Anda di halaman 1dari 5

Sinopse da pea A Iluso Cmica de Pierre Corneille

1 Acto Cena I Dorante incentiva Primadante, seu amigo, a visitar o mgico Alcandro de modo a descobrir o paradeiro do seu filho de quem no tem notcias h 10 anos. Os esforos deste pai foram j inmeros, pelo que se encontra cptico em relao aos feitos do mago adivinho que escolheu para seu lar um teatro. Cena II Primadante pede a Alcandro que o ajude a encontrar Clindor, seu filho. Alcandro mostra ter perfeita conscincia dos sentimentos de remorso que guarda Primadante, dizendo-lhe que o ir ajudar fazendo-lhe um completo relato de todo o percursso do seu filho at ao dia de hoje. Alcandro mostra um guarda roupa vistoso e luxuoso que afirma pertencer a Clindor. Tal acto parece acalmar Primadante. Dorante volta para sua casa onde ir esperar o amigo, uma vez que lhe pediu o mago que este no assistisse ao que ir acontecer de seguida. Cena III Alcandro conta a Primadante os diferentes trabalhos por que Clindor passou, afirmando que nem todos foram dignos de um homem de posses, mas que necessrios para a chegar. Fala-lhe ainda dos ltimos acontecimentos na vida do Senhor da Montanha (nome de que se auto intitula Clindor) esclarecendo que este est em Bordus e de bem com a vida. 2 Acto Cena I Alcandro adverte Primadante sobre o facto de este no poder abandonar a gruta antes dele. D -se incio ao espectculo. Cena II Mata-Mouros fala a Clindor das suas virtudes como um homem apaixonvel at para deusas. A sua apaixonada porm Isabel por quem diz ser capaz de matar. Cena III Adrasto declara o seu amor a Isabel que o recusa por completo. Cena IV Mata-Mouros diz que conquistar para Isabel um imprio e que por ao seu servio mais que um criado. Ela, porm, embora receptiva ao seu amor, diz que lhe basta Clindor para criado. Mata-Mouros pe a cargo de Clindor expressar a Isabel as razes porque deve esta amar o primeiro. Cena V Clindor confessa o seu amor a Isabel. Esta diz-lhe que tambm o ama receando contudo a posio de seu pai. Clindor lamenta-se do tratamento que teve por parte de seu pai d daquilo a que se sujeita como agente de Mata-Mouros. Cena VI Adrasto, reconhecendo as qualidades de Clindor e por conseguinte a ameaa que este representa em relao a Isabel, sugere quele por quem a sua amada se apaixonou que se exile. Clindor parece no fazer caso das suas ameaas.

Cena VII Lisa, criada de Isabel, confidencia a Adrasto que Isabel est apaixonada por Clindor, mas que no entanto, o julga um rico fidalgo. Sugere Lisa que Adrasto fale a Geronte, pai de Isabel, que a sua filha est apaixonada por um pobretanas fugido da autoridade de seu pai. Cena VIII Lisa mostra-se pronta para vingar o facto de a ter desprezado Clindor. Cena IX Alcandro e Primadante comentam a posio de Lisa, revelando o mago que o seu amor por Clindor a far mudar de conduta. 3 Acto Cena I Geronte tenta impor a Isabel a sua posio em relao ao homem com quem esta deve casar. Defende assim o jovem baro, Adrasto, desprezando aquele que no tem as mesmas posses. Isabel enfrenta o pai. Cena II Geronte assume que Isabel est apenas a tomar um acto de rebeldia e que ele quem sabe do melhor para a filha. Assim, decide-se por expulsar aquele que julga estar a desencaminh-la: Mata-Mouros. Cena III Geronte diz a Mata-Mouros que se deve afastar, uma vez que se fala que o seu ttulo de guerreiro invencvel falacioso. O mesmo defende-se dizendo que o que o prende o seu amor por Isabel, amor este que Geronte ignora. Cena IV Mata-Mouros pede a Clindor que v falar com Isabel para que possa este expressar pelo primeiro os sentimentos que este nutre pela filha de Geronte. Cena V Clindor sugere a Lisa que seja esta sua amante, sendo que Isabel ser sua mulher. Cena VI Lisa tece uma linha de vingana onde se embrenhar Clindor, sendo que a atitude que este toma de dizer a uma palavras de amor e a outra promessas para a vida inadmissvel para Lisa que no admite isso nem para si, nem para a sua senhora. Cena VII Mata-Mouros aguarda a chegada de Clindor com Isabel, temendo de morte possveis represlias por parte de Geronte. Cena VIII Isabel e Clindor so surpreendidos por Mata-Mouros ao confessarem mutuamente o seu amor.

Cena IX Sendo que num primeiro momento Mata-Mouros deseja torturar Clindor at morte por se ter este metido entre ele e a sua apaixonada, num instante seguinte altera a sua postura para passar a ser complacente com a unio de Isabel e Clindor. Cena X Mata-Mouros garante aos dois amantes a sua proteco eterna assim como o sigilo desta relao. Cena XI Mata-Mouros, que proporcionara a descoberta do amor entre Clindor e Isabel, foge aquando da chegada de Adrasto, Geronte e os criados, no querendo admitir a sua deslealdade para com os dois primeiros. Adrasto morto por Clindor no meio da multido. Clindor levado para a priso. Cena XII Primadante teme, junto de Alcandro, a morte do filho. O mgico trata de o acalmar. 4 Acto Cena I Isabel sofre pelo golpe que sofreu Clindor e revolta-se contra a desumanidade de seu pai que a afastou do amor da sua vida. Cena II Lisa vai ao encontro de Isabel que chora pelo seu apaixonado no ltimo local onde o viu. Vem a sua criada contar-lhe que Clindor ser salvo. Quatro dias depois de este ser preso, Lisa diz-se enamorada pelo irmo do porteiro da priso de forma a conseguir assim que este abrisse a cela de Clindor deixando-o fugir. Aquele que portador das chaves mostra-se relutante em faz-lo por achar que Lisa a amada de Clindor. Ao saber que por Isabel que o senhor da Montanha suspira e fazendo de Lisa sua mulher, aceita fazer parte do estratagema. Cena III Monlogo de Lisa em que esta esclarece que o destino de Clindor est nas suas mos. Anseia ainda que, tendo agora um marido, os sentimentos de Clindor por si amanem ou que Isabel saiba resolver o caso ao saber da situao. Cena IV Isabel surpreendida por Mata-Mouros a meio da noite na sua casa. Diz-lhe este que esteve fechado no quarto da lenha desde os ltimos quatro dias, por achar que necessitava Isabel de viglia constante. Isabel encontra-o enquanto este descia as escadas para vir comer cozinha, embora Mata-Mouros insista que vem para proteger a sua amada. Isabel ameaa chamar os lacaios de seu pai pelo que Mata-Mouros foge. Cena V Lisa diz a Isabel que o mais certo seria deixar fugir Mata-Mouros, uma vez que seria desperdiar tempo preocuparemse com tal personagem. Isabel diz ter agido de mo firme por ter Lisa a seu lado. Cena VI

Chega o carcereiro que diz j ter os cavalos prontos para que possam assim ir buscar Clindor priso e passar por um velho muro em runas as portas da cidade. Cena VII Clindor espera a morte fechado na cela da priso. Diz morrer em glria por morrer por Isabel, o amor da sua vida, no deixando contudo de temer o momento em que chegar o carrasco. Chega entretanto algum que abre a sua cela para sua grande surpresa. Cena VIII o carcereiro quem abre a cela de Clindor. O primeiro informa o prisioneiro de que a sua morte, como sinal de compaixo dos juzes, acontecer de noite. Poupar-se- assim o condenado vergonha de ser morto diante de uma multido. Cena IX Ao chegar rua, sado da priso, Clindor v Isabel apercebendo-se ento de que o carcereiro mentia sobre o facto de a sua morte estar destinada a acontecer essa noite. No querendo perder tempo com carcias, os dois casais, Lisa e o carcereiro e Isabel e Clindor fogem da cidade. Cena X Alcandro sossega Primadante dizendo-lhe que da em diante o seu filho no correr mais perigo. Fala ainda que dois anos levaram para atingir uma vida com dignidade. 5 Acto Cena I Alcandro e Primadante comentam o facto de estar Isabel to mudada ao fim de dois anos. Alcandro volta a reforar a ideia de que Primadante s poder sair do teatro depois do mago, sendo que as consequncias seriam fatais. Cena II Isabel, no suportando mais estar em silncio, vai ao encontro de Lisa a quem conta que Clindor, na ausncia do Prncipe Florilama, tem encontros secretos com a princesa Rosina, sua esposa. Lisa diz-lhe que dever da mulher fingir que nada sabe, uma vez que os homens no gostam de mulheres ciumentas, e que faz parte da grandeza de um homem estar rodeado por vrias amantes. Cena III Clindor pede a Isabel que justifique a falta de afectos que esta lhe tem dado. Tenta acarici-la sendo porm rejeitado. Confessa ainda a sua infidelidade ao que Isabel responde com o desgosto de ter deixado tudo para fugir com o homem que amava e que agoro falta s suas promessas e juras de amor eterno. Clindor diz-lhe que de nada se pode Isabel queixar uma vez que afirma no lhe faltar nada e que nunca agiu para com ela com desprezo ou indiferena. Isabel ataca Clindor dizendolhe que ingrato, uma vez que est onde se encontra graas a Florilama mas mesmo assim o trai. Clindor defende-se dizendo que ama Isabel. Esta cede s suas palavras, dizendo-lhe ainda que deve continuar a amar aquela que princesa de Inglaterra, mas que o deve fazer com precaues para que nada descubra Florilama. Diz ainda que prefere morrer de imediato para que no viva depois de Clindor estar morto. Face a isto, Clindor garante a Isabel que da em diante s viver para ela. Cena IV Clindor diz a Rosina que devero terminar os seus encontros amorosos uma vez que ele deve todo o respeito a Florilama. Rosina no quer desistir de Clindor. Diz que o mal j est feito e que o que h entre eles tem demasiada relevncia.

Cena V Erasto e um grupo de criados servidores de Florilama surpreendem Rosina e Clindor descobrindo o caso entre estes. Clindor e Rosina so mortos. Erasto sugere a Isabel que o siga at junto do Prncipe uma vez que este se diz desde h muito apaixonado pelos encantos da esposa viva. Cena VI Primadante lamenta a morte do filho e diz que ter o mesmo destino rapidamente. No entanto, de seguida, ao ser puxada uma cortina, revelam-se os actores em palco que distribuem agora entre si dinheiro. Alcandro diz ser o teatro uma arte bastante apreciada at pelo rei, pelo que este pai deve dar-se por satisfeito, uma vez que o seu filho encontrou um trabalho to virtuoso. Primadante volta agora de regresso a sua casa, em Paris, tranquilizado por saber do seu filho um homem de um trabalho to digno.

Joana Saraiva 2 ano Teatro e Educao

Anda mungkin juga menyukai