Anda di halaman 1dari 16

2

Estatstica Patrimonial:
(O balano)
I

,-J

Um dos Princpios Contbeis, que veremos com detalhe no Captulo 10 deste livro, o Princpio da Entidade. Com base neste Princpio a Contabilidade deve tratar a Pessoa Jurdica da empresa como distinta das pessoas fsicas e/ou jurdicas dos proprietrios. A Contabilidade, nos exemplos a seguir, feita para a entidade e no para seus proprietrios; portanto, todo o estudo que faremos neste livro, ser voltado para os interesses da entidade como distinta de seus proprietrios, muito embora o que for til para a empresa, usualmente seja til para os proprietrios. O Balano Patrimonial uma das mais importantes demonstraes contbeis, atravs da qual podemos apurar (atestar) a situao patrimonial-financeira de uma entidade em determinado momento. Nesta demonstrao esto claramente evidenciados o Ativo, o Passivo e o Patrimnio Lquido da Entidade. A ttulo ilustrativo, transcrevemos na pgina seguinte um balano Patrimonial, reduzido a uma expresso bem simplificada.!

1. Obviamente, os valores deste e de muitos outros exemplos do livro so simblicos. Considere-os todos multiplicados por 1.000, 10.000 ou 1.000.000 de vezes, se quiser.

29

2.1

ATIVO

o ativo compreende os bens e os direitos da entidade expressos em moeda; CaLxa, Bancos (ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas), Imveis, Veculos, Equipamentos, Mercadorias, Ttulos a Receber, Clientes (estes ltimos sendo quantias que terceiros devem entidade, em virtude de transaes de crdito, tais como emprstimos de dinheiro ou vendas a prazo), so alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui. Todos os elementos componentes esquerdo do Balano Patrlmonial. do Ativo acham-se discriminados no lado

2.2 PASSIVO
'\

o passivo compreende basicamente as obrigaes a pagar, isto , as quantias que a empresa deve a terceiros: Ttulos a Pagar, Contas a Pagar, Fornecedores, Salrios a Pagar, Impostos a Pagar, Hipotecas a Pagar - so algumas das obrigaes assumidas normalmente por uma entidade. Existem outras obrigaes, de fazer, que sero tratadas em captulos posteriores. Todos os elementos componentes direito do Balano Patrimonial. do Passivo esto discriminados no lado

30

2.3

PATRIMNIO QUIDO

Defmimos PatrlmiJnio Liquido como sendo a diferena entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade, em determinado momento. Exemplificando:
Seaentidade temumAtivode e umPassivo de . OPatrimnio Uquidodessa entidade serde

$ 10.000 . $ 5.300$ 4.700

2.4
tes:

FONTES DE PATRIMNIO QUIDO


o PatrimnioLquidode uma entidade pode ser proveniente das seguintes fona) Investimentos - Efetuados pelos proprietrios em troca de aes, quotas ou outras participaes. b) lucros - Acumulados na entidade como fonte (adicional) de financiamento.

Neste captulo no trataremos de todas as fontes de Patrimnio Lquido; somente nos interessar a parcela derivada de investimentos dos acionistas. Os lucros acumulados sero estudados posteriormente, no Captulo 4.

2.5

EQUAO FUNDAMENTAL DO PATRIMNIO

A representao quantitativa do patrimnio de uma entidade conhecida entre ns pela expresso Balano Patrimonial. Sabemos que, pela prpria definio: Patrimnio o conjunto de bens, direitos e obrigaes de uma entidade. por esta razo que o balano costuma ser denominado Balano Patrimonial.
PATRIMNIO LaulDo = ATIVO- PASSIVO

J que na maioria das entidades o Ativo (Bens e Direitos) suplanta o Passivo (Obrigaes), a representao mais comum do seu patrimnio, isto , seu Balano Patrimonial assume a forma:

ATIVO (Lado esquerdo)

PASSIVO + PATRIMNIO LaulDo (Lado direito)

31

Caso o Passivo supere o Ativo, encontraremos:

ATIVO+ PATRIMNIO LQUIDO = PASSIVO

2.6

CONFIGURAES DO ESTADO PATRIMONIAL2

Como ilustrao, suponhamos uma Balana de dois pratos: colocaremos no da esquerda o Ativo e no da direita o Passivo. Se ambos tiverem valores iguais, o equilbrio estar conseguido. Mas, como normalmente Ativo e Passivo apresentam valores diferentes, a Balana pender, fatalmente, para um dos lados. O peso (valor) que colocaremos apenas para a obteno do equilbrio o que chamamos de Patrimnio Lquido e, lgico, est no lado mais fraco (de menor valor).

Ativo = Passivo PatrimnioLquido = O

Ativo> Passivo Patrimnio Lquido>O

Ativo = PatrimnioLquido Passivo = O

Ativo < Passivo PatrimnioLquido < O

2.

No consideramos a configurao

A = O (PL = P) por ser extremamente

improvvel.

32

Passaremos a considerar certo nmero de operaes de uma empresa, preparando um Balano Patrimonial aps cada uma das operaes e observando a contnua igualdade entre os dois lados do Balano. P Operao - SUBSCRIO DO CAPITAL SOCIAL

Diversas pessoas resolveram fundar uma sociedade annima, denominada Alfenas S.A., com o capital subscrito e integralizado em dinheiro de $ 4.000 (fracionado em 40 aes de $ 100 cada uma). A entidade iniciou suas atividades em 15-01-19.., dedicando-se ao ramo de prestao deservos, de reparos (consertos) de aparelhos eletrnicos e eletrodomsticos. Aps a subscrio e integralizao em dinheiro do capital social, o Balano Patrimonial tomou a forma apresentada a seguir:

Caixa

A entidade recebe um Ativo (Caixa) no valor de S 4.000 e, em contrapartida, forma o patrimnio liquido inicial.' O Balano Patrimonial apresenta o seguinte aspecto em 31-01-19.., data de integralizao do capital social. No exemplo da "Balana" teramos:

2~ Operao

AQUISIO DE EDIFCIO

A empresa resolve adquirir em 10-02-19.., mediante pagamento a vista, um edifcio de 2 pavimentos para abrigar suas instalaes, pela importncia de $ 1.200. 33

Com essa transao a empresa adquiriu um novo Ativo (Imveis), mas viu seu dinheiro (Caixa) diminudo do mesmo valor. Realizada a transao imobiliria, o Balano Patrimonial passou a ter a seguinte disposio:

4000 4.000..

3" Operao - COMPRA DE MATERIAIS


Para iniciar suas atividades mercantis, a empresa necessitar adquirir materiais, que sero estocados, a fim de guardar uma posterior utilizao, quando da prestao dos servios a seus clientes. O Diretor da empresa, Sr. Brito, conheceu o Sr. Almeida, comerciante que, na ocasi, liquidava seus estoques de material eletrnico. Em 13-02-19., , foram arrematados todos os materiais da empresa liquidante pela importnciade'.;.:2,.OOO. O Sr. Almeida confessou que poderia vender facilmente o seu saldo de Materiais por $ 2.800, em leilo, mas aceitou o preo oferecido pela Alfenas S.A., por se tratar de venda rpida, assinando as partes o respectivo contrato. Existe um princpio contbil segundo o qual as aquisies de bens devem ser registradas pelo custo real da compra, no importando se, nesse perodo, houver uma considervel diferena entre o CUSTO e o VALORdesse bem no mercado. ESS3 diferena ser reconhecida (como LUCRO) apenas mais tarde, como veremos. O material adquirido (compra) de $ 2.000. figurar no Balano Patrimonial pelo preo de custo

Nenhum pagamento em dinheiro foi feito ao Sr. Almeida nessa data. A entrega do material foi postergada at que o edifcio da empresa estivesse concludo e em condies de armazen-Io. Por essa transao, a empresa adquiriu um novo Ativo (Materiais) e assumiu um Passivo, uma obrigao de pagar (Contas a Pagar). Depreende-se, ento, que um bem no necessita estar fisicamente em poder de seu proprietrio para ser considerado um elemento do Ativo. O que importa a Propriedade, e no a Posse. (Em casos mais avanados, o controle a base de reconhecimento de um ativo.)

34

Aps essa transao, o balanq da Alfenas S.A. passou a ter a seguinte forma:

4~ Operao

- COMPRA DE VEicULO
de um utilitrio para efetuar aos clientes

A Alfenas S.A. necessitava

a entrega

dos aparelhos eletrnicos consertados (recondicionados). Adquiriu, ento, em 20-02-19.., da XIXO Automveis S.A., um veculo, a vista, por S 200. Efetuada esta nova transao, a empresa adquiriu um novo Ativo (Veculos) e seu dinheiro (Caixa) diminuiu no mesmo valor. O balano da empresa ~star agora assim configurado:

5~ Operao

- VENDA DE PARTE DO EDIFicIO

Os diretores, verificando que o edifcio adquirido excedia s necessidades previstas, resolveram vender o pavimento superior ao Sr. A. Sousa, em 23-02-19.., por $ 600, ao preo de custo.

35

Nenhum dinheiro foi recebido do Sr. A. Sousa, nessa data, porm a empresa adquiriu um novo Ativo - um direito de receber os $ 600, representado por uma Nota Promissria emitida pelo comprador. Tais direitos denominaremos Ttulos a Receber. A venda do pavimento ocasionou uma reduo do Ativo Imveis. Vejamos a nova situao do Balano Patrimonial da Alfenas S.A.:

4.000 6.000

6~ Operao

- PAGAMENTO DE OBRIGAO

Em 5-03-19.., a Alfenas S.A. pagou ao Sr. Almeida $ 1.300, correspondentes parte da dvida assumida com o mesmo, em 13-02-19.., quando da aquisio de materiais eletrnicos. Esta operao diminuiu o Passivo (Contas a Pagar) e tambm a disponibilidade de dinheiro em Caixa (Ativo). Eis o novo Balano Patrimonial da entidade, aps a ocorrncia desta operao.
ALFENAS S.A. BALANO PATRI.MO~IJ\LEM5-03-19. .

Em$mil

700

4.000 4.700

36

7~ Operao

- RECEBIMENTO DE DIREITO

Em 10-03-19.., foram recebidos $ 400 do Sr. A. Sousa, como pagamento parcial de sua dvida. Este fato contribuiu para aumentar o dinheiro em Caixa (Ativo) e diminuir os ttulos a receber (Ativo). Veremos a seguir o Balano Patrimonial da Alfenas S.A.

2.7

REPRESENTAO GRFICA DOS ESTADOS PATRIMONIAIS

Como vimos anteriormente, o Patrimnio Lquido (PL) a diferena algbrica entre o Ativo (A) e o Passivo (P). No tem sentido falarmos em Ativo ou Passivo negativos. Nestas condies, os elementos patrimoniais podero assumir somente os seguintes valores:

A~ O

p~ol

PL ~ O

Com base na equao do balano (A - P = pL), pode-se, ento, concluir que, em dado momento, o patrimnio assume, invariavelmente, um dos cinco seguintes estados, a saber: 1Q) QuandoA > P ~ teremosPL > O
I A = P + PL I

37

~ LDO
I

Revelando existncia dariqueza prpria


.

2Q) QuandoA > P e P = O,teremosPL > O

A=PL I
Revelando inexistncia dedvidas (Passivo), logo,propriedade plena deAtivo.

@KJ
A=P

3Q) Quando A = P,teremos PL= O


I
I

IATPI
~

Revelando inexistncia de riqueza prpria,como,por exemplo: acontece comoindivduo que possui bens sua disposio mas osdeve pagar totalmente.

4Q) Quando P> A,teremos PL< O A + PL= P P

tiE
PL
I

Revelando m situao,existncia de "Passivoa Descoberto" (nome tecnicamente maiscorreto doque"Patrimnio Lquido Negativo")

5Q) QuandoP > A e A = O,teremos PL< O

PL=P I
dvidas (obrigaes).

pLTpl Revelainexistncia de Ativo,inexstncia de bense/oudireitos.Apenas


~
Os dois ltimos estados patrimoniais (4 e 5) raramente ocorrem, na realidade, principalmente o ltimo, quando a empresa praticamente no tem mais condies de subsistncia.

2.8

CONCEITIJAES:AS vRIAS CONFIGURAES DO CAPITAL


Podemos considerar quatro conceitos de Capital na C<'>ntabilidade,nesta altura.

38

1fl) Capital Nominal

O investimento inicial feito pelos proprietrios de

uma empresa registrado pela Contabilidade numa "conta" denominada Capital. Este o capital nominal, que corresponde ao patrimnio lquido inicial. O capital nominal s ser alterado quando os proprietrios realizarem investimentos adicionais (aumentos de capital) ou desinvestimentos (diminuies de capital). Como o patrimnio lquido tambm alterado pelos lucros (ou prejuzos), podemos afianar que muito raramente o capital nominal coincidir com o patrimnio lquido. Por exemplo: a Sociedade Comercial Leo Ltda. foi constituda por quatro scios, com capital integralizado de $ 800.000. Em Contabilidade, tal situao inicial ser representada da seguinte forma:

Caixa (dinheiro):

800.000

Capital 800.000

2!l) Capital Prprio - o capital prprio, que corresponde ao conceito de patrimnio lquido, abrange o capital inicial e suas variaes. Por exemplo: aps determinado perodo, a Sociedade Comercial Leo Ltda. obteve um lucro de $ 10.000, proveniente de suas operaes mercantis. O capital prprio da empresa aumentou para $ 810.000 (Capital + Lucro), todavia, o capital nominal ser mantido pela Contabilidade, conforme vemos abaixo.

Caixa Ttulosa Receber

420.000 fi:\ 390.000 } \!2J 810.000

Capital Lucro

800;000 fpL\ 10.000 } ~ 810.000

3fl) Capital de Terceiros - Este capital corresponde aos investimentos feitos na empresa, com recursos provenientes de terceiros. Por exemplo: suponhamos que a Sociedade Comercial Leo Ltda. tenha comprado, a prazo, mveis para escritrio por S 10.000. Teremos a seguinte situao:

Caixa Ttulos a Receber

4roooo
390.000

Credores

10.000}CE)

0
Mveise utenslios 10.000 820.000
I

Capital Lucro

10.000 800.000}@ 820.000

O capital de trceiros, neste caso, representado res. Seria, no sentido restrito, o Passivo da entidade.

pelo saldo da conta Credo-

39

42) Capital Total Disposio da Empresa - Em acepo mais ampla, pode-se conceituar o capital como sendo o conjunto dos valores disponveis pela empresa em dado momento. Por exemplo, considere-se como capital disposio da empresa o somatrio dos elementos colocados direita da situao anteriormente exposta, ou seja;

CREDORES + CAPITAL + LUCROS = 820.000 = (P + PL)

EXERCCIOS E SOLUES
EXERCCIO 1
cronologicamente, as transaes da Empresa

A seguir so apresentadas, Comercial Bahia S.A. (em $ mil):

2/1 - Investimento inicial de capital, em dinheiro, no valor de $ 12.000.


4/1 5/1 15/1 Aquisio de um imvel da Cia. A por $ 5.000 com pagamento $ 2.500 a vista e o restante a prazo. Compra a vista de instalaes Aquisio $ 4.000. de equipamentos para a Empresa, por $ 2.000. (maquinaria), a crdito, de M & Cia., por de
\,

18/1 - Obteno de um emprstimo de $ 10.000, no Banco Alfa, com emisso de uma nota promissria. 23/1 - Pagamento de $ 1.000, a M. & Cia., para liquidao de parte da dvida pela compra efetuada em 15/1."

40

26/1

Investimento de mais de $ 5.000, aumentando o capital, em dinheiro.

30/1 - Compra a vista, por $ 8.500, de peas para reparos da Cia. mega. Pede-se: Levantar um balano da Empresa Comercial Bahia S.A., aps cada operao.

SOLUO DO EXERCCIO
a) Dia2-1

1 Em$mil 12.000 12.000 Capital 12.000 12.000

Caixa

b) Dia4-1 Caixa Imveis 9.500 5.000 14.500

Em$mil

~
Capital

2.500 12.000 14.500

c) Dia5-1 Caixa Imveis Instalaes 7.500


5.000 2.000 14.500

Em$mil

~
Capital

2.500 12.000 14.500 Em$mil

I
I

d) Dia15-1 Caixa Imveis Instalaes Equipamentos 7.500 5.000 2.000 4.000 18.500

4.000 12.000 18.500

e) Dia18-1 Caixa Imveis 17.500 5.000 2.000 4.000 28.500


Cia.A

Em$mil

2.500
4.000 10.000 12.000 28.500

.
1

Instalaes , Equipamentos I

M. & Cia. Promissrias aPaqar Capital

41

f) Dia23-1 Caixa Imveis Instalaes Equipamentos 16.500 5.000 2.000 4.000 27.500 Cia.A M. &Cia. Promissrias a Pagar Capital

Em$mil 2.500 3.000 10.000 12.000 27.500

g) Dia26-1 Caixa Imveis Instalaes Equipamentos 21.500 5.000 2.000 4.000 32.500 Cia.A M.& Cia. Promissrias a Pa ar Capital

Em$mil 2.500 3.000 10.000 17.000 32.500

h) Dia30-1 Caixa Imveis Instalaes Equipamentos Peas P/ Reparos 13.000 5.000 2.000 4.000 8.500 32.500 I
I

Em$mil Cia.A M &Cia. Promissrias a Pagar Capital 2.500 3.000 10.000 17.000 32.500

c=J

= Passivos

EXERCCIO 2
Identifique as operaes abaixo apresentadas.
a) Caixa Materiais 12.000 12.000 24.000 Capital

que forem dando origem s situaes patrimoniais

\,.

Em$mil 24.000 24.000

42

b) Caixa Materiais Mveis e Utensnios 12.000 12.000


./ 6.000

Em$mil

I Cia.A I
Capital

6.000 24.000 30.000

30.000

c) Caixa Materiais Mveis eUtensnios 14.000 12.000 6.000 32.000

Em$ml

ICia.A I
Capital

6.000 26.000 32.000

d)
I

Em$mil 13.000 I 12.000 6.000 1.000 32.000


I

Caixa Materiais Mveis eUtensnios Veculos

Capital

6.000 26.000

32.000

e) r Caixa
MateriaisUtenslios Mveise Veculos

Em$mil 10.000 12.000 6.000 1.000 29.000

I
I

Capital

3.000 26.000

L
f) Caixa Materiais Mveis eUtensnios Veculos Equipamentos

29.000

Em$mil 5.000 12.000 6.000 1.000 10.000 34.000 Cia.A Cia.8 Capital 3.000 5.000 26.000 34.000
I

C=:J

= Passivos

43

SOLUO DO EXERCCIO 2 (EM $ MIL)


a) Investimento inicial de capital no valor dt; $ 24.000, sendo 50% em dinheiro e 50% em materiais. b) Aquisio, a prazo, de Mveis e Utenslios da Cia. A, no valor de $ 6.000. c) Investimento, em dinheiro, no valor de $ 2.000, aumentando o capital. d) Compra, a vista, de um veculo, no valor de $ 1.000. e) Pagamento de 50% da dvida assumida com a Cia. A (Aquisio de Mveis e Utenslios). f) Aquisio de Equipamentos, no valor de $ 10.000, da Cia. B, sendo: 50% pagos a vista e os restantes 50% financiados mediante o aceite de uma letra de cmbio.

44

Anda mungkin juga menyukai