Anda di halaman 1dari 3

Pesquisa

Pesquisa
Uma pesquisa um processo sistemtico de construo do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos, e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pr-existente. basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular tambm pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadmico), d-se o nome de pesquisador.

Pesquisa bibliogrfica
A pesquisa bibliogrfica abrange a leitura, anlise e interpretao de livros, peridicos, documentos mimeografados ou fotocopiados, mapas, imagens, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual possvel estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemtica que se faz acompanhar de anotaes e fichamentos que, eventualmente, podero servir fundamentao terica do estudo. Por tudo isso, deve ser uma rotina tanto na vida profissional de professores e pesquisadores, quanto na dos estudantes. Isso porque a pesquisa bibliogrfica tem por objetivo conhecer as diferentes contribuies cientficas disponveis sobre determinado tema. Ela d suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definio do problema, na determinao dos objetivos, na construo de hipteses, na fundamentao da justificativa da escolha do tema e na elaborao do relatrio final.

Pesquisa descritiva
O tipo de pesquisa que se classifica como "descritiva", tem por premissa buscar a resoluo de problemas melhorando as prticas por meio da observao, anlise e descries objetivas, atravs de entrevistas com peritos para a padronizao de tcnicas e validao de contedo (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007). A pesquisa descritiva usa padres textuais como, por exemplo, questionrios para identificao do conhecimento. O IBGE realiza pesquisas descritivas. A pesquisa descritiva tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenmenos sem, entretanto, entrar no mrito de seu contedo. Na pesquisa descritiva no h interferncia do investigador, que apenas procura perceber, com o necessrio cuidado, a frequncia com que o fenmeno acontece. importante que se faa uma anlise completa desses questionrios para que se chegue a uma concluso.

Pesquisa laboratorial
Comumente, este tipo de pesquisa confundido com pesquisa experimental, o que um equvoco. Embora a maioria das pesquisas de laboratrio seja experimental, muitas vezes as cincias humanas e sociais lanam mo de pesquisa de laboratrio sem que se trate de estudos experimentais. Na verdade, o que caracteriza a pesquisa de laboratrio o fato de que ela ocorre em situaes controladas, valendo-se de instrumental especfico e preciso. Tais pesquisas, quer se realizem em recintos fechados ou ao ar livre, em ambientes artificiais ou reais, em todos os casos, requerem um ambiente adequado, previamente estabelecido e de acordo com o estudo a ser realizado. A Psicologia Social e a Sociologia, frequentemente, utilizam a pesquisa de laboratrio, muito embora aspectos fundamentais do comportamento humano nem sempre possam ou, por questes de tica, nunca devam ser estudados e/ou reproduzidos no ambiente controlado do laboratrio

Pesquisa

Pesquisa emprica
A pesquisa emprica se d por tentativa e erro, e realizada em qualquer ambiente.So investigaes de pesquisa que tm como principal finalidade testar hipteses que dizem respeito a relaes de causa e efeito. Envolvem: grupos de controle, seleo aleatria e manipulao de variveis independentes. Empregam rigorosas tcnicas de amostragem para aumentar a possibilidade de generalizao das descobertas realizadas com a experincia. Tipos: a pesquisa emprica pode ser realizada no laboratrio e no campo.[1]

Pesquisa de campo
A pesquisa de campo procede observao de fatos e fenmenos exatamente como ocorrem no real, coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, anlise e interpretao desses dados, com base numa fundamentao terica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Cincia e reas de estudo, como a Antropologia, Sociologia, Psicologia Social, Psicologia da Educao, Pedagogia, Poltica, Servio Social, usam frequentemente a pesquisa de campo para o estudo de indivduos, grupos, comunidades, instituies, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. Como qualquer outro tipo de pesquisa, a de campo parte do levantamento bibliogrfico. Exige tambm a determinao das tcnicas de coleta de dados mais apropriadas natureza do tema e, ainda, a definio das tcnicas que sero empregadas para o registro e anlise. Dependendo das tcnicas de coleta, anlise e interpretao dos dados, a pesquisa de campo poder ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa. Numa pesquisa em que a abordagem basicamente quantitativa, o pesquisador se limita descrio factual deste ou daquele evento, ignorando a complexidade da realidade social (Franco, 1985:35).

Pesquisa acadmica
A pesquisa acadmica realizada no mbito da academia (universidade, faculdade ou outra instituio de ensino superior), conduzida por pesquisadores que comumente so docentes, estudantes universitrios e pesquisadores independentes. A pesquisa acadmica um dos trs pilares da atividade universitria, junto com o ensino e a extenso. Visa a produzir conhecimento para uma disciplina acadmica, bem como investigaes relacionadas prtica dos processos de ensino-aprendizado. Visa tambm a relacionar os aspectos objetivos e subjetivos da realidade que envolve o objeto a ser pesquisado.

Referncias
[1] http:/ / www. unibero. edu. br/ nucleosuni_nerimetc02. asp

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Pesquisa Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=36924495 Contribuidores: Abmac, Acscosta, Alchimista, Amats, Andrevruas, Antero de Quintal, Antopus, Arley, Baseador, Biologo32, Bisbis, Bitolado, Bnava, Br2008, ChristianH, Clara C., Cronoss, Ccero, DARIO SEVERI, Daimore, Diotti, Eamaral, Eonzoikos, EuTuga, Flvio F1, Fulviusbsas, GOE, GRS73, Gerbilo, GoEThe, Gunnex, Gustavo Destro, HVL, Heiligenfeld, Igna, Jo Lorib, Joo Carvalho, Joo Sousa, Killian, Kim richard, Leandromartinez, Leonardo.stabile, Lijealso, Maan, Marcos Elias de Oliveira Jnior, Marlivickvieira, Martiniano Hilrio, Mateu.henrique.silva, Matheus Faria, MelM, MigueldePortugal, Mirelli Navarra, Missionary, Mmoecke, Natalissima, OS2Warp, Osvaldosousa, Paisagens36, PatrciaR, PauloHenrique, Pedro Aguiar, Purodha, Rafael Kenneth, Raul Caarvalho, Ricvelozo, Riverfl0w, Rodney Eloy, Rogerio Brasil, Rosquires, Rui Silva, Ruy Pugliesi, Salamat, Simonemantovani, Stegop, Sua Mente, SuperBraulio13, Teles, Vanthorn, Viniciusmc, Vitor Mazuco, Zoldyick, 236 edies annimas

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Anda mungkin juga menyukai