Anda di halaman 1dari 4

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA

Cdigo de tica Profissional do Bibliotecrio Aprovado pela Resoluo CFN No 327/86

RESOLUO CFB No 327/86, DE 20 DE AGOSTO DE 1986 Seo I Aprova o Cdigo de tica Profissional do Bibliotecrio. Dos Objetivos

O Conselho Federa1 de Biblioteconomia, no uso das atribuies que lhe conferem a Lei no 4.084, de 30 de junho de 1962 e o Decreto no 56.725 de 16 de agosto de 1965, Considerando a necessidade de uma atualizao na redao do Cdigo de tica Profissional com vistas s necessidades atuais, em conseqncia da prpria evoluo da carreira de Bibliotecrio e,

Art. 1o O Cdigo de tica Profissional tem por objetivo fixar normas de conduta para os profissionais em Biblioteconomia, quando no desempenho da funo.

Seo II Considerando o que foi deliberado pelo Plenrio, em sesso realizada no dia 20 de agosto de 1986, Resolve: Art. 1o Fica aprovado o Cdigo de tica Profissional anexo, a ser adotado e cumprido, em todo o Territrio Nacional, pelas pessoas fsicas e jurdicas que se dediquem, profissionalmente, a atividades bibliotecnomicas nos termos da Legislao vigente. Art. 2o O bibliotecrio, no exerccio de sua atividade, est obrigado a se submeter s normas do presente Cdigo e s sanes nele previstas pelas infraes praticadas. Art. 3o As infraes cometidas pelo bibliotecrio sero processadas pelas Comisses de tica e julgadas pelo Conselho Regional no qual o profissional estiver inscrito. Art. 4o A presente Resoluo entrar em vigor na data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio, cabendo aos Conselhos Regionais a incumbncia de divulg-la, inclusive nos jornais e peridicos de maior circulao, em suas reas de jurisdio. Art. 5 Revogam-se as disposies em contrrio, notadamente a Resoluo CFB n 109/74. a) Braslia, 20 de agosto de 1986 Paulo Olail de Carvalho 1o Secretrio no Exerccio da Presidncia Denise Benchimol de Resende 2a Secretria no Exerccio da 1a Secretaria b) preservar o cunho liberal e humanista de sua profisso, fundamentado na liberdade da investigao cientfica e na dignidade da pessoa humana; exercer a profisso, aplicando todo zelo, capacidade e honestidade no seu exerccio; cooperar intelectual e materialmente para o progresso da profisso, mediante o intercmbio de informaes com associaes de classe, escolas e rgos de divulgao tcnica e cientfica;
o o

Dos Deveres e Obrigaes

Art. 2o Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, alm do exerccio de suas atividades: a) dignificar atravs de seus atos a profisso tendo em vista a elevao moral, tica e profissional da classe; b) observar os ditames da cincia e da tcnica, servindo ao poder pblico, iniciativa privada e sociedade em geral; c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exerccio da profisso; d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais; e) colaborar eficientemente com a Ptria, o Poder Pblico e a Cultura. Art. 3o Cumpre ao profissional de Biblioteconomia:

c)

Publicada no D.O.U. Seo I em 04/11/86 p. 16413/16414

d) e)

guardar sigilo no desempenho de suas atividades, quando o assunto assim exigir; realizar, de maneira digna, a publicidade de sua instituio ou atividade profissional, evitando toda e qualquer manifestao que possa comprometer o conceito de sua profisso ou de colega; considerar que o comportamento profissional ir repercutir nos juzos que se fizerem sobre a Classe; manter-se atualizado sobre a legislao que rege o exerccio profissional da Biblioteconomia, cumprindo-a corretamente e colaborando para seu aperfeioamento; combater o exerccio ilegal da profisso.

Art. 7o O Bibliotecrio deve, em relao aos usurios, observar a seguinte conduta: a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao pblico, no se recusando a prestar assistncia profissional, salvo por relevante motivo; b) prestar assistncia profissional, salvo por relevante motivo;

f)

c) tratar os usurios com respeito e urbanidade, no prescindindo de igual tratamento por parte deles; d) ater-se ao que lhe compete na orientao tcnica da pesquisa e na normalizao do trabalho intelectual. Art. 8o O Bibliotecrio deve interessar-se pelo bem pblico e, com tal finalidade, contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experincia para melhor servir coletividade. Art. 9o No desempenho de cargo, funo, ou emprego, cumpre ao Bibliotecrio dignific-lo moral e profissionalmente. Art. 10 Quando consultor, o Bibliotecrio deve limitar seus pareceres s matrias especficas que tenham sido objeto da consulta.

g)

h)

Art. 4o A conduta do Bibliotecrio em relao aos colegas deve ser pautada nos princpios de considerao, apreo e solidariedade, em consonncia com os postulados da Classe. Art. 5o O Bibliotecrio deve, em relao aos colegas, observar as seguintes normas de conduta: a) ser leal e solidrio, sem convivncia com erros que venham a infringir a tica e as disposies legais que regem o exerccio da profisso; b) evitar crticas e/ou denncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatrios; c) respeitar as idias de seus colegas, os trabalhos e as solues, jamais usando-os como de sua prpria autoria; d) evitar comentrios desabonadores sobre a administrao de colegas que vier a substituir; e) abster-se da aceitao de encargo profissional em substituio a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profisso ou da classe, desde que permaneam as mesmas condies que ditaram o referido procedimento. Art. 6o O Bibliotecrio deve, com relao Classe, observar as seguintes normas: a) prestigiar entidades de Classe, contribuindo sempre que solicitado, para o sucesso de suas iniciativas em proveito da coletividade; b) zelar pelo prestgio da Classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeioamento de suas instituies; c) facilitar o desempenho dos representantes do rgo fiscalizador, quando no exerccio de suas respectivas funes.

Seo III Das Proibies

Art. 11 No se permite ao profissional de Biblioteconomia, no desempenho de suas funes: a) praticar, direta ou indiretamente, atos que comprometam a dignidade e o renome da profisso; b) nomear ou contribuir para que se nomeiem pessoas sem habilitao profissional para cargos privativos de Bibliotecrio, ou indicar nomes de pessoas sem registro nos CRB; c) expedir, subscrever ou conceder certificados, diplomas ou atestados de capacitao profissional a pessoas que no preencham os requisitos indispensveis para exercer a profisso; d) assinar documentos que comprometam a dignidade da Classe; e) violar o sigilo profissional;

f) valer-se de influncia poltica em benefcio prprio, quando comprometer o direito de colega ou da Classe em geral; g) deixar de comunicar aos rgos competentes as infraes legais e ticas que forem de seu conhecimento; h) deturpar, intencionalmente, a interpretao do contedo explcito ou implcito em documentos, obras doutrinrias, leis, acrdos e outros instrumentos de apoio tcnico do exerccio da profisso, com intuito de iludir a boa f de outrem; i) fazer comentrios difamatrios sobre a profisso e suas entidades.

Seo V Da Aplicao de Sanes

Art. 14 O Conselho Federal de Biblioteconomia deve baixar resoluo estabelecendo normas para apurao das faltas e aplicao das sanes previstas neste Cdigo.

Seo VI Seo IV Das Infraes Disciplinares e Penalidades Art. 15 O Bibliotecrio deve exigir, por seu trabalho, remunerao justa e proporcional s atividades exercidas. Art. 12 A transgresso de preceito deste Cdigo constitui infrao disciplinar, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicao das seguintes penalidades: a) advertncia confidencial, em aviso reservado; b) censura confidencial, em aviso reservado; Seo VII c) suspenso de registro profissional por prazo de at 1 (um) ano; Abrangncia do Cdigo d) cassao do registro profissional ad referendum do Conselho Federal; 1o Cassado o registro profissional, caber ao CRB recolher a carteira de Identidade Profissional do infrator. 2o As penalidades sero anotadas na Carteira de Identidade Profissional e no Cadastro do Conselho Regional, sendo comunicadas ao Conselho Federal, demais Conselhos Regionais e ao empregador. Seo VIII Art. 13 Compete originalmente ao CRB o julgamento das questes relacionadas transgresso de preceito do Cdigo de tica, facultado recurso de efeito suspensivo, interposto ao CFB. Pargrafo nico O recurso dever ser interposto dentro do prazo de 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento da comunicao. Modificao do Cdigo Art. 16 O Bibliotecrio no deve oferecer ou disputar servios profissionais, mediante aviltamento de honorrios ou em concorrncia desleal. Dos Honorrios Profissionais

Art. 17 As normas deste Cdigo aplicam-se s pessoas fsicas e jurdicas que exeram as atividades profissionais de Biblioteconomia.

Art. 18 Qualquer modificao deste Cdigo somente pode ser feita pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, mediante proposta de Conselho Regional ou de Conselheiro Federal.

Seo IX Vigncia do Cdigo

Art. 19 O presente Cdigo entra em vigor em todo o Territrio Nacional, a partir de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Anda mungkin juga menyukai