Anda di halaman 1dari 4

As estaes do ano

As estaes do ano acontecem por causa da inclinaco do eixo da Terra em relao ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. A este movimento d-se o nome de movimento de translaco e a sua principal consequncia a mudana das estaes do ano. Estao do ano uma das quatro subdivises do ano baseadas em padres climticos. Elas so a Primavera, o Vero, o Outono e o Inverno.

Inicialmente o ano era dividido em duas partes:

O perodo quente (em latim: "ver"): era dividido em trs fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro vero"), de temperatura e humidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificao"), de temperatura e humidade elevadas, e o stivum (em portugus traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa humidade. O perodo frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declnio gradual, e o Tempus Hibernus, a poca mais fria do ano, marcada pela neve e ausncia de fertilidade.

Posteriormente, para ajustar as estaes posio exacta dos equincios e solstcios, correlacionando-as com a influncia do movimento de translaco associado inclinao do eixo da Terra, convencionou-se, no ocidente, dividir o ano em somente quatro estaes. Em algumas culturas, ainda se divide o ano em cinco estaes, como a China. Outros Pases como a ndia dividem o ano em apenas trs estaes: uma estao quente, uma estao fria e uma estao chuvosa.

Primavera
A Primavera a estao do ano que se segue ao Inverno e precede o Vero. tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. A Primavera do hemisfrio norte chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfrio sul chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem incio, no Hemisfrio Norte, a 21 de Maro e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem incio, no Hemisfrio Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. Do ponto de vista da

Primavera - As plantas voltam a crescer. As flores brilham

Astronomia, a primavera do hemisfrio sul inicia-se no equincio de Setembro e termina no solstcio de Dezembro. No caso do hemisfrio norte inicia-se no equincio de Maro e termina no solstcio de Junho. Como se constata, no dia do equincio o dia e a noite tm a mesma durao. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolao do hemisfrio respectivo. a estao das flores.

Vero
O Vero uma das quatro estaes do ano. Neste perodo, as temperaturas permanecem elevadas e os dias so longos. Geralmente, o Vero tambm o perodo do ano reservado s frias. O Vero do hemisfrio norte chamado de "Vero boreal", e o do hemisfrio sul chamado de "Vero austral". O "Vero boreal" tem incio com o solstcio de Vero doHemisfrio Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e finda com o equincio de Outononess e mesmo hemisfrio, por volta de 23 de Setembro. O "Vero austral" tem incio com osolstcio de Vero do Hemisfrio Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com oequincio de Outono, por volta de 21 de Maro nesse mesmo hemisfrio. No Vero, os dias so grandes, e as noites pequenas. Nos dias do Solstcio, acontecem os maiores dias do ano, e as

Vero - As temperaturas so elevadas e os dias longos.

noites mais pequenas.

Outono
O Outono a estao do ano que sucede ao Vero e antecede o Inverno. caracterizado por um abaixamento das temperaturas mdias , (excepto nas regies prximas ao equador) e pelo amarelecer e pela queda das folhas das rvores, que indica a mudana entre o Vero e o Inverno. O Outono do hemisfrio norte chamado de "Outono boreal", e o do hemisfrio sul chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem incio, no Hemisfrio Norte, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem incio, no Hemisfrio Sul, a 21 de Maro e termina a 21 de Junho. Do ponto de vista da Astronomia, o Outono, no hemisfrio norte inicia-se no equincio de Setembro e termina no solstcio de Dezembro. No caso do hemisfrio sul inicia-se no equincio de Maro e termina no solstcio de Junho.

Outono - A estao da queda das folhas das rvores.

Inverno
Inverno uma das quatro estaes do ano nas zonas temperadas. O inverno do hemisfrio norte chamado de "inverno boreal", e o do hemisfrio sul chamado de "inverno austral". O "inverno boreal" tem incio com o solstcio de inverno no hemisfrio norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equincio de primavera, que acontece perto de 21 de maro nesse mesmo hemisfrio. O "inverno austral" tem incio com o solstcio de inverno no hemisfrio sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equincio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfrio. Acontece porque os raios solares incidem de uma forma quase perpendicular no hemisfrio onde acontece o vero e consequentemente, tem uma incidncia tangencial no hemisfrio oposto. Quanto maior a inclinao dos raios solares, menores sero as temperaturas mdias superfcie da Terra. a estao do frio e da neve.

Inverno - a estao do frio e da neve.

Anda mungkin juga menyukai