Anda di halaman 1dari 3

PROCEDIMENTO DE LIMPEZA DO CORPO DE BORBOLETA MOTORIZAO FIRE 1.0 e 1.

3 8v (COM BORBOLETA MECNICA)


A utilizao de combustveis adulterados ou mesmo excesso de leo no crter poder acarretar, durante o uso do veculo, a saturao do blow-by (sistema de retorno dos gases), contaminando o corpo de borboleta, influenciando principalmente no regime de marcha lenta. Neste caso, quando o corpo de borboleta se apresentar com sinais de leo, recomenda-se a limpeza conforme a seguir. PROCEDIMENTO: 1 - ANLISE VISUAL Com o motor desligado, deve-se deslocar a mangueira da tomada de ar. Nesta condio, observar o aspecto da tomada de ar do corpo borboleta, sede do mesmo, quanto presena de leo. NOTA 1 : O corpo deve apresentar-se ntegro, no devendo conter marcas de ferramentas, choques / danos mecnicos e/ou lacres violados.

Deve-se ento montar a tomada de ar, ligar o veculo e deix-lo em marcha lenta, de forma que o mesmo atinja o regime de funcionamento, temperatura superior a 90C e duas inseres do eletroventilador do radiador, sem utilizar quaisquer cargas eltricas. 2- LIMPEZA DO CORPO DE BORBOLETA Retirar o corpo borboleta montado no coletor de admisso. Para efetuar esta operao, h posies corretas para a realizao da limpeza na tomada de ar do NOTA 2 : corpo borboleta. Existem precaues a serem tomadas com os seguintes componentes: Conector do Sensor de Posio da Borboleta; Conector e Eixo da Ogiva do Atuador de Marcha Lenta.

2.1 - POSIO CORRETA PARA LIMPEZA DO CORPO BORBOLETA Aps a retirada do corpo borboleta, a limpeza dever ser feita conforme indicado a seguir: A) CORPO DE BORBOLETA - VISTA LADO DA ENTRADA DE AR: POSIO CORRETA PARA LIMPEZA:

Corpo borboleta com o eixo na posio vertical, em repouso (Hard-stop). Obs.: desta forma no h possibilidades de escoamento do lquido no momento da limpeza, pois o atuador de marcha lenta e o sensor de posio da borboleta encontram-se voltados para cima.

POSIO CORRETA PARA LIMPEZA:

Corpo Borboleta com o eixo na posio vertical, totalmente aberta (WOT). Obs.: desta forma no h possibilidades de escoamento do lquido no momento da limpeza, pois o atuador de marcha lenta e o sensor de posio da borboleta encontram-se voltados para cima.

B) CORPO DE BORBOLETA - VISTA LADO DE SADA DE AR: POSIO CORRETA PARA LIMPEZA:

Corpo Borboleta com o eixo na posio inclinada, totalmente aberta (WOT). Obs.: desta forma no h possibilidades de escoamento do lquido no momento da limpeza, pois o atuador de marcha lenta e o sensor de posio da borboleta encontram-se voltados para cima.

Detalhe do conector do atuador de marcha lenta (motor de passo) e do sensor de posio da borboleta, que no devero ser contaminados de forma alguma, principalmente por lquidos.

Se houver contaminao de qualquer produto qumico, lquido ou impurezas de qualquer gnero nestes NOTA 3 : componentes, os mesmos apresentaro irregularidades em seu funcionamento, vindo a danific-los, causando anomalias tambm no funcionamento do sistema de injeo do veculo. 3 RECONHECIMENTO DA POSIO DE MARCHA LENTA.
2

Aps efetuar a limpeza do Corpo de Borboleta e o mesmo estar devidamente montado no motor, deve-se efetuar o Reset no Atuador de Marcha Lenta, realizando 5 manobras de chave de ignio, posies marcha/stop com tempo de 5 segundos na posio marcha e 20 segundos na posio stop. Ligar o motor e aguardar a entrada do eletroventilador para auto-adaptao do sistema.

Anda mungkin juga menyukai