Anda di halaman 1dari 2

Centro Estadual de Educao Profissional LICEU Mdio Integrado Suporte e Manuteno 1 ano Tarde Prof.

.: Thayson Rodrigues Lopes Avaliao Bimestral de Qumica Aluno:________________________n_______

resistncias mecnicas e corroso do ferro. Quantos eltrons h no subnvel 3d da configurao eletrnica do vandio? a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 5) Qual o nmero atmico do elemento que apresenta o subnvel mais energtico 5d4? a) 74. b) 78. c) 80. d) 81. e) 83. 6) Qual o nmero atmico do elemento que apresenta o subnvel mais energtico 5p4? a) 52. b) 58. c) 60. d) 61. e) 66.
7) Fornea a distribuio eletrnica das seguintes espcies qumicas: a) O-2 (Z = 8) b) P-3 (Z = 15) c) Al+3 (Z = 13) d) Br-1 (Z = 35) 8) O modelo de Thomson props que o

1) Os nmeros atmicos e de massa dos tomos A e B so dados em funo de x.

Sabendo-se que o nmero de massa de A igual ao nmero de massa de B, podemos concluir que: a) A e B pertencem ao mesmo elemento qumico. b) B possui 16 nutrons. c) o nmero atmico de A 15. d) o nmero de nutrons igual ao nmero de prtons para o tomo A. e) o nmero de massa de B 33. 2) (Vunesp) O elemento qumico B possui 20 nutrons, istopo do elemento qumico A, que possui 18 prtons, e isbaro do elemento qumico C, que tem 16 nutrons. Com base nessas informaes, pode-se afirmar que os elementos A, B e C apresentam, respectivamente, nmeros atmicos iguais a: a) 16, 16 e 20. b) 16, 18 e 20. c) 16, 20 e 21. d) 18, 16 e 22. e) 18, 18 e 22. 3) (PUC-MG) A teoria atmica de Dalton s no estclaramente expressa em: a) A formao dos materiais d-se atravs de diferentes associaes entre tomos iguais ou no. b) O tomo possui um ncleo positivo envolto por rbitas eletrnicas. c) O nmero de tomos diferentes existente na natureza pequeno. d) Os tomos so partculas que no se podem dividir. e) Toda matria formada por partculas extremamente pequenas.

tomo seria formado por uma esfera de carga ............., contendo .................. incrustados, possuidores de carga eltrica ................... A alternativa que completa corretamente a frase : a) neutra / prtons e eltrons / positiva e negativa b) positiva / prtons / positiva c) negativa / eltrons / negativa d) positiva / eltrons / negativa e) positiva / nutrons / nula 9) (PUC-SP) Uma importante contribuio do modelo de Rutherford foi considerar o tomo constitudo de: a) eltrons mergulhados numa massa homognea de carga positiva. b) de uma estrutura altamente compacta de prtons eeltrons. c) um ncleo de massa desprezvel comparada com a massa do eltron. d) uma regio central com carga negativa chamada ncleo. e) um ncleo muito pequeno de carga positiva, cercado por eltrons.

4) )Vandio (Z = 23), elemento de transio, constitui componente importante do ao para produzir um tipo de liga que melhora consideravelmente a tenacidade,as

10) (UFRGS) Uma moda atual entre as crianas colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituio a substncia sulfeto de zinco. O fenmeno ocorre porque alguns eltrons que compem os tomos dessa substncia absorvem energia luminosa e saltam para nveis de energia mais externos. No escuro, esses eltrons retornam aos seus nveis originais, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa caracterstica pode ser explicada considerando-se o modelo atmico proposto por: a) Dalton. b) Thomson. c) Lavoisier. d) Rutherford. e) Bohr. 12) (UGF-RJ) O fsico dinamarqus Niels Bohr (1885-1962) enunciou, em 1913, um modelo atmico que relacionou a quantidade de energia do eltron com sua localizao na eletrosfera. Em relao energia associada s transies eletrnicas, um eltron, ao absorver energia, pode sofrer a seguinte transio: a) da rbita N para a rbita M. b) da rbita P para a rbita O. c) da rbita L para a rbita K. d) da rbita O para a rbita P. e) da rbita M para a rbita L. 13) (UFU-MG) O tomo a menor partcula que identifica um elemento qumico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas o ncleo, constitudo por prtons e nutrons, e a outra uma regio externa a eletrosfera , por onde circulam os eltrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das partculas constituintes do tomo. Em relao a essas caractersticas, indique a alternativa correta. a) Prtons e eltrons possuem massas iguais e cargas eltricas de sinais opostos. b) Entre as partculas atmicas, os eltrons tm maior massa e ocupam maior volume no tomo. c) Entre as partculas atmicas, os prtons e os nutrons tm maior massa e ocupam maior volume no tomo.

d) Entre as partculas atmicas, os prtons e os nutrons tm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relao ao volume total do tomo. e) Entre as partculas atmicas, os eltrons so asde maiores massas. 14) (Unaerp-SP) O fenmeno da superconduo de eletricidade, descoberto em 1911, voltou a ser objeto da ateno do mundo cientfico com a constatao deBednorz e Muller de que materiais cermicos podem exibir esse tipo de comportamento, valendo umprmio Nobel a esses fsicos em 1987. Um dos elementos qumicos mais importantes na formulao da cermica supercondutora o TRIO:

15) O nmero de camadas e o nmero de eltrons mais energticos para o trio sero respectivamente: a) 4 e 1. b) 5 e 1. c) 4 e 2. d) 5 e 3. e) 4 e 3.

Anda mungkin juga menyukai