Anda di halaman 1dari 6

Tema desta semana: Alimentao adequada, qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho

Por Luis Carlos Alves de Abreu - Tcnico de Segurana do Trabalho

A interveno nutricional, dentro do enfoque da qualidade

de vida, tem como objetivo a preveno de doenas, proteo e promoo de uma vida mais saudvel e da sensao de bem-estar geral de um indivduo. Visto que, sade no ausncia de enfermidade (Conforme definio da OMS Organizao Mundial da Sade em 1961), sade o completo bem-estar fsico, mental e emocional em harmonia com a prpria cultura, faixa etria e meio ambiente, houve uma revalorizao do conhecimento da composio qumica dos alimentos, contando com recursos tecnolgicos mais avanados, permitindo um nvel de detalhamento maior. Dentro de uma organizao, encontram-se diversos tipos de nveis sociais, culturais, opo de alimentao, turnos de trabalho e ritmos, com isso, possvel determinar o estilo de vida de cada colaborador e a interferncia que isso vai causar em sua produtividade e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O conjunto de nutrientes que contm nos alimentos, nos serve

como combustvel para que o organismo tenha seu funcionamento perfeito. A alimentao correta se faz necessrio a todos os trabalhadores, independente do porte fsico, da atividade que vai desenvolver, do tempo, do organismo, para todos necessrio, porm, h suas particularidades, o importante no ficar em jejum. O jejum ou jejum prolongado muito prejudicial a qualquer pessoa, pois causa fraqueza no organismo (provocando desmaios), lentido de raciocnio (diminuio da ateno, podendo ocasionar acidentes no trabalho), atacar lceras (provocando mau humor), o estmago trabalha usando o suco gstrico e aumentando ou gerando dores no estmago (gastrites e lceras). No campo de trabalho essa questo muito relevante, pois compromete em muito o desenvolvimento (a produtividade) da empresa. Se a empresa no possuiu restaurante com nutricionista, pode desenvolver programas de orientao para uma Educao Alimentar de acordo com cada caso, cada necessidade de grupos de faixa etria e diagnsticos.

Os casos mais crticos so obesos, sedentrios e falta de educao

alimentar por diversos fatores, como: - Excesso de trabalho - Se alimentar em horrio inadequado - Pular refeies - Comer grande quantidade em uma nica refeio - No seguir dietas recomendadas - No suprir as necessidades nutricionais Casos especiais podem ser citados como na rea da construo civil, onde os operrios iniciam muito cedo a jornada laboral, sem intervalos e um perodo longo de jejum, no horrio de almoo ingerem uma quantidade grande de alimento em pouco tempo, ou seja, comem muito rpido e um volume grande de alimento. Aps esse perodo o crebro recebe a mensagem de saciedade e bem-estar, o corpo relaxa de tal maneira a deixar o ritmo mais lento e com a ateno diminuda no ambiente de trabalho que tem tantos riscos, os acidentes e doenas so muito mais propensos de acontecerem.

O ideal se alimentar em um perodo de duas a trs horas,

alimentos balanceados, pequenas pores, se adequar a uma dieta, ingerir muita gua, frutas e legumes, comer na hora certa, e seguir a pirmide de alimentos. A Pirmide de Alimentos foi publicada em 1992 pelo Departamento de Agricultura e pelos Departamentos de Sade e Servios Humanos dos EUA. Ela uma ferramenta visual simples e modeladora da dieta do pblico em geral. Consiste em grandes pores de carboidratos que fornecem energia, frutas e vegetais que contm fibras e vitaminas, laticnios e carnes que prov protenas e por ltimo nessa escala hierrquica as gorduras em menor proporo. Siga este modelo de dieta e tenha funcionrios mais dispostos, menos sedentrios, com menos afastamentos por motivos de sade e maior produtividade e risco de acidentes.

FIM DOS SLIDES

Anda mungkin juga menyukai