Anda di halaman 1dari 8

CraseCraseCraseCraseCraseCraseCr

CraseCraseCraseCraseCraseCraseCraseCraseCras
Crase a fuso de dois fonemas voclicos idnticos em um s. Trata-se da contrao da preposio a com o artigo definido a(s) ou com os pronomes demonstrativos a(s), aquele(s), aquela(s) e aquilo, fenmeno indicado pelo acento grave (`): ...........................................
(s), quele(s), quela(s) e quilo.

Para a utilizao do acento grave necessrio considerar as noes de termo regente e termo regido:

regente regido regente regidoente regido regente regido regente regido

a) Termo regente: o verbo ou o nome que exige complemento regido da preposio a. b) Termo regido: o termo que completa o sentido do termo regente, admitindo a anteposio do artigo a(s):
Falei
Termo regente

a
prep.

a
art.

mestra -----Termo regido

Falei mestra

Iremos a
termo regente

cidade ------- Iremos cidade.


termo regido

prep. art.

regente regido regente regido regente regido regente regido regente regido regente regido

regente regido regente regido regente regido regente regido regente

regente regido regente regido regente regido regente regido regente regido regente regido

C A S O S E M Q U E O C O R R E C R A S E

O termo regente deve exigir complemento regido pela preposio a e o termo regido deve admitir o artigo feminino a. Solicitei os documentos diretoria. (= a prep.+a art.) Refiro-me s msicas de ontem. (= a prep.+a art.)
Podemos usar os seguintes recursos para verificar se h ou no a ocorrncia de crase, mas no esqueam que so mecanismos nem sempre exatos: a) substitui-se a palavra feminina por uma masculina equivalente. Se ocorrer a combinao aos, ento a crase ser confirmada. A deciso coube diretora. A deciso coube ao diretor.

b) com nomes prprios geogrficos, substitui-se o verbo da frase pelo verbo voltar. Se o resultado for a expresso voltar da, ser confirmada. Iremos Argentina / Voltaremos da Argentina. Viajarei a Roma / Voltarei de Roma.

A letra a aos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e a(s) [= aquela(s)] tambm receber acento grave se o termo regente exigir complemento regido da preposio a: Entreguei as pastas queles alunos. Voltaremos juntos quela fazenda. Esta msica semelhante s que minha me cantava. A letra a que inicia uma locuo feminina recebe o acento grave: locues adjetivas: (fato) -toa, (soldado) paisana, (baile) fantasia etc. locues adverbiais: s vezes, noite, tarde, s ocultas, vontade, s pressas etc. locues prepositivas: beira de, espera de, procura de, frente de etc. locues conjuntivas: proporo que, medida que (apenas essas duas).

CASOS EM QUE NO OCORRE A CRASE:

Antes de termos masculinos, desde que no estejam implcitas, como vimos, as locues prepositivas moda de ou maneira. Estes livros pertencem a Carlos. A prova no pode ser feita a lpis. Antes de verbos no infinitivo. Comeou a chover. Meteu-se a fazer o que queria. No a singular anteposto a palavra no plural: Nunca vou a festas juninas. No me refiro a atividades desonestas Antes de numeral: O nmero de reprovados chegou a vinte. o Se o numeral indicar horas, teremos uma locuo adverbial feminina; logo, ocorrer a crase: O nibus partir s vinte horas. o Com numerais ordinais femininos ocorre a crase, uma vez que eles no podem ser empregados sem artigo: Fizeram elogios primeira aluna da classe.

CASOS EM QUE NO OCORRE A CRASE:

Antes das palavras casa e festa no determinadas: Voltei tarde a casa ontem. Se a palavra casa aparecer acompanhada de um determinante, ocorrer crase: Irei casa de meus primos. Antes da palavra terra empregada no sentido de "cho firme: Os marinheiros desceram a terra para andar. Se a palavra terra estiver seguida de um determinante ou referir-se ao planeta Terra, ocorrer a crase: Irei terra de meus avs. Os Ets. retornaram Terra no dia previsto. Quando, entre a preposio a e o substantivo, estiverem subentendidos os pronomes indefinidos alguma, certa, qualquer: A viva tem direito a penso. (a alguma penso) Nunca se submeta a humilhao. (a qualquer). Antes de pronomes que repelem artigo. Eu mesmo levarei a notcia a ela. Ela sentou-se junto a mim. Voc a pessoa a quem sempre obedecerei. Estes documentos pertencem a Vossa Senhoria.

Observaes:

1) Os pronomes senhora. Senhorita, dona, madame admitem artigo, logo h a possibilidade do acento grave no a que os antecede, dependendo do termo que o antecede. Levarei flores senhora Madalena. 2) Ocorre a crase antes do pronome relativo qual/quais, desde que seu antecedente seja uma palavra feminina e que o pronome relativo dependa de um termo regido por preposio a. So situaes s quais fiz comentrios.

EXERCCIO CRASE

Anda mungkin juga menyukai