Anda di halaman 1dari 5

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO PENAL CURSO: LEGISLAO PENAL ESPECIAL II PROFESSOR DAVID TEIXEIRA DE AZEVEDO

ALUNO: BRAZ CUSTDIO PERES NETO 6474125

Anlise exegtica dos dispositivos da Lei do Idoso 1. INTRODUO


O seguinte trabalho far anlise especfica dos dispositivos de Direito Penal material presentes no Estatuto do Idoso (lei n 10.741 de 1 de outubro de 2003). Ele parte da avaliao da disciplina Legislao Penal Especial II, ministrada na Faculdade de Direito do Largo So Francisco, da Universidade de So Paulo, no 2 semestre de 2013 pelo professor David Teixeira de Azevedo.

2. HISTRICO E PANORAMA GERAL DO ESTATUTO DO IDOSO


O Estatuto do Idoso tramitou no Congresso Nacional por longos 9 anos, sendo finalmente aprovado e sancionado em 2003. Veio complementar e regulamentar a Poltica Nacional do Idoso (lei 8.842 de 4 de janeiro de 1994), reformando e ampliando os direitos dos idosos. O Estatuto os define como as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, se aplicando, pois, a todos que se encontrem nessa situao. E, observe-se, que no Brasil esse grupo de pessoas j corresponde a mais de 23 milhes de pessoas, aplicando-se a todas elas o Estatuto. essencial notar de antemo que a proteo outorgada pelo Estatuto do Idoso adicional, complementar, a quaisquer outros direitos constantes de outras legislaes. Ele no a legislao exclusiva que protege os idosos, mas somente complementar e extensiva do que por ventura existir em outros textos legais. As reas em que o Estatuto confere direitos especiais aos idosos so vrias, como sade, transporte coletivo, violncia, abandono, lazer, cultura, esporte e trabalho.

Na rea da sade, h direitos que merecem destaque, como o atendimento privilegiado no Sistema nico de Sade, a distribuio gratuita de remdios, a proibio de os planos de sade reajustarem as mensalidades pelo critrio de idade etc. Outra rea que traz vrias consequncias importantes para o dia-a-dia do idoso o transporte pblico. Os maiores de 65 anos tem direito ao uso gratuito dos transportes pblicos, alm de reserva de assentos. Outros direitos que merecem destaque so a vedao de discriminao por idade na contratao de empregados, a idade como primeiro critrio de desempate em concursos pblicos, o direito a desconto de 50% nas atividades de cultura, esporte e lazer, a reserva de 3% das unidades residenciais nos programas habitacionais pblicos ou subsidiados por recursos pblicos etc. O artigo 7 do Estatuto estabelece que os Conselhos Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais do Idoso zelaro pelo comprimento dos direitos do idoso. Esses Conselhos foram criados pela lei n 8.842, a lei da Poltica Nacional do Idoso. Leia-se, por fim, o artigo 3 do Estatuto:
Art. 3o obrigao da famlia, da comunidade, da sociedade e do Poder Pblico assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivao do direito vida, sade, alimentao, educao, cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, ao respeito e convivncia familiar e comunitria. (Grifos meus.)

Como pode se observar, dever de toda a comunidade assegurar o cumprimento dos direitos do idoso. Nesse sentido, alm de conferir os direitos, o Estatuto definiu vrias sanes no-observncia deles, algumas inclusive de natureza penal. delas que trataremos doravante.

3. DIREITO PENAL MATERIAL NO ESTATUTO DO IDOSO


Em seu ttulo VI, intitulado Dos Crimes, o Estatuto explicitamente arrolou hipteses de sanes penais por descumprimento dos direitos dos idosos. O artigo 94 estipula que sob os crimes previstos no Estatuto, quando a pena mxima privativa de liberdade for inferior a 4 anos, incidir a lei 9.099 (lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais). Ou seja, definido um critrio especial para a competncia dos Juizados Especiais Criminais, pois a regra geral era a de que esses juizados seriam competentes para os crimes ou contravenes penais cuja pena mxima for inferior a 2 anos (art. 60 c/c art. 61 da lei 9.099). Nos casos em que a pena mxima

for superior a 4 anos, entretanto, aplica-se o Cdigo Penal e o Cdigo de Processo Penal. Dvida que se pe se a meno do Estatuto ao procedimento sumarssimo dos Juizados Especiais tambm configura os crimes contra os idosos como crimes de menor potencial ofensivo e, portanto, a eles tambm se aplica todos os institutos despenalizadores. Na doutrina e na jurisprudncia, a resposta afirmativa a essa questo o que tem predominado. Continuemos, enfim, a leitura do Estatuto. Segundo o artigo 95, todos os crimes do Estatuto so de ao penal pblica incondicionada. Ainda mais, no se aplica os artigos 181 e 182 do Cdigo Penal.
Art. 181 - isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I - do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural. Art. 182 - Somente se procede mediante representao, se o crime previsto neste ttulo cometido em prejuzo: I - do cnjuge desquitado ou judicialmente separado; II - de irmo, legtimo ou ilegtimo; III - de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita.

As hipteses especiais de iseno de pena e de condicionamento da ao penal representao, previstos no Cdigo Penal para os crimes do Ttulo II (Crimes contra o patrimnio), no benesse que se aplica aos crimes previstos no Estatuto. Isso por que vrios dos crimes cometidos contra os idosos so exatamente cometidos por pessoas prximas, sob cuja responsabilidade vive o idoso. Esses dois artigos revelam a importncia e o especial cuidado que o legislador teve com a proteo do idoso, conferindo ao desrespeito a esses direitos carter de ofensa ao prprio interesse pblico.

3.1. CRIMES EM ESPCIE

Do artigo 96 em diante, o Estatuto arrola os crimes contra os idosos. Farei breve comentrio a cada um deles em seguida.
Art. 96. Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operaes bancrias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessrio ao exerccio da cidadania, por motivo de idade: Pena recluso de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.

1o Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo. 2o A pena ser aumentada de 1/3 (um tero) se a vtima se encontrar sob os cuidados ou responsabilidade do agente.

Art. 97. Deixar de prestar assistncia ao idoso, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, em situao de iminente perigo, ou recusar, retardar ou dificultar sua assistncia sade, sem justa causa, ou no pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pblica: Pena deteno de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada de metade, se da omisso resulta leso corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

Art. 98. Abandonar o idoso em hospitais, casas de sade, entidades de longa permanncia, ou congneres, ou no prover suas necessidades bsicas, quando obrigado por lei ou mandado: Pena deteno de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos e multa.

Art. 99. Expor a perigo a integridade e a sade, fsica ou psquica, do idoso, submetendo-o a condies desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensveis, quando obrigado a faz-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado: Pena deteno de 2 (dois) meses a 1 (um) ano e multa. 1o Se do fato resulta leso corporal de natureza grave: Pena recluso de 1 (um) a 4 (quatro) anos. 2o Se resulta a morte: Pena recluso de 4 (quatro) a 12 (doze) anos.

Art. 100. Constitui crime punvel com recluso de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa: I obstar o acesso de algum a qualquer cargo pblico por motivo de idade; II negar a algum, por motivo de idade, emprego ou trabalho; III recusar, retardar ou dificultar atendimento ou deixar de prestar assistncia sade, sem justa causa, a pessoa idosa; IV deixar de cumprir, retardar ou frustrar, sem justo motivo, a execuo de ordem judicial expedida na ao civil a que alude esta Lei; V recusar, retardar ou omitir dados tcnicos indispensveis propositura da ao civil objeto desta Lei, quando requisitados pelo Ministrio Pblico.

Art. 101. Deixar de cumprir, retardar ou frustrar, sem justo motivo, a execuo de ordem judicial expedida nas aes em que for parte ou interveniente o idoso: Pena deteno de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.

Art. 102. Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, penso ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicao diversa da de sua finalidade: Pena recluso de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa.

Art. 103. Negar o acolhimento ou a permanncia do idoso, como abrigado, por recusa deste em outorgar procurao entidade de atendimento: Pena deteno de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.

Art. 104. Reter o carto magntico de conta bancria relativa a benefcios, proventos ou penso do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dvida: Pena deteno de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa.

Art. 105. Exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicao, informaes ou imagens depreciativas ou injuriosas pessoa do idoso: Pena deteno de 1 (um) a 3 (trs) anos e multa.

Art. 106. Induzir pessoa idosa sem discernimento de seus atos a outorgar procurao para fins de administrao de bens ou deles dispor livremente: Pena recluso de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

Art. 107. Coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procurao: Pena recluso de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.

Art. 108. Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representao legal: Pena recluso de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

Anda mungkin juga menyukai