Anda di halaman 1dari 55

Projeto Linux BRasil

Incentivando o Linux e o software livre no BRasil !!!

Instalao Debian

Voltar

1. Instalao do Windows 2. Configurando o Setup 3. Iniciando o boot 4. Selecionando o idioma 5. Escolhendo o pas 6. Configurando layout do teclado 7. Configurando a rede 8. Particionamento 9. Criando a partio swap 10. Criando a partio raz "/" 11. Finalizando o particionamento 12. Senha de root 13. Conta de usurio 14. Configurando informaes pacotes 15. Seleo de software 16. Configurando fuso horrio 17. Gerenciador de boot (GRUB) 18. Tela de login grfica

Voltar Avanar Incio Obs: Antes de fazer qualquer instalao, certifique-se de fazer back-up de seus arquivos. Primeiramente, voc ter que ligar o computador e em seguida apertar a tecla "DELETE ou DEL", que est localizada no canto direito de seu teclado. Ao entrar no SETUP, voc ir escolher a segunda opo "Advance Setup" ou Boot (isto vai depender da sua placa me). Aps ter localizado onde mudar a seqncia de boot, altere as configuraes para iniciar o boot a partir do "CDROM". Em seguida, aperte a tecla "Esc", e logo depois, aperte a tecla "F10". Aps isso, escolha a opo "Save Settings and Exit". Agora, coloque o CD do Debian no drive de cdrom e reinicie a sua mquina.

Voltar Avanar Incio Aqui voc pode escolher opes de boot tanto para usurios experientes como para iniciantes. Escolheremos a mais simples digitando installgui ou apertando a tecla F3 para ver mais opes e escolhendo a opo installgui.

Voltar Avanar Incio

Agora voc seleciona a linguagem portugus do brasil e clique em continue

10

Voltar Avanar Incio Agora voc seleciona o pas e clique em continuar

11

Voltar Avanar Incio Selecione o layout do teclado portugus brasileiro (br-abnt2) e clique em continuar

12

Voltar Avanar Incio Aps detectar o cdrom e carregar os componentes, agora podemos configurar a rede escolhendo a(s) interface(s) de rede (placa(s) de rede), caso voc tenha um servidor DHCP na sua rede ser atribudo um endereo IP para seu computador, caso contrrio a configurao DHCP automtica de IP ir falhar. Se voc for instalar o Debian Linux em sua casa e voc no tiver conexo com a internet, voc no precisa configurar a rede agora, ser necessrio somente se voc tiver com uma conexo coma internet (Banda larga) ou se estiver em uma rede, onde ser necessrio configurar manualmente o endereo IP, mscara de rede, gateway , DNS e hostname (nome do computador).

13

14

15

Voltar Avanar Incio Caso voc no tenha um servidor DHCP ir falhar a configurao automtica

16

Voltar Avanar Incio

Agora voc pode escolher em configurar manualmente ou no configurar a rede agora.

17

Voltar Avanar Incio Digite o endereo IP da sua rede, abaixo temos um IP de uma rede classe C 192.168.0.0

18

Voltar Avanar Incio Digite a mscara de rede, abaixo temos uma mscara de uma rede classe C 192.168.0.0/255.255.255.0

19

Voltar Avanar Incio Digite o endereo IP do gateway, ou seja do computador que est compartilhando a internet na sua rede.

20

Voltar Avanar Incio Digite o endereo IP do do(s) servidor(es) DNS, solicite os endereos com o Administrador da rede ou com o seu provedor de internet. Os endereos dos servidores DNS (podem conter at 3 endereos IP DNS), mas sendo necessrio apenas um ou dois endereos IP(DNS1 e DNS2) e podem ser separados por espao. Ex: 200.204.0.10 200.204.0.138

21

Voltar Avanar Incio

Agora chegou a hora de particionar o disco rgido, onde podemos escolher as opes de particionamento assistido onde o particionador ir gui-lo e oferecendo a opo de revisar e personalizar o particionamento, ou voc pode escolher a opo manual, onde voc ter que criar as parties manualmente. Para instalar o Linux voc precisa de pelo menos duas parties: uma partio raiz representado pela ( / ) onde ser instalado sistema operacional e outra partio de memria virtual ( SWAP ) sendo que a partio da memria virtual swap dever ser o dobro da memria RAM do seu computador. Ex : 256 MB de RAM - 512 MB de SWAP.

22

23

Voltar Avanar Incio Chegamos no particionador onde temos uma viso geral do(s) disco(s) rgido(s) onde podemos escolher o espao livre, para podermos criar e alterar as parties, sistema de arquivos, ponto de montagem, etc. Para criar a partio swap (memria virtual) e a partio raiz ( / ) onde ser instalado o Linux, selecione o espao livre e continuar.

24

Voltar Avanar Incio Agora voc pode criar uma nova partio selecione criar nova partio e depois clique me continuar.

25

Voltar Avanar Incio Aqui voc pode primeiramente criar a partio swap, sendo que dever ser o dobro da sua memria RAM, no caso abaixo temos 512 de RAM e ser criado a partio swap com 1 GB.

26

Voltar Avanar Incio Agora selecione o tipo da partio primria ou extendida. Neste caso como ir ter apenas duas parties escolha primria.

27

Voltar Avanar Incio Agora selecione a opo incio, para criar a partio no incio do espao livre.

28

Voltar Avanar Incio Agora voc dever cria o sistema de arquivos para a partio, onde podemos escolher entre ext3, reiserfs ou swap. Como estamos criando uma partio swap escolha a opo Usar como: sistema de arquivos com journaling ext3 e clique em continuar para poder editar e trocar de sistema de arquivos de ext3 para swap.

29

Voltar Avanar Incio Selecione a opo rea de troca para a partio SWAP e clique em continuar.

30

Voltar Avanar Incio Agora finalize a configurao da partio SWAP na opo finalizar e clique em continuar.

31

Voltar Avanar Incio Repare que foi criada a partio swap com 1.0 GB com a opo F (indicando que a partio ir ser formatada). Agora selecione o espao livre e clique em continuar para criar a partio raiz ( / ) onde iremos usar o restante do espao livre.

32

Voltar Avanar Incio Agora voc pode criar uma nova partio selecione criar nova partio e depois clique me continuar.

33

Voltar Avanar Incio Aqui voc pode criar a partio raiz ( / ) onde ser instalado o Linux , abaixo temos 13.6 GB que corresponde ao restante do disco se voc deseja criar outras parties informe o tamanho em MB ou GB ou em porcentagem 20%, 30%, etc. Se no for criar mais parties basta clicar em continuar.

34

Voltar Avanar Incio Agora selecione o tipo da partio primria para a partio raiz ( / ).

35

Voltar Avanar Incio Agora selecione a opo incio, para criar a partio no incio do espao livre.

36

Voltar Avanar Incio

Agora selecione a opo flag inicializvel e clique em continuar, para ativar a partio como inicializvel onde sero gravadas informaes da inicializao do sistema.

37

38

Voltar Avanar Incio Agora finalize a configurao da partio raiz ( / ) na opo finalizar e clique em continuar.

39

Voltar Avanar Incio Repare que foi criada a partio raiz / com 13.6 GB com a opo F (indicando que a partio ir ser formatada) e B(boot - indicando que a partio uma partio inicializvel). Agora finalize o particionamento selecionado a opo Finalizar o particionamento e gravar as mudanas no disco e depois clique em continuar.

40

41

Voltar Avanar Incio Repare que foi criada a partio raiz / com 13.6 GB com a opo F (indicando que a partio ir ser formatada) e B(boot - indicando que a partio uma partio inicializvel). Agora finalize o particionamento selecionado a opo Finalizar o particionamento e gravar as mudanas no disco e depois clique em continuar.

42

43

Voltar Avanar Incio Agora selecione a opo sim para gravar as mudanas no disco

44

Voltar Avanar Incio Agora coloque a senha de root (Administrador do sistema) , no coloque uma senha muito fcil e anote para no esquecer.

45

46

Voltar Avanar Incio Agora digite o nome de usurio do computador, por exemplo: Linus Tovalds ou apenas Linus

47

Voltar Avanar Incio Agora digite apenas o nome de usurio do computador, por exemplo: Linus

48

Voltar Avanar Incio Agora digite senha de usurio

49

Voltar Avanar Incio Caso voc deseje informar aos desenvolvedores da distribuio Debian Linux, sobre quais so os programas que voc mais utiliza escolha sim, caso contrrio escolha no.

50

Voltar Avanar Incio Nessa seo voc poder escolher quais pacotes instalar, para uma instalao bsica escolha Ambiente Desktop e Sistema Bsico ou voc poder personalizar a instalao com outros pacotes.

51

Voltar Avanar Incio Agora ajuste seu fuso horrio escolhendo o estado e o relgio para o padro internacional UTC escolhendo a opo sim.

52

Voltar Avanar Incio Agora ser iniciado o processo de instalao de pacotes, caso voc tenha outros sistema operacionais instalados no seu disco, ser adicionado automaticamente pelo gerenciador de boot GRUB, onde ele ir perguntar se deseja gravar as informaes no primeiro setor do disco MBR.

Nesse caso escolha sim e depois o computador ser reiniciado e aparecer a tela do gerenciador de boot (GRUB) exibido na imagem abaixo, onde voc poder apertar ENTER e carregar o Debian Linux.

53

54

Voltar

Agora s digitar o nome de usurio e senha criado na instalao e entrar no sistema.

55

Anda mungkin juga menyukai