Anda di halaman 1dari 8

A importncia da Contabilidade Ambiental no mundo globalizado Artigo Original / Original Article

A importncia da Contabilidade Ambiental no mundo globalizado

The Importance of the Environmental Accounting in the Globalized World

Adriana Rezende da Silva* Cssia Vanessa Olak Alves Cruz**


* Universidade Estadual de Londrina(UEL). ** Universidade de So Paulo (USP). Universidade Estadual de Londrina(UEL). Universidade Norte do Paran (UNOPAR).

Resumo
Nos dias atuais, a preocupao com a preservao e a busca em tornar os processos de produo mais seguros e com o menor custo torna-se um direcionamento comum. Os consumidores e a sociedade, de forma geral, esto buscando cada vez mais produtos limpos e empresas com uma conscincia social bem formulada. Neste novo cenrio, a contabilidade tem papel primordial e de importncia relevante, pois ela a detentora de informaes vitais para a empresa e a sociedade. O presente trabalho objetiva analisar e evidenciar alguns benefcios que a contabilidade ambiental pode proporcionar s empresas. Como metodologia, este trabalho utilizar a pesquisa bibliogrfica. A concluso que se chega ao final desta pesquisa deixa claro que as empresas s tm apresentado ganhos significativos com o uso da contabilidade ambiental. Alm de encontrarem caminhos para a reduo de custos, o que vital para uma empresa, ela tambm atinge de forma significativa a sua clientela, que uma vez satisfeita, certamente se tornar fiel. Por fim, verifica-se tambm que essas empresas conseguem aumentar o valor dos seus patrimnios, tanto no quesito bens tangveis, como os intangveis. Palavras-chave: Contabilidade Ambiental. Meio Ambiente. Organizaes empresariais

Abstract
Nowadays, the concern about preservation and the search to get safer and more economical production process are a common and mutual target. The consumers as well as the society, in general, are searching more an more for clean products and for companies with a firm social consciousness. Within this new scenery, accounting has a prime role as holder of information which are essential to companies and society. This paper analyses and highlights some benefits that the environmental accounting can bring to companies. The methodology applied was the bibliographical research. The research concludes that companies have only got significant advantages/profits using the environmental accounting. Besides finding ways to reduce costs, what is vital for a company; it also reaches the clients who, if satisfied, will certainly be loyal. Finally, it verifies that these companies can increase their patrimonies, both in tangible and in intangible goods. Key-words: Environmental accounting. Environment. Companies.

1 Introduo
Desde os primrdios o ser humano depende da natureza para sobreviver, seja por meio da caa, dos frutos, quanto por meio dos materiais que ela oferece para fazer moradia, entre outros benefcios. Enfim a natureza e o ser humano sempre estiveram juntos em mtua harmonia. Quando os homens comearam a ser organizar em sociedade a natureza mais uma vez esteve fortemente ao seu lado. Com o advento das grandes invenes o homem e a natureza ainda mantiveram-se juntos. Mas, com as grandes revolues industriais e, posteriormente as revolues tecnolgicas, o homem comeou a se sentir independente e superior a natureza, passou a explor-la sem respeit-la, achou por um longo perodo que poderia explorar, de forma desmedida, sem que a natureza viesse a reclamar tudo aquilo que lhe fora tirado

inadvertidamente. Entretanto, na dcada de 60 do sculo passado, renasce com maior nfase os primeiros movimentos ambientalistas. Surge a preocupao de um crescimento econmico baseado no uso de recursos naturais esgotveis. Assim, na dcada de 70 do sculo passado, nasce a necessidade de se pensar em uma contabilidade ambiental, como comenta Kraemer (2007) que a idia de fazer uma contabilidade ambiental dentro das empresas, veio com a crise do petrleo, em 1974, quando o produto chegou a um altssimo custo e estava em escassez. Nesta poca ficou entendido que um recurso natural no dura para sempre. A conscientizao foi reforada quando o Clube de Roma, grupo formado por cientistas de vrios pases, preocupados em estudar o futuro do mundo. Este estudo emitiu um relatrio chamado Limites de crescimento, alertando que se no houvesse uma preocupao com a natureza por parte das pessoas e das
81

SILVA, A. R. da..; CRUZ, C. V. O. A. / Unopar Cient., Cinc. Jurd. Empres., Londrina, v. 8, p. 81-87, Set. 2007

A importncia da Contabilidade Ambiental no mundo globalizado

empresas, o mundo entraria em estado de emergncia, mais rpido do que se esperava. E na dcada de 70 do sculo XX, na Conferncia de Estocolmo, que as naes comearam de maneira efetiva a estruturar os seus rgos ambientais e a estabelecer legislaes sobre questes ambientais. Durante a dcada de 80 entram em vigncia legislaes prprias sobre instalaes de indstrias e desenvolvem-se empresas especializadas em Estudos de Impactos Ambientais EIA, alm da elaborao de Relatrios de Impactos sobre o Meio Ambiente RIMA. O aumento do grau de conscientizao da importncia no equilbrio ambiental e o maior entendimento do efeito nocivo dos recursos mal utilizados, veio na dcada de 90, perodo no qual surge a expresso Qualidade Ambiental. Durante esse perodo nascem estudos com o objetivo de buscar harmonia entre o desenvolvimento e o meio ambiente, ou seja, alternativas para no degradar, ou ainda, minimizar ao mximo os impactos causados pelo homem, e tambm, buscar tcnicas de mensurao dos custos, despesas, receitas e desempenho empresarial que possam conservar e manter o meio ambiente. O homem passa a reconhecer que faz parte do meio ambiente, do sistema, e que todo sistema faz parte de um sistema maior, com o qual mantm relaes, numa contribuio para o seu funcionamento, assim como dele recebendo elementos para a execuo de suas prprias funes. Logo, o homem s pode conseguir se desenvolver plenamente junto com o meio o qual faz parte. Atualmente, o mercado, cada vez mais competitivo, faz com que as empresas se preocupem cada vez mais com os impactos ambientais. Um sistema de gesto ambiental faz-se cada vez mais vital para a sobrevivncia das mesmas. A Gesto Ambiental tem como objetivo proporcionar benefcios para que as empresas que superem, anulem ou diminuam os custos das degradaes, causadas, principalmente na produo. Um estudo realizado pela BAXTER, grande indstria farmacutica dos Estados Unidos, revela que em cada dlar aplicado em programas voltados para o meio ambiente h uma economia financeira de trs a cinco vezes o seu valor. Segundo Ribeiro (1992, p.56):
A contabilidade, enquanto instrumento de comunicao entre empresas e sociedades, poder estar inserida na causa ambiental. A avaliao patrimonial, considerando os riscos e benefcios ambientais inerentes s peculiaridades de cada atividade econ-mica, bem como sua localizao, poder conscientizar os diversos segmentos de usurios das demonstraes contbeis sobre a conduta administrativa e operacional da empresa, no que tange o empenho da empresa sobre a questo.

1.1 Objetivo
O presente estudo buscou analisar e evidenciar alguns benefcios que a contabilidade ambiental pode proporcionar s empresas. Com intuito de despertar a preocupao e a conscincia da importncia em se investir recursos na implantao da contabilidade ambiental, possibilitando a gesto de prticas empresariais ecologicamente corretas.

1.2 Justificativa
Com a globalizao e o fim das fronteiras econmicas, faz-se urgente uma postura que a sociedade em geral aprove. A questo ambiental est cada vez mais evidente e mais definida na populao em geral. Os investidores procuram empresas slidas, com uma reputao respeitvel; os clientes, por sua vez, querem empresas que lhes forneam produtos ecologicamente corretos e as empresas querem ganhar cada vez mais o mercado e minimizar seus custos, para terem maior rentabilidade. por essas razes que hoje a conscincia ambiental uma forte aliada. Na viso de Barbieri (1997, p. 199):
O crescimento da conscincia ambiental, ao modificar os padres de consumo, constitui uma das mais importantes armas em defesa do meio ambiente. Quando a empresa busca capturar oportunidades atravs do crescente contingente de consumidores responsveis atravs de aes legtimas e verdadeiras, essas aes tendem a reforar ainda mais a conscincia ambiental, criando um crculo virtuoso, na qual a atuao mercadolgica, marketing verde, como quer alguns, torna-se um instrumento de educao ambiental.

Para isso, as empresas contam com a contabilidade, que deixa de fazer apenas escriturao e mensurao de seus capitais para se tornar uma ferramenta de suma importncia tantos para as empresas como para a comunidade em geral, pois cabe a ela fornecer dados que podero ser usados como ferramentas para uma gesto ambiental slida e confivel. So por esses motivos que o presente trabalho busca demonstrar alguns dos benefcios trazidos pela contabilidade ambiental, principalmente para as empresas.

2 Metodologia
Para este trabalho, entendeu-se conveniente a utilizao de uma coleta de dados secundrios por meio de pesquisa bibliogrfica. Primeiramente, foram feitas coletas em artigos de publicaes nacionais e em livros. Aps essa leitura abrangente, realizou-se uma nova coleta, tendo essa a finalidade de formar uma amostragem de material; que foi submetido a uma leitura mais minuciosa. Em seguida foi feita uma interpretao e anlise crtica dos contedos selecionados. De modo direto, quanto aos procedimentos, foi utilizada pesquisa bibliogrfica, para aprofundar os conhecimentos sobre o tema proposto. Cervo e Bervian (1983) definem pesquisa bibliogrfica como a que explica um problema a partir de referenciais tericos publicados em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental.

Portanto, a contabilidade tem papel de suma importncia e cabe a ela no s a mensurao dos fatos que evidenciam a situao patrimonial e a sua evoluo, mas, acima de tudo, demonstrar de forma clara e objetiva, a todos os usurios e interessados, relatrios que demonstrem a forma pela qual a empresa esta interagindo com o meio ambiente.
82

SILVA, A. R. da..; CRUZ, C. V. O. A. / Unopar Cient., Cinc. Jurd. Empres., Londrina, v. 8, p. 81-87, Mar. 2007

A importncia da Contabilidade Ambiental no mundo globalizado

3 Por que Adotar uma Contabilidade Ambiental


evidente que empresas socialmente responsveis, geram valor para si e para quem esta prxima. Pode-se citar trs motivos bsicos para a imple-mentao de uma contabilidade ambiental, nas empresas; que so: 1) Gesto interna: relaciona-se com uma ativa gesto ambiental e seu controle. 2) Exigncias legais os controles e exigncias legais esto cada vez mais acentuados, e o no cumprimento das normas pode acarretar alem de multas penalidades. 3) Demanda dos participes - presses internas e externas provindas de acionistas, funcionrios, administrao pblica, bancos, clientes, investidores, organizaes ecolgicas, comunidade local. A contabilidade provoca benefcios potenciais a indstria e sociedade, entre outros: identifica, estima, aloca, administra e reduzem os custos, particularmente os ambientais; permite o uso mais eficiente de recursos naturais, incluindo a energia e a gua; fornece informaes para a tomada de decises, melhorando a poltica pblica. Cabe, portanto, contabilidade ambiental ser responsvel por todas as demonstraes necessrias para servirem de ferramentas e subsdios para as tomadas de decises das entidades empresarias e satisfazendo a todos que tem interesse na mesma. A implementao da contabilidade ambiental tambm contribui em um marketing muito slido e importante, Souza (1993) j vinha se referindo a esta questo, ao dizer que as estratgias de marketing ecolgico, adotadas pela maioria das empresas, visam a melhoria de imagem tanto da empresa quanto de seus produtos, por meio da criao de novos produtos verdes e de aes voltadas pela proteo ambiental. Oliveira Filho (2002;) diz que a contabilidade ambiental fundamental como sistema de informaes a servio da administrao, que com algumas mudanas assumir seu espao social e ter capacidade de identificar e equacionar as questes ambientais. Fica evidente que a contabilidade ambiental uma ferramenta de suma importncia para as empresas que querem ter seu papel ambiental bem definido e efetivo.

Para Kosztrzepa, (2004) a contabilidade ambiental contribui auxiliando na definio de custos, despesas e passivo relacionados com o meio ambiente, bem como na evidenciao destes itens. II - Para a sociedade: a) Reduo de custos externos como moni-toramento e poluio ambiental b) Melhoramento das polticas publica c) Produo mais limpa d) preos de produtos mais viveis evidente que a contabilidade vital para as organizaes que querem manter uma gesto ambiental seria e continua. Entre os benefcios j citados acima as empresas que possuem polticas ambientais tm mais facilidade de obterem financiamentos e investimentos de diversas organizaes financeiras. Essas organizaes fizeram parte do grupo que em 1992, em Nova York assinaram a Declarao dos Bancos e o Meio Ambiente e se comprometeram com princpios comuns de proteo. No ano de 1998 j eram 140 bancos com esse objetivo. No Brasil, em 1995, o governo lana a sua iniciativa ambiental, com a criao do Protocolo Verde, com o intuito de incluir a questo ambiental no diferi mento de crditos dos principais bancos brasileiros; dentre eles esto o Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDS), Caixa Econmica Federal (CEF), Banco do Estado da Amaznia (BASA) e o Banco Nordeste. Do ponto legal um dos motivos que levou as instituies financeiras a terem esta postura pode ser encontrada na lei 6.605/98 Lei de Crimes Ambientais, que em seu artigo 2, determina que quem concorrer para a prtica dos crimes ambientais, seja de forma direta ou indireta, incide nas penas previstas na lei, como multas e at priso. BNDS foi pioneiro no Brasil a utilizar critrios de fatores ambientais para a concesso de crditos, utiliza esse critrio desde 1976. Na dcada de 80, do sculo passado, cria linhas de crditos especiais para o meio ambiente. Entre os relatrios exigidos para anlise encontram-se: EIAs Estudos de Impactos Ambientais e RIMA Relatrios de Impactos Ambientais. Banco do Brasil leva em conta a questo dos riscos ambientais, fazendo analise do grau desses ricos, que servem como parmetros para o limite de crdito. O banco no assume risco de credito com clientes que so responsveis por danos ao meio ambiente. REAL / ABN AMRO na Amrica Latina foi o primeiro a incluir em sua carteira de aes, organizaes reconhecidas no mercado por prticas de responsabilidade social e ambiental. Como pode ser observado, entre os benefcios colhidos pela gesto ambiental e para conseguir atender as exigncias das instituies financeiras j citadas, imprescindvel a contribuio da contabilidade, pois ela pode gerar e fornecer os dados necessrios sobre os investimentos na rea ambiental, as obrigaes provindas de falhas na interao com o meio ecolgico ou aes preventivas para se evitar danos.
83

4 Benefcios da Contabilidade Ambiental


Os benefcios da contabilidade ambiental so inmeros, mas todos convergindo para as questes estratgicas e econmicas, e proporcionando benefcios tanto para a empresa como para a sociedade em geral. Entre esses benefcios ressaltam-se; I - Para as indstrias: a) Possibilita identificar, alocar, estimar e administrar os custos de produo; b) Auxilia no controle do uso de energias no renovveis; c) Possibilita a formao de relatrios mais completos e detalhados sobre o desempenho ambiental, melhorando a sua imagem com os stakeholders, como governo, comunidade local, empregados, fornecedores.

SILVA, A. R. da..; CRUZ, C. V. O. A. / Unopar Cient., Cinc. Jurd. Empres., Londrina, v. 8, p. 81-87, Set. 2007

A importncia da Contabilidade Ambiental no mundo globalizado

5 Legislao
Constituio Brasileira de 1988, em seu artigo 225, IV, V 3, traz;
Art. 225 - Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para os presentes e futuras geraes. Inciso VI - exigir, na forma da lei, para instalao de obras ou atividades potencialmente causadoras de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade. Inciso V controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substancias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente. 3: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. (BRASIL, 1998).

[...] suspenso parcial ou total de atividades; Interdio temporria de estabelecimento, obra ou atividade;Proibio de contratar com o Poder Pblico, bem como dele obter subsdios, subvenes ou doaes. [...]. (SICON, 1999).

J o Decreto n 3.179, de 21 de setembro de 1999, trata especificamente das sanes e multas passiveis de aplicao de acordo com os delitos provocados ao meio ambiente. Em seu artigo 41, evidencia de forma clara que os danos ao meio ambiente sero punidos.
Art. 41. Causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que resultem ou possam resultar em danos sade humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruio significativa da flora: Multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqenta milhes de reais), ou multa diria. II - causar poluio atmosfrica que provoque a retirada, ainda que momentnea, dos habitantes das reas afetadas, ou que cause danos diretos sade da populao; III - causar poluio hdrica que torne necessria a interrupo do abastecimento pblico de gua de uma comunidade; IV - dificultar ou impedir o uso pblico das praias; V - lanar resduos slidos, lquidos ou gasosos ou detritos, leos ou substncias oleosas em desacordo com as exigncias estabelecidas em leis ou regulamentos; e 2 As multas e demais penalidades de que trata este artigo sero aplicadas aps laudo tcnico elaborado pelo rgo ambiental competente, identificando a dimenso do dano decorrente da infrao. (SICON, 1999).

Como se pode observar com a Carta Magma de 1988, o ordenamento jurdico brasileiro passou a exigir das pessoas jurdicas a sua responsabilidade para com a sociedade e o meio ambiente, o que j era adotado em outras partes do mundo. Na Gr-Bretanha, por exemplo, a punibilidade se restringe s violaes economia, ao meio ambiente, sade pblica e a segurana e higiene no trabalho. J pases como Canad, Austrlia, Irlanda do Norte e Frana adotam a responsabilidade penal das pessoas jurdicas por seus atos, negligncias, delitos ou omisses. Nesses pases o posicionamento jurdico quanto questo ambiental e os prejuzos causados a ela por intermdio das pessoas jurdicas, j se encontra bem mais claro e definido que em nosso pas. Contudo, o Brasil vem caminhando para novos rumos com uma maior conscientizao partindo desde polticas ambientais mais centradas e com uma legislao que vem crescendo e amadurecendo. A Lei Ambiental Brasileira n. 9.605/98, artigo 3 e pargrafo nico: veio ao encontro do artigo 225 da Constituio Brasileira, onde se destaca (IBAMA, 1998):
[...] as pessoas jurdicas sero responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infrao seja cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, no interesse ou benefcio da sua entidade.

O artigo 43, trata de situaes relativas a produo, processamento, importao, etc. de substncias que provoquem danos ambientais, e as cabveis multas e outras formas de sanes. (SICON, 1999). J no artigo 44, fala sobre as construes e reformas de estabelecimentos potencialmente poluidores.
Art. 44. Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do territrio nacional, estabelecimentos, obras ou servios potencialmente poluidores, sem licena ou autorizao dos rgos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentos pertinentes: Multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 10.000.000,00 (dez milhes de reais). (SICON, 1999).

Com a promulgao desta lei cabe as organizaes serem cada vez mais prudentes, pois ela no permite impunidade a aqueles que lesam de alguma forma o meio ambiente. Nela tambm encontramos as sanes cabveis aos infratores que so: multa, restritivas de direito e prestao de servios comunidade. Ela abre espao para a responsabilizao criminal das organizaes, bem como de seus dirigentes. As penalidades restritivas de direitos que esto previstas no artigo 22, so:
84

Como se pode observar o decreto vem trazer em valores monetrios as multas, que podem vir a ser cobradas em casos de danos ao meio ambiente. H tambm outras leis que abordam a questo ambiental da quais podemos destacar: A lei n 6.938, de 17/01/1981, que discorre sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, no qual define que o poluidor obrigado a indenizar por todos os danos causados ao meio ambiente, independente de ter sido voluntario ou no. (SICON, 1981). Lei n 7.347, de 24/07/1985, trata da ao civil pblica de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e ao patrimnio artstico, turstico ou paisagstico. (SICON, 1985). Lei n 7.735, de 22/02/1989 cria o IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais

SILVA, A. R. da..; CRUZ, C. V. O. A. / Unopar Cient., Cinc. Jurd. Empres., Londrina, v. 8, p. 81-87, Mar. 2007

A importncia da Contabilidade Ambiental no mundo globalizado

Renovveis, que tem como finalidade executar e fazer executar a poltica nacional do meio ambiente, atuando para conservar, fiscalizar, controlar e fomentar o uso racional dos recursos naturais. (SICON, 1985) A legislao brasileira vigente bem rica e vasta quando se trata da questo ambiental, orienta, fiscaliza e pune quando necessrio. As entidades empresariais podem ter na legislao um apoio para uma gesto ambiental, e com a nova postura, tanto das empresas quanto da populao em geral, a tendncia que a nossa
BENEFCIOS ECONMICOS

legislao se enriquea ainda mais quando a questo for meio ambiente.

6 Benefcios da Gesto Ambiental


Para Kramer (2002); Souza (1993); Kosztrzepa (2004) a gesto ambiental pode apresentar diversos benefcios para as entidades empresariais, todos convergindo para o mbito econmico e estratgico. North (1992) nos aponta alguns desses benefcios (figura 01).

Economia de custos Reduo do consumo de gua, energia e outros insumos. Reciclagem, venda e aproveitamento de resduos, e diminuio de efluentes. Reduo de multas e penalidades por poluio. Incremento de receita Aumento da contribuio marginal de produtos verdes, que podem ser vendidos a preos mais altos. Aumento da participao no mercado, devido inovao dos produtos e menor concorrncia. Linhas de novos produtos para novos mercados. Aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuio da poluio. BENEFCIOS ESTRATGICOS Melhoria da imagem da instituio. Renovao da Carteira de produtos. Aumento da produtividade. Alto comprometimento do pessoal. Melhoria nas relaes de trabalho. Melhoria da criatividade para novos desafios. Melhoria das relaes com rgo governamentais, comunidade e grupos ambientalistas. Acesso assegurado ao mercado externo. Melhor adequao aos padres ambientais.
Fonte: Adaptado de North. K. Environmental business management. 1992.

7 Resultados
Com base no estudo do material bibliogrfico pesquisado, fica ilustrado o quanto as entidades empresariais tm a ganhar, quando possuem uma poltica ambiental e utilizam a contabilidade como ferramenta das tomadas de decises. Kosztrzepa (2004) expe que a contabilidade no vai resolver os problemas ambientais, mas face a sua capacidade de fornecer informaes, pode alertar para a gravidade do problema vivenciado e ajudar na procura de solues. Logo fica evidente que a contabilidade no vem com o intuito de solucionar todos os problemas que envolvam a questo ambiental, mas sem dvida alguma uma grande aliada e colaboradora para as entidades empresariais na busca de benefcios e saneamento de problemas. Desta forma, possibilita que as empresas estejam em concordncia com a legislao vigente, obtendo reduo de seus gastos, tendo maior rentabilidade e atendendo as exigncias internas e externas. Dentre os vrios benefcios que a contabilidade ambiental proporciona as entidades, pode - se enumerar: 1- Em relao aos custos dentro das empresas: H uma reduo dos mesmos, pois com a gesto ambiental

a contabilidade oferece mtodos e caminhos para reaproveitamento de materiais e uso controlado e racional de matria prima e materiais; 2- Retorno de investimentos: Os investimentos realizados durante o processo de implantao da contabilidade ambiental e programas ambientais trazem um retorno financeiro s empresas; 3- A gesto ambiental e uma contabilidade clara e bem formulada, propicia um aumento do interesse de investidores e como conseqncia, um aumento de capital; 4- Uma empresa voltada para questes ambien-tais atrai mais os clientes, que esto cada vez mais a procura por produtos limpos; 5- Indo de encontro com as exigncias que a Legislao traz, existe um menor desembolso das empresas para a recuperao do meio ambiente, bem como a inexistncia de desembolso em multas; 6- H uma melhoria na imagem da empresa, provocando um aumento de valores dos bens intangveis; 7- Acarreta uma maior abertura junto a instituies financeiras, na concesso de crditos, tendo em vista que instituies como o Banco do Brasil, Banco Real e BNDS, exigem a entrega de relatrios ambientais, tais
85

SILVA, A. R. da..; CRUZ, C. V. O. A. / Unopar Cient., Cinc. Jurd. Empres., Londrina, v. 8, p. 81-87, Set. 2007

A importncia da Contabilidade Ambiental no mundo globalizado

como RIMA e EIAs; 8- Facilita o acesso ao mercado internacional, que tambm cobra atitudes de respeito ambiental; 9- Aumento da produtividade, pois funcionrios satisfeitos produzem mais e melhor; 10- Aumenta a sua competitividade no mercado. Observa-se tambm que os benefcios vo alm dos econmicos: diminuio de custos, reciclagem, diminuio de resduos, reduo do consumo de gua e energia, diminuio da probabilidade de processos judiciais, multas e/ou penalidades. Eles tem abrangncia tambm no mbito estratgico: melhoramento da imagem da empresa, aumento da produtividade, melhoramento nas relaes com rgos governamentais, grupos ambientalistas e sociedade em geral. Esses benefcios so citados por vrios autores como Ribeiro (1992) e Souza (1993) entre outros. Deixando bem evidente que a contabilidade ambiental s tem a somar dentro das organizaes empresariais.

relacionados com o meio ambiente: um estudo em industrias qumicas. So Leopoldo, 2004. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis). Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. 2004. NORTH, K. Environmental bussines management. Genebra: ILO, 1992. OLIVEIRA FILHO, M. L. de. Auditoria ambiental como ferramenta de apoio para o desempenho empresarial e a preservao do meio ambiente: uma abordagem contbil e gerencial em indstrias qumicas. (Mestrado em Contabilidade) Universidade de So Paulo USP. Disponvel em www.teses.usp.br. Acesso em: 06 out. 2007. RIBEIRO, M. S. Contabilidade e meio ambiente. Dissertao (Mestrado em: Economia, Administrao e Contabilidade) - Universidade de So Paulo 1992. ______; ESTROZI, L.; ARAJO, E. M. Contrapartidas ambientais exigidas para a concesso do crdito. Disponvel em: www.erudito.fea.usp.br/portalfea . Acesso em: 6 set. 2007. SANTOS. A. R. et al. Contabilidade Ambiental: uma contribuio da cincia contbil a sustentabilidade da gesto ambiental. Disponvel em: <www.ead.fea.usp.br/ semead/9semead/resultado_semead/trabalhos>. Acesso em 02 dez. 2008 SICON. Sistema de Informaes do Congresso Nacional.. Decreto n 3.179, de 21 de setembro de 1999. 1999. Disponvel em: http://legis.senado.gov.br/ sicon/PreparaPesquisaLegislacao.action. Acesso em: 7 set. 2007. SICON. Sistema de Informaes do Congresso Nacional. Lei n 6.938, de 17/01/1981 Poltica Nacional do Meio Ambiente. 1981. Disponvel em: <www.6. senado.gov. br/sicon/executapesquisalegislaao. action>. Acesso em: 05 dez. 2007 SICON. Sistema de Informaes do Congresso Nacional. Lei n 7.347 de 24/07/1985 Lei de Interesses Difusos. 1985. Disponvel em: <www.6.senado.gov.br/legislaao/listapublicaoes. action?id=1296654>. Acesso em: 07 dez. 2007. SICON. Sistema de Informaes do Congresso Nacional. Lei n 7.735 de 22/02/1989 Lei de criao do IBAMA. 1989. Disponvel em: <www.6.senado.gov.br/legislaao/ listapublicaoes.action?id=132735>. Acesso em: 01 dez. 2008 SOUZA, M.T.S. Rumo a pratica empresarial sustentvel. Revista de Administrao de Empresas. So Paulo, v.4, n.33, p.40-52, jul./ago. 1993.

8 Concluso
A contabilidade no pode mais ficar presa a mera mensurao de valores. Em um mundo globalizado, onde as fronteiras econmicas ultrapassam a questo geogrfica, e a velocidade das informaes e sua preciso cada vez mais exigida tanto pelos investidores, quanto pelo governo e sociedade, cabe s organizaes empresariais buscarem todas as ferramentas possveis para sobreviverem e destacarem-se neste novo mundo. A contabilidade tem um papel fundamental neste cenrio. Com o uso da contabilidade ambiental as mesmas s tero benefcios, e como foi demonstrado nesta pesquisa so vrios. Alm disso, de suma importncia para a continuidade e sobrevivncia das empresas. De acordo com as vantagens relacionadas nos resultados sobre os benefcios gerados, conclui-se que a contabilidade ambiental um crescente paradigma o qual est diretamente relacionado com as tendncias das responsabilidades scio-ambientais desenvolvidas no mundo cotidiano.

Referncias
BARBIERI, J. C. Competitividade internacional e normalizao ambiental. ENCONTRO NACIONAL SOBRE GESTO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 4. Anais. So Paulo, 1997. BRASIL. Constituio (1988). Braslia, DF. 1988. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientfica: para uso dos estudantes universitrios. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983. IBAMA. LEI 9.605/98 Lei Ambiental. 1998. Disponvel em: www.ibama.gov.br. Acesso em: 4 set. 2007. KRAMER, M. E. P. A contabilidade como instrumento de gesto ambiental. 2002. Disponvel em: www. gestiopolis. com. Acesso em: 3 jun. 2007. KOSZREZEPA, R. de O. Evidenciao dos eventos
86

SILVA, A. R. da..; CRUZ, C. V. O. A. / Unopar Cient., Cinc. Jurd. Empres., Londrina, v. 8, p. 81-87, Mar. 2007

A importncia da Contabilidade Ambiental no mundo globalizado

Adriana Rezende da Silva*

Granduanda do Curso de Cincias Contbeis pela Universidade Estadual de Londrina ( UEL). e-mail: <drika.rezzende@hotmail.com>

Cssia Vanessa Olak Alves Cruz


Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de So Paulo (USP). Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paran (UNOPAR). e-mail: <cassiavanessa@uel.br> * Endereo para correspondncia: Rua Mercrio, 1.078, Jardim do Sol CEP 86070-220 Londrina, Paran, Brasil.

SILVA, A. R. da..; CRUZ, C. V. O. A. / Unopar Cient., Cinc. Jurd. Empres., Londrina, v. 8, p. 81-87, Set. 2007

87

Anda mungkin juga menyukai