Anda di halaman 1dari 8

INTENSIVO COMPLEMENTAR Disciplina: Direito Agrrio Prof. Flvio Tartuce Data 05.06.

2012

INTENSIVO IiI

POSSE E USOCAPIO AGRRIO


5- Direitos reais agrrios Art. 188, da CF. Art. 188. A destinao de terras pblicas e devolutas ser compatibilizada com a poltica agrcola e com o plano nacional de reforma agrria. 1 - A alienao ou a concesso, a qualquer ttulo, de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares a pessoa fsica ou jurdica, ainda que por interposta pessoa, depender de prvia aprovao do Congresso Nacional. 2 - Excetuam-se do disposto no pargrafo anterior as alienaes ou as concesses de terras pblicas para fins de re-forma agrria.

OBS: O STF em julgado publicado em seu informativo 658, de maro de 2012 mitigou esta essa regra diante da proteo do direito adquirido e da boa f. Ou seja, concluiu que esta exigncia no absoluta. Trata-se de uma doao de terras feita pelo governo do MT, em 1959. Julgado que envolveu uma ponderao (Alexy- justia), de um lado a proibio constitucional, art. 188, da CF/88, ou art. 156, da CF/46, e do outro a proteo do direito adquirido (art. 5, XXVI, da CF/88). Prevaleceu a ultima tese. (escolha moral Rawls - segurana). 5.3.2- Legitimao da posse A legitimao da posse tem origem no direito agrrio, na lei de terras, quando foi criada a figura do posseiro, tentando formalizar o caos dominial que existia na poca. Recai sobre terras devolutas (terras pblicas). Conceito- trata-se de um ato administrativo atravs do qual o poder pblico reconhece ao particular o

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

domnio formal de determinada rea que no chega a ser atribuio de propriedade. Na verdade uma posse agrria qualificada. Lei 6.383/76 O art. 29, traz os requisitos da posse: - posse agrria (quando houver atividade agrria posse trabalho); - 100 h; - no pode ser proprietrio de outro imvel rural; - moradia e atividade de cultura por pelo menos 1 ano. 1 - O possuidor legitimado ter direito licena de ocupao (LO), se mais de 4 anos ter direito de preempo para a aquisio. Crtica feita pelo prof. Benedito Ferreira Marques. Art. 29 - O ocupante de terras pblicas, que as tenha tornado produtivas com o seu trabalho e o de sua famlia, far jus legitimao da posse de rea contnua at 100 (cem) hectares, desde que preencha os seguintes requisitos: I - no seja proprietrio de imvel rural; II - comprove a morada permanente e cultura efetiva, pelo prazo mnimo de 1 (um) ano. 1o A regularizao da ocupao de que trata este artigo consistir no fornecimento de uma Licena de Ocupao, pelo prazo mnimo de mais quatro anos, findo o qual o ocupante ter a preferncia para aquisio do lote pelo valor mnimo estabelecido em planilha referencial de preos, a ser periodicamente atualizada pelo INCRA, utilizando-se dos critrios relativos ancianidade da ocupao, s diversificaes das regies em que se situar a respectiva ocupao e dimenso de rea. (Redao dada pela Medida Provisria n 458, de 2009) 2 - Aos portadores de Licenas de Ocupao, concedidas na forma da legislao anterior, ser assegurada a preferncia para aquisio de rea at 100 (cem) hectares, nas condies do pargrafo anterior, e, o que ex-ceder esse limite, pelo valor atual da terra nua. 3 - A Licena de Ocupao ser intransfervel inter vivos e inegocivel, no podendo ser objeto de penhora e arresto.

Art. 99, do estatuto da terraArt. 99. A transferncia do domnio ao posseiro de terras devolutas federais efetivar-se- no competente processo administrativo de legitimao de posse, cujos atos e termos obedecero s normas do Regulamento da presente Lei.

possvel e recomendvel a transferncia de domnio plano ao possuidor legitimado, trata- de uma concretizao da funo social da propriedade. OBS: a lei minha casa minha vida instituiu a legitimao da posse para imveis urbanos, nos termos do artigo 59 da lei. II- legitimao de posse agrria. Art. 60- temos neste caso uma usucapio administrativa (sem ao judicial).

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

OBS: registro paroquial o antigo registro da legitimao da posse era registrado nas parquias (freguesias, e posteriormente nas comarcas)-, previso legal decreto 1.138/54 (decreto da lei de terras). 5.3.3-Regularizao da posse Efeito = posse agrria, institudo pela CF/1946, trata-se de um direito de preferncia em benefcio do possuidor agrrio, que recai sobre terras devolutas (no necessariamente o possuidor ter a posse legitimada). Art. 97, do Estatuto da terra Art. 97. Quanto aos legtimos possuidores de terras devolutas federais, observar-se- o seguinte: I - o Instituto Brasileiro de Reforma Agrria promover a discriminao das reas ocupadas por posseiros, para a progressiva regularizao de suas condies de uso e posse da terra, providenciando, nos casos e condies previstos nesta Lei, a emisso dos ttulos de domnio; II - todo o trabalhador agrcola que, data da presente Lei, tiver ocupado, por um ano, terras devolutas, ter preferncia para adquirir um lote da dimenso do mdulo de propriedade rural, que for estabelecido para a regio, obedecidas as prescries da lei. - trata do direito de preferncia ou preempo legal para o possuidor agrrio, da mesma forma que a lei 9.636/98. Segundo Benedito Ferreira Marques o possuidor preterido no seu direito de preferncia o que vale tambm para a legitimao da posse, poder ingressar em juzo e adjudicar a coisa para si, desde que deposite o preo. Ao de adjudicao compulsria com eficcia real. Em analogia ao DL. 58/1937. O professor entende que seria melhor a aplicao do art. 504, do CC, ao invs do DL. 58/1937. 5.4- Usucapio Agrria Os agraristas preferem o usucapio, j os civilistas preferem a usucapio (CC-2002)- usucapio constitucional/ especial rural. Dizem os agraristas que a usucapio especial a indgena (art. 33, da lei 6.001/1973), agrrio = atividade. Este artigo trata da proteo do indigenato, art. 231, da CF/88. Art. 33. O ndio, integrado ou no, que ocupe como prprio, por dez anos consecutivos, trecho de terra inferior a cinqenta hectares, adquirir-lhe- a propriedade plena. Pargrafo nico. O disposto neste artigo no se aplica s terras do domnio da Unio, ocupadas por grupos tribais, s reas reservadas de que trata esta Lei, nem s terras de propriedade coletiva de grupo tribal. Art. 231. So reconhecidos aos ndios sua organizao social, costumes, lnguas, crenas e tradies, e os direitos originrios sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo Unio demarc-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. 1 - So terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios as por eles habitadas em carter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindveis preservao dos recursos ambientais necessrios a seu bem-estar e as necessrias a sua reproduo fsica e cultural, segundo seus usos, costumes e tradies.

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

2 - As terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios destinam-se a sua posse permanente, cabendolhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. 3 - O aproveitamento dos recursos hdricos, includos os potenciais energticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indgenas s podem ser efetivados com autorizao do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participao nos resultados da lavra, na forma da lei. 4 - As terras de que trata este artigo so inalienveis e indisponveis, e os direitos sobre elas, imprescritveis. 5 - vedada a remoo dos grupos indgenas de suas terras, salvo, "ad referendum" do Congresso Nacional, em caso de catstrofe ou epidemia que ponha em risco sua populao, ou no interesse da soberania do Pas, aps deliberao do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hiptese, o retorno imediato logo que cesse o risco. 6 - So nulos e extintos, no produzindo efeitos jurdicos, os atos que tenham por objeto a ocupao, o domnio e a posse das terras a que se refere este artigo, ou a explorao das riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes, ressalvado relevante interesse pblico da Unio, segundo o que dispuser lei complementar, no gerando a nulidade e a extino direito a indenizao ou a aes contra a Unio, salvo, na forma da lei, quanto s benfeitorias derivadas da ocupao de boa f. 7 - No se aplica s terras indgenas o disposto no art. 174, 3 e 4.

Requisitos: -posse indgena posse ad usucapionem

- 10 anos; - 50 h; Art. 191, da CF/88. Art. 191. Aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra, em zona rural, no superior a cinqenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- a propriedade. Pargrafo nico. Os imveis pblicos no sero adquiridos por usucapio. Requisitos da usucapio rural (ou agrrio): - posse ad usucapionem; - no pode ser proprietrio de outro imvel rural ou urbano; - 5 anos; -rea = zona rural (localizao); - 50 h; - posse trabalho (atividade produtiva + moradia). Presumem-se de forma absoluta o justo ttulo e a boa-f. No cabe usucapio de terras pblicas. Lei 6.969/81. Art. 1- no foi recepcionado pela atual CF;

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

Art.2 terras devolutas

no recepcionada pela CF/88 ( art. 191, pargrafo nico, CF).

Smula 340, do STF, corrobora o no cabimento de usucapio de terras devolutas. Art. 3- proibidas a usucapio reas indispensveis segurana nacional, terras habitadas por

indgenas, reas de interesse ecolgico- proteo do bem ambiental. Enunciado 312, da 4 jornada, STJ, realizado em 2006. Mdulo rural = propriedade familiar = pequena propriedade rural (1 a 4 Mdulos fiscais). Enunciado 313 Este enunciado muito conservador. Nem sempre se aplica este enunciado nos julgados. Em sentido contrrio este enunciado temos: Benedito Ferreira Marques, Lucas Barroso e Christiano Cassettar. Deve-se admitir a usucapio parcial. O material prevalece sobre o formal. Enunciado 317 Accessio possessiones (art. 1.243, CC) posse deve ser direta e pessoal. No se aplica Accessio possessiones, pois deve ser direta e pessoal (Benedito ferreira marques; Lucas barroso). Ao de usucapio agrrio - corre na comarca de situao do imvel. Art. 4 da lei 6.969/81. - art. 5 rito sumrio (atual), 1- audincia de justificao prvia da posse. Segundo Benedito Marques o rito no to sumrio assim, devido audincia de justificao, por isso ele entende que o melhor caminho seria o rito especial, do CPC, art. 942-945. CPC comentado do Theotonio Negro partilha desta tese defendida por Benedito Marques, e cita jurisprudncias. - cabem os benefcios da justia gratuita, nos termos do art. 6, da lei 6.969. Art. 4 - A ao de usucapio especial ser processada e julgada na comarca da situao do imvel. 1 - Observado o disposto no art. 126 da Constituio Federal, no caso de usucapio especial em terras devolutas federais, a ao ser promovida na comarca da situao do imvel, perante a Justia do Estado, com recurso para o Tribunal Federal de Recursos, cabendo ao Ministrio Pblico local, na primeira instncia, a representao judicial da Unio. 2 - No caso de terras devolutas, em geral, a usucapio especial poder ser reconhecida administrativamente, com a conseqente expedio do ttulo definitivo de domnio, para transcrio no Registro de Imveis. 3 - O Poder Executivo, dentro de 90 (noventa) dias, contados da publicao desta Lei, estabelecer, por decreto, a forma do procedimento administrativo a que se refere o pargrafo anterior. 4 - Se, decorridos 90 (noventa) dias do pedido ao rgo administrativo, no houver a expedio do ttulo de domnio, o interessado poder ingressar com a ao de usucapio especial, na forma prevista nesta Lei, vedada a concomitncia dos pedidos administrativo e judicial. Art. 5 - Adotar-se-, na ao de usucapio especial, o procedimento sumarssimo, assegurada a preferncia sua instruo e julgamento. soma de posses para fins de usucapio. Na usucapio agrria a

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

1 - O autor, expondo o fundamento do pedido e individualizando o imvel, com dispensa da juntada da respectiva planta, poder requerer, na petio inicial, designao de audincia preliminar, a fim de justificar a posse, e, se comprovada esta, ser nela mantido, liminarmente, at a deciso final da causa. 2 - O autor requerer tambm a citao pessoal daquele em cujo nome esteja transcrito o imvel usucapiendo, bem como dos confinantes e, por edital, dos rus ausentes, incertos e desconhecidos, na forma do art. 232 do Cdigo de Processo Civil, valendo a citao para todos os atos do processo. 3 - Sero cientificados por carta, para que manifestem interesse na causa, os representantes da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias. 4 - O prazo para contestar a ao correr da intimao da deciso que declarar justificada a posse. 5 - Intervir, obrigatoriamente, em todos os atos do processo, o Ministrio Pblico. Art. 6 - O autor da ao de usucapio especial ter, se o pedir, o benefcio da assistncia judiciria gratuita, inclusive para o Registro de Imveis. Pargrafo nico. Provado que o autor tinha situao econmica bastante para pagar as custas do processo e os honorrios de advogado, sem prejuzo do sustento prprio e da famlia, o juiz lhe ordenar que pague, com correo monetria, o valor das isenes concedidas, ficando suspensa a transcrio da sentena at o pagamento devido. Art. 7 - A usucapio especial poder ser invocada como matria de defesa, valendo a sentena que a reconhecer como ttulo para transcrio no Registro de Imveis.

- a usucapio agrria pode ser alegada como matria de defesa (smula 237, STF + art. 7, da lei 6.969).

- A---- ao reivindicatria(registrado)

B ( usucapio agrria defesa).

- foi introduzida no CC, no art. 1.240-A, a usucapio especial urbana por abandono do lar. No h previso desta modalidade para a usucapio agrria. 5.5- Reforma agrria e desapropriao agrria Reforma agrria esta expresso vem do termo reformare = mudana/ transformao compromisso do direito agrrio para a concretizao do principio da funo social. Art. 1, 1, do Estatuto da Terra traz o conceito de reforma agrria. um conjunto de medidas que visa uma melhor distribuio da terra tendo em conta dois parmetros, justia social (funo social da propriedade) e aumento da produtividade. Caractersticas da reforma agrria (segundo Raimundo laranjeira) - uma forma de interveno do estado na propriedade privada; - peculiar de cada pas; - transitria (episdico); - tem previso de reas mnimas e mximas; - depende de uma poltica agrria eficiente, art. 187,2 da CF/88. seria o

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

A reforma agrria uma forma de interveno privatista = efetivada principalmente pela desapropriao agrria. Art. 184, da CF/88 trata da desapropriao sano por falta de cumprimento da funo social, a competncia da unio. Desapropriao (conceito) o procedimento pelo qual o poder pblico retira um bem da esfera jurdica alheia mediante uma indenizao. Segundo pontes de Miranda a sua natureza de ato jurdico stricto sensu, porque os efeitos somente decorrem de lei. um instituto misto que envolve direito constitucional, direito administrativo, direito civil, direito agrrio e direito processual, ou seja, interdisciplinar. Diferena entre desapropriao (ato de autoridade, com pagamento de indenizao) e usucapio ( no ato de autoridade, sem pagamento de indenizao). Art. 1.228, do CC. 5- Pablo Stolze entende que usucapio, tese da qual Tartuce discorda, afirmando que desapropriao. Diferena entre desapropriao e expropriao (temos um ato de autoridade sem pagamento de indenizao, art. 243, CF/88). Diferena entre desapropriao agrria (art. 184, da CF/88) possui carter de sano pelo

descumprimento da funo social da propriedade; e a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica ou interesse social (art. 5, XXIV, da CF/88), est fundada no interesse coletivo e / ou ordem pblica. Art. 184, CF/88 competncia da unio, para imvel rural que no esteja cumprindo com a sua funo social. O pagamento se d por ttulos da divida agrria, as benfeitorias teis e necessrias sero pagas em dinheiro, conforme previso da CF/88. O procedimento para a desapropriao, previsto no 3, do art. 184, da CF/88, tratado pela lei complementar 76/93. Art. 185, da CF/88 Este artigo prev os imveis insuscetveis de desapropriao para a reforma agrria, so elas: IPequena e mdia propriedade rural, desde que seu proprietrio no possua outra (entenda-se pequena e mdia propriedade rural, este o entendimento do STF); PP de 1 a 4 MFs MP de 4 a 15 MFs GP acima de 15 MFs IIPropriedade produtiva no pode ser objeto de desapropriao, para isto h duas

interpretaes: 1C- a propriedade produtiva nunca pode ser objeto de desapropriao agrria. ( Jos Afonso da Silva, MS- STF 22.193/SP)

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

2C- a propriedade produtiva que no atende a funo social pode ser objeto de desapropriao agrria, neste sentido os agraristas ( Lucas barroso, Elisabete manilha, MS STF 22.164/SP. Tartuce). Lei 8629/93 - art. 6, prev parmetros de produtividade. Prev critrios para o conceito de propriedade produtiva. aquela que explorada econmica e racionalmente. O grau de utilizao da terra deve ser superior a 80%, o grau de eficincia dever ser superior a 100%. O art. 20 do ET, trata das reas prioritrias para a desapropriao agrria. I-minifndio e latifndios; II-reas j beneficiadas ou a serem por obras pblicas de vulto; III-Temos aqui a proteo do bem ambiental; IV-reas destinadas colonizao; V- reas que apresentem elevada incidncia de arrendatrios, parceiros e posseiros ( Lucas barroso, afirma que no foi recepcionado, pois um preconceito contra o arrendatrio); VI- as terras cujo uso atual, estudos levados a efeito pelo Instituto Brasileiro de Reforma Agrria comprovem no ser o adequado sua vocao de uso econmico. Art. 7, da lei 8.629/93. O projeto tcnico visa a otimizao de utilizao da rea. Fases do procedimento de desapropriao agrria Previso legal LC 76/93 e na lei 8.629/93. 1- Vistoria previa O INCRA far a investigao quanto aos requisitos da desapropriao agrria. uma fase administrativa. Podendo se realizada por agentes do INCRA que ingressam pessoalmente no imvel, tambm por fotografia de satlite e por GPS. Foi editada a MP 2183, incluindo um contraditrio administrativo para a defesa prvia do proprietrio nesta fase. 2- Decreto expropriatrio 3- Fase judicial

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

Anda mungkin juga menyukai