Anda di halaman 1dari 21

ARTE

O que arte? A arte uma criao humana com valores estticos (beleza, equilbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoes, sua histria, seus sentimentos e a sua cultura. um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresentase sob variadas formas como: a plstica, a msica, a escultura, o cinema, o teatro, a dana, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de trs maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da tcnica para se comunicar. Quem faz arte? O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades prticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utenslios de cozinha. Outros objetos so criados por serem interessantes ou possurem um carter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenas (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas. Por que o mundo necessita de arte? Porque fazemos arte e para que a usamos aquilo que chamamos de funo da arte que pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia-a-dia (utilitria), para explicar e descrever a histria, para ser usada na cura de doenas e para ajudar a explorar o mundo. Para descrever a funo da arte e daquele que responsvel por repassar tais conhecimentos Eduardo Galeano consegue de forma potica descrever esta necessidade. Funo da arte Diego no conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcanaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensido do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: Me ajuda a olhar!. Como entendemos a arte? O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experincia e conhecimentos, da nossa disposio no momento, imaginao e daquilo que o artista pretendeu mostrar.

O que estilo? Por que rotulamos os estilos de arte? Estilo como o trabalho se mostra, depois do artista ter tomado suas decises. Cada artista possui um estilo nico. Imagine se todas as peas de arte feitas at hoje fossem expostas numa sala gigantesca. Nunca conseguiramos ver quem fez o qu, quando e como. Os artistas e as pessoas que registram as mudanas na forma de se fazer arte, no caso os crticos e historiadores, costumam classific-las por categorias e rotul- las. um procedimento comum na arte ocidental. Neste contexto decidimos para um entendimento mais concreto relacionado aos diversos segmentos a serem apresentados, um cronograma com algumas das principais manifestaes artsticas a contar da arte pr-histrica findando na contempornea relacionando os fatos sociais que levaram a tais objetos e ou pensamentos artsticos. Esta linha a ser demarcada puramente imaginria se percebermos que fatos histricos se complementam, aglutinam e se transformam da mesma forma a arte no criada e sim transformada e complementada tornando-a mais complexa a cada momento, pois a arte evolui de acordo com as necessidades do homem. Como conseguimos ver as transformaes do mundo atravs da arte? Podemos verificar que tipo de arte foi feita, quando, onde o como, desta maneira estaremos dialogando com a obra de arte, e assim podemos entender as mudanas que o mundo teve, para podermos entender estas transformaes estaremos nesta apostila apresentando diversos perodos da historia onde os objetos de arte foram resultantes destas mudanas. Na histria, h arte? Quando olhamos a nossa volta, percebemos que estamos rodeados por uma enorme quantidade de objetos seja em casa, no trabalho, na sala de aula ou nos mais diversos lugares. Se examinarmos esses objetos ns iremos perceber que todos foram feitos para uma determinada finalidade, isto , para uma funo especfica como no caso dos utenslios domsticos, computador, celular, etc. Ao longo da historia, o homem produziu inmeros artefatos para facilitar seu trabalho ou para superar as limitaes fsicas. Essa atitude de criar instrumentos e aperfeio-los torna possvel a compreenso do processo civilizatrio pelo qual o homem vem passando desde que surgiu sobre a terra. Muitos dos objetos expostos em museus fazem ou fizeram parte da nossa vida diria e tem sua utilidade evidente: basta observar para sabermos para que servem, outros por serem mais complexos, exigem que algum informado nos explique seu funcionamento e sua finalidade. Contudo, o ser humano tambm produz coisas que apesar de no terem uma utilidade imediata, sempre estiveram presentes na vida. O homem cria objetos no apenas para se servir utilitariamente deles, mas tambm para expressar seus sentimentos diante da vida, mais ainda expressar sua viso do momento histrico em que vive. A arte, como reflexo do social. A arte, portanto esta integrada na cultura de um povo, retratando elementos do meio natural, sentimentos religiosos, fatos polticos e sociais.

COMO A ARTE SE MANIFESTA?


MSICA: Que consiste em combinar sons de forma harmoniosa. Conjunto de sons combinados. Execuo de qualquer pea musical. Conjunto de msicos; orquestra; filarmnica. H vrios tipos de msica e estilos: Tipos:Atonal, Tonal, modal etc. Estilos: Clssica, Eletrnica, folclrica, Popular, Sacra, Instrumental. O TEATRO: O teatro uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma histria ou atividades, com auxlio de dramaturgos, diretores e tcnicos, que tm como objetivo apresentar uma situao e despertar sentimentos no pblico. Gneros: Comdia, Drama, pera, Musical, Fantoches, etc. ARTES PLSTICAS: So as artes que se manifestam por meio de elementos visuais e tteis, como linhas, cores, volumes; reproduzindo formas da natureza ou realizando formas imaginrias... Podem ser manifestadas de duas formas: No Bidimensional (2 dimenses LxC, LxA e CxA) No Tridimensional (3 dimenses LxAxC). ARQUITETURA: (3D) Arte de construir a partir de um projeto. (Construo)

ESCUL TURA: (3D) Arte de esculpir, entalhar, moldar uma superfcie tridimensional. Existem trs tipos de escultura: Baixo relevo: a escultura que no ultrapassa a metade da profundidade do material. Alto relevo: a escultura que ultrapassa a metade da profundidade do material. Pleno relevo: a escultura onde trabalhada todas as superfcies do material (de todos os lados).

BAIXO RELEVO:

ALTO RELEVO:

PLENO RELEVO

PINTURA : (2D) Arte de colocar elementos coloridos sobre uma superfcie bidimensional. Existem vrios tipos de pintura: Afresco: uma pintura feita sobre uma argamassa fresca. Mosaico: desenhos feitos com pedras coloridas. Pintura de Cavalete: pintura feita numa superfcie mvel. Vitral: feitos com pedaos de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos.

AFRESCO

MOSAICO

PINTURA DE CAVALETE

ARTE RUPESTRE
40.000 a 3.500 a.C Se conhece como arte rupestre os rastros de atividade humana e que tem sido gravadas (petrglifos 1) ou pintadas (pictografias 2) sobre superfcies rochosas. Em sua passagem pelo mundo, o homem tem desejado plasmar em cavernas, pedras e falsias, inmeras representaes de animais, plantas, objetos, cenas da vida cotidiana, smbolos, figuras geomtricas etc. Obras consideradas entre as mais antigas manifestaes da destreza e pensamento (criatividade).

Sua denominao como arte no significa que se trate de objetos artsticos nos termos e com as finalidades que entendemos em nossa cultura ocidental. Esta s mais uma das formas de tentar definir o seu significado. 1 . petrglifos Tambm conhecidas como grabados rupestres (gravuras rupestres), estas manifestaes foram elaboradas ao deferir na superfcie rochosa instrumentos mais duros. Para conseguir isso, o homem pr-histrico poderia usar pontas de pedra ou outros materiais preparados especificamente para esta finalidade.

2 . pictografias As pictografias (do latim pictum: relativo a pintar, e do grego grapho: traar) so grafismos realizados sobre as rochas mediante l aplicao de pigmentos. Melhor conhecida como pintura rupestre, se caracteriza por utilizar em sua preparao substncias minerais (xidos de ferro, magnsio, cinabrio (sulfeto de mercrio), carvo, argila), animais (sangre, ovos, gorduras) os vegetais (gorduras, corantes). Diversas misturas foram realizadas para obteno de pigmentos que vo do preto ao branco e uma variedade cores como vermelho, laranja e amarelo. Para que era realizada a arte rupestre Puderam ser muitas e as mais diversas razes que tiveram os grupos humanos para realizar as manifestaes rupestres: prticas de rituais e oferendas, intenes puramente estticas ou necessidade de ser um veculo de comunicao de saberes, mitos etc. Questo de sobrevivncia Uma das explicaes mais aceitas que tem nos ltimos tempos, que a elaborao da arte rupestre como um ato de meditao entre os caadores e os espritus dueos de los

animales(senhores espritos dos animais) para assim propiciar e assegurar sua sobrevivncia. (culto mgico religioso a fim de assegurar uma caada bem sucedida) A escultura primitiva As "Vnus Esteatopgicas", esculturas em pedra ou marfim de figuras femininas estilizadas, com formas muito acentuadas, so manifestaes artsticas das mais primitivas do "Homo Sapiens" e que demonstram sua capacidade de simbolizar. A estas esculturas atribudo um sentido mgico, propiciatrio da fertilidade feminina e ao primeiro registro de um sentimento religioso ou de divindade, o qual convencionou-se denominar de Deusa me, Me Csmica ou Me-terra.

ARTE EGPCIA
Arte e arquitetura do Egito - 3.200 a 378 a.C Consideramos arte egpcia edifcios, pinturas, esculturas e artes aplicadas, da pr-histria conquista romana no ano 30 a.C. A histria do Egito foi a mais longa de todas as civilizaes antigas que floresceram em torno do Mediterrneo, estendendo-se, quase sem interrupo, desde aproximadamente o ano 3000 a.C. at o sculo IV d.C. A arte egpcia assombrou gregos, romanos e civilizaes que se sucederam ao longo da histria tanto pela sua magnitude e complexidade de engenharia, escrita, cincias etc. Quanto por seus mistrios. Surgimento do povo egpcio Durante o neoltico, quando o clima se alterou e se foi intensificando a desertificao das regies planlticas do norte da frica e da Arbia, as populaes nmades que a habitavam comearam a procurar terras prximas do vale do Nilo Estes povos eram atrados pela abundncia de caa e pesca, e principalmente, pela existncia de boas condies para a prtica da agricultura . Uma arte sagrada a partir da compreenso que a religio assumia no Egito antigo que se pode entender a arte deste povo. Toda a produo artstica estava subordinada a pessoa do fara e tudo que lhe dizia respeita era portanto sagrado. Como expresso religiosa a arte egpcia no se dedicava aos vivos, mas aos mortos, sendo por essa razo uma arte funerria, para os egpcios a morte no significava uma ruptura da vida, mas uma transio.

Os deuses As pessoas no Antigo Egito acreditavam na existncia de seres superiores e eram politestas, ou seja, acreditavam em vrios deuses. Esses normalmente possuam caractersticas de animais e tambm uma juno entre caractersticas animais e humanas. Os faras egpcios criam na ideia de que tambm eram deuses e que possuam poderes mgicos havia inmeros deuses cultuados no Egito, segue abaixo os mais importantes: Osris: Foi o primeiro fara e o deus que representa a vida aps a morte. sis: Esposa de Osris representa o amor e mgica, j que utilizou tais sentimentos para ressuscitar Osris quando ele foi morto por seu irmo. Seth: Representa a morte conduzindo as almas at Osris para que fossem julgadas. Hathor: Deusa das mulheres, do amor, da alegria e da dana. Ptah: Considerado o deus guardio da capital do Egito Antigo e das artes em pedra. Maat: Deusa da justia, equilbrio e verdade, considerada a guardi dos tribunais.

Simbologia egpcia
Para podermos entender um pouco da simbologia egpcia temos que compreender as lendas envoltas a esse povo. A lenda de Anbis Sua me Nftis, que durante uma briga com o marido Seth teve relaes com Osris. Desta relao nasceu Anbis. Seth inconformado com a traio mandou fazer uma grande festa, nesta presentearia um convidado com um grande sarcfago a quem coubesse nele, como Seth premeditadamente havia feito o sarcfago nas medidas de Osris este adentrou no sarcfago que fora lacrado por Seth e jogado nas guas do Nilo, Nftis inconformada mandou que trouxessem o corpo de Osris e novamente o trouxe a vida, Seth novamente mandou que matasse Osris e ordenando que seu corpo fosse esquartejado e jogado novamente ao Nilo, Nftis com ajuda de Anbis resgataram as partes do corpo de Osris e novamente o trouxe a vida. A reao de Anbis ao vagar pelo Nilo a procura das partes do corpo de seu pai associada ao chacal que na procura de alimento vaga procurando carne morta.

O escaravelho O escaravelho, inseto sagrado para os egpcios, que nos remete a essa imagem de imortalidade. Associado ao verbo kheter, a significar "vir existncia", corresponde imagem do sol que renasce de si mesmo. O escaravelho tem esse carter, pois passa o dia inteiro empurrando entre as patas uma bolinha feita de suas fezes enquanto o sol est cruzando os cus em direo ao ocaso. Com a chegada da noite ele a enterra, e a fmea vem colocar a seus ovos. Ao amanhecer, um jovem escaravelho nasce do excremento para de novo acompanhar o astro rei em seu caminho. Tal qual o sol que ressurge das sombras da noite, o escaravelho renasce da prpria decomposio. O velho escaravelho morre, mas do ovo que fecundou sai outro escaravelho, como a alma se escapa da mmia e sobe para o cu. Assim, o inseto era, para os egpcios, o smbolo da vida que se renova eternamente a partir de si mesma.

O deus sol O maior de todos os deuses, juiz supremo, criador do universo e fonte de toda a vida, era o Sol tambm conhecida como Hrus , a Amon e outros. Quase sempre associado a imagem de um falco, pois o falco uma ave que consegue chegar a uma grande altitude e poderia ver todo seu territrio, e assim teria que ser o fara, um homem que tivesse total viso de seu territrio, proclamado filho do deus sol o fara era o Deus vivo dos egpcios e portanto o povo deveria obedecer a sua autoridade. Pirmides As pirmides so construes destinadas aos mortos, e esto espalhadas por todo mundo, no Egito as primeiras pirmides eram conhecidas como mastabas e tinham um formato em degraus, as pirmides mais famosas do mundo so as de Giz, Quops, Miquerinos e Qufren localizadas na regio, conhecida hoje como Cairo. Quops a maior das trs sua altura de 146 metros de altura e ocupa uma superfcie de 54.300 metros quadrados. O nome pirmides vem do grego pyra = fogo Midas = medida, simbolizando que a pirmide deveria ter a forma de um raio solar.

Os sarcfagos A mmia era colocada em um sarcfago, que podia ser em pedra, de madeira com materiais preciosos, ou simplesmente de madeira. Inicialmente, os sarcfagos, eram retangulares, porm, mais tarde foram construdos com o formato de ser humano. Muitos decorados com grandes pedras preciosas e s vezes forrados com ouro. O processo de mumificao Mumificao o nome do processo aprimorado pelos egpcios em que se retiram os principais rgos, alm do crebro do cadver, dificultando assim a sua decomposio. Geralmente, os corpos so colocados em sarcfagos e envoltos por faixas de algodo ou linho. Aps o processo ser concludo so chamadas de mmias. Embalsamando o corpo Parte 1

Primeiro, o corpo era levado para um local conhecido como 'ibu' ou o 'lugar da purificao'. Os embalsamadores lavavam o corpo com essncias aromticas, e com gua do Nilo. Parte 2

Um dos embalsamadores fazia um corte no lado esquerdo do corpo do embalsamado e removia os rgos internos. Isso era importante porque essas partes do corpo so as primeiras a entrar em decomposio. O corao reconhecido como o centro da inteligncia e fora da vida era mantido no lugar, mas o crebro era retirado atravs do nariz e jogado fora. No passado, os rgos internos eram armazenados em jarras canpicas. Em seguida, o corpo era empacotado e coberto com natro, um tipo de sal, e largado para desidratar durante 40 dias. Aps esse perodo era empacotado com linho ensopado de resina, natro e essncias aromticas e as cavidades do corpo eram tampadas. Finalmente, ele era coberto de resina e enfaixado, com os sacerdotes colocando amuletos entre as camadas.

Todo o processo acompanhado de oraes e encantamentos levava cerca de 70 dias mas preservava os corpos durante milhares de anos. Uma haste comprida em forma de anzol era usada para fisgar o crebro e pux-lo atravs do nariz. Parte 3 DADO CURIOSO ~ Egpcios comuns no eram mumificados, mas enterrados em sepulturas, onde as condies do deserto quente e seco mumificavam os corpos naturalmente. O corpo era empacotado e coberto com natro, um tipo de sal, e largado para desidratar durante 40 dias. Os rgos remanescentes eram armazenados em jarras canpicas, para serem sepultados junto com a mmia.

Parte 4 Aps 40 dias o corpo era lavado com gua do Nilo. Depois era coberto com leos aromticos para manter a pele elstica.

Parte 5

Os rgos internos desidratados eram enrolados em linho e recolocados na mmia. O corpo tambm era recoberto com serragem e folhas secas. Parte 6 No passado, os rgos internos retirados das mmias eram armazenados em jarras canpicas.

A escita Hierglifo um termo que junta duas palavras gregas: (hiers) "sagrado", e (glphein) "escrita". Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados".

ARTE GREGA
600 a 200 a.C O homem a medida de todas as coisas Embora no se refira especificamente arte, essa frase atribuda ao filsofo Pitgoras, pode ser muito bem aplicada essncia de toda a produo artstica da Grcia antiga, os gregos desenvolveram uma arte feita pelo homem e para o homem. Enquanto a arte egpcia uma arte ligada ao esprito, a arte grega liga-se inteligncia, pois os seus reis no eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, atravs da arte, exprimir suas manifestaes. Na sua constante busca da perfeio, o artista grego cria uma arte de elaborao intelectual em que predominam o ritmo, o equilbrio, a harmonia ideal. ARQUITETURA As edificaes que despertaram maior interesse so os templos. A caracterstica mais evidente dos templos gregos a simetria. Nos templos encontramos trs estilos de grande importncia, estes estilos arquitetnicos so chamados de ordem arquitetnica, dentro do contexto da arquitetura clssica, um sistema arquitetnico que afeta o projeto de um edifcio dotando-o de caractersticas prprias e associando-o a uma determinada linguagem e a um determinado estilo histrico.

- Ordem Drica ou toscana - era simples e macia. O fuste da coluna era monoltico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das ordens arquitetnicas gregas, a ordem drica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma idia de solidez e imponncia.

- Ordem Jnica - representava a graa e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e no se firmava diretamente sobre o estilbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem drica traduz a forma do homem e a ordem jnica traduz a forma da mulher.

- Ordem Corntia - o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simtricos, muito usados no lugar do capitel jnico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentao.

Os principais monumentos da arquitetura grega: a) Templos, dos quais o mais importante o Parthenon de Atenas. Na Acrpole, tambm, se encontram as Caritides homenageavam as mulheres de Cria. Parthenon b) Teatros, que eram construdos em lugares abertos (encosta) e que compunham de trs partes: a skene ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os espectadores. Um exemplo tpico o Teatro de Epidauro, construdo, no sc. IV a.C., ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinao perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acstica perfeita. c) Ginsios, edifcios destinados cultura fsica. d) Praa - gora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles; filosofia.

PINTURA A pintura grega encontra-se na arte cermica. Os vasos gregos so tambm conhecidos no s pelo equilbrio de sua forma, mas tambm pela harmonia entre o desenho, as cores e o espao utilizado para a ornamentao. Alm de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, gua, vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia funo para que era destinados:

- nfora - vasilha em forma de corao, com o gargalo largo ornado com duas asas; - Hidra - (derivado de ydor, gua) tinha trs, uma vertical para segurar enquanto corria a gua e duas para levantar; - Cratera - tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar gua com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc. As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades dirias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exquias.

Escultura As esculturas gregas transmitem uma forte noo de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao mximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, msculos, veias, expresses e sentimentos so observados nas esculturas. A temtica mais usada foi a religiosa, principalmente, representaes de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas s Olimpadas) tambm foram abordadas pelos escultores gregos. A Vitria de Samotrcia tambm conhecida como Nik de Samotracia uma escultura que representa a deusa Atena Nik (Atena que traz a vitria), cujos pedaos foram descobertos em 1863 nas runas do Santurio dos grandes deuses de Samotrcia, na ilha do mesmo nome, no Mar Egeu. Fazia parte de uma fonte, com a forma de proa de embarcao, em pedra calcria, doada ao santurio provavelmente pela cidade de Rodes. Atualmente est numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris (Frana).

ARTE ROMANA
A arte romana sofreu duas fortes influncias: a da arte etrusca popular e voltada para a expresso da realidade vivida, e a da Greco - helenstica, orientada para a expresso de um ideal de beleza. Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abbada nas construes. ARQUITETURA As caractersticas gerais da arquitetura romana so: * busca do til imediato, senso de realismo; * grandeza material, realando a ideia de fora; * energia e sentimento; * predomnio do carter sobre a beleza; * originais: urbanismo,vias de comunicao, anfiteatro, termas.

Coliseu Escultura A escultura romana comea pelo retrato, que em suma se baseia no culto dos antepassados: rosto do morto reproduzido num material perdurvel, e assim preservado sob os flavianos, Vespasiano, Tito e Domiciano, desenvolve-se o estilo a que se chamou de Flaviano. A escultura de retratos atinge ento o naturalismo, com prejuzo da emoo. Pintura A pintura romana de origem grega oriental. Quatro estilos podem ser distinguidos: o primeiro (sc. I A.C.), conhecido pelos afrescos de Pompia, busca dar a iluso do espao. No segundo (sc. I A.C.) a nfase posta na resoluo do espao interno: o mural, imitando a arquitetura, entremostra uma tmida paisagem que se perde de vista e faz esquecer a existncia de muros. O terceiro estilo floresce em tempos de Augusto: os temas favoritos so cenas mitolgicas e paisagens ideais. O quarto e ltimo o Flaviano, que toma elementos do segundo e do terceiro e com eles plasma uma decorao que quase se poderia chamar barroca.

Quron e Aquiles

ARTE CRIST PRIMITIVA


Chama-se ARTE CRIST PRIMITIVA a arte dos cinco primeiros sculos do aparecimento do cristianismo. Diviso A Arte Primitiva Crist divide-se em dois perodos: antes e depois do reconhecimento do Cristianismo como religio oficial do Imprio Romano. O reconhecimento do Cristianismo como religio oficial do Imprio Romano foi feito pelo imperador Constantino, no dito de Milo no ano 330 da nossa era. - A Fase Catacumbria A fase anterior ao reconhecimento chama-se Catacumbria, porque as suas principais manifestaes ocorreram nas catacumbas, cemitrios subterrneos, verdadeiros hipogeus, nos quais os primeiros cristos sepultavam seus mortos e mrtires. A fase catacumbria estende-se do I sculo ao incio do IV sculo, precisamente ao dito de Milo. Corresponde, portanto, poca das perseguies movidas aos cristos, com maior ou menor intolerncia e crueldade, por imperadores romanos. A perseguio desenvolvia-se praticamente em todo o Imprio, em algumas partes com mais brandura, especialmente em certas regies da sia Menor, nas quais houve mesmo tolerncia com a nova religio, que se misturava com velhos cultos pagos locais, vindos dos egpcios e caldeus. Por isso mesmo, ali so mais precoces as transformaes da primitiva arte crist. Arquitetura - Sendo uma religio perseguida, alvo da vigilncia e represso das autoridades, as prticas crists se faziam ocultamente. Desse modo, na fase catacumbria, no existe praticamente arquitetura. Pensou-se, durante muito tempo, que os fiis se reunissem no interior das catacumbas para celebrao do culto. Est provado hoje, por investigaes arqueolgicas, que faziam dentro de residncias, em Roma e outras cidades, geralmente noite, sob o temor da priso, tortura e morte. As catacumbas serviam apenas para o sepultamento. Nos primeiros tempos, os cristos eram sepultados nos cemitrios pagos. Deixaram de faz-

lo por dois motivos: primeiro porque adotaram a prtica da inumao, contrria incinerao, usada pelos pagos; segundo, porque os pagos consagravam os cemitrios s suas divindades. Nas residncias, utilizavam salas, com altares improvisados, para os ofcios divinos, as gapes ou banquetas de amor, como se chamavam, depois transformado na cerimnia da missa. Algumas casas mais ricas chegaram a possuir uma espcie de templo, com disposio e instalao adequadas. No podem ser considerados obras de arquitetura os trabalhos, muitas vezes toscos, de sustentao de paredes e tetos ou ampliao de espao, executados nas catacumbas. Estas, como sabemos, se constituam de galerias subterrneas que se cruzam e entrecruzam, em diferentes nveis, superponde-se, constantemente, em extenses considerveis de centenas de quilmetros - A Fase Crist Primitiva A fase posterior ao reconhecimento, quando o Cristianismo deixou de ser perseguido e substituiu, oficialmente, entre os romanos, as crenas do paganismo, tem sido determinada Arte Latina por alguns historiadores. Deve ser chamada, porm, de modo mais adequado, Arte Crist Primitiva propriamente dita. Essa fase, Arte Crist Primitiva, desenvolve-se dos anos de 330 ao de 500, quando as artes do Cristianismo comeam a dividir-se em dois grandes ramos - um oriental e outro ocidental. As Artes Bizncia e Romana Ao contrrio do ocidental, o ramo oriental da Arte Crist Primitiva aparece mais cedo, naquele mesmo ano de 500. a arte Bizantina, que denomina-se assim, porque o seu principal centro de irradiao foi a antiga cidade grega de Bizncio, transformada em Constantinopla, no ano de 330, pelo imperador Constantino, para servir de nova capital ao Imprio Romano. A arte bizantina rene vrias influncias - gregas clssicas, asiticas e europias. Dura praticamente mil anos, desde o reinado do Imperador Justiniano, notvel por suas leis e iniciativas administrativas, meados do sculo VI, conquista de Constantinopla pelos turcos, em 1453, data convencionalmente escolhida para marcar o fim da Idade Mdia e o incio dos Tempos Modernos. O ramo ocidental da Arte Crist Primitiva vai definir-se mais tarde, no sculo X, atravs de lentas e diversificadas elaboraes. Nessas elaboraes estilsticas, intervm numerosos fatores histricos e sociais, como as invases dos povos chamados brbaros, e sensveis s influncias orientais, particularmente bizantinas, pela importncia econmica e poltica de Bizncio no mundo medieval. Esse ramo ocidental recebe a denominao de Arte Romnica, porque as suas formas derivam fundamentalmente de Roma antiga, apesar das influncias diversas que vo recebendo do decorrer dos tempos. Antes dessas formas romnicas, ente os sculos VI e X havia na Europa ocidental as artes dos povos brbaros, os quais, uma vez instalados nas regies conquistadas, vo dar origem s modernas naes europias. Essas artes dos povos em migrao no possuem, porm, caractersticas definidas.

A simbologia crist

Os artistas usam smbolos variados, h smbolos abstratos, como um crculo, que representaria Cristo, por associao com o disco solar. O disco aposto numa cruz poderia ser simbolicamente a Crucificao, cena cuja representao foi evitada nos primeiros sculos. A simbologia crist primitiva muito rica, sendo melhor, neste momento, resumir dizendo que, ao lado dos abstratos, multiplicam-se os smbolos figurativos. Os mais comuns so o peixe, a pombinha com o ramo de oliveira no bico, o pavo, a ncora, o lrio, o cacho de uvas, a espiga de trigo, dentre outros. O peixe era Cristo, pois as iniciais das palavras gregas Jesus Cristo de Deus Filho Salvador formam ichtus, peixe em grego. A pombinha com o ramo de oliveira no bico, aluso ao episdio de No. O pavo, smbolo da eternidade. A ncora, salvao pela firmeza da f e, muitas vezes, a cruz do Calvrio. O lrio, pureza, O cacho de uvas, o sangue de Cristo, como a espiga de trigo, o po da Eucaristia. A serpente, entre os pagos, smbolo das energias da terra, passa, entre os cristos, a smbolo do Mal.

CENTRO EDUCACIONAL 01 DE PLANALTINA- DF PROFESSORA: NITIANA

APOSTILA DE ARTE
1 ANO EJA

Anda mungkin juga menyukai