Anda di halaman 1dari 8

1.

ECONOMIA COMO CINCIA


1.1 DEFINIO, OBJECTO, PROBLEMA ECONMICO

OBJECTO DE ESTUDO
Se pudesse ser produzido um volume infinito de cada um dos bens, ou se as necessidades fossem completamente satisfeitas, no faria qualquer diferena que um determinado bem fosse produzido em quantidades demasiadas, nem que o trabalho e os materiais fossem combinados de modo menos correcto. Uma vez que cada um pudesse ter tanto quanto lhe agradasse, seria indiferente o saber-se como os bens e rendimentos eram distribudos entre os diversos indivduos e famlias. No haveria ento bens econmicos Samuelson e Nordhaus
Carla Pereira Economia e Gesto 2

DEFINIO
Economia o estudo da humanidade nos assuntos correntes da vida. Marshall (1890) Economia o estudo de como as pessoas e a sociedade escolhem o emprego de recursos escassos, que podem ter usos alternativos, de forma a produzir vrios bens e a distribu-los para o consumo, agora e no futuro, entre vrias pessoas e grupos na sociedade. Samuelson (1948)
O que um bem? Bens econmicos Bens livres

O que so os recursos? Elemento fundamental para o estudo da economia?


Carla Pereira Economia e Gesto 3

OBJECTO DE ESTUDO
Recursos escassos e limitados Necessidades mltiplas e ilimitadas

Diversas escolhas possveis O que produzir? Como produzir? Quanto produzir? Quando produzir? Para quem produzir? Consecuo do fim Benefcio
Carla Pereira Economia e Gesto

No - Consecuo do fim Custo de oportunidade


4

OBJECTO DE ESTUDO
Ao responder a estas questes, a economia explica como que os recursos escassos so repartidos entre os diferentes usos alternativos.
Economia de mercado Economia de direco central Governo

Iniciativa Privada

Carla Pereira

Economia e Gesto

MTODO
A economia economia utiliza utiliza como como instrumento instrumento o o MTODO MTODO CIENTFICO. CIENTFICO. A
A observao directa da vida econmica concreta, comportamentos dos consumidores, empresas e governos fornece uma enorme quantidade de informao que est disponvel ao cientista para classificar, delimitar e interpretar.

Observao

A anlise cientfica consiste na formulao e testes das teorias onde a imaginao e a intuio do cientista dominam a investigao.

Anlise Experimentao

No tem lugar na economia, porque poucas so as situaes em que se podem fazer testes semelhantes aos que se fazem em laboratrio, porque seria imoral usar pessoas ou sociedades como cobaias da cincia.
Carla Pereira Economia e Gesto 6

MTODO
A economia uma cincia pois exige o conhecimento rigoroso da realidade econmica que impe o respeito por determinado conjunto de regras e princpios na anlise dos factos reais. O que se pretende chegar a resultados rigorosos e cientficos. O mtodo cientfico tem como objectivo central a obteno de uma compreenso clara e profunda do fenmeno em estudo. A economia tida como uma cincia social, ou seja, como um estudo das actividades econmicas do ponto de vista social, porque estuda o ser humano e a sociedade nas relaes de troca, consumo e produo.
Carla Pereira Economia e Gesto 7

MTODO
FONTES DE DE ERRO ERRO A A EVITAR EVITAR FONTES
1 1 COETERIS PARIBUS o resto fica igual igual Para resolver um problema o economista v-se obrigado a isolar uma parte do problema, anulando, por meio do que se pode considerar um truque laboratorial, o resto dos elementos relevantes. Cada concluso ou teorema, s s vlido nas condi condies definidas e claras, porque se isto for esquecido e se tentar aplicar a outras condi condies, deixaro de ser v vlidos, provocando resultados graves originados por quem no os soube utilizar. 2 2 Cada caso um caso caso Devido incerteza, as leis e teoremas, no conseguem captar a variedade das realizaes dos fenmenos pelo que, os teoremas so leis estatsticas, no universais, nem imutveis. Pode a maior parte das situaes obedecer aos teoremas mas podem surgir casos que a no se Carla Pereira Economia e Gesto 8 enquadrem.

MTODO
FONTES DE DE ERRO ERRO FONTES
3 Subjectividade dos julgamentos Pelo facto de ser uma cincia humana; 4 Fal Fal cia da composi composio o Porque o que se passa numa parte no necessariamente vlido no seu todo; 5 Fal Fal cia do post hoc hoc Que origina o erro comum da concluso precipitada, pela atribuio de um nexo de causalidade entre dois factores.

Carla Pereira

Economia e Gesto

PROBLEMA ECONMICO
FRONTEIRA DAS DAS POSSIBILIDADES POSSIBILIDADES DE DE PRODUO PRODUO (FPP) (FPP) FRONTEIRA
Corresponde a uma curva contnua que representa as quantidades mximas de produo que podem ser obtidas por uma economia, dados o seu conhecimento tecnolgico e a quantidade de factores de produo disponveis.
EXEMPLO: O Quadro 1 lista as possibilidades de produo de uma sociedade hipottica que produz, apenas, dois bens econmicos:

Carla Pereira

Economia e Gesto

10

PROBLEMA ECONMICO
CONCEITOS RELACIONADOS RELACIONADOS COM COM A A FPP FPP CONCEITOS
ESCASSEZ: pelo facto de existir escassez de recursos que existe uma limitao de produo. EFICINCIA: Traduz a ideia de que os recursos da economia so
utilizados, to bem quanto possvel, para satisfazer as necessidades e desejos dos indivduos.

CUSTO DE OPORTUNIDADE: Valor do bem ou servio de que se


prescinde. o valor daquilo que se deixa de fazer para fazer o que se faz.

Custo econmico Custo monetrio

EXEMPLO Suponha que o pas decide aumentar a produo de espingardas de 9000, em D, para 12000, em C. Qual o custo de oportunidade desta deciso? Carla Pereira Economia e Gesto

11

PROBLEMA ECONMICO
CONCEITOS RELACIONADOS RELACIONADOS COM COM A A FPP FPP CONCEITOS
Lei dos rendimentos decrescentes: o aumento de um ou mais recursos variveis quando outro se mantm fixo, geram aumentos de produo sucessivamente menores. Desenvolvimento econ econmico: o aumento dos recursos disponveis aumenta o nmero de alternativas disponveis.

EXEMPLO Qual o efeito do desenvolvimento tecnolgico na FPP?

Carla Pereira

Economia e Gesto

12

1. ECONOMIA COMO CINCIA


1.2 OS PRINCPIOS BSICOS DE ECONOMIA

PRINCPIOS BSICOS
EXEMPLO : Suponha-se que um autocarro, completamente cheio, chega ao trmino da carreira. Precisa de largar todos os passageiros e, para isso, abre as duas portas que possui. Como se pode descrever o comportamento do sistema (o autocarro cheio de pessoas)?
POSTULADODA DARACIONALIDADE RACIONALIDADE POSTULADO Uma abordagem poss possvel consiste em impor que os agentes que se encontram no autocarro so racionais aceita-se que, na generalidade dos casos, que na falta de qualquer motivo vlido em contrrio, existe um comportamento optimizador. POSTULADODO DOEQUILBRIO EQUILBRIO POSTULADO Racionalidade do grupo onde cada um decide por si.
Carla Pereira Economia e Gesto 14

PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA


As falhas falhas no no sistema sistema de de organizao organizao econmica econmica levam levam a a As deficincias nos nos resultados resultados econmicos econmicos e ea a imperfeies imperfeies que que deficincias levam a a vrios vrios problemas problemas (poluio (poluio excessiva, excessiva, desemprego, desemprego, levam desigualdade na na repartio repartio do do rendimento). rendimento). desigualdade Economia de mercado + Mo invisvel do Estado
EFICINCIA: promoo da concorrncia, combate de externalidades e fornecimento de bens pblicos. EQUIDADE: alterar os padres de rendimento resultantes de salrios, rendas, juros e lucros originados no mercado PROMOVER O CRESCIMENTO E A ESTABILIDADE ECONMICOS: recorrer poltica oramental (uso de impostos e despesa pblica) e poltica monetria (gesto da moeda, do crdito e do sistema bancrio do pas)
Carla Pereira Economia e Gesto 15

Anda mungkin juga menyukai