Anda di halaman 1dari 9

Trabalho infantil na fumicultura: reflexes sobre seus mitos e verdades

Cleide Ferreira da Silva (UNICENTRO) cleideferreira1974@bol.com.br Mario de Sousa Martins (UNICENTRO) mariosm51@ig.com.br

Resumo: Uma das situaes mais contraditrias de violao de direitos de crianas e adolescentes no pas a prtica do trabalho infantil. Por mais tentativas que ocorram, no h um real entendimento deste conceito pelas famlias e estas acabam permitindo que ele ocorra, pois no veem em seu estabelecer um perigo aos seus filhos. Na agricultura familiar, o nmero de crianas e adolescentes envolvidos com o trabalho infantil muito grande, pois desde muito jovens acompanham seus pais nas lavouras. Com a fumicultura no diferente, sendo que os fatores que contribuem para que o trabalho infantil ocorra so fortemente arraigados pela disseminao de seus mitos culturais, verdadeiras expresses populares que justificam a incidncia do trabalho infantil. Este estudo apresenta-se como uma pesquisa qualitativa de carter exploratrio e descritivo onde pretende trazer reflexes sobre os mitos e verdades do trabalho infantil direcionados a produo tabacaleira de um municpio do Estado do Paran e que so frequentemente utilizados para justificar esta prtica. Palavras-chave: trabalho infantil; mitos culturais, fumicultura.

Child labor in tobacco planting: reflections on their myths and truths


Abstract One of the most contradictory of violation of rights of children and adolescents in the country is the practice of child labor. For more attempts occurring, there is no real understanding of this concept and these families eventually allowing it to happen because they do not see in his establishing a danger to their children. Family farming, the number of children and adolescents involved in child labor is very large, because from a very young accompany their parents in the fields. With tobacco farming is no different, and the factors that contribute to child labor occurs are strongly entrenched for the dissemination of their cultural myths, true popular expressions that justify the incidence of child labor. This study is presented as a qualitative, exploratory and descriptive thoughts on where to bring the myths and truths of child labor targeted production tabacaleira a municipality in the state of Paran, which are often used to justify this practice. Keywords: child labor, cultural myths, tobacco farming.

1 Introduo Questionar o trabalho infantil na sociedade atual, permear um caminho de amplas controvrsias e discusses. Ao voltar-se temtica da fumicultura torna-se ainda mais ampla a discusso e a polmica. A polmica sobre a temtica extremamente visvel na sociedade, principalmente por ter bases culturais enraizadas e disseminadas na reproduo dos mitos sobre o trabalho infantil. Pesquisar o tema gera controvrsias, debates, incompreenso. As pesquisas sobre a temtica no so bem vistas e os pesquisadores em geral, sofrem represlias da sociedade civil, dos donos do capital e at da administrao pblica, devido a polmica que envolve falar de trabalho infantil, ainda mais quando voltado fumicultura, que a base econmica do municpio em estudo. Assim, posicionar-se contra o trabalho infantil colocar-se contra diversos pontos que interferem na vida de muitos indivduos na sociedade. Daqueles que trabalham, das famlias que colocam seus filhos no trabalho, das empresas que contratam as famlias e ainda da prpria economia no municpio. Atravs deste estudo pretende-se refletir um pouco sobre os mitos e verdades relacionados pratica do trabalho infantil na fumicultura, partindo de anlises de um municpio do Estado do Paran. Esta pesquisa foi construda ao longo de dez anos de contato direto com crianas e adolescentes envolvidos no trabalho infantil num municpio do Estado do Paran. Apresenta-se como uma pesquisa qualitativa de carter bibliogrfico e descritivo. Pretende-se que este estudo contribua com reflexes sobre como se evidenciam as situaes de trabalho infantil na fumicultura, seus mitos e verdades que perpetuam o fenmeno.

2 Contextualizando o trabalho infantil

Milhares de crianas em todo o pas so obrigadas a deixar sua infncia para colaborar financeiramente com sua famlia, buscando sua prpria sobrevivncia. As formas de trabalho diferem, dependendo da regio, mas todas so exploratrias e acabam por diminuir as chances do sucesso escolar destas crianas, ocasionado muitas vezes a sua evaso. O trabalho infantil se coloca no centro de interesses particulares de ordem econmica e financeira. Mais que as famlias destas crianas e adolescentes, os donos do capital se beneficiam desta forma de

explorao. Assim sendo esta uma temtica que provoca certo desconforto quando discutida na sociedade. (SILVA e MARTINS, 2012). Para Silva e Martins (2012) o mercado que exerce um papel de explorao das classes dominadas tem incentivado a incorporao de crianas e adolescentes no trabalho visando a mais valia, pois o trabalho da criana no remunerado como o do adulto, e, este no recebe os benefcios trabalhistas. Este cenrio oriundo da constituio histrica do pas, assinalada pela extrema pobreza de sua populao, fruto da desigualdade social, reproduzindo um ciclo de trabalho infantil em busca de sobrevivncia e melhores condies de vida. O mercado fumageiro apresenta-se de uma forma caracterstica. um tipo de economia onde uma empresa oferece subsdios e implementos para que o produtor possa realizar toda a produo anual. Ao final, no momento da colheita ou safra, a empresa compra toda a produo, descontando do produtor o gasto anterior. Detalhe: a empresa quem faz o preo e o produtor s pode vender sua mercadoria para a mesma, devido ao contrato. Assim, colocar seus filhos para trabalhar diminuir os custos da produo. Kohn e Schmidt Alves (2011, p.261) entende que:
Em relao s causas do trabalho infantil, estas podem tambm estar relacionadas com as dificuldades no processo de trabalho dos fumicultores. Entre os motivos que levam ao trabalho infantil, relatam necessidade financeira, que pode estar relacionada ao baixo preo na compra do fumo e o alto custo de produo, bem como falta de mo-de-obra especializada, que cara e mal qualificada, estimulando as famlias a colocarem os filhos para ajudar.

O Estatuto da Criana e do adolescente (ECA) em seu Artigo 60 declara: proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condio de aprendiz a partir de quatorze anos (PARAN, 2010, p. 48). Na fumicultura observamos crianas em contato com o trabalho infantil desde muito jovens, mesmo com apenas quatro anos ajudando a me a classificar o fumo. Classificar o fumo uma ao realizada ps colheita e ps secagem do produto, onde as folhas so olhadas e tocadas uma a uma. O contato direto com as folhas de fumo provoca danos sade. No decorrer dos dez anos de pesquisa observou-se em muitas crianas feridas nas pontas dos dedos e inclusive perda das digitais, nos casos mais severos. O surgimento legal do conceito de trabalho infantil decorre da Promulgao da Constituio Federativa do Brasil e de legislaes posteriores. Na atualidade pode-se afirmar que a explorao do trabalho infantil considerada como ilegal, imoral, vergonhosa e insustentvel.

Apesar do preceito legal s ser especificadamente apontado na Constituio Federal Brasileira de 1988, os referenciais constitucionais legais que direcionaram nosso pas seguiam as tendncias de sua poca, como se observa:
As primeiras Constituies a do Imprio, em 1824, e a da Repblica, em 1891 no trouxeram qualquer referncia ao assunto. (...) Embora, naquele ano de 1891, o Decreto n 1.313 que restou sem cumprimento tenha feito referncia ao trabalho infantil, apenas em 1927 seria aprovado o Cdigo do Menor. Em 1934, a nova Constituio estabeleceu a proibio do trabalho infantil para os que contassem idade inferior a 14 anos, salvo permisso judicial. Em 1943, com o advento da Consolidao das Leis do Trabalho, houve a previso de que a criana de 14 a 18 anos que trabalhasse deveria ganhar um salrio de menor metade do salrio mnimo. Na Constituio de 1967, a idade mnima foi reduzida a 12 anos, (...) Permaneceu a proibio do trabalho insalubre ou noturno aos menores de 18 anos (VILANI, 2007, p.84).

Para Brasil (2010), os limites de idade mnima estabelecida para o trabalho na atual legislao, se fundamenta em algumas normas:

a) a garantia do desenvolvimento pleno de crianas e adolescentes que no podem ser prejudicados pelas consequncias provocadas pelo trabalho infantil; b) a garantia de concluso de escolaridade obrigatria no nvel bsico com tempo livre para estudar, brincar, acessar as variadas formas de lazer, arte, cultura e esporte, bem como a proteo contra as vulnerabilidades sociais (BRASIL, 2010, p. 21).

No Brasil as causas do trabalho infantil so complexas, pois verifica-se que o recurso da mo de obra infanto-juvenil surge decorrente de distintas situaes. Segundo Brasil (2010, p. 21), so trs as causas da ocorrncia do fenmeno: a necessidade econmica de manuteno da famlia; a reproduo cultural dos mitos sobre trabalho infantil e a falta de universalizao das polticas pblicas de atendimento aos direitos de crianas, adolescentes e suas famlias. Para Silva e Martins (2012) a necessidade econmica da manuteno da famlia nasce com a situao de pobreza e desigualdade social associadas m distribuio de renda imposta pelo capitalismo e o incentivo do mercado na utilizao de uma mo-de-obra barata, facilmente docilizada e disciplinada.
sempre conveniente lembrar que se verdade que a realidade social e econmica leva crianas e adolescentes para o mercado de trabalho em condies precrias, tambm verdade que esta situao mantida por causa dos interesses do capital. Estes trabalhadores (crianas e adolescentes) se tornam mo-de-obra barata, portanto, reduzem os custos da produo e, alm disso, produzem, em termos

quantitativos e at qualitativos, tanto quanto um trabalhador adulto. (HILLESHIEM, SILVA, 2003, p. 06).

Ainda necessrio considerar a prpria explorao do adulto na fumicultura, que submetido ao excesso de trabalho decorrente desta forma de produo e das metas que precisa cumprir o que acabam por induzir os agricultores a colocarem seus filhos no trabalho, para minimizar seu custo e aumentar seus lucros, assim, o trabalho infantil no visto por estes como explorao e sim identificado como uma ajuda das crianas para subsistncia de todos. O discurso das empresas que trabalham com os agricultores totalmente contra o trabalho infantil, mas no h como realizar um controle, pois os trabalhadores so visitados e orientados, no entanto sos os pais que que colocam seus filhos no trabalho, muitas vezes sem perceber que os prejudicam, ao contrrio acreditando que lhes ensinam um oficio. A ajuda no sustento da famlia um dos mitos sobre o trabalho infantil.

3 Alguns mitos e verdades: discusses culturais

A reproduo dos mitos sobre o trabalho infantil tem uma forte raiz cultural que vai sendo perpetuada pela sociedade do capital como forma de justificar e legitimar sua explorao. A crena no mito de que trabalhar ajuda na sobrevivncia da famlia no mbito da agricultura familiar tabacaleira se perpetua ao visualizar a criana ou o adolescente como responsvel e participante na renda da famlia. muito comum encontrar plantaes onde parte desta da criana ou do adolescente, por exemplo aqueles mil ps de fumo so do meu filho, o que der de lucro dele, incentivando assim que a criana ou adolescente trabalhe juntamente na produo, correndo todos os riscos suscetveis mesma (perdas, secas, chuvas intensas, granizo, venda a preo baixo) para receber seu salrio apenas na safra, fato que j ocorre com a famlia e lhe agrega os valores de dependncia da empresa. Existem tambm os que sequer recebem uma remunerao. H tambm os fumicultores que no possuem terras, assim trabalham como diaristas na produo dos outros e os filhos em geral, por no ter como ficar em casa sozinhos, os acompanham e trabalham juntamente com os pais. Assim no h como conceber que a atuao destes na fumicultura seja uma tentativa de melhora de vida. A verdade deste mito se encontra ao perceber que quem deveria ser responsvel pela manuteno das famlias so os pais e no os filhos. Entende-se tambm que ao encontrar

dificuldades financeiras que deveria ser acionada seria o Estado diante de polticas pblicas que se desenvolvessem no intuito de minimizar a pobreza e no relegar s crianas e adolescentes, uma responsabilidade to intensa. Silva e Martins (2012) colocam que a proliferao deste mito, alm de prejudicar a criana em seu desenvolvimento contribui para o falso entendimento de que esta assuma uma responsabilidade que jamais deveria ser relegada a ela, cabendo sim a seus pais ou mesmo ao Estado. Outro mito como justificativa ao trabalho infantil entende que melhor trabalhar que ficar sem fazer nada, colocando assim que uma criana ao ficar em ociosidade representa um perigo para si e para os outros. Nesse aspecto evitaria a ociosidade atravs de um trabalho emancipador. Ao contrrio, o uso do trabalho infantil apenas vem a reforar a prpria condio de excluso, ao substituir a mo-de-obra adulta pela infantil. Alm do mais uma criana no pode ser vista como um perigo para si e nem para os outros, cuja cura esteja no trabalho. Precisa que sua infncia seja respeitada, seu desenvolvimento seja observado e oportunidades sejam lhes concedida atravs de outras atividades, como a escola, por exemplo.

O trabalho tolerado por uma parcela significativa da sociedade, pelos mitos que ele enseja: formativo, melhor a criana trabalhar que fazer nada, ele prepara a criana para o futuro. Fatores como a estrutura do mercado de trabalho, na qual o que se busca o lucro desenfreado, mesmo s custas da explorao dessa modeobra dcil e frgil; a pouca densidade da educao escolar obrigatria de qualidade ofertada pelos poderes pblicos, alm da inexistncia de uma rede de polticas pblicas sociais fundamentais ao desenvolvimento da infncia, so algumas outras razes apontadas como incentivo famlia para a incorporao de seus filhos nas estratgias de trabalho e/ou sobrevivncia. (SILVA, 2001, p.112).

Ao tratar do mito que declara ser melhor trabalhar do que roubar, visualiza-se o trabalho como discurso de soluo para os problemas da violncia e da criminalidade. A verdade diante deste mito pode facilmente ser observada na prpria histria do pas, uma vez que crianas e adolescentes realizam trabalhos desde o descobrimento do Brasil e isso ainda no solucionou nem a violncia, nem a criminalidade e nenhum outro problema social, apenas reproduziu um crculo de explorao baseados em uma justificativa que refora o pensamento burgus de que quem no trabalha criminoso e delinquente:
Esse argumento expresso de mentalidade vigente segundo a qual, para crianas e adolescentes (pobres, pois raramente se refere s das famlias ricas), o trabalho disciplinador: seria a soluo contra a desordem moral e social a que essa populao estaria exposta. O roubo a conotando marginalidade nunca foi e no alternativa ao trabalho infantil. O argumento que refuta esse , antes crescer saudvel que trabalhar. O

trabalho infantil marginaliza a criana pobre das oportunidades que so oferecidas s outras. Sem poder viver a infncia estudando, brincando e aprendendo, a criana que trabalha no preparada para vir a ser cidad plena, mas para perpetuar o crculo vicioso da pobreza e da baixa instruo (OIT, 2001, p. 16).

Na fumicultura em geral os pais levam seus filhos desde muito pequenos ao trabalho de medo que os mesmos se envolvam em situaes perigosas e mesmo criminosas, por ficarem em casa sem assistncia alguma, j que a produo envolve todos os familiares. As criana tambm acabam por colaborar no plantio desde a mais tenra idade, antecipando a estes a explorao do capital. Sobre o mito que assegura que ao trabalhar desde jovem a criana tem o futuro garantido, Vilani (2007, p.89) considera: o trabalho precoce rduo e nunca foi estgio necessrio para uma vida bem-sucedida ele no qualifica e, portanto, intil como mecanismo de promoo social. Kohn e Schmidt Alves (2011) colocam que as condies de trabalho no campo so na maioria das vezes intensas, com exposio a condies danosa sade. Relata tambm que o trabalho infantil no meio rural pode ser visto de forma a inserir a criana no meio social bem como uma prtica educativa e disciplinadora. Na produo do tabaco na agricultura familiar se observa que muitas famlias, quando de posse dos meios de produo, tem uma vida razoavelmente abastada, mesmo diante de toda a explorao imposta pelo capital. O fumo tambm pode ser plantado em pequenas propriedades ou em terrenos acidentados, o que em determinados pontos favorece pequenos produtores. O sucesso financeiro de algumas famlias atravs do plantio do fumo e os bens de consumo que oferecem aos seus filhos que trabalham geralmente visualizado de forma geral pela sociedade, o que acaba ainda por estimular a prtica de insero da famlia toda na produo. No entanto, nem todas as famlias que produzem o tabaco tem em suas mos os meios de produo e nem as condies de financeiras suficientes para manter a famlia e ainda proporcionar uma vida repleta de bens de consumo, recebendo retorno de seu trabalho, apenas uma vez ao ano, no momento da venda do produto final. Existem ainda aqueles que baseados neste mito evadem-se da escola, ou, por no suportarem a jornada dupla de trabalho e escola, acabam sendo retidos sem sucesso escolar. Assim, acabam por perder uma das poucas possibilidades de real ascenso social. Grunspun (2000, p.23) coloca que Quando as crianas repetem de ano ou no se comportam bem na escola, a opo para trabalhar, em qualquer trabalho, a que emerge na famlia com a maior facilidade.

A jornada excessiva de trabalho perfeitamente visualizada no momento da secagem do fumo, pois para este momento necessrio total ateno durante um longo perodo, que, dependendo da produo dura vrios dias sem nenhum intervalo. O principal mito afirma que trabalhar, no mata e nem faz mal a ningum, sendo sempre colocado num discurso, onde pais determinam que trabalharam e no morreram. Entretanto, ao afirmar este mito, ocultam-se os danos sade e ao desenvolvimento fsico e psicolgico da criana e do adolescente. Sem contar que no trabalho infantil, muitas crianas so vtimas das mais distintas formas de abuso, e, estas marcam a vida para sempre. Tambm se encontra o mito de que a criana e o adolescente devam seguir o modelo de vida de seus prprios pais, ainda que em condies de explorao. Alm destes, muitos outros mitos so difundidos na sociedade e utilizados pata justificar a utilizao da mo-de-obra infantil na fumicultura. Superar estes mitos seria romper com uma forte tradio cultural que se encontra arraigada na sociedade e difundida no seio familiar.

4 Consideraes

A produo tabacaleira uma atividade agrcola de subsistncia que pode ser desenvolvida pelos pequenos proprietrios de terra, ou ainda em terrenos acidentados, sendo financiada por grandes empresas que custeiam o processo. uma atividade culturalmente solidificada, pois repassada gerao aps gerao. Sendo que os pais ensinam seus filhos a atividade laboral, desde muito cedo, o que os conduz a uma longa vida como agricultor, porm nem sempre com muita idade. A participao dos filhos no trabalho com os pais acaba por induzi-los a prtica do trabalho infantil, mesmo mascarada na ajuda familiar. O ingresso no trabalho ocorre precocemente, o que tem profundas marcas no desenvolvimento de todos os envolvidos no processo. Muitas justificativas so utilizadas para defender o trabalho infantil, sendo estas fortemente embasadas culturalmente em diversos mitos que se transformaram em verdadeiras expresses populares na defesa dessa prtica. Este estudo procurou refletir sobre estes mitos e como eles vem sendo utilizados para justificar o envolvimento das crianas e adolescentes no cultivo do tabaco no municpio em foco.

Ressalta-se que sem o rompimento destes mitos, a explorao do trabalho infantil na fumicultura est distante de findar. necessrio que se repense a atuao familiar na compreenso do processo, no entanto, tais mitos so arraigados nas famlias e vem perpetuando geraes de explorados. Espera-se que este breve estudo traga reflexes a todos que considerem o trabalho infantil como uma das piores violncias a ser cometida com seus filhos, pois rouba-lhes a infncia, o sonho e as possibilidades, reduzindo-os a mo-de-obra frgil e docilizada a ser moldadas pelo capital.

5 Referncias
BRASIL, MDS. Orientaes Tcnicas Gesto do Programa de Erradicao do Trabalho Infantil no SUAS. Braslia: MDS, 2010. BRASIL, MDS. Orientaes tcnicas sobre o servio de fortalecimento de vnculos para crianas de 6 a 15 anos. Braslia: MDS, 2010. BRASIL, MTE/SIT. Convenes da OIT. Braslia: MTE/SIT 2002. BRASIL, SEEP. Constituio DA repblica Federativa do Brasil. Texto promulgado 05 de outubro de 2008. Braslia: SEEP, 2010. GRUNSPUN, Haim. O Trabalho das Crianas e dos Adolescentes. So Paulo: LTr, 2000. HILLESHEIM, J., SILVA, J. As marcas do trabalho: acidentes envolvendo adolescentes em Blumenau, Relatrio Final de Pesquisa, II Frum Anual de Iniciao Cientfica, Blumenau, Universidade Regional de Blumenau, set. 2003. ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Combatendo o trabalho infantil: guia para educadores. Braslia: OIT, 2001. Kohn C.D., Schmidt Alves L.M. A percepo dos fumicultores em relao ao trabalho infantil . J Nurs Health, Pelotas (RS) 2011 jul-dez;1(2):255-264. PARAN, SECJ. 20 anos do ECA: Estatuto da Criana e do Adolescente. Curitiba: SECJ, 2010. SILVA, C. F.; MARTINS, M. S. O trabalho infantil no municpio de Rio Azul, Estado do Paran e os programas de atendimento. In: 4 Congresso internacional de Educao: Polticas e prticas de trabalho. Ponta Grossa: CIEPG, 2012. SILVA, M. I. . Trabalho Infantil: um problema de todos. In: ABONG, Cadernos Abong: Subsdios IV Conferncia Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, So Paulo, n. 29, nov 2001. VILANI, Jane A. S. A questo do trabalho infantil: mitos e verdades. Revista Incluso Social, Braslia, v. 2, n. 1, p. 83-92, out. 2006/mar 2007.

Anda mungkin juga menyukai