Anda di halaman 1dari 15

METROLOGIA E AJUSTAGEM

Prof0.: Dr. Trcio Graciano Machado

Jacobina/2013

01 Introduo: A ARTE DE MEDIR As mais antigas informaes sobre medidas definidas na histria da civilizao, encontram-se no livro Gnese da Bblia, onde relatado que o Criador ordenou a No que construsse uma arca com determinadas dimenses. No, apesar de no conhecer a arte da engenharia, obedeceu ao Senhor, que com sua infinita sabedoria, obviamente sabia que peas com medidas bem controladas acoplam-se com maior facilidade e diminuem o tempo gasto na fabricao. Outras obras de engenharia e de arquitetura na antiguidade comprovam a imensa capacidade do ser humano de construir e de medir com arte. Cada etapa vencida no trajeto da evoluo desta arte equivale a uma conquista, a um marco decisivo no progresso da humanidade, no s na rea tecnolgica, mas tambm e principalmente, na rea de cultura em geral. As unidades de medio primitivas eram especificadas a partir do corpo humano - polegar, palmo, p, braa, cvado (ou cbito), alna, etc. - e so chamadas de unidades naturais e ainda so utilizadas em algumas partes do mundo. Entretanto a partir da Revoluo Francesa o sistema mtrico comeou a ser utilizado e, combinado com o sistema numrico decimal inventado pelos Hindus quatro sculos a.C., hoje quase universalmente adotado devido s grandes vantagens que proporciona.

Medida padro da regio onde morava No.

Os egpcios usavam-no como padro de medida de comprimento.

As contribuies de grandes inventores e homens de viso como P. Nunez e P. Vernier, inventores do nnio, J. Watt, do micrmetro, A. A. Michelson, do interfermetro, C. E. Johansson, do bloco padro e muitos outros, colocaram a metrologia como uma cincia aplicada e uma realidade em nossos dias. Sem esta cincia, no seria possvel a fabricao de peas que se acoplassem perfeitamente, sem qualquer tipo de ajuste, mesmo que fabricadas em mquinas, lugares e pocas diferentes. A tecnologia moderna criou instrumentos controladores que, incorporados s mquinas operatrizes, vigiam automaticamente o processo total da produo, eliminando quase que completamente as imperfeies geomtricas das peas e garantindo assim um nmero mnimo de peas refugadas. Entre os fatores que influenciam a qualidade, a quantidade e o custo de uma produo, trs so de extrema importncia: mquinas operatrizes modernas. ferramentas eficientes. instrumentos adequados de medida e controle. 1.1 A necessidade de medir. Do ponto de vista tcnico, a medio empregada para monitorar, controlar ou investigar um processo ou fenmeno fsico. Nas aplicaes que envolvem monitorao, os SM (Sistemas de

Medio) apenas indicam para o usurio o valor momentneo ou acumulado do mensurando (ME). Barmetros, termmetros e higrmetros, quando usados para observar aspectos climticos so exemplos clssicos de aplicaes que envolvem monitorao. O valor da grandeza a controlar medido e comparado com o valor de referncia estabelecido e uma ao tomada pelo controlador visando aproximar a grandeza sob controle deste valor de referncia. So inmeros os exemplos destes sistemas. O sistema de controle da temperatura no interior de um refrigerador um exemplo: um sensor mede a temperatura no interior do refrigerador e a compara com o valor de referncia pr-estabelecido. Se a temperatura estiver acima do valor mximo aceitvel, o compressor ativado at que a temperatura atinja um patamar mnimo, quando desligado. O isolamento trmico da geladeira mantm a temperatura baixa por um certo tempo, e o compressor permanece desativado enquanto a temperatura no interior estiver dentro da faixa tolerada. Exemplos mais sofisticados passam pelo controle da trajetria de um mssil balstico teleguiado, uma usina nuclear, uma mquina de comando numrico, etc. Os recursos experimentais foram, e ainda so, uma ferramenta indispensvel com a qual diversas descobertas cientficas tornaram-se possveis. Problemas nas fronteiras do conhecimento freqentemente requerem considerveis estudos experimentais em funo de no existir ainda nenhuma teoria adequada. Estudos tericos e resultados experimentais so complementares e no antagnicos. A anlise combinada teoria experimentao pode levar ao conhecimento de fenmenos com muito maior profundidade e em menor tempo do que cada uma das frentes em separado. Atravs da experimentao possvel, por exemplo, testar a validade de teorias e de suas simplificaes, testar relacionamentos empricos, determinar propriedades de materiais, componentes, sistemas ou o seu desempenho. 1.2 O processo de medio. Medir o procedimento experimental pelo qual o valor momentneo de uma grandeza fsica (mensurando) determinado como um mltiplo e/ou uma frao de uma unidade, estabelecida por um padro, e reconhecida internacionalmente. A operao de medio realizada por um instrumento de medio ou, de uma forma mais genrica, por um sistema de medio (SM), podendo este ltimo ser composto por vrios mdulos. Obtm-se desta operao instrumentada a chamada indicao direta, que o nmero lido pelo operador diretamente no dispositivo mostrador, acompanhado da respectiva unidade indicada neste dispositivo.

Para que a medio tenha sentido, necessrio determinar a chamada indicao. A indicao corresponde ao valor momentneo do mensurando no instante da medio, e composta de um nmero acompanhado da mesma unidade do mensurando. 02 Metrologia: - Definio. a cincia da medio, abrangendo os aspectos tericos e prticos que asseguram a preciso exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e servios atravs da calibrao de instrumentos de medio e da realizao de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas. Trata dos conceitos bsicos, dos mtodos de medio, dos erros e sua propagao, das unidades e dos padres envolvidos na representao de grandezas fsicas, bem como da caracterizao do comportamento esttico e dinmico dos sistemas de medio. A Execuo de uma medio um procedimento experimental onde o valor de uma grandeza fsica ser apurada por comparao com a grandeza de referncia. Para executarmos uma medio, trs condies so necessrias: A existncia de um sistema numrico; A definio da grandeza da medida; Estabelecimento da unidade de base. Instrumento de Medio um aparelho destinado a fazer medies, sozinho ou complementado por outro equipamento. 03 reas da Metrologia: Basicamente, a Metrologia est dividida em trs grandes reas: a) A Metrologia Cientfica: Utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisa e metodologias cientfica; b) A Metrologia Industrial: Os sistemas de medio controlam processos produtivos industriais e so responsveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados; c) A Metrologia Legal: Est relacionada a sistemas de medio usados nas reas de sade, segurana e meio ambiente. 04 Conceitos Bsicos. Os conceitos bsicos so importantes para o pleno entendimento do funcionamento dos instrumentos de medio e a importncia a nvel geral. Esses conceitos e termos tcnicos forma extrados do VIM Vocabulrio de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (INMETRO). 4.1 Unidade de Medida:

Grandeza especifica definida e adotada por conveno, com a qual outras grandezas de mesma natureza so comparadas para expressar seu tamanho em relao quela grandeza.

Obs.: Metro uma unidade de medida (unidade de comprimento), cujo smbolo o m. O milmetro um submltiplo do metro, isto , uma frao deste. O milmetro igual milsima parte do metro (1 mm = 0,001 m). A polegada uma unidade de medida antiga. No pertence ao Sistema Internacional de Unidades que legalmente adotado no Brasil. Sua utilizao na mecnica est sendo gradativamente substituda pelo metro e seus submltiplos. 4.2 Medio: a atividade que visa determinar o valor do mensurando, ou seja, uma seqncia de aes que permitem efetuar a medida propriamente dita. aplicvel a ensaios, testes, anlises ou processos equivalentes. O resultado da medio, em geral numrico, um valor observado, medido, lido, etc. Na tomada de quaisquer medidas, devem ser considerados trs elementos fundamentais: MTODO: Medio direta e Medio Indireta. por comparao; INSTRUMENTO DE MEDIO; OPERADOR. 4.3 Resultado da Medio: o valor atribudo a um mensurando obtido por medio. 4.4 Mensurando: Objeto da medio. Grandeza especfica submetida medio. Exemplos: . Comprimento de uma barra de ao; . Dimetro de um furo; . Distncia entre os centros de dois furos; . A distncia entre dois eixos, dentre outros. 4.5 Erro de Medio: Em geral so gerados devido a imperfeies nos instrumentos de medio ou imperfeies no mtodo de medio e ainda devido a influncias externas, como temperatura, umidade, vibrao e outros; alm dos erros de paralaxe.

4.6 Exatido de Medio: Grau de concordncia entre o resultado de uma medio e o seu valor verdadeiro. Obs.: Quando se diz O instrumento possui boa exatido significa que o mesmo possui pequenos erros de medio para a sua funo. O termo preciso est em desuso. Em seu lugar prefira exatido, que significa de acordo com o padro. 4.7 Incerteza de Medio: Parmetro, associado ao resultado de uma medio, que caracteriza a disperso dos valores que podem ser atribudos a um mensurando.

Obs.: A incerteza de medio a dvida quanto ao resultado ao efetuar uma medio. Nenhuma medio pode ser realizada sem que existam erros associados, devidos a imperfeio do instrumento, ao operador e ao procedimento utilizado. Portanto, alguma dvida ainda existe quando efetuamos uma medio. Em certos tipos de medio, onde h grande preocupao para com o resultado (medies crticas) necessrio avaliar a incerteza de medio. Para tanto, utilizado um documento internacional denominado Guia para Expresso da Incerteza de Medio. Este guia foi traduzido e distribudo no Brasil pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial). 4.8 Tolerncia: Tolerncia uma caracterstica construtiva determinada no projeto de uma pea. aquilo que queremos. No confundir incerteza de medio com tolerncia, pois Incerteza de medio uma dvida, um valor duvidoso que no desejamos, mas que est sempre presente. 4.9 Calibrao: Conjunto de operaes que estabelece, sob condies especificadas, a relao entre os valores indicados por um instrumento de medio e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padres.

Obs.: O termo aferio no mais utilizado pelo INMETRO e sua rede de laboratrios de calibrao (RBC). Para facilitar o entendimento com outros pases, utiliza-se o termo calibrao em lugar de aferio. A tarefa de regular o instrumento de medio com o objetivo de diminuir os erros de medio agora chamada de ajustagem.

05 Transformao de Unidades: 5.1 Transformar polegadas inteiras em milmetros: Para se transformar polegadas inteiras em milmetros, multiplica-se 25,4 mm pelo valor em polegadas a transformar. Exemplo: Transformar 3 em milmetros. 25,4 x 3 = 76,2 mm 5.2 Transformar frao da polegada em milmetro: Quando o nmero for fracionrio, multiplica-se 25,4 mm pelo numerador da frao e divide-se pelo denominador. Exemplo: Transformar 5/8 em mm. 25,4 x 5 = 15,875 mm 8 5.3 Transformar polegada inteira e fracionria em milmetros: Quando o nmero for misto, inicialmente se transforma o nmero em uma frao imprpria e, a seguir, opera-se como no caso anterior. Exemplo: Transformar 1 3 em milmetros. 4 1 3 = 4 + 3 = 7 4 4 4 4

7 = 7 x 25,4 = 44,45 mm 4

5.4 Transformar polegada milesimal em milmetro: Para se transformar polegada decimal em milmetro, multiplica-se o valor em decimal da polegada por 25,4. Exemplo: Transformar 0,875 em milmetro. 0,875 x 25,4 = 22,225 mm 5.5 Transformar milmetro em polegada fracionria: Para se transformar milmetro em polegada fracionria, divide-se o valor em milmetros por 25,4 e multiplica-se o resultado por uma das fraes ordinrias da polegada (menor diviso do instrumento).

Exemplo: Transformar 9,525 mm em polegadas. 9,525 : 25,4 128 = 0,375 x 128 = 48 128 128 48 = 24 128 64 = 12 32 = 6 = 16 3 8

Obs.: Fator de Transformao: 128 = 5,04 25,4 9,525 x 5,04 = 48,006 = 3/8 128 128

Exerccios: Transforme as medidas em polegada em milmetro. 1) Transforme polegada fracionria em milmetro. a) 1/16 b) 3 16 d) 5 32 2) Transforme Milmetro [mm] em polegada fracionria [ ]. a) 2,38125mm= b) 4,7625mm= c) 3 8 e) 3 4

c) 11,90625mm=

d) 31,75mm=

e) 69,85mm=

f) 98,425mm=

3) Transforme polegada milesimal [ ] em milmetro [ mm ]. a) 0,15625= b) 0,250=

c) 0,125=

d) 0,875=

e) 0,59375=

f) 0,3125=

06 Tolerncias: Nas construes mecnicas impossvel obter exatido absoluta das dimenses indicadas no desenho, seja pelos erros das mquinas operatrizes, defeitos e desgastes das ferramentas, seja pela imperfeio dos instrumentos de medida, erros de leitura do operador ou ainda pelo fato que todos os instrumentos do apenas e sempre medidas aproximadas. As peas so, portanto confeccionadas com dimenses que se afastam a mais ou a menos da cota nominal, isto apresentam erro. Com a finalidade de aumentar a produo, as empresas fabricam em srie seus produtos. Neste sentido as peas no so todas absolutamente iguais, mas, dentro de certos limites prestabelecidos e determinados, so plenamente aceitveis. As peas fabricadas podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto, como na maioria dos casos (formar componentes ou mquinas). Neste segundo caso, para a facilidade de substituio rpida e simples das peas, necessrio que elas sejam intercambiveis. Para isso necessrio pr-estabelecer o intervalo dos limites entre os quais pode variar a dimenso de uma pea, isto , necessrio estabelecer a tolerncia. Tolerncia ou Campo de Tolerncia a variao permissvel da dimenso da pea, dada pela diferena entre as dimenses mxima e mnima.

Exemplo: Suponhamos uma indstria que fabrique pistes e pinos do acoplamento de bielas. Admitamos que os pinos tenham o dimetro nominal externo de 20 mm. Evidentemente os pistes devero ser usinados de tal forma que permitam o encaixe deslizante do pino. Neste sentido, existir tolerncia tanto para os pinos como para os pistes e a tolerncia deve ser tal que esse acoplamento continue deslizante tambm quando o pino de maior dimetro calhe com o pisto de menor furo.

Este problema de intercambialidade foi sentido por muitas indstrias at ser criado um sistema internacional, que o sistema ISO (International Standardizing Organization). O sistema de Tolerncia um conjunto de princpios, regras, frmulas e tabelas que permite a escolha racional de tolerncias para a produo econmica das peas intercambiveis. Como finalidades do uso de tolerncias tm: Evitar uma exatido excessiva nas dimenses das peas durante a sua fabricao geralmente ocorre quando no se indicam tolerncias nos desenhos causando um processo de fabricao muito lento e aumento da mo de obra. Estabelecer limites para os desvios em relao dimenso nominal, assegurando o funcionamento adequado das peas. 6.1 Terminologia das Tolerncias: a) Dimenso Nominal dimenso indicada no desenho. b) Dimenso efetiva dimenso medida, geralmente no coincide com a dimenso nominal.

c) Dimenses Limites valores mximos e mnimos admissveis para a dimenso efetiva.

d) Dimenso Mxima (Dmax) valor mximo admissvel para a dimenso efetiva. e) Dimenso Mnima (Dmin) valor mnimo admissvel para a dimenso efetiva. f) Tolerncia (t) variao permissvel da dimenso da pea. t = Dmax Dmin g) Afastamento diferena entre as dimenses limites e a nominal. h) Afastamento Inferior - diferena entre a dimenso mnima e a nominal. Smbolo para furo Ai e para eixo ai. i) Afastamento Superior diferena entre a dimenso mxima e nominal. Smbolo para furo As e para eixo as. j) Linha Zero linha que nos desenhos fixa a dimenso nominal e serve de origem aos afastamentos.

k) Eixo Termo convenientemente aplicado para fins de tolerncias e ajustes, como sendo qualquer parte de uma pea cuja superfcie externa destinada a alojar-se na superfcie interna da outra. l) Furo - Termo convenientemente aplicado para fins de tolerncias e ajustes, como sendo todo o espao delimitado por superfcie interna de uma pea e destinado a alojar o eixo.

m) Folga ou Jogo (F) diferena entre as dimenses do furo e do eixo, quando o eixo menor que o furo.

n) Folga Mxima (Fmax) diferena entre as dimenses mxima do furo e a mnima do eixo, quando o eixo menor que o furo. o) Folga Mnima (Fmin) - diferena entre as dimenses mnima furo e a mxima do eixo, quando o eixo menor que o furo.

p) Interferncia (I) diferena entre as dimenses do eixo e do furo, quando o eixo maior que o furo. q) Interferncia Mxima (Imax) diferena entre a dimenso mxima do eixo e a mnima do furo, quando o eixo maior que o furo. r) Interferncia Mnima (Imin) diferena entre a dimenso mnima do eixo e a mxima do furo, quando o eixo maior que o furo.

s) Ajuste ou Acoplamento comportamento de um eixo num furo, ambos da mesma dimenso nominal caracterizado pela folga ou interferncia apresentada. t) Ajuste com Folga o afastamento superior do eixo menor ou igual ao afastamento inferior do furo.

u) Ajuste com Interferncia o afastamento superior do furo menor ou igual ao afastamento inferior do eixo.

v) Ajuste Incerto o afastamento superior do eixo maior que o afastamento inferior do furo e o afastamento superior do furo maior que o afastamento inferior do eixo.

x) Eixo Base o eixo em que o afastamento superior pr-estabelecido como sendo igual a zero. y) Furo Base - o furo em que o afastamento inferior pr-estabelecido como sendo igual a zero.

z) Campo Tolerncia o conjunto de valores compreendidos entre o afastamento superior e inferior. Por conveno, as tolerncias que esto sobre a linha zero so positivas (+) e as que esto sob tal linha so negativas (-).

Anda mungkin juga menyukai