Anda di halaman 1dari 33

REDAO 1

Professora Maria Tereza Faria

DVIDAS COMUNS
Linhas: respeite o nmero de linhas: 25 a 30.

Margens: obedea s margens direita e esquerda, bem como a do pargrafo.


Letra: faa letras de tamanho regular. Diferencie maisculas de minsculas. No as misture.

Retificaes: (atrz) atrs

Ttulo: H soluo para a violncia.


A Violncia A violncia: causas e consequncias. Translineao: Hfen ao lado da palavra: excepcionalidade. No se usa hfen antes da palavra, na margem esquerda, a no ser que ocorra ambiguidade: ver-me.

O QUE DISSERTAO?
Trata-se da discusso de problemas por meio de um texto argumentativo, o qual deve apresentar Introduo, Desenvolvimento e Concluso, adotando-se o padro de quatro pargrafos. Em cada pargrafo, deve haver um mnimo de dois perodos com, aproximadamente, trs linhas em cada um.

Tal texto deve ser objetivo, veiculando informaes consensuais. Sua finalidade no literria. Visa a convencer, a persuadir o leitor. Evite definies e crticas virulentas s instituies (Universidade, autoridades, ...), bem como manifestao de preconceitos.

ESTRUTURA
Introduo

Importante

(+/- 5 linhas) Desenvolvimento 1


(+/- 10 linhas)
Desenvolvimento 2
(+/- 10 linhas)

Todos os pargrafos devero conter, no mnimo, dois perodos. Cuidado: o perodo termina no ponto final.

Concluso

(+/- 5 linhas)

INTRODUO
Deve ser breve. Equivale a um trailer do trabalho. S deve ser feita aps estar concludo o banco de ideias. Partes: ASSUNTO (geral); TEMA (especfico); POSICIONAMENTO (delimitao por meio de opinio); ENCAMINHAMENTO DE SOLUO (caso o tema proponha um problema).

TIPOS DE INTRODUO
Proposta: O planeta (ASSUNTO) vem sendo, sistematicamente, vtima da destruio (TEMA) provocada pelo homem. O ar, a gua e a terra apresentam alto grau de poluio oriunda das mais diversas fontes (D1). Providncias imediatas de nvel pessoal e social (D2) precisam ser tomadas, a fim de reverter esse processo.

DECLARATRIA

A natureza est sendo submetida a um alto nvel de degradao. Tanto os indivduos quanto as indstrias destroem o ecossistema. Tal atitude precisa ser repensada, para que todos possam viver em harmonia com o meio.

LEVANTAMENTO DE HIPTESE
Proposta: A violncia contra o menor (TEMA) no Brasil (ASSUNTO). O Brasil, a despeito de ter alcanado o posto de sexta economia mundial, permanece apresentando problemas que no se coadunam com tal status. A violncia cometida contra o menor tem origem na misria - a principal responsvel pela desagregao familiar. Assim sendo, faz-se necessrio o esforo conjunto de sociedade e poder constitudo, a fim de reverter esse quadro.

PERGUNTAS
Proposta: A violncia contra o menor (TEMA) no Brasil (ASSUNTO). possvel imaginar o Brasil como um pas desenvolvido e justo socialmente enquanto existir tanta violncia contra o menor? Onde sero encontradas solues factveis para tal problema?

HISTRICA
Proposta: A violncia contra o menor (TEMA) no Brasil (ASSUNTO). No Brasil, s crianas nunca foi dada a importncia devida. Em Canudos e em Palmares, no foram poupadas. Na Candelria ou na praa da S, continuam no sendo.

COMPARAO SOCIAL, GEOGRFICA OU DE QUALQUER OUTRA NATUREZA Pixote ou Z Pequeno, personagens, respectivamente, dos filmes Pixote e Cidade de Deus, exemplificam, de forma magistral, a triste realidade a que so submetidas muitas crianas brasileiras. Vtimas da violncia, fruto da misria e do abandono, constroem, diariamente, um pas envergonhado ou que, pelo menos, deveria s-lo.

COMPARAO POR OPOSIO Em um mesmo territrio que mais parecem dois mundos distintos -, o Brasil, vemos as crianas que frequentam boas escolas e as que habitam o asfalto das grandes cidades. Enquanto aquelas constroem um futuro, estas, vtimas da violncia, edificam a ausncia de um amanh. Contudo, seja na Vieira Souto, seja na Rocinha, a necessidade de todas elas a mesma: cuidados.

CITAO OU ARGUMENTO DE AUTORIDADE Segundo Goethe, "S possvel ensinar uma criana a amar, amando-a. No essa a realidade de um enorme contingente de crianas brasileiras: vtimas da violncia diria, aprendem, muito cedo, a odiar e a descrer. Em verdade, no Brasil, um grande nmero de menores nunca teve ou ter a chance de vivenciar a infncia.

DESENVOLVIMENTO
Parte mais importante e mais extensa. D1 anlise e desdobramento do tema; D2 argumentos que deem suporte (s) anlise(s) empreendida(s) no D2.

Proposta: necessrio sofrer para nos tornarmos pessoas melhores?

TIPOS DE DESENVOLVIMENTO
HIPTESE
A dor pode nos levar ao aprendizado moral e servir como valorosa lio de vida. Contudo, essa mxima proferida por alguns no inquestionvel. O sofrimento desmedido, daquele que furtou comida em um supermercado e acabou enjaulado em ambientes superlotados, ao lado de outros presos no raro mais perigosos, dificilmente edificar ou trar qualquer benefcio ao detento, seno o dio e a frieza, ingredientes que podero torn-lo um perigoso bandido, de fato.

PARALELISMO
A evoluo humana ocorreu no sentido de proporcionar o bem-estar e diminuir o sofrimento alheio. Por meio da Medicina, das inovaes tecnolgicas ou das novas formas de relacionamentos interpessoais, tudo se desenvolve para amenizar a dor. Caso esse sentimento fosse capaz de tornar algum melhor, as crianas pobres, desnutridas e aidticas da frica seriam as mais excelentes do mundo e no estariam expostas ao descaso e hipocrisia das naes ricas as quais relativizam o problema em funo de interesses prprios.

CAUSA / CONSEQUNCIA
Na Idade Mdia, os clrigos incutiam, na mentalidade do povo simples, que a dor era agradvel ao olhos do Pai. Isso acontecia numa sociedade feudal e estamental para que os servos no se revoltassem contra a ordem vigente, exigindo mudanas. [...] No precisamos voltar tanto no tempo: hoje, fazemos promessas para conseguir realizar desejos e prometemos sofrimento em troca, o que se tornou um costume enraizado em nossa cultura. No fcil modificar a concepo de que, para sermos felizes, dignos, precisamos passar por experincias dolorosas.

EXEMPLIFICAO
A ideia de corrigir-se uma pessoa relativa. No obstante, tratando-se de nossa sociedade, importante salientar que ningum precisa utilizar-se de atitudes masoquistas para melhorar no que quer que seja. Em certos casos, a autoagresso cria feridas fsicas e psicolgicas profundas, de difcil tratamento. Um exemplo a ser citado a instituio catlica Opus Dei, que, em seus ensinamentos, promove a tortura corporal e a absteno de qualquer atividade e at mesmo pensamento que induza sexualidade.

TIPOS DE ARGUMENTOS
Argumento, do latim, argumentatio, nis, que significa 'raciocnio lgico, demonstrao'. Identificada a TESE sua opinio faz-se a pergunta por qu? Resposta = argumento. 1. de autoridade: Aristteles dizia que a melhor das vidas era aquela sem nenhuma sabedoria, j pensando no excesso de cdigos e convenes que permeiam at hoje nossa vida. Sartre provocou-nos: o homem est condenado a ser livre.

2. baseado no consenso: Ora, transgredir inerente ao Homo Sapiens. Todo o processo histrico deriva de pessoas ou de grupos que ousaram contestar as normas vigentes de seu tempo. natural discordar.
3. baseado em provas concretas - Chico Buarque, por exemplo, fundamental representante da indignao da populao brasileira durante o regime militar, visto que mostrou sua inconformidade por meio de lindas canes.

4. de competncia lingustica - essa sistemtica conservadora do pensamento, por fim, que ao mesmo tempo nos impede de destruir e nos fora a trespassar o escudo dogmtico.

CONCLUSO Parte menos extensa. Replay = TEMA TESE - SOLUO; Fato novo = ideia ou argumento; Uso de conjunes e expresses conclusivas na abertura. No use FRMULAS PRONTAS PARA INICIAR A CONCLUSO. Ex.: Conclui-se, Conclumos, De acordo com os argumentos citados anteriormente, Com base na problemtica acima enfocada, etc.

CONCLUSO
Quando chega concluso, j que o candidato no se prope um objetivo claro (mostrar que, provar que, alertar para, sugerir, etc.) uma frase de efeito, um clich, um slogan, um provrbio: A esperana a ltima que morre. um apelo a uma entidade milagrosa: preciso que o governo se conscientize de que... uma concluso - soluo: No dia em que o homem perceber que... ele aprender que... uma soluo utpica: Mas temos certeza de que, dentro de poucos anos, o problema do menor abandonado estar resolvido.

QUALIDADES BSICAS DA REDAO


Unidade: consiste em fixar-se em uma ideia central no decorrer da texto; numa sequncia lgica, os argumentos enriquecem o tema, sem pormenores desnecessrios ou redundncias.

Coerncia: reside na associao e correlao de ideias entre os perodos e entre um pargrafo a outro.
nfase: consiste no fato de a ideia-ncleo estar em destaque e ser reforada subsequentemente.

O TEXTO DE APOIO

Apreender o essencial. No fazer parfrases. No repetir o bvio. No utilizar os mesmos exemplos.

AVALIAO DO CONTEDO Domnio da tipologia.

Organizao do texto.
Desenvolvimento do tema e do ponto de vista (intencionalidade). Qualidade do contedo (ausncia achismos e de senso comum). Coeso textual. Investimento autoral (breves descritivos ou narrativos). excertos de

EXEMPLOS DE ANLISE DE PROPOSTA


O uso de drogas ilcitas tem sido um dos problemas sociais mais preocupantes. Vrios so os motivos apontados para tal consumo. Entretanto necessrio, antes de mais nada, considerar, formas de preveno ao vcio.

A Anlise da proposta: Assunto drogas Tema drogas ilcitas Delimitao 1 motivos no 2 pargrafo. Delimitao 2 formas de preveno no 3 pargrafo.

B - Banco de ideias: D1 Motivos para o consumo

D2 - Formas de Preveno

> curiosidade; > influncia do grupo; > frustraes pessoais; > dificuldades econmicas e familiares. > educao e controle familiar; > campanhas de esclarecimento; > combate ao trfico.

C - Elaborao da Introduo e dos pargrafos de Desenvolvimento.

D - Concluso: retomar tema (a droga);

reforar o posicionamento;
apresentar uma idia nova.

Ao longo da histria, por muitas razes, a gua esse elemento aparentemente comum tem levado filsofos, poetas, cientistas, tcnicos, polticos a reflexes que frequentemente se cruzam. Sabemos que ela tem sido vital para a sobrevivncia e o desenvolvimento da humanidade. As primeiras grandes civilizaes surgiram nos vales dos grandes rios Nilo, Tigre-Eufrates, Indo, Amarelo. Contudo, por estar intrinsecamente ligada cultura e civilizao, define-se entre a gua e o ser humano uma convivncia potencialmente conflituosa, e possibilidade de utilizar sem destruir se opem outros usos, caracterizados pelo desprezo, pelo desperdcio, pela poluio. Pois bem, tendo em vista esse cruzamento de reflexes, escreva um texto sobre o tema gua, cultura e civilizao.

A - Anlise da proposta:
Assunto a importncia da gua para a sobrevivncia e o desenvolvimento dos seres humanos; Tema cruzamento gua cultura civilizao;

D1 influncia da gua na cultura;


D2 influncia da gua no surgimento e no desenvolvimento das civilizaes.

B - Banco de ideias:
D1 * higiene; * sade; * lazer; * culto a divindades. D2 * estruturao da economia; * progresso social.

C Concluso:
retomar assunto e tema (importncia e influncia da gua); destacar relao conflituosa homem X gua (a despeito de sua importncia, h descaso, desperdcio e poluio);

ideia nova (desejvel): consequncias do mau uso


OU necessidade preservao.

Anda mungkin juga menyukai