Anda di halaman 1dari 60

I. PRODUCTIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA 1.

ecessidades bsicas, qualidade de vida e productividade


Nos meados do sec. XX, no mundo contavam-se aproximadamente 2,5 bilies de pessoas. Hoje, contamse quase 7 bilies; um aumento de aproximadamente 275%, em cerca de 50 anos. Mais de 90% desse aumento ocorreu nos Pases em vias de desenvolvimento. Cerca de 1,5 bilies de pessoas (60%) vivem a baixo da linha mdia da pobreza, lutando para satisfazer as suas necessidades bsicas:

Alimentao Comida suficiente todos os dias para gerar energia necessria para viver e trabalhar.

Vesturio Vesturio suficiente para proteger-se contra condies adversas do tempo, e permitir higiene adequada.

Abrigo Um abrigo que providencie proteo quando em estado de emfermidade, e que tenha o aparato necessrio para garantir uma vida minimamente digna.

Segurana Segurana contra a violncia e contra o desemprego.

Sade e servios essenciais Acesso gua potvel, ao uso de energia, cuidados mdicos, sanitrios, educao e meio de transporte.

A aspirao da populao de elevar o seu nvel de vida e aumentar a sua qualidade de vida. Isto traduzse directamente na satisfao das suas necessidades bsicas. Por outro lado, o desejo de viver num ambiente mais saudvel, desfrutar de actividades culturais, poder viajar, entre outras coisas, so tambm algumas aspiraes de um ser humano.

Porm, para que uma sociedade ou nao eleve a qualidade de vida, ela deve esforar-se em maximizar o rendimento a partir dos seus recursos; isto , aumentar a productividade, por forma que a sua economia cresa.

2. Productividade
A pruductividade pode ser definida do seguinte modo: Produtividade =
ren dim ento investimento

Este termo usado para medir at que ponto um certo rendimento pode ser extrado de um dado investimento. O termo productividade pode ser simples, nos casos em que tanto o rendimento como o investimento, so elementos tangveis e facilmente mensurveis. Tomemos como exemplo: Um carpinteiro, trabalha 8 horas por dia e produz 400 cadeiras por ms, usando um cerrote manual. a) Assumamos que como resultado de mudana de mtodo de tarbalho, ele passa a produzir 500 cadeiras ao invs de 400, mas com o mesmo equipamento e horas de tarbalho. A sua productividade em termos de nmero de cadeiras produzidas subiu em 25%.

b) Assumamos agora que, como resultado, ele era incapaz de vender as 500 cadeiras e , portanto, sentiu-se obrigado a baixar o preo do seu produto de 2Mt por cadeira para 1,8Mt. Se ele quiser medir a sua productividade, se interessar mais por termos monetrios do que simplesmente por nmero de cadeiras produzidas. Ora vejamos: 500 * 1,8 =900Mt/ms. Assim, a sua productividade seria: (900 800) = 12,5% 800

Daqui, pode-se fazer duas observaes: 1- No primeiro caso, a productividade foi medida com base no nmero de cadeiras e no segundo caso, com base em termos monetrios. Quer dizer, dependendo de o que se pretende medir, a natureza do rendimento e do investimento variar. 2- Enquanto a produo aumenta, neste exemplo, de 400 para 500 cadeiras, a productividade, em termos monetrios, no mostrou um aumento correspondente. Isto significa que h necessidade de se distinguir aumento de produo com aumento de productividade (que neste exemplo foi medido em Mt).

No caso em que as variveis rendimento e investimento so intangveis, a productividade ganha uma outra vertente; isto , torna-se difcil de mensurar. Vejamos um exemplo: Assumamos agora que o carpinteiro decida substituir o seu serrote manual, por exemplo, por um serrote a diesel, que lhe custe 6000Mt, que ele reconhece que se amortize em 10 anos. Em outras palavras, o custo deste investimento ser de 600Mt/ano, durante 10 anos, ou 50Mt/ms. Porque o serrote usa diesel, ele gasta 50Mt/ms para a compra deste produto. Assumamos tambm que a sua produo mantem-se constante em 500 cadeiras por ms. Medida a produtividade em termos monetrios, teremos 500*1,8 =900Mt/ms, do qual sero retirados 50 Mt do serrote a diesel e 50Mt do combustivel, ou 100 Mt. Assim, os seus ganhos monetrios sero de 900Mt100Mt=800Mt. Neste caso, a sua productividade expressa em ganhos monetrios no aumentou, do que quando ele produzia 400 cadeiras fazendo o uso de um cerrote manual (produzindo 400 cadeiras e vendendo as a 2Mt cada).

Porm, carpinteiro, tem a certeza de que com o seu novo investimento, a qualidade do seu produto aumentou, ter poucas unidades rejeitadas e a satisfao dos seus clientes aumenta, de maneiras que, com o tempo, ele poder aumentar o preo do seu produto. Ainda mais: A sua prpria satisfao no trabalho aumentou, uma vez que tornou-se mais fcil executar as suas funes de carpinteiro (fazendo o uso de um serrote a diesel). Comforme se pode notar, neste exemplo, a definio de rendimento ganha um outro aspecto, tendo sido alargada a englobar qualidade e factores relactivamente intangveis (a satisfao do cliente e facilidade de trabalho). Assim, a productividade torna-se dificil de mensurar com preciso devido a estes factores intangveis e por causa do lapso de tempo necessrio para se determinar quando que os preos podem ser aumentados, tomando em considerao a satisfao do cliente.

Estes exemplos ajudam a demonstrar que so vrios os factores que afectam a productividade numa organizao (qualquer que seja).

Para ilustrar este conceito e a sua relao, consideremos os 5 modos para incrementar o valor da productividade, nomeadamente:

i) Aumentar o rendimento e diminuir o investimento

Ex: Uma certa companhia A trabalhou durante muito tempo com caldeiras de carvo para produo de vapor. Um dos grandes problemas que o carvo apresenta como materia prima o que fazer com as suas cinzas. Em primeiro plano uma companhia B foi contratada para dar destino s tais cinzas. A companhia A notou que era um negcio com custos elevados. Abriu-se uma linha de investigao deste problema, at que se descobriu que as cinzas podiam ser usadas como aditivo na produo de raes. Assim, houve uma forte clientela de produtores de raes a fazer compra das cinzas produzidas pela companhia A.

ii) Aumentar o rendimento e manter o investimento constante

C
Este caso acontece, por exemplo, quando o mtodo de trabalho modificado e como resultado, a produo mais rpida. O investimento permanece constante (ex: salrios), mas porque maior nmero de unidades produzido, o rendimento aumenta.

iii) Baixar o investimento e manter o rendimento constante C

Acontece, por exemplo, quando o mtodo de trabalho modificado e no processo, uma ou mais mquinas ou estaes de trabalho so eliminadas. O custo de investimento ser automaticamente menor. O rendimento pode manter-se constante, mas a produtividade crescer.

Exemplo: Uma companhia de empacotamento de rebuados, automatizou os sistemas de fornecimento,


pesagem e alimentao, de maneiras que a nica operao manual que nela se assistia era o empacotamento. Funcionavam trs mquinas, todas mesma velocidade e ritmo, cada uma sendo operada 4

por um trabalhador. Cada uma das mquinas tinha a sua caixa de recepo de rebuados. Depois de uma investigao profunda, descobriu-se que apenas duas caixas de recepo eram suficientes para garantir a mesma produo. Por isso, teve que ocorrer a reduo de mo de obra (1 trabalhador) e 1 mquina (investimento). No entanto, a taxa de produo manteve-se constante (rendimento).

iv) Aumentar o investimento bem como o rendimento mas, o aumento do investimento deve ser em menor quantidade do que o do rendimento

Exemplo: Uma companhia de fabricao de cortinados de escritrio, obtinha a sua matria prima em
grandes quantidades a parir de uma indstria txtil estrangeira. Preparava-a conforme as encomendas.Contudo, em cada conjunto de cortinas fabricadas, 2,5 m2 de pano restavam, pois, para aquilo que era a actividade da companhia, no tinha utilidade. A companhia vendia-os para alfaiates locais por um preo muito abaixo do que aquele pelo qual era adquirido. A soluo para este problema foi a companhia abrir uma linha de produo de outros artigos a partir do material que restava e vender-os, embora o seu alvo principal no fosse a venda destes artigos.

v) Baixar o rendimento e o investimento, este em maior quantidade

onde, tal qual o caso 3, o mtodo de trabalho modificado e no processo uma ou mais mquinas ou estaes de trabalho so eliminadas. O investimento reduzido. O rendimento tambm pode sofrer reduo, mas se o investimento reduzido em maior medida que o rendimento, a productividade aumenta.

Exemplo: Uma companhia txtil produzia fraldas de algodo. Ela dominava o mercado nessas vendas,
mas no fazia nada para melhorar as relaes com os seus clientes. Isto culminou com a entrada de outras

companhias no mercado, o que originou uma competio muito forte, que levou a companhia a perder muitos dos seus clientes. No entanto, a companhia investigou detalhadamente aspectos relacionados com a satisfao dos seus clientes. A sua primeira opo foi produzir produtos de superior qualidade e manter os custos de produo os mais baixos possveis. A seguir, decidiu reduzir o nmero de mquinas de 3 para 1, e a mo de obra de 9 para 2. Deste modo, o rendimento foi drasticamente reduzido e os investimentos ainda mais reduzidos.

3. Factores de investimento e rendimento numa empresa


Numa empresa tpica, o investimento normalmente definido em termos de produtos ou servios prestados. No respeitante a manufacturas, os produtos so expressos em nmeros, por valores e por conformidades para predeterminar os padres de qualidade. Em empresas de prestao de servios, como companhias de transporte pblico ou agncias de viajens, o rendimento expresso em servios prestados. Numa companhia de transportes, tais servios prestados podem ser o nmero de clientes ou toneladas carregadas por quilmetro. Numa agncia de viajens, os servios prestados podem ser o nmero de bilhetes vendidos. Uma empresa dispem de certos recursos ou investimentos, atraves dos quais ela produz os investimentos desejados. So eles:

Terra e infraestruturas Terra e infraestruturas em local conveniente

Materiais Materiais que podem ser convertidos em produtos para serem vendidos, tanto como matria
prima, ou como materiais auxiliares.

Energia - Energia nas suas variadas formas: electricidade, gs, energia solar ou petrleo.

Mquinas e equipamentos - Mquinas e equipamentos necessrios para as actividades de operao da


empresa, incluindo aqueles de transporte e manuseamento, aparelhos de aquecimento ou ar condicionado, equipamento de escritrio, terminais de computadores, etc.

Recursos humanos Pessoal bem treinado para desenvolver as suas actividades operacionais, planificar e
controlar, vender e comprar, fazer balanos, trabalhos de manuteno, administrativos e de secretariado.

Um outro factor de produo ou investimento o capital que, enquanto no for explicitamente definido, incluido de uma forma implicita, dado que usado para financiar a compra de terra, maquinaria, equipamento, materiais e pagar os servios prestados pelos recursos humanos.

4. O papel da Gerncia
A gerncia de uma empresa responsvel por garantir que os recursos da empresa acima referidos, sejam combinados da melhor maneira possvel, de maneiras que se atinja a maior productividade possvel (ver figura 1).

Fig. 1. Papel da gerncia, de acordo com os recursos da empresa

RECURSOS DE I VESTIME TO
Terra e infraestruturas Mquinas e equipamento Recursos humanos

Materiais

Energia

Gerncia Obtm os factos, planifica, dirige, coordena, controla, motiva Por forma a produzir

RE DIME TO

Produtos e Servios

Exerccios

Uma linha de montagem de automveis, monta 90 carros num turno de 9 horas. Calcule a taxa de productividade da linha por hora. Rendimento = 90 carros Investimento = linha de montagem em horas (9)

P= r/i = 90 carros/9 horas

Um banco tem 7 caixas de ATM, que so capazes de servir 350 clientes em 6 horas. Calcule a taxa de productividade horria de cada ATM.

P=r/i=350 clientes/(7 ATMs * 6horas) =11,67 clientes/hora/ATM

II. ESTUDO DO TRABALHO E PRODUCTIVIDADE

1.Introduo
Estudo do trabalho (engenharia industrial/engenharia do trabalho) o melhoramento dos mtodos de trabalho com vista a atingir maior productividade. Para se atingir maior productividade, necessrio trabalhar mais com estratgia do que arduamente. Essencialmente, isto significa utilizao ptima dos recursos da empresa: materiais, terra e infraestruturas, mquinas de processamento, energia, equipamento, recursos humanos e capital.

Definio:
Estudo do trabalho a examinao sistemtica de mtodos de execuo de actividades por forma a elevar o uso efectivo de recursos e organizao de padres de desempenho dessas actividades.

Passemos a explicar o acima anunciado com mais detalhe:

1. Estudo do trabalho a examinao sistemtica ... deve ser feita sistematicamente, usando um conjunto de regras e procedimentos.

2. de mtodos de execuo de actividades Investiga-se em detalhe o metodo no qual uma certa actividade executada

3. por forma a elevar o uso efectivo de recursos O objectivo aumentar a productividade a partir dos recursos existentes

4. e organizao de padres de desempenho dessas actividades Depois de uma examinao municiosa do modo de execuo de uma certa actividade, especifica-se um certo modo de procedimento.

Assim, o estudo do trabalho tem como objectivo primeiro, examinar o modo como uma certa actividade levada a cabo, simplificando ou modificando o mtodo de operao para reduzir excesso de trabalho (ou 9

trabalho desnecessrio), disperdcio de recursos, e estabelecer tempos padres para a execuo de tal actividade. Torna-se assim clara a relao entre productividade e estudo do trabalho. Entretanto, se o estudo do trabalho resulta em diminuio do tempo de operao em 10%, como resultado da simplificao ou rearranjo, assistir-se- a um aumento da productividade num valor correspondente, i.e., 10%.

Onde feito um estudo do trabalho, que se tenha a certeza que h sempre uma possibilidade de aumento de productividade. O estudo do trabalho consegue atingir sempre bons resultados porque sistemtica, tanto na investigao do problema considerado, como no desenvolvimento de solues.

Outras caractersticas que o estudo do trabalho tem so as seguintes: - aumenta a productividade de uma operao atravs da reorganizao do trabalho, um mtodo que no envolve despezas de capital; - sistemtica, o que assegura que nenhum factor que afecte a eficincia da operao passe despercebido; - pode contribuir para o aumento da segurana e condies de trabalho; - barato e fcil de aplicar.

Para se entender melhor como o estudo do trabalho baixa os custos e o tempo de uma certa actividade, necessrio apreciar de que consiste o tempo.

2. Tempo total de um trabalho ou operao


O tempo que um trabalhador/operador ou mquina leva para executar uma certa operao, ou produzir uma dada quantidade de um certo produto, considerado do seguinte modo (figura 2):

a) Contedo bsico de trabalho de um produto ou operao - Contedo de trabalho significa quantidade de trabalho contido num dado produto ou processo, medido em horas-de-trabalho ou horas-de-mquina.

Horas-de-trabalho o trabalho de uma pessoa em uma hora. Horas-de-mquina o funcionamento de uma mquina ou parte de um processo durante uma hora.

10

Contedo bsico de trabalho o tempo que se leva para manufacturar um produto ou executar uma operao se a concepo ou especificao do produto ou servio for perfeita; se o processo ou mtodo de operao for levado a cabo perfeitamente; e se no tiver havido nenhuma perda de tempo de trabalho por qualquer causa que seja, durante o perodo de operao; isto : Contedo bsico de trabalho o tempo teortico mnimo necessrio para se produzir uma unidade de rendimento.

b) Contedo de trabalho em excesso ou tempo total inefectivo (figura 3) O contedo bsico pode ser acrescentado pelos seguintes factores:

A. Contedo de trabalho acrescentado pela pobre concepo ou especificao do produto ou suas partes, ou utilizao imprpria de materiais

A1. Pobre concepo e frequentes mudanas de concepo A2. Disperdcio de materiais A3. Padres de qualidade incorrectos

B. Contedo de trabalho acrescentado por mtodos ineficientes de manufacturao ou operao

B1. Fraca disposio e utilizao do espao B2.Manuseamento inadequado de materiais B3. Paragens constantes como resultado de mudanas de um produto para outro. B4. Mtodos inefectivos de trabalho B5.Fraco planejamento e inventrio B6. Frequentes avarias de mquinas e equipamentos

C. Contedo de trabalho resultante principalmente da contribuio dos recursos humanos

C1. Atrasos e faltas C2. Fraca mo-de-obra C3. Acidentes e desastres ocupacionais

11

Fig.2. Constituio do tempo de operao

Contedo bsico de trabalho

Contedo bsico de trabalho de um produto e ou operao

Tempo total gasto numa operao, sob condies existentes

Contedo de trabalho acrescido por fraca concepo do produto ou utilizao de materiais

Tempo total inefectivo

Contedo de trabalho acrescido por mtodos ineficientes de manufacturao ou operao

Tempo inefectivo resultante da contribuio dos recursos humanos

12

Fig.3. Conteudo bsico de Trabalho e excesso de trabalho

Contedo bsico de trabalho

A1. Fraca concepo e frequentes mudanas de concepo A2. Disperdcio de materiais Conteuto total de trabalho A3. Padres de qualidade incorrectos B1. Fraca disposio e utilizao de espao B2. Manuseamento inadequado de materiais B3. Paragens frequentes B4. Metodos inefectivos de trabalho B5. Fraco planeamento e inventrio B6. Frequentes avarias de maquinas e equipamentos C1. Atrasos e faltas C2. Fraca mo de obra C3. Acidentes e desastres ocupacionais

Os tempos inefectivos de uma actividade/tarefa, podem ser reduzidos atravs de um boa gesto dos recursos existentes na empresa (figura 4).

13

Fig.4. Como as tcnicas de estudo do mtodo podem reduzir o tempo inefectivo

Tempo total (todas as tcnicas perfeitamente aplicadas)

Conteudo basico de trabalho

A1. Desenvolvimento do produto A2. Utilizao adequada dos materiais A3. Controlo de qualidade B1. Melhor disposio de espao e planeamento de processos B2. Manuseamento de materiais adequado a cada Tempo inefectivo totalmente eliminados se as tcnicas so todas perfeitamente usadas actividade B3. Planeamento da produo B4. Estudo dos metodos usados em qualquer actividade B5. Control do inventario B6. Manuteno preventiva C1. Gesto apropriada C2. Treinamento C3. Melhores condies de trabalho

Tempo total de uma operao = contedo basico de trabalho + tempo inefectivo total

Est certo que um engenheiro industrial se concentraria mais no tempo inefectivo (tempo no produtivo) para reduzir-lhe, e aumentando desse modo a productividade.

14

O exerccio que se deve fazer, conhecer os sintomas do contedo de trabalho em excesso (tempo inefectivo) porque constitui as linhas de orientao no processo de desenvolvimento de um estudo de trabalho.

Exerccios A informao abaixo, referente a um estudo feito a um balconista num banco.

Descrico dos elementos Tempo mdio de actividade sem nenhuma demora ou interrupo Tempo mdio gasto sem saber o que fazer Tempo mdio gasto com deturpaes por parte de colegas Tempo mdio gasto mostrando a um cliente como preencher um talo de depsito
a) Calcule o contedo total de trabalho do balconista neste banco Contedo total de trabalho = tempo bsico + tempo inefectivo = 10,5 + 2,85 + 1,75 + 1,5 = 16,6 min por cliente

Tempo observado (min) 10,5 2,85 1,75 1,50

b) Calcule o tempo total inefectivo do balconista no mesmo banco tempo total inefectivo = 2,85 +1,75 + 1,5 = 6,1 min por cliente

c) Calcule o contedo bsico de trabalho do balconista contedo bsico de trabalho = 16,6 6,1 = 10,5 min

Usando a informao j disponvel do exemplo acima, calcule o seguinte:

a) A taxa de trabalho (rendimento) do balconista em 1 hora, se ele usa o mesmo mtodo de trabalho Rendimento = 60 min/16,6 min= 3,61 clientes/hora

b) A taxa de trabalho (rendimento) de um balconista em 1 hora, sabendo que ele usa um mtodo melhorado que elimina qualquer tempo inefectivo do tempo total Rendimento = 60 min/10,5 min = 5,71 clientes/hora

c) Explique em poucas palavras a relaco existente entre estudo do trabalho e productividade, 15

baseando-se no exemplo dado acima. O melhoramento de 5,71 3,61 = 2,10 clientes por hora Assim, P = rendimento/investimento = 2,1/3,61 = 58% Quer dizer, qualquer que seja o exerccio de estudo de trabalho que se faa, ele afectar a productividade. No exemplo acima, o tempo inefectivo foi identificado e removido do tempo total e como resultado, a productividade aumentou em 58%.

Um montador de caixas pega um papelo e torna-o numa caixa e afixa os seus cantos usando um agrafador industrial, operado pedestralmente. O papelo lhe fornecido numa base regular e as caixas formadas so fornecidas para as vrias linhas de operao. NB: Esta ltima tarefa no faz parte das actividades do montador de caixas.

O tempo total para produzir a caixa de 5 minutos. A pobre concepo do produto (forma incorrecta) contribuiu em 0,35 minutos, enquanto que o mtodo incorrecto (busca do papelo e despacho de caixas formadas) contribuiu em 0,55 minutos. A pobre qualidade (o papelo rasga-se facilmente) comtribuiu em 1,10 minutos. Determine: a) o tempo inefectivo total para a produo de 1 caixa. tempo inefectivo total = 0,35 + 0,55 + 1,10 =2,0 min

b) o tempo bsico para formar uma caixa. tempo bsico para formar uma caixa = 5 2=3,0 min

c) o contedo total de trabalho para uma caixa. contedo total de trabalho para uma caixa = 5,0 min.

d) o contedo bsico de trabalho para uma caixa. contedo bsico de trabalho = 3,0 min

16

3. Tcnicas de estudo do trabalho


O termo estudo do trabalho incorpora vrias tcnicas, das quais as mais importantes so: estudo do mtodo e medio do trabalho (figura 5). i) Estudo do mtodo o registo sistemtico e examinao crtica do modo de fazer as coisas, com vista a introduzir melhorias.

ii) Medio do trabalho - a aplicao de tcnicas especficas para estabelecer o tempo que um trabalhador qualificado leva a executar uma dada tarefa, a uma taxa de trabalho definida.

O estudo do mtodo e a medio do trabalho esto, por isso, bem ligados. O estudo do mtodo relacionase com a reduo do contedo de trabalho de uma tarefa ou operao, enquanto que a medio do trabalho relaciona-se com a investigao de qualquer tempo inefectivo associado ao mtodo, e o subsequente estabelecimento de tempos padres para a execuo de tal tarefa, com o uso do mtodo melhorado.

Fig. 5. Tcnicas de estudo do trabalho

Estudo do trabalho

Estudo do mtodo Para simplificar o trabalho e desenvolver mtodos mais econmicos de fazer as coisas

Medio do trabalho Para determinar quanto tempo uma dada tarefa dura

Maior productividade

17

4. Procedimentos bsicos do estudo do trabalho


Existem 8 etapas para se desenvolver um estudo do trabalho completo (figura 6):

1- Selecionar o trabalho ou processo a ser estudado

2- Registar todos os dados relevantes acerca do trabalho ou processo em estudo

3- Examinar criticamente os dados registados, considerando o propsito da actividade; o lugar onde ela ocorre; a sequncia de sua execuo; quem a executa, e a maneira como ela levada a cabo.

4- Desenvolver o mtodo mais econmico, tomando em linha de conta todas as circunstncias da produo

5- Avaliar os resultados atingidos com o mtodo melhorado, comparado com a quantidade de trabalho envolvido, e calcular o tempo padro para a execua do trabalho

6- Definir o novo mtodo e o tempo relacionado e apresent-lo a todos envolvidos, quer oralmente ou por escrito, usando demonstraes

7- Instalar o novo mtodo e treinar os envolvidos

8- Manter (sustentar) o novo mtodo atravs do monitoramento dos resultados

As etapas 1, 2 e 3, tem sempre lugar, quer se trate do estudo do mtodo, quer da medio do trabalho. A etapa 4, parte tpica do mtodo de estudo e a etapa 5 usada na medio do trabalho.

18

Fig. 6. As etapas do estudo do trabalho

Selecionar o trabalho a ser estudado

Registar os dados colhidos atravs de observao directa

Examinar e confrontar os dados obtidos

Desenvolver o novo mtodo

Avaliar os resultados de diferentes solues alternativas

Definir o novo mtodo e apresent-lo

Instalar o novo mtodo e treinar pessoal para a sua aplicao

Manter e estabelecer procedimentos de controlo

19

5. O factor humano na aplicao do estudo do trabalho


O factor humano um dos elementos mais crticos nas operaes de uma firma, pois, atravs de pessoas que a gerncia pode controlar a utilizao dos seus recursos, e a venda dos seus produtos ou servios. Para darem do seu melhor, os trabalhadores devem ser motivados. Os gerentes devem ser capazes de proporcionar um motivo ou uma razo para o trabalhador fazer alguma coisa. intil um gerente elaborar planos ou dar instrues para execuo de certas actividades se as pessoas para o fazerem, no o querem muito embora tenham que o fazer. Os empregados, a qualquer nvel, devem ser motivados a sentir-se, em certa medida, como donos da empresa; devem desenvolver um sentido de segurana, e um sentido de estar a trabalhar num lugar seguro, saudvel e bem ambientado. Se assim acontecer, eles contribuiro no apenas como mo-de-obra, mas tambm com valiosas sugestes que podero conduzir ao aumento da productividade.

Uma das maiores dificuldades em obter uma cooperao activa por parte dos trabalhadores, o medo que eles tm de que o aumento da productividade possa lhes conduzir ao desemprego. Eles temem perder os seus empregos. Esta ansiedade tanto maior quanto maior for o nvel de desemprego. Mesmo em pases industrializados onde os nveis de desemprego so relativamente baixos do que em pases em desenvolvimento, este medo uma realidade, principalmente para quem j tenha enfrentado o desemprego.

Os cientistas de comportamento, acreditam que indivduos so motivados a agir de um ou outro modo por um desejo de satisfazer necessidades. Uma das noes mais aceites acerca das necessidades, foi desenvolvida por Abraham Maslow, quem postulou que h certas necessidades essenciais para qualquer indivduo, e tais necessidades seguem um padro hierrquico (figura 7). Maslow defende que s quando uma necessidade torna-se largamente satisfeita que a necessidade seguir na hierarquia comea a exercer a sua influncia. Na tal hierarquia, as primeiras necessidades so as necessidades fisiolgicas. Estas necessidades so bsicas, e so aquelas para sustentar a prpria vida. Assim, satisfazer estas necessidades ser a primeira preocupao de qualquer pessoa, e antes que elas sejam satisfeitas, no pode haver outra preocupao. Depois que um trabalhador sinta j ter conseguido satisfazer estas necessidades, procura satisfazer a prxima necessidade na hierarquia: segurana. A segurana tomada como sendo tanto o sentimento de proteco contra ofensas fsicas e fisiolgicas, bem como segurana no emprego. Depois de satisfeita esta 20

necessidade, o prximo factor de motivao a afiliao, que o desejo de pertencer a um grupo ou organizao (associar-se aos outros). A seguir na escala hierarquca de Maslow, a necessidade de ser

reconhecido; e por ltimo, a necessidade de realizao. Esta ltima necessidade expressa o desejo de o
trabalhador ser dado oportunidade de mostrar os seus talentos e habilidades particulares.

Figura 7. Hierarquia de necessidades de Maslow

Realizao reconhecimento Afiliao Segurana Fisiolgicas

Na prtica, muitas pessoas satisfazem algumas destas necessidades s em parte. Nos pases em desenvolvimento, as pessoas preocupam-se mais com as necessidades bsicas. Nos pases industrializados, por outro lado, onde as necessidades fisiolgicas e segurana so normalmente satisfeitas em grande medida, as pessoas esto mais motivadas pelas necessidades do topo da hierarquia.

21

III.CO DIES E AMBIE TE DE TRABALHO

1.Consideraes gerais
A interdependncia entre as condies de trabalho e a productividade tem sido cada vez mais notria. As primeiras tendncias nesse sentido deram-se quando as pessoas comearam a notar que os acidentes ocupacionais tinham consequncias econmicas e fsicas, embora a princpio s os custos directos (cuidados mdicos, compensaes) eram percebidos. Subsequentmente, ateno especial foi dada s doenas ocupacionais. Em ltima instncia, notou-se que os custos indirectos de acidentes ocupacionais (tempo de trabalho perdido pela vtima, investigadores dos acidentes, paragens na produo, custos legais, material danificado, reduo dos lucros quando o trabalhador vtima substituido,...) eram altamente elevados e na maior parte das vezes-, mais altos que os custos directos. A reduo da productividade e o aumento de produo defeituosa, resulta da fadiga devido a horas de trabalho excessivas e ms condies de trabalho em particular, ventilao e intensidade da luz. Ficou claro que o corpo humano, embora tenha alta capacidade de adaptabilidade, muito mais productivo quando trabalha em optimas condies. Mais: notou-se que a productividade pode ser aumentada simplesmente por melhorar as condies do ambiente de trabalho dos trabalhadores.

2. Segurana ocupacional e sade organizacional


O mtodo mais efectivo de obter bons resultados na preveno de acidentes de trabalho inclui o seguinte: - reconhecimento a importncia das responsabilidades que os trabalhadores tm de assegurarem-se de que a rea de trabalho no apresenta nenhum risco para a sua prpria sade. - adopo de um regulamento de segurana e sade ocupacionais, que proporcione o estabelecimento de uma boa segurana ocupacional e sade organizacional. - encorajamento a uma participao forte dos trabalhadores em actividades ligadas sade e segurana no local de trabalho.

igualmente importante que o trabalhador seja informado sobre a natureza de possveis acidentes que podem ocorrer no seu local de trabalho; alis, este um direito fundamental que assiste ao trabalhador. Acima disto, qualquer trabalhador, tem o direito de se retirar de uma rea de trabalho que ele considere apresentar riscos iminentes de acidentes. 22

3. Critrios de segurana
Estudos de casos sobre acidentes no trabalho, em indstrias modernas, revelaram uma natureza extremamente complexa das possveis causas de acidentes ou doenas no trabalho.

Acidentes ocupacionais

As causas de acidentes de trabalho nunca so simples, mesmo os acidentes mais comuns. Consequentemente, a variedade de classificaes de acidentes enorme. Estactsticas mostram que as causas mais comuns de acidentes no so as mquinas mais perigosas (cortadoras circulares, mquinas em processo, por exemplo) nem as substnciasmais perigosas (explosivos, lquidos volteis inflamveis, qumicos), mas aces ordinrias como tropear, cair, uso de ferramentas manuais, ou um embate por um objecto em gravidade. necessrio ter em mente que na indstria moderna existe uma variedade de acidentes na rea de trabalho; tanto os visveis como os invisveis. Os visveis incluem patbulos no vedados, aberturas no assoalho, gotejamento de qumicos ou outros lquidos, ou reas no vedadas com robots em funcionamento. Os acidentes invisveis tm se tornado nos ltimos tempos mais comuns e perigosos. Eles incluem gases inertes, barulho, gases de soldagem, vibrao, entre outros.

4. Preveno de acidentes na indstria


Preveno e proteco contra o fogo

A preveno contra o fogo, e em certos casos, contra exploses e seu apropriado modo de medio, deve merecer uma ateno particular, especialmente em Pases quentes e secos, e acima de tudo, em certas indstrias onde o fogo pode conduzir destruio de enormes quantidades de materiais, ferimentos e morte.

O primeiro princpio de preveno de fogo desenhar infraestruturas, processos e facilidades de armazenamento de modo que a possibilidade de combinao de oxignio, combustvel e um aumento em temperatura, seja limitada. Neste sentido, a edificao de facilidades e processos de engenharia deve
sempre ser tendente a diminuir a possibilidade de desenvolvimento e propagao de fogos. Riscos de fogo 23

existem em qualquer local de trabalho. A maior prioridade deve ser localizar o fogo o mais rpido quanto possvel e, com o equipamento disponvel impedir que o fogo se propague para as outras reas de trabalho.

O segundo princpio reduzir ou eliminar as fontes de calor ou ignio, limitando assim possveis subidas de temperatura.

A gerncia deve estar preparada para fogos de emergncia, sob as seguintes linhas gerais:

a) Toda a rea de trabalho deve ter um plano de emergncia com informao detalhando o papel de cada trabalhador em caso de fogo ou qualquer outra emergncia b) Deve existir um meio de alertar todo o pessoal para evacuao, como por exemplo um sistema de alarme. c) Exerccios peridicos de evacuao e alertas de fogo d) Inspeces peridicas das rotas de evacuao e) Deve existir um extintor apropriado, em cada rea de trabalho f) Todos os trabalhadores devem ter um treinamento no uso de extintor g) Plano de emergncia detalhando o que deve ser feito por quem durante a ocerrncia de fogo ou qualquer outra emergncia.

5. Iluminao
Estima-se que 80% da informao necessria no acto da realizao de um trabalho, percebe-se visualmente. Boa visibilidade do equipamento, produto, e dos dados envolvidos nos processos de trabalho, so um factor essencial na acelerao da produo, reduzindo o nmero de produtos defeitusos, prevenindo fadiga visual e dores de cabea entre os trabalhadores. Adiciona-se tambm o facto de que tanto a visibilidade inadequada e a luz ofuscante so frequentes causas de acidentes. A visibilidade depende de uma vasta gama de factores, entre os quais o tamanho e a cor do material de trabalho; a sua distncia dos olhos; a persistncia da imagem; a intensidade de iluminao; contraste entre a cor e os nveis de iluminao com o fundo (background), entre outros. Todos estes factores devem ser estudados, especialmente em trabalhos de muita preciso e em trabalhos em ambientes perigosos. A iluminao ser talvez um dos factores fsicos mais importantes, e que muito fcil de corrigir. 24

i) Uso de cores

A experincia mostra que a escolha cuidadosa de esquema de cores contribui em grande medida para uma boa iluminao. As cores usadas nas reas de trabalho tm um efeito psicolgico que nunca deve ser menosprezado. Quando num local de trabalho existe um excelente jogo de cores, o trabalhador v tal, como um sinal claro de que a gerncia faz muito para tornar as suas condies de trabalho mais satisfactrias. As cores de mquinas e equipamentos so factores suplementares de segurana. A sua importncia foi reconhecida por fabricantes de mquinas e equipamentos elctricos.

ii) Controle de iluminao

Por forma a fazer o melhor uso da iluminao na rea de trabalho, os seguintes pontos devem ser tomados em considerao (so alguns): a) para uma distribuio uniforme da luz, instalar um interruptor independente b) para prevenir luz ofuscante, evitar usar superfcies altamente brilhantes e lustrosas c) usar de iluminao localizada d) evitar contacto directo do olho com fontes de luz.

6. Barulho e vibrao
i) Barulho

Altos nveis de mecanizao, aumento da velocidade das mquinas, a densidade de mquinas nos locais de trabalho e falta, at recentemente, de conhecimento detalhado dos perigos do barulho, resultou, em muitas plantas, em exposio de trabalhadores a altos nveis de barulho, que so considerados hoje em dia , excessivos. Barulho significa qualquer som desagradvel ou indesejvel. Medidores de som so usados para medir a presso da vibrao, que produz um som audvel. A unidade prtica de medio de som o decibel (dB). O ouvido humano responde de modos diferentes a sons de diferentes frequncias. A unidade de frequncia o hertz (Hz). 25

O Barulho causa de inmeros problemas. Para alm de impedimentos nos diferentes tipos de comunicao, ele pode causar desordens neuro-vegetativas e metablicas. causa de fadiga industrial, irritao, productividade reduzida e acidentes ocupacionais. O modo mais afectivo de controle de barulho reduzi-lo na fonte; por exemplo, substituindo mquinas ou equipamentos muito barulhentos, por outros menos barulhentos.

ii) Vibrao

Embora apenas um pequeno nmero de trabalhadores se exponha vibraes, as devidas medidas de proteco no devem ser negligenciadas. A possibilidade de reduzir os nveis de vibrao e reduzir o efeito de vibraes deve ser explorada em primeiro plano. Onde tal no for possvel, o perodo de exposio deve ser controlado. Pessoas expostas vibraes devem ser submetidas a exames mdicos periodicamente.

7. Condies climticas
O controle de condies climticas na rea de trabalho essencial para a sade e conforto dos trabalhadores, e para a manuteno do aumento da productividade. Com excesso de calor ou frio, o trabalhador sente-se desconfortvel, e a sua eficincia baixa. Acima disto, tal pode conduzir a acidentes. O corpo humano funciona de tal modo que mantenha o sistema nervoso central e os orgos internos temperatura constante. Ele mantm o balano termal necessrio pela contnua troca de calor com o ambiente. A extenso desta troca depende em grande medida, por um lado, da temperatura do ar, ventilao, humidade e calor radiante; e, por outro lado, do metabolismo do corpo. essencial evitar calor ou frio excessivos, e onde possvel, manter as condies climticas ptimas, para que o organismo possa manter o balano trmico.

i) Trabalho em ambiente quente

Ambientes quentes de trabalho so encontrados quase em todos os locais. So exemplos de exposio de trabalhadores em ambientes quentes, para alm das regies naturalmente quentes, os seguintes: 26

- Minas profundas - Refinarias de aucar - Moinhos txteis - Siderurgias - Fornos - Produo de vidro.

ii) Trabalho em ambiente frio

Devido s tcnicas modernas de refrigerao, hoje em dia, mesmo nas zonas tropicais, os trabalhadores expem-se a ambientes frios. Exposio ao frio mesmo por curto perodo de tempo pode causar efeitos muito srios, especialmente quando os trabalhadores expem-se a temperaturas inferiores a 10C. A perda de calor no corpo inconfortvel e rapidamente afecta a eficincia do trabalho. Para manter uma temperatura normal num ambiente frio, o organismo tenta limitar a perda de calor, atravez de tremura e reduzindo a velocidade de circulao do sangue. Longos ou extremos tempos de exposio perigam a vida. Trabalhadores em ambientes refrigerados devem estar bem protegidos contra o frio, por meio de roupas adequadas.

iii) Trabalho em ambiente hmido

Altos nveis de humidade so pobremente tolerveis em ambientes quentes, particularmente quando h muita carga de trabalho. Humidade excessiva tambm fracamente tolerada em combinao com baixas temperaturas. A humidade relativa deve ser mantida na ordem de 40 a 70%. Uma quantidade inadequada de humidade no ar pode causar problemas. Por outro lado, ar extremamente seco pode causar doenas respiratrias.

iv) Controle trmico do ambiente

Existem muitas maneiras de controlar termicamente o ambiente. Para o controle trmico do ambiente um ou mais dos seguintes princpios pode ser aplicado: 27

- Regular a temperatura do local de trabalho atravez da preveno da entrada do calor ou frio externo (melhorar a concepo do tecto, material isolador). O uso de ar condicionado custoso, especialmente em fbricas, mas em algumas ocasies vale a pena, se um tipo apropriado for escolhido. - Prover a ventilao em lugares quentes de trabalho, atravs do aumento de ventilao natural, como aberturas ou instalao de aparatos de ventilao. - Reduzir o tempo de exposio (mecanizao, remote control) -Controlar a humidade, com vista a mant-la a nveis baixos (prevenir que vapores se escapem das mquinas e tubos) - Usar equipamento de proteco pessoal adequado. - Assegurar o fornecimento de gua fresca para trabalhadores em ambientes quentes e bebidas quentes para os expostos em ambientes frios.

iv) Ventilao

O volume de um local de trabalho nunca pode ser grande de mais que se possa dispensar o uso de ventilao, dado que ventilao um parmetro dinmico que complementa o conceito de espao livre: Para um dado nmero de trabalhadores, quanto menor for o espao de trabalho, mais intensa deve ser a ventilao. Ventilao no deve ser confundida com circulao de ar: ventilao substitui o ar contaminado por ar fresco e o ltimo simplesmente move o ar sem renova-lo. Onde a temperatura e a humidade so altas, circular o ar no apenas inefectivo, mas dentro de certos limites, aumenta absoro de calor por conveco.

A experincia mostra que, entre trabalhadores numa mesma rea de trabalho, alguns preferem mais ventilao e outros menos; e alguns tendem a sentir frio enquanto outros sentem-se comfortveis. tais diferenas ocorrem frequentemente porque os trabalhos realizados por certos trabalhadores exigem maior esforo fsico do que outros.

A ventilao no local de trabalho:

dispersa o calor produzido pelas maquinas e pessoas no trabalho; consequentemente, onde mquinas ou trabalhadores estiverem em grupo, a ventilao deve ser intensificada; 28

dilui a contaminao atmosfrica ( fcil calcular a quantidade de ar a ser admitido, atravs da quantidade de substncias a serem libertadas para o ar e a maxima concentrao delas que observada);

mantm a sensao de frescura.

Em todos os casos, ventilao adequada deve ser vista como um factor de extrema importncia dado manter a sade do trabalhador em bom estado e contribuir para o aumento da productividade. Excepto para espaos comfinados, todos os locais de trabalho, tm um mnimo de ventilao. Contudo, para garantir o fluxo de ar necessrio (que no deve ser menos que 50mcu de ar por hora por trabalhador), o ar usualmente precisa ser recebido entre 4 a 8 vezes por hora em escritrios ou para trabalhadores sedentrios; entre 8 a 12 vezes por hora nas oficinas e entre 15 a 30 vezes ou mais por hora para instalaes pblicas e onde houver altos nveis de poluio atmosfrica ou humidade.

8. Exposio substncias txicas


A proteco da sade do trabalhador contra perigos de contaminao do ar, na rea de trabalho e a preveno de contaminao do ambiente da rea de trabalho deve ser tarefa de todos os envolvidos na concepo e organizao do trablho. Poluio do ambiente de trabalho por contaminantes no ar causado por substncias txicas libertadas durante os processos de trabalho, na forma de poeiras, gases ou vapores. Poeira contendo slica no processamento de pedras, solventes usados em trabalhos de limpeza e dixido de enxofre ou cloretos provenientes de sistemas de tubagem so alguns exemplos de contaminantes. A exposio a substncias txicas tem efeitos tanto a longo prazo como a curto prazo no organismo humano, pelo que devia ser prevenida. Uma primeira tentativa seria remover ou eliminar o perigo evitando a introduo de substncias txicas no ambiente. A reduo do tempo de exposio dos trabalhadores pode ser uma soluo vivel, em casos em que o trabalhador no precisa estar perto do processo continuamente. Fora de contaminantes contidos no ar (que entram no organismo atravez de inalao), certas substncias podem ser introduzidas no organismo humano por ingesto (alimentos ou bebidas contaminadas por substncias txicas) ou atravez de absoro cutnea. 29

Trabalhadores expostos a aco de substncias txicas devem ser sujeitos a exames mdicos periodicamente.

9.Equipamento de proteco pessoal


Para certas actividades, nem preveno tcnica, nem arranjos administrativos podem assegurar um grau de segurana adequado. Torna-se ento necessrio instituir um terceiro nvel de defesa, isto , equipamento de proteco pessoal.

10.Tempo de trabalho
A definio de tempo de trabalho de extrema importncia para o estudo do trbalho. Qualquer clculo de rendimento deve ser feito considerando o tempo de operaes e o tempo de trabalho.

O tempo de trabalho tornou-se nos ltimos tempos, matria de considervel importncia e interesse.

i) Horas de trabalho

A durao das horas de trabalho de grande importncia, tanto para o trabalhador como para o empregador. Parece duvidoso que onde as horas de trabalho so muito longas, o encurtamento destas horas acompanhado por um substancial ganho na productividade. Estudos recentes mostraram aumento da productividade quando horas excessivas so diminuidas. Longas horas de trabalho aumentam propenso a acidentes de trabalho, que so muito custosos e conduzem a recaidas na productividade.

ii) Trabalho extra

A reduo de horas de trabalho est directamente relacionada a tentativas de reduzir trabalhos extras. A legislao varia consideravelmente no sentido em que permite que as horas normais de trabalho sejam excedidas em forma de horas extras, cuja remunerao maior do que as horas normais de trabalho. Muitos pases, procuram limitar horas extras estabelecendo limites dirios, semanais, mensais ou anuais.

30

iii) Intervalos e pausas para descanso

Reconhece-se que intervalos durante o trabalho reduzem a acumulao excessiva de cansao aumentando deste modo a productividade. Embora os progressos tecnolgicos recentes, a grosso modo, tenham reduzido a arduosidade da carga de trabalho fsico, a carga psico-fsica por outro lado, aumentou. Estas mudanas tornaram necessrio a introduo de intervalos durante a jornada de trabalho, por forma a dissipar o cansao e restaurar a energia fsica e nervosa do trabalhador.

iv) Descanso dirio e semanal

Pelas mesmas consideraes de productividade e sade acima mencionadas, muitos pases estabelecem um mnimo dirio e semanal para descanso. So duas das mais importantes formas de proteco do trabalhador. Cerca de 2/3 dos pases industrializados tm regulamentos que estabelecem como descanso dirio mnimo para o trabalhador 11 a 12 horas.

v) Trabalho nocturno

Numerosos estudos mostraram que trabalho nocturno pode ser prejudicial para a sade dos trabalhadores, especialmente para aqueles dificilmente ajustveis. Dois maiores riscos para a sade do trabalhador nocturno foram identificados: desordens gastro-intestinais e outras relacionadas com mudanas dos hbitos de alimentao. Acima disto, trabalho nocturno contnuo ou frequente, leva o trabalhador a uma desvantagem, com relaco sua ausncia na vida familiar e actividades sociais.

11.Facilidades domsticas ligadas ao trabalho


Estas facilidades constituem um factor muito importante de atraco, reteno e motivao dos trabalhadores, e previnem ou reduzem fadiga. Algumas delas so: gua potvel, instalaes sanitrias adequadas, facilidades de primeiros socorros, alimentao, recreaco, entre outras.

31

12.Ergonomia
Os efeitos de sade e segurana na productividade no podem ser perfeitamente discutidos sem tocar no conceito de ergonomia. Este termo cobre um campo que muito recentemente se expandiu extraordinariamente, e cujos limites sobrepem-se aos de outras disciplinas que se interessam pelo estudo do trabalho. Ergonomia tem que ver com: i) o estudo do ndividuo operador ou equipe de trabalho, e ii) a proviso de dados para concepo. Os objectivos da ergonomia so os de melhorar efectividade funcional, enquanto mantendo ou melhorando o bem-estar humano. Medies ergonmicas podem ser tambm definidas como sendo aquelas que esto para alm da mera proteco da integridade fsica do trabalhador. A ergonomia preocupa-se tambm no bem estar do trabalhador, no que diz respeito condies apropriadas de trabalho e no uso adequado das caractersticas fsicas e capacidades psicolgicas e fisiolgicas do trabalhador. Assim, a ergonomia uma cincia centrada no Homem. Enquanto o ergonomista tem sempre em mente as pessoas envolvidas em determinada operao dentro de um sistema, outros profissionais se interessam no objecto a ser produzido ou usado, no mtodo de trabalho, na productividade, ou em aspectos de segurana. A tarefa do ergonomista desenvolver as condies mais confortveis possveis para o trabalhador, no concernente iluminao, climatizao, nveis de barulho, diminuir a carga de trabalho fsico (especialmente em ambiente quentes), facilitar funes psico-sensoriais (na leitura de instrumentos).

Para a ergonomia, portanto, a tarefa desenvolver as condies mais comfortveis para o trabalho, tais quais, quantidade de luz, climatizao e nveis de barulho no local de trabalho, com vista a reduzir a carga fsica (particularmente em ambientes quentes). Isto facilita funes psico-sensoriais ao ler paineis de instrumentos.

32

IV. ESTUDO DO MTODO

O estudo do mtodo j foi definido. Foram tambm mencionadas as 8 etapas de que consiste o estudo do mtodo (refira-se pgina 17). Aqui, veremos em detalhe qual a utilidade de cada uma das etapas.

Etapas do estudo do mtodo

1. Selecionar (tarefas para estudar)


Pode se pensar que qualquer operao pode ser candidata para uma investigao com vista a melhorar o modo como ela deve ser levada a cabo. Ora, este raciocnio, levaria o engenheiro industrial uma situao de fadiga pois, teria trabalho infinito. Alis, que se tome em considerao que nem todos os processos so produtivos. Contudo, se concentrar a sua ateno em certas operaes chaves, o especialista pode atingir resultados fabulosos, num curto perodo de tempo. Existem 3 factores que deve-se ter em mente para se selecionar uma tarefa para estudar.

i) Consideraes econmicas

Obviamente, perda de tempo comear uma longa investigao se a sua importncia econmica pequena. Para julgar estas consideraes, normalmente faz-se as seguintes perguntas:Ser rentvel estudar esta tarefa? Ou ser rentvel continuar a estudar esta tarefa?

Tarefas perfeitas para a realizao de um estudo: 1. Geradoras de rendimento; 2. Entraves que dificultem a efectivao de outras operaes; 3. Operaes que envolvem trabalho repetitivo, usando grande quantidade de trabalhadores, e aquelas que se espera que tenham lugar por muito tempo; 4. Movimentos de materiais por longas distncias, entre estaes de trabalho.

33

Uma das tcnicas mais fcies para identificar uma operao chave, como a enumerada em 1 (geradora de rendimento), por exemplo, a anlise de Pareto (anlise ABC). Pareto, nome de um economista Italiano que notou que apenas um pequeno nmero de items, de entre uma banda enorme de produtos, contam com os rendimentos mais altos. A mesma observao pode se extender para dizer que entre todas as operaes, numa dada planta, apenas um pequeno nmero delas conta com maior contribuio para os custos ou rendimentos, ou para maior quantidade de disperdcio. Ilustremos isto a partir do seguinte exemplo. Assumamos que uma certa empresa produz 20 diferentes produtos. Cada um dos produtos gera um certo rendimento. A lista anual das contribuies de cada produto consta na tabela 1 abaixo.

Tabela 1. Anlise de Pareto; etapa 1: contribuio dos produtos em termos de lucros

n do produto 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Produo anual 7 000 1 200 1 600 800 3 200 7 200 4 000 2 400 1 400 4 000 1 800 2 000 6 000 1 600 1 600 5 000 1 200 8 000 1 200 5 000

Lucro unitrio (Mtn) 0.6 4 3 40 0.05 0.5 0.25 1 20 0.9 6 3 0.6 8 3 0.8 50 0.5 5 0.4

Lucro total por produto (Mtn) 4 200 4 800 4 800 32 000 1 600 3 600 1 000 2 400 28 000 3 600 10 800 6 000 3 600 12 800 4 800 4 000 60 000 4 000 6 000 2 000

34

O prximo passo consiste em rearranjar os items em ordem decrescente de importncia, de acordo com o rendimento (tabela 2). Desta ltima tabela, nota-se que 3 produtos (items A), tm um rendimento de 60%. Estes so os mais lucrativos e qualquer melhoria nos mtodos de os produzir, reflectir-se-ia altamente nos rendimentos. Estes produtos seriam uma prioridade para se estudar. Os produtos B, que so 7 em nmero, contribuem em 25%, pelo que assumiriam uma segunda importncia, enquanto que os produtos C, fariam parte da ltima prioridade, dado que o seu contributo mnimo. Do mesmo modo, pode-se conduzir uma anlise para determinar aqueles produtos ou processos mais custosos (em termos monetrios). Eles seriam tambm uma prioridade para serem estudados.

Tabela 2. Anlise de Pareto; etapa 2: produtos dispostos de forma decrescente de acordo com os lucros

n produto 17 4 9

lucro total

anlise de Pareto

60 000 32 000 28 000

Produtos A. Trs items contribuem com 60% do lucro (120 000 Mtn)

14 11 12 19 2 3 15

12 800 10 800 6 000 6 000 4 800 4 800 4 800

Items B contribuem em 25% do lucro total (so 7 ao todo) ( 50 000 Mtn)

1 16 18 6 10 13 8 20 5 7

4 200 4 000 4 000 3 600 3 600 3 600 2 400 2 000 1 600 1 000 200 000

Produtos C. 10 items com uma contribuio de 15% no lucro (30 000 Mtn)

200 000

35

ii) Consideraes tcnicas

Uma das consideraes mais importantes o desejo que a gerncia muitas vezes tem em adquirir novas tecnologias (equipamentos e processos). Antes que qualquer tecnologia seja adquirida, um estudo tem que ser levado a cabo, por forma a revelar as necessidades mais importantes da firma, sob o ponto de vista tecnolgico. Por exemplo, se existe uma grande quantidade de papeis com informao desnecessria, computadorizar o mesmo mtodo de produo de tal informao, traria como nica mudana, a produo de tal informao desnecessria a um ritmo mais rpido. Por isso, a introduo de novas tecnologias constitue um factor importante na escolha de tarefas para se investigar.

iii) Consideraes humanas

Certas operaes so muitas vezes a causa de insatisfao por parte dos trabalhadores. Elas podem incutir fadiga ou monotonia, ou podem ser inseguras. O nvel de satisfao, motivo de se levar a cabo um estudo.

2. Registar, examinar e desenvolver

Registar
A prxima etapa no procedimento bsico do estudo do trabalho, depois de selecionar a tarefa a ser estudada, registar todos os factos relacionados com o mtodo existente. O sucesso do procedimento depende da preciso com a qual os factos so registados, pois, os registos proporcionam a base, tanto para examinao crtica, como para o desenvolvimento do mtodo melhorado. Assim, essencial que os registos sejam claros e concisos. O registo serve essencialmente como base para subsequente anlise e examinao. Ele pode ser elaborado em 2 fases: a 1 sendo um esboo da tarefa a ser estudada, para decidir sobre se a informao registada pode ou no ser usada; e a 2 fase, um grfico ou diagrama mais formal, a ser incluido no relatrio ou apresentao. 36

O modo mais usual de registar factos, escrev-los. Infelizmente, este mtodo no vivel para o registo de processos muito complicados, semelhantes aos que acontecem na indstria moderna. Para ultrapassar esta dificuldade, outras tcnicas ou ferramentas foram desenvolvidas. As mais usadas so grficos e

diagramas, os quais existem em diferentes padres e tipos, cada um dos quais com os seus propsitos
especiais (esquema abaixo): - aqueles usados para registar processos sequenciados, i.e., uma srie de eventos ou acontecimentos, na ordem na qual eles ocorrem, sem respeitar a escala dos acontecimentos; e - aqueles que registam acontecimentos, tambm em sequncias, mas fazendo uso de uma escala de tempo, de maneiras que a interaco de eventos relacionados possa ser mais facilmente estudada.

Os diagramas e grficos mais usados no estudo do mtodo so:

- esquema de grfico de um processo

A.Grficos
que indicam a sequncia de um processo
(no usam escala de tempo)

- grfico de fluxo de processo (tipo trabalhador) - grfico de fluxo de processo (tipo material) - grfico de fluxo de processo (tipo equipamento)

B. Grficos
que usam uma escala de tempo
Grfico de actividade mltipla

C. Diagramas
(Indicam movimento)

-diagrama de fluxo -diagrama de cordas

37

2.1. Smbolos de grficos e diagramas de processos

O registo de factos de uma tarefa ou operao, num grfico feito facilmente com o uso de 5 smbolos padres, que em conjunto servem para representar todo o tipo de actividade ou evento provvel de se encontrar numa fbrica ou escritrio. Ora vejamos.

OPERAO Pregar, dactilografar, perfurar um material INSPECO - Examinar a qualidade e quantidade de material, examinar um documento de informao impresso, ler o manmetro de um aparelho TRANSPORTE - Mover material usando um carrinho, elevador ou alavanca, ou carregar

ARMAZENAMENTO TEMPORRIO OU DEMORA- trabalhador com carga espera de elevador, papeis a espera de serem arquivados, materiais num carrinho ou no cho, a espera de serem processados ARMAZENAMENTO PERMANENTE- Produto acabado no armazm, documentos e registos num cofre

ACTIVIDADES COMBINADAS - exemplo, o circulo dentro do quadrado representa uma combinao de operao e inspeco.

Operao
Indica as principais etapas num processo, mtodo ou procedimento. O smbolo de uma operao tambm usado quando se faz o grfico de um procedimento, como por exemplo, a routina de um escritrio. Diz-se que uma operao tem lugar quando informao dada ou recebida, ou quando um planejamento ou clculo tem lugar.

Inspeco
Indica uma inspeco para qualidade e/ou verificao de quantidade.A diferena entre operao e inspeco a seguinte:

38

Uma operao sempre leva o material, componente ou servio at ao fim, seja por mudar a sua forma ou composio qumica, ou por adicionar ou subtrair material. Uma inspeco no leva que o material se torne um produto acabado. Simplesmente verifica se a operao est sendo levada a cabo correctamente em termos de qualidade e quantidade.

Transporte
Indica o movimento de trabalhadores, materiais ou equipamento de lugar para lugar. Assim, um

transporte ocorre quando um objecto movimentado de um lugar para o outro, excepto quando tais
movimentos so parte de uma operao ou causados pelo operador, na estao de servio durante uma operao ou uma inspeco.

Armazenamento temporrio ou demora


Indica um atraso numa sequncia de eventos; por exemplo, trabalho em espera entre operaes consecutivas, ou um objecto posto de lado temporariamente sem registo, at que seja necessitado. Exemplos de armazenamento temporrio ou demora so materiais amontoados no cho de uma oficina, caixas esperando por desempacotamento, peas a espera de serem arrumadas em caixotes, ou uma carta a espera de ser assinada.

Armazenamento Permanente
Indica o armazenamento controlado em que o material recebido ou retirado do armazm sob certas formas de autorizao. Um armazenamento temporrio ocorre quando um objecto guardado e protegido contra sua remoo no autorizada. A diferena entre armazenamento permanente e armazenamento temporrio ou demora, que uma requisio , ou outra forma de autorizao formal, requerido para a retirada do armazm de um artigo armazenado sob regime permanente.

Actividades combinadas
Quando se deseja mostrar actividades desenvolvidas concomitantemente, ou pelo mesmo operador, na mesma estao de servio. Os smbolos para estas actividades esto combinados.

39

2.2. Esquema de grfico de um processo

Trata-se de um grfico de processo que d uma imagem abrangente, atravs do registo sequencial das principais operaes e inspeces. Num esquema de grfico de um processo, apenas as principais operaes e inspeces levadas a cabo so representadas. Mais do que a informao dada pelos smbolos e sua sequncia, notas muito curtas sobre a natureza de cada operao ou inspeco so feitas. Um exemplo de um esquema de grfico de um processo representado na figura 9, relacionado com a montagem de uma pea representada na figura 8.

Exemplo de um esquema de grfico de processo :


Montagem de um interruptor rotor

A pea montada (figura 8) mostra um rotor. Ela consiste de um eixo (1); uma moldura plstica (2); uma cavilha (3). Ao se fazer um esquema de grfico de processo, conveniente comear com uma linha vertical para baixo, do lado direito de uma folha de papel, para mostrar operaes feitas pela principal unidade ou componente da montagem (ou composto em processos qumicos) neste caso , o eixo. O tempo padro por pea, em horas, mostrado do lado esquerdo de cada operao. Nenhum tempo especialmente especificado para as inspeces, dado que os inspectores esto em trabalho contnuo. A descrio breve das operaes e inspeces que normalmente seriam mostradas ao lado dos smbolos, aqui so omitidos para no dificultar a compreenso do esquema.

As operaes e inspeces feitas no eixo so as seguintes ( B: O objectivo desta sequncia de operao simplesmente mostrar como feito um esquema de diagrama de processo, de acordo com a sequncia, pelo que a explicao da tcnica usada no relevante).

Operao 1 posicionar, girar e separar o eixo do torno (0,025 horas) Operao 2 Posicionar a ponta do eixo no torno (0,010 horas)
Depois desta operao, o trabalho vai ao departamento de inspeco

Inspeco 1 Inspeccionar as dimenses (tempo no afixado).


Depois desta inspeco, o trabalho encaminhado para a seco de alinhamento

Operao 3 Posicionar o alinhador verticalmente (0,070 horas)


40

Operao 4 Remover os parafusos do banco de parafusagem (0,020 horas)


O trabalho volta para o departamento de inspeco

Inspeco 2 Inspeco final da maquinaria (tempo no afixado)


Desta inspeco, o trabalho vai para a oficina de revestimento

Operao 5 Lubrificao (0,0015 horas) Operao 6 Revestimento por cdmio (0,008 horas)
Do revestrimento, o trabalho volta para a inspeco

Inspeco 3 Reviso final (tempo no afixado)

A moldura plstica fornecida com um furo concntrico ao eixo longitudinal:

Operao 7 confrontar uma das pontas com o torno (0,080 horas) Operao 8 Fazer um buraco atravs de uma perfurao forada (0,022 horas)
Desta perfurao, o trabalho vai para o departamento de inspeco

Inspeco 4 Verificar as dimenses (tempo no afixado) Operao 9 Acoplar a moldura ponta do eixo, atravs de uma perfurao (0,020 horas)

Passa ento para a ltima fase (cavilha):

Operao 10 - Posicionar a cavilha (0,025 horas) Operao 11 Remover o pipo (0,005 horas)
O trabalho vai a inspeco

Inspeco 5 Inspeccionam-se as dimenses (tempo no afixado)


Depois o trabalho vai a lubrificao

Operao 12 - Lubrificao (0,0015 horas) Operao 13 - Revestimento por cdmio (0,006 horas)
O trabalho volta para a inspeco

Inspeco 6 Verificao final (tempo no afixado) Operao 14 A cavilha acoplada moldura e eixo e rebitada firmemente (0,045 horas) Inspeco 7 O trabalho finalmente inspeccionado (tempo no afixado).

41

Fig. 8. Interruptor rotor

O grfico da figura 9 mostra que as operaes e inspeces na moldura esto numa linha vertical, ao lado da linha do eixo. Isto porque a moldura o primeiro componente montado no eixo.

ote especialmente o mtodo de enumerao das operaes e inspeces. Tanto as operaes como as
inspeces comeam por 1. A enumerao contnua, de um componente para o outro, comeando do lado direito, para o ponto onde o segundo componente se junta ao primeiro. A sequncia de enumerao transferida para o prximo componente esquerda, e continua atravs da montagem.

42

Figura 9. Esquema de grfico de processo (Montagem de um rotor)

CAVILHA

MOLDURA PLSTICA

EIXO

(0,025)

10 11 5 12 13 6

(0,080)

7 8 4

(0,025)

1 2 1 3 4 2 5 6 3

(0,005)

(0,022)

(0,010)

(sem tempo)

(sem tempo)

(sem tempo)

(0,0015)

(0,070)

(0,006)

(0,020)

(sem tempo)

(sem tempo)

(0,0015)

(0,008)

(0,020)

(0,045)

14

(sem tempo)

43

2.3.Grfico de fluxo de processo

Depois do estabelecimento de um quadro geral de um processo, possvel entrar em mais detalhes. A primeira etapa construir um grfico de fluxo de processo.

O grfico de fluxo de processo um processo de estabelecer a sequncia do fluxo de um produto ou procedimento, atravs do registo de acontecimentos, usando os smbolos de grficos apropriados. - Grfico de fluxo de processo tipo trabalhador regista o que o operador faz - Grfico de fluxo de processo tipo material regista como o material manuseado ou tratado - Grfico de fluxo de processo tipo equipamento- regista como o equipamento usado.

O grfico de fluxo de processo produzido do mesmo modo que o esquema de grfico de processo, mas usando, adicionalmente aos smbolos de operao e inspeco, os smbolos de transporte, demora e armazenamento. Por causa do seu grande detalhe, o grfico de fluxo de processo, no cobre tantas operaes.

2.4. Movimento de trabalhadores na rea de trabalho

Existem muitos tipos de actividades em que os trabalhadores movem-se em intervalos regulares entre um nmero de pontos na rea de trabalho, com ou sem material. Esta situao ocorre frequentemente na indstria e comrcio, e mesmo em casa.

2.4.1. Princpios de economia de movimento

Estes princpios constituem a base da configurao de estaes de trabalho, em qualquer estudo. Existem inmeros princpios desenvolvidos como resultado da experincia. Tais princpios subdividem-se em:

A. Uso do corpo humano Sempre que possvel: - As duas mos devem comear e completar os seus movimentos ao mesmo tempo; - As duas mos no devem estar paradas ao mesmo tempo, excepto durante o repouso;

44

- Os movimentos dos braos devem ser simtricos e em direces opostas, e devem ser feitos simultaneamente; - O trabalho deve ser feito de modo que o movimento dos olhos seja confinado a uma rea confortvel, sem necessidade de mudanas frequentes de foco.

B. Arranjo da estao de trabalho - A cr da estao de trabalho deve contrastar com a cr do trabalho a ser feito para evitar fadiga dos olhos; -Materiais e ferramentas devem estar arranjados de um modo que permita melhor sequncia dos movimentos.

C. Design de ferramentas e equipamentos - Duas ou mais ferramentas devem ser combinadas sempre que possvel - Onde cada dedo executa um movimento especfico (ex: dactilografar), a carga deve ser distribuda de acordo com as capacidades inerentes de cada dedo.

2.4.2. Diagrama de processo de duas mos

Este diagrama muito similar ao diagrama de fluxo de processo. O propsito deste diagrama de identificar a carga de trabalho dos membros um em relaco ao outro.

2.4.3.Tcnicas de registo de micromovimentos

Mtodos fotogrficos

Em estudo do mtodo, muitas actividades so observadas vista desarmada. Porm, no caso de investigaes muito detalhadas por exemplo, um operador ou um auxiliar de escritrio, que esteja muito ocupado desenvolvendo uma certa actividade numa estao de trabalho especfica, em que muitos dos seus movimentos sejam muito pequenos para serem observados vista desarmada, ou onde uma

variedade de operaes so levadas a cabo simultaneamente, mtodos fotogrficos tais como camaras fotogrficas, camaras de filme e de vdeo, podem ser usadas.

45

Existem trs modos particulares nos quais fotografias podem ser usadas como meio de ajuda em diagramatizao e anlise.

O primeiro a anlise de micromovimento, em que o movimento do trabalhador muito rpido ou o ciclo de operaes muito curto e repetido muitas vezes. O detalhe tem que ser maior para determinar onde os movimentos e os esforos podem ser poupados. Para determinar todos os acontecimentos nestes casos, uma imagem de uma camara de movimento usada para fazer um filme do trabalho executado.

O segundo o estudo de memorizao de movimento (estudo fotogrfico), onde existe mais de uma pessoa trabalhando, em que no podem ser todos observados ao mesmo tempo. Ex: homens descarregamento um camio. Por exemplo, se 4 pessoas trabalham em equipa, o observador s pode observar e registar os movimentos de uma pessoa na equipa, num dado instante. Por isso, 4 ciclos da actividade da equipa devem ser observados, e muito provavelmente, haver uma diferena em actividades em cada ciclo. Contudo, possvel estabelecer os movimentos de cada pessoa na equipa no mesmo ciclo de trabalho num filme por meio de filmagens.

O terceiro a fotografia e actividade de amostragem, em que as caractersticas de um universo (populao estactstica) so determinadas atravs do estudo das caractersticas das amostras que sejam consideradas como representativas da populao. Este processo aplicado na medio do trabalho em forma de actividade de amostragem. A actividade de amostragem pode ser usada onde algumas das outras tcnicas no podem ser usados. Apresenta certas vantagens, como sejam: - normalmente barato - requere mnimo treinamento para seu uso - no deturpa as actividades - pode ser interrompido sem reduzir o seu valor

O uso de equipamento fotogrfico tem as seguintes vantagens: - obtem-se um registo permanente da tarefa estudada - o registo pode ser usada por qualquer pessoa ou grupo de pessoas em qualquer momento ou lugar - um excelente modo de indicar as diferenas entre mtodos e especialmente importantes para treinamento 46

- uma tarefa especfica pode ser filmada e estudada criticamente no momento em que o observador quiser -o trabalhador e as suas actividades podem ser estudadas repetidamente, por assistir o filme sempre que se quiser

2.4.4. Outras formas de registo

Ciclgrafo e Cronociclgrafo

Esta tcnica foi desenvolvida para registar num filme pequenos padres de movimentos de trabalhos repetitivos.

Um ciclgrafo representativo do trajecto ou rota de movimento dos membros (ou mo), traado com ajuda de um raio contnuo de luz, numa fotografia. Para registar o movimento, uma lmpada de baixa voltagem acoplada a os membros do operador e o registo fotogrfico feito pelo trajecto que a luz segue. O trajecto da luz obtido por deixar o obturador da camara aberto, enquanto durar o registo da fotografia.

Na tcnica do cronociclgrafo a rota do movimento obtida numa fotografia com ajuda de um raio de luz descontnuo. O efeito desta linha de luz obtido ao se acoplar um despositivo fotogrfico a um dos membros do trabalhador e permitindo que ele flexe. Quando tais fotografias so analisadas, uma grande deduo que se pode fazer , de entre tantas: como a luz flexa a uma taxa conhecida (20 flexas por segundo), o tempo de durao do trabalho pode ser determinado pelo nmero de discontinuidades.

47

2.4.5. Diagrama de cordas

Uma tcnica de registar e examinar uma actividade o diagrama de cordas. uma das mais simples tcnicas do estudo do mtodo e um dos mais importantes.

O diagrama de cordas um diagrama em escala, no qual uma corda usada para traar e medir o trajecto dos trabalhadores, material ou equipamento durante uma sequncia especificada de eventos.

O diagrama de cordas assim, uma forma especial de diagrama de fluxo, em que uma corda ou linha usada para medir distncias. Por causa disto, necessrio que o diagrama de cordas seja desenhado correctamente escala, enquanto o diagrama de fluxo normal desenhado aproximadamente escala.

O diagrama de cordas pode ser usado para implantar movimentos de materiais, e isto frequentemente feito, especialmente quando o especialista quer descobrir facilmente as distncias nas quais os materiais viajam.

2.4.6. Diagrama de viagens

um diagrama de registo tabular, que apresenta dados quantitativos acerca do movimento de trabalhadores, materiais ou equipamento entre qualquer nmero de estaes, durante um dado perodo de tempo. Este diagrama sempre um quadrado.

Uma varivel muito importante do diagrama de viagens o diagrama de viagens de pesos. Este diagrama regista movimento de materiais dentro de um perodo de tempo (normalmente um turno ou dia). Adicionalmente, mostra o volume ou peso dos materioais movimentados.

48

Examinar (examinao crtica)


Tcnica de questionamento

A tcnica de questionamento um meio pelo qual a examinao crtica conduzida, sendo que cada actividade sujeita a uma srie de questes sistemticas e progressivas.

i)Questes primrias

A sequncia de questionamento usada, segue um padro bem estabelecido que examina:

O PROPSITO O LUGAR A SEQUNCIA A PESSOA OS MEIOS

para o qual no qual na qual por quem pelos quais as actividades so levadas a cabo

ELIMINAR COMBINAR Com vista a REARRANJAR ou SIMPLIFICAR tais actividades

No primeiro estgio da tcnica de questionamento, o propsito, lugar, sequncia, pessoas e meios de todas as actividades registadas, so sistematicamente postas em dvida. As questes primrias so assim:
o qu realmente feito?

PROPSITO
porqu a actividade de facto necessria

ELIMINAR partes
desnecessrias do trabalho

49

LUGAR

onde

feito? Porqu nesse lugar particular?

COMBINAR onde for possvel SEQUNCIA


quando feito? Porqu feito nesse momento particular ou

REARRANJAR a sequncia

das operaes para a obtenso de resultados mais efectivos

PESSOA

quem

o faz? Porqu feito por essa pessoa particular?

MEIOS

como

feito? Porqu feito desse modo especfico

SIMPLIFICAR a
operao

ii)Questes secundrias

As questes secundrias cobrem o segundo estgio da tcnica de questionamento, durante a qual as respostas das questes primrias so postas em dvida com mais profundidade, por forma a determinar a possibilidade de alternativas de lugares, sequncia, pessoas e/ou meios melhor praticveis ou preferidos como meio de melhorar o mtodo existente.

Asasim, durante este segundo estgio de questionamento, o especialista faz as seguintes perguntas: O que

mais deve ser feito? O qu deveria ser feito? Do mesmo modo, as respostas so obtidas para o lugar,
sequncia, pessoas e meios.

Deste modo, a tcnica de questionamento no seu geral representada pelo seguinte esquema:

PROPSITO: o qu feito?
porqu feito? que mais pode ser feito? qu deveria ser feito?

LUGAR: onde feito?


Porqu feito ali? que mais pode ser feito? qu deveria ser feito?

50

SEQUNCIA: quando feito?


Porqu feito nesse momento? quando pode ser feito?

quando deveria ser feito?

PESSOA:

quem faz? Porqu faz? quem mais pode fazer? quem deveria fazer?

MEIOS:

como feito? Porqu desse modo? qual outra forma de fazer? como deveria ser feito?

Estas questes, na sequncia acima mostrada, devem ser feitas sistematicamente todas as vezes que o estudo do mtodo for levado a cabo. Elas so a base de um mtodo de estudo bem sucedido.

Desenvolver (o mtodo melhorado)


Existe um famoso ditado que diz: a pergunta certa meio caminho andado para se encontrar a resposta certa. Isto especialmente verdade no estudo do mtodo. Ao usar-se a sequncia de questionamento acima referida, nomeadamente:

O qu deve ser feito? Onde deve ser feito? Quando deve ser feito? Quem deve fazer? Como deve ser feito?,
pode ser desenvolvida uma boa noo acerca da operao presente e as possibilidades de um novo mtodo melhordo podem emergir.

importante que todos os smbolos sejam analisados via tcnicas de questionamento. 51

As maiores oportunidades vm dos seguintes smbolos:

3. Avaliar, definir, instalar, manter

Avaliar (alternativas)
Ao se fazer uma avaliao entre alternativas, a gerncia normalmente quer saber do especialista porque este diz isto e no aquilo. Realmente, eles querem saber quanto dinheiro ser poupoado ou quanto dinheiro ser gasto, ao se usar este ou aquele mtodo. Isto o mais importante para os gerentes.

Porm, no apenas o dinheiro que deve ser considerado ao se tomar importantes decises como a mudana de um mtodo de trabalho. Segurana, qualidade, satisfao no trabalho, moralidade e relaes industriais devem ser mencionadas no relatrio final.

Definir (o mtodo melhorado)


importante que ao se fazer a definio de um mtodo melhorado, se inclua toda a informao relevante no relatrio final. Este procedimento facilita que no futuro se possa lembrar das especificaes que um trabalho apresentava, facilitando assim, por seu turno, o re-estudo do trabalho. aconselhvel que tambm se faa tantos diagramas quanto posssveis, de forma que qualquer um, no apenas o especialista, possa entender o procedimento usado que deve ser usado para introduzir o novo mtodo e o novo equipamento e a configurao a ser usada.

52

Instalar (o mtodo melhorado)


Este passo tido como o mais difcil de todo o processo do estudo do mtodo, principalmente quando as relace humanas no so das melhores. Toda a gente tem medo de mudanas. Os trabalhadores formaram o hbito de um certo mtodo de trabalho, e sentem-se confortveis com tal.

Sentem que se uma mudana proposta, estejam a ser acusados de no estar a desempenhar as suas funes como devia ser. .

Portanto, sempre importante que quando se esteja para instalar um outro mtodo de trabalho, se ponha todos os trabalhadores a par do que possivelmente venha a acontecer; isto , sabendo de todos os procedimentos que venham a ser tomados. Depois que os trabalhadores apoiem as mudanas que venham a ocorrer, a implementao do outro mtodo torna-se mais fcil.

Manter (o novo mtodo)


O novo mtodo deve ser mantido, e consultas regulares devem ser feitas, principalmente no princpio. Posteriormente, quando os trabalhadores tiverem adoptado mais ou menos na totalidade os novos mtodos de trabalho, as consultas podem diminuir de regularidade.

53

V. ESTUDO DO MTODO O ESCRITRIO

1 Importncia
O estudo do trabalho est tradicionalmente associado ao ambiente de manufactura. o seu propsito, como j se sabe, incrementar a eficincia da converso de recursos ou investimento em rendimentos (lucros), elevando assim a productividade da organizao. Esccritrios, usam recursos, e estes recursos devem ser usados eficientemente. assim, a importncia da utilizao de recursos no escritrio torna-se ainda mais importante medida que a percentegem de trabalhadores nos escritrios continua a crescer. muito importante que fique claro que o estudo do trabalho pode ser aplicado em qualquer lugar, e no apenas em ambiente de manufacturao. Muitos engenheiros industriais encontram oportinidades de emprego em sectores de servio como bancos e outros.

Normalmente, os custos de trabalho nos escritrios so considerados dispendiosos, no aspecto em que os escritrios no contribuem directamente para o produto final da prganizao. Trabalhadores de escritrio, tm sido submetidos a estudos pouco sistemticos, mesmo tendo um potencial maior para melhorar, relativamente aos das manufacturas. por isso que existe uma grande necessidade de se aplicar estudo do trabalho nos escritrios.

Uma objeco comum que se levanta em relaco ao uso do estudo do trabalho nos escritrios o facto de que o trabalho de escritrio relaciona-se com actividade mental e no pode ser facilmente identificada, observada, medida ou analisada. Contudo, em muitos escritrios, a maioria do trabalho routineiro e qualquer actividade mental est claramente a um nvel muito baixo. Por outro lado, os escritrios so cada vez mais apetrechados de equipamento tecnolgico. Tal equipamento tem uma relaco paralela aos que se usam em fbricas. Operar uma fotocopiadora, por exemplo, como operar uma qualquer outra mquina. Por isso, o argumento de que o trabalho de escritrio fundamentalmente diferente de trabalho da fbrica, no correcto. A outra razo que faz com que o estudo do trabalho no seja praticado nos escritrios o facto do status diferente entre os trabalhadores de escritrio e manuais. O que percebido como tcnica fabril no aceite por aqueles que pensam ter um status mais elevado (escriturrios). 54

2.Melhoramento dos mtodos de trabalho no escritrio


O procedimento bsico do estudo do mtodo, -selecionar -registar -examinar -desenvolver -avaliar -definir -instalar - manter, mantem-se vlido para estudos de trabalho levados a cabo em ambiente de escritrio. muito aconselhvel para quem no tenha muita prtica, usar os procedimentos bsicos de estudo do mtodo. Esta tcnica muito flexvel e pode ser aplicada em qualquer situao. importante ser cauteloso ao propor automao como meio de melhorar a eficincia. tambm importante que sejam investigadas em primeiro plano as causas da ineficincia, e no os seus efeitos. O que se aqui pretende dizer que se as causas no forem tomadas em considerao, o que a automao vai fazer se for implementada, ser acelerar a ineficincia.

3. O design do controle de documentos


A finalidade fundamental de documentos mostrar informao. O design dos documentos apresenta um impacto enorme na efectividade do prprio documento, basta se lembrar que mais simples ler informao num papel do que num cran.

Enquanto, por um lado, o documento deve conter toda e apenas informao relevante, por outro lado, deve ser simples e directo. Provavelmente, este aspecto venha a incrementar a eficincia.

55

4. Estrutura do escritrio
O espao de um escritrio muito importante na sua organizao. Um dos maiores problemas que podem ser enfrentados num escritrio a disponibilidade de assoalho. Para fazer uso efectivo com problemas de espao, necessrio que se tenha um conhecimento profundo dos vrios tipos e estilos de plantas de escritrios.

5. Controlo de qualidade no escritrio


Em muitas organizaes, no existe controle de qualidade. Aqui, necessrio lembrar-se que quem trabalha no escritrio so pessoas. As pessoas ficam cansadas, perdem concentrao e estes factos contibuem para a ocorrncia de erros. O aspecto mais negativo em cometer erros, que um erro pode acarretar custos muito elevados, e portanto ter impactos muito srios na organizao como um todo.

Por forma a ultrapassar estes desastres, preciso compreender a importncia de implementar a qualidade do sistema. Este sistema assegurar que qualquer informao que seja mostrada num documento seja correcta e de fcil compreenso para todos que o leiam.

A maior e simples questo de qualidade sempre: est certo o que fazemos? S se esta pergunta for respondida satisfatoriamente, que se pode prestar ateno ao modo como fazemos. Controle de qualidade geralmente aplicado ao trabalho de escritrio.

56

VI. MEDIO DO TRABALHO 1.Geral


Enquanto o estudo do mtodo relaciona-se com mtodos de planificao, procedimentos ou processos a serem investigados para determinar o que deve ser feito, e como tal deve ser feito, a medio do trabalho estabelece a extenso da tarefa.

Definio: medio do trabalho a aplicao de tcnicas especficas para estabelecer o tempo que um
trabalhador qualificado leva a executar uma dada tarefa, a uma taxa de trabalho definida.

O tempo estabelecido deve ser um tempo justo. Tempo justo o tempo mdio que um trabalhador qualificado precisa para completar uma tarefa satisfatoriamente.

Um trabalhador qualificado um trabalhador que tenha as caractersticas fsicas necessrias, conhecimento, treinamento, e habilidades para desempenhar uma tarefa especfica. Quer dizer: - A qualidade do trabalhador tem que ser satisfatria para o empregador - O melhor mtodo deve ser usado - A maquinaria e equipamento devem ser propriamente utilizados - Os materiais no devem ser desperdiados - A segurana e outros padres devem ser mantidos constantemente.

Uma tarefa refere-se a: - um ponto de nicio e final bem definidos e apropriados - a definio do mtodo deve ser clara para um trabalhador treinado de forma que ele possa levar a cabo a tarefa que tenha que desempenhar.

Uma taxa de trabalho definida implica que o trabalhador qualificado para a executar durante as horas normais de trabalho, sem afectar a qualidade, quantidade e segurana.

57

2. Porque fazer a medio do trabalho?


Para responder a esta pergunta necessrio que comecemos com uma explicao de o que medio de trabalho. Medio de trabalho um grupo de tcnicas variadas com o objectivo de determinar o tempo padro de execuo de uma dada tarefa a uma taxa de trabalho.

Quando se estuda um trabalho tem que se saber , obviosamente, quanto tempo tal trabalho dura. Isto implica que quando se pergunta sobre a durabilidade de um trabalho, deve-se concentrar nas ineficincias do trabalho. O tempo inefectivo joga um papel muito importante no tempo total de um trabalho afectando directamente a productividade de uma companhia. Lembre-se que a maior parte desse tempo inefectivo causado principalmente por factores fora do controle do trabalhador. O tempo inefectivo envolvido com qualquer trabalho uma realidade; a pergunta : quanto tempo inefectivo acrescentado ao tempo total de trabalho. O nico modo de obter esta resposta aplicar tcnicas de medio de trabalho.

NB: Lembre-se que aplicar tcnicas de medio de trabalho isoladamente no uma boa opo. Uma

boa ideia aplica-la em conjuno com as tcnicas de estudo do mtodo, de maneiras que todos os mtodos inefecientes sejam identificados e os mais correctos e mais eficientes sejam selecionados e definidos os tempos padres para o tal mtodo.

3.Importncia da medio do trabalho


A medio do trabalho reveste-se de inmeras importncias, entre as quais, passa-se a referir algumas.

i) Comparar a eficincia de mtodos alternativos

Ao comparar-se as alternativas de mtodos, todos os aspectos devem ser considerados, ex: segurana e qualidade. Obviosamente, o mais importante o tempo. Dois ou mais mtodos podem ser efectivamente comparados se seus tempos bsicos forem devidamente conhecidos.

58

ii)Balancear o trabalho dos membros de equipas e determinar o nmero de mquinas com o qual um operador pode trabalhar

Lembre-se de um grfico de actividade mltipla e as suas diferentes funcionalidades. S possvel construi-lo se tempos padres forem conhecidos.

iii) Forma a base para o planeamento e controle da produo

impossvel planificar a produo se tempos padres para os processos so desconhecidos. Esta informao importante para a implementao e manuteno de sistemas. No pode haver controle na estao de trabalho se os supervisores e a gesto no conhecem a durao do trabalho. Os trabalhadores tambm tm necessidade de saber quanto tempo deve-se levar para completar um trabalho, uma vez que eles esto na linha da frente da produo.

iv) Forma a base para os preos de venda, oramentao e datas de entrega

A medio do trabalho vital para o funcionamento de departamento de marketizao. Para que esta informao esteja disponvel, os tempos padres devem estar disponveis e devem ser precisos e todos os tempos inefectivos eliminados. Este facto torna-se cada vez mais vital quando uma companhia quer concorrer no mercado.

V) Estabelecer padres de custo de utilizao de mquinas e desempenho da mo de obra

Em muitas empresas os pagamentos dos trabalhadores baseiam-se nas horas de trabalho. Por isso, vital que os trabalhadores sejam utilizados o mais efectivamente possvel. Deve ser lembrado que o custo dos trabalhadores representa uma grande parte dos custos de uma companhia e, portanto, deve ser controlado. Por outro lado, as mquinas tambm no so baratas, e devem custear-se por si prprias, durante um certo perodo de tempo. Isto possvel apenas quando elas so utilizadas na totalidade.

59

VII. ESTUDO DO TEMPO

1.Introduo
O estudo do tempo uma tcnica de medio do trabalho. Que fique claro que ao se determinar tempos padres, eles devem ser precisos. Se o instrumento usado para medir o tempo no for adequado, um erro altamente vital, ser cometido.

O que estudo do tempo?

Definio: Estudo do tempo uma tcnica de medio especificada para estabelecer o tempo para um
trabalhador qualificado executar certos elementos sob condies especficas a uma dada taxa de trabalho, por observao directa de tempos, usando um dispositivo de medio de tempo.

O estudo do tempo um das duas tcnicas directas da medio do trabalho disponvel e especificada para medir tarefas que sejam repetitivas, isto , trabalhos que tenham ciclos ou longa durao.

Um ciclo de trabalho consiste de uma srie de actividades necessrias para desempenhar uma tarefa especfica e tem princpio e fim definidos. O ciclo como um todo, ocorre repetidamente.

O mais importante instrumento usado no estudo do tempo o relgio com cronmetro.

2.Seleco do trabalho
Tal qual no estudo do mtodo, o primeiro passo no estudo do tempo seleccionar o trabalho a ser estudado. Existe sempre uma razo por qu um trabalho particular merece ateno. Algumas possveis razes so: - o trabalho em questo novo (novo produto, componente, operao...) - mudana de material ou mtodo de trabalho, sendo que seja necessrio um novo tempo padro - uma queixa foi recebida a partir de um representativo dos trabalhadores, sobre os tempos padres de operao - o custo de um certo trabalho excessivo 60

Anda mungkin juga menyukai