Anda di halaman 1dari 8

Escola Secundria de S.

Joo da Talha
Ficha de Avaliao Formativa Outubro 2010 Biologia/Geologia 10 Ano Nome:_______________________________________N_________ Classificao: __________________Professora:_________________
I O El Nio (fig. 1) representa um aquecimento acima do normal das guas ocenicas, na zona da costa norte do Peru. Geralmente, este aquecimento das guas ocorria aps o Natal, da os pescadores do Peru e do Equador terem-no designado por El Nio (referncia ao Menino Jesus). Nos anos em que ocorre, este fenmeno afecta o clima de todo o planeta. Devido a este aquecimento das guas e ao enfraquecimento dos ventos ocorrem modificaes na circulao atmosfrica que conduzem a alteraes drsticas na distribuio das chuvas e nalgumas zonas do globo registam-se tambm aumentos ou descidas no habituais da temperatura. Existem ainda evidncias de que o El Nio modifica as correntes ocenicas: as guas profundas frias e ricas em nutrientes e oxignio ficam impossibilitadas de chegar superfcie o que afecta grandemente os peixes da regio.

Fig. 1 Ilustrao de alguns fenmenos associados ao El Nio

1. Selecciona a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter afirmaes correctas. O El Nio um fenmeno que resulta da interaco entre _____ que so subsistemas _____. A hidrosfera e atmosfera [] fechados B hidrosfera e atmosfera [] abertos C hidrosfera e geosfera [] fechados D hidrosfera e geosfera [] abertos 2. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte. Quando ocorre o El Nio, nas zonas atingidas A o nmero de peixes aumenta devido ao aquecimento das guas. B a produo pesqueira no afectada. C os peixes tm mais alimento disponvel devido ao aquecimento das guas. D a produo pesqueira diminui por falta de alimento. 3. Explica de que modo as emisses de dixido de carbono (CO2), resultantes do consumo excessivo de combustveis fsseis, podem afectar a frequncia do fenmeno El Nio.

4. Selecciona a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter afirmaes correctas. O aumento do CO2 atmosfrico contribui para que as chuvas se tornem _____ cidas o que _____ a meteorizao dos calcrios. A menos [] facilita B menos [] dificulta C mais [] facilita D mais [] dificulta 5. No acidente nuclear de Chernobyl foram libertadas partculas radioactivas para a atmosfera. Explica de que modo esta situao ter afectado a geosfera?

II 1. figura 2 representa esquematicamente o ciclo das rochas.

Fig. 2

1.1 - Faz corresponder o(s) nmero(s) indicado(s) na figura 2 aos processos que seguidamente se referem: a) b) c) d) e) f) Consolidao Deposio Transporte Cristalizao Metamorfismo Fuso

1.2 - Indica os factores que esto envolvidos na transformao de uma rocha sedimentar numa rocha metamrfica.

1.3 - Com base na figura 2 apresenta uma justificao para o facto de a maior parte da crosta terrestre estar coberta por rochas sedimentares.

1.4 - As afirmaes seguintes referem-se a aspectos relacionados com o ciclo representado na figura 2. Classifica as afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). A. O ambiente magmtico caracterizado por valores de alta presso e baixa temperatura. B. A origem das rochas o principal critrio utilizado na sua classificao em rochas magmticas, sedimentares ou metamrficas. C. Grande parte das rochas metamrficas forma-se devido a processos de fuso e solidificao. D. A eroso e deposio so factores determinantes na formao das rochas sedimentares. E. A presena de grandes cristais numa rocha magmtica indica que a rocha se formou durante um longo perodo de tempo. F. A alterao das rochas por aco dos agentes externos denomina-se diagnese. G. As rochas magmticas extrusivas caracterizam-se pela presena de cristais de grandes dimenses. H. Atravs do tamanho dos sedimentos podemos determinar a natureza do seu transporte.

2. A maioria das rochas do Rio de Janeiro (Brasil) formou-se durante a era Paleozica, h cerca de 600 M.a. atrs, quando ocorreu a coliso da placa africana com a sul-americana. As rochas pr-existentes sofreram modificaes profundas e algumas originaram os gnaisses que hoje se observam no local Nalguns locais formaram-se grandes volumes de magma que originaram os granitos que se encontram, actualmente, no Rio de Janeiro. 2.1. Selecciona a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter afirmaes correctas. Os gnaisses do Rio de Janeiro formaram-se em locais onde a presso e a temperatura tinham valores ____ aos da superfcie. As transformaes ocorridas levaram _____ dos minerais das rochas pr-existentes. A idnticos [] fuso B idnticos [] recristalizao C superiores [] fuso D superiores [] recristalizao 2.2. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte. Os granitos do Rio de Janeiro formaram-se A - junto superfcie devido coliso das placas litosfricas. B - no fundo do oceano. C superfcie como resultado de erupes vulcnicas. D - em zonas profundas da crosta. 2.3. Selecciona a alternativa que permite preencher o espao de modo a completar correctamente a afirmao seguinte. A exposio superfcie dos gnaisses do Rio de Janeiro, e de outras rochas que se encontravam a 15Km de profundidade, deveu-se A fuso das rochas que as cobriam. B recristalizao das rochas que as cobriam. C diagnese das rochas que as cobriam. D - eroso das rochas que as cobriam.

3. Explica de que forma o estudo dos gnaisses e dos granitos que se encontram, actualmente, na zona do Rio de Janeiro permite reconstituir a histria geolgica desse local.

III 1.O perfil geolgico representado na figura 3 permite identificar uma srie sedimentar dobrada (A) que contm fsseis de trilobites, e uma srie sedimentar no dobrada (B), que contm amonites.

Fig. 3

1.1- De acordo com os dados, justifica porque podemos afirmar tratar-se de uma srie de sedimentos marinhos.

1.2- Indica os fenmenos que ocorreram entre a deposio dos estratos da srie A e os estratos da srie B.

1.3 - Refere o princpio geolgico que permite considerar o estrato 3 mais recente que o estrato 2.

1.4 - Segundo a teoria do uniformitarismo, a formao rochosa representada na figura o resultado de um processo muito lento e gradual, tendo sido formada por processos semelhantes queles que continuam a verificar-se actualmente. Identifica, no texto, dois dos princpios defendidos pelo uniformitarismo.

1.5 - As espcies fsseis representadas (trilobites e amonites) so consideradas fsseis de idade devido ao facto de terem tido uma A- evoluo lenta, grande rea de disperso e dificuldade de fossilizao. B- ...evoluo lenta, pequena rea de disperso e facilidade de fossilizao. C- evoluo rpida, pequena rea de disperso e dificuldade de fossilizao. D-evoluo rpida, grande rea de disperso e facilidade de fossilizao. 2. Alguns investigadores calcularam que um detrito de biotite(mineral), proveniente de um granito, continha 12 gramas de potssio 40 (40K), quando se formou, e que actualmente contm 6 gramas desse mesmo elemento, que se desintegra originando rgon-40 (40Ar). 2.1.Identifica o istopo-pai e o istopo-filho. 2.2.Os grficos seguintes (I e II) descrevem a variao destes dois elementos (40K e 40 Ar) ao longo do tempo.

Selecciona a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter afirmaes correctas. A variao da quantidade de 40Ar, ao longo do tempo, est representada no grfico _____, dado que, medida que o 40K se desintegra, a quantidade de 40Ar vai sendo cada vez _____. A I [] maior B I [] menor C II [] maior D II [] menor

2.3.Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte. Sabendo que o tempo de semi-vida do 40K de 1300 M.a., o detrito encontrado tem: A 1300M.a. B 650 M.a. C 2600 M.a. D 3900 M.a. 2.4.O detrito de biotite, acima referido, foi encontrado num conglomerado. Um aluno, ao saber a idade determinada para a biotite, afirmou O conglomerado encontrado tem a mesma idade que foi determinada para o fragmento de biotite. Comenta a afirmao deste aluno.

3. Faz corresponder a cada uma das letras (de A a E), que identificam afirmaes relativas datao de estruturas geolgicas, o nmero (de I a VIII) da chave que se adequa correctamente a cada afirmao. Afirmaes: A Um fragmento de feldspato tem 290 M.a., determinados a partir da relao existente entre as quantidades de 40K e 40Ar. B Numa sequncia estratigrfica, no deformada, quanto mais profundo estiver o estrato mais antigo . C As principais divises correspondem a momentos em que ocorreram grandes extines. D O contedo fossilfero pode ser utilizado para datar estratos mesmo que estes se encontrem em locais afastados. E Estratos que apresentem uma posio inclinada foram deformados aps a sua deposio. Chave: I Istopo-pai II Istopo-filho III Idade radiomtrica IV Idade relativa V Princpio da sobreposio VI Princpio da identidade paleontolgica VII Princpio da horizontalidade inicial VIII Escala do tempo geolgico

Cotaes

I 1. 2. 3. 4. 5 II 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 2.1. 2.2. 2.3. 3. III 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 3.

6 pontos 6 pontos 15 pontos 6 pontos 10 pontos

10 pontos 8 pontos 10 pontos 10 pontos 6 pontos 6 pontos 6 pontos 10 pontos

10 pontos 10 pontos 8 pontos 10 pontos 6 pontos 10 pontos 6 pontos 6 pontos 15 pontos 10 pontos

Anda mungkin juga menyukai