Anda di halaman 1dari 3

EDUCAO PATRIMONIAL COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAO

Qual o seu Patrimnio?

*Alcidea Coelho Costa

Quando pensamos ou falamos de patrimnio, normalmente nos referimos ao patrimnio material vinculado riqueza, dinheiro ou, tambm, bens de grande valor afetivo. Essas so as definies que ouvimos e que nos remetem inicialmente a esses pr-conceitos. Sabemos que patrimnio so diversos objetos ou valores abstratos que decidimos preserv-los com muito prazer e dedicao primordial a ns, sendo a Vida o primeiro patrimnio concedido a ns. E porque preserv-lo? Por que a priori nos amamos e decidimos seguir em frente com tudo de bom que nos oferecido. Fica claro que cada um escolhe qual patrimnio se torna mais importante para preserv-lo com mais afinco. O que Patrimnio? A origem da palavra Patrimnio do latim e derivada de pater, que significa pai. utilizada no sentido de herana, legado, aquilo que o pai deixa para os filhos. Tambm se refere ao conjunto de bens produzidos por outras geraes, por bens que resultam em experincias, coletivas ou individuais, para se tornarem perptuas. Foi no sculo XVIII, na Frana, na poca da Revoluo Francesa, que surgiram as primeiras medidas de proteo ao patrimnio pelo Poder Pblico. No sculo XIX, houve momentos de intensos debates sobre o que representariam bens da nao e o que poderia ser considerado patrimnio nacional como base cultural de uma sociedade. No incio do sculo XX, no Brasil, com o desenvolvimento das Cincias Sociais para a estruturao do conceito de patrimnio, que as diretrizes de preservao comeam a ser implantadas pelo Poder Pblico. As discusses sobre o patrimnio intensificaram-se a partir da era Republicana, quando surgem grupos sociais influenciados pelo positivismo e o evolucionismo, os quais percebem a realidade social, o crescimento intenso das cidades, a substituio da importao e reorganizao da estruturao produtiva. Em 1936, Mrio de Andrade, a convite do ministro da Educao e Sade, Gustavo Capanema, elaborou um anteprojeto de criao de um rgo responsvel pela proteo do patrimnio nacional voltado para a preservao do patrimnio histrico e artstico nacional, o Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, o SPHAN. No anteprojeto de Mrio de Andrade, notou-se a preocupao com o carter educativo e didtico do patrimnio e com a preservao da diversidade cultural, uma perspectiva etnogrfica da cultura e um equacionamento entre o erudito e o popular. A finalizao do projeto concretizou-se no Decreto n 25, de 30 de novembro de 1937, como o primeiro instrumento jurdico brasileiro sobre o patrimnio, pelo jurista

Rodrigo Melo Franco de Andrade, que normatiza a atividade de preservao, assinalando o pioneirismo do pas em relao Amrica Latina, delimitando esferas de atuao, critrios de tombamento e estabelecendo os direitos individuais de propriedade sobre os bens mveis e imveis, e definiu o patrimnio da seguinte maneira:
Constitui o patrimnio histrico e artstico nacional o conjunto de bens mveis e imveis existentes no pas e cuja conservao seja de interesse pblico, quer por se acharem vinculados a fatos memorveis da Histria do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueolgico ou etnogrfico, bibliogrfico ou artstico.

As discusses sobre patrimnio intensificaram-se nas dcadas de 60 e 70, quando vrias reunies, conferncias e encontros foram realizadas tanto nacionalmente como internacionalmente. Inmeros documentos com objetivo de proteo ao patrimnio de diversas naes surgiram e a idia de patrimnio ampliou-se como adjetivo Cultural apresentado tambm pela Constituio do Brasil de 1988 no artigo 216. Dessa forma, o termo cultural abrange uma diversidade de trabalhos que resultam na ao do homem como bem cultural e assim, como patrimnio que , deve ser considerado e protegido. Os bens culturais que herdamos do passado e vivenciamos no presente contribuem para a formao da identidade, na formao de grupos, nas categorias sociais e no resgate memria, permitindo estabelecer elos entre o pertencimento, a histria e as razes.
Atribuir significao a algo implica um valor, portanto, a significao cultural de um bem pressupe um valor esttico, histrico, cientfico ou social a ele atribudo por geraes passadas, presentes ou futuras. (IPHAN, 1995, p. 283).

Significao cultural de um bem representa preservao do patrimnio cultural, garantir que a sociedade tenha oportunidade de perceber e conhecer a si prpria e a outra, por meio do patrimnio material, imaterial, arquitetnico ou edificado, ambiental ou natural, arqueolgico, artstico, religioso ou sacro e da humanidade ou mundial. Em setembro de 1998 no momento que reafirma o direito ao patrimnio cultural como parte integrante dos diretos humanos, o Conselho Internacional de Monumentos e Stios ICOMOS divulgou um documento no cinqentenrio da Declarao Universal dos Direitos do Homem, que diz:
Todo homem tem direito ao respeito aos testemunhos autnticos que expressam sua identidade cultural no conjunto da grande famlia humana; tem direito a conhecer seu patrimnio e o dos outros; tem direito a uma boa utilizao do patrimnio; tem direito a participar das decises que afetam o patrimnio e os valores culturais nele representados; e tem direito de se associar para a defesa e pela valorizao do patrimnio.

Dessa forma, a necessidade de manter a identidade cultural de um pas e de um povo com medidas preservacionistas garantir o equilbrio entre o crescimento e o progresso sem desaparecer o passado e a memria da sociedade no desenvolvimento geral da grande nao universal. Assim, temos todos os instrumentos que legitimam na eficcia proteo, mas temos muito a fazer com nossas crianas, jovens e adultos que no perceberam a

importncia do valor do patrimnio brasileiro. H necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, reverenciando a nossa diversidade cultural por meio da Educao Patrimonial nas escolas e meios de fomentao para aplicao do grande instrumento que perpetua o valor vida. Referncia Bibliogrfica: BARRETO, Margarida Turismo planejamento. SP: Papirus, 2000. e legado cultural: as possibilidades do

CAMARGO, Haroldo Leito Patrimnio Histrico e Cultural. SP: Aleph, 2002. CHAGAS, Mrio de Souza H uma gota de sangue em cada museu: a tica museolgica de Mrio de Andrade. Chapec: Argos, 2006. FUNARI, Pedro Paulo e Pinsky, Jaime (orgs.) Turismo e Patrimnio Cultural. SP: Contexto, 2003, 3 ed. MACHADO, Maria Beatriz Pinheiro Educao Patrimonial: orientaes para professores do ensino fundamental e mdio. RS: Manerco Livr. & Ed., 2004. Ministrio da Cultura, Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional e Fundao Nacional de Arte O Registro do Patrimnio Imaterial. Braslia: 2 ed., 2003. SCHEINER, Teresa Cristina (coord.) Interao museu: comunidade pela educao ambiental. RJ: Tacnet Cultural, 1991. TEIXEIRA, Joo Gabriel L, C., et al (org.) - Patrimnio imaterial, performance cultural e (re)tradiconalizao. Braslia: ICS UnB, 2004. VASCONCELOS, Camilo de Mello Turismo e Museus. SP: Aleph, 2006. Coleo ABC do Turismo. Site: www.sc.df.gov.br patrimnio histrico em 01/05/06. *Consultora tcnica da Trilha Mundos Cooperativa de Turismo, Cultura e Meio Ambiente; Professora da Secretaria de Estado de Educao SEEDF; Pesquisadora da Diretoria de Patrimnio Histrico e Artstico DePHA/ SEC-DF; Gegrafa, especialista em Ecoturismo e mestranda em Cincia Poltica.

Anda mungkin juga menyukai