuras destes bichinhos. b. Mostre o bichinho que est entre o gato e o cachorro ____________ c. Mostre o macaco que est mais perto do leo ____________ ( 1 ponto = 2 acertos)

LINGUAGEM EXPRESSIVA
37. Habilidade para definir palavras. Diga duas coisas que voc sabe sobre... a. A banana ______________________ b. O celular ____________________ c. O nibus ______________________ (1 ponto=2 acertos. A criana tem que descrever pelo menos uma caracterstica do objeto) 38. Completa analogias. Eu vou falar uma frase e queria que voc terminasse para mim: a. O gato pequeno, o leo _________________ b. O sorvete gelado, o caf _________________ c. A planta verde, o cu azul, _________________ (1 ponto = 2 acertos) 39. Faz derivao de palavra (acrescenta sufixos). Material: Manual de Figuras, pg. 73. Esse homem est trabalhando, ele um trabalhador. a.Essa mulher canta, ela uma ________________ b. Esse homem joga, ele um ________________ c. Esse homem pinta, ele um ________________ (1 ponto = 2 acertos)

40. Memria. Material: Manual de Figuras, pgs. 74 e 75. Vou contar uma estria preste muita ateno. 1- Breno cai muito quando joga futebol. Mas sempre levanta e continua jogando. Quando sua me pergunta: Breno voc machucou o joelho? Ele comea a chorar. 40. Relao temporal. a. O que acontece quando Breno joga futebol? _________________________ Material: Manual de Figuras, pgs. 49 a 50. 2 Surpresa! Hoje a sobremesa sorvete, mas tem que comer tudo! a. Depois de apontar para o gato amarelo, aponte para o gato Paulinho diz: ba! j acabei de comer! branco___________________________________________________ Mas sua irm Ana, est com o prato cheio. Ana diz: Eu tambm vou comer tudo! c .Antes de apontar o elefante, aponte para o macaco e o jacar_______ a. O que Paulinho falou? ________________ _________________________________________________________ b. O que Ana falou? ___________________ (1 ponto= se a criana repetir duas frases corretamente) ( 1 ponto = 2 acertos)
140

141

ANEXO 3
Frmulas para clculo estatstico ................................. 139 Tabela 1 Transformao dos Escores Bruto em escore Padro das Escalas da LC e LE ....................... 140 Tabela 2 Escore Padro (EP) da Linguagem Global . 142

Tabela 3 - Grupo de Casos: Resultados da Aplicao da ADL, Fatores de Riscos e Queixa no Desenvolvimento da Linguagem pelo Responsvel e 143 Escola ...........................................................................

142

143

Frmulas para clculo estatstico Clculo da Mdia

x = x ,onde
N

x = mdia
= soma
X

= qualquer escore bruto do conjunto

N = total do escore do conjunto Clculo do Desvio Padro


S= xi - x2 N
2

, onde

= desvio padro

2 x = soma dos quadrados dos escores brutos

N = nmero total do escore


x2

= mdia aritmtica ao quadrado

Clculo do escore
z=
X X

= escore discrepncia S = desvio padro da distribuio

-x X = S S

144

z = escore padronizado

Clculo dos escores padro dos subtestes Z


Z = z(15) + 100 , Z

onde

= escore padro

z = escore padronizado
15

= desvio padro = mdia

100

145

TABELA 1 Transformao dos Escores Bruto em Escores Padro


Tab.1.1 - Faixa etria: 1a - 1a e 5m Ling. Compreensiva Escore Bruto Escore Padro Ling. Expressiva Escore Bruto Escore Padro Tab.1.2 - Faixa etria: 1a 6m - 1a e 11 m Ling. Compreensiva Escore Bruto Escore Padro Ling. Expressiva Escore Bruto Escore Padro

3 4 5 7

82 97 111 141

1 2 3 4 5

74 87 100 113 126

4 5 6 7 8 9 10 12 13

66 73 81 88 95 102 109 123 130

2 3 4 5 6 7 8 9 11

67 75 82 89 96 103 111 118 132

Tab.1.3 - Faixa etria: 2a - 2a e 5m Ling. Compreensiva Escore Bruto Escore Padro Ling. Expressiva Escore Bruto Escore Padro

Tab.1.4 - Faixa etria: 2a 6m - 2a e 11 m Ling. Compreensiva Escore Bruto Escore Padro Ling. Expressiva Escore Bruto Escore Padro

6 11 13 14 15 16 17

54 85 97 103 109 115 122

3 8 11 12 13 14 17 18

59 82 96 100 105 109 123 127

10 12 13 14 15 16 17 19 20 21 24 29

75

83
86 90 94 98 102 109 113 117 129 148

8 11 12 13 14 15 16 17 18 21 23 26

70 82 86 90 94 98 102 106 110 121 129 141

Tab.1.5 - Faixa etria: 3a - 3a e 5m Ling. Compreensiva Escore Bruto Escore Padro Ling. Expressiva Escore Bruto Escore Padro

Tab.1.6 - Faixa etria: 3a 6m - 3a e 11 m Ling. Compreensiva Escore Bruto Escore Padro Ling. Expressiva Escore Bruto Escore Padro

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 26

81 84 86 89 91 94 96 98 101 103 106 108 113

13 15 16 17 18 19 21 22 23 25 28

75 83 87 90 94 98 106 109 113 121 132

15 21 24 25 26 27 28 29 30 31 33 34 35

62

78
81 86 89 91 94 97 99 102 105 110 113

12 18 19 20 21 24 28 29 31 34 36

67 80 83 85 87 94 102 105 109 116 120

146

147

Tab.1.7 - Faixa etria: 4a - 4a e 5m Ling. Compreensiva Escore Bruto Escore Padro Ling. Expressiva Escore Bruto Escore Padro

Tab.1.8 - Faixa etria: 4a 6m - 4a e 11m Ling. Compreensiva Escore Bruto Escore Padro Ling. Expressiva Escore Bruto Escore Padro

17 23 26 27 28 30 31 33 34 35 36 38

66 81

88 91
93 98 101 106 108 111 113 118

22 23 24 25 27 28 29 30 31 32 34 35 36

73 76 79 82 88 91 94 97 100 103 110 113 116

27 29 31 32 33 34 35 36 37 38 40

63 72

82 86
91 96 101 105 110 115 124

28 29 31 32 34 35 36 37 38 39 40

68 72 82 86 96 100 105 110 114 119 147

37 39

119 125

Tab.1.9 - Faixa etria: 5a - 5a e 11m Ling. Compreensiva Escore Bruto Escore Padro Ling. Expressiva Escore Bruto Escore Padro

Tab.1.10 - Faixa etria: 6a - 6a e 11m Ling. Compreensiva Escore Bruto Escore Padro Ling. Expressiva Escore Bruto Escore Padro

29 33 34 35 36 37 38 39 40

54 78

84
90 96 102 108 114 120

28 31 32 33 34 35 36 37 38

57 74 79 85 90 95 101 106 112

35 36 37 38 39 40

61 72

83
94 105 116

35 36 37 38 39 40

73 83 94 104 115 125

39
Nota: - Ling. (linguagem); - a (idade em ano), m (idade em meses).

117

148

149

TABELA 2 ESCORE PADRO (EP) DA LINGUAGEM GLOBAL


Faixa etria: 1a - 6a 11m Soma do EP da LC e LE 111 113 129 139 142 144 148 149 152 154 155 156 157 161 163 164 166 167 168 169 170 171 172 173 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 EP da Linguagem Global 49 50 59 65 67 68 70 71 72 73 74 75 75 78 79 79 80 81 82 82 83 83 84 84 86 87 87 88 88 89 90 90 91 91 92 93 93 94 94 95 95 96 Faixa etria: 1a - 6a 11m Soma do EP da LC e LE 197 198 199 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 218 219 220 221 222 224 225 226 227 228 229 230 231 232 234 235 236 237 238 241 243 246 249 262 EP da Linguagem Global 98 99 99 101 101 102 102 103 103 104 105 105 106 106 107 108 108 109 110 111 112 112 113 114 114 115 116 116 117 117 118 118 120 120 121 121 122 124 125 127 128 136

150

RESULTADOS DA APLICAO DA ADL NO GRUPO DE CASOS E SEUS FATORES DE RISCO


RESULTADO DA ADL FATORES DE RISCO *QUEIXA NO DES. DA LING.
QUEIXA DA ESCOLA

GESTAO (USO DE DROGAS)

GESTAO (PHT)

GESTAO (PIG)

GRUPO
MODERADO ADEQUADO

HEREDITARIEDADE

SNDROME NEUROLGI CA

MORBIDADE

DE CASOS (n= 30) 1 1,42 anos: - Sujeito 1 - Sujeito 2 1,5 1,92 anos: - Sujeito 3 2 2,42 anos: - Sujeito 4 2,5 2,92 anos: - Sujeito 5 - Sujeito 6 - Sujeito 7 3 3,42 anos: - Nenhum caso 3,5 3,92 anos: - Sujeito 8 - Sujeito 9 - Sujeito 10 4 4,42 anos: - Sujeito 11 - Sujeito 12 - Sujeito 13 4,5 4,92 anos: - Sujeito 14 - Sujeito 15 - Sujeito 16 - Sujeito 17 - Sujeito 18 5 5,92 anos:

X X X X X X X X X X

X X X X X X

QUEIXA DO RESPONSVEL

SNDROME GENTICA

GRAVE

LEVE

X X

X X X X X X X X X X X X X X X

X X

X X X X X X X X

X X

X X X

X X X

151

- Sujeito 19 - Sujeito 20 - Sujeito 21 - Sujeito 22 - Sujeito 23 - Sujeito 24 - Sujeito 25 6 6,92 anos: - Sujeito 26 - Sujeito 27 - Sujeito 28 - Sujeito 29 - Sujeito 30

X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X

X X

X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X

X X X X

*Queixa no desenvolvimento da linguagem. Fonte: Questionrio dos Pais (Anamnese).

152

153

155

Anda mungkin juga menyukai