Anda di halaman 1dari 24

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE PRXIS, HISTRIAS DE VIDA E MEMRIA

A ESTRADA (CIDADE NEGRA)


VOC NO SABE O QUANTO EU CAMINHEI PRA CHEGAR AT AQUI PERCORRI MILHAS E MILHAS ANTES DE DORMIR EU NO COCHILEI OS MAIS BELOS MONTES ESCALEI NAS NOITES ESCURAS DE FRIO CHOREI A VIDA ENSINA E O TEMPO TRAZ O TOM PRA NASCER UMA CANO E COM A F DO DIA-A-DIA ENCONTRO A SOLUO (BIS) E QUANDO BATE A SAUDADE EU VOU PRO MAR

FECHO MEUS OLHOS E SINTO VOC CHEGAR, VOC CHEGAR QUERO ACORDAR DE MANH DO TEU LADO E ATURAR QUALQUER BABADO VOU FICAR APAIXONADO, NO TEU SEIO ACONCHEGADO VER VOC DORMINDO E SORRINDO TUDO QUE EU QUERO PRA MIM QUERO ACORDAR DE MANH DO TEU LADO E ATURAR QUALQUER BABADO VOU FICAR APAIXONADO, NO TEU SEIO ACONCHEGADO VER VOC DORMINDO TO LINDO
3

TUDO QUE EU QUERO PRA MIM, TUDO QUE EU QUERO PRA MIM VOC NO SABE O QUANTO EU CAMINHEI PRA CHEGAR AT AQUI PERCORRI MILHAS E MILHAS ANTES DE DORMIR EU NO COCHILEI OS MAIS BELOS MONTES ESCALEI NAS NOITES ESCURAS DE FRIO CHOREI
MEU CAMINHO S MEU PAI PODE MUDAR MEU CAMINHO S MEU PAI MEU CAMINHO MEU CAMINHO S MEU DEUS PODE MUDAR MEU CAMINHO S MEU DEUS MEU CAMINHO

Vida, experincia, aprendizagem no se podem separar. Simultaneamente, vivemos, experimentamos e aprendemos. (DEWEY, 1978, p.16).

Simplesmente, no posso pensar pelos outros, nem para os outros. A investigao do pensar do povo no pode ser feita sem o povo, mas com ele, como sujeito de seu

pensar. (FREIRE, 1987, p.101).

Entre a teoria e a atividade prtica transformadora se insere um trabalho de educao das conscincias,

de organizao dos meios materiais e planos


concretos de ao; tudo isso como passagem indispensvel para desenvolver aes reais, efetivas (VZQUEZ, 1977, p.207).

Reflexo
Ao e observao

PLANEJAMENTO

REPLANEJAMENTO

Reflexo Ao e observao

FRAGMENTOS DE HISTRIAS DE VIDA:


PRODUO DA VIDA, ESPAOS COLETIVOS, EMANCIPAO
Trabalhei muito na roa durante o dia. noite, vinha para a escola e,

assim, fui levando a vida sempre tentando melhorar a situao e ajudar


meus pais (ANTNIO).

[...] Desses trs, sendo eu uma deles, atingimos sonhos de criana; tornava-se realidade em 1996 o meu sonho de ser professora. Concluindo o terceiro ano de magistrio, fui convidada a trabalhar na Alfabetizao de Jovens e Adultos (ROBLIA).

[...] Com o grupo, aprendi a olhar a vida de outra forma, observando os meus limites e os limites dos outros, vendo at onde posso ir e sentindo-me mais forte para viver a vida (HELOZIA).

O meu processo de alfabetizao no se deu de maneira convencional. Como morvamos em fazenda e no havia escola, fui alfabetizada pela minha me. Lembro-me, vagamente, de como isto aconteceu: ela utilizava o ABC para a

memorizao das letras e o caderno para copiar (GLENDA).

Os fragmentos de histria de vida: dilogo denso,

profundo, registro escrito-reflexivo com base no


mundo concreto. Processo coletivo de libertao.
(SANTOS, OLIVEIRA, WESCHENFELDER, 2004, p. 134).

Os fragmentos de histria de vida so mais do

que falar de ns mesmos no grupo com o qual


estamos construindo conhecimentos; eles representam, sobretudo, movimentos de

conscincia-ao na luta cotidiana pela nossa


emancipao. (SANTOS, OLIVEIRA,
WESCHENFELDER, 2004, p. 129).
12

As escolas so instituies de um tipo muito particular, que no podem ser pensadas como uma fbrica ou oficina: a educao no tolera a

simplificao do humano (das suas experincias, relaes e valores), que a cultura da racionalidade empresarial sempre transporta. (NVOA, 1996, p. 16).

MEMRIA
A memria [...] constitui a explicitao de uma construo subjetiva que pretende levar cada indivduo a manifestar a sua experincia, nica e original, no processo pedaggico. Sua finalidade expor a compreenso que cada um tem da experincia pedaggica em desenvolvimento e permitir a avaliao do significado de tal processo na sua formao global. (BENINC et al., 2002, p. 126).
14

O fato de socializar a memria faz com que a gente

atente nosso olhar para coisas que o colega


observou na escola e a gente no observou. A, quando voc vai na escola de novo, voc j vai olhar diferente. Olha, ser que na minha escola tambm tem isso? Ento, essa questo de trocar muito importante, muito rico. A gente aprende com a fala do colega. (ROBERTA).
15

memria

torna

possvel

que

experincias

particulares se tornem pblicas pela reflexo crtica e coletiva. (BENINC et. 2004, al., p.121). No uma reconstruo da histria de vida, mas a recriao da prtica pedaggica atual atravs do registro e da anlise dos fatos que a constituem.

(BENINC et. 2004, al., p.121).


16

A memria distingue-se do registro feito sobre os

acontecimentos (embora possa tambm contempl-lo),


uma vez que busca uma primeira elaborao terica da situao vivenciada. A observao e o registro so

alimentadores da memria, pois so os passos iniciais


da leitura da prtica, que trazem os indicativos a serem refletivos.(BENINC et. 2004, al., p.123).
17

[] uma interlocuo que o sujeito do conhecimento produz entre a sua prpria experincia pedaggica e social [] e o objeto do conhecimento []. Permite revelar as transformaes que ocorrem no modo de perceber e analisar a prtica pedaggica; reconstituir as histrias individuais e as relaes que os indivduos estabelecem com a escola, com o conhecimento, com a leitura, com a escrita, enfim, com os processos de aprender e de ensinar. (BENINC et. 2004, al., p.129).
18

Refletir a prpria ao, a prpria prtica.

Distanciar-se da prtica.
Avanar no nvel de conscincia que se tem da realidade. Voltar, dialeticamente, ao contexto de atuao profissional.

Lidar com incertezas, com conflitos, com contradies inerentes


ao processo educativo.

Prtica mecnica conduzida pelo meio. Prtica intencionada conduzida pela conscincia do sujeito.
19

Desenvolvimento de um processo crtico, reflexivo e formativo. Ultrapassar a dimenso de profissionais que criticam, analisam a prtica dos sujeitos das escolas para uma posio de colaborao e de aprendizagem mtua. Observa-se um retorno mais imediato e qualificado no processo para as escolas da educao bsica.
20

Os sonhos so projetos pelos quais se luta. Sua realizao no se

verifica facilmente, sem obstculos. Implica, pelo contrrio,


avanos, recuos, marchas s vezes demoradas. Implica luta. Na verdade, a transformao do mundo a que o sonho aspira um ato poltico e seria uma ingenuidade no reconhecer que os sonhos tm seus contra-sonhos. (Paulo Freire).
21

22

REFERNCIAS
1. 2. 3. 4. 5.

ALARCO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001. BENINC, Elli et al. Indicativos para a elaborao de uma proposta pedaggica. Espao Pedaggico, Passo Fundo/RS: Ediupf, v. 1, n.1, p. 13-33, 1994. ____. A memria como elemento formativo. In: TEDESCO, Joo Carlos (Org.). Usos de memrias: poltica, educao e identidade. Passo Fundo/RS: UPF, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. HERNNDEZ, F. Transgresso e mudana na educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998.

6.

LCK, Helosa. Gesto educacional: uma questo paradigmtica. Petrpolis: Vozes, 2006. v. 1. Srie: Cadernos de Gesto.
______. A gesto participativa na escola. Petrpolis: Vozes, 2006. v. 3. Srie: Cadernos de Gesto. ______. Concepes e processos democrticos de gesto educacional. Petrpolis: Vozes, 2006. v. 2. Srie: Cadernos de Gesto. _______ et. al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. OLIVEIRA, Lorita Maria de; WESCHENFELDER, Maria Helena; SANTOS, Jos Jackson Reis dos. Formao continuada na educao de pessoas jovens, adultas e idosas: o processo metodolgico como eixo articulador da prxis pedaggica. FARENZENA, Rosana Coronetti (Org.). Educao de jovens e adultos: movimento poltico-pedaggico. Passo Fundo: UPF, 2004, p.70-96. 23

7.

8.

9.

1.

2.

3. 4. 5. 6.

OLIVEIRA, Lorita Maria de; WESCHENFELDER, Maria Helena; SANTOS, Jos Jackson Reis dos (Org.). Adulto tambm tem direito: do analfabetismo a uma poltica de educao. Passo Fundo: UPF, 2005. SANTOS, Ademar Sousa; SANTOS, Jos Jackson Reis dos; MIRANDA, Josimara Santos. Educao dialgica: um olhar reflexivo-propositivo com base no cotidiano socioeducacional. In: MHL, Eldon Henrique; ESQUINSANI, Valdocir Antonio (Org.). O dilogo: ressignificando o cotidiano escolar. Passo Fundo: UPF, 2004, p.88-109. SANTOS, Jos Jackson Reis dos. Pedagogia emancipatria: uma experincia em educao de pessoas jovens, adultas e idosas. Passo Fundo: UPF, 2003. VASCONCELOS, Celso dos S. Coordenao do trabalho pedaggico: do projeto polticopedaggico ao cotidiano da sala de aula. So Paulo: Libertad, 2002. ____. Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo. So Paulo: Libertad, 1995. VZQUEZ, Adolfo Snchez. Filosofia da prxis. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

24

Anda mungkin juga menyukai