Anda di halaman 1dari 26

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

OS PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS DA EFICINCIA E EFICCIA DA ADMINISTRAO PBLICA: ESTUDO COMPARATIVO BRASIL E ESPANHA1
Christian Mendez Alcantara2

Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar o princpio da eficincia no Brasil e o princpio da eficcia na Espanha. Abordou-se a eficincia e a eficcia inicialmente como so vistas na administrao e na economia. Num segundo momento avaliou-se a eficincia e a eficcia como princpios da administrao pblica no Brasil e Espanha. Analisou-se a doutrina, a legislao desses pases, alm da jurisprudncia relativa ao tema no Superior Tribunal de Justia no Brasil e no Tribunal Constitucional na Espanha. No Brasil constatou-se um nmero considervel de julgados relativos ao princpio da eficincia. O maior nmero de acrdos se refere a prazos, geralmente de sessenta dias, para deciso administrativa. Tambm foram observados: revogao de licitao e desqualificao de organizao social por no ter atingido as metas estabelecidas no contrato de gesto. Nas decises do Superior Tribunal de Justia no foram observadas avaliaes de maior eficincia ou no sobre atos do Poder Executivo. Analisando a jurisprudncia espanhola do Tribunal Constitucional, constata-se que a eficcia reconhecida efetivamente como um princpio de toda a administrao pblica e est mais relacionada a sua imperatividade e autoexecutoriedade, desde que no contrarie direitos e garantias individuais. No se observou nos julgados espanhis, tal como no Brasil, anlises de maior eficcia ou maior eficincia de atos administrativos. Palavras-chave: Eficincia; eficcia; princpio constitucional.

Abstract
The purpose of this study was to analyse the principle of efficiency in Brazil and the principle of efficacy in Spain. Efficiency and efficacy were initially

Artigo recebido em: 29/05/2009. Pareceres emitidos em: 08/08/2009 e 14/08/2009. Aceito para publicao em: 13/05/2010. Professor UFPR, Advogado, Mestre em Administrao e Doutor em Direito. E-mail: cmalcantara@ufpr.br.

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

24

Christian Mendez Alcantara

approached as they are seen in administration and economics. Following this, efficiency and efficacy were evaluated as principles of public administration in Brazil and Spain. The doctrine and the legislation of these countries were analysed, as well as jurisprudence relating to the issue in the Brazilian High Court of Justice and in the Spanish Constitutional Court. In Brazil a considerable number of judgements were found in relation to the principle of efficiency. Most of the decisions refer to time limits, generally sixty days, for administrative resolutions. Other decisions observed include: annulment of procurement process and disqualification of social organization for not having met the goals established in the management contract. Evaluations as to greater efficiency or not regarding acts of the Executive Branch were not observed in the decisions of the High Court of Justice. Analysing the jurisprudence of the Spanish Constitutional Court, it can noted that efficacy is recognized effectively as a principle of the entire public administration and is more related to its imperativity and self-executory ability, as long as it does not contradict individual rights and guarantees. As in Brazil, analyses of greater efficacy or greater efficiency of administrative acts were not observed in the Spanish judgements. Keywords: Efficiency; efficacy; constitutional principle.

Sumrio: 1. Introduo; 2. Eficincia e eficcia, 2.1 Eficincia na administrao pblica, 2.2 Eficcia na administrao pblica; 3. Eficincia e a eficcia no Direito, 3.1 A eficincia como princpio constitucional da administrao pblica no Brasil, 3.2 A Eficcia como Princpio Constitucional da Administrao Pblica na Espanha, 3.3 Eficincia e o controle judicial no Brasil, 3.4 Eficcia Administrativa e o controle judicial na Espanha; 4. Consideraes finais; 5. Agradecimentos; 6. Referncias bibliogrficas.

INTRODUO Os conceitos de eficincia e eficcia geralmente esto mais presentes em

reas como administrao e economia. Aps a Emenda Constitucional n 19 de 1998, a eficincia tornou-se princpio constitucional da administrao pblica. Sero analisadas a doutrina, a legislao e a jurisprudncia relativas ao tema. A seguir analisado de forma similar o princpio da eficcia na Espanha. Finalmente, se estabelece um cotejo entre o princpio da eficincia brasileiro e o princpio da eficcia espanhol.

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

25

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

EFICINCIA E EFICCIA Os dois principais indicadores de desempenho organizacional para Richard

Boyle (1989) so a eficincia e a eficcia. Peter Drucker (1964), um dos maiores pensadores em Administrao, props o julgamento de um administrador mediante os critrios de eficcia e eficincia.

2.1 Eficincia na Administrao Pblica A eficincia est relacionada melhor utilizao dos recursos para atingir um objetivo. Fernando Prestes Motta e Bresser Pereira (1980) a definem como a coerncia dos meios em relao com os fins visados, e se traduz no emprego de esforos (meios) para a obteno de um mximo de resultados (fins). Para Rua (1999) a eficincia est vinculada prioritariamente produtividade. Luciano Parejo Alfonso (1995, p. 97) e Les Metcalfe (METCALFE; RICHARDS, 1992, p. 31) classificam a eficincia em eficincia tcnica, relao entre os recursos e os resultados fsicos, e eficincia econmica, relao entre custos dos recursos e o valor dos resultados, sendo esta geralmente o foco das reformas administrativas. importante ressaltar que o conceito de eficincia apresenta

necessariamente contornos diferenciados em organizaes privadas e pblicas. Nestas o que deve prevalecer o interesse ou a necessidade dos cidados; naquelas, predominam o interesse financeiro e de seus proprietrios e a maximizao do lucro. Nesse sentido, Marianne Nassuno (1999, p. 335-361) observa que o conceito tradicional de eficincia a relaciona ao melhor uso de recursos visando ao lucro. Na seara pblica, ela pode ser definida como o melhor uso de recursos para atender ao interesse pblico. Francisco Pedraja e Javier Salinas (2005, p. 86-93) consideram natural a preocupao com a maior eficincia no setor pblico, tendo em vista a exiguidade de recursos e os gastos crescentes neste setor. A busca por maior eficincia se d em conseguir um maior output com os mesmos recursos, ou o mesmo output com menos recursos. Ou tentando fazer ambos ao mesmo tempo.
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

26

Christian Mendez Alcantara

A eficincia, para Carlos Pimenta (1998, p. 173-199), considerada como ampliao dos servios prestados populao, satisfao (percepo da qualidade) dos cidados em relao aos servios e indicadores de desempenho. Richard Boyle (1989. p. 19) d exemplos de possveis indicadores de eficincia no setor pblico: custo por leito hospitalar, custo por aluno, entre outros. A avaliao da eficincia de difcil operacionalizao, ainda mais em servios pblicos. Grande parte das atividades pblicas no permitem uma avaliao direta e objetiva dos resultados, pois elas atuam em sistemas abertos e complexos. Luciano Parejo Alfonso (1996. p. 96 e ss.) frisa a dificuldade de mensurar e avaliar eficincia no setor pblico: dificuldade de definio e medio dos resultados, imperfeio dos indicadores de resultados, limitao burocrticas para reduo de custos e resistncias avaliao. Considera tambm que geralmente uma organizao no poder ser avaliada por apenas um critrio, mas um conjunto deles. Cita como exemplos: inovao, adaptao a mudanas e aprendizagem organizacional. Jos Martnez e Nuria Rueda (2005, p. 77-85) relatam que a avaliao no setor pblico, especialmente sade e educao, que tm influncia de fatores externos, um terreno repleto de dificuldades metodolgicas, se comparado produo de bens, e que est ainda en su infancia. Muitas vezes ocorrem avaliaes parciais que com frequncia so inteis. Os mesmos autores sugerem realizar a avaliao de um servio pblico, sempre que possvel, por meio dos produtos ou servios obtidos (outputs) e no dos fatores ou insumos consumidos (inputs). Observam tambm que importante levar em conta a qualidade do servio baseada na viso do usurio e que no h modelo generalizvel para todos os pases. A avaliao deve considerar as particularidades e o momento de cada pas, bem como no se centrar apenas nos aspectos contbeis. Para Francisco Pedraja e Javier Salinas (2005, p. 86-93), o servio pblico no homogneo; predominam a incerteza e o desconhecimento na produo ou prestao do servio, especialmente nos seus resultados. Consideram que na sua avaliao possvel trilhar dois caminhos. O primeiro por meio de indicadores parciais sobre aspectos especficos do servio. Esses indicadores so mais fceis
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

27

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

de manusear e podem auxiliar na gesto do servio; entretanto, apresentam carter parcial e, em alguns casos, podem apresentar resultados contraditrios. O segundo caminho obter um ndice global de eficincia de um determinado servio, que envolve metodologia de maior complexidade e deve observar fatores externos intervenientes. Os mesmos autores comparam um servio relativamente fcil de ser avaliado, por exemplo o recolhimento de lixo, com a educao, de difcil avaliao. Este tem efeitos a mdio prazo, uma srie de influncias externas: renda familiar e envolvimento de pais ou responsveis, por exemplo. Tambm h dificuldade em definir o que uma boa educao: notas, criatividade ou valores. Nas suas consideraes finais observam que a avaliao do setor pblico deve ser sistemtica durante vrios perodos e ocorrer nas diferentes etapas do processo produtivo. Joan Prats Catal (2004, p. 27-102), analisando a mesma questo, faz ponderao similar sobre indicadores parciais. Quanto mais simplificada a atividade, o programa ou o indicador, mais fcil avaliar seu desempenho gerencial; entretanto, uma avaliao parcial e pode dificultar a coordenao e colaborao interadministrativa, especialmente importante no servio pblico, tendo em vista que boa parte deles no depende apenas de um nico departamento ou agncia. Stephen Page (2004, p. 591-606) sugere que a coleta de dados deve ser o mais simples possvel, avaliando as prioridades da organizao. Richard Boyle (1989, p. 23), ainda em relao avaliao, lembra que esta pode ser feita ao longo do tempo, utilizando parmetros e comparaes com outras organizaes. Alm das dificuldades metodolgicas de avaliao do servio pblico e de sua eficincia, ressalta-se que no h um conceito unvoco para ela. O seu entendimento pode variar inclusive em diferentes reas de conhecimento: Administrao, Economia, e, mais recentemente, Direito. interessante tambm observar, como reconhece Marianne Nassuno (1999, p. 335-361), que a eficincia, por si s, no permite adequada avaliao sobre que grupos sociais esto sendo beneficiados com as decises do gestor pblico.

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

28

Christian Mendez Alcantara

2.2 Eficcia na Administrao Pblica Eficcia escolher certo o que fazer, ou seja, selecionar os objetivos adequados ou as alternativas corretas. Segundo Andr (1993), o grau em que as metas, entendidas como atributos mensurveis de objetivos, para um dado perodo de tempo, foram efetivamente atingidas. o grau no qual uma empresa alcana um objetivo estipulado, como, por exemplo, melhoria na qualidade, lucros maiores e aumento na participao no mercado. Como indicadores de eficcia, Les Metcalfe (METCALFE; RICHARDS, 1992, p. 33-34) recomenda na administrao pblica: inovao, adaptao a mudanas e aprendizagem organizacional. Richard Boyle (1989, p. 20) considera que para avaliar eficcia necessrio definir claramente os objetivos da organizao. No setor pblico, para este autor, devem participar polticos, o corpo tcnico-burocrtico e a populao. importante observar que a Constituio Federal prev a avaliao de resultados quanto eficcia no seu artigo 74, inciso II.
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - ... II comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado;

A avaliao da eficcia do servio pblico um desafio ainda maior do que a anlise sobre a eficincia, para o Poder Judicirio, especialmente porque a eficcia, em geral, estar relacionada definio e possvel consecuo de objetivos, que muitas vezes estaro no mbito da discricionariedade do administrador pblico. Na teoria administrativa, eficcia e eficincia so consideradas

fundamentais a qualquer organizao pblica ou privada. Ambas so vitais para o planejamento: determinar os objetivos certos e em seguida escolher os meios certos de alcanar esses objetivos. Entretanto, Les Metcalfe (METCALFE; RICHARDS, 1992, p. 33 e ss.) faz ponderao importante em relao limitao destes dois critrios. Eles fazem parte de um modelo racional, no qual predominam a abordagem econmica,
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

29

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

adequao dos meios e fins e maximizao da eficincia, geralmente mais presente em decises rotineiras e de menor complexidade. Contudo, muitas vezes, ainda mais na administrao pblica, existem outros componentes presentes na tomada da deciso, fatores polticos ou culturais, por exemplo. O mesmo autor considera que modelo racional hipervaloriza o desempenho quantitativo, relegando a segundo plano aspectos estratgicos na tomada de deciso, bem como tem dificuldade com incerteza e desordem do sistema pblico (...), they fail to cope with the pathological uncertainty and disorder of public sector administration). (METCALFE; RICHARDS, 1992).

EFICINCIA E A EFICCIA NO DIREITO No Direito usual a abordagem sobre eficcia da norma, especialmente as

constitucionais. Jos Afonso da Silva (2002) e Lus Roberto Barroso (1993, p. 7879) estabelecem diferenciao entre eficcia jurdica e eficcia social. Eficcia jurdica diz respeito aplicabilidade, exigibilidade ou executoriedade da norma, como possibilidade de sua aplicao jurdica. Eficcia social o fato de a norma ser efetivamente ou realmente aplicada e seguida nos casos. Para Lus Roberto Barroso eficcia social e efetividade so similares. Neste trabalho no ser analisada a eficcia da norma, quer seja jurdica, quer social. A doutrina jurdica brasileira est se dedicando ao tema especialmente depois de a eficincia tornar-se princpio constitucional da administrao pblica e natural que tenha sido assim. No Brasil, em alguns casos, os termos eficcia e eficincia so utilizados, inclusive, como sinnimos.

3.1 A Eficincia como Princpio Constitucional da Administrao Pblica no Brasil As normas constitucionais, para Canotilho (1992, p. 1.144-1.145.), apresentam-se na forma de princpios e regras. Os princpios apresentam grau de abstrao relativamente elevado, so vagos e indeterminados quando comparados s regras. Os primeiros so normas de otimizao e comportam diferentes nveis
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

30

Christian Mendez Alcantara

de concretizao. No podem ser valorados como verdadeiros ou falsos. As regras prescrevem uma exigncia (impem, permitem ou probem). ou no cumprida. Para o autor portugus os princpios coexistem, as regras antinmicas excluem-se. Lus Roberto Barroso (2001) relata que os princpios constitucionais so a sntese dos valores abrigados no ordenamento jurdico. Desempenham as funes de: a) condensar valores; b) dar unidade ao sistema; c) condicionar a atividade do intrprete. Tm um maior teor de abstrao e maior destaque que as regras constitucionais. O mesmo autor, entretanto, observa que no h hierarquia entre princpios e regras constitucionais. Para Carmem Lcia Antunes Rocha (1994), os princpios constitucionais desempenham uma funo positiva, que consiste em afirmar a diretriz e o contedo dos subprincpios e do regramento jurdico para observao de todos. E outra negativa, que a vedao introduo no sistema normativo de qualquer contedo que se contraponha ao que neles estabelecido. Jos Afonso da Silva (2001) no considera a eficincia como um conceito jurdico, mas econmico; pois no qualifica normas, qualifica atividades. Este princpio orienta a administrao pblica no sentido de conseguir os melhores resultados com meios escassos e a menor custo. Prossegue o autor observando que eficincia administrativa obtida pelo melhor emprego dos recursos e meios para melhor satisfazer s necessidades coletivas num regime de igualdade dos usurios. Marcelo Harger (1999, p. 151-161) sintetiza como o dever de o administrador pblico utilizar a melhor opo disponvel, a opo tima. O princpio da eficincia, para Alexandre Moraes (MORAES, 2002, p. 317 e s.), est vinculado prestao de servios sociais essenciais populao, visando adoo de todos os meios legais e morais possveis para a satisfao do bem comum. Observa que este princpio apresenta as seguintes caractersticas: direcionamento da atividade e dos servios pblicos efetividade do bem comum, imparcialidade, neutralidade, transparncia, participao e aproximao dos servios pblicos da populao, desburocratizao e busca da qualidade. Juliano Henrique da Cruz Cereijido (2001, p. 231-241) considera que o princpio da eficincia est relacionado aos meios empregados. Os agentes
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

31

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

pblicos tm o dever de selecionar e utilizar criteriosamente os melhores meios a serem empregados no cumprimento das atividades necessrias boa

administrao. Frisa que na eficincia predomina o controle dos meios e no dos fins alcanados. O mesmo autor tambm relata a importncia de interpretar a eficincia conjugada com os princpios da legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade. Segundo Alexandre Santos de Arago (2004, p. 1-6) a eficincia no visa mitigar o princpio da legalidade, mas estabelecer uma nova lgica para esta, priorizando tambm resultados prticos alcanados, no se restringindo apenas a aspectos formais e abstratos. Para Rogrio Gesta Leal (2006, p. 133-134), o princpio da eficincia foi alado a princpio bsico da atividade administrativa e ao desejo da maximizar os resultados de toda e qualquer ao dos servios pblicos. Entretanto, alerta que a Emenda Constitucional n 19/1998 no indicou os critrios e indicadores para aferir tal eficincia. Observa tambm que a jurisprudncia na aplicao do princpio da eficincia vem estabelecendo, em relao agilidade e rapidez, o prazo estabelecido na lei de procedimento administrativo. Isto foi tambm observado neste trabalho. A observao de Gesta Leal sobre a falta de critrios e indicadores bastante pertinente, pois o mesmo acontece na Espanha, dificultando a avaliao efetiva da eficcia e eficincia do gestor pblico. Srgio de Andrea Ferreira (2001, p. 96-121) considera que a administrao pblica j estava submetida a este princpio, mesmo sem estar previsto expressamente na Constituio. Cita, neste sentido, o artigo 74, inciso II da Constituio Federal.
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - ... II comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado;

O princpio da eficincia tem despertado tambm preocupaes e crticas da doutrina. Maria Zanella Di Pietro (2002, p. 84) relaciona este princpio Cincia
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

32

Christian Mendez Alcantara

da Administrao e aos tecnocratas. Para a autora, ele apresenta certo antagonismo e pode sacrificar o princpio da legalidade, imposto pela Constituio e inerente ao Estado do Direito. Bandeira de Mello (2000) demonstra preocupao em relao dificuldade de definio jurdica do princpio de eficincia e do seu controle judicial. Ressalta que a eficincia deve estar sempre em consonncia com a legalidade. Egon Bockmann Moreira (2000, p. 320-341) critica severamente a incluso da eficincia como princpio constitucional, considerando-a oriunda da

administrao gerencial privada competitiva e expressa que sua insero no gerar nenhuma novidade ou benefcio concreto. O mesmo autor (MOREIRA, 2000b, p. 124 e ss.) prossegue em suas crticas eficincia. Ela tpica da administrao e economia e tem objetivos completamente diversos da Administrao Pblica e do Estado Democrtico do Direito. Alerta que a administrao pblica no pode ser orientada pelo lucro e que a eficincia no pode e no deve atenuar outros princpios ou normas constitucionais. Conclui que deve prevalecer na gesto pblica o respeito aos cidados, o atendimento ao seu bem-estar e a realizao dos direitos fundamentais do Homem. Efetivamente, a preocupao com a eficincia mais recorrente na iniciativa privada, mas ela tambm importante e necessria na gesto da coisa pblica, que administra recursos pblicos, e nesta tem um contorno

necessariamente diferenciado. Aps a Emenda Dezenove, a eficincia princpio constitucional e assim deve ser tratada. Quanto aos benefcios, o tempo dir se eles ocorrero, e dependero, certamente, do gestor pblico, da participao dos cidados, da doutrina jurdica e do posicionamento do judicirio brasileiro. Parece ainda no existir na doutrina jurdica brasileira um conceito consensual de princpio de eficincia. Alguns autores como Maria Zanella Di Pietro (2002, p. 84) e Alexandre Moraes (2002, p. 315), quando abordam o princpio da eficincia brasileiro, citam o princpio da eficcia na Constituio da Espanha. Entretanto, importante considerar que eficincia e eficcia, na doutrina administrativa e econmica, so conceitos complementares mas distintos, como j
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

33

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

foi visto anteriormente. O princpio da eficcia da Espanha apresenta algumas caractersticas distintas do princpio da eficincia no Brasil e ser apresentado a seguir.

3.2 A Eficcia Como Princpio Constitucional da Administrao Pblica na Espanha O princpio da eficcia na administrao pblica est estabelecido no artigo 103 da Constituio Espanhola de 1978 e estabelece o seguinte:
Artculo 103. La Administracin Pblica sirve con objetividad los intereses generales y acta de acuerdo con los principios de eficacia, jerarqua, descentralizacin y coordinacin com sometimiento pleno a la ley y al Derecho (sem grifo no original). ... ...

Para Parejo Alfonso (1996, p. 85), provavelmente o doutrinador espanhol que mais se debruou sobre o tema, a eficcia princpio jurdico, de ampla margem e com carter genrico ou indeterminado. Nas suas palavras: La doctrina del Tribunal as lo confirma, precisando que el principio deja amplio margen, en qualquier caso, al legislador ordinario. Observa tambm que esse princpio deve ser interpretado em conjunto com os princpios da hierarquia, descentralizao e coordenao, e poder apresentar compreenses complementares, tendo em vista sua amplitude, bem como a dos mltiplos fins da administrao pblica. O mesmo autor (ALFONSO, 1989, p. 19) diferencia eficcia e eficincia da seguinte forma: la eficacia alude a la efectiva consecucin de objetivos prefijados La eficiencia puede definirse como subespecie de la eficacia, que incorpora la perspectiva de la relacin medios-objetivos para prescribir el grado ptimo de la misma. Sintetizando a diferena, mas tambm a estreita relao entre os dois conceitos, Parejo Alfonso (1995, p. 94), considera que a eficincia, fazer bem as coisas, mais especfica e prxima economia; e a eficcia, fazer as coisas, tem carter mais administrativo e organizacional. Esta engloba a eficincia e a economia. Entretanto, o prprio autor (ALFONSO, 1989, p. 15-16) alerta para a necessidade de uma maior preciso terminolgica, pois muitas vezes eficcia,
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

34

Christian Mendez Alcantara

eficincia, efetividade e produtividade so ainda consideradas similares. Esta preocupao do Professor Parejo Alfonso tambm relevante para o Brasil. Santamara Pastor (2002, v. 1, p. 112) define eficcia como ...imperativo de ptimo funcionamento del conjunto de las Administraciones pblicas, como sistema que ha de operar de manera coherente y armnica. E considera que juzes e tribunais podem anular deciso administrativa caso ela se demonstre claramente impeditiva de uma ao eficaz da Administrao Pblica. Luciano Parejo Alfonso (1996) alerta que o princpio da eficcia na administrao pblica espanhola no se limita eficcia jurdica ou efetividade, ele representa uma exigncia de ao organizada, programada e sistemtica do gestor pblico. Para concretizar o princpio da eficcia na Espanha, Parejo Alfonso (1989, p. 37) aponta como caminho a definio de interesse geral: Es, pues, la definicin del inters general el elemento clave para el enjuiciamiento en concreto de la eficacia. Lois Recascino Wise (2004, p. 669-680) define interesse geral ou interesse pblico como as demandas oriundas dos interesses coletivos de uma determinada populao, inclusive de suas futuras geraes. mais que a mera soma de interesses. Maria Garca (2005, p. 281-320) observa que existe tendncia de construir-se o conceito de interesse geral tambm no direito comunitrio. este interesse que deve orientar a elaborao de critrios especficos de avaliao da eficcia no setor pblico, j que esta no se restringe eficincia, produtividade ou ao rendimento, geralmente caractersticas da atividade

econmica privada. Para Parejo Alfonso (1989), uma tarefa ainda por fazer: Es sta una tarea que est an por hacer y con la doctrina jurdico-administrativa, como la ciencia de la Administracin pero fundamentalmente esta ltima, tienen contrada, en nuestro sistema, una deuda ya vencida. Tambm na Espanha o princpio da eficcia questionado, especialmente em relao legalidade. Segundo Juan Alfonso Santamara Pastor (2002, v. 1, p. 112-113), a convivncia dos dois princpios problemtica, e sustenta a posio de que a eficcia, no caso da Constituio Espanhola, tem uma posio subordinada legalidade. Afirma: No hay eficacia contra el Derecho: la eficacia comienza

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

35

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

justamente donde el Derecho termina. Rodrguez-Arana (2005, p. 11-39) tambm reconhece certa tenso entre os dois princpios. Segundo Luciano Parejo Alfonso (1996, p. 87), contudo, no h contraposio possvel entre os princpios da legalidade e eficcia na constituio espanhola, pois h administrao legal e ilegal, bem como administrao eficaz e ineficaz; que sinnimo de boa ou m administrao. Em outro artigo (PAREJO ALFONSO, 1995, p. 108-109), reafirma que contraposio falsa e observa que a eficcia no pode comportar a renncia ao Estado do Direito, mas tambm nem a Lei e o Direito podem tornar impraticvel uma atuao eficaz na administrao pblica. Outra ponderao importante a que faz Miguel Navajas Rebollar (2000, p. 76). Observa que o princpio da eficcia na Espanha vem sendo utilizado como justificativa para la huida del derecho administrativo, ou seja, para contratar sem os controles e procedimentos tpicos do direito administrativo. Isto, infelizmente, tambm pode acontecer com o princpio da eficincia no Brasil. Vemos com preocupao a possibilidade, permitida pela legislao, da dispensa da licitao na escolha de organizaes sociais para atuar junto administrao pblica, por exemplo. Esta dispensa pode voltar a acentuar o patrimonialismo, to conhecido em nossa administrao pblica brasileira. interessante observar que a Lei n 6/1997, da Organizacin y Funcionamento de La Administracin General del Estado (LOFAGE), j previa o controle de eficcia nos organismos autnomos e entidades pblicas empresarias nos seus artigos 51 e 59, respectivamente:
Art. 51. Control de eficacia de los Organismos Autnomos. Los Organismos Autnomos estn sometidos a un control de eficacia, que ser ejercido por el Ministerio al que estn adscritos, sin perjuicio del control establecido al respecto por la Ley General Presuspuestaria. Dicho control tendr por finalidad comprobar el grado de cumplimiento de los objetivos y la adecuada utilizacin de los recursos asignados. Art 59. Control de eficacia de as Entidades Pblicas Empresariales. 1. Las Entidades Pblicas Empresariales estn sometidas a un control de eficacia que ser ejercido por el Ministerio y, en su caso, por el Organismo Pblico al que estn adscritas, sin perjuicio del control establecido al respecto por la Ley General Presuspuestaria. Dicho control tiene por finalidad comprobar el grado de cumplimiento de los objetivos y la adecuada utilizacin de los recursos asignados.
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

36

Christian Mendez Alcantara

Tambm h preocupao com o princpio da eficcia na lei de procedimento administrativo espanhola com texto bastante similar ao estabelecido na Constituio Espanhola:
Artculo 3. Principios generales. 1. Las Administraciones pblicas sirven con objetividad los intereses generales y actan de acuerdo con los principios de eficacia, jerarqua, descentralizacin, desconcentracin y coordinacin, con sometimiento pleno a la Constitucin, a la Ley y al Derecho.

A doutrina jurdica na Espanha, cuja Constituio de 1978, parece ter progredido mais nas definies de eficincia e, especialmente, eficcia. Contudo, o prprio Luciano Parejo Alfonso frisa ainda a necessidade da construo de um conceito de eficcia na administrao pblica, que tem caractersticas distintas das organizaes privadas. A LOFAGE prev o controle de eficcia por meio do grau de cumprimento dos objetivos e da adequada utilizao de recursos. Entretanto, conceitualmente a utilizao de recursos est mais relacionada eficincia. Talvez o legislador espanhol tenha usado o conceito ampliado de eficcia abrangendo a eficincia, tal como proposto por Luciano Parejo Alfonso. Mara Charro (2002, p. 529-559) faz ponderao interessante sobre o controle da eficcia da LOFAGE. Apesar deste, no h explicitao das consequncias jurdicas se o ato administrativo de um organismo autnomo ou entidade pblica empresarial for considerado ineficaz. Jaime Rodrguez-Arana (2005), relator do projeto desta lei, observa que este controle no tem acontecido de fato nos organismos autnomos e nas entidades pblicas empresariais. Aps apresentadas as doutrinas brasileira e espanhola sobre os princpios da eficincia e da eficcia, respectivamente, ser analisada a jurisprudncia dos dois pases.

3.3 Eficincia e o Controle Judicial no Brasil Esta certamente ser uma das questes mais controvertidas trazidas pela caracterizao da eficincia como princpio constitucional. Pode o Poder Judicirio
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

37

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

analisar se o ato administrativo ou no eficiente? Que conceitos, mtodos ou tcnicas se deve utilizar? Para Vladimir da Rocha Frana (2000, p. 165-177), vedado ao Poder Judicirio controlar integralmente a eficincia da atividade administrativa. A eficincia objeto de controle interno de cada poder e do controle legislativo. Afirma que no cabe ao Poder Judicirio definir a melhor tcnica aplicvel, mas sim se esta ateve-se aos limites do ordenamento jurdico. O juiz, baseado apenas no princpio da eficincia, no pode invalidar ato administrativo. Prossegue o autor ressaltando que a eficincia somente efetivamente comprovada quando o ato administrativo materialmente aplicado. O controle jurisdicional da atividade administrativa no incide sobre a execuo material, mas sim a estrutura e coerncia jurdicas da deciso da administrao pblica e sua relao com o regime jurdico-administrativo. Segundo Emerson Gabardo (2002), o entendimento anterior era dominante na jurisprudncia. A justificativa a independncia dos poderes. interessante observar que este posicionamento se solidificou antes da Reforma Constitucional de 1998. Em sentido diverso, Marcelo Harger (1999, p. 151-161) observa que o princpio de eficincia adquire fundamental importncia especialmente na avaliao dos atos discricionrios da administrao pblica. Ele serve de baliza para a atuao discricionria. O Poder Judicirio pode analisar o mrito do ato administrativo. Reduz-se o poder discricionrio da administrao sem elimin-lo por completo. Alexandre Moraes (2002, p. 323) corrobora a posio de Harger, e considera que o Poder Judicirio tem plena possibilidade de responsabilizar as autoridades pblicas para garantir a eficincia dos servios prestados. A seguir sero apresentados casos julgados no Brasil em relao ao princpio da eficincia. Foram pesquisados os julgados do Supremo Tribunal Federal. Como no se observou acrdos analisando diretamente o princpio da eficincia neste tribunal, foi realizada pesquisa no Superior Tribunal de Justia.
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

38

Christian Mendez Alcantara

Em 2002, o Superior Tribunal da Justia (BRASIL, 2002, p. 183) considerou que a toda e qualquer atividade da administrao pblica e de seus agentes est subordinada ao princpio da eficincia e que no justificvel longo lapso temporal para a efetivao do ato administrativo. Neste caso uma Associao de Moradores estava esperando h quatro anos autorizao de funcionamento de rdio comunitria. O Superior Tribunal de Justia estipulou em sessenta dias o prazo para instruo do processo administrativo e a emisso da deciso da autoridade competente. A determinao deste prazo tem sido recorrente no STJ ao aplicar o princpio da eficincia.
1. O exerccio da atividade administrativa est submetido ao princpio da eficincia, nos termos do art. 37, caput, CF88. 2. Configura-se ofensiva ao princpio da eficincia a conduta omissiva da autoridade competente, que deixa transcorrer longo lapso temporal sem processar pedido de autorizao de funcionamento de rdio comunitria. A Administrao Pblica e, conseqentemente, os seus agentes, desimportante o seu nvel hierrquico, esto adstritos, por expressa disposio constitucional (art. 37, caput), observncia de determinados princpios, dentre os quais se destaca o princpio da eficincia, inserido no dispositivo em virtude da alterao procedida pela Emenda Constitucional n. 1998. Agride o princpio da eficincia, de maneira inquestionvel, a demora injustificvel tanto do processamento do requerimento quanto da apreciao do pedido pela autoridade coatora, decorridos 04 (quatro) anos do protocolo do pleito. Posto isso, concedo parcialmente a segurana, para determinar autoridade coatora que se pronuncie sobre o requerimento efetuado pela impetrante. Acatando sugesto do Ministro Luiz Fux assinalo prazo mximo de 60 (sessenta) dias para efetivao das providncias, reputando-o suficiente adoo das medidas necessrias, mormente considerado o lapso temporal j transcorrido.

Em 2003 o Superior Tribunal de Justia (BRASIL, 2003, p. 211) manteve deciso administrativa de revogar licitao tendo em vista, dentre outros motivos, que a prpria administrao poderia desempenhar a atividade e os princpios da eficincia e economicidade.
A revogao da licitao em exame fundamenta-se, tambm, na demonstrao, aps o incio do Programa Pantanal, de que a prpria Administrao estava apta a realizar parte do projeto, possibilitando uma melhor gesto dos recursos, em atendimento aos princpios da eficincia e economicidade.

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

39

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

No mesmo ano, ao analisar mandado de segurana solicitando edio de portaria no caso de anistiado poltico, o Superior Tribunal de Justia (BRASIL, 2003) determinou prazo de sessenta dias para emisso da deciso administrativa e afirma que este prazo que consta na Lei n 10.559/2002 est em consonncia com o princpio da eficincia e com a lei de procedimento administrativo.
5. Nada obstante, o 4 do art. 12 da Lei 10.5592002 estabelece o prazo de 60 (sessenta) dias para efetivao da deciso, numa clara manifestao de que a prontido caracterstica desses feitos, onde se visa a reparao da ignominiosa antijuridicidade de outrora. Depreende-se do citado dispositivo que a sua ratio essendi est consoante o princpio da eficincia, j prestigiado pelo STJ, merc da liberdade de a autoridade mxima decidir ao seu alvitre. 6. Deveras, a Lei que regula o procedimento administrativo tambm concede o prazo de 60 (sessenta) dias para a deciso do feito, alis, de certo, o paradigma do citado 4. 7. Impe-se, assim, conceder em parte a ordem para que a autoridade impetrada, no prazo da Lei de 60 (sessenta) dias desta deciso, ao seu alvitre e independncia, profira deciso no procedimento administrativo retromencionado.

Em 2004, o Superior Tribunal de Justia (BRASIL, 2004, p. 163) considerou o princpio da eficincia e determinou maior celeridade para concluso do procedimento administrativo, fixando novamente o prazo em sessenta dias para concluso do processo administrativo. Mais uma vez aparece a necessidade de a administrao agir em prazos aceitveis. No ano de 2005, ainda usando a expresso princpio da eficincia, foi possvel localizar acrdo do Superior Tribunal de Justia (BRASIL, 2005, p. 75) que ratifica a deciso da Ministra do Meio Ambiente de desqualificar uma organizao social por no ter cumprido as metas estabelecidas no contrato de gesto. Como esse um acrdo que aborda o princpio e outros aspectos da reforma gerencial de 1998, transcrever-se- trecho maior do julgado.
6. Por outro lado, invivel o reexame, em sede de mandado de segurana, dos critrios e percentuais de avaliao utilizados pelo Ministrio do Meio Ambiente para atribuir o ndice de 70,4% de cumprimento das metas do contrato de gesto celebrado com a impetrante. Alm disso, cumpre registrar que o contrato em discusso, de acordo com o art. 5 e seguintes da Lei 9.637/98, objetivamente prev as metas e os critrios da sistemtica de avaliao. No caso em apreo, invivel a reviso do mrito administrativo pelo Poder Judicirio, estando este Tribunal limitado a apreciar a legalidade do ato praticado pela autoridade impetrada.
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

40

Christian Mendez Alcantara

7. A responsabilidade pelo no-cumprimento de todas as metas do contrato de gesto objeto do writ imputvel to-somente entidade impetrante, no havendo como atribuir ao Poder Pblico, que lhe transferiu recursos financeiros e lhe cedeu servidores pblicos, a 'culpa' pelo cumprimento de percentual insatisfatrio das metas contratualmente estipuladas. Alm disso, conforme bem observado pelo parecer que fundamentou o ato impetrado, a impetrante admite o descumprimento parcial do contrato e no justifica os motivos desse descumprimento, apenas discorre que o Poder Pblico no lhe orientou de maneira suficiente para que as metas pudessem ser atingidas. 8. Registre-se que as alegaes da impetrante so contrrias aos princpios que regem a Administrao Pblica e as atividades do chamado "terceiro setor", pois a qualificao de entidades como organizaes sociais e a celebrao de contratos de gesto tiveram origem na necessidade de se desburocratizar e otimizar a prestao de servios coletividade, bem como viabilizar o fomento e a execuo de atividades relativas s reas especificadas na Lei 9.637/98 (ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade). Assim, apesar de, na espcie, competir ao Ministrio do Meio Ambiente a fiscalizao, a avaliao e o acompanhamento dos resultados do contrato de gesto, essas providncias no afastam a responsabilidade do impetrante de cumprir as metas acordadas com o Poder Pblico.

Em 2008 o mesmo tribunal (BRASIL, 2008) manteve indenizao pela demora injustificada da administrao pblica.
... 3. dever da Administrao Pblica pautar seus atos pelos princpios constitucionais, notadamente pelo princpio da eficincia, que se concretiza tambm pelo cumprimento dos prazos legalmente determinados. 4. No demonstrados bices que justifiquem a demora na concesso da aposentadoria requerida pela servidora, restam feridos os princpios constitucionais elencados no artigo 37 Constituio da Repblica. 5. Legtimo o pagamento de indenizao, em razo da injustificada demora na concesso da aposentadoria. 6. Recurso especial no provido.

Analisando as decises do Superior Tribunal de Justia constata-se um nmero considervel de julgados relativos ao princpio da eficincia. O maior nmero de acrdos se refere a prazos, geralmente de sessenta dias, para deciso administrativa. Tambm foram observados: revogao de licitao, desqualificao de organizao social e pagamento de indenizao por demora na concesso de aposentadoria para servidora pblica. Nas decises do Superior Tribunal de Justia no foram observadas avaliaes de maior eficincia ou no sobre atos do Poder Executivo. Apenas em
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

41

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

um caso foi constatada a desqualificao de uma organizao social por no ter atingido as metas estabelecidas no contrato de gesto. Este julgado merece ser destacado.

3.4 Eficcia Administrativa e o Controle Judicial na Espanha Na Espanha, o princpio da eficcia est em vigor desde 1978. A pesquisa foi realizada utilizando a expresso principio de eficacia no stio eletrnico3 do Tribunal Constitucional, que exerce funes similares ao Supremo Tribunal Federal de nosso pas.
Constitucin Espaola Art. 161. 1. El Tribunal Constitucional tiene jurisdiccion en todo el territorio espaol y es competente para conocer: Del recurso de inconstitucinalidad contra leyes y dispociones normativas con fuerza de ley. La declaracin de inconstitucionalid de una norma jurdica con rango de ley, interpretada por la jurisprudencia, afectar a sta, si bien la sentencia o sentencias recadas no perdern el valor de cosa juzgada. Del recurso de amparo por violacin de los derechos y libertades referidos en el artculo 53,2, de esta Constitucin, en los casos y formas que la ley establezaca. De los conflictos de competencia entre el Estado y las Comunidades Autnomas o de los de stas entre si. De las dems materias que le atribuyan la Constitucin o las leyes orgnicas.

Numa das primeiras decises do Tribunal Constitucional (ESPAA, 1984) sobre esse princpio, ao anular ordem de demolio, afirma que a eficcia efetivamente um princpio da administrao pblica e cabe ao legislador ordinrio definir a concretizao deste conceito, bem como determina que esse mesmo princpio deve respeitar os direitos fundamentais do cidado.
El reconocimiento por el art. 103 de la C. E. del principio de eficacia como uno de los principios a los que la Administracin pblica ha de atenerse con sometimiento pleno a la Ley y al Derecho significa una remisin al legislador ordinario respecto de aquellas normas en que se concrete la consagracin de la eficacia. Entre ellas no cabe duda de que se puede encontrar la potestad de autotutela o de autoejecucin practicable genricamente por cualquier administracin pblica con arreglo al art. 103 de la C. E. Una vez admitida la conformidad con la Constitucin de la potestad administrativa de autotutela, en virtud de la cual se permite que la
3

Disponvel em: <www.tribunalconstitucional.es>.

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

42

Christian Mendez Alcantara

Administracin emane actos declaratorios de la existencia y lmites de sus propios derechos con eficacia ejecutiva inmediata, hay en seguida que sealar que la Administracin, que, a travs de sus rganos competentes, procede a la ejecucin forzosa de actos administrativos, tiene en los actos de ejecucin que respetar los derechos fundamentales de los sujetos pasivos de la ejecucin.

Em 1989 o Tribunal Constitucional (ESPAA, 1989) analisou amplo pedido do Partido Popular alegando inconstitucionalidade de vrios artigos da Lei n 53/1984 (Ley 53/1984, de 26 de diciembre, de Incompatibilidades del Personal al Servicio de las Administraciones Pblicas), que trata sobre acmulo de cargos pblicos ou destes com funes do setor privado. Este tribunal negou a inconstitucionalidade e utilizou como um dos fundamentos o princpio da eficcia.
As, el llamado principio de incompatibilidad econmica, o el principio, en cierto modo coincidente con l, de dedicacin a un solo puesto de trabajo -al que expresamente alude el prembulo de la Ley 53/1984- no vulneran en modo alguno la Constitucin, ya que no estn vinculados nicamente, ni tienen por qu estarlo, de modo exclusivo y excluyente, a la garanta de imparcialidad. Tales principios responden a otro principio constitucional, concretamente, al de eficacia, que es, adems, un mandato para la Administracin, en la medida en que sta ha de actuar de acuerdo con l (art. 103.1 C.E.). Es, pues, tambin el principio de eficacia, y no slo el de imparcialidad, el que explica en buena parte y justifica constitucionalmente el rgimen de incompatibilidades establecido en la Ley impugnada, en la que no pueden reconocerse as los excesos o extralimitaciones que le atribuyen los demandantes.

No ano de 1996 o Tribunal Constitucional, mediante a deciso 78 (ESPAA, 1996), anula penalidade oriunda de processo administrativo e novamente reconhece o princpio da eficcia da administrao pblica. Entretanto, considera que ele est sempre submetido ao controle judicial para garantir o direito estabelecido pelo artigo 24.14 da Constituio Espanhola.
Hemos declarado en relacin con este gnero de cuestiones que el privilegio de autotutela atribuido a la Administracin Pblica no es contrario a la Constitucin, sino que engarza con el principio de eficacia enunciado en el art. 103 de la C.E. (STC 22/1984), y la ejecutividad de sus actos en trminos generales y abstractos tampoco puede estimarse como incompatible con el art. 24. 1 de la C.E. (STC 66/1984 y AATC 458/1988, 930/1988 y 1.095/1988), pero que de este mismo derecho fundamental deriva la potestad jurisdiccional para adoptar medidas cautelares y suspender la ejecucin por los motivos que la Ley seala.

C.E. Art. 24. 1. Todas las personas tienen derecho a obtener la tutela efectiva de los jueces y tribunales en el ejercicio de sus derechos e intereses legtimos sin que, en ningn caso, pueda producirse indefensin.

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

43

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

No acrdo 199 de 1998 (ESPAA, 1998), o Tribunal Constitucional, ao analisar entrada na em domiclio de para Madrid, retirada anulou de a mveis mesma, para posterior a

desapropriao

cidade

observando

incompetncia de Juiz de Primeira Instncia e Instruo Criminal, para autorizar a entrada no domiclio. E reafirmou a subordinao do princpio da eficcia aos direitos e liberdades dos cidados.
Reiteradamente hemos declarado que el privilegio de autotutela atribuido a la Administracin Pblica no es contrario a la Constitucin, sino que engarza con el principio de eficacia enunciado en el art. 103 de la C.E., y que la ejecutividad de sus actos en trminos generales y abstractos tampoco puede estimarse como incompatible con el art. 24.1 de la C.E., pero sin que tal prerrogativa pueda primar sobre el contenido de los derechos y libertades de los ciudadanos (SSTC 22/1984).

Em 2004 o Tribunal Constitucional (ESPAA, 2004) considerou dois artigos da legislao militar espanhola como sendo inconstitucionais. Reconhece a hierarquia como sendo importante para a manuteno do princpio da eficcia neste setor especfico da administrao pblica, mas reitera mais uma vez a primazia dos artigos 145 e 24.1 da Constituio Espanhola.
Pues bien, como ya afirmamos en nuestra STC 115/2001 ( RTC 2001, 115), y hemos de reiterar ahora, la relacin jerrquica entre los miembros de las Fuerzas Armadas, exteriorizada en el rango atribuido por los diversos empleos militares en que se halla estructurada y en el mando a ellos asociado, cumple su cometido en el mbito que le es propio, es decir, en los aspectos atinentes a la organizacin y funcionamiento de la Administracin militar, para lograr de este modo tanto la plena operatividad del principio constitucional de eficacia que se predica de dicha Administracin, al igual que de las restantes Administraciones pblicas. En virtud de lo razonado hemos de concluir que la prohibicin del ejercicio de la accin penal, en calidad de acusador particular, as como de la accin civil derivada de delito o falta, en el mbito del proceso militar, cuando ofendido e inculpado sean militares y exista entre ellos relacin jerrquica de subordinacin, contenida en el art. 108.2 LOJM ( RCL 1987, 1687) y en el art. 127.1 LOPM ( RCL 1989, 856) , no encuentra justificacin constitucional suficiente en la proteccin de la disciplina militar y en el principio jerrquico en que se asienta la organizacin de las Fuerzas Armadas y de los institutos armados de naturaleza militar, ni resulta proporcionada a la pretendida finalidad de preservar la disciplina militar, por lo que conculca el principio constitucional de igualdad en la Ley reconocido por el art. 14 CE ( RCL 1978, 2836) y el derecho fundamental

C.E. Art. 14. Los espaoles son iguales ante la ley, sin que pueda prevalecer discriminacin alguna por razn de nacimiento, raza, sexo, religin, opinin o cualquier otra condicin o circunstancia personal o social.

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

44

Christian Mendez Alcantara

a la tutela judicial efectiva sin indefensin garantizado por el art. 24.1 CE, en su vertiente de acceso a la jurisdiccin.

Tambm em 2004, na deciso 189 (ESPAA, 2004), ao analisar retirada de mveis e utenslios domsticos em residncia em vila militar, uma questo castrense mais uma vez, sem autorizao judicial, o tribunal constitucional considera novamente que o princpio da eficcia no pode primar sobre liberdades e direitos do cidado.
En el presente caso estamos ante una actividad de la Administracin de ejecucin forzosa de sus propios actos amparada en el privilegio de la denominada autotutela administrativa, que no es contrario a la Constitucin, sino que engarza con el principio de eficacia enunciado en el art. 103 CE (SSTC 22/1984, de 17 de febrero; 238/1992, de 17 de diciembre; 148/1993, de 29 de abril; 78/1996, de 20 de mayo; 199/1998, de 13 de octubre). Esta prerrogativa, sin embargo, no puede primar sobre el contenido de los derechos y libertades de los ciudadanos (SSTC 22/1984, de 17 de febrero; 171/1997, de 14 de febrero; 199/1998, de 13 de octubre), por lo que en los actos de ejecucin la Administracin tiene que respetar los derechos fundamentales de los sujetos pasivos de ella, de suerte que cuando resultan necesarios la entrada o el registro en el domicilio de una persona, para llevarlos a cabo ser preciso dar cumplimiento a los requisitos del artculo 186 CE.

Analisando

jurisprudncia

espanhola

do

Tribunal

Constitucional,

constata-se que a eficcia reconhecida efetivamente como um princpio de toda a administrao pblica e est mais relacionada sua imperatividade e

autoexecutoriedade, desde que no contrarie direitos e garantias individuais. No se observou nos julgados espanhis, tal como no Brasil, anlises de maior eficcia ou maior eficincia, ou de ineficcia ou ineficincia de atos administrativos.

CONSIDERAES FINAIS A eficincia na administrao pblica apresenta contornos diferenciados

da iniciativa privada. Nesta predomina o interesse pelo lucro e na gesto pblica

Art. 18. 1. Se garantiza el derecho al honor, a la intimidad personal y familiar y a la propria imagen. 2. El domicilio es inviolable. Ninguna entrada o registro podr hacerse en l sin consentimiento del titular o resolucin judicial, salvo en caso de flagrante delito. 3. ... 4. ...

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

45

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

devem sempre prevalecer o interesse pblico, a preocupao com a efetivao da cidadania e a prestao do servio pblico efetivamente voltado s necessidades sociais. necessrio elaborar e solidificar um conceito jurdico de eficincia na administrao pblica. H diferentes definies de eficincia e parte da doutrina jurdica no Brasil a define como sinnimo de eficcia. Sugere-se que o princpio da eficincia seja analisado e interpretado em conjunto com os demais princpios constitucionais da administrao pblica. O controle judicial sobre a eficincia do administrador pblico um desafio que j existia na legislao ordinria, mas que cresceu pela constitucionalizao do princpio da eficincia. Este, apesar de algumas crticas, alegando que eficincia um conceito de origem econmica ou administrativa, uma realidade. Cumpre ressaltar que podero ocorrer erros se o Poder Judicirio no observar a complexidade da questo. At o momento, no Brasil, a jurisprudncia concentra-se no Superior Tribunal de Justia e o princpio da eficincia est relacionado Administrao Pblica responder em prazo, geralmente, de sessenta dias. O Poder Judicirio no tem avaliado as aes do Poder Executivo se so mais ou menos eficientes. Frisa-se que o princpio da eficincia no pode ser entendido como justificativa para dispensa de licitao ou de concurso pblico para contratao de pessoal. Isto, por si s, no propicia maior eficincia. Observou-se um discurso muito similar na Espanha usando o princpio da eficcia para fugir do regramento do direito administrativo, mais uma vez, la huida del derecho administrativo. No Tribunal Constitucional da Espanha tem prevalecido a compreenso do princpio da eficcia permeando toda a administrao pblica espanhola, com os atributos de imperatividade e autoexecutoriedade, desde que no viole direitos e garantias fundamentais. No se observou, nos julgados espanhis, anlises de maior eficcia ou maior eficincia de atos administrativos.

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

46

Christian Mendez Alcantara

AGRADECIMENTOS Agradeo Fundao Carolina/Reino da Espanha, ao Governo da Galcia

e Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES) Ministrio da Educao/Brasil pela concesso de bolsas de estudo que possibilitaram ao autor, por dois perodos, em 2005 e 2009, estudar e pesquisar na Universidade da Corua (Galcia)/Espanha.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALFONSO, Luciano Parejo. La eficacia como principio jurdico de la actuacin de la Administracin pblica. Documentacin Administrativa, n 218-219, abr.-sep. 1989. ______. Eficacia y Administracin Tres estudios. Madrid: INAP BOE, 1995. ______. Manual de Derecho Administrativo. v. 1. 4 ed. Barcelona: Ariel, 1996. ANDR, M. Contratos de gesto como instrumentos de promoo de qualidade e produtividade no setor pblico. Revista Indicadores de Qualidade e Produtividade. IPEA (1), FEV. 1993. ARAGO, Alexandre Santos. O princpio da eficincia. Revista de direito administrativo, 237, jul./set. 2004, p. 1-6. BANDEIRA DE MELLO, C. A. Curso de Direito Administrativo. 12. ed. So Paulo: Malheiros, 2000. BARROSO, L. R. O direito constitucional e a efetividade de suas normas limites e possibilidades da Constituio Brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1993. ______. Fundamentos tericos e filosficos do novo direito constitucional brasileiro (psmodernidade, teoria crtica e ps-positivismo). Revista Academia Brasileira de Direito Constitucional, n 1, 2001. BOYLE, Richard. Managing public sector performance. Dublin: Institute of Public Administration, 1989. BRASIL. Superior Tribunal da Justia, Mandado de Segurana n 7765/DF. Relator: Ministro Paulo Medina. 26 jun. 2002. DJ 14.10.2002. ______. Superior Tribunal da Justia, Mandado de Segurana n 8844/DF. Relator: Ministro Franciulli Netto. 23 abr. 2003. DJ 04.08.2003. ______. Superior Tribunal da Justia, Mandado de Segurana n BRASIL, 9.190/DF. Relator: Ministro Luiz Fux. 12 nov. 2003. DJ: 15/12/2003. ______. Superior Tribunal da Justia, Recurso Especial n 1.031.533. Relator: Castro Meira. 06 maio 2008. BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos; GRAU, Nuria Cunill (Org.). O pblico no-estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999. CANOTILHO, J. J. G. Direito Constitucional. 5. ed. Coimbra: Almedina, 1992. CATAL, Joan Prats. Las transformaciones de las administraciones pblicas de nuestro tiempo. In: MORENO, Fernando Sinz (director). Estudios para la reforma de la Administracin Pblica. Madrid: Instituto Nacional de Administracin Pblica, 2004. p. 27-102. CEREIJIDO, Juliano Henrique da Cruz. O princpio constitucional da eficincia na administrao pblica. Revista Direito Administrativo, 226, p. 231-241, out./dez. 2001.
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

47

Os princpios constitucionais da eficincia e eficcia...

DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 14. ed. So Paulo: Atlas, 2002. DRUCKER, P. Managing for results. Nova Iorque: Harper & Row, 1964. ESPAA. Constitucin Espaola. 27 diciembre 1978. ______. Tribunal Constitucional, Sentencia 22/1984, Recurso de Amparo, Relator Luis Dez-Picazo y Ponce de Len. 17 dec. 1984. ______. Tribunal Constitucional, Sentencia 178/1989, Recurso de inconstitucionalidad, Relator: Alvaro Rodrguez Bereijo. 2 nov. 1989. ______. Tribunal Constitucional, Sentencia 78/ 1996, Recurso de Amparo, Relator: Jos Gabaldn Lpez. 20 may. 1996. ______. Tribunal Constitucional, Sentencia n 199/1998, Recurso de Amparo, Relator: Fernando Garca-Mon y Gonzlez-Regueral. 13 oct. 1998. ______. Tribunal Constitucional, Sentencia n 179/2004, Cuestin de Inconstitucionalidad, Relator: Manuel Aragn Reyes. 21 oct. 2004. ______. Tribunal Constitucional, Sentencia n 189/2004, Recurso de Amparo, Relator: Javier Delgado Barrio. 2 nov. 2004. FERREIRA, Srgio de Andrea. Estudo jurdico sobre a natureza da PARAPREVIDNCIA. Revista de Previdncia Funcional, ano I, n 0, 2001. FRANA, Vladimir da Rocha. Eficincia administrativa na Constituio Federal. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, 220, p. 165-177, abr./jun. 2000. GABARDO, Emerson. Princpio constitucional da eficincia administrativa. So Paulo: Dialtica, 2002. HARGER, M. Reflexes iniciais sobre o princpio da eficincia. Revista de Direito Administrativo, 217, p. 151-161, jul./set. 1999. LEAL, Rogrio Gesta. Estado, administrao e sociedade novos paradigmas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006. MARTNEZ, Jos M. Domnguez y RUEDA, Nuria. Los indicadores de produccin pblica. ECONOMISTAS COLEGIO DE MADRID, Madrid, n 105, p. 77-85, jul 2005. METCALFE, Les; RICHARDS, Sue. Improving public management. 2. ed. London: SAGE, 1992. MORAES, A. Direito Constitucional. 12. ed. So Paulo: Atlas, 2002. MOREIRA, Egon Bockmann. In: SUNDFELD, Carlos Ari. As leis de processo administrativo lei federal 9784/99 e lei paulista 10.177/98. So Paulo: Malheiros, 2000a, p. 320-341. ______. Processo Administrativo Princpios Constitucionais e a Lei 9.784/99. So Paulo: Malheiros, 2000b. MOTTA, P. F.; BRESSER PEREIRA, L. C. Introduo organizao burocrtica. 4. ed. So Paulo: Brasiliense, 1980. NASSUNO, Marianne. O controle social nas organizaes sociais no Brasil. In BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos; GRAU, Nuria Cunill (Org.). O pblico no-estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999, p. 335-361. PAGE, Stephen. Measuring accountability for results in interagency collaboratives. Public Administration Review, v. 64, n. 5, p. 591-606, sep./oct. 2004. PASTOR, Juan Alfonso Santamara. Principios de Derecho Administrativo. 4. ed. Madrid: Editorial Centro de Estudios Ramn Areces, 2002. v. 1. PEDRAJA, Francisco y SALINAS, Javier. Es posible medir la eficiencia de los servicios pblicos? ECONOMISTAS COLEGIO DE MADRID, Madrid, n 105, p. 86-93, jul 2005. PIMENTA, C. C. A reforma gerencial do Estado brasileiro no contexto das grandes tendncias mundiais. Revista de Administrao Pblica, 32 (5), 173-199, set./out. 1998.
Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

48

Christian Mendez Alcantara

REBOLLAR, Miguel Navajas. La nueva administracin instrumental. Madrid: COLEX, 2000. ROCHA, Crmem Lcia Antunes. Princpios constitucionais da administrao pblica. Belo Horizonte: Del Rey, 1994. RODRGUEZ-Arana, Jaime. La Vuelta al Derecho Administrativo (a Vueltas con lo Privado y lo Publico). A & C Revista de Direito Administrativo e Constitucional, Belo Horizonte, ano 5, n. 20, p. 11-39, abr-jun. 2005. SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo: Malheiros, 2001. ______. Aplicabilidade das normas constitucionais. 6. ed. So Paulo: Malheiros, 2002. WISE, Lois Recascino. Bureaucratic posture: on the need for a composite theory of bureaucratic behavior. Public Administration Review, v. 64, n. 6, p. 669-680, nov./dec. 2004.

Constituio, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, n. 1, Ago-Dez. p. 24-49.

49

Anda mungkin juga menyukai