Anda di halaman 1dari 1

O Pensamento de Caio Prado Jr na obra de Celso Furtado.

Alexandre Macchione Saes, Rmulo Felipe Manzatto


Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade
romulo.manzatto@usp.br

Objetivos
Formao Econmica do Brasil, de Celso Furtado constitui obra fundamental para a compreenso da economia brasileira bem como de sua insero na economia global. O trabalho de Furtado, publicado em 1959, busca compreender as caractersticas estruturais da economia brasileira, que no podem ser analisadas sem que se considere a maneira como se deu o prprio processo de colonizao do pas, de forma que para enfrentar os desafios do presente se faz necessrio um exame minucioso do passado. impossvel ignorar as semelhanas entre o trabalho de Furtado e de Caio Prado Jr. No seria absurdo afirma que Formao do Brasil Contemporneo de Caio Prado Jr, publicado em 1942, permeia a obra de Furtado, seja pelo mtodo histrico empregado, pelas categorias analticas usadas para caracterizar os diferentes tipos de colonizao ou ainda pela ideia de um setor externo dinmico, que direciona e d sentido expanso econmica do Brasil. O pensamento de Caio Prado Jr est latente na obra de Furtado, de maneira que o entendimento de Formao Econmica do Brasil depende de um exame minucioso de seu passado, ou seja, da obra de Caio Prado Jr. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo de identificar as correspondncias entre o pensamento de Caio Prado Jr e Celso Furtado, do ponto de vista analtico.

Resultados
A anlise comparada da bibliografia evidencia semelhanas importantes na obra dos dois autores. Desde a semelhana dos ttulos, ambos iniciados com a palavra Formao passando pela referncia a autores comuns, como Paul Leroy-Beaulieu, culminando na semelhana metodolgica e na inteno de compreender o papel histrico do Brasil em termos mais amplos.

Concluses
Embora as similaridades sejam evidentes ao comparar o papel dos dois autores no mbito do pensamento social brasileiro, tais semelhanas se atenuam quando se trata de interpretar o significado e os desdobramentos da industrializao brasileira.

Referncias Bibliogrficas
[1] FURTADO, C. Formao Econmica do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2007 [2] PRADO JUNIOR, C. Formao do Brasil Contemporneo: Colnia. So Paulo: Editora Brasiliense, 2004. [3] RICUPERO, Bernardo. Celso Furtado e o pensamento social brasileiro. Estud. av., So Paulo, v. 19, n. 53, Apr. 2005 . Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi d=S0103-40142005000100024&lng=en&nrm=iso>. access on 14 Aug. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S010340142005000100024.

Mtodos/Procedimentos
Para fins de anlise sero utilizados os livros Formao Econmica do Brasil e A economia brasileira, ambos de Celso Furtado, bem como sua tese de doutorado A economia colonial do Brasil nos sculos XVI-XVII. Formao do Brasil Contemporneo de Caio Prado Jr tambm ser utilizado alm de bibliografia complementar que se julgue necessria.

Anda mungkin juga menyukai