Anda di halaman 1dari 5

MOVIMENTOS SOCIAIS RURAIS OU NO CAMPO: CONSTRUINDO A CIDADANIA1

Simone Avila de Matos2 RESUMO O presente trabalho visa estudar o que se entende por movimentos sociais e movimentos sociais rurais ou do campo. Respeitando s caractersticas prprias de um trabalho de pesquisa essencialmente doutrinrio, monogrfico e dialtico, conceitua cidadania e movimentos sociais, buscando classificar estes ltimos e investigar alguns dos efeitos do movimento sociais nos avanos da cidadania. Palavras-chave: Movimentos sociais rurais; Desenvolvimento; Cidadania. CONSIDERAES INICIAIS O presente trabalho um breve relato de pesquisas realizadas pela autora, at ento, no intuito de compreender melhor o que se entende por movimentos sociais e que efeitos tm nos avanos da cidadania. Para enfrentar o tema em questo, o presente trabalho apresenta-se dividido em trs partes. Inicialmente, busca-se conceituar e classificar movimentos sociais. Na segunda parte deste trabalho, investigam-se as origens dos movimentos sociais rurais e alguns dos efeitos do movimento sociais nos avanos da cidadania, expressos como pautas sociais e polticas. Emergindo, ento, a necessidade conceituar cidadania. E, em um terceiro momento, pretende-se investigar os diferentes movimentos sociais rurais e a participao das mulheres neles. METODOLOGIA O presente trabalho de pesquisa assenta-se no estudo bibliogrfico da doutrina e de artigos cientficos disponveis em revistas, estando ele sob o mtodo de abordagem dialtico e o mtodo de procedimento monogrfico. ANLISE E DISCUSSO Movimentos sociais um termo muito abrangente, seguindo o exemplo de Gohn, para efeito de estudo, neste trabalho, a anlise ir focar-se no movimento social organizados no mbito das demandas por direitos sociais, culturais, por melhores condies de vida, acesso terra, moradia, servios pblicos, (GOHN,
1

O presente trabalho um breve relato da pesquisa, at ento desenvolvida pela autora, como mestranda, no Programa de Ps-Graduao em Direito - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses (URI), Campus de Santo ngelo, na disciplina de Direito, Movimentos Sociais e Minorias. 2 Professora. Juza Arbitral e Mediadora do Tribunal de Mediao e Arbitragem do Rio Grande Do Sul (TMA/RS). Bacharela em Direito e Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela URI Campus de Santo ngelo. Mestranda em Direito pela URI Campus de Santo ngelo. Bolsista CAPES/PROSUP.

2008, p. 439) restringindo, ainda mais esta anlise, pois investigar apenas os movimentos sociais rurais. Para um melhor entendimento, contribui Mocelin:
No sentido mais amplo, movimentos sociais devem ser entendidos como aes coletivas orientadas para a promoo de mudanas, no todo ou em parte, em instituies, condies ou relaes sociais. Tais aes coletivas, em geral, produzem um projeto ou uma representao de uma nova ordem social, para os participantes dos movimentos sociais. A representao de uma nova ordem social orienta os participantes do movimento social, promovendo sua mobilizao e ampliando a ao coletiva do movimento social. (MOCELIN, 2009, p.49).

Esclarece Gohn que duas categorias-chave tericas so destacadas nas anlises acadmicas: rede e mobilizao social, e buscando identificar os sujeitos que esto em discusso nesse cenrio to amplo, para efeito didtico, faz uma subdiviso do universo dos movimentos sociais aqui considerados em trs frentes de aes, buscando contemplar suas demandas, seus formatos organizativos e seu campo de atuao, ressaltando, que sem a pretenso de criar uma tipologia de formas nicas e excludentes, at porque, na prtica, algumas vezes elas se misturam, e alguns movimentos assumem mais de uma frente de ao. (GOHN, 2008, p. 439). As trs frentes de aes predominantes seriam:
Primeira: movimentos identitrios que lutam por direitos sociais, econmicos, polticos, e, mais recentemente, culturais. So movimentos de segmentos sociais excludos, usualmente pertencentes s camadas populares (mas no exclusivamente). Podem-se incluir, nesse formato, as lutas das mulheres, dos afro-descendentes, dos ndios, dos grupos geracionais (jovens, idosos), grupos portadores de necessidades especiais, grupos de imigrantes sob a perspectiva de direitos, especialmente dos novos direitos culturais construdos a partir de princpios territoriais (nacionalidade, Estado, local), e de pertencimentos identitrios coletivos (um dado grupo social, lngua, raa, religio etc.). Segunda: movimentos de luta por melhores condies de vida e de trabalho, no meio urbano e no rural, que demandam acesso e condies para terra, moradia, alimentao, educao, sade, transportes, lazer, emprego, salrio etc. Terceira: movimentos globais ou globalizantes, como o Frum Social Mundial (ver Munz, 2008). So lutas que atuam em redes sociopolticas e culturais, via fruns, plenrias, colegiados, conselhos etc. Essas lutas so tambm responsveis pela articulao e globalizao de muitos movimentos sociais locais, regionais, nacionais ou transnacionais. Na realidade, essa forma de movimento constitui a grande novidade deste novo milnio. (GOHN, 2008, p. 439-440).

Destarte, o movimento social rural ou do campo, enquadra-se na segunda frente de ao, tendo como principal propulsor a luta pela terra. Ressaltando Grzybowski, que a luta, sob diversas formas, alm da dramaticidade que emprest a ao cenrio, estabelece um elo de unio no desencontro que predomina na pea. (GRZYBOWSKI,1987, p. 11). Colocando, ainda que no cenrio das lutas sociais no campo:
[...] o processo contraditrio em que diferentes segmentos de trabalhadores rurais, ao fazer valer seus interesses, agrupam-se, aliam-se e enfrentam as outras classes e o Estado, forjando-se a si mesmos como sujeitos coletivos histricos, fora social e poltica, com identidade scio-

cultural prpria e prticas especficas de organizao e participao. (GRZYBOWSKI,1987, p. 11).

Neste sentido, como bem coloca Martins, a luta do movimento social rural mais ampla do que apenas a luta pela terra:
[...] Com a crise da dominao pessoal, ocorreu uma restituio do trabalho a quem trabalha. Embora uma fico, ela se mantm pela marginalizao e excluso dos expulsos e despejados. Nos movimentos sociais dos ltimos anos, a condenao da propriedade, que excede as necessidades de quem a tem, deriva da privao de trabalho que ela impe aos que dela precisam para trabalhar. Privao que aparece como privao do direito vida. Antes, o favor (e a retribuio do favor como agradecimento e obrigao moral) aparecia como obrigao da propriedade, obrigao de quem tem em relao a quem no tem. As transformaes econmicas que levaram expropriao e a expulso dos trabalhadores rurais, e ao fim das regras e obrigaes do favor, desmoralizaram a propriedade economicamente e o proprietrio politicamente. nesse plano que a concepo de pobre ganhou fora e sentido novo: so pobres os excludos do direito ao favor (e no exclusivamente os excludos do direito terra, como pressupe um materialismo vulgar nem sempre compreendido pelos trabalhadores). O favor no deve ser fruto do arbtrio de quem o faz, mas obrigao embutida no direito de propriedade, tal como reconhecido popularmente. [...] (MARTINS, 1989, p.22).

Sendo assim, o movimento social, surge, por fatores econmicos. E, no caso brasileiro, estudos tm demonstrado que a concentrao fundiria um processo histrico intocvel (MOCELIN, 2009, p.49). Onde, para Oliveira a:
[...] lgica do desenvolvimento capitalista moderno est calcada no entendimento de que tal desenvolvimento se faz de forma desigual e contraditria. Ou seja, parto do princpio de que o desenvolvimento do capitalismo e a sua conseqente expanso no campo se faz de forma heterognea, complexa e, portanto, plural. Este quadro de referncia terica, por conseqncia, est no oposto daquele que v a expanso homognea, total e absoluta do trabalho assalariado no campo com caracterstica fundante do capitalismo moderno. (OLIVEIRA, 2013, p. 185).

Sob este aspecto relevante investigar o processo de desenvolvimento econmico brasileiro, no que Brum contribui, ao buscar descrever uma viso global do processo econmico brasileiro:
Dentro do enfoque adotado, possvel identificar trs fases mais ou menos distintas no processo econmico brasileiro, e uma quarta fase ainda em estgio inicial de definio/construo: a) a fase primrio-exportadora (1500-1930); b) a fase de tentativa de construo de um desenvolvimento nacional e autnomo, baseado na industrializao via substituio de importaes (1930-1964); c) a fase de desenvolvimento associado e dependente, aprofundada a partir de 1964, embora o seu incio tenha ocorrido marcadamente na segunda metade da dcada de 1950; e d) a fase de insero (subordinada ou interdependente e soberana?) mais profunda na economia global, em processo mais ntido de definio e construo, a partir do incio da dcada de 1990. (BRUM, 1999, p.21).

Dentro deste contexto, observa Oliveira, que a:


[...] chamada modernizao da agricultura no vai atuar no sentido da transformao dos latifundirios em empresrios capitalistas, mas, ao contrrio transformou os capitalistas industriais e urbanos sobretudo do Centro-Sul do pas em proprietrios de terra, em latifundirios. (OLIVEIRA, 2013, p. 185).

Como resposta a esta conjuntura, os movimentos sociais rurais como surgem e obtm muitas conquistas, como expe Mocelin:
Na sociedade brasileira, verificamos uma intensa contribuio dos movimentos sociais nos avanos da cidadania ou tambm expressos como pautas sociais e polticas. Os movimentos sociais rurais emergem no contexto em que os movimentos sociais em geral, urbanos e rurais, assumem suma importncia na transformao da sociedade, especialmente no decorrer do sculo XX e no incio do sculo XXI. (MOCELIN, 2009, p.49).

Complementado Grzybowski:
Enfim, nos diversos movimentos sociais no campo nota-se que a transformao dos trabalhadores em sujeitos histricos est associada elaborao de suas diferentes identidades e na afirmao de direitos institudos ou no. (GRZYBOWSKI,1987, p. 57).

Os movimentos sociais, neste sentido, consolidam a autonomia dos indivduos envolvidos neste processo de mobilizao, efetivando-os como verdadeiros cidados. Neste ponto, emerge a necessidade de definir o que se compreende por cidadania, no que vem contribuir as colocaes de Gohn:
Como sabemos, o conceito de cidadania amplo e abrange vrias dimenses. Uma das mais importantes diz respeito quela que regula os direitos e os deveres dos indivduos (cidadania individual) e de grupos (cidadania coletiva) na sociedade. [...] A cidadania individual pressupe a liberdade e a autonomia dos indivduos num sistema de mercado, de livre jogo da competio, em que todos sejam respeitados e tenham garantias mnimas para a livre manifestao de suas opinies - basicamente pelo voto - e da auto-realizao de suas potencialidades. A cidadania individual pressupe ainda um ente mediador que atue como rbitro na sociedade e reponha, sempre que se fizer necessrio, o lugar dos indivduos no conjunto social. Esse ente o Estado, o poder pblico. Portanto, na cidadania individual, o que se destaca a dimenso civil da luta pelos direitos civis e polticos. (GOHN, 1995, p. 195).

Ou seja, atravs dos movimentos, os trabalhadores rurais elaboram as suas diferentes identidades sociais, ampliam a sua presena na arena poltica e impem para a sociedade o reconhecimento de sua existncia e de sua cidadania. (GRZYBOWSKI,1987, p. 88). CONCLUSES Sendo um breve relato de pesquisas realizadas pela autora, at ento, este investiga uma possvel construo da cidadania por meio da participao em movimentos sociais e como resultado da ao destes. Porm, o presente ensaio

tem como meta maior, mais conhecimento e um domnio mais aprofundado sobre o tema proposto. Percebendo, que o movimento social surge por fatores econmicos, constata que movimentos sociais devem ser entendidos como aes coletivas orientadas para a promoo de mudanas, no todo ou em parte, em instituies, condies ou relaes sociais. E que podem, a ttulo de estudo, serem classificados em duas categorias-chave tericas: rede e mobilizao social. Bem como, em trs frentes de aes predominantes. Infere que o movimento social rural ou do campo, enquadra-se na segunda frente de ao, tendo como principal propulsor a luta pela terra, porm sua frente de ao mais ampla, uma vez que est associada elaborao das diferentes identidades e na afirmao de direitos institudos ou no, dos envolvidos. Respeitando, o presente, s caractersticas prprias de um trabalho de pesquisa essencialmente doutrinrio, monogrfico e dialtico, conclui que, realmente h construo da cidadania por meio da participao em movimentos sociais e como resultado da ao destes, porm ainda no foi possvel investigar os diferentes movimentos sociais rurais e a participao das mulheres neles. REFERNCIAS BRUM, Argemiro J. Desenvolvimento econmico brasileiro. 20 ed. Iju: Ed. UNIJU, 1999. MOCELIN, Daniel Gustavo; GEHLEN, Ivaldo (Org.). Organizao Social e Movimentos Sociais Rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GOHN, Maria da Glria. Histria dos Movimentos e Lutas Sociais: A Construo da Cidadania dos Brasileiros. So Paulo: Loyola, 1995. GOHN, Maria da Glria. Abordagens tericas no estudo dos movimentos sociais na Amrica Latina. In: CADERNO CRH: Dossi. Salvador, v. 21, n. 54, Set./Dez. 2008, p. 439-455. GRZYBOWSKI, Cndido. Caminhos e Descaminhos dos Movimentos Sociais no Campo. Rio de Janeiro: Vozes,1987. MARTINS, Jos de Souza. Caminhada no Cho da Noite: Emancipao Poltica e Libertao nos Movimentos Sociais do Campo. So Paulo: Hucitec, 1989. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e Reforma Agrria. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n43/v15n43a15.pdf > Acesso em: 22 de abr. 2013. RICCI, Rud. A tragetria dos movimentos sociais no campo: histria, teoria social e prticas de governos. Disponvel em <http://www.espacoacademico.com.br/054/54ricci.htm> Acesso em: 22 de abr. 2013.

Anda mungkin juga menyukai